sábado, 30 de janeiro de 2021

Decisão da Justiça anula eleição do segundo biênio da Câmara Municipal de João Pessoa

A juíza da 1ª Vara de Fazenda Pública de João Pessoa, Flávia da Costa Lins Cavalcanti, anulou, em decisão na sexta-feira (29), a eleição do segundo biênio (2023-2024) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Nessa votação, que ocorreu no dia 1º de janeiro deste ano, teve o vereador eleito como presidente Bruno Farias (Cidadania). A ação popular entendia que a votação não obedecia o regimento da Casa Napoleão Laureano.

Em sua decisão, a juíza determinou que a eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (segunda eleição da legislatura) ocorrerá, de forma obrigatória, na última sessão ordinária do segundo período da segunda Sessão Legislativa, tendo os eleitos empossados em primeiro de janeiro. 

“Sendo assim, o ato da promovida, que antecipou a eleição da mesa diretora do segundo biênio (2023-3024) o dia 01 de janeiro de 2021, viola claramente a Lei Orgânica do Município de João Pessoa, em seu artigo 14, bem como o Regimento Interno da Câmara Municipal, em seus artigos 16, paragrafo 2o, e 18, inciso II”, aponta na decisão que o ClickPB teve acesso.

No segundo biênio foram eleitos em chapa única: Bruno Farias (Cidadania) como presidente; Carlão Pelo Bem (Patriota) vice-presidente; Bosquinho (PV) segundo vice-presidente; Marcílio do HBE (Patriota) primeiro secretário; Odon Bezerra (Cidadania) segundo secretário; e Zezinho Botafogo (Cidadania) terceiro secretário. 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Depois de Gervásio Maia e Edna Henrique, Julian Lemos é mais um deputado federal da oposição que sinaliza integrar base de apoio à reeleição de João Azevedo

O deputado federal Julian Lemos (PSL) deve integrar o bloco de apoio à reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania) em 2022. Com isso, o gestor terá a maior parte da bancada federal paraibana apoiando a disputa ao cargo. Na quinta-feira (28), o deputado federal Gervásio Maia (PSB), deixou uma 'janela aberta' para Azevêdo. Edna Henrique (PSDB) também já sinalizou o apoio ao gestor. 

A informação foi dada com exclusividade pelo jornalista Luís Tôrres, no programa 'Arapuan Verdade', da Rádio Arapuan FM, desta sexta-feira (29). deve receber mais apoios da bancada federal para a disputa à reeleição em 2022. O deputado federal Gervásio Maia (PSB), que se distanciou do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), não formalizou, mas não descartou o apoio. 

Há vários integrantes da bancada federal, nos últimos dias, demonstrando interesse em apoiar o governador numa formação ou bloco político para 2022.  Azevêdo já conta com apoio dos deputados federais Hugo Mota, Wilson Filho, Damião Feliciano, Efraim Filho, Frei Anastácio. Há sinalização de Edna Henrique (PSDB) e Gervásio Filho que abriu um 'janelão para essa relação'. 

Já o deputado Julian Lemos (PSL), segundo o jornalista, está pronto e fardado para assumir a fileira de apoio à base do governador. Em 2019, Lemos recebeu o governador em seu gabinete e destinou emendas parlamentares para investir na segurança pública. "Quem conversa hoje com Julian escute dele frases como: 'a minha postura e o que tenho feito serve muito mais de exemplo e é muito mais do que tem feito os aliados do governador João'", revelou. 

Em entrevista ao programa, Julian Lemos, destacou que o governador que, quando o recebeu em seu gabinete, conheceu uma pessoa cordial, respeitosa e que mantém uma relação republicana. "Mantemos uma relação institucional exemplar e, logicamente, se eu puder contribuir mais com o governo, isso tanto o governo federal quanto estadual, estou retornando aquilo que o povo me deu para ele mesmo. E se eu puder ser útil ao governo, e está fazendo bem ao povo, eu não tenho nenhum problema", informou. 

Deputado Hervázio Bezerra é exonerado da Secretaria de Esportes

O governador João Azevêdo exonerou o deputado estadual Hervázio Bezerra do comando da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A exoneração ocorreu à pedido e foi publicada na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial.

A partir de sua saída da equipe administrativa do Governo, Hervázio retoma a titularidade do mandato de deputado estadual. Seu retorno à Assembleia Legislativa ocorre no momento em que os parlamentares disputam os cargos de 1º secretário e 2º vice-presidente da Mesa Diretora.

A eleição ocorre nesta segunda-feira (1), para ocupar os cargos vagos a partir da saída de Nabor Wanderley para comandar a Prefeitura de Patos, e falecimento de João Henrique.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Gervásio Maia fala que distanciamento com Ricardo Coutinho foi natural e não descarta apoiar João Azevêdo em 2022

O deputado federal Gervásio Maia Filho (PSB), em entrevista ao programa Arapuan Verdade, na tarde desta quinta-feira (28), confirmou o afastamento com o socialista Ricardo Coutinho (PSB). O parlamentar também não descartou a possibilidade de apoiar a reeleição do govenador João Azevêdo no pleito de 2022. Ele sinalizou que estará ouvindo a base do partido nos municípios e que a partir dessa construção alinhará o seu apoio. 

Gervasinho quer o comando do PSB, mas encontra resistências locais, assim como o senador Veneziano Vital do Rêgo, que preferiu não perder tempo e voltou “para casa”, no caso o MDB do senador José Maranhão. Segundo a rádio peão, caso a situação fique insustentável, o paraibano pode até desembarcar no Cidadania, partido do governador.

Os dois, aliás, voltaram a apertar as mãos, passados quase dois anos do rompimento entre João e Ricardo. Aconteceu durante a visita do emedebista Baleia Rossi, que disputa a presidência da Câmara dos Deputados, ao governador na Granja Santana.

Gervásio revelou que o distanciamento com RC se deu antes mesmo do pleito das eleições de 2020 e que pediu um diálogo com o socialista e não foi atendido. "A última vez que falei com Ricardo foi na véspera de convenção do partido. Não participei sobre as decisões que foram tomadas. Fiquei sabendo da candidatura dele pelas redes sociais. Quando ele enviou uma mensagem no final da tarde eu já estava sabendo. Tentei falar com ele um dias antes, mas ele não pode me receber. De lá pra cá o que existe é um distanciamento, afastamento", explicou.

Questionado sobre o cenário político que se desenha para a disputa de 2022, Gervásio foi enfático ao dizer que estará aberto ao diálogo com diversos projetos políticos, menos com aquele que for apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, ao se referir ao ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), cuja intenção já foi sondada para a disputa ao governo. 

"Para o futuro as concessões tem que se dá com a coerência e a decisão colegiada. Preciso conversar com quem está na base e nos municípios e o que mais fortalecer o projeto será feito. É muito cedo para falar sobre isso. Complicado tratar de qualquer prognóstico de posições, pois eu estarei me precipitando. Mas jamais estarei ao lado do presidente Jair Bolsonaro", disse. 

O pivô do rompimento seria Amanda Rodrigues, esposa da ex-governador, que também é filiada ao PSB. Quem conta é o jornalista Sales Dantas. Durante o programa CPAD Notícias, ele afirmou que o grupo de Ricardo estaria articulando denúncias contra João Azevêdo, além de se firmar oposição à atual gestão. Gervásio teria dito que não, que conhece o governador e o ajudou a se eleger.

Na verdade, foi uma via de mão dupla. João se elegeu, e com ele, Veneziano, Gervásio, Adriano Galdino, atual presidente da Assembleia Legislativa e que deve desembarcar no Avante próximo ano, Estela Bezerra, Cida Ramos, Hervázio Bezerra, Pollyana Dutra, Ricardo Barbosa, Jeová Campos e Buba Germano.

Agora, com a perda da liderança política por Ricardo – as últimas eleições mostraram isso -, alguns socialistas estão sim com reeleições em xeque, já que o partido está “rachado” e não é de hoje. Segundo Sales, Gervásio vai comandar o PSB, que pode integrar a base do governo na Assembleia Legislativa. Ricardo Barbosa, Hervázio, Pollyana e Galdino já estão na base do Governo. Sales disse que Jeová, Cida e Buba migrariam para a base também.

Mais um deputado da oposição em encontro com João: três dias após ser recebida na Granja Santana, Edna Henrique tem pleito autorizado pelo governador...

Há um novo movimento de aproximação do governador João Azevedo (Cidadania) e deputados da oposição. Depois do deputado federal Gervásio Maia, presidente estadual do PSB, "quebrar o gelo" em audiência na Granja Santana e do possível apoio do deputado estadual Manuel Ludgério (PSD), agora foi a vez da deputada federal Edna Henrique (PSDB).

Através de suas redes sociais, Edna Henrique agradeceu a João Azevêdo por dar encaminhamento a um dos seus pleitos na área de saúde. O governador autorizou para licitação da reforma do espaço que abrigará o serviço de Hemodiálise no Hospital Santa Filomena, em Monteiro.

O anúncio aconteceu três dias após reunião na Granja Santana entre o governador a deputada, o presidente do Pros, Michel Henrique, médica Micheila Henrique, que foi candidata a prefeita de Monteiro ano passado, ambos seus filhos, e o chefe e Gabinete do Governador/Casa Civil Ronaldo Guerra.

Em Monteiro, João já conta com o apoio da prefeita reeleita Anna Lorena (PL), ex-nora de Edna.

Chega água na maior obra de infraestrutura hídrica da Paraíba num investimento de R$ 1,42 bilhão

O primeiro teste com água no Canal Acauã-Araçagi ocorreu terça-feira (26), se constituindo em mais uma ação importante do Governo do Estado para garantir a segurança hídrica do Agreste Paraibano. O dispositivo para liberação da água foi acionado pelo secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, que representou o governador João Azevêdo. A ação ocorreu no lote 1 da obra, no município de Itatuba (Agreste paraibano). 

A construção do Canal Acauã-Araçagi é considerada a maior obra hídrica do Estado executada pelo Governo da Paraíba, por meio da Seirhma, com investimento de R$ 1 bilhão e 42 milhões, recursos oriundos do tesouro estadual e do governo federal, nos dois primeiros lotes.

O representante do Consórcio Acauã, William Marques Sarmento, assegurou a execução da obra dentro do prazo estipulado. Segundo ele, os repasses financeiros estão sendo feitos a contento para garantir o pagamento dos 450 funcionários diretos, que trabalham na obra.

De acordo com o coordenador do gerenciamento do projeto Acauã-Araçagi, Gilmar Ferreira, a obra é uma da mais importantes do Nordeste e a mais importante do Estado da Paraíba. “De suma importância para atender toda a região. Estão iniciando os testes, em canais, sinfões, arquedutos e demanda um tempo de aproximadamente 90 dias para percorrer toda a extensão do Lote 1, que é de 44,9 Km e a pretensão é dar continuidade aos testes sem interrupções”, explicou Gilmar.

O Canal Acauã-Araçagi objetiva promover o suprimento regular de água bruta aos municípios da planície costeira interior, no Agreste paraibano, das populações municipais desta região e dos projetos hidroagrícolas ali instalados. A obra visa o atendimento e abastecimento de água potável para 38 municípios da região, em caráter regular e contínuo e durante o período seco, o suprimento de água, permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde o Açude Acauã até o Rio Camaratuba, beneficiando mais de 600 mil habitantes.

 

O Projeto - O projeto do Sistema Adutor da Vertentes Litorâneas da Paraíba Canal Acauã-Araçagi compreende 17 segmentos de canais abertos com seção trapezoidal, totalizando 130,44 km, intercalados por cinco trechos de sifões invertidos, construídos em tubos de aço, para ultrapassar vales de rios e córregos, sete aquedutos, galerias para travessias de ferrovia e rodovia. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões que variam de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final. 

O projeto é dividido em três lotes de obras. O lote 01 está com um percentual de execução da ordem de 94,38%, onde foram feitos os testes e comissionamento a seco, em novembro de 2020; o lote 02 está com um percentual de execução da ordem 67,11% e o lote 03, que deverá ser licitado em 2021. Portanto, o lote 01 tem prazo até maio de 2021 e o lote 02 até dezembro de 2021, para conclusão. O lote 03, após licitação, terá prazo de execução de dois anos.

A obra vai garantir a sustentabilidade hídrica das seguintes bacias litorâneas: Bacia do Rio Paraíba, Bacia do Rio Gurinhém (afluente do Rio Paraíba), Bacia do Rio Miriri, Bacia do Rio São Salvador, Bacia do Rio Mamanguape, Bacia do Rio Araçagi, Bacia do Rio Camaratuba; 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Deputado Manoel Ludgério se reunirá com prefeitos aliados e deve anunciar apoio ao governador João Azevêdo para 2022, bem como, sua saída do PSD de RR

O deputado estadual (que está no quinto manato consecutivo, reeleito com 37.390 votos em 2018) Manoel Ludgério (PSD) deverá anunciar apoio ao governador João Azevêdo (Cidadania) para as Eleições 2022. A novidade foi divulgada pelo apresentador Clilson Júnior, no programa Arapuan Verdade desta quarta-feira (27).

Manoel Ludgério vai se reunir com prefeitos e lideranças para definir o posicionamento da base para as Eleições 2022. Ludgério deve decidir o apoio ao Governo do Estado e se vai concorrer novamente ao cargo na Assembleia Legislativa da Paraíba ou se disputa vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A possibilidade de mudança partidária, deixando o PSD do ex-prefeito campinense Romero Rodrigues, também estará na pauta do encontro com aliados. Manuel Ludgério é casado com a vereadora Ivonete Ludgério, ex-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande.

Ouvidoria do MPPB recebeu, em sete dias, 33 denúncias de fura filas na vacinação contra covid-19; João Pessoa lidera ranking que tem também Piancó e Catingueira

A Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba (MPPB) recebeu do dia 20 de janeiro até esta quarta-feira (27), 33 denúncias de pessoas que teriam tomado a vacina contra a covid-19 sem ter prioridade na Paraíba nesse primeiro momento. João Pessoa lidera no ranking das reclamações, seguido pelos municípios de Campina Grande, Bayeux, Cajazeiras e Santa Cruz.

Do total de denúncias, uma foi em Santa Luzia, três em Campina Grande, uma em Matureia, uma em Jacaraú, duas em Cajazeiras, uma em Juarez Távora, treze em João Pessoa, uma em Patos, duas em Bayeux, duas em Santa Cruz, uma em Pirpirituba, uma em Riacho dos Cavalos, uma no Congo, uma em Pombal, uma em Piancó e uma em Catingueira. 

De acordo com informações, todas as denúncias  recebidas pela Ouvidoria passam por uma triagem e são encaminhadas às Promotorias de Justiças das respectivas cidades citadas. Os promotores de Justiça têm atribuição na área da saúde para apurar devidamente as reclamações. 

As pessoas podem registrar sua denúncia na Ouvidoria, através do formulário em https://ouvidoria.mppb.mp.br/public/manifestacao/cadastrarAlém disso, pode encaminhar, por meio do Protocolo Eletrônico e os canais diretos das promotorias de Justiça (telefone fixo, WhatsApp e e-mail), ou atendimento presencial. Esses canais podem ser acessados em www.mppb.mp.br/contatospromotorias.

João diz que decide até sexta se feriado de Carnaval será cancelado na Paraíba

O governador João Azevêdo, comentou nesta quarta-feira (27), que deverá decidir até a próxima sexta-feira (29), se haverá ou não feriado de carnaval na Paraíba. Azevêdo destacou que é um consenso que não haverá festa, porém ele vai ouvir a equipe técnica para decidir em relação ao feriado e o funcionamento dos bares e restaurantes. “Se for para salvar vidas não terei nenhum obstáculo em tomar decisões”, declarou.

Estação Ciência – Em audiência com o prefeito, Cícero Lucena, na Estação Ciência, o governador afirmou que é inadmissível um órgão como este estar fechado para a sociedade, pois custou dinheiro público. Ele alegou que vai reunir técnicos da Secretaria de Planejamento do Estado com os secretários da prefeitura para agilizar a reabertura ao público.

A audiência foi marcada para discutir uma pauta administrativa em torno de parceiras entre Estado e Município.

‘Só se for para afundar ainda mais o país’, diz deputado Wellington Roberto sobre impeachment

O deputado federal Wellington Roberto (PL) comentou ontem (26), em entrevista à rádio Arapuan, a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser afastado do cargo por meio de um impeachment. De acordo com ele, esse não é um momento propício para se ter essa discussão.

“Acredito que falar em impeachment em uma altura dessa, com um problema maior que é da covid-19, uma situação muito crítica dentro da economia mundialmente falando e você pensar e falar em impeachment é para afundar ainda mais o nosso país”, declarou.

O parlamentar disse acreditar que a proposta de afastamento de Bolsonaro não deve prosperar e que o assunto só está sendo abordado por conta das as eleições da mesa da Câmara, que acontecem na próxima segunda-feira (1º).

“Essa é uma pauta não só da esquerda, mas também de pessoas que estão fomentando isso, trazendo isso para a disputa eleitoral, para tentar ameaçar o governo. O governo tem feito seu papel realmente ajudado o povo brasileiro e nós estamos aqui para ajudar o país a sair dessa situação que se encontra”, arrematou.

João Azevêdo e Cícero Lucena discutem parcerias em nova audiência, nesta 4ª-feira

O governador João Azevêdo (Cidadania) e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), se reúnem novamente, nesta quarta-feira (27), em audiência a partir das 9h, na Estação Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. Na ocasião, os dois governantes, que são aliados e correligionários políticos, vão discutir a elaboração de uma pauta administrativa em conjunto, por meio de parceiras entre Estado e Município.

Este não é a primeira vez que os dois governantes se reúnem para definir ações conjuntas. No último dia 6 de janeiro, na primeira semana da gestão Cícero Lucena, o governador João Azevedo fez uma visita de cortesia, no Paço Municipal, e, juntos, os dois anunciaram um pacote de ações formalizado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado em áreas como infraestrutura, meio ambiente e saúde.

Entre as ações anunciadas estão uma parceria para o tratamento e identificação de ligações clandestinas de esgoto que desembocam nas praias da Capital, ação esta que João Azevêdo e Cícero Lucena já autorizaram em visita in loco.

Além disso, o prefeito assinou o decreto que institui uma comissão para estudar a renovação da concessão entre a Cagepa e a PMJP,  no que será seguido pelo governador, com o objetivo de universalizar o serviço de saneamento no menor prazo possível. O monitoramento do fornecimento de águas públicas também está no foco de atenção.

Sobre a barreira do Cabo Branco, o prefeito anunciou a necessidade de realização do enrocamento da área referente à ladeira próxima à antiga praça de Iemanjá. Também será realizado um estudo conjunto das próximas etapas para contenção da erosão da barreira.

Na saúde, o objetivo é uma parceria que viabilize a reestruturação do serviço de enfrentamento à Covid-19, bem como de preparação para a vacinação. Outro assunto em pauta foi a criação do Opera João Pessoa, articulado com o programa Opera Paraíba. A intenção é zerar uma fila de quase cinco mil cirurgias eletivas no município.

Durante o encontro, o prefeito anunciou a liberação do licenciamento da empresa responsável pela construção do Polo Cabo Branco. Cícero Lucena adiantou que a PMJP vai trabalhar de forma ágil para garantir eficiência em suas obrigações para viabilizar a obra, que deve impulsionar o turismo e a economia da Capital e do Estado.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Deputada estadual Cida Ramos pode não disputar a reeleição em 2022

Pessoas próximas à deputada Cida Ramos informaram ao blog que ela avalia não disputar a reeleição à ALPB. Denunciada na Operação Calvário, Cida reconhece que sua entrada na política eleitoral só trouxe dor de cabeça e ações judiciais. Com o apoio de Ricardo Coutinho, a parlamentar foi a mais votada em 2018.

A deputada também estaria insatisfeita com os rumos e a má-fama do PSB, que não elegeu um único vereador em João Pessoa e pode não eleger um deputado estadual em 2022. Sem o comando da secretaria estadual de Desenvolvimento Humano, Cida teria perdido suas principais bases eleitorais para Tibério Limeira, atual secretário e candidato a deputado estadual em 2022. (Por Alan Kardec)

Prefeitura vai avaliar ciclofaixas e estuda obras de mobilidade no Geisel e Bancários

Uma reunião entre o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), e a diretoria da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) discutiu, nesta terça-feira (26), a avaliação das ciclofaixas e estudos para obras de mobilidade urbana nos bairros do Geisel e Bancários.

Segundo Cícero, estudos vão ser feitos para averiguar a manutenção das atuais ciclofaixas da Capital e avaliar se elas vão ser mantidas na atual estrutura, já que existe a percepção de que algumas delas estão oferecendo riscos de acidentes entre ciclistas, pedestres e motoristas.

Além disso, o prefeito analisou uma série de projetos que devem ser implantados, como o girador do Campo do Santos, no Geisel, e a ligação das Três Ruas, nós Bancários, à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Outro tema abordado foi o dos estacionamentos no Centro. Cícero conheceu e verificou o andamento do projeto de modernização da antiga Zona Azul, que está em fase final de elaboração do edital de licitação. O prefeito, no entanto, defende que mais alternativas sejam buscadas.

Ex-prefeito Audiberg e Naura felizes e orgulhosos com a colação de grau do filho Gabriel no curso de Engenharia Civil

A formatura é sempre um momento de muita alegria, pois marca a conquista de uma fase importante da vida. É um dos atos mais importantes da Universidade, pois é a finalidade dela. Daqui em diante o formado segue um novo caminho e carrega consigo um motivo de muito orgulho, principalmente, para a família.  

A noite desta terça-feira (26) foi especial para o casal amigo: ex-prefeito Audiberg Alves e ex-primeira-dama Naura Ney, com a colação de grau do seu primogênito Gabriel Ferreira Carvalho em Engenharia Civil, pela Unipê, cuja cerimônia (realizada de forma on-line) ocorreu agora a pouco no Teatro Pedra do Reino aqui em João Pessoa. Gabriel foi o orador oficial da turma que aumentou mais ainda o orgulho e a satisfação de seus pais.

Uma ocasião em que todo o sacrifício é recompensado. É o dia em que o sonho se torna realidade. Digo porque muitos almejam estar nesse pódio e isso é motivo de muito orgulho. Ao formado Gabriel coube a missão de representar os colegas como orador, momento em que a voz embarga e as palavras parecem insuficientes por não serem capazes de traduzirem a intensidade de sentimentos vivenciados. 

Ele falou sobre o momento de limitações que vivemos, por conta da pandemia, relembrou momentos importantes da trajetória e a esperança dos novos dias que se avizinham. "Esse é um momento de comemoração, superação, de emoção. Infelizmente, estamos em uma época complicada em nossas vidas, com uma pandemia que nos pegou de surpresa...", pontuou Gabriel em seu discurso.

"Naura e eu nos sentimos muito felizes e satisfeitos com o novo ciclo na vida de Gabriel, que tem o privilégio de concluir uma graduação. Nos sentimos realizados por ver que todo nosso esforço teve resultado e valeu a pena", disse o ex-prefeito Berguinho em contato com o blog.  

Quando temos um sonho, a via faz mais sentido. Quando temos algo pelo qual queremos e precisamos lutar, ganhamos motivação, planejamos o futuro. Parabéns Gabriel pela dedicação, disciplina e conquista do sonhado objetivo. Parabéns Berguinho e Naura por essa grande e imensurável conquista.

O pré lançamento da candidatura de Luciano Huck à presidência da República

Apresentador da TV Globo há anos, Luciano Huck dispensa apresentações. Difícil encontrar um brasileiro que não saiba quem ele é.  E isso o coloca num patamar diferenciado no hall dos presidenciáveis para 2022.

O fenômeno não é novo. Nem raro. Desde Silvio Santos em 1989, passando por Donald Trump em 2016 e João Dória em 2018, somente para ficar com cases mais emblemáticos, vimos empresários com atuações na televisão colocarem seus nomes para disputar cargos majoritários.

O que eles todos tem em comum? Já começam na disputa tendo vencido a etapa de se tornarem conhecidos do eleitorado. E na política, como em quase qualquer outro ramo, um pouco de (boa) fama não faz mal a ninguém. Claro que, na política, ser desconhecido não é necessariamente um defeito. Às vezes, é até vantagem porque se pode apresentar um candidato partindo do zero e fazê-lo ser conhecido somente pelas virtudes.

No caso de Huck, ele não parte do zero. Parte de um ponto que o colocou como personalidade pública conhecida. Empresário, membro da elite branca paulista, e bem relacionado, suas qualidades já foram captadas pelos personagens mais proeminentes da Avenida Paulista.  E que sonham com a possibilidade do apresentador ser o grande trunfo que forças de centro, ou da direita moderada, para confrontar o extremismo do presidente Jair Bolsonaro.

No caldeirão de Huck, além disso, soma-se a empatia que ele consegue demonstrar com causas sociais, a interação com camadas mais baixas da população, e sua espontaneidade, que está longe da artificialidade que Dória aparenta.

Os incrédulos poderão dizer que ele não iria a lugar algum pois bastaria alguém dizer que ele não tem experiência alguma para ser presidente do Brasil uma vez que nunca administrou, além do próprio nome, gestão pública alguma. Argumento fragilíssimo porque Bolsonaro, até virar presidente, também não.

Por conta disso, não é tratado como piada por gente que tem conta bancária de fazer inveja a listáveis da Forbes.

Huck sabe disso. E alimenta esse espectro, ao mesmo tempo, sem deixá-lo passar fome nem engordá-lo. No artigo que escreveu para a Revista Veja na edição do dia 13 de janeiro, ele pareceu avançar um pouco mais na dieta do “talvez” e deixou pistas mais evidentes sobre seus desejos.

Ao fazer um balanço de tudo o que já fez do bom para o Brasil, em especial sua contribuição no período mais crítico da pandemia, Huck disse frases como “existe uma vontade pessoal minha de atuar na construção de um futuro mais próspero e justo para nossa sociedade”.

Ao tratar de uma tese defendida pela historiadora Anne Applebaum registrou a necessidade de formação de um reagrupamento político e instalação de uma contranarrativa com objetivo de deter os extremos antidemocráticos. “Um chamado que considero irresistível e que conta com ventos a favor”, declarou no texto.

Ao citar trecho de música de Caetano Veloso, para quem “coragem grande é poder dizer sim”, Huck, cujo sim é esperado por alguns, arremata dizendo: “Temos de arregaçar as mangas das nossas camisas, pisar no chão da realidade e elaborar um projeto de nação que faça o Brasil liderar agendas globais”.

Seu maior desafio seria acertar n a escolha do partido e, paralelamente, avançar em composições que atraiam apoio de outros nomes cotados, a exemplo do próprio Dória, e dos ex-ministros Moro e Mandetta.

Afora isso, Huck tem sim todas as credenciais para esquentar o caldeirão da próxima disputa presidencial no Brasil. Desde que tenha coragem pra dizer sim.

Por Luís Tôrres

‘A falta de consciência coletiva é um absurdo, uma vergonha’, diz governador João Azevedo sobre os 'fura-filas' da fila de vacinação contra a Covid-19

O governador João Azevedo (Cidadania) concedeu entrevista ao programa Frente à Frente comandado pelo jornalista Luís Tôrres nesta segunda-feira (25), na TV Arapuan. Entre os vários assuntos abordados, Azevedo falou sobre os ‘fura-filas’ da vacinação durante a pandemia de coronavírus, impeachment de Bolsonaro e as eleições 2022.

João Azevedo criticou os ‘fura-filas’ da fila de vacinação contra a Covid-19 e espera que sejam punidos com rigor. “Essa falta de consciência coletiva que algumas pessoas demonstram num momento como esse é um absurdo, é uma vergonha. Espero que seja apurado com muito rigor. As pessoas tem que compreender as necessidades de pensar no coletivo. Eu defendo punições severas, que sejam responsabilizadas seriamente porque estão tirando o direito de pessoas que realmente precisam nesse primeiro momento. É preciso pensar de forma coletiva. Todas as pessoas são importantes e com a união de todos é que se consegue vencer uma batalha”.

Em relação à negação do Governo Federal sobre tomar medidas eficazes o quanto antes para a aquisição da vacina, Azevedo afirmou que, “está evidente que houve um atraso na tomada de decisão por parte do Ministério da Saúde. A luta dentro do Fórum dos Governadores do Nordeste junto ao ministério era fazer com que a CoronaVac fosse incluída no plano de vacinação nacional. Nós iniciamos a vacinação com a CoronaVac porque o Butatan e o Governo de São Paulo trabalhou muito para termos as vacinas”.

Questionado sobre a urgente continuidade do auxílio emergencial, Azevedo explicou que, “há necessidade de se manter o auxílio para que as pessoas possam viver e conseguir passar por essa fase difícil. Transferir recursos para a área da saúde está na constituição brasileira. Na pandemia houve uma injeção de recursos a mais na tentativa de se diminuir o diferencial que todos os estados perderam, e houve uma reposição, pelo menos parcial, e os estados tiveram que fazer o dever de casa. Essa ajuda do Governo Federal aos estados e às pessoas não é favor”, ressaltou o gestor.

Sobre a questão diplomática do Brasil com a China, o governador disse que as declarações e insultos de Bolsonaro e de seu governo geraram um mal estar grave. “Entretanto, o governo chines está sinalizando que não fará nenhum tipo de retaliação. Essas picuinhas não constroem nada e só prejudica a boa relação com a China, mas ela está dando um exemplo positivo mesmo diante de afirmações inverídicas, irá nos fornecer os insumos para fabricação da vacina para salvar o povo brasileiro”.

João Azevedo falou ainda sobre um possível processo de impeachment de Bolsonaro. Para ele, o momento não é propício. “Isso vai ser apurado. Tenho a impressão que na situação que nós estamos hoje, um processo de impeachment, fracassará o próprio processo de vacinação em que nos encontramos. Seria um desastre no meio da campanha de vacinação. Falo como cidadão, como governador, e é o pior momento que isso ocorra no meio de uma campanha sob o ponto de vista econômico, político e social”, frisou o governador.

Conjuntura política na Paraíba

Perguntado sobre por qual motivo o seu partido, o Cidadania, não indicou pessoas para ocupar cargos nas secretarias da Prefeitura de João Pessoa, Azevedo destacou que não se pode fazer política baseada em troca de cargos. “Nas conversas que tive com Cícero Lucena jamais foram colocadas condições para ocupar essa ou aquela secretaria. O Cidadania tem um representante maior que é o vice-prefeito, Léo Bezerra. Fizemos uma aliança que deu certo e que foi vitoriosa. O que me interessa é a gestão e as parcerias possíveis entre o Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa para o desenvolvimento das cidades e das pessoas. Após muitos anos vemos uma parceria que está dando certo. Em reunião com o prefeito Cícero no Paço Municipal muitos frutos foram gerados e penso que os ‘pedestais’ na política precisam ser derrubados”, reafirmou o governador.

Sobre as eleições de 2022, João Azevedo ressaltou que irá construir uma aliança que favoreça a gestão, mas que este não é o assunto no momento. “Não é prioridade do governo, não é assunto para se discutir no meio de uma pandemia e crise de saúde pública. O nome que será colocado tem que ser um nome que tem que estar respaldado por uma boa gestão e esses nomes vão surgir no tempo certo. A pauta do momento é a vacinação contra a Covid-19”.

‘Todos os aliados sabem’, diz João Azevêdo sobre disposição de disputar reeleição em 2022

O governador João Azevêdo (Cidadania) voltou a reafirmar, nesta segunda-feira (25), durante o programa Frente a Frente, da TV Arapuan, sua disposição de concorrer à reeleição em 2022. Apesar da declaração, Azevêdo ressaltou que o assunto não é pauta prioritária, principalmente em função da pandemia.

De acordo com João Azevêdo, não há que se falar em política em um momento que as atenções do governo se voltam para a viabilização de vacinas. “Nós sabemos claramente que é um direito que tem o gestor de colocar o seu nome para a reeleição. Essa é uma pauta pensada? Sim, mas não é uma pauta prioritária. Não se pode hoje, no meio de uma pandemia, se discutir reeleição”, afirmou.

Questionado sobre a postura dos aliados diante da disposição de concorrer à reeleição em 2022, João Azevêdo disse que este assunto é de conhecimento de todos, mas reiterou que não há necessidade de se pautar o tema no momento. “Todos sabem da projeção e da pretensão de dar continuidade ao projeto que está dando certo”, arrematou.

Após homenagem em frente à prefeitura de Patos, na manhã desta terça-feira, corpo do ex-prefeito Dr. Ivanes será levado para Conceição...

O cortejo com o corpo do médico e ex-prefeito Ivanes Lacerda (Republicanos) chegará ao município de Patos, nesta terça-feira (26), por volta das 7h. De acordo com a programação definida por familiares, está programada uma parada em frente ao prédio da Prefeitura de Patos, onde o ex-gestor receberá homenagens de diversas entidades públicas e privadas e por parte da população local.

Logo em seguida, o cortejo com o corpo de Ivanes Lacerda seguirá para o município de Conceição, terra natal do médico e político e onde ele será sepultado. Não foi confirmada a imprensa se haverá velório. Ivanes é irmão do ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda, e tio do atual prefeito Samuel Lacerda.

Ivanes Lacerda morreu na tarde desta segunda-feira (25), após sofrer complicações decorrentes da infecção por Covid-19. Ele estava internado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, da Unimed João Pessoa, desde o dia 3 de janeiro quando apresentou os primeiros sintomas decorrentes do diagnóstico pelo novo coronavírus.


LUTO OFICIAL

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito de Patos, ex-vereador e médico, Antônio Ivanes de Lacerda, fato ocorrido na tarde desta segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2021. Ao mesmo tempo, a gestão municipal lamenta a perda irreparável do homem que era natural de Conceição e se tornou um patoense de coração.

“Ivanes era um grande companheiro, um grande profissional médico com muito serviço prestado a Patos. Como Prefeito interino teve muita coragem de tomar algumas medidas para ajustar as contas do município, e contribuiu com o crescimento da cidade. Ivanes tinha um coração grande. Então, a gente lamenta esse momento, infelizmente não conseguiu vencer o vírus que ele tanto se cuidou durante toda essa pandemia”, lamentou Nabor.

O prefeito de Patos ainda externou os votos de solidariedade a todos os familiares, amigos e admiradores. “Aqui deixo meus sentimos para a família, para os amigos de Ivanes e as pessoas que lhe acompanhavam como vereador nesses cinco mandatos na Câmara de Patos”.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda, morre vítima da Covid-19; Ivanes era irmão do ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda...

O ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda, morreu no fim da tarde desta segunda-feira (25), vítima da Covid-19. O médico estava internado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, após testar positivo para o novo coronavírus.

Ivanes Lacerda havia sido acometido com a Covid-19 no final do mandato. Ele deu entrada na unidade hospitalar no dia 3 de janeiro, e desde então esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializada para combater o coronavírus.

Por causa dos sintomas da doença, o ex-gestor não compareceu à cerimônia de posse do correligionário e prefeito eleito, Nabor Wanderley (Republicanos), e do vice, Jacob Souto (Rede), no primeiro dia do ano, no Paço Municipal. A transmissão do cargo e entrega da faixa de prefeito constitucional de Patos foram conduzidos pelo procurador-Geral do Município, Jonas Guedes.

Ivanes Lacerda era médico de formação, foi vereador por cinco mandatos, presidente da Câmara Municipal de Patos e ascendeu ao cargo de prefeito em eleição indireta, durante votação na Câmara de Vereadores, após o colega parlamentar Sales Júnior (PRB) renunciar ao cargo. Ivanes era irmão do ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB).

Aguinaldo diz que não há clima para impeachment de Bolsonaro: "Só com pressão popular".

Pelo menos no depender do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), líder da maioria na Câmara Federal, não haverá processo de impeachment contra o presidente Bolsonaro. Não neste momento. Segundo Aguinaldo, “não há clima político para um processo de impeachment contra Bolsonaro, porque, a meu ver, não há pressão popular neste momento”.

E pontuou: “Um processo de impeachment só se concretiza quando há uma pressão popular, e eu não acredito em um movimento que seja artificializado, só acontece quando o povo decide.” lembrou ainda: “Quando houve impeachment de Collor e de Dilma foi o povo quem pressionou e decidiu, não foi a Câmara. O Congresso  é apenas um instrumento disso, porque é um processo muito traumático”.

Como se sabe, há vários pedidos de impeachment protocolados, especialmente por partidos de oposição, contra Bolsonaro. O atual presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, já avisou que, como está em fim de mandato, não deverá pautar esses pedidos, e transferiu a “responsabilidade” para o próximo presidente da Casa.

As declarações foram dadas, na manhã desta sexta (dia 22), durante visita ao Mercado de Valentina, ao lado do prefeito Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.