sábado, 23 de outubro de 2021

Sem contar mais com Romero na oposição, PSDB tem reunião terça-feira em Brasília que pode definir nome de Pedro ao Governo em aliança com Efraim Filho (Senado) e Veneziano (que indicaria o vice).

Mesmo com a passagem do governador João Dória (SP) pela Paraíba, ontem e hoje, as atenções no ninho tucano giravam em torno dos novos rumos com a política paraibana diante da aliança iminente do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) com o governador João Azevêdo (Cidadania).

E nesse cenário é imperativo a definição de novo novo que possa encabeçar a candidatura ao governo pelo bloco. Diante disso, lideranças estaduais do tucanato embarcam rumo à Brasília para uma reunião com o ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima, agendada para a próxima terça-feira (26).

Conversas de bastidores indicam para uma união entre PSDB, MDB e o DEM, inclusive, já com uma chapa na mesa: Pedro Cunha Lima (Governador), Efraim Filho (Senador) e um nome indicado pelo senador Veneziano como vice-governador(a). 

A certeza é que a oposição ficou órfão de um candidato por não contar mais com Romero. O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) cravou (veja vídeo abaixo) durante coletiva de Dória, nesta tarde em João Pessoa, que Pedro é o Plano B da oposição para a disputa eleitoral de 2022.

Ruy Carneiro diz que PSDB vai ouvir Romero, lança Pedro como plano B e afirma: “A oposição terá candidato ao Governo”.

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) comentou neste sábado (23) sobre a possibilidade de Romero Rodrigues (PSD) aderir ao lado governista e não ser mais o candidato da oposição ao Governo em 2022. Ele confirmou que Tucanos se reunirão com Romero para saber se é verdade o boato de aliança com o governador João Azevêdo (Cidadania).

Ruy ainda disse que o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) é o plano B da oposição, que ainda pode contar com quadros que deixem o Governo do Estado.

“Vou participar, é  uma conversa exatamente para dirimir dúvidas desses boatos, se são reais, que estão estão acontecendo de lado a lado. eu acredito na possibilidade de Romero governador, é um grande quadro, fez um grande trabalho no compartimento da Borborema, mas nós temos que ouvir o  seu coração, a sua vontade, ninguém é candidato a nada se não quiser, se não tiver no seu íntimo. Então nós vamos esperar, e temos outras opções, o próprio Pedro é uma opção, podemos ter migração da situação para oposição, podemos ter outras opções. Lhe garanto duas coisas: estarei na oposição, e a oposição terá candidato”, declarou. 

Carneiro falou ainda sobre os elogios de oposicionistas ao governador, como os feitos pela vereadora campinense Eva Gouveia (PSD). 

“Esses elogios não são comuns, estão sendo feitos agora, de certa forma são estranhos. Mas nós temos que respeitar a opinião das pessoas. Eu acho que você pode ficar onde está você, pode mudar de posição, isso é legítimo, agora você tem que se posicionar e justificar o seu posicionamento”, declarou.

Veja: 

“É uma honra ter o apoio de FHC, o melhor presidente que o Brasil já teve e de outras lideranças”, diz Doria nas prévias tucanas, em João Pessoa.

O presidenciável João Doria falou durante entrevista coletiva neste sábado (23), em João Pessoa, sobre as articulações que tem feito dentro das prévias do PSDB para ser o escolhido do partido na disputa pela presidência da República. Particularmente, ele se disse honrado por receber o apoio de Fernando Henrique Cardoso, o qual considera como melhor presidente que o país já teve.

“Primeiro o apoio do presidente Fernando Henrique Cardoso me honra muito, ele já fez três gravações com declarações de que eu represento aquilo que ele espera de um futuro presidente da República do Brasil e eu tenho enorme de FHC, ao meu ver, o melhor presidente da república que o Brasil já teve junto com Juscelino Kubitschek, ter o apoio do presidente de honra fundador do PSDB Fernando Henrique Cardoso me enche de alegria, de emoção e de responsabilidade”, declarou.

Doria ressaltou que tem dialogado com demais líderes, assim como o ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima: “O diálogo com todas as demais lideranças têm sido feito constantemente, todos sem exceção e incluindo Cássio Cunha Lima, que não está hoje aqui porque a avó do Pedro a mãe de Cássio faz aniversário, de 86 anos, e está em Brasília, me telefonou, nós nos falamos e como sempre com muito respeito, com muito carinho… é assim, dialogando e colocando todos dentro de uma mesma linha, dentro de um mesmo objetivo, sairemos todos vitoriosos, nós não teremos derrotado nas prévias do PSDB”.

Assista:

Tirando o sono (e mandatos) de vários deputados: Frente de Renovação Parlamentar terá partido único que será anunciado em novembro

Se promessa é dívida, a da Frente de Renovação Parlamentar  (FRP) está paga. O grupo voltou a se reunir, dessa vez em Campina Grande, onde 20 lideranças políticas que buscam um mandato parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba em 2022,  assumiram um compromisso: marchar juntas rumo à Assembleia Legislativa da Paraíba.

O grupo é heterogêneo, formado por pessoas de todas as regiões do Estado com densidade eleitoral semelhante. Por hora, a Frente é independente, mas entre as decisões tomadas em conjunto nesta sexta-feira (22) está a de que todos os integrantes disputarão as eleições pelo mesmo partido. A sigla ainda não foi definida, mas as propostas já existem:

“Tem várias propostas e partidos que já estamos analisando. A gente vai definir nas próximas reuniões qual será o partido que o grupo vai migrar. Vai ser uma filiação em massa de todos os pré-candidatos para o partido que o grupo decidir”, afirmou Aledson Moura, um dos organizadores da FRP.

A ideia, segundo Aledson, é eleger seis ou sete deputados estaduais. Mas há um componente novo anunciado no encontro desta sexta na Rainha da Borborema: “o grupo vai trabalhar uma chapa de deputado federal. Existem vários nomes que irão participar em próximas reuniões”, garantiu.

Os encontros são quinzenais. O primeiro foi em João Pessoa. O próximo já tem data definida: será em 12 de novembro, no sertão do Estado. Com isso, a Frente de Renovação Parlamentar, hoje com 35 integrantes (relação na imagem ao lado), deve receber novas adesões e aumentar de tamanho. “Estamos forte, e seguimos avançando”, comemorou Aledson.

“Se eleito presidente do Brasil, vou privatizar a Petrobrás”, diz João Dória em pré-campanha na Paraíba; tucano não alisa ao desferir críticas a Marcelo Queiroga

João Dória (PSDB) cumpre agenda na Paraíba desde a tarde de ontem (22). Não como governador de São Paulo, mas como pré-candidato à presidente da República. A primeira parada foi em Guarabira, terra da deputada estadual Camila Toscano que o recebeu juntamente com os deputados federais Ruy Carneiro, Pedro Cunha Lima e Edna Henrique.

Dória tem viajado o país tentando se viabilizar como candidato do PSDB e representante da terceira via. Durante o evento no brejo paraibano, deixou claro sua agenda econômica e política privatista. Se eleito, seu primeiro compromisso será privatização da Petrobrás.

Ele também criticou a mudança na regra sobre o ICMS (imposto estadual) de combustíveis, aprovada na Câmara dos Deputados. Pelo Projeto, que precisa passar pelo Senado, o tributo passará a ser aplicado sobre o valor médio do petróleo dos últimos dois anos para baratear o preço da gasolina. Dória defendeu a criação de um fundo para “salvar” estados em época de turbulência dos preços no mercado internacional, afirmou que a culpa da alta nas bombas não é dos governos estaduais mas do modelo adotado e da gestão “incompetente” do governo Bolsonaro.

João Dória (PSDB) ainda criticou o ministro da Saúde Marcelo Queiroga e a gestão do paraibano no combate à pandemia da Covid-19. É um “negacionista”, disse o governador ao pontuar que Queiroga "rasgou o diploma de médico". Dória segue com sua agenda na Paraíba. Neste sábado (23), visita o Hopsital Laureano em João Pessoa e concede nova entrevista à imprensa no Ocean Atlântico Hotel, no Bessa..

Já em João Pessoa, sócio da Dommus Hall compra Ferrari F8 por milhões de dólares e é clicado em passeio pela Capital

João Leuson, dono do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Patos (Unifip), não foi o único empresário paraibano a comprar um conversível de milhões de dólares. Júnior Evangelista, sócio da casa de shows Dommus Hall, localizada na cobertura do Manaíra Shopping, João Pessoa, tem desfilado com a Ferrari F8 pelas ruas da capital paraibana.

Segundo informações colhidas pela reportagem do Polêmica Paraíba, o automóvel custou cerca de $ 700.000,00 de dólares, mesmo valor do McLaren 720S do empresário patoense.

A página carangospb publicou o clique de um seguidor que viu Ferrari vermelha de  Júnior Evangelista,  quando o empresário estacionou o carro  por João Pessoa. Confira abaixo: 

Confira imagens do sócio da Dommus ao lado do automóvel:

WhatsApp Image 2021 10 22 at 21.10.23 1 - Sócio da Dommus Hall compra Ferrari F8 por milhões de dólares e é clicado em passeio por João PessoaWhatsApp Image 2021 10 22 at 21.10.23 - Sócio da Dommus Hall compra Ferrari F8 por milhões de dólares e é clicado em passeio por João PessoaWhatsApp Image 2021 10 22 at 21.10.26 - Sócio da Dommus Hall compra Ferrari F8 por milhões de dólares e é clicado em passeio por João PessoaWhatsApp Image 2021 10 22 at 21.10.36 - Sócio da Dommus Hall compra Ferrari F8 por milhões de dólares e é clicado em passeio por João Pessoa

Dono das Faculdades Integradas de Patos, João Leuson é o proprietário do McLaren 720S que custa R$ 4 milhões e chegou ontem de São Paulo

João Leuson, proprietário do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Patos (Unifip), é o dono da McLaren 720S Conversível, o automóvel que custa $ 700.000,00 dólares, quase 4 milhões de reais. O carro veio do estado de São Paulo para a Paraíba, onde mora o empresário que já posou ao lado de sua “maquina” para uma postagem no Instagram.

O esportivo conversível conta com um motor de 720 cv e acelera de 0 a 200 km/h (sim, 0 a 200) em 7,9 segundos. Confira as imagens abaixo:

WhatsApp Image 2021 10 22 at 17.40.16 - Dono do conversível de 4 milhões: João Leuson, empresário da cidade de Patos posa ao lado do McLaren 720S; veja imagensWhatsApp Image 2021 10 22 at 17.40.18 1 - Dono do conversível de 4 milhões: João Leuson, empresário da cidade de Patos posa ao lado do McLaren 720S; veja imagens

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Bruno Cunha Lima vai até a chácara de Enivaldo Ribeiro tratar aliança de Romero e o próprio com João tendo Aguinaldo ao Senado, em 2022.

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) esteve reunido, nessa quinta-feira (21), com o ex-prefeito da cidade, Enivaldo Ribeiro (PP). O encontro aconteceu na chácara do ex-deputado federal/ex-vice-prefeito na gestão de Romero Rodrigues e contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Asfora Neto, e foi registrado por Ribeiro nas suas redes sociais.

Na publicação, Enivaldo, que é pai do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e da senadora Daniella Ribeiro (PP), escreveu que o encontro serviu para conversar sobre “o modelo de gestão adotado por eles”. Contudo, nos bastidores, a reunião teve pautas muito mais quentes que apenas a gestão Cunha Lima.

Esses bastidores apontam que a família Ribeiro, principalmente Aguinaldo, Daniella e o próprio Enivaldo, estão tentando atrair o ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD), e o próprio Bruno, para apoiarem João Azevêdo (Cidadania) e, consequentemente, o projeto de pré-candidatura de Aguinaldo ao Senado Federal no próximo ano, estando ele na chapa majoritária do governador.

A situação gera, nos bastidores, um “cabo de guerra” entre o grupo Ribeiro e o grupo Cunha Lima. Enquanto o primeiro deseja atrair as forças de Romero e Bruno ao lado de João e, por tabela, ao seu lado, a família Cunha Lima deseja que Romero seja candidato ao governo pela oposição, contra Azevêdo.

Em julho deste ano, o PSDB, que até então tinha o deputado federal Pedro Cunha Lima como pré-candidato ao governo, abriu mão da disputa e anunciou apoio a Romero. No entanto, cada vez é mais forte o rumor de que Romero pode desistir da disputa para concorrer ao Senado, ou também de que o ex-prefeito campinense estaria se aliando a João Azevêdo.

Veja a publicação:


Ministra Rosa Weber vota pela suspensão no pagamento de pensão a dependentes de ex-governadores, ex-desembargadores, ex-juízes e ex-deputados estaduais da PB

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nessa quinta-feira (21), pela suspensão do pagamento de pensão especial aos dependentes de ex-governadores, ex-desembargadores, ex-juízes e ex-deputados estaduais da Paraíba. A ministra é relatora do caso.

“Ante o exposto, julgo procedente o pedido para declarar a não recepção, pela Constituição Federal, da Lei nº 4.191, de 18 de novembro de 1980, na redação original e mudanças promovidas pelas Leis nº 4.627, de 5 de setembro de 1984, e 4.650, de 29 de novembro de 1984, todas do Estado da Paraíba. Acolho parcialmente a modulação dos efeitos da declaração de não recepção, apenas para afastar o dever de devolução das parcelas já pagas até a publicação da ata de julgamento. Rejeito, assim, a modulação no que concerne ao andamento dos pagamentos, que devem cessar a partir do mesmo marco temporal, independentemente da data da concessão das vantagens, se antes ou depois da promulgação da Constituição Federal ”, afirmou a ministra.

No voto, a ministra defendeu a não devolução das parcelas já recebidas pelas viúvas. Por outro lado, os pagamentos das pensões devem ser suspensos a partir da publicação da ata de julgamento da ADPF, que é o marco temporal por ela definida.

Veneziano e Aguinaldo se reuniram em gabinete no Senado para discutir chapa majoritária com governador em 2022

O senador Veneziano (MDB) e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) tiveram uma reunião no dia 6 de outubro que deve influenciar na composição de chapa majoritária para as Eleições de 2022. A informação foi confirmada pelo apresentador Gutemberg Cardoso, do Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (22).

Segundo uma fonte revelou a Gutemberg Cardoso, o senador Veneziano estava no gabinete da presidência do Senado, a qual estava sob seu comando naquele dia, quando recebeu o deputado Aguinaldo Ribeiro. Era por volta das 11h do dia 6 de outubro. Eles ficaram reunidos por cerca de 40 minutos.

Segundo Gutemberg, no tema do encontro estava a preparação de entendimentos e Aguinaldo deve ter ido pedir apoio de Veneziano para sua candidatura ao Senado e tentar essa 'costura' para a composição que deve ter Aguinaldo para senador, na chapa de João Azevêdo. Isso porque Veneziano teria demonstrado simpatia pela pré-candidatura de Efraim Filho ao Senado na chapa do governador, o que representa que Efraim pode sair perdendo nessa articulação.

Auditor do TCE-PB denunciado na Operação Calvário por receber R$ 200 mil em propina é demitido do cargo

O servidor efetivo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Richard Euler Dantas de Souza, foi demitido de seu cargo nesta sexta-feira (22). Ele havia sido denunciado na 8ª fase da Operação Calvário após investigação do Ministério Público do Estado a Paraíba.

A informação foi dada, em primeira mão, pelo jornalista Clilson Júnior no programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM. A pena de demissão aplicada ao servidor que ocupava o cargo de Auditor de Contas Públicas, foi publicada em portaria divulgada no Diário do TCE-PB.

A portaria com a penalidade de demissão foi assinada pelo presidente do TCE-PB, o conselheiro Fernando Catão. De acordo com a portaria, a penalidade de demissão foi aplicada com fundamento no artigo 120, XIII, da Lei Complementar nº 58/2003, e motivada pela comprovada violação de proibição funcional tipificada nos incisos IV, IX e XVII do artigo 107 da mesma lei.

De acordo com a lei invocada, a demissão foi imposta como penalidade devido ao que dispõe o estatuto do servidor da Paraíba. O auditor teria violado os artigos que proíbem os servidores de obter proveito pessoal ou favorecer outrem, em razão do cargo ou função pública; pleitear ou receber benefícios indevidos em razão do cargo ou função; e comprometer a imagem do serviço público mediante conduta ou procedimento inadequado ou desidioso.

Quando ocupava o posto de auditor de contas públicas, Richard teria recebido o montante de R$ 200 mil para se omitir de realizar seu dever funcional em auditorias do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. De acordo com a denúncia o auditor teria solicitado e recebido a quantia de Ricardo Elias Restum Antônio, que na época era superintendente da Cruz Vermelha do Brasil - Filial do Rio Grande do Sul.

Segundo as investigações da Operação Calvário, o valor teria sido proveniente do caixa de propinas da empresa criminosa, para que aquele, na condição de funcionário público, arrefecesse as auditorias do contrato de gestão, que estavam sob seu encargo em face do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. 

BID reconhece avanços do Programa João Pessoa Sustentável e renova contrato de U$ 200 milhões com Prefeitura

O contrato do Programa João Pessoa Sustentável, da prefeitura de João Pessoa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi renovado nesta quinta-feira (21). Orçado em U$ 200 milhões de dólares (R$ 1,134 Bilhão), o Programa tem por objetivo promover o desenvolvimento urbano com foco no planejamento, na sustentabilidade e no fortalecimento da gestão pública municipal. Esta foi a segunda revisão de carteira da gestão Cícero Lucena. Foi ele quem abriu a reunião remota que contou também com a participação do secretário de gestão governamental, Diego Tavares, e de toda a equipe da Unidade Executora do Programa (UEP).

Os avanços do Programa João Pessoa Sustentável nos últimos seis meses foram apresentados pelo coordenador geral da UEP, Antônio Elizeu. Destaque para a instalação dos Escritórios Locais de Gestão (ELOS) nas comunidades do Complexo Beira Rio que vão passar por uma grande transformação para beneficiar as quase duas mil famílias com moradia digna e qualidade de vida. Os Elos integram o Plano de Desenvolvimento Comunitário e são pontos de comunicação e de um trabalho baseado na inclusão de gênero e na geração de emprego e renda. 

O Plano Diretor (PD), vencido desde 2018, começou a ser revisado em junho e já atingiu 25% de execução. Instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, está sendo construído com ampla participação popular. Outra importante conquista é a renovação do parque computacional da Prefeitura, defasado há mais de 10 anos. Foram adquiridos mais de três mil computadores com previsão de entregues até o fim do ano. 

Outras conquistas: foi aberto o processo licitatório para diagnóstico ambiental do Rio Jaguaribe. A ideia é traçar um plano de recuperação. A cidade também vai ganhar um Plano de Descarbonização e Adaptação Climática para a adoção de medidas de enfrentamento e adaptação às mudanças do clima. A ordem de serviço foi assinada e planos de trabalho e comunicação estão sendo preparados.

Desde que João Pessoa se tornou elegível pelo BID – que financia metade do Programa –, esses são os passos mais expressivos rumo a uma cidade democrática e mais humana. Segundo Clementine Tribouillard, representante do banco no Brasil, “os avanços estão conforme o planejado. Conseguiram dar um salto nesse semestre, tanto pela via natural do Programa, como pelo compromisso da prefeitura. O compromisso institucional é muito forte. Agora a gente entrou numa etapa de velocidade de cruzeiro e 2022 será uma etapa de transição dos projetos para obras”, afirmou. 

Quem será o dono? McLaren 720S, conversível que custa quase R$ 4 milhões está a caminho da Paraíba – VEJA VÍDEO

Já esta a caminho da Paraíba o McLaren 720S Conversível, o automóvel que custa quase R$ 4 milhões saiu de São Paulo com destino a capital paraibana, o esportivo conversível conta com um motor de 720 cv e acelera de 0 a 200 km/h (sim, 0 a 200) em 7,9 segundos.
Não se sabe ainda quem é o milionário que comprou o carro e se  ele mora mesmo em João Pessoa.


Romero reúne aliados para tratar de novo cenário político numa aliança com João

O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) reuniu um grupo de vereadores para tratar dos novos rumos com relação a disputa eleitoral de 2022. O encontro aconteceu num restaurante em Lagoa Seca. 

Romero teve o apoio do grupo para o projeto que decidir trilhar, inclusive, aliança com o governador João Azevêdo, na condição de candidato a vice-governador. Isso porque a candidatura ao governo ao que tudo indica parece ter ficado pra depois. Há também na mesa uma possível candidatura a deputado federal. 

Na mesa, os vereadores: presidente da CMCG Marinaldo Cardoso (Republicanos), Saulo Germano (PSC), Saulo Noronha (SD), Valdenir Santiago (DEM), Dinho Papa Léguas (DEM), Rui da Ceasa (Pros), Aldo Cabral (PSD), Jandui Ferreira (PSD), Luciano Breno (PP) e Rostand Paraíba (PP), além do suplente Rubens Nascimento (DEM), único voto dissidente.

Romero prepara o terreno para o que todo bom entendedor já captou: a desistência da candidatura ao governo e a iminente composição com o governador João Azevêdo (Cidadania). Um assunto que já foi aprovado pelo paladar da maioria dos seus aliados. E também na cozinha do governo.

Cicero Lucena assina empréstimo no valor de R$ 100 milhões com Banco de Brasília para pavimentação de 500 ruas em João Pessoa

O prefeito Cicero Lucena assinou nesta quinta-feira (21), em Brasília, um empréstimo no valor de R$ 100 milhões junto ao Banco de Brasília (BRB). O recurso será utilizado na pavimentação de 500 ruas, totalizando mil ruas calçadas na cidade. 

De acordo com o prefeito, com o investimento serão 500 ruas a mais que serão priorizadas para obras que envolvem saneamento, implantação de rede de esgoto e pavimentação. Esse quantitativo é superior ao que estava previsto dentro do projeto de R$ 1 bilhão em investimentos para João Pessoa. 

"Esse investimento é muito importante para a cidade, e estava acima do compromisso de investimento do município. Graças ao saneamento financeiro e a eficiência e qualidade do projeto, temos muito o que agradecer neste momento, por estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas", avaliou. 

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Prefeituras paraibanas têm mais de R$ 41 milhões em gastos com publicidade, diz Tribunal de Contas

Auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba aponta que despesas com publicidades realizadas pelas 223 Prefeituras paraibanas chegam a R$ 41.703.582 milhões. Já o valor total empenhado soma (R$) 45.673.131 milhões. Para realização da análise, foi coletada a base de pagamentos referente aos anos de 2020 e 2021 dos municípios, com 3.040.103 registros, com dados até o final de setembro de 2021.

Os resultados do levantamento foram apresentados pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, durante sessão plenária na quarta-feira (20). Seguindo o mesmo modo de detalhamento do Governo do Estado, na secretario Institucional de Comunicação, a fiscalização buscou levantar as informações seguindo as mesmas trilhas de auditoria nas prefeituras municipais.

Um comparativo até o mês de setembro aponta que em 2020 foram gastos 21 milhões com publicidades pelas gestões municipais. E em 2021, os gastos até este mês, chegam a R$ 20 milhões.

De acordo com o Grupo de Planejamento e Controle, coordenado pela Diretoria de Auditoria e Fiscalização (Diafi), a busca realizada resultou em 14.788 registros de pagamentos, distribuídos por 454 unidades gestoras, sendo 296 unidades pertencentes às Prefeituras Municipais e 158 pertencentes às Câmaras de vereadores.

Com base nos dados do Sagres, os dez municípios com os maiores gastos com publicidades  são os seguintes: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Boa Vista, Sousa, Sumé, Princesa Isabel, Picui, São Bento e Juazeirinho, (conforme tabela abaixo).

Municípios                Total empenhado (R$)     Total pago (R$)

João Pessoa                9.855.732                          9.759.372

Campina Grande        3.865.601                          3.227.976

Cajazeiras                     773.432                              655.151

Boa Vista                      547.925                             184.242

Sousa                            266.785                              266.785

Sumé                             175.844                              160.644

Princesa Isabel              159.478                              159.278

Picuí                              154.951                              149.286

São Bento                     145.346                              143.279

Juazeirinho                     97.546                                 97.546

Total                         16.042.641                          14.803.560

Gasto com publicidade por habitante – A quantidade de municípios por intervalo de despesa per capita. (Despesa empenhada dividida pela população). Em 158 municípios foi gasto R$ 0,5 por pessoa.  Em 40 cidades a despesa com publicidade foi de R$ 5,10, numa média per capta. O relatório aponta que em outros 23 municípios esse valor chegou a R$ 10,20 e em apenas dois municípios as despesas ficaram acima dos R$ 20,00 por pessoa.

“Após análise, foi possível verificar que as despesas com publicidade nos municípios se comportaram de forma similar entre os exercícios de 2020 e 2021, quando comparado o acumulado até o mês de setembro. Também foi observado que mais de 70%  das despesas estão concentradas em poucos municípios e destinadas a um conjunto pequeno de credores” ressaltou o conselheiro Fernando Catão.

No final, ele garantiu que outras análises estão em andamento no sentido de aprofundar e acompanhar tais gastos nos meses seguintes. O relatório ficará anexado no processo de acompanhamento de gestão de cada município. De acordo com o conselheiro Fernando Catão, os gestores municipais serão notificados pelos conselheiros relatores das prestações de contas de cada município, acerca do relatório.

Acesse AQUI o relatório completo

Justiça cassa mandato da prefeita Karla Pimentel e determina posse de Márcia Lucena, no Conde.

A Justiça eleitoral decidiu cassar os mandatos da prefeita de Conde, Karla Pimentel (foto), e do vice-prefeito, José Ronaldo Vieira Sales Júnior, mais conhecido como Dedé Sales. A decisão, que o ClickPB teve acesso, foi tomada na noite desta quarta-feira (20) pela 3ª Zona Eleitoral de Santa Rita.

Karla foi eleita prefeita de Conde em 2020 com 6.794 votos, representando 40,94% do total. De acordo com a decisão, os diplomas de Karla Pimentel e do vice-prefeito foram cassados devido a violações das regras de contabilidade eleitoral.