quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Itaporanga: Ônibus escolar tem princípio de incêndio e coloca vida de crianças em risco; o veículo seguia com bancos rasgados, balde de gasolina e extintor soltos...

Um ônibus escolar da Prefeitura de Itaporanga que fazia o transporte de alunos da comunidade rural Capim Grosso dos "Gobel" teve um princípio de incêndio colocando a vida dos estudantes em risco, semana passada. As causas ainda são desconhecidas, contudo, o ônibus começou a pegar fogo com os estudantes (a maioria crianças) ainda dentro do veículo, conseguindo sair logo que começou os primeiros focos, e por sorte não ficaram feridos tendo o fogo controlado pelo motorista instantes depois. 
O ônibus encontra-se no pátio da residência do vereador Neném de Adailton, que fica às margens da PB-382, na saída de Itaporanga sentido São José de Caiana. A denúncia é dos vereadores Márcio Rodão e Jailson de Zeca, que foram informados na última sexta-feira (2) do acontecido pelo líder comunitário Josivaldo Corcino, durante programa radiofônico. Os dois vereadores se dirigiram até o local onde se encontra o ônibus e constataram o ocorrido. Em verdade, uma situação de precariedade em que demonstra falta de comprometimento com o transporte escolar no município que vem sendo denunciada há muito tempo pelas famílias que residem na zona rural do município.
Leia também: Famílias se revoltam contra falta de transporte escolar rural em Itaporanga: "Gestor precisa ter responsabilidade, crianças estão com estudos prejudicados", relatam.
O ônibus encontra-se em situação de precariedade com os bancos soltos e rasgados, balde de combustível e extintor soltos... 
Os vereadores constantemente cobram melhorias, como mostra requerimentos aprovados na câmara municipal, mas que até o presente momento não tiveram resposta por parte da Prefeitura. "Na visita que fizemos (eu e Jailson de Zeca) constatamos a situação precária do ônibus, em que ocorreu o incidente, com bancos soltos e rasgados, balde de combustível e extintor solto. Tem um requerimento de minha autoria, aprovado no dia 23 de maio passada, infelizmente, sem nenhuma resposta até o momento nem da secretaria nem da ciretran", comenta Márcio Rodão. O requerimento solicitava a relação dos carros locados para o transporte escolar que foram aprovados e reprovados, nas últimas inspeções realizadas pelo Detran. 
"Se a relação dos ônibus, inspecionados pelo Detran, tivesse sido enviada e fosse detectado que o referido ônibus tivesse sido reprovado, nós (vereadores) teríamos solicitado os ajustes necessários e o ônibus não teria colocado em risco a vida dos estudantes e crianças", disse o vereador. "Já que tem dinheiro para a Inovale (veja matéria abaixo) acho que deveria ter para a manutenção dos ônibus escolares, como venho cobrando há mais de dois anos", comenta o líder comunitário.
Leia também: Absurdo! Gasto da Prefeitura de Itaporanga beira R$ 400 mil com Inovale/Sebrae e o Ministério Público abre procedimento para apurar o caso
"O ônibus começou a incendiar com os estudantes dentro dele, será que isso não poderia resultar em vítimas fatais? Ali poderia ter morrido gente carbonizada, caso se alguém não tivesse percebido no momento em que ele começou. A sorte é que deu tempo do motorista apagar o fogo. Isso é um caso sério, não podemos deixar que isso ocorra. Estão brincando com o dinheiro do povo e não fazem a reparação correta do transporte escolar em Itaporanga", completa.
O sentimento foi de revolta por parte das famílias: "É duro saber da situação caótica que se encontra o transporte escolar do nosso município com falta de manutenção. É preciso mudar essa trite realidade, um verdadeiro descaso com os alunos da área rural que além de enfrentar estradas de péssima qualidade, os ônibus ainda encontram-se sem manutenção. É muito triste ver isso acontecendo, sorte que nenhuma tragédia aconteceu”, um dos agricultores da comunidade.

Nenhum comentário: