sábado, 13 de julho de 2013

População reclama transtornos causados nas ruas de Itaporanga pela falta de planejamento das obras de implantação do sist. de distribuição de água

A população de Itaporanga continua sofrendo com a falta de planejamento e o descaso diante das obras de implantação do sistema de distribuição de água na cidade, que é tocado pela empresa Consert contratada pela Cagepa. Por todos os quadrantes só se encontra ruas esburacadas, entulhos e muita poeira. Não que a cidade não queira a obra, pelo contrário, mas há um descaso por parte da empresa que não trabalha de forma planejada com relação a abertura e fechamento de valas.
Reclamações e mais reclamações são feitas diariamente pela população nas emissoras de rádio. Há casos de ruas que passaram mais de quatro meses com buracos abertos causando sérios transtornos aos moradores, sem falar nos inúmeros acidentes já registrados. As autoridades competentes precisam agir para que a população não continue passando por esses transtornos a cidade sendo bagunçada por essa empresa. O povo de Itaporanga merece no mínimo respeito e a empresa responsabilidade com este caso.
A foto acima foi tirada no final da tarde de ontem e mostra a bagunça que está na rua João Firmino Gomes, entrada da cidade pela PB-386 (sentido Boa Ventura), conhecida como rua da Várzea. Os moradores dessa artéria preparam bloquear a rodovia caso essa situação não seja resolvida nos próximos dias. 

Confira o ensaio fotográfico de Gardênia Soares, a gata deste sábado do Portal ASN... Clique no link do lado direito do Blog e veja as imagens!

O Blog traz pra vocês um aperitivo do ensaio fotográfico com Gardênia Soares, a Gata da Capa do Portal ASN deste sábado (13). Diga-se de passagem, uma morena om olhar bastante provocador e sensual. Para conferir o ensaio completo é só acessar o www.portalasn.com.br ou clicar no link ao lado, no canto superior direito do Blog...
[clique nas imagens abaixo para ampliá-las]
 

Comissão Eleitoral do CBH PPA publica lista de habilitados para o processo de escolha e renovação dos membros

A Comissão Eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) divulgou quinta-feira (11), a relação dos inscritos e habilitados ou habilitados com pendências para o processo de escolha e renovação dos membros do CBH PPA. A relação pode ser acessada clicado no linkhttp://cbhpiancopiranhasacu.org.br/. O edital 04, que contém a lista, possui dois anexos de listas dos habilitados ou habilitados com pendências do Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte, em tabelas divididas pelos títulos de usuários e sociedade civil.
Além da lista no edital, a Comissão Eleitoral informa que os habilitados com pendência deverão se regularizar dentro do prazo previsto para impugnação e recursos, devendo atentar para que os documentos faltantes estejam disponíveis para a comissão eleitoral dentro do prazo. Os prazos relativos à solicitação de impugnação e interposição de recursos vão do dia12/072013 ao dia 22/07/2013, e a Divulgação final dos habilitados sairá no dia 29/07/2013. 
As solicitações de impugnação, interposição de recursos e serão realizadas pelos interessados diretamente no Centro de Apoio ao CBH PPA que tem como endereço a Praça Dom José Delgado, Nº 51-A (1ª andar da Rádio Rural), Bairro Paraíba – Caicó – RN. Quem quiser entrar em contatos com o Centro pode ligar para os telefones: (84) 3417-2948 e 8896-1840 ou pelo endereço eletrônico coordenador-cbh-ppa@adese.com.br.
Com Ivanilson Barros Júnior - Assessor Comunicação Centro de Apoio ao CBH PPA

Jovem de 14 anos morre vítima de dengue hemorrágica no HDI, primeiro caso que foi à óbito em Itaporanga...

Foi registrado no início da noite desta sexta-feira (12) o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica em Itaporanga. Segundo informações, um jovem que tinha apenas 14 anos de idade estava internado no Hospital Distrital de Itaporanga veio à óbito após uma parada respiratória. A família não sabia que ele estava com dengue hemorrágica, há dias. Uma semana atrás ele sofreu uma pancada no joelho e foi levado para consulta num ortopedista, quando passou a ser acompanhado pelo profissional.
O adolescente não teve melhora porque ele estava com dengue e família não sabia, levando-o de volta pra casa no sítio São Pedro. Na tarde desta sexta-feira (12) o SAMU foi acionado porque o rapaz estava mal e passou a ser acompanhado por uma equipe médica do hospital, que fez o possível. Mas, infelizmente ele veio à óbito, sendo o primeiro caso confirmado de dengue hemorrágica no município de Itaporanga.
Mais informações em instantes...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Continuam paralisadas obras de pavimentação da estrada que liga São José de Caiana e Serra Grande...

pb-392rs
governo do Estado tomou distância das obras de asfaltamento da estrada que liga os municípios Serra Grande a São José de Caiana, no Vale do Piancó. O registro foi feito pelo portal Radar Sertanejo e revela que não há mais ninguém trabalhando no local e que a construtora responsável teria abandonado os serviços porque a gestão “socialista” atrasou o repasse.
A informação veiculada no site ressalta que o secretário estadual do PAC, Ricardo Barbosa, insiste em afirmar que a obra não havia paralisada, inclusive noticia que a data da inauguração já estaria pré-agendada para a inauguração da rodovia, mas a paralisação está comprovada em boa parte dos 13 km de extensão da estrada, conforme foto acima.
É estranha a paralisação e abandono da obra porque os recursos existem. São provenientes de empréstimos contraídos junto as instituições financeiras internacionais durante os governos Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB), mas que não estão sendo utilizados pela atual como devia. Basta lembrar que a obra da estrada Serra Grande/São José de Caiena está paralisada há cinco meses. (com marconeferreira)

Servidores da Cagepa aceitam reajuste de 5% e greve acaba em menos de três dias...

Os servidores da Cagepa, que iniciaram greve na última quarta-feira (10), receberam uma proposta considerada satisfatória da empresa e optaram por encerrar a paralisação já nesta sexta-feira (12). De acordo com o secretário geral do sindicato, Edielton Kleberson, o reajuste oferecido foi de 5% para o salário dos servidores e 5% no vale-alimentação. Outro ponto importante que Kleberson ressaltou é que a database será respeitada. O secretário comemorou o fato de que os servidores da Cagepa mostram que tem força para mudar um posicionamento. "A proposta inicial era nula, não teria reajuste. Mas chegamos aos 5%", comentou. "Sabemos que em uma negociação é complicado chegar aos termos desejados, que era para acompanhar a inflação. Precisamos então chegar num denominador comum, e esses 5% foi satisfatório", concluiu. (com Pedro Callado)

Neto Porcino fala aos itaporanguenses sobre importância do Sindiconvale que irá representar os trabalhadores da indústria têxtil de 34 municípios

Entidade criada com objetivo de representar os trabalhadores da indústria de fiação e tecelagem em todo o Vale do Piancó, com abrangência ainda na região de Princesa Isabel, concentrando cerca de 34 municípios, é o que se propõe o SINDICONVALE que acaba de receber sua carta sindical, autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Foi o que informou aos itaporanguenses o sindicalista Neto Porcino, presidente do Sinpospetro-PB, sediado em João Pessoa. 
Neto Porcino esteve concedendo entrevista nesta sexta-feira (12) ao PB Notícias, acompanhado do seu filho - o Júnior Porcino que presidirá e irá conduzir os trabalhos do novo sindicato. Em verdade, ambos aproveitaram o noticioso para explicar as propostas dessa nova entidade que foram abordadas durante reunião com empresários do ramo têxtil, realizada nas dependências da Câmara Municipal de Itaporanga no final da tarde. 
O Sindiconvale estará à frente das constantes negociações em defesa dos direitos dos trabalhadores e dos benefícios a ser adquiridos para a família têxtil, da qual Itaporanga desponta como pólo industrial. Neto Porcino disse que a conquista da carta sindical é a primeira de muitas vitórias que virão pela frente, inclusive conquistada em tempo hábil. Só para se ter uma ideia, há cerca de 14 mil entidades sindicais na fila de espera por uma carta sindical, que no caso do Sindiconvale foi conquistada num intervalo de dois anos. 
"É muito difícil conquistar uma carta sindical diante da burocracia e do tempo que se emprega. Mas, numa luta iniciada ainda pelo meu saudoso irmão Antônio Porcino junto aos senadores Paulo Paim e Vitalzinho, além do deputado Damião Feliciano, é que foi possível essa conquista", disse Neto ao comentar que Júnior Porcino começará uma peregrinação, a partir da próxima segunda-feira (15), nas fábricas têxteis informando aos trabalhadores sobre a importância de se associarem ao novo sindicato. 
A existência do sindicato refletirá diariamente na vida dos trabalhadores cumprindo, assim, a sua função de proporcionar melhores condições de trabalho e de vida. A história de lutas e de consequências será o resultado da força da categoria somada a adesão, cada vez maior, de seus representados, o que deverá ocorrer para o fortalecimento, cada vez mais intenso, da classe operária têxtil. Neto ouviu dos empresários, durante a reunião na Câmara, que não haverá empecilhos da parte deles para o trabalho do Sindiconvale.  
Ainda durante entrevista ao PB Notícias, Neto porcino falou sobre as recentes manifestações ocorridas pelas ruas do País, em particular, a greve geral convocada pelos sindicatos comandando pela Força Sindical e disse que a classe trabalhadora está articulada e unida para continuar lutando em prol dos seus direitos. "Nosso líder Paulinho da Força [deputado paulista Paulo Pereira] tem colocado na ordem do dia a importância do trabalho sindical em prol dos trabalhadores, o que tem sido reconhecido pela sociedade", concluiu.

Presidente Renio Macedo quer acabar com recesso parlamentar de junho na Câmara Municipal de Santana dos Garrotes

O presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, vereador Renio Macedo de Araujo (foto), através de um Projeto de Resolução vai propor a abolição do recesso parlamentar no mês de junho. A proposta estabelece que a Câmara terá apenas um recesso ao ano, que será no mês de janeiro. O Parlamentar explica que ao prever o recesso parlamentar nos meses de janeiro e junho, há uma falsa sensação de que os vereadores possuem duas férias anuais, enquanto a maioria dos trabalhadores tem apenas uma. Contudo, no recesso de junho apenas algumas atividades parlamentares são suspensas e a maioria dos vereadores continua com suas atividades rotineiras.
Renio Macedo destaca que em junho, tanto quanto nos demais meses, diversos acontecimentos políticos vêm à tona. “A paralisação de algumas atividades da Câmara nos coloca à margem das discussões e possíveis soluções políticas de nossa cidade”, afirmou o presidente. Atualmente, as reuniões ordinárias da Câmara não são realizadas nos meses de janeiro e junho de cada ano Segundo o Regimento Interno “A Câmara terá dois recessos no ano, sendo um no mês de janeiro e outro que se iniciará em 1º de junho e terminará em agosto, antes da realização das respectivas reuniões ordinárias.” 

Condenado por compra de voto e desvio do dinheiro público, ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo é preso num shopping de João Pessoa...

O ex-prefeito do município de Cruz do Espírito Santo, Luciano Carneiro da Cunha, foi detido na manhã de hoje num shopping da capital e encaminhado para a Central de Polícia. Luciano Carneiro da Cunha havia sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral a quatro anos de reclusão por captação ilícita de sufrágio, nas eleições de 2000, configurada através do Programa Renda Mínima, destinado a pessoas carentes.
Já no Tribunal de Justiça, o ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo foi condenado a cinco anos de prisão por desvio de verba pública. Segundo relatório do Tribunal de Justiça, Luciano Carneiro da Cunha  teria se dirigido ao Assentamento Massangana I, portando a quantia de, aproximadamente, R$ 200 mil, proveniente do “Programa Garantia de Renda Mínima” do Governo Federal, alegando que iria efetuar os pagamentos às famílias cadastradas. Após iniciado, o acusado teria suspendido o pagamento, sob o argumento de que estava se sentindo ameaçado pelos moradores que insistiam em receber os meses em atraso.
No dia 25 de janeiro de 2010, o denunciado formulou requerimento ao Ministério Público, apresentando denúncia de que teria deixado o restante do dinheiro do Programa no porta-malas do veículo, que teria ficado detido pelos assentados, e que os mesmos haviam subtraído a importância. Mas, a peça acusatória narra que, após oitiva de testemunhas e perícia realizada pelo Instituto de Polícia Científica, “restou inexoravelmente configurado que o denunciado se apropriou da mencionada verba pública e ainda deu causa a instauração de investigação policial acusando outras pessoas”. (com LuísTôrres)

Dr. Francisco Iasley acaba de ser nomeado novo Delegado Regional da 2ª DRPC, sediada em Campina Grande...

Dr. Frcº Iasley e o editor durante almoço num restaurante em CG
Direto de Campina Grande - O amigo jovem delegado de Polícia Civil, professor universitário e escritor, Dr. Francisco Iasley acaba de ser nomeado pelo governador Ricardo Coutinho para o cargo de Delegado Regional da Polícia Civil 2ª Região - Campina Grande. Sem dúvidas, um reconhecimento pelo brilhante e competente trabalho que ele tem desempenhado no compartimento da Borborema.
Ao alçar mais esse degrau em sua carreira, Dr. Francisco Iasley mostra todo seu potencial e preparo para desempenhar com fervor, caráter e correção, suas atividades na Polícia Civil da Paraíba. E olhem, caros leitores, que lá no início a batuta foi puxada, inclusive, nadando contra a 'maré' oriunda das picuinhas políticas. Mas, o jovem delegado deu um passo adiante e seguiu conquistando seu espaço.
Ele já vinha se destacando aqui na região de Campina Grande numa atuação operosa contra o contrabando e delitos do tipo, à frente da Delegacia de Furtos e Roubos, e, hoje, ao ocupar a principal posição da Polícia Civil numa região, embora complexa, a segunda mais importante do Estado é motivo de orgulho para todos itaporanguenses. Em particular, àqueles que conviveram com ele na infância e juventude porque sabemos do seu caráter.
O ato de nomeação [nº 8.632] do Dr. Francisco Iasley Lopes de Almeida foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial e ele substitui no cargo o Dr. Marcos Paulo Vilela. Então, boa sorte ao Dr. Francisco Iasley nessa nova etapa...

Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro deve fazer visita à Itaporanga em breve, revela o prefeito Audiberg Alves...

O prefeito de Itaporanga Audiberg Alves (PTB) revela ao Blog que o ministro das Cidades, deputado federal paraibano licenciado Aguinaldo Ribeiro, está organizando em sua agenda, claro que bastante cheia devido compromissos em todo o País, uma visita ao município de Itaporanga para muito em breve. Fato que deve acontecer quando o ministro estiver na Paraíba. Apesar de ficar muito tempo em Brasília, Aguinaldo destina vindas com frequentes à Paraíba, aonde mora.
A visita do ministro à 'Rainha do Vale' está sendo preparada nos mínimos detalhes, já que se trata de um Ministro de Estado, o que necessita de todo cuidado protocolares e de segurança, por parte da Polícia Federal que faz o acompanhamento das autoridades da República. O prefeito Audiberg tem demonstrado bastante entusiasmo com a atenção dispensada pelo ministro sempre que vai à Brasília, diante da grande quantidade de projetos em vista para alavancar o desenvolvimento de Itaporanga.
"Essa visita deve acontecer em breve e será uma oportunidade de agradecer a atenção que nos tem dado o ministro Aguinaldo Ribeiro", disse o prefeito que fez o convite dias atrás e foi aceito pelo próprio Aguinaldo..

Em Brasília: Wilson Santiago e o ministro Aguinaldo Ribeiro se reúnem com 60 prefeitos da Paraíba, durante jantar...

Cerca de 60 prefeitos, lideranças políticas, ex-gestores e secretários municipais, participaram de um jantar com o presidente estadual do PTB paraibano, Wilson Santiago. O evento, que já virou tradição em Brasília, contou com a participação do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP). O encontro político ocorreu nesta quarta-feira (11).
“Há 8 anos que realizo um jantar de confraternização aqui na minha casa em Brasília. Os prefeitos, as lideranças e nossos amigos que comungam com a nossa ideologia política e que participaram da 16ª Marcha dos Prefeitos vieram para o evento. Este ano tivemos a presença do amigo e ministro Aguinaldo Ribeiro”, comentou Santiago.
Santiago ratificou apoio aos prefeitos e se disponibilizou a defender melhorias para os municípios paraibanos. “Foi uma conversa agradável. Trocamos ideia e conversamos sobre as alianças, melhorias para as cidades e lutar, juntamente com o meu filho, o deputado federal Wilson Filho (PMDB), para trazer mais recurso para o nosso estado”. (com Ascom)

Governo do Estado quer anular Plano de Reclassificação de Cargos e Salários dos servidores do DER

Está tramitando na 6ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa uma ação em que o Governo do Estado pede a anulação do Plano de Reclassificação de Cargos e Salários dos servidores do Departamento de Estadas de Rodagem da Paraíba (DER), criado há 30 anos. Na prática, o objetivo do governo é anular os efeitos de uma decisão dada em ação movida em 1997 que obrigou o Estado a fazer o pagamento dos servidores com base no plano de cargos, o que não vinha ocorrendo. O argumento é de que a decisão não tem validade porque foi tomada com base no artigo 39 da Constituição do Estado que foi considerado inconstitucional em um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o vice-presidente da Associação dos Servidores do DER, Assis Almeida, a tentativa do governo é um desrespeito com a categoria. “Caso o plano seja de fato anulado haverá um prejuízo muito grande. Pessoas que ganham quase R$ 3 mil passarão a ganhar R$ 678,00. A maioria da categoria passará a receber o salário mínimo”, disse. Ele informou que a medida afetaria todos os funcionários do DER, 2.036 pessoas entre ativos, inativos e pensionistas. “Vamos nos reunir com os advogados durante a assembleia e vamos decidir os rumos da categoria. Existe sim a possibilidade de decidirmos por greve”, disse o vice-presidente da Associação dos Servidores do DER.
Conforme o governo, o pagamento dos benefícios pode onerar excessivamente as finanças do Estado. “Com efeito os valores que lhes vêm sendo indevidamente pagos importam, anualmente, em um vultoso prejuízo para os cofres públicos, além de ter sido inscrito para pagamento através de precatório valor superior a R$ 231 milhões”, diz a ação. O procurador do DER, Manoel Gomes da Silva, que é um dos que assinam a ação, disse que não poderia falar sobre a matéria. Segundo ele, isso seria uma competência da Procuradoria Geral do Estado. 
A ação na 6ª Vara da Fazenda Pública não é a única movida pelo governo que envolve benefícios para os servidores do DER. Na semana passada a Procuradoria deu entrada no STF em uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) para não pagar adicionais por tempo de serviço que foram autorizados judicialmente. 
(com Jhonathan Oliveira)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

MPPB abre investigação contra planos de saúde que atuam na Paraíba

O Ministério Público Estadual abriu investigação contra todos os planos de saúde na Paraíba. Segundo o promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor, Glauberto Bezerra, a medida foi tomada após o órgão ter recebido inúmeras reclamações por parte dos usuários. "É dever do Ministério Público zelar pelo bom atendimento nos serviços de saúde, diminuindo o risco de ocorrências graves na prestação de serviço", afirmou.
Segundo ele, são 28 planos de saúde que serão investigados pelo Ministério Público. As portarias determinando a abertura de inquérito civil para apurar possíveis irregularidades estão sendo publicadas no diário eletrônico do Ministério Público. Glauberto Bezerra informou que todos os representantes dos planos de saúde serão notificados sobre as investigações. Também serão expedidos comunicados para a Associação Nacional de Saúde (ANS), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Conselho Regional de Odontologia (CRO). (com Lenilson Guedes)

Falta de higiêne no açougue público de Itaporanga põe em risco saúde da população, denunciam vereadores que verificaram in loco a situação.

Pedaços de carne deixados por gatos, no momento da entrada dos vereadores 
Espalhadas ou penduradas as carnes estão expostas a todo o risco de contaminação no açougue público da cidade de Itaporanga. Essa é a constatação à que chegaram os vereadores Jacklino Porcino (PMDB), Isabelle Mendes (PSDB) e João Guimarães (PSC), ao presenciar situação "de descaso" encontrada no local. Em verdade, a venda da carne que é consumida pela população está comprometida pela falta de higiene e os itaporanguenses podem ter graves problemas de saúde ao consumir os produtos manuseados naquele local, de condições insalubre.
Os três parlamentares-mirins estiveram na noite desta quarta-feira (10) no açougue público e verificaram in loco a situação em que se encontra a exposição da carne que ali é comercializada, alvo inclusive de denúncia da população. No momento em que os parlamentares chegaram ao local alguns felinos (gatos) estavam se fartando com as carnes penduradas, que merece da Secretaria Municipal de Saúde uma fiscalização mais rigorosa no local. Caso contrário, avalia-se o problema como resultado de um misto de inércia por parte dos comerciantes e da falta de atenção do poder público.
Além de felinos (gatos) até cães eram visto frequentando o recinto. "A situação é de descaso e requer uma atenção redobrada da prefeitura. Sem falar que o Ministério Público deve ser acionado para apurar essa situação que coloca em risco a saúde da população itaporanguense", afirmaram os vereadores. A falta de condições adequadas (falta de higiene) verificada durante a visita dos edis mostra uma grave questão de saúde pública. "Inclusive, a carne que continua sendo abatida em Pedra Branca é transportada pra cá sem as mínimas condições de higiene", afirma João Guimarães.
De acordo com a legislação vigente é obrigatório o uso de toucas higiênicas ou bonés tampando os cabelos dos profissionais, que ali trabalham, os ganchos em que ficam pendurados as carnes não podem ter ferrugem e o estabelecimento deve estar limpo. Mas a situação encontrada no açougue público de Itaporanga é de animais dentro do estabelecimento, banheiros (do mercado) imundos, completa falta de higiene, dentre outros. "Isso foi apenas uma amostra do que pudemos ver em um dos lugares onde as condições de higiene deveriam ser totais", disse Isabelle Mendes.
"Aqui era pra ter uma câmara fria, os açougueiros, cada um era pra ter seu balcão com câmara fria, sem que as carnes ficassem expostas como aí se encontram", pontuou João Guimarães. "Isso aqui é um absurdo, o poder público não oferece um espaço de qualidade para os comerciantes venderem seus produtos e que possam trabalhar de uma forma mais digna", disse Jacklino ao informar que fará um relato na volta dos trabalhos legislativos e cobrar providências a esse respeito, no sentido de se melhorar as condições de higiene do local.
Com Portal ASN

Partidas movimentadas em Itaporanga na etapa regional dos JEPB...

Está sendo bastante movimentada as partidas dos Jogos Escolares da Paraíba, eta Vale do Piancó que são realizadas na cidade de Itaporanga. Disputado nos ginásios públicos e no Colégio Diocesano Dom João da Mata, a competição tem sido o point da garotada de toda a região que torcem por suas equipes na disputa de futsal, vôlei, atletismo e handball.
Na tarde desta quarta-feira (10), por exemplo, duas partidas de handball faminino levou muita gente ao ginásio municipal "O Demão", oportunidade em que se confrontava as equipes de Santana de Mangueira X Adalgisa Téodulo (Itaporanga) e as equipes de Igaracy X Colégio Batista (Itaporanga). 
As equipes visitantes foram as vencedoras dessas duas partidas, com o seguinte placar: Santana de Mangueira 23 X 15 Adalgisa Teódulo, enquanto, Igaracy 25 X 04 Colégio Batista. A competição segue até o próximo dia 13 e as equipes campeãs em cada categoria garantem vaga na etapa estadual. 

Coordenador da Defesa Civil em Itaporanga diz que solo não apresenta condições para perfuração de poços profundos

Durante entrevista concedida ao PB Notícias, noticioso levado ao ar pela Pedra Bonita FM, que por sinal foi bastante proveitosa e esclarecedora sobre vários temas inerentes à Defesa Civil Municipal, o seu coordenador Osfânio deu uma panorâmica em torno dos aspectos sobre o cuidado com o meio ambiente que a população deva ter. Ele convidava os municípios para participar de conferência sobre o tema, realizada hoje em Itaporanga.
Outro assunto que chamou a atenção durante o bate papo com o signatário do Blog, diz respeito a uma sugestão que fizera ao Ministério da Integração Nacional para a possibilidade de se perfurar no município poços profundos visando atender as expectativas com relação ao abastecimento de água na zona rural, já que os poços atuais não tem conseguido suprir as demandas. No entanto, segundo Osfânio estudos mostram que esta modalidade não há condições de acontecer em Itaporanga.
"Técnicos mostraram durante encontro em Cajazeiras, do qual estive participando, que a única região com condições de se fazer perfuração de poços profundos é a do município de Sousa. Enquanto isso, devemos nos ater a perfuração de poços com 30 e 50 metros de profundidade", disse. 

terça-feira, 9 de julho de 2013

TCU aponta irregularidades no programa do Leite e imputa débito de R$ 52 milhões à ex-gestores e 34 empresas com atuação na Paraíba

O Tribunal de Contas da União (TCU) imputou a 34 empresas de laticínios com atuação na Paraíba e quatro ex-gestores da Fundação de Ação Comunitária (FAC) do Governo do Estado débitos que somam R$ 52.107.942,51 milhões, em decorrência de irregularidades constatadas em auditoria no Programa Pão e Leite. Realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do governo federal, o programa foi alvo de investigações, comprovadas em auditoria, entre os anos de 2005 e 2010. Paralelo à decisão, o TCU decidiu pela abertura de processo individual para cada uma das 34 empresas arroladas no processo por terem sido 'solidárias' com os ex-gestores da FAC.
A auditoria aponta irregularidades na época das gestões dos ex-presidentes da FAC Gilmar Aureliano de Lima, Antônia Lúcia Navarro Braga, Francisca Denise Albuquerque de Oliveira e Vera Maria Nóbrega de Lucena. O TCU estabeleceu um prazo de 15 dias para que as empresas e ex-gestores apresentem defesa ou recolham aos cofres públicos o valor empregado de forma indevida. 
Entre as principais irregularidades identificadas pela auditoria do TCU havia beneficiário do programa Bolsa Família como fornecedor de leite, empresas com controle total dos postos de distribuição, ausência de controle de qualidade do produto, beneficiários proprietários de veículos e ainda pessoas mortas como beneficiários. O órgão também identificou problemas legais na condução do programa como a utilização da modalidade de licitação em desacordo com o que está previsto na legislação, existência de produtores cadastrados sem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), obrigatória, segundo o MDS.

Confira mais acessando o Portal ASN

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Prefeito Berguim fala no PB Notícias sobre conquistas de sua gestão e diz que ações não são pautadas pela picuinha política

O prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB) esteve nesta segunda-feira (8) nos estúdios da Radio Pedra Bonita FM concedendo entrevista ao noticioso PB Notícias, apresentado pelo signatário do blog, contando com colaboração do Dr. João Franco Filho. O gestor se fazia acompanhado dos secretários Welton Tomaz (Chefia de Gabinete), Jailma Souza (Administração e Finanças e Danielle Dantas (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), além da jornalista Marta Ribeiro (Ascom).
Na oportunidade, o prefeito agradeceu aos colaboradores e festejou a realização do festejos juninos na cidade - o 'São Pedro de Rua', promovidos nos dias 28 e 29 do mês passado, que para a organização do evento teve um saldo positivo, diante da expectativa projetada em conformidade com as inovações apresentadas e estruturação projetada. "Tivemos uma festa à altura dos itaporanguenses, que brincaram em plena harmonia e paz. O que tenho visto é que a festa agradou ao povo", disse Berguim.
O três auxiliares/secretários presentes no estúdio também usaram da palavra e agradeceram aos colaboradores. Welton, inclusive, informou no ar que a Prefeitura já estava efetuando o pagamento das atrações musicais, em particular aos filhos da terra, que se apresentaram durante o evento, bancado, de acordo com ele, com cerca de 90% com recursos próprios, ficando o restando com complementação dos parceiros da iniciativa privada.
Ao fazer um balanço das ações e inaugurações feitas durante o mês de junho, o prefeito enalteceu como simbolo maior a entrega da Escola Modelo por ser um marco histórico para o município e não limitou-se ao mencionar o ponta-pé inicial dado pela ex-prefeita Kátia Brasileiro, doze anos atrás. Berguim enfatizou que suas ações são e serão sempre pautadas por um novo método de fazer política, sem "revanchismo" ou "picuinha política".
"Ao convidar a ex-prefeita Kátia pra inauguração da escola o fiz com o dever de reconhecimento pelo trabalho feito por ela em prol do município. E terei sempre o prazer de concluir obras, por ventura, deixadas por gestões anteriores, porque não pauto meu trabalho pela picuinha política. Pois, com isso só quem ganha é a população que tem a continuidade de um a obra projetado por determinada gestão. Como também espero que aconteça quando eu deixar a prefeitura", pontuou.
Ele enumerou várias ações entregues no mês de junho, por sua gestão, a exemplo do PSF do Cravoeiro/Araça; uma retroescavadeira, uma motoniveladora (Patrol); um trator de pneu; um ônibus escolar; abertura de unidade de saúde noturna; dentre outras. Berguim revelou ainda que estará na próxima sexta-feira (12) em João Pessoa assinando um convênio junto ao Governo do Estado, via Pacto Social, para construção de um matadouro público em modalidade de consórcio que beneficiará, além de Itaporanga, os municípios de Aguiar, Igaracy, Piancó e Santana dos Garrotes.
O prefeito revelou também que em breve estará recebendo mais um trator de pneu e uma caçamba truncada para melhorar os trabalhos de infraestrutura e apoio à agricultura no município. "Enfim, são muitas ações que estamos desenvolvendo em Itaporanga buscando tão somente a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos", disse ao completar informando que estará, nos próximos dias, finalizando a aquisição de um terreno para construção de 50 casa populares, através de convênio com a Cheap, bem como, de um outro terreno para construção de uma escola no Loteamento Adailton Soares Teixeira.
Falando sobre a Câmara Municipal, o prefeito afirmou que mantém uma boa relação com o Legislativo-Mirim local, mas não se rende à vaidade de interferir nos trabalhos e atuação dos vereadores. Segundo o gestor, segue com a preferência de se distanciar das querelas e disputas internas já que diz que pra governar não precisa estar 'cooptando' vereadores. "Tenho uma boa relação com o presidente Jacklino e com a Câmara em geral, mas continuo pautando meu trabalho pelo respeito aos vereadores. Sem a necessidade de estar submetendo suas atitudes por conveniências quaisquer que sejam".
E, para finalizar, ao falar sobre política o prefeito disse que mantém ótima relação política com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e festejou o encontro promovido no último sábado (6) pelo PTB, do qual é membro da executiva estadual, e disse que estará seguindo as determinações do partido concernente às eleições estaduais de 2014. "Fizemos uma festa muito bonita, com a presença de muitas lideranças política da região. O que nos fortalece muito pra chegarmos unidos em 2014 e pleitearmos nossa participação nas chapas a serem montadas. Tudo, claro, sob a coordenação do nosso líder, o ex-senador Wilson Santiago".

Dilma que obrigar estudantes de medicina a trabalhar dois anos no SUS pra ter direito ao diploma...

Às vezes o governo passa a impressão de que deseja levar tudo às última inconsequências. Foi lançado no Planalto o programa ´Mais Médicos'. Além da importação de médicos, que já havia sido anunciada com antecedência, a iniciativa inclui uma novidade até então ignorada: a partir de janeiro de 2015, alunos de medicina serão obrigados a trabalhar dois anos no SUS. Sob pena de ficarem sem o diploma. O curso passa dos atuais seis anos para oito anos.
Reza a Constituição brasileira que todos são iguais perante a lei. Assim, cabe perguntar: por que só os médicos? Por que não obrigar os estudantes de psicologia, de odontologia e até de veterinária a suar a camisa pelo governo por dois anos? Por que não direcionar a rapaziada da engenharia para as obras públicas? Invertendo-se a lógica oficial, pode-se indagar também: por que não seduzir os jovens médicos oferecendo-lhes salários convidativos e condições de trabalho decentes no SUS?
O programa de Dilma Rousseff foi baixado por medida provisória. Significa dizer que entra em vigor imediatamente. Mas terá de ser aprovado pelo Congresso. A OAB e entidades médicas apressaram-se em dizer que é inconstitucional a exigir dos estudantes que trabalhem no SUS. Considerando-se as divisões observadas no condomínio governistas, não são negligenciáveis as chances de o Congresso modificar a proposta de Dilma.
Alheia aos riscos, a presidente não cansa de desafiar a sorte. Após recuar da Constituinte, bateu o pé em relação ao plebiscito. Não terá. Agora, tenta impor aos estudantes de medicina uma espécie de segundo serviço militar obrigatório. Nesse ritmo, Dilma acaba convocando rede nacional de rádio e tevê para anunciar que seu governo irá desfritar um ovo. (com Josias de Souza)

Deputado Manoel Jr revela que o PMDB pode ceder cabeça de chapa e que o senador Cássio é bem vindo a oposição

O deputado federal Manoel Júnior (PMDB) revelou em entrevista ao Rádio Verdade (Rádio Arapuan), nesta segunda-feira (8), que o seu partido pode ceder a cabeça de chapa majoritária nas eleições de 2014, caso algum candidato do grupo oposicionista apareça melhor que o pré-candidato peemedebista, ex-prefeito Veneziano, nas pesquisas eleitorais.
"O próprio Veneziano já disse isso", explicou Manoel Júnior, alegando que o importante é a união das oposições, no primeiro ou no segundo turno. O parlamentar ainda falou sobre a possibilidade de um rompimento entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e disse que o tucano seria bem vindo na oposição.

Deputado Luiz Couto revela interesse em disputar presidência do PT

O deputado Luiz Couto anunciou que será candidato a presidente estadual do PT. Couto vai representar a 'Mensagem ao Partido' na disputa do Processo de Eleição Direta (PED), corrente política que na Paraíba reúne membros da Democracia Socialista (DS), Juventude do MAIS, Coletivo Júlio Rafael - Novo Rumo e de outros grupos ligados a ele.
O deputado fez o comunicado depois de ter participado, nos dias 4 e 5 deste mês, do Encontro Nacional da 'Mensagem ao Partido', em Brasília, que teve como principal ato o lançamento da candidatura do deputado federal Paulo Teixeira (SP) à presidência nacional.
Luiz Couto disse que a sua decisão atende aos apelos de vários petistas do interior e da Capital paraibana, que sonham com um partido renovado, comprometido com as causas populares e que seja intransigente na defesa das conquistas dos governos Lula e Dilma.

TJPB fará mutirões para julgar processos da Meta 18 até fim do ano

O Tribunal de Justiça da Paraíba irá realizar esforço concentrado para julgar todos os processos da Meta 18. O objetivo é julgar, até o fim de 2013, os processos contra a administração pública e de improbidade administrativa distribuídos até 31 de dezembro de 2011. A proposta do esforço concentrado será submetida ao Conselho da Magistratura. A ideia é formar grupos de magistrados para atuarem nas unidades judiciárias que concentram o maior número de processos da Meta 18.
Os grupos de juízes atuarão em diferentes frentes, isto é, um grupo cuidará do impulsionamento das ações, despachando e realizando audiências, e, o outro, ficará com a incumbência de sentenciar aqueles feitos com a instrução já concluída. A despeito da Meta 18, o TJPB já adotou algumas medidas emergenciais, como foi o caso da designação de três juízes para atuarem nas comarcas de Sousa e Itaporanga onde há o maior número de processos incluídos na meta.
Com o esforço concentrado, que irá se iniciar ainda este mês, espera-se que no prazo de 60 dias o TJPB supere a média nacional, aproximando o Tribunal do cumprimento da Meta até dezembro.

domingo, 7 de julho de 2013

Dilma anuncia que vai renegociar débitos dos agricultores e suspender as execuções até o limite das eleições de 2014...

foto
Em meio a uma das secas mais duras das últimas décadas no Nordeste e a crise política enfrentada pelo governo, a presidente da República, Dilma Rousseff, anuncia que vai renegociar os débitos dos agricultores e suspender as execuções de dívidas até dezembro de 2014. Justo dezembro de 2014, após as eleições presidenciais. A presidente também anunciou uma versão do Plano Safra para o semiárido, com R$ 7 bilhões de financiamentos - R$ 4 bilhões para produtores familiares e R$ 3 bilhões para médios e grandes produtores - no período 2013 e 2014. Só as obras da transposição de águas do rio São Francisco que podem se estender até 2015? E a renegociação de dívidas dos agricultores prevê descontos de apenas 15% a 25%, de acordo com os volumes de financiamentos. Não tem perdão. (com Aline Lins)

População dispara nome de Djaci Brasileiro nas rádios de Itaporanga e ex-prefeito obtém 78% de intenções de voto pra deputado em 2014 ...

Menos de um ano após ter sido derrotado na disputa municipal de 2012, quando concorria à reeleição e perdeu por meros 190 votos a Prefeitura de Itaporanga pro professor Audiberg Alves (PTB), o ex-prefeito e ex-deputado Djaci Brasileiro (PSDB) se vê agora diante de uma convocação popular: ser candidato a deputado estadual em 2014. O chamamento começa a ganhar visibilidade com a realização de enquetes em emissoras de rádio da região do Vale do Piancó. A primeira aconteceu nesta sexta-feira (5), promovida pelo radialista Cláudio Nepó [Boa Nova FM] que recebeu cinquenta [50] ligações dos ouvintes.
O radialista queria saber qual opção Itaporanga deseja para a disputa por uma vaga de deputado em 2014, sendo colocando à disposição dos ouvintes vários nomes que pudessem representar a cidade e a região na Assembléia Legislativa. Das 50 participações, o ex-prefeito Djaci Brasileiro (foto) obteve a consideração de 36 ouvintes. O ex-vereador Herculano Pereira obteve 8 considerações; o candidato (??) a ser apoiado pelo atual prefeito Audiberg foi lembrado por 2 ouvintes; Chico Lopes também recebeu 2 considerações; o atual suplente de deputado Nosman Paulo obteve 1; o ex-prefeito José Silvino também foi lembrado por 1 ouvinte; O empresário e ex-vereador Toim da Loja e o ex-superintendente do Dnit-PB Expedito Leite, que tem desejo de sair candidatos, não foram citados. De todos, apenas o Dr. José Silvino não fala em ser mais candidato.
Essa primeira enquete mostra um quadro favorável à uma candidatura do ex-prefeito Djaci Brasileiro, cuja derrota em 2012 pode ser depositada na rejeição que parte de seu secretariado fomentou na cidade. Em verdade, Djaci [que teve 6.243 votos em 2012] é o único que pode levar Itaporanga e região a ter novamente um representante na Assembléia Legislativa. Em 2006, obteve mais de 20 mil votos e não se reelegeu pra deputado por menos de 200 votos. Caso ele pretenda empinar uma candidatura ano que vem seu primeiro passo deve ser trocar de partido, pois no PSDB não há condições de chegar. Agora, por um legenda pequena fica mais fácil ultrapassar a casa dos 15 mil votos, o que ele consegue somente aqui na região do Vale do Piancó.
Mas, por enquanto, Djaci Brasileiro tem dito que não quer saber de candidatura e segue no apoio à reeleição do atual deputado Lindolfo Pires (DEM). 

PTB faz encontro regional em Itaporanga, filia prefeitos e mostra força pra inserir o ex-senador Wilson Santiago na disputa eleitoral de 2014...

O ex-senador Wilson Santiago deu uma demonstração de força política ontem (6) em Itaporanga com o primeiro Encontro Regional do PTB, que teve como tema de debate o 'Plano Paraíba de Desenvolvimento - em sintonia com as lutas sociais' cujo arcabouço está sendo montado para servir de plataforma a ser apresentada aos paraibanos como alternativa de projeto para as eleições de 2014.
Acompanhado do filho, o deputado federal Wilson Filho (PMDB), o ex-senador foi recebido pelo prefeito de Itaporanga Audiberg Alves [membro da executiva estadual do partido], anfitrião do evento, prefeitos, vereadores e lideranças de todo o Vale do Piancó. Santiago desembarcou em Itaporanga, por volta das 11h, e seguiu direto pra Câmara de Vereadores, local aonde se realizou o encontro.
O ex-senador pretende disputar em 2014 a única vaga disponível para o Senado da República, entretanto, semana passada o deputado estadual Carlos Batinga (PSC) lançou seu nome como alternativa ao Governo do Estado encabeçando o bloco PP/PT/PSC/PTB, que daria um nó na disputa eleitoral de 2014. Santiago ao parece gostou da ideia.
Ao abrir o evento, o prefeito Audiberg deu boas-vindas à todos e falou sobre a importância dos temas que ali foram debatidos como ponto de partida para a construção de um novo modelo de gestão pública, através do processo de parcerias governamentais. Berguim afirmou ter encontrado um quadro estarrecedor de indiferença política às potencialidades peculiares a todas as regiões da Paraíba, com especialidade para o vale do Piancó.
Santiago disse que o partido está atento aos acontecimentos ocorridos recentemente, fato que enseja a busca por uma nova alternativa administrativa que sirva de alicerce para o modelo econômico que a Paraíba precisa e as regiões, como o  Vale do Piancó tanto necessita. Em sua exposição, ele falou sobre os quatorze itens contidos num folheto entregues aos presentes que tem a região como foco principal.
Obs.: clique nas imagens para ampliá-las...
O deputado Wilson filho, mesmo sendo do PMDB que fazia encontro semelhante na região do Brejo (em Guarabira), afirmou estar lutando em defesa do desenvolvimento da Paraíba. Wilson Filho, inclusive, falou como se fosse filiado ao PTB, entretanto, essa hipótese ele fez questão de deixar evidenciada: "Mesmo sendo do PMDB, não posso deixar de dizer que nutro grande simpatia pelo PTB desde a chegada de Wilson Santiago à sua presidência", disse. 
A mesa dos trabalhos foi composta pelo ex-senador Wilson Santiago, pelo deputado federal Wilson Filho, pelo prefeito Audiberg Alves, pelo presidente da Câmara Jacklino Porcino, pela prefeita Tânia de Nerival (Santana de Mangueira) e pela vereadora Ivonete. Dentre as presenças podemos destacar: o prefeito Tintim (Aguiar), a prefeita Tânia de Nerival (Santana de Mangueira), o prefeito Allan Feliphe (Pedra Branca), o prefeito Jairo Halley (Serra Grande), o ex-prefeito Alexandre Braga (Conceição), o ex-prefeito Hércules Mangueira (Diamante), o vereador Francisco [presidente da Câmara de Santana de Mangueira], o vereador Isaac Carvalho [presidente da Câmara de Olho D'água], vereador Charles [presidente da Câmara de Aguiar], dentre outros vereadores, ex-vereadores e lideranças políticas da região.


Prefeitos Tintim (Aguiar) e Zé Water (Caiana), e ex-prefeitos Alexandre Braga (Conceição) e Gildivan (Caiana), anunciam filiação ao PTB...

E como resultado prático o encontro do PTB em Itaporanga serviu pra filiação de prefeitos e lideranças da região, causando forte abalo nos quadros do PMDB. Além de lideranças que saíram do PMDB pro PTB, outras que mesmo em outros partidos mas que sempre votaram no ex-governador Zé Maranhão, acabaram assinando ficha de filiação no PTB e agora acompanham a orientação do ex-senador Wilson Santiago, que fez o anúncio dos novos membros do partido.
Dentre os novos filiados estão o prefeito de São José de Caiana e presidente da Amvap (Associação dos Municípios do Vale do Piancó) Zé Walter e o ex-prefeito Gildivan (Galego do Caiana), ambos que deixam o PMDB; outra liderança que assinou ficha de filiação ao PTB foi o prefeito de Aguiar Manuel Gudes - Tintim (que deixa o PP); outro que assina ficha de filiação no PTB é ex-prefeito Alexandre Braga (que deixa o PDT); e, também o empresário Toim da Loja (que deixou o PMDB); o ex-superintendente do Dnit-PB, advogado Expedito Leite (que deixa o PSC); dentre outros.
Obs.: Mesmo não estando presente ao evento, o prefeito Zé Walter confirmou, via twitter, sua desfiliação do PMDB e ingresso no PTB.
 Acima: Tintim e Alexandre Braga; abaixo: Expedito e Toim.

Jacklino Porcino alerta pro descaso com animais nas rodovias que cortam a região e diz que ex-senador Wilson Santiago tem serviço prestado

O presidente da Câmara Municipal de Itaporanga e da Avevap (Associação de Vereadores e Câmaras do Vale do Piancó), vereador Jacklino Porcino (PMDB) fez um intervenção, durante sua fala, bastante pertinente no encontro do PTB. Jacklino defendeu a implantação urgente de uma unidade do IML na região e aletrou para que as autoridades tratem logo de recolher o animais nas rodovias que cortam a região, haja vista o crescente índices de acidentes verificados nos últimos anos. Ele próprio já sofreu com as duas situações ao perder amigos e familiares, por conta da inércia dos poderes constituídos.
"É muito importante se pedir a federalização de nossas estradas, mas precisamos urgentemente é de recolher os animais que infestam as rodovias que cortam o Vale do Piancó. Não tem como aceitamos mais essa situação. É lamentável que vidas continuem ceifadas por conta da falta de fiscalização do governo", disse Jacklino ao completar que era sempre bom ouvir palavras do ex-senador Wilson Santiago, porque tem serviço prestado à região.
"Não costumo tirar meu tempo pra ouvir as mentiras dos políticos que vem aqui, mas sempre que me convidar arrumo espaço em meu tempo porque gosto de ouvir o senhor senador porque Wilson Santiago tem serviço prestado à nossa terra, que já recebeu mais de R$ 3 milhões em emendas suas...", concluiu Jacklino.