domingo, 13 de maio de 2012

Antônio Leite parabeniza mães e zooctenistas de todo o País

O amigo zootecnista Antônio Leite de Caldas parabeniza todas as mães neste dia especial e também aos seus colegas de todo o País por ser hoje o Dia do Zootecnista, que como ele mesmo define a profissão é "esteio da pecuária nacional", responsável pela produção das proteínas de origem animal que dá sustentáculo ao nosso corpo. A seguir a mensagem de Antônio Leite: 
Zootecnista: Uma ciência que congrega um conjunto de atividades destinadas a desenvolver, promover, preservar e controlar a Produção e Produtividade dos Animais Domésticos com vistas a auferir maior lucratividade, melhor qualidade, em uma área do conhecimento tecnológico que reúne um largo espectro de campos do saber, com abrangência que vai desde o planejamento, a administração, a aeconomia, bem como o melhoramento genético e a reprodução, a ambiência com sustentabilidade, a saúde, o manejo, a nutrição, a formação e manejo das pastagens, sistemas de produção, industrialização até a comercialização proporcionando, de forma integral, o esteio da produção animal como sustentáculo nas relações sócio econômicas da humanidade.
A ciência Zootécnica surgiu na França, em 1848 e chegou ao Brasil em 1951, com a instalação do 1º curso de Zootecnia pela Pontifica Universidade Católica de Uruguaiana - PUC, em 1966. A partir de então, com a corrida da pecuária brasileira rumo à maiores mercados, especialmente estrangeiros, o setor sentiu necessidade em melhorar cada vez mais, a qualidade e produtividade dos seus rebanhos e, com isto, adquirir maior competitividade, dando assim, maior expansão ao surgimento de novos cursos de Zootecnia no País. Diferentemente de outras profissões do ramo das Ciências Agrárias, certamente pela grande necessidade e aceitabilidade do profissional Zootecnista no mercado, o Congresso Nacional, juntamente com o Ministério da Educação e Cultura, tratou logo em reconhecer a profissão com a promulgação da Lei nº 5.550, em 04 de dezembro de 1968.
Dado ao pequeno número de profissionais zootecnistas existente à época no mercado e considerando que os engenheiros agrônomos e médicos veterinários detinham parcos conhecimento acerca da produção animal através de algumas disciplinas optativas existentes em suas grades curriculares, lhes foi dado o direito ao exercício da profissão do Zootecnista através da Alínea "C", do Art. 2º da referida Lei. Hoje, com mais de 10.000 profissionais zootecnistas atuando nas mais diversas áreas da profissão, a classe procura se mobilizar no sentido de buscar, junto ao Congresso Nacional, a derrubada desta alínea, bem como, a criação do Conselho representativo da classe no caso, o CFZ e CRZs cujas proposituras já tramitam no Congresso com amplas possibilidades de vitória.
Fica aqui meus sinceros parabéns à todos os colegas Zootecnistas deste País e, em especial, aos Zootecnistas paraibanos. Colegas: o momento é de união e luta pela nossa emancipação profissional. 

Antônio Leite de Caldas - Zootecnista M. Sc.

Nenhum comentário: