segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O PTB e a tal sensibilidade: Da sigla em Itaporanga somente Herculano manteve a coerência de apoio

Do processo pré-eleitoral pra cá não se viu um partido mais fisiológico, além de oportunista, que o PTB presidido pelo deputado federal Armando Abílio, no Estado, e pelo ex-vereador Audiberg Alves, em Itaporanga. Onde tem poder o PTB está junto ou roendo unhas para pendurar-se num cabide de emprego.
Mesa: Herculano, Audiberg, Couto, Ricardo, Armando ...
No entanto, uma palavra dita por Armando Abílio ficou famosa: Sensibilidade, para justificar o rompimento político com Ricardo Coutinho (PSB), quando este era pré-candidato. "Falta sensibilidade ao ex-prefeito", justificava Armando que não conseguiu se reeleger.
Mas que diabos seria essa sensibilidade que Ricardo não dera ao PTB? Um fato pode explicar isso. No dia 26 de setembro do ano passado, o PTB de Itaporanga promoveu um encontro na Câmara Municipal para apresentar ao Vale do Piancó um político com "novas posturas" e "honesto": Ricardo Coutinho.
Num auditório lotado proferiu palestra sobre suas experiências administrativa. Ricardo disse, à época, que não se admite mais que um político ande a "fazer promessas que não possa ser cumpridas, uma vez que para prometer o político tem que estar a par de toda situação, onde só possa ser prometido o que possa ser de fato cumprido, do contrário, necessário se faz que não prometa".
O PTB se vangloriava ali de ter lançado Ricardo candidato ao Governo. Aí veio o rompimento e a decisão de caminhar junto com Maranhão. Entretanto, à época, o PTB de Itaporanga dispunha de um forte nome para lançar como candidato a deputado estadual: o vereador Herculano Pereira.
Ricardo ao desembarcar abraça Herculano sob foco de Audiberg
O nome de Herculano seria a peça que faltava para o PTB se destacar politicamente em Itaporanga como uma sigla forte e com potencial expressivo. Hoje, o partido tende a se esfacelar na 'Rainha do Vale' pois muitas lideranças vão sair em breve. E porquê Herculano não teve apoio dos 'companheiros' para o projeto? Bem, a cúpula municipal do partido decidem apoiar outro nome: Expedito Leite (PMDB) que queimou uma dinheirama para aventurar-se como candidato nestas eleições.
O apoio do PTB à Expedito foi dado como 'de graça' pelos lideres do PTB local. Ora, pergunta-se a sociedade local, se é de graça porque não deu a Herculano que sempre deu sangue e suor pelos projetos encampados pelo partido? Uma coisa é certa: em sendo de graça nada impediria que o PTB desse apoio a Herculano transformando num projeto que poderia obter, como candidato das oposições em Itapoanga, melhores resultados do os obtidos por Expedito.
Depois andar com Ricardo em 2009 o PTB subiu na caminhonete de Maranhão em 2010
Diante desse fato o PTB caracteriza-se como partido fisiológico, desprezando companheiros que ajudaram a erguê-lo. Após a eleições do próximo dia 31, segundo turno, é que podemos saber com exatidão a quantidade de cacos espalhados no chão pela telha quebrada do PTB de Itaporanga.

Nenhum comentário: