segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ibope: Cássio sobe de 44% para 47% e lidera com vantagem de 14 pontos sobre Ricardo com 33% e Vital 4%; Números apontam vitória de Cássio no primeiro turno com uma maioria superior a 308 mil votos...

As TVs Cabo Branco e Paraíba divulgaram agora a pouco, no JPB Segunda Edição, os números da Pesquisa IBOPE para o governo do estado, onde o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB), vem liderando com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar está o governador e candidato a reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), com 33%. O Candidato Vital do Rego tem 4%, Major Fábio (PROS) 1%, enquanto que Antônio Radical (PSTU) junto com Tárcio Teixeira (PSOL) não somaram 1%. Declararam votar em branco ou nulo 8% dos entrevistados, não sabem ou não responderam 6%.
Atônitos, os “socialistas” estão preocupados apenas com um detalhe: a rejeição de Ricardo está colada com as intenções de voto. Ou seja, 33% respondeu que não votaria nele de jeito nenhum, contra 23% de Cássio, 22% de Vital, 21% do Major Fábio, 21% de Tárcio e 18% de Radical. Uma versão preocupante. Cássio manteve a vantagem sobre o seu principal rival, que é de 14 pontos. Porém, numa situação melhor porque a rejeição do tucano é menor. Em relação as pesquisas anteriores, Ricardo saiu da incomoda situação dos 28%, chegando a casa dos 33% nesta primeira consulta do Ibope. Já o candidato tucano saiu dos 44% e 45% para 47%. Prova que o teto pode estar mais acima . 
Na prática, Cássio se mantém na liderança das projeções feitas até o presente momento. Se for levado em consideração, segundo especialistas, cálculos que indicam cada ponto representando estatística na casa dos 22 mil votos, a diferença de 14 pontos estaria hoje em torno de 308 mil votos. Em síntese, este é apenas um flagrante de momento e com tal precisa ser encarado aguardando os desdobramentos futuros dos fatos políticos nestes pouco mais de trinta dias de campanha para se saber se há manutenção ou alteração de quadro.
A pesquisa aparenta não ter apresentado muitas novidades, nem em relação as intenções de voto, como na questão da rejeição. Os números mostram que Cássio ostenta o mesmo tamanho das pesquisas anteriores, um pouco mais em relação aos números apresentados antes da divulgação do Ibope. Ou seja: tem potencial de voto para vencer a eleição no primeiro turno, principalmente se não houver uma reação de Vital ou se outros candidatos não conseguirem melhorar o potencial de votos.
Sobre a ameaça de cair do Olimpo, Ricardo segue em posição incomoda, mas longe pensar que “morreu” eleitoralmente nas eleições de outubro. No entanto, ele não consegue tirar um voto do seu rival Cássio Cunha Lima.

Nenhum comentário: