sexta-feira, 9 de maio de 2014

AVIME emite nota de reconhecimento a portais e faz esclarecimentos...

ASSOCIAÇÃO VALEPIANCOENSE DE IMPRENSA E MÍDIA ELETRÔNICA – AVIME

NOTA

A Associação Valepiancoense de Imprensa e Mídia Eletrônica – AVIME diante dos últimos acontecimentos, a exemplo dos  fatos policiais ocorridos na região do Vale do Piancó, noticiados por toda a imprensa estadual, tendo como fontes nossos profissionais, vem de público elogiar todos eles pelo papel que desempenham na arte de comunicar e informar com ética, profissionalismo e respeito à sociedade sempre regidos pela Justiça e pela verdade.
Nesse sentido são merecedores de elogios os portais Vale Piancó Notícias (Gilberto Ângelo), Vale News PB (Joaquim Franklim), CatingueiraOnline (Tardeli Pires) e o Folha do Vale (Sousa Neto), pela apuração dos fatos publicados. E, por isso, devem ter os créditos reconhecidos como o fizeram a imprensa paraibana. Porém, de acordo com reclamações chegadas à direção da AVIME, na região existe determinado site que  insiste em não creditar os créditos devido pela produção de matérias à quem de fato merece. O que é lamentável.
É bom não esquecermos que a informação precipitada e a rápida divulgação do fato, sem a identificação da fonte original, gera perigosa cadeia de notícia “subtraída”. É preciso que a velocidade digital não se sobreponha à informação verdadeira e necessária à segurança e à estabilidade social.
A AVIME repudia tal prática por pessoas descomprometidas com a responsabilidade da informação e com os devidos princípios éticos. Ao mesmo tempo em que deixa claro que continuará vigilante e, permanecendo tais condutas repudiáveis, entrará com medidas cabíveis quando provocada por seus associados para o reparo dos danos.
A AVIME entende que o acesso à informação é um bem inalienável, assim, a comunicação deve ser livre e plural transformando a notícia em um instrumento de dar voz aos sem e justamente através desses abnegados comunicadores. Uma salva de palmas a todos os profissionais da imprensa que trabalham com seriedade, responsabilidade e paixão.

A DIREÇÃO

Nenhum comentário: