terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Em primeira mão: Ministro Marco Aurélio não acolhe recurso e Governo do Estado terá que equiparar salário dos engenheiros...

Resultado de imagem para ministro marco aurélio
O ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (26) não acolher agravo impetrado pelo Governo da Paraíba e põe fim à uma querela que vinha sendo travado há anos pelo Sindicato dos Engenheiros da Paraíba e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), quanto ao salário da categoria.
Com a decisão, o estado não pode mais recorrer e tem que equiparar os salários dos engenheiros. O governo pretendia fixar o salário profissional da categoria com base em múltiplos do salário mínimo. Cuja vinculação automática para fins de reajustes é vedada por preceito constitucional, diz a Súmula Vinculante nº 4 do STF. 
O CREA e o Sindicato dos Engenheiros da Paraíba pediam diferenças salariais decorrentes de pagamento a menor pela não aplicação do piso salarial previsto na Lei 4.950-A/66, que dispõe sobre a remuneração de profissionais de engenharia, química, arquitetura, agronomia e veterinária. A lei distingue, para fins de piso, os regimes de jornada de seis horas ou maior e os cursos de duração igual ou superior a quatro anos e os inferiores a esse período.
Para a execução das atividades com exigência de seis horas de serviço, o salário base mínimo é de seis vezes o maior salário mínimo nacional, enquanto para os profissionais com formação inferior a quatro anos será de cinco vezes (artigo 5º). Nos contratos com jornada superior a seis horas diárias, o piso tomará por base o custo da hora fixado no artigo 5º, com as horas excedentes à sexta diária acrescidas de 25%.

6 comentários:

Unknown disse...

Precisava explicar um pouco melhor a decisão do ministro Marco Aurélio do STF. É para todos ou só para servidores CLT. E qual é a fonte da informação, para que se possa consultar o inteiro teor da decisão proferida.

RanaSantos disse...

Faço a mesma pergunta do colega José Roberto, acima. Ao menos que o blog divulgue ou responda aqui o número da ação judicial.

OLIVEIRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLIVEIRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLIVEIRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MIGUEL disse...

hoje dia 28/06 so que está recebendo são os ativos, pq até o momento a pbprev se nega a cumprir a ORDEM DA JUSTIÇA E OS APOSENTADOS QUE SE ENCONTRAM NO PROCESSO ESTÃO A VER NAVIOS!