sábado, 19 de junho de 2021

Agilidade para salvar vidas: Governador João Azevêdo disponibiliza UIT Aérea para transporte de pacientes de todo o estado

A partir de agora a Paraíba passa a contar com uma UTI Aérea para o transporte de pacientes da rede pública de Saúde em todo o estado.  "A Paraíba agora conta com uma UTI Aérea disponível para o transporte de pacientes em todo o estado. O que antes era serviço exclusivo dos usuários dos mais caros planos de saúde, agora está a disposição de todos os paraibanos e paraibanas, pelo SUS.", disse o governador João Azevêdo.  

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) conduzirá a utilização da primeira UTI Aérea do Estado. Os pacientes continuarão sendo regulados pela Central de Regulação, que acionará o transporte aeromédico para o deslocamento dos pacientes entre os hospitais públicos do estado.

"Agilidade e segurança que fazem toda a diferença para salvar vidas. Além do transporte de pacientes, a aeronave também será utilizada para captação de órgãos e tecidos, transporte inter hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais", completou. 

Pretenso candidato a senador na chapa de João, Aguinaldo entrega ao lado de Cícero e do ministro Rogério Marinho residencial em João Pessoa

Quer goste ou não, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) sempre trabalhou no sentido de reduzir o déficit habitacional, seja como parlamentar ou ministro das Cidades durante o governo do PT.

Aguinaldo participou da entrega de casas do Residencial Vista do Verde II, no Bairro das Indústrias, ao lado do prefeito Cícero Lucena e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Quando foi ministro das Cidades a secretária nacional de Habitação era justamente Socorro Gadelha, atual secretária municipal de Habitação em João Pessoa.

De acordo com o parlamentar progressista, a política habitacional tem que ser uma constante. “Quando fomos ministros (Cidades) tivemos o maior programa de habitação do país, inclusive na faixa 1 que é dedicada a pessoas que mais precisam”, disse.

Falou que “contratamos, na época, em dois anos, quase 3 milhões de moradias e esse aqui (Vista do Verde II) foi um dos empreendimentos que nós garantimos o recurso da União e agora está sendo concretizado e estamos entregando ao lado do prefeito Cícero”.

Por essa, e outras razões, Aguinaldo está sendo convocado para concorrer o mandato de senador da República nas eleições do próximo ano, formando na chapa à reeleição do governador João Azevêdo.

Bruno Cunha Lima quer PSD distante do PT e com candidatura própria em 2022

Os diálogos entre a executiva nacional do PSD e a executiva nacional do PT ainda não surtiram resultados reais. Na Paraíba, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) é um dos que torce para que essa aliança não prospere.

Ele disse, nesta sexta-feira (18), que a expectativa é justamente uma candidatura própria do seu partido rumo à presidência da República, dessa forma, a sigla não caminharia nem com Lula nem com Bolsonaro.

“O que ouvi do presidente é que na pretensão do partido ele tenta construir uma candidatura própria e isso já afasta qualquer tipo de ilação que ele estaria saindo do partido e isso não passa de especulação”, afirmou Bruno em entrevista ao Sistema Arapuan.

Apesar de não fazer objeções ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Bruno deixa claro sua rejeição a qualquer possibilidade de aliança com o PT.

“Internamente eu tenho feito essa observação, que entendo como voz ativa, onde particularmente não defendo aproximação com o ex-presidente Lula, embora essa não seja a intenção dele e ouvi isso pessoalmente de Kassab que qualquer reunião não significa dizer anuncio de apoio ou antecipação de decisão”, afirmou o prefeito de Campina Grande.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Paulo Maia anuncia Harrison Targino como candidato a presidente da OAB-PB

Movimento da advocacia liderado pelo atual presidente da OAB-PB, Paulo Maia, anunciou através das redes sociais, nesta quinta-feira (17), o nome do advogado e conselheiro federal da OAB, Harrison Targino, como candidato a presidente da Instituição nas eleições que acontecerão no próximo mês de novembro.

“A candidatura do professor Harrison é resultado de uma construção coletiva, de advogadas e advogados de todo estado que acreditam que a OAB da Paraíba deve ser representativa de toda pluralidade da advocacia. Que querem preservar conquistas e avançar ainda mais. Porque quando a advocacia caminha junta, ela sempre pode mais”, ressaltou Paulo Maia.

“Harrison, além de advogado com uma trajetória brilhante, é também um gestor com experiência e capacidade para seguir com os grandes projetos em curso. Ele é extremamente democrático e está permanente aberto para o diálogo, características fundamentais para liderar essa OAB plural e participativa que temos hoje”, acrescentou o presidente.

Harrison, que é mestre em Direito pela PUC-SP, já exerceu inúmeras funções públicas como procurador-geral do Estado, Secretário de Educação, Secretário de Segurança Pública. Também foi Juiz do TRE-PB, Diretor da Faculdade de Direito da UEPB e membro do Conselho Universitário da UEPB e da PUC-SP. Na área acadêmica, leciona no UNIPÊ e na Universidade Federal da Paraíba (UEPB).

Na OAB-PB foi vice-presidente na gestão de Arlindo Delgado, assumindo interino o comando da Instituição por quase um ano. Foi conselheiro estadual e membro de comissões nacionais da OAB (Ensino Jurídico, Exame de Ordem, dentre outras). Atualmente é Conselheiro Federal da OAB pela Paraíba.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Em Santa Rita, Vereador reclama da falta de bebedouros e presidente da Câmara rebate: "enfie sua língua naquele canto", Assista

Os ânimos na 35ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Rita, desta quinta-feira (17), foram acirrados. O motivo é que o vereador Aderaldo Bento, mais conhecido por Kinho de Lerolândia (Avante), reclamou da falta de bebedouros e o presidente da Casa Prefeito Antônio Teixeira (PP), Cícero Medeiros rebateu e mandou vereador “enfiar a língua naquele canto”. 

Kinho de Lerolândia fez críticas por falta de bebedouros na Casa. Com isso, o presidente da Câmara chegou a dizer que o “vereador Kinho tem a língua muito grande” e mandou que procurasse “fazer as coisas no seu bairro que é tudo cheio de lama”. 

O vereador, que estava na sessão de forma remota, ainda tentou argumentar com Cícero Medeiros, mas foi interrompido. Kinho de Lerolândia, que é o atual vice-presidente da Casa, reclamava da falta de bebedouros. “Não lhe dei a palavra. Corta o microfone dele”, determinou, como o ClickPB apurou. 

No entanto, a confusão continuou. Cícero Medeiros decidiu dizer o que tem feito desde o início do ano. “Você está com três meses de projetos atrasados e vem aqui meter a sua língua. Faz cinco meses que estou como presidente, salário em dia, uma parte do décimo terceiro, vou pagar essa semana, tem dois bebedor de água comprado para chegar hoje”, frisou.

Confira o vídeo:

Em ato de solidariedade, Júnior Araújo pede orações pela recuperação de Zé Aldemir: ‘’Que ele retorne ao convívio com a família o quanto antes’’.

O deputado estadual Júnior Araújo (Avante) aproveitou a sessão da Assembleia Legislativa da Paraíba nesta quinta-feira (17), para se solidarizar com a família do prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles, que enfrenta complicações da Covid-19 e será transferido para hospital particular de São Paulo.

Zé Aldemir tem 75 anos e está hospitalizado. Nos últimos dias, o político apresentou um quadro de complicações em virtude de ter contraído a Covid-19 e consequentemente problemas cardíacos. Para o deputado cajazeirense, o momento é oração pela plena recuperação do político sertanejo.

‘’É de conhecimento público minhas divergências políticas e de pensamentos com o prefeito Zé Aldemir, estamos de lados opostos na política é verdade, porém quero dizer que estou solidário, em orações e torcendo pela pronta recuperação do mesmo. Que Deus possa restabelecer a saúde do mesmo e que o traga o quanto antes ao convívio da sua esposa, minha colega de parlamento deputada Paula, de suas filhas, de suas netas, dos familiares e de tantos amigos’’, disse.

O BOLETIM

Segundo informações de familiares, ‘’Zé Aldemir tem melhorado bastante com a intubação. As trocas gasosas melhoraram, hemodinamicamente está instável, a gasometria aumentou consideravelmente. Todos os níveis estão clareando muito. Os exames de laboratório e o ecocardiograma apresentaram pequenas alterações’’.
Na tarde desta quinta-feira (17), o prefeito será transferido para o Instituto Nacional do Coração em São Paulo para receber tratamento especializado.

Novo decreto vai suspender feriado de São João na Paraíba

O novo decreto do Governo do Estado, com medidas mais restritivas no combate à Covid-19, que deve ser publicado ainda nesta quinta-feira (17), vai suspender o feriado de São João, no dia 24, para evitar o avanço da doença.

O decreto que terá validade a partir deste sábado (19). A confirmação da suspensão do feriado foi dada pelo secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

De acordo com o secretário, a decisão foi acordada durante reunião realizada pelo governador João Azevêdo (Cidadania), na noite desta quarta-feira (16), com a área de saúde do Estado e a Comissão Bipartite, que reúne também representantes das secretarias municipais da saúde.

A possível chapa governista para 2022 - Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Eu tenho dito e repito que não acredito que o governador João Azevêdo (CIDADANIA), seja candidato à sua reeleição no próximo ano. E toda vez que digo isso, os bastidores da política paraibana ficam em ebulição e com isso, o meu telefone não para de tocar e mensagens também não param de chegar querendo saber os "porquês" dessa minha afirmação.

Vejam bem. O normal será o governador ir para a sua reeleição, pois, além de ser um direito seu, será também uma decisão específica da sua vontade. Ocorre, que algo tem me dito constantemente, que fatos vindouros e etc, poderão tirá-lo do jogo, inclusive, também a vontade do próprio governador em não querer disputar a sua reeleição, com isso, João Azevêdo, deverá ficar até o final do seu mandato e apoiar um aliado para a sua sucessão. O nome desse aliado que sairá do bolso do colete do governador, caso ele não vá para a reeleição, eu já sei quem será o felizardo e no momento oportuno divulgarei em primeira mão.

Mas, porém, contudo e todavia, para não desagradar os seguidores e torcedores de João, que também são meus leitores assíduos e eu tenho o maior respeito por todos eles, vamos supor que eu esteja errado nas minhas previsões e o governador vá para sua reeleição em 2022. Assim sendo, entendo que o vice-governador na futura chapa de João, deverá ser o deputado estadual Adriano Galdino (AVANTE), que indubitavelmente, é um líder inconteste e grande articulador político.

Já escrevi artigo apontando Ana Cláudia Vital do Rêgo (PODEMOS), como possível vice-governadora na chapa de João Azevedo. Mersinho Lucena (PP), filho do prefeito Cícero, poderá também ser um bom vice para o governador, mas como a política é muito dinâmica e muda bastante a cada dia, a preço de hoje, o deputado Adriano Galdino (AVANTE), seria o mais viável vice para a chapa de João Azevêdo. Ana e Mersinho, deverão ser candidatos a deputada federal e com boas chances de vitória.

Na chapa governista para 2022, se o governador João for mesmo para sua reeleição, o nome para disputar o Senado deverá ser o do jovem deputado federal Efraim Filho (DEM), que já partiu na frente e está em plena pré-campanha anunciando apoios e mais apoios a cada dia. Com isso, os votos de Adriano e Efraim, já começam a ser cobiçados por vários outros pré-candidatos a deputado federal que deverão estar na coalizão política governista. Então, se nenhuma "tempestade" acontecer e João for mesmo para a sua reeleição, o caminho é por aí com a seguinte chapa: João, Adriano e Efraim, no entanto, tudo poderá mudar. Haja coração... ADELANTE!

Por Rui Galdino

quarta-feira, 16 de junho de 2021

“Escolha se dará no tempo oportuno”, diz Ricardo Barbosa sobre convite de Efraim Filho e ACM Neto para ser candidato a Deputado Federal pelo DEM

O deputado estadual Ricardo Barbosa esteve em Brasília, nesta terça-feira (16), para tomar posse como Presidente da UNALE, Associação Nacional dos Deputados Estaduais. Ricardo se encontrou com o deputado federal Efraim Filho e ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, um convite para ingressar no partido.

Segundo o deputado estadual a decisão de deixar o PSB já está tomada, ele disse que ficou feliz e honrado com o convite, mas que a escolha do novo partido deve acontecer em outro momento. "A escolha de uma nova agremiação partidária se dará com calma e no tempo oportuno”, escreveu ele nas redes sociais.

Efraim Filho segue consolidando sua pré-candidatura ao Senado. Já Ricardo Barbosa vai disputar uma vaga de Deputado Federal em 2022. Em 2018, ele obteve 41.201 votos sendo um dos deputados estaduais mais bem votados da Paraíba.

Léo Bezerra prevê majoritária de João com Veneziano, Efraim e Aguinaldo

Em entrevista a imprensa nesta semana o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (Cidadania) comentou sobre sua projeção para o inicio das conversas da sua sigla com demais aliados visando à formação da formação da chapa majoritária a ser encabeçada pelo governador João Azevêdo (Cidadania). Segundo ele, essas conversas devem ocorrer a partir de setembro deste ano.

Para Léo, até setembro, as demandas relacionadas à pandemia deverão estar mais amenas, sobretudo devido ao avanço da vacinação da população. O vice-prefeito dá como certo o apoio do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) a João Azevêdo, em 2022. “É uma construção. Não existe uma imposição nem por parte do governador, nem por parte do prefeito. É um diálogo, uma construção que ocorrerá para a dor de cotovelo de muitos”, comentou Léo.

O vice-prefeito da capital Léo Bezerra acredita que o diálogo – “este é perfil da nossa gestão, de muito diálogo. Estamos construindo uma aliança. Não é como no passado que era feita apenas para as eleições. E aí, temos certeza que Veneziano, Efraim, Aguinaldo, todos nós sentaremos numa mesa-redonda para dialogar. Tenho certeza que o objetivo de todos é um só: trabalhar pelo benefício da população”, comentou.

Projeto de Júnior Araújo que amplia prazo para pagar conta de luz atrasada é aprovado pela ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a ampliação do prazo de quitação de débitos relacionados ao não pagamento da tarifa de energia elétrica durante o período de proibição da suspensão do fornecimento do serviço em consequência da atual crise sanitária. O texto do Projeto de Lei (PL) 2.710/2021, de autoria do deputado Junior Araújo, foi aprovado por unanimidade durante sessão realizada nesta quarta-feira (16) por meio de videoconferência.

A proposta estabelece que após o período de 90 dias determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consumidor terá ainda o prazo de mais 60 dias para quitar eventuais débitos sem que ocorra a interrupção da prestação do serviço. “Os dias adicionais para quitação dos débitos servirão também para diluir o montante a ser pago, facilitando a retomada da vida de pessoas que estarão com dificuldades de se manter. Na realidade da pandemia, até mesmo a compra de alimentos está prejudicada”, argumentou Júnior Araújo.

Ainda preocupados com a saúde da população diante da atual crise sanitária, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o PL 2.784/2021, do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, determinando que seja autorizado de forma imediata pelas operadoras de planos de saúde testes por RT-PCR, indicados para detectar a contaminação pelo novo coronavírus. “Considera-se abusiva a demora para a autorização, sob pena de colocar em risco a vida do consumidor”, defendeu Adriano Galdino.

terça-feira, 15 de junho de 2021

Prefeito e ex-prefeitos de Pedra Branca anunciam apoio a pré-candidatura de Bruno Roberto ao Senado

O filho do deputado federal Wellington Roberto (PL), o empresário e atual assessor do Banco do Nordeste Bruno Roberto (PL) segue pavimentando sua pré-candidatura ao Senado para o ano de 2022. Nesta terça-feira (15), ele recebeu apoio do prefeito de Pedra Branca, Mário Bastos, e dos ex-prefeitos: Antônio e Allan Bastos (pai e filho).

“Tenho certeza que, com a combinação, da juventude, da experiência e do compromisso com o povo paraibano, ele é a pessoa certa para nos representar no Senado Federal”, disse o prefeito.

Bruno Roberto tem reiterado a disposição de participar da eleição, mesmo com o surgimento de novos nomes na corrida pela única vaga que estará que na disputa em 2022. “São importantes adesões ao nosso projeto, reconhecendo a atuação parlamentar do deputado Wellington Roberto, com nossa intenção de replicar esse modelo que tem repercutido de forma muito positiva nos municípios”, disse.

O pré-candidato tem destacado como propostas para 2022, a geração de emprego, o fortalecimento da renda, com a criação de uma renda básica e a reinserção profissional. “No Senado seremos mais uma ferramenta de atuação com esse enfoque, e também para discutirmos questões estruturais, sobretudo a questão da retomada da economia, com a reinserção dos brasileiros no mercado de trabalho, a recomposição da renda das pessoas e a retomada da educação”, reafirmou.

Júnior Araújo tem PL que estadualiza estradas e viabiliza pavimentação asfáltica no Sertão da Paraíba aprovado pela CCJ

A Comissão de Constituição Redação e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou um projeto de autoria do deputado Júnior Araújo que que estadualiza as estradas municipais que interligam as cidades de Cajazeiras (PB) e Santa Helena (PB), e que vai beneficiar Distrito cajazeirenses da Serra da Arara e os Distritos de Várzea de Emas e Melancias, ambos do município de Santa Helena.

Nas redes sociais, Júnior Araújo comemorou a aprovação na Comissão e destacou que o projeto vai viabilizar a pavimentação asfáltica na região, que será seu próximo projeto.

“Essa ação é muito importante, pois após aprovação em plenário será dado mais um passo na direção da busca da pavimentação asfáltica que beneficiará milhares de paraibanos, beneficiando as cidades de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe e Santa Helena no Alto Sertão da Paraíba”, ressaltou.

Filiados históricos do PSDB, prefeito de Conceição confirma encontro com João Azevedo e pode anunciar adesão ao governo nos próximos dias

Foto: Prefeito Samuel, ex-prefeito Nilson e o vice Raimundo
A população de Conceição, e do Vale do Piancó, foi pega de surpresa no fim de semana, com a declaração do prefeito Samuel Lacerda (PSDB) confirmando que terá nos próximos dias reunião com o governador João Azevêdo (Cidadania), que poderá resultar na adesão ao grupo governista.

Filiados históricos do PSDB e aliados de primeira hora do ex-senador Cássio Cunha Lima, o ex-prefeito Nilson Lacerda (líder do grupo), o prefeito Samuel Lacerda (sobrinho de Nilson), o vice-prefeito Raimundo Araújo (PSDB) e a bancada (maioria) de Vereadores devem desembarcar na base de João Azevedo. 

Samuel Lacerda frisou que a amizade continua com o ex-senador Cássio, mas, nesse momento, "a cidade precisa de parcerias com o governo para viabilizar obras estruturantes em benefício do povo". E essa adesão seria o ponta pé inicial para destravar recursos junto ao Estado. Nilson, inclusive, desponta como forte candidato a deputado estadual pela região.

Quanto ao partido, Samuel Lacerda disse não haver problema algum em trocar de legenda, caso seja necessário, mesmo estando filiado há mais de 16 anos no partido tucano, e seu tio, pretenso candidato à Deputado Estadual, Nilson Lacerda, sendo o fundador da legenda na cidade. 

A fala do prefeito foi concedida em entrevista a Eudo Nicolau, na rádio Educadora de Conceição. 

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Ricardo Barbosa confirma candidatura a deputado federal: “Decisão irreversível”.

Durante entrevista ao Correio Debate 98 FM, nesta segunda-feira (14) o deputado estadual, Ricardo Basrbosa, afirmou que não pretende mais disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba e confirmou seu nome para a disputa de uma vaga no Congresso Nacional nas eleições de 2022.

“Tenho muito orgulho do papel que cumpro naquela casa [ALPB], tenho muito respeito pela própria Assembleia. Mas chegou a hora de prestar uma contribuição a Paraíba e aos paraibanos no congresso nacional” afirmou Ricardo.

O deputado também lembrou foi um dos deputados estaduais mais bem votados na eleição de 2018. com o total de 41.201 votos recebidos. Ricardo Barbosa deve deixar o PSB e se filiar ao Cidadania, do governador João Azevêdo.

Júnior Araújo agradece a João Azevêdo pela entrega de caminhões e equipamentos agrícolas para municípios das regiões de Cajazeiras, Sousa e Vale do Piancó

O deputado Júnior Araújo agradeceu nessa segunda-feira (07) ao governador João Azevêdo pela entrega, de forma simbólica, de 49 caminhões, sendo 39 refrigerados e 10 de carga seca, além de balanças eletrônica e de piso, freezers horizontais e verticais, computadores, impressoras, estabilizadores, monoblocos e pallets para os municípios paraibanos vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra com doação simultânea (PAA/CDS).

De acordo com o deputado, os investimentos de R$ 9,9 milhões, fruto de convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal beneficiam municípios de sua base política, nas regiões de Cajazeiras, Sousa e Vale do Piancó.

‘’Essa ação facilita o translado e isso tem uma grande importância na economia das cidades de Coremas, Conceição, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Triunfo e Vieirópolis, principalmente na vida dos produtores rurais. Essa ação certamente renderá muitos frutos na economia do Sertão e Alto Sertão da Paraíba. Queremos agradecer ao governador pelos investimentos no interior do Estado’’, disse.


PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

O PAA tem como finalidade promover o acesso à alimentação, assunto que tem voltado a ocupar espaço de prioridade na lista de preocupações das sociedades do mundo todo, inclusive no Brasil, e estimular a agricultura familiar, que representa 90% da economia dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, que é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa no país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

Atualmente na Paraíba, o PAA/CDS opera em 184 municípios distribuídos nas 14 regionais do Estado e possui 1515 agricultores fornecendo alimentos para a proposta em execução. Comparada à proposta anterior, houve um acréscimo orçamentário de 660% e aumento em mais de 300% da área de atuação do programa, demonstrado avanços significativos para a redução da desigualdade social e erradicação da fome e pobreza.