quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Piancó e Olho D'água guerreiam por água: Aesa queria abastecer Piancó com água do açude Buiú mas população de Olho D'água, temendo também ficar sem água, sai às ruas e consegue fechamento das comportas...

Sem nenhum um pingo d'água nas torneiras a população de Piancó a população não sabe o que fazer e espera uma solução da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado) para a falta do precioso líquido. Dias atrás, diante da secura e do limite ultrapassado, a Cagepa encerrou captação de água para abastecimento da cidade. E uma opção encontrada foi a de abrir as comportas do açude Buiú, localizado no município vizinho de Olho D'água para que a água escorra pelo leito do Rio Genipapo e possa amenizar o sofrimento do povo de Piancó.
Entretanto, essa opção desencadeou uma grande revolta da população em Olho D'água receosa de que o município possa também ficar sem com suas torneiras secas. Uma reunião foi marcada para esta quarta-feira (12) na Câmara Municipal de Olho D'água com objetivo de debater a situação e encontrar uma solução. O prefeito Chico Carvalho, o presidente da Casa Isaac Carvalho e demais vereadores, receberam o vice-prefeito piancoense Edvaldo Leite, o presidente da câmara Pedro Aureliano e demais vereadores de Piancó. 
Cerca de 800 pessoas foram até o local para ouvir o que as autoridades tinham a dizer. Representantes da AESA: Pedro Crisóstomo (Gerente de Fiscalização), Mozart Marques (Gerente Regional) e Altamiro de Malta (Técnico), informaram que estavam tentando dialogar com a população sobre a falta de água em Piancó e que a abertura das comportas do açude Buiú seria a opção mais curta para amenizar o problema. Aos gritos o povo não aceitou e a confusão tomou conta da reunião. 
 
Em seguida e já em praça pública o prefeito Chico Carvalho usou o microfone e afirmou que, nunca ficou contra Piancó, no entanto, enfatizou que, é contrário a forma como a AESA deseja solucionar o problema. O prefeito disse que, a melhor opção seria fazer um sistema de engate e a água descer através de uma tubulação evitando a evaporação e a perda de água pela areia seca. Chico Carvalho lembrou ainda que, meses atrás a própria AESA determinou o fechamento da comporta do açude Buiú.
“Eu não sou contra Piancó, mas tem que haver responsabilidade com o que fazem e estamos passando uma situação de seca. Eu não vou deixar meu povo com sede e como prefeito da cidade, estou aqui ao lado do meu povo, contem comigo população olhodaguaguense, ninguém abrirá a comporta sem antes lutarmos juntos, não permitirei esse crime”, disse o prefeito. Que foi bastante aplaudido aos gritos.
O vereador Zé Barreto, também falou sobre o assunto dizendo que, também não é contra o fornecimento para Piancó. E sim da maneira como pretendem realizar. O parlamentar informou que, a água percorreria uma distância de aproximadamente 60 km, pelo leito do rio e mesmo soltando 2 milhões de metros cúbicos de água como pretendiam fazer, só chegaria ao local para abastecer Piancó 600 mil metros cúbicos de água.
Os vereadores Isaac Carvalho e Zé Simôa, também falaram na mesma linha do prefeito Chico Carvalho e do vereador Zé Barreto. Durante o evento houve manifestação por parte da população de Olho D´Agua. Populares interditaram a via de acesso à cidade com pneus queimados e se mostraram contrários à abertura da comporta do açude Buiú.
O açude Buiú tem capacidade para acumular cerca de 80 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente possuiu apenas 14 milhões de metros cúbicos. Representantes da AESA, policiais militares, além de populares, foram fechar em definitivo a comporta do açude Buiú que estava aberta.
 
Acima,o prefeito de Olho D'água se compromete com a população de não deixar abrir as comportas do açude Buiú para abastecer Piancó, da maneira como quer a AESA. Abaixo, a população de Piancó está sendo abastecida através de carros-pipa.
 

Nenhum comentário: