quarta-feira, 16 de maio de 2012

PF realiza mais uma operação de desviu de verba, agora no Programa Leite do Governo do Estado

A Polícia Federal da Paraíba deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (16) para desarticular um suposto esquema de fraudes envolvendo recursos federais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Há suspeitas de irregularidades na contratação de fornecedores de laticínios e no controle de produtores rurais conveniados para a distribuição gratuita de leite do Programa do Leite na Paraíba, que é operacionalizado pela Fundação de Ação Comunitária (FAC), órgão ligado ao governo estadual.
PF fez buscas em bairros de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Polícia Federal faz buscas em imóvel no bairro de Manaíra
A Opeção Amaltéia pretende cumprir 22 mandados de busca e apreensão e oito mandados de proibição para que os investigados não frequentem laticínios e órgãos públicos. A operação acontece em João Pessoa, Cajazeiras, Monteiro e Sousa, entre outros municípios paraibanos. Na capital, equipes de policiais fizeram buscas no prédio da FAC e em um imóvel no bairro de Manaíra. A Secom/PB informou que já tem conhecimento da operação, mas que ainda está apurando mais informações sobre o caso.
De acordo com a PF, as investigações apontam que a quadrilha utilizava pessoas que não se enquadram na condição de produtor rural e que, por isto, não estariam aptas a fornecer leite ao programa. Também são apurados indícios de envolvimento de servidores da FAC. A PF ainda analisa a má qualidade do leite.  Foi detectada uma provável adição de água ao alimento, além de suspeita de que são acrescidas substâncias químicas para prolongar sua vida útil.
Os envolvidos vão ser investigados por crimes de estelionato em detrimento de entidade de direito público, formação de quadrilha, falsidade ideológica e adulteração de produto alimentício destinado a consumo. Segundo a assessoria de imprensa da PF, as penas dos crimes somadas podem chegar ao máximo de 21 anos de reclusão. O volume de recursos repassado ao programa alcançou o montante de R$ 285 milhões pactuados nos convênios firmados entre a FAC e o MDS no período de 2005 a 2011. A PF informou que ainda está apurando quanto teria sido aplicado irregularmente ou desviado.
A ação da Polícia Federal acontece em conjunto com o Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Participam da operação 20 servidores da CGU e cerca de 100 policiais federais. (com PB1)

Nenhum comentário: