segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Palácio do Planalto decidiu não publicar o projeto da mine-reforma política para esperar a decisão do TSE, nesta terça-feira, sobre a criação do PL....

Direto de João Pessoa - O Palácio do Planalto decidiu não publicar a sanção da presidente Dilma ao projeto aprovado pelo Congresso Nacional sobre a mine-reforma política para esperar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a criação do Partido Liberal (PL), do ministro Gilberto Kassab - que é presidente nacional do PSD. 
O Planalto recebeu do ministro o compromisso de levar 28 deputado federais para a nova legenda, esvaziando a oposição e o PMDB, por isso, o governo decidiu não publicar a sançao nesse final de semana. Dilma está em Nova York, onde abre na manhã dessa segunda-feira (28) a Assembleia Geral da ONU e deve chegar ao Brasil na quarta-feira (30). 
O TSE já havia rejeitado a criação do PL porque das 489 mil assinaturas exigidas o partido sõ apresentou 169 mil. O ministro Kassab entrou com um recurso e este será analisado na sessão dessa terça-feira (29). Caso a corte aprove a criação do PL, o Palácio do Planalto manda publicar já na quarta-feira (30) o projeto sobre a mini-reforma política. 
O governo quer a aprovação do PL que junto num bloco com o PSD forma uma bancada de 66 deputados e ficaria maior do que a do PMDB. Kassab e um dos mais fieis aliados do governo. Dilma havia deixado a sanção pronta, mas Kassab não queria a publicação na sexta porque ela coloca na lei que deputados só podem mudar de partido sem risco de perder o mandato no sétimo mês anterior as eleições - a próxima janela do troca-troca só se abriria em março de 2016.
Até a sanção ser publicada, continua valendo a resolução do TSE que permite a migração para novas legendas nos 30 dias posteriores a sua criação.
Ou seja, é uma pressão danada sobre a classe política....

Nenhum comentário: