segunda-feira, 14 de maio de 2012

PSB viu que faltava-lhe tamanho e ao invés de romper pediu ao prefeito Djaci duas secretarias mesmo se for preciso 'sacrificar' Will Rodrigues

O PSB de Itaporanga ensaiou uma rebeldia que não colou junto ao esquema municipal ao tentar emparedar o prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), condicionando apoio à sua reeleição a indicação do vice em sua chapa. O partido fez propalar na 'Rainha do Vale', no final de semana, que nesta segunda-feira (14) haveria uma reunião onde o seu presidente estadual iria colocar essa condicionante ao prefeito: "Ou a vice ou rompimento". Na verdade, o objetivo era outro...
A "bomba" que os socialistas fizeram propagar para ser acionada hoje não passou de uma "traque". A reunião aconteceu por volta das 15h30min, no Palácio da Redenção, no Gabinete da Chefia de Governo, cujo secretário Lindolfo Pires veio à Itaporanga no 1º de maio último apoiar o realinhamento político entre Djaci e o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB). Essa decisão do prefeito foi, inclusive, aceita pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).
Na reunião o prefeito Djaci, Edvaldo Rosas e Chico Lopes, respectivamente, presidente estadual e municipal do PSB. A surpresa foi à ausência do ex-prefeito Will que tem a filha Wilka [diretora do Hospital Distrital] filiada ao partido socialista em Itaporanga. "Cadê Will?", indagara para si o prefeito. "No mínimo, estão armando para prejudicá-lo..", pesaram todos de cá.
Pois bem, com toda a expectativa que os socialista fizeram eis que deu-se o contrário. "Jamais pesamos em romper porque você Djaci é o candidato do governo em Itaporanga e do qual recebemos orientação para marchar junto à sua reeleição...", disse Edvaldo Rosas. Ele sabe que o  PSB em Itaporanga não tem um grupo consistente, muito menos votos... resultado de uma articulação errônea feita em todo o Vale do Piancó. 
"Mas, a notícia é de que vocês iriam romper comigo...", comentara Djaci. "Quem pensar que irá criar atritos entre agente e você está enganado, porque nós iremos estar em seu palanque", pontuou. "Na verdade, pedimos essa reunião para tratar de outro assunto [?]", disse Edvaldo. Então, Djaci quis saber qual seria o outro assunto, já que não há mais volta em sua decisão de se aliar à Porcino, pois a chapa Djaci/Zé Porcino já está fechada e sacramentada. "Como não há possibilidade de termos o vice queremos participação no governo municipal... uma ou duas secretarias", afirmou.
O prefeito disse que iria estudar a proposta, mesmo não havendo espaço no primeiro escalão para a entrada do PSB. Aí veio a bomba: "Pode ser uma das duas à que Will teve direito em 2008...", disse Chico Lopes, à quem caberia indicar os nomes. "Não posso tirar a participação de Will em minha gestão, agora, se ele quiser entregar à vocês... estão à vontade para conversar com ele", respondeu o prefeito. 
Resultado: o PSB de Itaporanga ensaiou um rompimento com Djaci para vê se colava, mas que na verdade o seu objetivo era pressionar o prefeito por uma secretaria na administração municipal. O que causa estranheza é que o ex-prefeito Will que indicou dois nomes pra administração [Domingos Sávio e Thiago Campina] sairia afetado com esta artimanha.
Foi mais ou menos esse o teor do encontro entre o prefeito Djaci e a cúpula do PSB...

Nenhum comentário: