terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Estelizabel analisa proposta para fechar A União [segundo mais antigo do país], mas observa que momento político não recomenda à medida...

Lamentável a informação de que a secretária estadual Estelizabel Bezerra (Secom) analisa proposta para fechar A União, mesmo adiando decisão por conta do ano de eleição que estamos para ingressá-lo. O Jornal A União, minha gente, tem 120 anos de fundação - o segundo mais antigo em funcionamento no país - o que se traduz em patrimônio cultural da Paraíba e quiçá - mais na frente - do Brasil. 
Fundado em 2 de fevereiro de 1893, no governo de Àlvaro Lopes Machado, A União é um referencial histórico que, ao longo desses anos, ficou conhecido como ¨a escola do jornalismo paraibano¨. No passado, escreveram em suas páginas nomes como Augusto dos Anjos, Orris Soares, Gama e Melo, José Lins do Rego e José Américo. Inúmeros jornalistas que passaram por sua redação ocuparam ou ocupam redações de outros jornais da PB e do Brasil.
Pois bem, uma nova tentativa para fechar A União, por onde passaram os principais profissionais de imprensa do Estado, foi levada à mesa da secretária Estelizabel que teria achado a proposta razoável, de acordo com o Jampanews, mas discordou apenas do momento ¨que é de eleição¨, já que estamos à portas de 2014, e isso aumentaria o desgaste do Governo RC. 
A União tem enfrentado problemas sérios de administração, mas continua sendo um patrimônio cultural e, apesar de ser deficitário, devemos nos ater ao seu valor histórico e daqueles que por lá passaram.

Nenhum comentário: