sábado, 6 de julho de 2019

Aguinaldo participa da Expert XP 2019 e debate sobre o cenário político brasileiro, os desafios para a economia e a Reforma da Previdência

 
O deputado federal paraibano e líder da maioria na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), participou nessa sexta-feira (05) da Plenária Institucional do primeiro dia da nona edição da Expert XP, evento referência no mercado global de investimentos.
Na ocasião, Aguinaldo debateu com os membros da XP Investimentos, CEO Guilherme Benchimol, diretor institucional Rafael Furlanetti, head de análise política Richard Back e com o analista Paulo Gama, sobre o cenário político brasileiro, os desafios para a economia, a Reforma da Previdência entre outros temas importantes para o país.
Aguinaldo ressaltou a importância da Expert XP 2019 e agradeceu o convite para participar do evento. “Essa participação foi muito importante principalmente em um cenário como o que nós estamos vivendo hoje em dia no Brasil. Debater temas de relevância para o nosso país em um evento deste porte, que reúne grandes nomes para discussões em torno do empreendedorismo, economia, política e muito mais, é muito gratificante” declarou.

Mesmo sem ter sido apoiada em Itaporanga, deputada Edna Henrique beneficia o município em Emendas de Metas na LDO destinando recursos para área da Saúde

 A deputada federal caririzeira Edna Henrique (PSDB) apresentou, quinta-feira (04), onze emendas individuais na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2020). Desse total, três emendas Metas foram destinadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos municípios paraibanos. Itaporanga, no Vale do Piancó, está entre os contemplados. Em torno de R$ 500 mil cada.
Mesmo sem apoio em Itaporanga, a parlamentar que está no primeiro mandato mostra que terá olhos para toda Paraíba e isso é excelente pela demonstração de que seu gabinete está à disposição de quem os procura, no caso os prefeitos. As emendas destinadas pela deputada priorizam o aprimoramento da política de atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar nos municípios.
O prefeito Divaldo Dantas esteve em abril no gabinete da deputada Edna Henrique, acompanhado da secretária municipal Josilene Gonçalves (Educação), solicitando apoio através de emendas para ações no município. A resposta da parlamentar está aí. Edna, sem querer, faz um desafio aos deputados que foram votados em Itaporanga para que comecem a trabalhar pela 'Rainha do Vale', pois a população está de olhos bem abertos. 
Além de Itaporanga, foram beneficiados: Brejo dos Santos, Cabedelo, Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, Monteiro, Riacho de S. Antônio, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santa Luzia, São João do Cariri, Serra Branca, Sousa, Zabelê, João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Guarabira, Itabaiana, Patos, Cajazeiras, Mamanguape, Guarabira, Juripiranga, Manaíra, Rio Tinto, Sapé, Princesa Isabel e Tavares.
A deputada direcionou recursos também objetivando a implantação do Centro de Tratamento de Hemodiálise no município de Monteiro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na estrutura do Hospital Santa Filomena, além da Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. “Saúde é e sempre será prioridade no nosso trabalho. Garantir recursos no orçamento da União para essa área é atenuar o sofrimento da população que tanto precisa de assistência. Recursos para a saúde nunca é demais”, salientou Edna Henrique.
A LDO é a peça que contém o plano de metas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. Caso as emendas sejam aprovadas, as indicações da parlamentar possibilitarão a inclusão de recursos para essas obras e ações no Orçamento de 2020, que será apreciado pelo Congresso até o final do ano.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Nome de Neuranda pelo GI surge como importante opção na busca por renovação na disputa pelo mandato de Vereadora em Itaporanga, em 2020.

Coordenador do GI, Ricardo Pereira, com Neuranda em encontro com irmãos
As eleições para o pleito de 2020 se aproximam e com ela novos nomes de candidato(a)s interessados em ocupar o cargo de Vereador(a) em Itaporanga, Vale do Piancó. E o Grupo Independente Renovador (GI) segue montando sua estratégia para a sucessão municipal vindoura quando pretende dobrar a bancada, eleita em 2016, e contribuir na construção de um projeto voltado aos anseios da coletividade. 
Dando importância devida ao papel da mulher na política, o grupo tem apresentado candidatas com votações destacadas nas últimas eleições. A ascensão de Sherliane Ferreira a titularidade do mandato mostra isso. Para 2020, o coordenador do grupo, jornalista Ricardo Pereira, tem assegurado quase duas dezenas de pré-candidatas com pretensão de disputar. Ao lado dos candidatos homens formarão time bastante significativo para buscar a eleição de ao menos quatro Vereadores. 
Reunidos no fim de semana, irmãos da tradicional Família Barreiro/Paulo viram como importante nessa busca por renovação o nome de Neuranda Barreiro Paulo postulante a uma vaga de Vereadora nas eleições do ano que vem, pelo Grupo Independente Renovador (GI). Dentre os irmãos, um deles já exerceu cargo de destaque num passado recente: o advogado Nosman Barreiro Paulo que foi vice-prefeito do então prefeito José Silvino (1997-2000). 
Neuranda, carinhosamente chamada de "Dudu' por familiares e amigos, é uma profissional capacitada que desempenha um trabalho reconhecido nas áreas social e educacional do município. Tem todos predicados para exercer com qualidade um mandato de Vereadora, atuando em defesa das população mais carente do município formando políticas públicas eficientes. 
"Itaporanga tem muito a ganhar com Neuranda na Câmara Municipal porque ela vai desempenhar um mandato exemplar legislando com responsabilidade e atuando em prol do povo, principalmente, mais carente se lhe for permitida oportunidade em 2020. Atendendo convite do compadre Ricardo Pereira vamos construir um excelente time no GI visando a eleição de quatro Vereadores", afirmou o ex-vice-prefeito Nosman Barreiro.
O lançamento de várias candidatas mulheres demonstra que o grupo segue uma linha coerente como celeiro de revelação de novos e bons nomes buscando sempre uma renovação nos quadros da política local, atendendo necessidade de mudança desejada pelo povo. O cenário político atual mostra que a população quer uma larga renovação na classe política, desde que o cargo seja ocupado por pessoas honestas e que queiram, de fato, trabalhar pelo povo. Vem mais novidades por ai...

Nilson Lacerda entrega novas barracas aos feirantes no projeto de revitalização da Feira Livre de Conceição, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Cáritas.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre 
O prefeito de Conceição Nilson Lacerda (PSDB), acompanhado do secretário Chefe de Gabinete Samuel Lacerda, em uma importante ação visando a reorganização e revitalização da Feira Livre do Município entregou quase 200 barracas aos feirantes locais, investimento de R$ 500 mil num projeto em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Cáritas Brasileira. 
Trata-se de um projeto piloto que acontece em 21 cidades do Nordeste. O Banco do Brasil patrocina o projeto que é executado pela Cáritas Brasileira, em parceria com os Feirantes e a Prefeitura. O objetivo é revitalizar e reorganizar a Feira Livre, tornando todos os espaços propícios e agradáveis  para vendas, clientes, feirantes e prática de solidariedade, troca de experiência e vivências culturais. 
As barracas são padronizadas, em ferro galvanizado, com dois compartimentos e cobertas em lona; sendo barracas de 4,00 x 1,10 para frutas, verduras, artesanatos, temperos, e barracas de 4,00 x 2,00 para roupas, calçados, variedades , etc. Estes serão o tamanhos máximos das barracas permitidos no espaço da feira. Há, ainda, Balanças eletrônicas para os feirantes de frutas, verduras, carnes e cereais;  Fardamento – Jaleco; Equipamentos de segurança para quem vende carnes...

Itaporanga se mobiliza pra receber Caravana da Rede Cuidar que atenderá crianças, gestantes e neonatos.

A Caravana da Rede Cuidar 2019 vai passar pelo município de Itaporanga no próximo dia 10, quando serão atendidas até 100 novas crianças. 97 crianças já são acompanhadas no Hospital Distrital Dr. José Gomes da Silva e esse acompanhamento é realizado toda terceira sexta-feira de cada mês pela pediatra Drª Emmanuelle e a plantonista da Rede Cuidar, via Telemedicina. 
O principal objetivo da Caravana é realizar a busca ativa de crianças com cardiopatias; qualificar a assistência hospitalar à gestante de risco e ao neonato de risco. Para isso, os profissionais e voluntários percorrerão 13 municípios paraibanos, no período de 8 a 20 de julho. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A equipe de especialistas que está envolvida nas várias linhas de cuidados é formada por cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.
Este ano, o Hemocentro da Paraíba vai integrar a Caravana da Rede Cuidar. Nesta primeira participação da instituição, o principal objetivo é sensibilizar a população para a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea. Haverá, ainda, o encaminhamento de doadores para os Hemonúcleos, inclusive o Hemonúcleo de Itaporanga.
Serão oferecidas consultas cardiológicas; de enfermagem pediátrica; atendimento de nutrição, serviço social, saúde bucal; eletrocardiograma e ecocardiograma. Há ainda a parte lúdica, desenvolvida por uma equipe da arte-educação que recepcionará todas as pessoas que chegarem para receberem atendimento na Caravana junto aos seus familiares.
A Diretora Geral do Hospital de Itaporanga, Iara Maysa Gonçalves de Brito ressalta a importância da ação e destaca que a Unidade está se mobilizando para dar o apoio necessário à realização do evento em Itaporanga. A equipe do H.D.I foi organizada tanto para participar dos treinamentos como para o trabalho voluntário. "Toda a logística para acolher os 60 integrantes está sendo assegurada com o apoio dos hospitais de Piancó e Coremas, além do aporte dos municípios do Vale do Piancó (Itaporanga, Piancó, Boa Ventura, Pedra Branca, Curral Velho, Serra Grande, São José de Caiana, Ibiara, Santa Inês, Santana de Mangueira, Aguiar, Igaracy, Santana dos Garrotes, Coremas, Nova Olinda, Olho D'água, Conceição e Diamante)", disse diretora Iara Maysa ao reafirma a relevância desse projeto e seus benefícios para toda a população. 
A Caravana terá início neste domingo (dia 7), às 13h, com a recepção dos profissionais e voluntários, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, de onde seguirão para a cidade de Monteiro, que vai sediar no dia 8 o primeiro dia da ação. Além de Monteiro, a Rede Cuidar percorrerá os municípios de Princesa Isabel (09); Itaporanga (10); Cajazeiras (11); Sousa (12); Catolé do Rocha (13); Pombal (14); Patos (15); Esperança (16); Picuí (17); Guarabira (18); Mamanguape (19) e Itabaiana (20). As ações acontecem das 8h às 17h.

João Gonçalves afirma que contato com as bases vem na frente da sua atuação como deputado e secretário

Resultado de imagem para deputado estadual joão gonçalves
O período de recesso parlamentar na Assembleia Legislativa não significa descanso para os deputados estaduais. A maioria está aproveitando os dias de folga para colocar o pé na estrada e visitar municípios, estreitando as relações com o eleitorado nas bases. 
O período também é propício para a formação de alianças destinadas às eleições municipais deste ano e apresentação dos apadrinhados políticos. Pensando assim o deputado estadual licenciado e secretário de Articulação Política, João Gonçalves (Podemos), revelou qual é a sua principal meta durante seu mandato, se você pensa que é a presença na ALPB ou o recebimento de pessoas na secretária se engana.
“Até eu que estou afastado priorizo isso. Em vez de passar na Assembleia como ainda faço toda manhã, desvio para as bases buscando reivindicações dos eleitores para encaminhar aos órgãos competentes. A Assembleia pode parar; na Secretaria, posso muito bem atender e trabalhar no período da tarde; mas o mais importante é mesmo visitar a comunidade e o eleitor”, disse Gonçalves.
Veja votação de João Gonçalves por município na Paraíba, nas eleições de 2018 clicando  aqui!

Em audiência com ministro da Saúde, secretária Rosilda Carvalho e deputado Hugo Mota buscam benefícios para o município de Olho D'água...

 
Essa semana a secretária de Saúde Rosilda Carvalho, do município de Olho D’água, no Vale do Piancó, teve em audiência com o deputado Hugo Mota e com o ministro da Saúde onde trataram sobre benefícios para o município. Na última quarta-feira (3) o ministro Luiz Henrique Mandetta anunciou que a Paraíba vai receber R$ 3 milhões para credenciar 96 novas equipes ou serviços de Atenção Básica Primária, em 53 cidades. De acordo com o Ministério da Saúde, o valor também deve financiar 29 equipes de agentes comunitários de Saúde, 16 equipes de saúde da família, além de 12 equipes de saúde bucal e uma equipe de consultório de rua.
O valor também vai ser usado para implantar 15 polos de Academia da Saúde, um grupo de saúde prisional, três centros especializados em Odontologia e 19 laboratórios de próteses dentárias. Os recursos começam a ser repassados aos estados e municípios a partir do momento em que as novas equipes e serviços credenciados iniciam o atendimento à população. As contratações são feitas pelos gestores locais. Os municípios da Paraíba contemplados não foram informados pela pasta.
De acordo com Mandetta, é preciso reestruturar o Sistema Único de Saúde através dos mecanismos de atenção primária. “Queremos construir a política de regionalização, junto dos secretários municipais de saúde, dividindo os municípios em distritos sanitários para melhor atender os mais de 200 milhões de brasileiros nos diferentes níveis de atenção: primária, média e alta”, pontuou.
O ministro Mandetta assinou uma portaria para garantir as medidas, e ainda falou que a melhora no atendimento a pulação passa pela atenção primária, que segundo ele é prioridade no governo federal, disse ainda que não ia deixar ninguém para trás  e que iria pedir mais recursos para saúde sempre, mas também iria aumentar a cobrança pelos resultados.

MPF vê privilégio na pontuação e tratamento desigual em concurso para professor do IFPB

O Ministério Público Federal (MPF) ao investigar casos de privilegio na pontuação e tratamento desigual em concurso para professor do Instituto Federal de Educação, recomendou a entidade que adote o princípio constitucional da igualdade em edital de concurso público para provimento do cargo de professor efetivo de ensino básico, técnico e tecnológico nº 148/2018. 
A recomendação tem por objetivo afastar o privilégio de pontuação em relação ao exercício do magistério, na prova de títulos, no quesito experiência de ensino, estabelecido aos profissionais com vínculo anterior com a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. A demanda do Ministério Público Federal circunscreve-se apenas à fase de títulos do certame, não dizendo respeito às demais diretrizes do concurso. Confira a recomendação    
Segundo os fatos noticiados em autos de procedimento preparatório que tramita no MPF na capital paraibana, o órgão constatou que o IFPB elaborou o edital do concurso concedendo um ponto por semestre, com pontuação máxima de 12 pontos na avaliação dos títulos, aos candidatos que tenham exercido o magistério em instituição pertencente à rede federal de educação profissional. 
Para o MPF, não há isonomia com relação à pontuação atribuída à experiência de ensino dos candidatos que lecionam ou lecionaram em outras instituições de educação superior, os quais, segundo o edital, poderão obter, no máximo, sete pontos, sendo um por semestre de exercício. No entendimento do Ministério Público, foi adotado um critério discriminador sem amparo na Constituição e nas leis.
A entrega dos documentos comprobatórios de títulos do concurso, segundo o edital, será de 16 a 25 de setembro de 2019, com a divulgação do resultado prevista para o dia 8 de outubro deste ano. O reitor do IFPB deverá informar em 15 dias se acatará ou não a recomendação, apresentando, em caso negativo, os respectivos fundamentos e, em caso positivo, as providências adotadas. Medidas judiciais não são descartadas pelo MPF. 

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Médico Azif Lemos e coordenador do GI debatem opção qualitativa para renovação que Itaporanga necessita diante da fadiga do povo com o quadro atual

Juan (filho do vereador Duvan Pereira), Zé Armando, médico Azif Lemos, o
jornalista Ricardo Pereira e o executivo Thiago Torres.
O papel de um partido ou grupo, no mundo de hoje, continua a ser vital para a democracia como um agente de representação. Mas falta a ele se voltar ao eleitorado para explicar e esclarecer sacrifícios que temos que fazer hoje para obter ganhos futuros, bem diferente de tentar "enfiar goela abaixo" do povo indo contrário às promessas feitas em campanhas praticando com isso o que se conhece por "estelionato eleitoral". 
Nos próximos anos, entre 2020 e 2030, vários jovens e alguns de meia idade deverão ocupar um espaço mais amplo na política de Itaporanga. As urnas irão revelar, já a partir do ano vindouro, novos expoentes da política local, promessas que se destacam com capacidade. Os ventos da mudança podem chegar com o médico Azif Lemos, o empresário Ricardo Pinto, a psicóloga Naura Ney, a executiva Wilka Rodrigues, por exemplo. 
Uma visão que o Grupo Independente Renovador (GI) vem adotando em Itaporanga, com votação sempre crescente nos últimos três pleitos e eleição de vários vereadores. Tendo a missão de contribuir para a renovação do quadro político local o GI se transformou num celeiro de jovens promessas para se fazer a boa política. A meta para 2020 é aumentar sua bancada na Câmara Municipal e ajudar na construção de um projeto viável que respeite os anseios da população.
Essa premissa foi pauta de encontro essa semana entre o médico Azif Lemos e o jornalista Ricardo Pereira, coordenador do grupo. Conceituado e promissor profissional da atual geração da medicina paraibana, Azif Lemos tem perfil qualitativo para representar essa necessidade de mudança. Membro de tradicional família (Barreiro e Lemos) de médicos: a mãe Lucia David, a esposa Rayane, a irmã Larissa, vários primos, Azif teve o pai Edval Barreiro como vereador em Itaporanga.
Com um nome leve e de boa aceitação popular, Azif sabe que o cavalo tende a passar selado e no GI se transforma numa opção viável a formar uma chapa majoritária qualitativa e bastante competitiva para a sucessão municipal vindoura. "Tenho acompanhado e admiro o trabalho do amigo Ricardo na articulação do grupo e se o destino cooperar para isso (eleição) vamos aprofundar as tratativas nesse sentido, pois o futuro pertence a Deus", comentou o médico ao final da conversa.
Itaporanga, assim como o Brasil, enfrenta séria "crise de representatividade" porque a população está claramente cansada. Partindo desse pressuposto, pessoas oriundas da sociedade civil têm se reunido para lançar novos projetos - movimentos de renovação política. Não se está "aposentando" ninguém, até porque as pessoas estão vivendo mais e, com qualidade de vida adequada. O que se está dizendo é que o tempo está passando para todos, sobretudo para os políticos mais velhos. Este, sempre atento, sabe o que significa, em política, a expressão "fadiga de material". 
Para renovar a política é necessário o engajamento de cada um em sua vida cotidiana, fora das instituições, na construção da vida em comum, da igualdade, de uma sociedade democrática. A renovação política só existirá se for além da renovação de políticos. E o Grupo Independente (GI) vem dando sua contribuição em Itaporanga. Mais novidades estão vindo por aí...

Nabor e prefeitos do Sertão solicitam um núcleo da USLAV em Teixeira

Em audiência com o Secretário da Agropecuária e Pesca da Paraíba Efraim Morais, o deputado estadual Nabor Wanderley (PRB) juntamente com os prefeitos Nego de Guri (Teixeira), Zé Pereira (Maturéia) e Léo Terto (Cacimbas) solicitaram a criação de um Núcleo Regional de Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), com sede no município de Teixeira.
De acordo com o deputado, um Núcleo da ULSAV em Teixeira facilitará a vida dos agricultores e pequenos produtores rurais da região que, atualmente, precisam se deslocar para Taperoá ou Princesa Isabel. Os prefeitos informaram que a intenção do pleito é melhorar e otimizar os serviços, principalmente, para os agricultores familiares, criadores e pequenos produtores rurais. 
Os gestores disseram ainda que estão esperançosos que o pleito seja atendido pelo Governador João Azevedo, uma vez que o novo Núcleo irá atender a região polarizada por  Teixeira que compreende os municípios de Cacimbas, Desterro, Imaculada e Maturéia.

Cícero Lucena se reúne com Marcos Vinícius e reacende possibilidade de novamente voltar à disputa pela PMJP

 
Um encontro entre o vereador de João Pessoa e ex-presidente da Câmara Municipal Marcos Vinícius (PSDB) e o ex-prefeito da Capital paraibana, Cícero Lucena, reacendeu a possibilidade de Cícero voltar a disputar a Prefeitura de João Pessoa em 2020.
Apesar de afirmar que ‘pendurou as chuteiras’ da vida política, o nome de Cícero foi amplamente divulgado nas redes sociais e aplicativos de conversas nesta semana e uma foto do ex-senador foi compartilhada em alusão a sucessão municipal de 2020.
Na legenda da foto, Marcos Vinícius não falou sobre política, apenas na amizade que nutre por Cícero há muitos anos, mas o clique não passou despercebido. Na própria publicação alguns internautas especularam e alguns até pediram a volta de Cícero.

Empresário se suicida em frente a ministro de Minas e Energia e do governador de Sergipe durante solenidade...

O ‘Simpósio de Oportunidades – Novo Cenário da Cadeia do Gás Natural em Sergipe’, que acontecia em um hotel da Orla da Atalaia, na Zona Sul de Aracaju, na manhã desta quinta-feira (4), foi cancelado após a morte do empresário do setor de cerâmica, Sadi Gitz.
Ele estava na plateia quando sacou uma arma e atirou contra si, logo após o pronunciamento do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas. O próximo a falar era o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque. O governo do estado de Sergipe emitiu uma nota lamentando o ocorrido com o empresário e confirmou o cancelamento do evento.
Instituto Médio Legal (IML) foi chamado para recolher o corpo do empresário. A Polícia Militar está no local.

Sempre uma referência, ex-prefeito Will recebe abraço e carinho do coordenador do GI que junto com o Clã traça planos e nomes pra sucessão de 2020 em Itaporanga

Foto: ex-prefeito Will, dona Marisa e a filha Wilka (ex-diretora do H.D.I)...
Em encontro bem descontraído com o Clã Rodrigues, o coordenador do Grupo Independente (GI) de Itaporanga jornalista Ricardo Pereira deixou seu abraço e carinho ao ex-prefeito Will Rodrigues - referência histórica pela sua honradez, respeito, seriedade e probidade. Amigo da família, o jornalista saudou Will que completou segunda-feira (1º) 82 anos de idade colhendo os frutos de sua dedicação à Itaporanga, com vários feitos administrativos saudados pelo povo. 
Ao circular pelas ruas da cidade, final de semana passado durante as festividades juninas, o que Will mais ouvia era: "O São Pedro de Itaporanga só prestou na época de Will", menção carinhosa do povo pela marca registrada que suas gestões fincou levando a cidade ser reconhecida em todos os recantos do estado. E mesmo sem ser prefeito, teve feitos memoráveis como ter sido responsável pela garantia da construção do Cristo Redentor em parceria imprescindível com Padre Zé (fotos, recibos e carta de Pe. Zé à Will, em agradecimento, menciona essa parceria). Em outro momento publicaremos matéria sobre esse fato pra geração atual saber da história.
Sempre ladeado por sua "rocha familiar": ex-primeira-dama dona Marisa Procópio Rodrigues, filhos, netos e bisnetos, Will até hoje é reverenciado como um grande gestor que o município teve. Único a governar Itaporanga por dois mandatos (1989-1992 e 2001-2004), ele ainda teve como vice-prefeitas: uma filha (Wilza), do então prefeito Djaci Brasileiro (2009-2012), e uma neta (Thaís), do ex-prefeito Audiberg Alves (2013-2016), um curriculum invejável.
Para a sucessão municipal de 2020 o Grupo Independente Renovador (GI) se dispôs a contribuir com essa trajetória recebendo em seus quadros o neto Zé Armando, atual primeiro suplente de Vereador, que ingressou no bloco para disputar a vereança. Simpático as articulações do jornalista objetivando a disputa vindoura, o Clã Rodrigues disponibiliza força e nomes para a construção de um projeto viável que contemple os anseios da população. 
Com 2020 no farol desse projeto, muitas surpresas estão à caminho para a sucessão municipal vindoura. Bom não duvidar, quem tem estrela na política e o Clã Rodrigues já mostrou que tem. Quando menos se espera está lá representado numa chapa majoritária, a história está aí para confirmar... Então, só aguarda os próximos passos.

Justiça manda CMDCA incluir nome de candidato que teve registro indeferido na relação de aptos a concorrer na eleição do Conselho Tutelar de Itaporanga; Veja...

Resultado de imagem para eleição conselho tutelar 2019
Foi publicada nesta quinta-feira (4) resolução nº 08/19 do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaporanga (CMDCA) com republicação da relação oficial dos candidatos com inscrições homologadas e aptos para concorrer às eleições marcadas para outubro próximo, em razão do cumprimento de Decisão Judicial proferida após Mandado de Segurança (Processo nº 0800948-97.2019.8.15.0211) para incluir o nome de Washington Luis Pereira Araújo (foi publicado errado no Diário, como Caiana), que teve sua inscrição indeferida pelo conselho. 
Agora, 16 candidatos estão aptos a concorrer à eleição do Conselho Tutelar de Itaporanga. São Eles:
Alexandra Pereira da Silva
Ana Flávia Cassimiro
Dauricélia Lacerda Conserva
Damiana Rufino de Sousa
Etânia Ferreira de Melo Deocleciano
Ildemarcos Alventino Frade
Lindjane Rodrigues Inácio
Luan José Figueiredo Batista
Luiz Felipe Eufrasino
José Fernando Nunes
Maria Celeida Soares Gomes
Maria da Conceição Salviano Figueiredo
Marlene Soares Pereira Guimarães
Mateus Nunes de Sousa
Roberta Pereira da Silva Caiana
Washington Luis Pereira Araújo (sub judice)

Bancada da Paraíba inclui terceiro eixo (no Vale do Piancó) transposição, Porto de Cabedelo e BR-230 na LDO

A bancada federal paraibana definiu, nesta terça-feira (03), as prioridades da Paraíba que serão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) do Governo Federal. A LDO é instrumento que define as metas e prioridades para o orçamento do próximo ano.
Os deputados e senadores da Paraíba definiram, coletivamente, que serão priorizados os seguintes pontos: terceiro eixo (no Vale do Piancó) da transposição do Rio São Francisco, a dragagem do Porto de Cabedelo e a duplicação da BR 230, no trecho que liga Campina Grande a Cajazeiras.
Faltaram à reunião os senadores Daniella Ribeiro (Progressistas), Veneziano Vital do Rego (PSB) e os deputados federais Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) e Wellington Roberto (PR). Eles justificaram as ausências. Os demais senadores compareceram. Em contato com a reportagem do Polêmica Paraíba, o coordenador da bancada paraibana, Efraim Filho (DEM), explicou que “As decisões foram todas coletivas e em consenso”. Ainda segundo ele, “As prioridades foram apontadas por toda a bancada”.

quarta-feira, 3 de julho de 2019

TCE bloqueia contas da Prefeitura de Princesa Isabel e da Câmara de Itaporanga...

Durante a sessão, o conselheiro Arnóbio Alves Viana informou aos membros da Corte o bloqueio das contas bancárias da Prefeitura Municipal de Princesa Isabel, e das Câmaras de Vereadores de Itaporanga e Pedro Régis, em virtude do não encaminhamento dos balancetes mensais, referentes ao mês de maio, que devem ser anexados até o final do mês subseqüente, no caso junho.
O ofício adverte que o bloqueio implica na total impossibilidade de movimentação das contas através de cheque ou qualquer outro documento hábil, permitida, porém, a realização de depósitos ou transferências para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos.
Os gestores dos municípios que descumprem os prazos estão sujeitos às penas de crime de responsabilidade, por ato de improbidade administrativa, e às penas previstas na Resolução Normativa nº. 07/2009, que determina a aplicação de multa pessoal. As prefeituras ficarão com as contas bancárias bloqueadas, até segunda ordem do Tribunal de Contas.
O bloqueio das contas bancárias tem por base o art. 48, § 2º da Lei Complementar nº 18/93, modificada pela Lei Complementar nº 34/99 e o art. 8º da Resolução Normativa RN TC 04/2004, combinado com o art. 197 do Regimento Interno do TCE.

Deputado do PSL da Paraíba engrossa o tom e tacha Carlos Bolsonaro de ‘moleque’: “Fica dando pitaco onde não deve”

O clima de harmonia dentro do PSL já não é mais o mesmo entre seus filiados, sobretudo por conta da interferência do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Dessa vez quem endureceu o tom contra o parlamentar foi o deputado estadual da Paraíba, Cabo Gilberto, que também pertence aos quadros do PSL. Em entrevista à rádio POP FM, nesta quarta-feira (03), o parlamentar tachou o filho do presidente – Carlos Bolsonaro – de ‘moleque, e que só servia para dar pitaco onde não deveria.
“Fica o filho do presidente dando pitaco onde não deve, aí fica difícil pra governar dessa forma”, disparou. O parlamentar paraibano disse ainda que, se estivesse na posição de ministro do primeiro escalão do Governo, não aceitaria esse tipo de pressão provocada pelos parentes do Chefe da República.
“Se eu fosse ministro eu não queria tá recebendo a pressão de um moleque daquele. Então no meu entendimento ele está prejudicando o governo nesse ponto aí” completou.

Ex-prefeito de Umbuzeiro terá que devolver R$ 3 milhões aos cofres públicos por irregularidades

O ex-prefeito de Umbuzeiro, Thiago Pessoa Camelo, terá de ressarcir aos cofres da Prefeitura quase Três Milhões de Reais, em decorrência das inúmeras irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado, ao apreciar e emitir, nesta quarta-feira (02), em sessão ordinária, parecer contrário à Prestação de Contas do município, relativa ao exercício de 2016. Também reprovadas foram as contas de 2017 da prefeitura de Fagundes. Ainda cabem recursos.
Receberam pareceres pela aprovação as contas das prefeituras de São José de Piranhas do exercício de 2018. De 2016, Alagoinha, Pocinhos e Jacaraú. O Pleno ainda decidiu pela regularidade da Prestação de Contas da Procuradoria Geral de Justiça, relativa ao exercício de 2017. O não cumprimento de decisão por parte do prefeito de Cachoeira dos Índios, Allan Seixas de Sousa, a respeito de Resolução sobre atos de nepotismo e criação de empresa (Processo nº 18844/17), ensejou multa de R$ 3 mil ao gestor.

 Umbuzeiro 
Despesas não autorizadas no montante de R$ 2.722,554,79, ausência de documentos, gastos com pessoal acima do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, não recolhimento de contribuições previdenciárias, despesas com educação (12,61%) e saúde (10,52%), abaixo do limite constitucional e não realização de procedimentos licitatórios foram algumas das graves irregularidades levantadas pela Auditoria, corroboradas pelo Ministério Público de Contas, e que levaram o TCE à desaprovação das contas do ex-prefeito de Umbuzeiro, Thiago Pessoa.
No caso de Fagundes, os membros da Corte destacaram que os municípios estão obrigados a aplicar em saúde, no mínimo, 15% de sua receita, conforme determina o Art. 198 da Constituição Federal, regulamentado pela Lei Complementar 141/12, disposição essa que ensejou, por maioria, a rejeição das contas do município, tendo em vista que os gastos com saúde chegaram a pouco mais de 13%. A gestão ainda deixou de repassar à Previdência as contribuições descontadas dos salários dos servidores.

PF desarticula esquema de desvio de cartões entregues pelos Correios na Paraíba

A Polícia Federal desarticulou um esquema de desvio de cartões de crédito entregues pelos Correios na Paraíba. Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão, na operação montada para combater o desvio de cartões de crédito a serem entregues pelos Correios, n o bairro do Bessa. O mandado, que faz da Operação Passando a Limpo, foi realizado na casa do investigado, que é parente de um funcionários dos Correios. 
A operação contou com a participação de dez policiais federais. A ordem do mandado de busca e apreensão foi expedida pela 16ª Vara Federal, em João Pessoa. De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos tinham acesso a cartões de crédito que não eram entregues aos seus verdadeiros proprietários e desviavam a encomenda. Em seguida, o cartão era desbloqueado e utilizado para realização de compras pela internet ou em lojas físicas de João Pessoa.
O nome da operação é uma alusão ao ato de “passar” o cartão para a realização de compras.

Confortável no comando do Patriotas, Virgulino desconversa sobre filiação ao MDB para disputar a Prefeitura de João Pessoa...

O deputado estadual Walber Virgulino (segundo mais bem votado em 2018), do Patriotas, negou, durante entrevista nesta quarta-feira (03), a possibilidade de deixar os quadros da legenda a que pertence para ingressar no MDB do senador José Maranhão, com vistas a disputa pela prefeitura de João Pessoa, em 2020. Indagado se havia recebido o convite do partido do senador, o parlamentar não disse nem que sim nem que não, e ressaltou apenas que nutria uma amizade pelos membros da agremiação.
“Zé Maranhão é um amigo de longas datas, Antônio de Souza é um amigo, Raniery Paulino é nosso líder da oposição na Assembleia Legislativa. Eu estou no Patriotas, sou presidente estadual, a sigla me deu garantia e me dá essa segurança. Eu estou no Patriotas, e a minha intenção é permanecer no Patriotas”, sentenciou. Já sobre disputar a prefeitura da Capital, apesar de ainda julgar cedo falar sobre o tema, Walber confirmou que a possibilidade existe e, caso seja aclamado pela população, no tempo oportuno, não fugirá ao desafio.
“É tudo muito cedo. Eu sou um político novo, entrei na política agora. Eu acho que eu tenho que sedimentar o meu mandato de deputado estadual. Mas a gente não pode descartar (a possibilidade de disputar a prefeitura de João Pessoa) porque o futuro a Deus pertence e a gente na política nunca pode dizer que não aceita ser nada. A política é dinâmica. Isso depende do povo. Hoje o povo acena de forma positiva, amanhã a gente não sabe. Se assim for a vontade do povo nós vamos encarar como sempre encaramos todas as missões que nos foram dadas. O que tiver de ser será. Não fugiremos de nenhum tipo de luta, ainda mais se for para defender ao povo da Paraíba”, completou.