sábado, 22 de março de 2014

Veneziano desqualifica discursos feitos por Cássio e Ricardo e diz que a verdadeira oposição é feita pelo PT e PMDB...

O ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato a governador,Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), disse na tarda de ontem (21), que os discursos do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), são falas de quem foi governador [Cássio] e quem ainda governa o estado [Ricardo] mas que não têm credibilidade para prometer, pois, segundo ele,  Cássio nada fez pelo estado e Coutinho também apresenta discurso vazio.
Quanto à Cássio ele criticou a forma de querer fazer malabarismo com as chamadas reuniões para decidir sobre candidatura tucana na Paraíba. “É um forma de querer aparecer, em Patos por exemplo, o PSDB trouxe gente de João Pessoa para aumentar o número de pessoas na reunião, o PMDB quando faz encontro em alguma cidade tem o cuidado de trazer só pessoas que residem na região”, disse Veneziano. 
Veneziano ainda adiantou que a verdadeira oposição da Paraíba é feita pelo PMDB e PT.

Cássio diz que ALPB não pode aprovar, nem reprovar contas por razões políticas e defende debate com a sociedade sobre as contas do governo

Falando sobre a polêmica do julgamento das contas do governador Ricardo Coutinho (PSB), referente ao exercício de 2011, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) disse, durante coletiva de imprensa ontem (21) em Patos, alegou que o debate deve ser feito por a Assembléia Legislativa não pode se negar a debater o caso, inclusive, junto com a sociedade, porque apesar de receber parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado, os auditores e o relator das contas opinaram pela aprovação.
"A sociedade precisa saber por que os auditores foram contra a aprovação das contas, e por que os conselheiros foram a favor", afirmou. Aliados do governo apregoam que a oposição articula um golpe para tornar o governador inelegível, porém, o presidente da Assembléia, deputado Ricardo Marcelo, descarta esta possibilidade. Cássio disse que não é certo que a Assembléia reprove as contas de um governador por razões meramente políticas, como também não acha correto que aprove pelas mesmas meramente políticas. 

Consulta do PSDB em Patos define pela candidatura própria e o senador Cássio critica perseguição que prefeitos estão sofrendo do Governo RC...

A primeira consulta do PSDB foi realizada ontem em Patos, com a participação de mais de 200 filiados, definiu por unanimidade que o partido lançará candidatura própria a governador este ano. Outra decisão dos tucanos da cidade foi a escolha da cor amarela para representar a campanha. Em discurso aos filiados, o senador Cássio Cunha Lima, ovacionado como candidato, falou da importância da decisão e de forma indireta alfinetou mais uma vez o governador Ricardo Coutinho (PSB) referindo-se as perseguições sofridas por prefeitos que querem a candidatura do PSDB.
"Quem respeita a dignidade humana faz mais e faz melhor", repetiu algumas vezes o senador. Cássio, inclusive, citou o caso do prefeito de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB), cujo município foi penalizado com a perda de uma ambulância porque o prefeito é aliado do senador. "O prefeito de Conceição, que é do PSDB e declarou que acata a candidatura própria, deixou de receber uma ambulância por perseguição política", afirmou durante o encontro e a coletiva de imprensa.
Cássio afirmou para os presentes que não terá qualquer dificuldade em criticar o Governo RC, e até apontar os seus acertos, mas não perdeu a viagem: "A falta de diálogo é coisa do século passado,d e coronelismo e ditador". "Não podemos aceita que em pleno século XXI a opressão, por parte do governo, contra prefeitos que não acompanham as determinações da Granja Santana", afirmou sinalizando o tom da campanha que está apenas começando. E é que o senador ainda nem assumiu, pelo menos oficialmente, a sua candidatura.
Noutra linha, Cássio censurou o personalismo do governador Ricardo Coutinho, em sempre afirmar que seu Governo é o melhor dos últimos anos, inclusive no comparativo com sua gestão. "É importante declarar que a Paraíba não foi inventada nos últimos três anos. É muita arrogância achar que tudo na Paraíba aconteceu hoje. Isso é desprezar o trabalho de tanto outros governadores", disse. Neste domingo (23) a reunião acontece em Guarabira.
Estiveram presentes ao evento a deputada Iraê Lucena, o vice-prefeito de Campina Grande Ronaldo Cunha Lima Filho, o ex-deputado Dunga Júnior, o ex-deputado Dinaldo Wanderley (anfitrião do evento), o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, a vereadora pessoense Raíssa Lacerda, o ex-secretário estadual de Planejamento e Gestão Gustavo Nogueira, o ex-secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social Harrison Targino, dentre outros...
No resumo, as consultas servirão apenas para referendar a candidatura do senador e unifica o partido, evitando possíveis dissidências ou, no mínimo, dar carta branca à direção estadual para agir de forma mais rígida, se for preciso. Do Vale do Piancó estiveram presentes os prefeitos Antônio Lopes (Coremas), Du Carmo (Nova Olinda), o vice-prefeito Edvaldo Leite (Piancó), o ex-prefeitos Luiz Carnaúba (Curral Velho), Edvan Félix (Catingueira), Zé Alencar (Santana dos Garrotes), Celino Farias (Igaracy), dentre outros...
    
Cássio começou o dia com uma vista ao Mercado Público de Patos, depois seguiu para verificar estragos causados pelas chuvas no Canal do Franco, em seguida se dirigiu para encontro com filiados no Hotel JK e, finalizando, com uma entrevista coletiva na Associação Comercial de Patos.

Imagens captadas pelas lentes do Blog durante evento do PSDB em Patos

 O editor ao lado do ex-secretário de Segurança Harrison Targino; do ex-secretário estadual de Planejamento Gustavo Nogueira e do ex-chefe do Cerimonial Maurício [ambos pediram exoneração recentemente do Governo do Estado]...
Vice-prefeito de CG Ronaldo C. L. Filho, o editor, Erivaldo Rufino; Raíssa e Pinto do Acordeon com animada turma...
O senador no momento em que chegava ao Hotel JK acenando para o signatário do Blog e, em seguida, rápido bate-papo ao pé do ouvido com o amigo Ricardo Pereira, que estava no saguão do hotel...
 Cássio pergunta se filiados querem a candidatura própria e recebe como resposta a unanimidade...
O ex-deputado Dunga Júnior abraçando o editor, que depois na Associação Comercial de Patos fez sua participação na coletiva de imprensa com perguntas dirigidas ao senador Cássio...

Deputado estadual Trócolli Jr. abraçando amigos na ida pra Itaporanga

Aqui um bate-papo com meu amigo deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB), que se dirigia para a cidade de Itaporanga para participar de encontro da Assembléia Legislativa. Na imagem, os vereadores Ricardo Pinto e Erivaldo Rufino. Trócolli está buscando nas eleições deste ano o seu sétimo mandato consecutivo e pelos grandes serviços serviços prestados ao povo paraibano conseguirá sem maiores problemas. 

Ricardo diz que Cássio rompeu movido pelo desejo de poder...

Em entrevista ao Portal Diário do Sertão, em Cajazeiras, o governador Ricardo Coutinho, que cumpriu agenda na região nesta sexta-feira (22), declarou que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) até hoje não explicou nenhum motivo para o rompimento da aliança com o PSB. Ricardo acusou o tucano de estar movido apenas pelo desejo do poder.
“Até hoje não sei o motivo do rompimento. Eu quando tomo uma postura qualquer que seja eu vou e apresento os motivos. Não existem motivos, o que existe é somente a busca pelo poder”. Ricardo foi alvo de pesadas críticas de Cássio durante consulta do PSDB na cidade de Patos. O senador acusou o governador de perseguição e retaliação contra prefeitos que não seguem sua orientação política.

Presidente da Assembléia Legislativa firma convênio de capacitação com câmaras municipais de 14 cidades do Vale do Piancó...

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), firmou convênios com 14 câmaras municipais da região do Vale do Piancó, ontem (21), para capacitação de servidores das Casas Legislativas, durante solenidade na Câmara Municipal de Itaporanga. Além dos servidores do município, os cursos vão capacitar funcionários públicos das câmaras de Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Olho D'água, Pedra Branca, Piancó e Santa Inês.
A capacitação será realizada através do Programa de Qualificação Continuada do Legislativo Estadual (Proquale) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O presidente Ricardo Marcelo destacou a necessidade de oferecer o suporte e qualificação para os servidores: "Fico feliz de saber que a avaliação que estamos fazendo nas cidades que assinamos convênio é gratificante. Pudemos perceber o entusiasmo das pessoas com os cursos. Algumas prefeituras já estão nos procurando, mas neste primeiro momento vamos dar preferência para as Câmaras", disse.
O presidente da Câmara de Itaporanga e também da Associação de Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó (Avevap), Jacklino Porcino (PMDB), agradeceu à Mesa Diretora da ALPB pela iniciativa e disse que a ação trará desenvolvimento para a região. "As capacitações vão resultar em melhorias para o nosso trabalho e para cada funcionário que se dedicar aos cursos oferecidos pela ALPB e FGV", afirmou. A solenidade, dentre outras autoridades, contou com as presenças dos deputados Assis Quintans (DEM), Trócolli Júnior (PMDB), Branco Mendes (PEN) e o prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB).

Policiais do 13º BPM prende dupla de assaltantes em Diamante...

Policiais do 13º Batalhão prenderam na noite desta sexta-feira (21), dois homens acusados de assaltar uma senhora de 58 anos de idade e subtrair a quantia de R$ 840,00, que a vítima trazia consigo. O assalto ocorreu, por volta das 18h, em uma estrada vicinal no sítio Sabonete, no município de Diamante.
Armados de revólver e pistola, a dupla José Carlos Vicente de Lima, de 20 anos de idade, e o menor infrator L.M.S, de 17 anos de idade, anunciaram o assalto e levaram o dinheiro. Minutos após, a PM, numa ação rápida, conseguiu localizar e prender os criminosos na cidade. Uma pistola, calibre 7,65, de um modelo antigo, foi apreendida, assim como a quantia de R$ 340,00 que foi recuperada.
Participaram da operação que resultou na prisão, policiais dos Destacamentos de Diamante e Boa Ventura, além de equipes da Força Tática e CPU do 13º BPM/Itaporanga. (com 13º BPM)

Prefeito Nilso Lacerda investe R$ 230 mil de recursos próprios e entrega novas instalações de escola no Distrito do Cardoso, em Conceição...

O prefeito Nilson Lacerda (PSDB), acompanhado da primeira dama Magnady, da vice-prefeita Nena Diniz, do presidente da Câmara Municipal - vereador Marcílio Lacerda, demais vereadores e secretários municipais, entregou anteontem (19) a nova escola do Distrito do Cardoso, num investimento de R$ 230.000,00 mil proveniente de recursos próprios. Centenas de pessoas presentes a solenidade agradeceram ao prefeito esta importante ação para a comunidade. Diversas autoridades, além do próprio prefeito, fizeram uso da palavra.
A nova escola municipal 'Ana Figueredo de Lacerda' tem duas salas de aulas, uma cozinha, diretoria, dois sanitários, área de serviço e refeitório. Todos os espaços são forrados em laje e recebem uma iluminação especial. A escola também recebeu água encanada, carteiras, estantes, geladeiras, equipamentos para a cozinha e na próxima segunda-feira, reinício das aulas, os alunos receberão todo o material didático necessário para as suas atividades escolares. 
Usando da palavra,o senhor Cacá Soares - pai de aluno do distrito - relembrou os diversos filhos daquela localidade que tiveram seus estudos iniciais na antiga escola e hoje seus descentes se sentia lisonjeado com o investimento da prefeitura na construção a escola. Em seguida, falou o ex-vereador Amiraldo Lacerda que disse que o Distrito do Cardoso foi fundado em 1962 e de lá para cá nenhum prefeito tinha feito nenhum investimento naquele distrito, e que Nilson é o primeiro prefeito a realizar um investimento concreto na localidade. "Com isso impulsionando o desenvolvimento local e todos agradecem em nome da comunidade", disse.
 
O prefeito visitou o antigo prédio aonde funcionava a escola...
Fidelis Mangueira, secretário da Educação, em sua fala, disse que Nilson era um sonhador, assim como ele, e que naquele dia - alusivo à São José - padroeiro das escolas e dia da escola, o prefeito realizava o sonho de muitas crianças e de muitos pais. Ele afirmou que a gestão Nilson Lacerda tem compromisso com a educação do campo e não está investimento somente em escolas de qualidade na cidade, mas na zona rural. Ele revelou que as crianças do campo tem os mesmos direitos das crianças da cidade, que é de ter escolas, professores e educação de qualidade.
 
 
 
Quando de sua vez, Nilson Lacerda disse que ali, naquele momento estava realizando um sonho pessoal, pois não entendia o porque de um distrito com mais de 50 anos não ter uma escoa descente. Lembrou que o seu compromisso é com as escolas da cidade e do campo, e que não dormirá sossegado enquanto não reformar todas as escolas de Conceição, deixando-as como espaços dignos para educação dos filhos de Conceição. Nilson pontuou que está reconstruindo a cidade, que encontrou destruída em todas as áreas e revelou que, no momento, tem mais de 20 obras em andamento e que daqui a trinta dias entregará a nova praça, coreto e calçamento de todas as ruas do Distrito do Videl.
Durante a solenidade, Nilson assinou a ordem de serviço da Praça da Alimentação, em que será construído o Centro Histórico de Conceição, com início imediato; assinou também ordem de serviço para reforma e ampliação do PSF do Povoado de Mata Grande, PSF do Bairro Nossa Senhora de Fátima e PSF do Sítio Saco da Ingazeira; o prefeito destinará uma equipe formada por médico, dentista e enfermeiro semanalmente na Escola do Cardoso oferecendo atendimento aos moradores da região; foi anunciado ainda a climatização de todas as salas de aula da Escola Francisco Braga, bem como, de todas as demais escolas municipais.
Ao final, uma grande festa aconteceu em frente a escolas para os presentes.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Corrupção: Vereador chama o prefeito de Itaporanga de ladrão e diz que R$ 25 mil foram "roubados" numa única compra de cadernos que custou R$ 94 mil; "Estão roubando, saqueando os cofres públicos...", disparou.

Mais uma grave denúncia está sacudindo Itaporanga, desde a noite passada quando da sessão na Câmara Municipal. É que a gestão do prefeito Audiberg Alves (PTB) foi emparedada com revelação de mais um escândalo de corrupção que assola a 'Rainha do Vale', que se sente envergonhada com o tamanho do descalabro e desfaçatez imprimido pelo atual gestor municipal. A população tem acompanhada cabisbaixa, envergonhada e boquiaberta, revelações e denúncias de "falcatruas" com o dinheiro público levantada no nosso legislativo-mirim. Nitroglicerina pura.
Ano passado, superfaturamento acima dos 200% foi denunciado em compras feitas pela secretária municipal da Saúde, a fisioterapeuta Aparecida Alves - que é prima do prefeito, denúncia esta que aportou na mesa do Ministério Público - no fim do ano; No mês passado foi a vez de superfaturamento em compra de material escolar, na casa dos 69% de ágil; E ontem (20), mais um escândalo revelado pelo vereador Ivanilto Palmeira (PTN). O edil taxou categoricamente o prefeito Audiberg Alves (PTB) de "ladrão" e declarou que o gestor está "roubando, saqueando os cofres públicos...". 
O vereador apresentou documentos que, segundo ele, comprovam sua denúncia e desafia a gestão rebatê-las...
Com documentos em mãos, provando o que afirmava, da tribuna, o vereador revelou que somente numa compra de cadernos para serem distribuídos com alunos da rede fundamental, feita pela Secretaria Municipal da Educação - que é comandada pela educadora Josilene Gonçalves - foram gastos R$ 94.843,82 mil, sendo que mais de R$ 25 mil, segundo o parlamentar-mirim, foi "roubado, saqueado dos cofres públicos...". A compra foi feita à empresa Paulo Silva de Oliveira - Comercial Fênix, localizada no Bairro Cristo Redentor em João Pessoa.
"Esse caderno aqui [mostrou] foi adquirido pela prefeitura por R$ 4,80 enquanto em Itaporanga custa R$ 3,00. Esse outro modelo custa R$ 13,00 e a prefeitura pagou R$19,80. Essa bolsa que foi comprada pela prefeitura por R$ 16,00, custa R$ 10,00. Portanto, senhor presidente, fiz um mapa do faturamento e essa empresa convidada pelo prefeito, senhor Audiberg, que na compra está roubando dos cofres públicos, saqueando mais de R$ 25 mil [somente nessa compra]. A compra custou R$ 94 mil e foi roubado R$ 25 mil", declarou, ou seja, o material teria custado na realidade, segundo ele, R$ 69 mil.
O vereador, inclusive, pediu ao secretário da sessão que colocasse tudo que estava dizendo em ata. Ivanilto completa a denúncia revelando que as empresas contratadas pelo prefeito são de faxada e só serve para vender nota. Isto porque elas só vivem fechadas, sem esquecer que uma delas [Comercial Fênix], onde a prefeitura gastou R$ 94 mil, na realidade, vende material de limpeza, como detergente, etc. Um escândalo de tamanha magnitude que deixou o líder da situação, vereador Ubiramar, além dos demais que integram a base, a exemplo do vereador Hélio do Bar, ambos do PTB, sem coragem e estímulo para defender o indefensável. Ambos engoliram à seco e ficaram sem ter como fazer o contraditório. Uma vergonha a cidade de Itaporanga estar passando por tantas denúncias de corrupção.

Segundo o vereador, além de estarem constantemente fechadas, a empresa aonde o prefeito licitou, por meio de carta convite, compra de cadernos, na realidade, vende material de limpeza, detergente, etc...
Falando sobre os processos de licitação, para ele fraudulentos, Ivanilto disse: "[...] O prefeito fez a carta  [modalidade convite] conluio, carta da imoralidade, da pouca vergonha... pra roubar, saquear o dinheiro dos cofres públicos. Onde em Itaporanga se encontra as mercadorias mais barato do que nessa empresa lá de João Pessoa". Ivanilto ainda ironiza o fato do prefeito Audiberg Alves (PTB) ter almejado tanto ascender ao cargo: "Já dizia o ditado popular 'quem nunca comeu mel, quando come se lambuza". 
"As acusações estão aí... R$ 25 mil roubados, saqueados dos cofres públicos", Voltou a exclamar Ivanilto. O vereador concluiu sua fala desafiando os vereadores da situação, olhando para os petebistas Ubiramar e Hélio do Bar, a provar o contrário e ninguém teve coragem para subir à tribuna e rebater o parlamentar. "Portanto, contra fatos não há argumentos. Está desmascarado. Está claro. Só quem não está vendo isso é o prefeito. Porque ele praticou o crime, tem culpa", disse.
Portanto, trata-se de uma denúncia da mais extrema gravidade que pode resultar na constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI para averiguar o assunto e assim, na pior das hipóteses, se abrir um processo de impeachment do prefeito. Itaporanga está envergonha com tanta corrupção encravada na administração municipal, denunciada constantemente durante sessões da câmara. O vereador disse que vai enviar mais essa denúncia para o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado. 
Triste situação que nos remete aos anos oitenta do século passado quando avalanche de malfeitos levaram o Tribunal de Justiça da Paraíba a decretar intervenção no município de Itaporanga, afastando do cargo o então prefeito João Franco da Costa [já falecido], que era natural de Diamante. De lá pra cá não se tem notícia de outro gestor, além do atual Audiberg Alves, que tenha sua gestão acusada de "roubar" e "saquear" os cofres públicos do município. O caso é sério e grave. 
O prefeito foi chamado de "ladrão" em plena sessão da câmara e o povo merece, no mínimo, respeito da parte do gestor com explicações minimamente convincentes.

Presidente da Assembléia Legislativa desembarca hoje em Itaporanga para evento na Câmara Municipal...

mesacaja
O presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo, acompanhado de vários outros parlamentares, desembarca por volta das 10h da manhã de hoje no aeródromo em Itaporanga e segue direto para a Câmara Municipal, onde presidirá uma capacitação de servidores por meio do Programa de Qualificação Continuada do Legislativo Estadual (Proquale) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 
"Com as capacitações, vamos melhorar o desempenho dos servidores nas câmaras municipais para que prestem cada vez mais um serviço de qualidade. O Proquale vai administrar as 223 câmaras com cursos que são ligados diretamente ao cotidiano dos funcionários e dos parlamentares", disse o presidente durante solenidade, ontem (20), na Câmara Municipal de Cajazeiras (foto acima) para o mesmo objetivo. A capacitação continuada é realizada de forma online, e terá acompanhamento dos professores da FGV e da Escola do Legislativo até 2015.

Diretoria da AVIME será empossada dia 18 de abril em solenidade que contará com presença do presidente da API...

Está confirmada para o próximo dia 18 de abril a realização de solenidade, na Câmara Municipal de Itaporanga, para a posse da diretoria da Associação Valepiancoense de Imprensa e Mídia Eletrônica (AVIME), que será prestigiada pelo presidente [interino] da Associação Paraibana de Imprensa (API), João Pinto. A imprensa do Vale do Piancó, como se sabe, é uma das mais fortes do estado e ganha a partir de então um reforço considerável para sua representação na defesa dos direitos da categoria, de uma imprensa livre e da democracia plena. 
A AVIME surge num momento oportuno de afirmação da força da imprensa que de tempos em tempos tem enfrentado situações de afrontamento e conturbados em nosso país. Por essa razão a união dos profissionais que militam na área seja um dos principais objetivos da AVIME. A entidade reúne profissionais da imprensa escrita, falada e televisiva, bem como, empresas de comunicação que atuam na região. A AVIME será presidida pelo jornalista, blogueiro, radialista, multimídia e empresário do ramo de comunicação Ricardo Pereira.
"Nós vamos lutar para defender a ética, o comportamento, o profissionalismo e a união da classe jornalística do Vale do Piancó. Aqui iniciaremos um novo momento e iremos todos nós buscar as melhorias para que os profissionais da área possam desempenhar seu trabalho com a visão voltada para o bem social como sempre fizemos. Trabalharemos em prol da comunidade acima de tudo", disse Ricardo Pereira lembrando que a região já produziu grandes nomes do setor e seu fortalecimento será perseguido sempre.

Cerimônia na Loja Maçônica Eddeus Feitosa Leite marca homenagem ao Capítulo DeMolay 'Ariosvaldo Alves de Almeida'...

Esta semana, mais precisamente no último dia 18, a Loja Maçônica Eddeus Feitosa Leite, da cidade de Itaporanga, realizou em seu templo, uma sessão especial aberta ao público, em conjunto com o Capítulo da Ordem DeMolay Ariosvaldo Alves de Almeida, em comemoração ao Dia Nacional da Ordem DeMolay,além de homenagear honrosamente Jacques DeMolay - herói- mártir e último Grão Mestre da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo. 
Também foi comemorado, na oportunidade, o Dia Municipal da Ordem DeMolay, cuja propositura aprovada pela Câmara Municipal de Itaporanga é de autoria do vereador/presidente Jacklino Porcino (PMDB). Ele parabenizou os jovens presentes à reunião, bem como, os convidados e disse que a proposta foi uma forma de agradecimento pelo trabalho feito por eles aos itaporanguenses. Uma vasta programação está sendo promovida pelos DeMolays de todo o Brasil para celebrar a data magna da instituição no país.
A reunião foi presidida pelo Venerável Mestre Paulo Porcino - da Loja Maçônica Eddeus Feitosa Leite. Também fizeram parte da cerimônia as Filhas de Jó. Personalidades prestigiaram a cerimônia, à exemplo, do advogado Carlinhos Ferreira [representando a Seccional OAB/Vale do Piancó], o vereador Ricardo Pinto, dentre outros que usaram a palavra na oportunidade.
A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos EUA pelo maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por contestar as falsas acusações de prática de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja, arquitetadas pelo Rei Filipe IV de França, podendo-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição de Filipe pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês. A Ordem Demolay possui 4 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. (Clique nas imagens abaixo para ampliá-las)