sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Uma decisão do TSE desfazendo aliança PT/PSB à essa altura não é nada interessante para o PMDB que tem Zé Maranhão na zona de conforto...

A essa altura da disputa eleitoral, muitos acreditam que não é mais interessante para o PMDB da Paraíba ver o Tribunal Superior Eleitoral desfazer aliança entre PT e PSB. A não ser que seja apenas por uma espécie de “vingança”, o rompimento não vai trazer muitos benefícios. Aliás, de alguma forma, vai tirar a candidatura ao Senado de José Maranhão da zona de conforto. A questão é que o candidato ao governo, Vital do Rêgo Filho (PMDB), agora, apenas cumpre tabela. Com 4% percentuais, segundo o Ibope, não deve “cair na graça” nos próximos dias e pontuar o suficiente para ir ao segundo turno. Mas Zé, na liderança isolada pela corrida a uma cadeira no parlamento e com ótimas chances de ganhar, disputa com dois candidatos que dividem os votos: Wilson Santiago (PTB) e Lucélio Cartaxo (PT). Essa partilha é perfeita para o ex-governador.
Uma possível saída compulsória de Cartaxo provoca uma péssima polarização entre o peemedebista e o petebista. Com rejeição de mais de 30%, segundo o Ibope, e um concorrente a menos, Zé corre o risco de ver parte do eleitorado de Cartaxo se debandar para Wilson Santiago, que tem como principal cabo eleitoral Cássio Cunha Lima (PSDB), líder nas pesquisas ao governo do estado. O PMDB já sofre com risco de diminuir suas bancadas estadual e federal e eleger um senador seria um prêmio para quem começou e vai terminar a campanha menor. Nos bastidores, alguns admitem que não é nada bom que o TSE obrigue a separação de petistas e socialistas. Há quem diga mais. Em Brasília, teria peixe grande, articulando-se para criar todas as condições para deixar tudo como está. Uma vitória do PMDB no TSE prejudica diretamente o próprio PMDB. Essa uma das teses.
O fato de prejudicar o candidato à reeleição, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e desmoralizar o PT seriam consequências que, agora, não têm grandes efeitos para o PMDB. Apenas Cássio ganharia muito com isso. Vale lembrar que semana passada, a Procuradoria Geral Eleitoral emitiu parecer favorável à aliança PMDB-PT na Paraíba, condenando a aliança PT-PSB. O parecer foi do procurador Geral Eleitoral Rodrigo Janot Monteiro de Barros. De qualquer forma, a decisão deve provocar uma tremedeira no cenário. (com Larte Cerqueira)

Nenhum comentário: