sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Em encontros na Fetag, Faepa e Asplan, Cássio acolhe reivindicações e garante reabrir escolas fechadas na zona rural e que trabalhadores rurais não terão mais motos apreendidas como acontece atualmente...

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) fez ontem (4) um périplo pelas as entidades que representam o segmento da agricultura na Paraíba, quando acolheu reivindicações e firmou compromissos. 
Na Fetag
O primeiro encontro foi com os presidentes de sindicatos rurais na sede da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), em João Pessoa, onde Cássio garantiu reabrir no próximo ano todas as escolas que encontram-se fechadas na zona rural da Paraíba.  
Um outro problema que Cássio prometeu solucionar, em sua nova gestão, diz respeito à Patrulha Rural, que foi implantada em sua gestão e desativada na atual administração municipal. Cássio recebeu do presidente da Fetag, Liberalino Ferreira (Caboclinho), um documento contendo essas e outras reivindicações dos trabalhadores rurais da Paraíba. No documento, a Fetag elenca uma série de reivindicações do segmento, destacando-se também uma série de problemas enfrentados no momento pelo setor.
Além do fechamento das escolas rurais, Liberalino Ferreira disse que um outro grande problema que o setor rural vive hoje na Paraíba é a insegurança. “Nós queremos a volta da Patrulha Rural, que já existiu na Paraíba e foi desativada na atual administração. Os trabalhadores rurais hoje vivem assustados na zona rural”, disse Liberalino.
Cássio garantiu que vai fazer voltar a Patrulha Rural para oferecer segurança aos trabalhadores. “Vamos, primeiro, fazer concurso para a Polícia Militar e Polícia Civil. Vamos estruturar a polícia para oferecer segurança a todos”, disse Cássio. O senador também garantiu que no seu governo os trabalhadores rurais não terão suas motos apreendidas como acontece atualmente. “Podem ficar tranquilos que na minha administração os trabalhadores terão paz”, afirmou Cássio.
Na Faepa
Já na Faepa (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba), Cássio recebeu reivindicações do setor produtivo da Paraíba. O documento foi entregue na sede da entidade pelo presidente da Faepa, Mário Borba, que fez uma ligeira explanação sobre a produção agrícola da Paraíba. Produtores de diversas regiões do Estado estiveram presentes ao auditório da Faepa, onde o documento foi apresentado ao senador Cássio.
Mário Borba lembrou que o solo paraibano é dividido em cinco regiões e todas elas têm condições de produzir. “Costumo dizer que a Paraíba é uma terra de oportunidades para todos. E por isso estamos aqui para ouvir os candidatos ao governo do Estado”, disse Borba. A Paraíba tem 140 mil propriedades rurais, segundo dados da Faepa. “Nós precisamos estar na agenda do governo e é isso o que nós queremos do futuro governador da Paraíba”, diz Borba.
Cássio anunciou que se eleito governador da Paraíba vai manter o mesmo padrão de luta que tem mantido no Senado. “Meu primeiro compromisso com o setor produtivo da Paraíba é manter a minha luta em defesa desse setor”, disse ele. Ele garantiu aos produtores rurais presentes à Faepa que o secretário da Agricultura da Paraíba será uma pessoa que tenha trânsito com o setor. “Uma coisa eu posso garantir: o futuro secretário da Agricultura da Paraíba será uma pessoa que tenha identificação com o setor produtivo”, afirma Cássio.
O senador garantiu que vai trabalhar com o fortalecimento da Agricultura Familiar, sem esquecer de ajudara e incentivar as grandes empresas que fazem parte do setor e hoje exportam pra diversos países. 
Na Asplan
E com a diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Cássio também recebeu um documento contendo revindicações da classe produtora ao candidato. Segundo Murilo Paraíso, presidente da Asplan, as maiores dificuldades dos produtores de cana da Paraíba, atualmente, são as invasões de terras e a falta de parcerias com o governo do Estado.
“Sentimos a falta de parcerias com o governo e o setor se sente prejudicado por essa política”, disse Murilo ao senador, informando ainda que os plantadores esperam do governo do Estado o cumprimento das ordens judiciais por parte da Polícia Militar, “o que não vem ocorrendo no momento”, garante Murilo.
Cássio disse aos membros da diretoria da Asplan que o setor pode contar com a sua colaboração, caso seja eleito governo da Paraíba nas eleições de outubro próximo. “Quando fui governador desenvolvemos várias parcerias com o setor produtivo de cana de açúcar e vamos repetir a dose a partir do próximo ano, garantiu o senador Cássio Cunha Lima.
“Nós precisamos olhar para todos os setores produtivos do Estado e a cana de açúcar é um deles”, disse o senador.

Nenhum comentário: