terça-feira, 4 de junho de 2013

Toim da Loja revela no PB Notícias pretensão de disputar um mandato de deputado e diz que buscará consenso no grupo do prefeito Berguim

O radiofônico PB Notícias, desta terça-feira (4), sem fugir à regra, teve em sua bancada um dos mais entusiastas militante político de Itaporanga: o ex-vereador Toim da Loja (PTB), que foi sabatinado pelos âncoras do programa, o jornalista Ricardo Pereira e o radialista Norton Júnior, sobre os mais variados temas de interesse do município. De tão movimentado pela grande participação dos ouvintes, o programa, levado ao ar das 11h às 12h30min, teve de ser estendido em mais meia hora, só terminando às 13h.
Antônio Roberto - ou melhor Toim da Loja, como ficou popularmente conhecido no Vale do Piancó e em toda a Paraíba, estava bem a vontade e com uma brilhante desenvoltura quando indagado e elogiado, que foi muito, pelos ouvintes. Fez questão de frisar o seu amadurecimento político e mostrou-se convicto do que pretende no ano que vem: disputar um mandato de deputado estadual. Para tanto, ele diz que irá dialogar com seu partido e com as lideranças políticas que sagraram-se vitoriosas em 2012.
Ao justificar o por quê de ter trocado o PMDB pelo PTB, recentemente, disse que não se sentia mais à vontade naquela que foi sua única legenda partidária. O estopim teria sido o 'acordão' celebrado em 2012 pelo partido para apoiar a campanha do então candidato à reeleição Djaci Brasileiro (PSDB). "Não fui comunicado sobre a coligação que estava sendo celebrada, me senti alijado do processo, então, não estava mais à vontade no partido. Aí, fui convidado por Berguim para apoiar sua candidatura e conseguimos vencer as eleições", disse.
Sobre sua fama de ser partidário ao extremo, Toim frisou que "não é a quantidade de votos que define o valor de um filiado ao partido, mas sua disposição de defender as cores desse partido. Fiz isso pelo PMDB,  meu primeiro e único partido. Agora farei o mesmo no PTB, ajudando o nosso comandante local que é o prefeito Berguim", declarou. Externando transparência em sua fala, Toim disse que sempre ouvia pela cidade de que "estava quebrado financeiramente" e, por isso, foi fincar residência no Estado do Pará. Comentários que ele lamenta muito: "Eu vendi o que era meu para cumprir com meus compromissos", respondeu. 
No passagem da década de 90 para início dos anos 2000, Toim mantinha em várias cidades do Sertão [Patos, Santa Luzia, Piancó, Itaporanga, etc] lojas do ramo de móveis e eletrodomésticos. Naquela época, ele se candidatou ao cargo de Vereador, quando obteve sucesso e foi o mais votado em Itaporanga, nas eleições do ano 2000. "Gosto de desafios. Quando fui candidato a vereador em Itaporanga só tinha feras concorrendo e fui o mais votado da cidade", disse ao justificar seu desejo em sair candidato ano que vem.
Sobre esse assunto ele assegurou que teria um suporte bastante representativo, em sua campanha, que seria o apoio do ex-senador Wilson Santiago, presidente estadual do PTB. "Ele [Santiago] tem colocado dois nomes para ser candidato pelo partido, representando o Vale do Piancó: o meu e o de Expedito Leite. Logicamente que quem construísse o maior leque de apoios seria o escolhido", pontuou ao revelar que essa pretensão ainda dependia do apoio do prefeito Audiberg Alves, para se concretizar. "Colocarei meu nome à disposição do partido, mas jamais chegarei à Berguim perguntando se ele irá me apoiar", disse.
No entanto, ele alerta de que a preocupação do prefeito Berguim, este ano, é administrar Itaporanga. Toim disse que o Vale do Piancó precisa urgentemente de um representante na Assembléia Legislativa e não continuar mais votando em nomes de fora. Revelou que já votou em Babá Teotônio, em Djaci Brasileiro e, por último, em Iraê Lucena. Mas não quer repetir de novo o voto nos chamados 'forasteiros': "O povo dessa região tem de se conscientizar da importância de se eleger um filho da terra, caso contrário, amargará mais uns anos de desprestígio e abandono", falou. 
Toim é, em verdade, o quarto nome a se colocar à disposição do eleitoral local para a campanha de 2014. Herculano Pereira, Chico Lopes e Expedito Leite, também já se dispuseram a enfrentar o embate. "Vou conversar com todos eles para que possamos entrar num entendimento sobre o melhor nome", disse ao completar a lista com os nomes do vereador Jacklino Porcino e do ex-prefeito Djaci, que podem vir a ser candidatos também. "Jacklino está despontando muito. Defende os interesses da região, através da Avevap, e pode também ser candidato, porém, pelo grupo opositor".
Ao concluir, ele diz que votando em um filho da terra "vamos chegar a vitória do povo do Vale do Piancó". O programa contou com a presença em estúdios do advogado Dr. João Franco Filho.

Nenhum comentário: