quarta-feira, 16 de maio de 2012

Manoel Miguel otimista com articulações feitas em Brasília pela categoria dos ACS e ACE; Na Paraíba reunião com o secretário de Agricultura

O Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Vale do Piancó, sindicalista Manoel Miguel esteve em Brasília nos dias 08, 09 e 10 de maio e retornou bastante otimista com as articulação e as estratégias que foram feita durante os três dias no Planalto Central. Segundo Miguel eles estiveram reunido com as lideranças do PMDB (Henrique Alves) e do PT (Arlindo Chinaglia) que sinalizaram a pautação do PL 7495/06 para a próxima semana. 
A negociação ainda continua conforme convocação da Confederação Nacional de ACS e ACE. Pois, essa semana será  decisiva quando a categoria terá uma audiência  com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman . Os deputados estão a favor da aprovação do piso nacional dos ACS e ACE. O acordo é consensual pelos lideres partidários e o governo dando  encaminhamentos necessários o PL será submetido a votação em plenário.
Reunião com secretário estadual de Agricultura
Manoel Miguel esteve também reunido com o secretário estadual da Agricultura Marenilson e o presidente da Federação da Agricultura Familiar da Paraíba. Segundo Marenilson o governo está abrindo  linhas de credito para os agricultores familiar de até 12 mil reais que será pago em 10 anos com três anos de carência, para os agricultores que tem empréstimos no Banco do Nordeste estes serão prorrogado por mais um ano.
O secretario falou que na Paraíba tem 18 mil poços desativados, mas agora o governo ira recuperam-los;  governo está disponibilizando uma maquina para reabrir novos poços na Paraíba. O governo está garantindo também a venda de milho para os pronafianos a R$ 18,10 reais, via Emater e Conab, para os agricultores que possui ate 3 módulos fiscais também está disponibilizando 25 toneladas de milheto e sorgo para o plantio.
Para os produtores de leite o governo está pagando mais R$ 0,10 centavos por litro e tem vagas suficientes para inserir novos produtores. O PNAI e PAA está oferecendo créditos para a compra de moto ciladeira e tratores como também compra de raquete de palmas para o plantio. O secretario disse que também esta vendo a possibilidade do governo comprar bagaço de cana de açúcar para distribui para os criadores de animais.

Nenhum comentário: