sábado, 19 de maio de 2012

Caminhada realizada em Itaporanga marca o dia de mobilização para combater violência e abuso sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social em Itaporanga, através de seus programas sociais a exemplo do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Peti e em parceria com escolas públicas e privadas, realizou nesta sexta-feira (18) caminhada pelas principais avenidas da cidade divulgando os trabalhos e ações visando combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescente, marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O evento foi realizado para mobilizar a população sobre a importância das denúncias para combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, encorajando as pessoas para que denunciem os casos, visando combater a impunidade e proteger as crianças e adolescentes. A data foi criada para lembrar o “Caso Araceli”, ocorrido em Vitória, no Estado do Espírito Santo. 
A menina Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi sequestrada em 18 de maio de 1973, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, e mesmo com muita gente acompanhando o andamento do caso, desde o momento em que a criança entrou no carro dos assassinos até o aparecimento do seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória, todos se calaram, decretando a impunidade dos criminosos. Até hoje os responsáveis, filhos de famílias da alta sociedade de Vitória (ES), nunca foram responsabilizados.
As pessoas precisam ser vigilantes e denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. O telefone que o denunciante pode utilizar sem precisar ser identificado é o nº 100. A ligação é gratuita. O evento contou ainda com a participação da Polícia Militar, Conselho Tutelar, etc.
 

Profissionais e estagiárias do CREAS: Maria do Socorro Bastos (Estagiária), Elisângela dos Santos (Assistente Social), Ademária Martins (Psicóloga); Ana Araújo (Estagiária).


Nenhum comentário: