sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Em Itaporanga: Gestão Djaci investe R$ 600 mil na construção da Base para implantação do Samu e ampliação do Hospital Dia

Ricardo inspeciona obras da base do Samu-Itaporanga
Está marcada para o dia 9 de janeiro vindouro uma importante conquista da gestão Djaci Brasileiro para a cidade de Itaporanga, data em que será inaugurada a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município. Itaporanga contará com duas equipes do Samu. O Pronto Atendimento do Hospital Dia deverá contar com equipe com dois médicos sempre de plantão e equipamentos para diagnóstico radiológico. Ideal para casos de acidentes de trânsito, vítimas de violência e outras emergências.
Para tanto já estão bem avançados os trabalhos para construção da nova unidade com investimento de R$ 600 mil, juntamente com a ampliação do Hospital Dia. Atualmente, o único município com atendimento do Samu no Vale é Piancó. Conforme o secretário municipal da Saúde, Dr. Gaudêncio, as tratativas para instalação de uma base do Samu no município vinham ocorrendo desde o início do ano.
Segundo o secretário Chefe de Gabinete, Ricardo Rangel, que esteve inspecionando as obras de construção da base do Samu em Itaporanga o serviço contará com ambulâncias de suporte avançado e outra de suporte básico com capacidade para atender a ocorrências graves. Além dos equipamentos básicos, a viatura conta com instrumentos avançados como o desfibrilador e o oxímetro de pulso.
A Prefeitura de Itaporanga como parceira no projeto montou a base do Samu anexa ao Hospital Dia. Uma equipe de três pessoas estará pronta 24 horas ao dia para atender a qualquer situação. "A população ganha na redução do tempo de resposta ao atendimento. É um avanço muito importante", afirmou Ricardo.
O Samu funciona a partir da integração entre uma central telefônica, ambulâncias médicas e setores de emergência dos hospitais. Com o Samu, os telefonemas de urgência feitos gratuitamente pelo número 192 são atendidos pelo médico regulador. Após o diagnóstico, o médico decide pelo atendimento mais adequado, que pode ser desde conselhos de primeiros-socorros até o deslocamento de uma equipe para prestar o primeiro atendimento no local.
O prefeito Djaci visitou meses atrás o Samu-Piancó
Ao mesmo tempo, o médico aciona uma unidade de saúde ou hospital para receber o paciente.

Nenhum comentário: