sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O Sistema Paraíba de Comunicação não quer errar nestas eleições pois o Ipesp aponta Cássio com 53% e Ricardo com 47% já o Ibope inverte e dá Ricardo com 53% e Cássio com 47%...

Ipespe: Cássio lidera no 2º turno com 48%; Ricardo tem 43%
Faltando uma semana para a eleição de segundo turno na Paraiba, os novos números apresentados pelo Ibope, sob contrato das TVs Cabo Branco e Paraiba, apontam a liderança do governador Ricardo Coutinho nas intenções de voto com 48% contra 42% em favor do candidato Cássio Cunha Lima. Na verdade, tomando por base os critérios do Tribunal Superior Eleitoral de apontar apenas os votos válidos, Ricardo teria 53% dos contra 47% em favor de Cássio.
Cada instituto utiliza de metodologias próprias, portanto a captação de dados e a sistematização e leituras do campo têm significado distinto do ponto-de-vista da estruturação da pesquisa. Mesmo dentro deste contexto, chama a atenção o fato de que os números do Ibope reproduzem cenário exatamente contrário ao que divulgou o Instituto Ipesp, de Pernambuco, através do Jornal da Paraíba, no meio da semana onde Cássio aparecia 53% enquanto Ricardo surgia com 47%.
Ora, diante de tamanho confronto de números, há de se admitir que algo de errado está em curso e/ou sendo processado porque inexiste mudança de tendência eleitoral, em tese, em tão pouco tempo – dois dias, aliás. Em síntese, é preciso apurar, investigar e dar uma explicação plausível para tamanho descompasso.
Pelo sim, pelo não, o Sistema Paraíba de Comunicação não quer errar nestas eleições já que contratou os dois institutos.

Nenhum comentário: