sábado, 18 de junho de 2022

Após Efraim Pai garantir que Efraim Filho não retorna mais para João Azevêdo, Pedro estende a mão para o Republicanos: ‘prontos para o diálogo’.

O pré-candidato ao Governo, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), deixou aberta a possibilidade, nesta sexta-feira (17), para eventual entendimento político com o Republicanos. “Estamos prontos para dialogar”, afirmou o parlamentar ao blog Agenda Política do jornalista Felipe Nunes.

A tese de aliança do Republicanos com o PSDB passou a ser discutida, nos bastidores, depois que o partido presidido pelo deputado federal Hugo Motta demonstrou insatisfação com a condução da parceria firmada com o governador João Azevêdo (PSB) para as eleições de outubro.

O desgaste se acentuou depois que o governador abriu espaços para o Progressistas indicar o candidato a vice na chapa governista, um espaço que já era reivindicado pelas principais lideranças do Republicanos, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), Adriano Galdino.

O que diz Pedro?

Questionado pelo blog se teria dificuldades para firmar uma aliança com o Republicanos, o deputado Pedro Cunha Lima deixou o caminho aberto para possível entendimento. “Tenho inclusive boa relação com muitos do Republicanos”, lembrou.

Questionado se pretende buscar o diálogo mais próximo com o partido, respondeu: “Estamos fortalecendo a cada a dia um projeto pela Paraíba. Com esse objetivo, estamos prontos para dialogar”, disse.

Nesta sexta-feira (17), o ex-deputado e ex-senador Efraim Morais descartou possibilidade de Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato a senador na chapa de Pedro, retornar para a base governista. 

Leia: Efraim Pai descarta possibilidade de retorno de Efraim Filho para João Azevêdo e avisa: “O Foguete não dá ré e irá com Pedro até o fim da campanha”.

‘O Republicanos não está para agradar o governador a todo momento; é leal, mas não subserviente’, afirma Hugo Motta.

A frase é do deputado federal Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos, nesta sexta-feira (17), em resposta ao governador João Azevêdo (PSB), durante entrevista à Rádio Arapuan FM. O partido reivindica a vaga de vice na chapa governista e segue num embate com o Progressistas, que pretende ocupar o mesmo espaço. 

Hugo disse que o partido não vai aceitar “prato feito” ou imposições de Aguinaldo. Assim como expresso na nota que o partido divulgou quinta-feira, disse aguardar por um chamado de Azevêdo para discutir a chapa.

“Eu falo com o Republicanos três vezes por semana. Se isso não é diálogo, não sei o que é. A nota acho que foi infeliz quando diz que ‘não podemos ser punidos por ser leais’. Qual foi a punição que foi dada para o Republicanos? Não tem, não existe. Não sei o que tentaram dizer com aquela nota”, comentou Azevêdo.

Após a declaração, Motta disse que a opinião do governador não teve relevância, ao dizer que é “leal mas não subserviente” a João. Motta, assim como o governador, descartou qualquer possibilidade de rompimento entre ambos.

Efraim Pai descarta possibilidade de retorno de Efraim Filho para João Azevêdo e avisa: “O Foguete não dá ré e irá com Pedro até o fim da campanha”.

“O Foguete está com Pedro e irá a vitória com Pedro até o fim de sua campanha”. A declaração é do ex-senador Efraim Morais (União Brasil), pai do pré-candidato ao Senado Federal, Efraim Filho (União Brasil), ao descartar, na noite desta sexta-feira (17), em Santa Cecília, a possibilidade de seu filho  mudar de postura no tocante a formação da chapa majoritária.

De Acordo com Morais a história se repete igual a 2002: “Resolvemos da mesma forma que fizemos no passado, rompemos com o Senador Maranhão para apoiar Cássio e hoje rompemos com o Governador atual para apoiar Pedro Cunha Lima para governador do Estado”, disse.

Efraim ainda ressaltou que o União Brasil irá com Pedro na campanha deste ano, sem chances de mudar de plano.

Após desistência de Aguinaldo, Ricardo Coutinho soma primeiro apoio de prefeito à sua candidatura ao Senado: Totó Ribeiro (PP) de Curral de Cima.

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) somou nesta sexta-feira (17/06) o primeiro apoio de prefeito ao seu projeto de senador, caso obtenha liminar judicial para disputar as eleições.

Coutinho recebeu a adesão do prefeito de Curral de Cima, Totó Ribeiro (PP), que tinha inicialmente a intenção de votar em Aguinaldo Ribeiro (PP), se este decidisse concorrer ao Senado.

Na última quarta (15), Aguinaldo desistiu de disputar o Senado sob a justificativa de não contar com apoio de toda base do governador João Azevêdo (PSB). (com Maurílio Júnior)

Mersinho reafirma disputa a federal e diz que arestas na majoritária serão sanadas com diálogo; Ele esteve na noite desta sexta-feira ao lado de Taciano durante visitas em Diamante e Nova Olinda

Miguelzinho, Taciano, Luizinho, Mersinho e Samuel
Cumprindo agenda ao lado do deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil), na noite desta sexta-feira (17), nos municípios de Diamante e Nova Olinda, o vice-prefeito de Cabedelo Mersinho Lucena (Progressistas) reafirma que será candidato a deputado federal. Quanto as divergências entre os partidos Progressistas e Republicanos, ele disse mais cedo (em Bananeiras) que tudo será resolvido no diálogo com o governador João Azevêdo (PSB).

Egresso do Republicanos, Mersinho destacou que conhece muito bem o deputado federal Hugo Motta, presidente estadual da legenda, e acredita que a fala dele, assim como a de Aguinaldo Ribeiro e a do presidente da Assembleia, Adriano Galdino, é no sentido de construir a reeleição de João Azevedo.

“Esse debate acirrado em clima de disputa interessa apenas a oposição, que tem tentado criar uma intriga entre Aguinaldo e Hugo Mota, que são dois grandes expoentes da política nacional, que sempre se deram bem e estão sempre juntos trabalhando em prol da Paraíba, por isso estarão juntos ao governador João Azevedo na reeleição. “ afirmou.

Passagem pelo Vale do Piancó

Mersinho iniciou a noite deste sexta-feira (17) em Diamante, aonde foi recebido junto com Taciano pelo vereador Douglas Franco e o suplente Judivan, além do ex-vereador Crisanto filho, e demais amigos. Depois, Mersinho e Taciano se dirigiram para a cidade de Nova Olinda, onde prestigiaram abertura dos festejos juninos local.

Lá eles foram recebidos por Deuseleite, que foi candidato a prefeito em 2020, Zé Ataídes; que foi o vice na chapa local, os vereadores: Sebastião Braz, Dedé de Lula e Dedé de Batista; além dos suplentes: Neto de Quirino, Veton de Chico, Cícero Berto, dentre outros amigos.

Presença na comitiva dos ex-prefeitos Miguelzinho (Boa Ventura) e Luiz Carnaúba (Curral Velho), pai de Taciano, além do prefeito Samuel Carnaúba (Curral Velho) e do vice-prefeito Sales Lima (Piancó). 

O deputado federal Efraim Filho (União Brasil) estava também presente na festa à convite do prefeito Diogo Rosas (União Brasil).

Mostrando "zero" preocupação com queixas do Republicanos, João terminou a 6ª-feira ao lado de Aguinaldo no forró de Bananeiras - após circular com Lucas pelos municípios da região.

Depois das queixas da cúpula do Republicanos, leia-se o deputado federal Hugo Motta e o presidente da Assembleia Legislativa Adriano Galdino, seguindo de troca de farpas na imprensa da capital entre eles e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressitas)... o governador João Azevêdo (PSB) terminou a sexta-feira (17) junto com o próprio Aguinaldo na cidade de Bananeiras, na região do Brejo Paraibano.

João prestigiou a abertura do "São João" local junto daquele que definiu para ter como aliado principal nas eleições deste ano, quando disputará a reeleição. Antes, o governador circulou pelos município da região tendo a companhia do vice-prefeito Lucas Ribeiro (Campina Grande) - provável vice-governador em sua chapa.

O Republicanos, sem manter contato com João desde a manhã de quarta-feira (15), quando do anúncio de Aguinaldo de que iria indicar um nome para vice, soltou nota na noite de quinta-feira (16) avisando que "não admitia serem punidos por lealdade" e depois (na manhã de sexta nas rádios da capital via telefone) reafirmando que não iria aceitar "prato feito". João classificou a nota como "infeliz" e que tem conversado com o Republicanos aos menos três vezes por semana: "Se isso não é dialogar, não sei o que é", disse.

De imediato, Aguinaldo esteve presentes nos estúdios rebatendo cada queixa de Hugo e Adriano, dizendo que isso não passava de "conversa mole". E que teria acertado na decisão tomada (de indicar o vice e não disputar o Senado) para não ficar refém do que ele classificou "desses anjinhos". Confronto que deve perdurar até a convenção - em 5 de agosto.

Já à noite o governador pegou a primeira-dama dona Ana Lins e foi dançar forró em Bananeiros, demonstrando preocupação "zero" com as queixas do Republicanos. Teve a companhia do deputado Aguinaldo Ribeiro e do prefeito Matheus Bezerra, no camarote oficial.

Leia ainda: Hugo diz que não é adversário de Pedro e que João desenvolveu “fixação louca” por Aguinaldo

Aguinaldo rebate às acusações de Adriano Galdino e demonstra o racha na base de João: “Eu não tenho medo de ninguém. Quero ver ser mais homem do que eu para me enfrentar”.

Galdino diz que Aguinaldo esculhambou a base do governo e revela convite a Efraim para retornar ao grupo

Cotado para vice, Lucas cumpre agenda agora com João percorrendo municípios na região do Brejo; à noite prestigiam abertura do São João em Bananeiras que terá Gustavo Lima, Flávio José, Elba Ramalho, Alok...

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Galdino diz que Aguinaldo esculhambou a base do governo e revela convite a Efraim para retornar ao grupo

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos) abriu artilharia pesada contra o deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (PP), nesta sexta-feira (17), durante entrevista ao jornalista Anderson Soares, na Rádio CPAD FM. Galdino criticou a imposição do deputado ao condicionar o apoio do Progressistas à vaga de vice na chapa de João Azevêdo.

“Aguinaldo só veio declarar apoio ao governador na quarta-feira e já chega com imposições. Declarou apoio, mas quer a vaga de vice, está declarando apoio, mas quer quatro secretarias. É o boato que está rolando, embora não tenha certeza desse fato, mas existe essa conversa de bastidores. Não se pode chegar impondo condições, sobretudo, de um cidadão que sequer votou no governador”, frisou.

O presidente da Assembleia afirmou ainda, que Aguinaldo Ribeiro promoveu a divisão na base de João. “Desde a aproximação do governador com Aguinaldo, ele (Aguinaldo) tem dado prejuízos políticos ao governador, que perdeu Veneziano, Efraim e deixou de ganhar Romero por causa de Aguinaldo. Veneziano e Efraim foram construtores da vitória de João em 2018, diferente de Aguinaldo e ele (Aguinaldo) chega agora fazendo uma esculhambação na base do governador, tirando Veneziano, Efraim e, agora, atacando o Republicanos”, destacou.

Galdino descartou qualquer interesse do Republicanos na vaga de Senador e enfatizou que o partido tem compromisso com Efraim Filho. Ele revelou ainda, que manteve conversas com o objetivo de repatriar Efraim à base governista. “Já convidei diversas vezes para ele retornar à base. Ontem, estive com ele (Efraim), novamente, na cidade de São João do Tigre e renovei o convite para ele retornar à base do governador”, finalizou.

Aguinaldo rebate às acusações de Adriano Galdino e demonstra o racha na base de João: “Eu não tenho medo de ninguém. Quero ver ser mais homem do que eu para me enfrentar”.

Em entrevista ao Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (17), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) minimizou as acusações do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), de que seria um traidor e que de “trairagem ele entende”.

Aguinaldo disse que respeita todos e disse não estar preocupado com o que foi dito. “As coisas são passageiras. Quem é presidente agora amanhã não é mais. Eu prefiro respeitar as pessoas e as relações ao longo do tempo. Sou acostumado a respeitar as pessoas”, disse.

“Vou manter a minha posição. Eu não tenho medo de ninguém. Quero ver ser mais homem do que eu para me enfrentar, quem quer que seja”, emendou.

Aguinaldo disse que sua posição de disputar a reeleição, anunciada na quarta-feira (15), quando todos esperavam por um esperado anúncio de disputa a Senador, foi tomada ouvindo amigos e aliados. Disse ainda estar convicto de sua escolha.

“Cada dia mais que eu vejo esse povo falar eu vejo que tomei a decisão correta. Você imagina estar em uma campanha de Senador lidando com essa gente e sendo chantageado o tempo todo. Eu fiz o certo”, disparou.

Aguinaldo explicou a situação que Galdino chamou de ‘traição’, quando Aguinaldo estava cotado para disputar a eleição de deputado federal apoiado pela chapa de Ricardo Coutinho e Romulo Gouveia, quando houve um desentendimento com relação aos candidatos pela coligação, o que o motivou a abandonar o grupo e migrar para a chapa de Zé Maranhão, tendo as chapas disputado em segundo turno as eleições de 2010, vencidas por Coutinho.

Ele também descartou especulações de que estaria com ‘medo’ de enfrentar o ex-governador Ricardo Coutinho, que concorre ao Senado, na chapa de Veneziano.

Aguinaldo reforçou que coragem não lhe falta, “eu estava doido para enfrenta-lo, mas não era hora. Coragem não me falta. Não agredi ninguém, não me troco com ninguém. Não estarei preocupado aqui com quem quer que esteja. Nós temos um partido só, ao qual sou filiado a minha vida toda. Então, tudo é uma questão de construção e não era o momento”, destacou.

Galdino não gostou de Aguinaldo ter dito que nenhum presidente da Assembleia precisou de votos de outros para se eleger, se referindo a defesa de Adriano por Efraim Filho. O progressista citou como exemplo os ex-presidentes da ALPB Carlos Dunga e Gervásio Maia.

Cotado para vice, Lucas cumpre agenda agora com João percorrendo municípios na região do Brejo; à noite prestigiam abertura do São João em Bananeiras que terá Gustavo Lima, Flávio José, Elba Ramalho, Alok...

Cotado para vice de João Azevêdo (PSB) em outubro, o vice-prefeito de Campina Grande Lucas Ribeiro (PP) cumpre agenda neste momento com o governador no Brejo paraibano. Eles estão em Areia e devem percorrer outros municípios da região. À noite acompanharão o início do São João de Bananeiras.

O ‘Melhor São João das Nossas Vidas’, será aberto oficialmente nesta sexta-feira (17) com shows de Flávio José, Walkyria Santos e Anderson Barbosa. O evento se estende até o dia 17 de julho. Neste sábado (18) quem sobe ao palco é o sertanejo Gusttavo Lima.

Heverá shows de Flávio José, Os 3 do Nordeste, Elba Ramalho, Alok, Gustavo Miotto, além de Anderson Barbosa, Djael Wagner, Danny Xavir, Kelson Kiss.

Hugo diz que não é adversário de Pedro e que João desenvolveu “fixação louca” por Aguinaldo

Em entrevista agora a pouco, à 98 FM, o deputado federal Hugo Motta - presidente estadual do Republicanos - disse que o governador João Azevêdo (PSB) desenvolveu uma "fixação louca" pelo nome do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) ao Senado, o que não se concretizando, e desde fez perder. "Desde que o governador ficou nesta fixação louca da candidatura de Aguinaldo Ribeiro para o Senado, o governador só fez perder", afirmou.

Hugo voltou a engrossar o tom contra João dizendo que o governador vem errando na articulação política e cobrou diálogo por parte do governo. "Somos o maior aliado do governador", disse. O deputado, ainda, surpreendeu ao dizer que não é adversário do também deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), pré-candidato ao Governo. 

Hugo e o Republicanos já apoiam o deputado federal Efraim Filho (União Brasil), companheiro de chapa do oposicionista tucano. Meio caminho andado. Entendedores, entenderão.

João Azevêdo responde Republicanos, diz que não há "punição" e que conversa com o partido três vezes por semana: "Se isso não for diálogo, o que será?".

O governador João Azevêdo (PSB) acaba de responder à nota emitida pelo Republicanos, na noite de ontem (16), assinada pelo deputado federal Hugo Motta que disse não aceitar "prato feito" e nem admite serem punidos "por serem leal". 

"Não houve punição nenhuma. Qual foi essa punição? Estamos conversando três vezes por semana. Se isso não for diálogo, o que é? Essa nota foi bastante infeliz", declarou o governador João Azevêdo que terá um nome do Progressistas como candidato à vice em sua chapa.

“Vamos acabar com esta conversa mole”, diz Aguinaldo em resposta à Hugo afirmando que entregou tudo que o Republicanos queria

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) disse que em meio as articulações para atrair o apoio do Republicanos ofereceu tudo o que foi solicitado e disse ter vergonha de tratar o tema. Ao ser confrontado com as declarações de membros dos Republicanos que afirmavam que o deputado não teria aberto mão de bases eleitorais, Aguinaldo negou e disparou: “Vamos acabar com esta conversa mole”

Ele confirmou que estará ao lado do governador João Azevedo (PSB) nas eleições e disse que hoje tem uma estrutura partidária aliada maior que o próprio gestor. Aguinaldo disse ainda que não poderia ser candidato ao Senado sem apoio integral da base aliada. O deputado disse ainda que o Republicanos precisa apoiar o candidato do governador e não um aliado do opositor.

Deputado Anísio Maia diz que não tem como João contar com o Republicanos daqui pra frente: "Dois corpos não ocupa o mesmo espaço...acho que não tem mais como compor".

O deputado estadual Anísio Maia (PSB) ao avaliar o movimento do Progressistas (PP) em garantir apoio à João Azevêdo (PSB) e conseguir o privilégio de indicar o vice na chapa majoritária governista disse acreditar que não tem como o governador contar com o Republicanos daqui para a frente.

Segundo Anísio, a situação é um problema difícil de resolver, mas, ao mesmo tempo, lembra que “na política tudo é dinâmica“, que ainda há muito tempo para encontrar uma solução e que nomes como o do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e de Wilson Filho teriam ido para o Republicanos com a condição de dedicar apoio à João e Lula.

"Eu afirmei dentro do partido que nós teríamos que ter um plano B e, pra ter mais segurança, até um C, porque a política é assim mesmo, é uma coisa muito dinâmica. Então, essa situação que resultou agora, eu tinha uma certa previsão. Lógico que na política ninguém pode garantir, a previsibilidade na política ninguém pode garantir. De qualquer maneira foi um avanço, tiramos uma dúvidas. O bom foi que ele (Aguinaldo) garantiu o apoio à João Azevêdo. Já com o Republicamos é um problema difícil de se resolver, porque dois corpos não ocupa um mesmo espaço. Difícil resolver. Não tem como João contar com o Republicanos daqui pra frente... até porque quem vai apoiar João, no Republicanos, já tá apoiando...mas como a política é muito dinâmica, é possível se resolver tem muito tempo pela frente ainda", comentou o deputado.

O comentário de Anísio foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (16/06)

Hugo Motta manda mais avisos a João: "Estão premiando quem foi desleal e punindo quem foi leal", "Não aceitamos prato feito", "(governo) perdendo aliados...", "retorno de Efraim à base seria ótimo"...

“Estão premiando quem foi desleal e punindo quem foi leal”. A frase é do deputado federal Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos, sobre o movimento apresentado pelo PP do deputado Aguinaldo Ribeiro para apresentar o candidato a vice do governador João Azevêdo (PSB). A legenda de Motta já tinha dado sinais claros, através do deputado Adriano Galdino, que gostaria de disputar o cargo.

Em entrevista ao autor do Blog na manhã desta sexta-feira (17), Hugo Motta discorreu de como acompanhou o anúncio do deputado Aguinaldo. “Soltamos uma nota clara sobre a posição do partido. Mas, diante das circunstâncias, um partido leal não pode ser desrespeitado. Temos um partido que tomou forma e cresceu, não é um partido de uma pessoa só. Tem lideranças”, disse.

Hugo Motta, que é defensor da candidatura de Efraim Filho (União Brasil) ao Senado, avaliou que apenas o governador João e o prefeito Cícero Lucena acreditavam que Aguinaldo seria postulante à senatória. Na visão do deputado, essa posição do governo levou com que aliados fossem deixando a base.

“Sempre soubemos que ele não era candidato ao Senado. Não havia comportamento de candidato. Aí ele vem e constrói essa aliança com o governo, já impondo a vice. Agora, qual o critério? Precisamos saber, porque o Republicanos também tem que participar das discussões. O Republicanos não vai aceitar prato feito”, enfatizou.

Hugo afirmou que caso fosse esse o desejo do PP desde sempre, a colocação na mesa do objetivo poderia ter ajudado na formação da chapa.

“Se o PP quisesse a vice, tivesse falado antes de Efraim sair. Quarta-feira se constatou o que toda Paraíba já sabia. [O governo] foi perdendo aliados e no final, sem dizer que vota, ameaçando ser candidato, vem de última hora, só fez atrapalhar e ainda quer levar a vice. A gente, que há quatro anos está junto, teve que saber pela imprensa. Eu sou participe de um grupo. Não posso ser pego de surpresa, não posso admitir isso”, discorreu.

Ao ser questionado pela Coluna se essas queixas poderiam ser um sinal de distanciamento do Palácio da Redenção, Hugo respondeu: “Eu não sou de estar ameaçando. Estou dizendo que o nosso projeto é João Azevêdo. Mas, o Republicanas precisa ser ouvido e respeitado. Não acontecendo isso, aí é outra etapa”, avisou.

O presidente do Republicanos enfatizou que a sigla espera ser chamada para avançar diálogos e entendimentos sobre a majoritária. “Ontem na nota, dissemos que aguardamos ser chamados. Estamos na espera. Com muita paciência”, ponderou. Ele, no entanto, voltou a endurecer o tom contra a posição do PP.

“Nosso partido entende que nessa construção fomos atropelados. Não cabe a nós aceitar isso. E tem outra coisa, um partido que quer compor a chapa não pode chegar agredindo e atropelando quem já é aliado”, disse.

Apoiador da candidatura de Efraim Filho, Motta sinalizou que um retorno do deputado à base governista seria “boa” para ambos. “Essa é uma situação que precisa ser reconstruída. Não sei a possiblidade disso acontecer. Agora, seria bom para ambos”, destacou.

Hugo Motta tem razão em quase tudo. Mas há de admitir que é desconfortável reivindicar uma vice votando no senador de uma chapa adversária. (com Walisson Bezerra)

Após definição de Aguinaldo, PSB agora aguarda posicionamento Daniella Ribeiro que retornou hoje da viagem ao Marrocos...

Presidente estadual do PSB, o deputado federal Gervásio Maia afirmou que a definição de Aguinaldo Ribeiro em disputar à reeleição para Deputado Federal consolidou a parceria PSB/PP. 

Gervásio disse, ainda, acreditar que a decisão de Aguinaldo trará o PSD paraibano, que é comandado pela senadora Daniella Ribeiro, para uma aliança com a base governista de João Azevêdo (PSB) rumo à eleição.

O parlamentar ainda revelou não ter se sentido surpreso com a decisão tomada por Ribeiro, uma vez que conversava semanalmente com o colega sobre o assunto. O comentário de Maia foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, na quinta-feira (16/06).

Dobrou a aposta: após duro recado a João de que não admite serem punidos "pela lealdade", Republicanos pegou estrada com Efraim

Após o duro recado ao governador João Azevêdo (PSB), em nota (Veja Aqui) assinada pelo deputado federal Hugo Motta, na noite de ontem (16), a cúpula do Republicanos pegou a estrada com o deputado federal Efraim Filho (UB), pré-candidato ao Senado na chapa ao governo de oposição encabeçada por Pedro Cunha Lima (PSDB). Hugo e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, participam de uma agenda em São João do Tigre refirmando que estão firmes com Efraim e não abre. 

O foguete de Efraim tinha feito na quarta-feira um pit-stop - após o anúncio da desistência de Aguinaldo Ribeiro (PP) ao Senado - voltando a decolar ontem. Teve início até uma articulação para repatriar Efraim à base do governo. Pelo visto, sem sucesso.  Nos bastidores da política, a pergunta é uma só desde ontem a noite: o Republicanos está querendo chegar onde? 

Na nota, deixaram claro que não admitem ser "penalizados pela lealdade ao governador" e que não aceitam ficar sabendo de formação de chapa "pela imprensa". Estaria sendo forçado um rompimento? Ou o partido pela envergadura que conquistou com competência na última janela, passou a querer ditar todas as regras do jogo? A ver os próximos desdobramentos.

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Republicanos acaba de emitir Nota e avisa: “Não admitimos ser punidos pela lealdade”.

O Republicanos emitiu uma nota na noite desta quinta-feira (16) onde fala que a legenda não vai admitir ser punida pela lealdade ao projeto do governador João Azevêdo (PSB). O texto foi publicado um dia após o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) anunciar que não será candidato ao Senado e que o Progressistas vai indicar a vice de Azevêdo, vaga que o Republicanos almejava.

Veja nota: 

O Partido Republicanos da Paraíba vem por meio desta nota expressar seu posicionamento diante das novas circunstâncias relacionadas à formação da chapa majoritária ao Governo do Estado para as eleições 2022.

Enquanto integrantes da base aliada do Governador João Azevedo, o Republicanos reitera, assim como pode ser constatado, total apoio ao projeto de reeleição do atual mandatário. Fato que pode ser verificado nas diversas declarações públicas, bem como na presença maciça dos membros do Partido em eventos do Governo Estadual. O nosso partido configura também como o grande aliado e construtor da vitória do projeto do Governador.

Para definir o apoio à pré-candidatura ao Senado Federal, o Republicanos dialogou com a base aliada do Governador João Azevedo à época e, assim, escolheu um nome pertencente a esta base.

Por fim, o partido afirma que não admitirá ser punido por sua lealdade ao Governador João Azevedo, nem tomar conhecimento da formação da chapa pela imprensa, e aguarda, muito em breve, ser chamado para participar das discussões acerca da formação da chapa majoritária ao Governo Estadual.

Deputado Federal, Hugo Motta Presidente do Republicanos da Paraíba

Em entrevista agora a noite, Aguinaldo alfineta o Republicanos: “não faz sentido disputar o Senado com partido da base votando em candidato da oposição”

Horas após anunciar a decisão de disputar à reeleição para o mandato de deputado federal, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), revelou que vários fatores influenciaram a decisão pela renúncia à pré-candidatura de senador, entre eles, a indiferença de integrantes do Partido Republicanos em não confirmar apoio integral à chapa encabeçada pelo governador João Azevêdo (PSB). A afirmação ocorreu em entrevista no Programa Programa Conexão Master, da TV Master, na noite desta quarta-feira (15).

Aguinaldo Ribeiro alegou dificuldade em integrar uma chapa majoritária, na disputa para o mandato de Senador, que convive sem a unidade total dos partidos que compõem a base aliada. O deputado se referiu diretamente ao Republicanos, que tem lideranças como os deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, em apoio à pré-candidatura ao Senado Federal de Efraim Filho (União Brasil), hoje na oposição.

“A minha decisão foi um conjunto de fatores, não há um em específico, é uma soma deles”, disse para complementar em seguida: “Uma premissa básica, que é uma obviedade, não cabe numa chapa majoritária, com duas candidaturas, uma de Senado e outra de Governo, você ter no mesmo agrupamento alguém que esteja coligado, votando em outro agrupamento político, cujo comportamento é de oposição a esse agrupamento. Isso não faz o menor sentido”.

FALTA DE UNIDADE

O deputado federal ainda alfinetou o partido Republicanos. Segundo ele, a falta de unidade política prejudica diretamente os objetivos de toda a chapa majoritária, até as intenções do governador João Azevêdo (PSB), pré-candidato à reeleição.

“Eu não acredito em projeto que não tenha unidade, isso é ruim para as duas candidaturas [governador e senador], esse certamente foi um dos fatores que pesou [para a desistência da disputa ao Senado]. E outro, se você olhar a macropolítica do Estado, percebe que se esses fatores não estiverem arrumados, não tem como existir conforto para encarar um projeto em que você precisa discutir internamente, ou conter danos internos. Racionamos muito”, frisou.

JOGO PESSOAL

Por fim, o deputado criticou pré-candidatos que apresentam projetos pessoais, sem priorizar a unidade político-partidária.

“O que eu tinha como premissa, era estar dentro de um projeto, mas a política desse ano está diferente, tem muita gente fazendo um jogo pessoal, e não de um projeto que pense a Paraíba, um jogo de grupo político, precisamos antever essas posições e acho que tomamos a melhor posição, pensando na Paraíba”, comentou.

PESQUISAS

Apesar da não confirmação para a disputa ao Senado, o deputado federal demonstrou alegria com o resultado de pesquisas internas para o cargo.

“O meu projeto não é pessoal, não organizei uma candidatura ao Senado, não trabalhei para isso, mas fiquei satisfeito por sem ao menos dizer que era candidato, as pesquisas apontaram uma posição muito boa para mim”, concluiu.

Reveja o trecho da entrevista, abaixo: (com wscom)

Em Natal, Lula reafirma apoio a Ricardo e Veneziano e diz que “logo logo estará na Paraíba para ajudar na campanha”; Veja vídeo

Lula reafirmou, em vídeo gravado na tarde de hoje (16) em Natal (RN), seu apoio aos pré-candidatos Ricardo Coutinho (PT) e Veneziano (MDB), respectivamente, ao Senado e ao Governo da Paraíba. 

“Meus companheiros e companheiras, como vocês percebem eu estou aqui com nosso Senador Veneziano e com nosso ex-governador Ricardo Coutinho, o ex-governador será o futuro senador e o atual senador será o futuro governador do Estado, todos vocês sabem que eu estou apoiando a candidatura de Veneziano e do companheiro Ricardo Coutinho”, destacou o petista.

Ele ressaltou ainda que “está só esperando o dia em que o Veneziano e o Ricardo Coutinho façam o lançamento público da campanha deles  para comparecer a João Pessoa ou qualquer cidade da Paraíba para que a gente possa ajudar o povo paraibano a eleger o Veneziano governador e o Ricardo Coutinho senador, esperem que logo logo eu estarei na Paraíba”.

Tocador de víde

Em Natal: Esposa de Ricardo faz barreira e com Veneziano tenta barrar encontro de Lula com João

A visita do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), na tarde desta quinta-feira (16), em Natal (RN), foi palco para certo constrangimento para políticos da Paraíba que lá estão. O governador João Azevêdo (PSB) esteve junto com os demais governadores do Nordeste num almoço com Lula. 

Em seguida, ao se dirigir à Feira da Agricultura Familiar para visitar os estandes, no Centro de Convenções, o senador Veneziano (MDB), pré-candidato ao governo, e a esposa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), Amanda Rodrigues, formaram uma barreira pra tentar impedir que Lula fosse ao estande da Paraíba e se encontrasse com João.

Ambos trocaram sinais para tentar desviar a rota do ex-presidente. Amanda chegou a se colocar à frente de João como forma de barreira para tentar evitar o encontro com Lula. Sem sucesso. Já Alckmin disse que vai estar com Lula na Paraíba para trabalhar pela "reeleição de João". Depois, Lula e Alckmin se dirigiram para a Arena das Dunas para evento com apoiadores. 

Transportados em motos e até caçamba, alunos da rede municipal/estadual ficam feridos em acidente na zona rural de São José de Caiana; Veja vídeo


Aconteceu nesta quarta-feira (15) um acidente na zona rural do município de São José de Caiana, região do Vale do Pianó, no momento em que alunos da rede municipal e estadual eram transportados para a cidade. O fato ocorreu com alunos do sítio Caracol ocasionando fraturas expostas e uma aluna levada em estado grave para o hospital, onde ainda se encontra. 

Vídeos enviados ao blog mostram alunos sendo transportados em cima de uma caçamba e até em motos num completo absurdo de inflação de trânsito, além do perigo sempre iminente para vida dos mesmos. O que não é mais compreensível em pleno século XXI esse tipo de situação. Pelas imagens se vê que a situação é grave e não pode perdurar.

Em contato com o blog, o ex-presidente da câmara municipal local Ronildo Moura faz um apelo ao prefeito Manoel Moleque (PL) para que resolva essa situação. "Isso está acontecendo mesmo quando existe um convênio entre a prefeitura e o Estado. Inclusive, o governador entregou um ônibus novo no fim de maio passado quando esteve na região para plenária do OD e foi ao Caiana", comentou. 

O Ministério Público já está sendo acionado para investigar a situação.  Confira fotos e vídeos:



Sem Aguinaldo para o Senado, chapa de Azevêdo volta à “estaca zero” – Por Nonato Guedes

A formação da chapa encabeçada pelo governador João Azevêdo (PSB) às eleições de outubro voltou à “estaca zero” depois que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP, refugou a possibilidade de concorrer ao cargo, preferindo investir na candidatura à reeleição à Câmara. Foi o desfecho melancólico de uma novela que vinha se arrastando há alguns meses e que provocou perdas no esquema governista, além de atrapalhar a montagem de um projeto eleitoral seguro por parte do chefe do Executivo. Cogita-se a hipótese de indicação do sobrinho de Aguinaldo, Lucas Ribeiro, vice-prefeito de Campina Grande, para compor a chapa de Azevêdo, também como candidato a vice, mas outras opções passaram a ser examinadas dentro do PP, que parece ter prioridade para integrar o esquema do governador.

Aguinaldo Ribeiro deixou o páreo prometendo continuar integrado ao esquema político de João Azevêdo, inclusive, colaborando nas definições que, agora, terão que ser aceleradas, diante da visível perda de tempo que já ocorreu em meio ao processo desgastante da definição de alternativas. O governador chegou a formalizar, de público, o convite a Aguinaldo para segui-lo na batalha eleitoral, mas tinha conhecimento de um obstáculo no meio do caminho – a posição do “Republicanos”, presidido pelo deputado Hugo Motta, de apoiar o pré-candidato ao Senado Efraim Filho (União Brasil), mesmo mantendo alinhamento com a candidatura de Azevêdo. Ribeiro lutou para remover esse obstáculo e buscou os préstimos do próprio governador para a tarefa de convencimento de deputados do Republicanos, mas não houve acerto possível, até porque, de resto, desde o ano passado o deputado Efraim vinha costurando acordos, quando ainda estava na base oficial.

Dizia-se, ontem, em rodas políticas, que a responsabilidade foi transferida para o Republicanos, apesar do deputado Hugo Motta ter sido claro ao enfatizar a dupla posição do partido na eleição majoritária. A pressão, no momento, é para contemplar o partido de Motta na chapa – ora ao Senado, ocupando a vaga que seria de Aguinaldo Ribeiro, ora à vice-governança, que vinha sendo pleiteada por expoentes da legenda, a exemplo do deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Aguinaldo despediu-se do papel como pré-candidato ao Senado mandando recado a outros partidos da base. Disse que, na política, “a gente tem que ter um lado: ou se é governo ou se é oposição” e que “não há meio termo” nessa questão. A manifestação foi interpretada como desabafo diante do “moedor de carne” que Aguinaldo sofreu para se firmar no páreo senatorial.

Fontes próximas ao governador João Azevêdo não esconderam que ele ficou decepcionado com o rumo dos acontecimentos. A alegação é de que o governador quebrou lanças efetivamente para ter o deputado do PP na sua chapa, não só pelo reforço partidário que atrairia mas também pelo peso político que poderia carrear em Campina Grande, segundo colégio eleitoral do Estado, onde ele tem base principal. Um exemplo de que Azevêdo não foi indiferente à pretensão de Aguinaldo foi a resistência do governador em fechar apoio à pré-candidatura do deputado Efraim Filho, o que fez com que o parlamentar do União Brasil se bandeasse para a oposição, integrando, desde então, a chapa encabeçada pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) ao governo do Estado. Por outro lado, Aguinaldo foi criticado por não ter avançado na divisão de suas bases à Câmara Federal nem na interlocução com deputados de outros partidos que poderiam respaldar uma ambição majoritária.

Enfim, a comédia de equívocos em que se transformou o processo para confirmação de Aguinaldo ao Senado foi agravado pela pressão do pai do deputado, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, para que Azevêdo fosse mais diligente na tomada de posição, e pela insistência da irmã dele, a senadora Daniella Ribeiro, em declarar que não se considerava integrante da base governista. Daniella, inclusive, fez movimento vitorioso para deixar os quadros do PP e ganhar o controle do PSD no Estado, numa estratégia para acumular forças e favorecer teoricamente o “clã” familiar. De nada valeu essa coreografia, diante de outras dificuldades sobre as quais a senadora não tinha poder de ingerência. Os acontecimentos das últimas horas estão impondo ao governador João Azevêdo atitudes mais firmes na condução das tratativas para formação da sua chapa, até como manobra para não sofrer desfalques ou novas defecções, depois de ter perdido o senador Veneziano Vital do Rêgo, a vice-governadora Lígia Feliciano e o deputado federal Efraim Filho.

Além de João Azevêdo, Ricardo Coutinho e Veneziano também vão hoje até Natal para encontro com Lula

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) informou (no programa 60 Minutos na Arapuan) que vai com o senador Veneziano (MDB), nesta quinta-feira (17), até Natal, capital do Rio Grande do Norte, para encontro com o ex-presidente Lula (PT) que, junto com Geraldo Alckmin (PSB), inicia vista de três pelo Nordeste. E o governador João Azevêdo (PSB), candidato à reeleição, também estará por lá para se encontrar com Lula. 

Ricardo e Veneziano seguem unidos na formação do palanque de Lula na Paraíba. Enquanto, João busca também um espaço para abrigar Lula em seu palanque, já que Alckmin é do seu partido e figura como vice na chapa presidenciável. Ontem (15), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) recusou convite de João para ser Senador em sua chapa mas anunciou que iria indicar nome para a vaga de vice-governador. Em mais um capítulo da sucessão na Paraíba que só terá um quadro definido nas convenções.

O ex-presidente participa nesta quinta-feira (16) de um evento com apoiadores na Arena das Dunas, às 16h. Antes, Lula visita a 1ª Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), no Centro de Convenções de Ponta Negra, e terá um com governadores do Nordeste. Neste três dias (de hoje até sábado), Lula ainda vai visitar as cidades de Maceió e Arapiraca, em Alagoas, e Aracajú, em Sergipe.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Prefeitos do Cariri cobram retorno de Efraim à base de João Azevêdo: “(Efraim) Será imbatível com o governador, o Republicanos e o PP”.

Prefeitos do Cariri passaram a cobrar nesta quarta-feira (15/06) o retorno do deputado federal Efraim Filho (União Brasil) à base do governador João Azevêdo (PSB). Depois do recuo do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) em disputar o Senado para indiciar o candidato a vice de João, eles querem que Efraim volte para o grupo. 

A principal justificativa é que todos eles também votam em João Azevêdo e que Pedro Cunha Lima (PSDB) em nada acrescentou ao parlamentar. Ao blog, o prefeito de Ouro Velho, Augusto Valadares (União Brasil), comentou que Efraim seria imbatível com o governador, o Republicanos e o PP. “É uma eleição sacramentada. Torço todo dia. Eu e todos os prefeitos”. (com Maurílio Júnior)

Tião diz que Aguinaldo agiu com sabedoria: “Vice de hoje é o futuro governador”.

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) classificou como sensata a decisão do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) em declinar da disputa pelo Senado Federal para encarar a reeleição. Para ele, não foi surpresa, já que o Progressistas sabe que o vice indicado hoje será o futuro governador do estado, tendo em vista que João deve disputar o Senado em 2026 e deixar o governo seis meses antes do pleito.

“Não me surpreendi não. Esse é um movimento que acontece na política. Tem duas vagas a de Senador e de vice. Acho que a decisão de Aguinaldo foi sensata de sabedoria, inteligência porque o vice de hoje é o futuro governador, ninguém tá vendo isso não? João vai ser nosso governador, com certeza, e vai para o Senado em 2026 e quem vai ocupar a cadeira de governador é o vice. A maior importância que nós temos é a governabilidade. Senador, deputado federal, deputado estadual é segundo plano, nós temos primeiramente que eleger o governador e Aguinaldo sentiu isso, depois pensa nos outros”, disse.

Quando questionado sobre a possibilidade de votar em Efraim Filho (União Brasil) para o Senado caso o parlamentar decida fazer o caminho de volta para chapa de João, Tião foi direto: “Eu não voto em Efraim nem amarrado. Se vier venha, mas Tião Gomes não vota de jeito nenhum nele”, avisou.

Cotado para ser vice na chapa de João, Lucas desconversa quando questinado: "Já sou vice".

O vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (PP), é a opção para compor a chapa do governador João Azevêdo (PSB), como candidato a vice. Quando perguntado nesta quarta-feira (15/06) se aceitará, a resposta: “Já sou o vice… (risos) de Campina Grande”. A informação de bastidores surgiu em meio à coletiva quando o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) comunicou que não disputaria a vaga de senador na chapa.

Aguinaldo iniciou a coletiva dizendo que “reino dividido não prospera”. A fala tem a ver com um movimento de tentativa de unificação da chapa em torno do nome dele. Hoje, a base aliada de João Azevêdo está dividida entre os que trabalhavam pela pré-candidatura de Aguinaldo e os que apostam na postulação do também deputado federal Efraim Filho (União Brasil). O parlamentar garantiu, no entanto, que o Progressistas manterá o apoio no projeto de reeleição do governador.

O ponto de dissonância nesta composição para que Aguinaldo Ribeiro disputasse o Senado era o Republicanos. As principais lideranças da sigla trabalham pela eleição de Efraim, o que vinha contrariando Aguinaldo. Apesar disso, a decisão do progressista era de marchar junto com João Azevêdo. “Vamos marchar juntos a partir de agora”, disse, alegando que seriam superadas divergências ainda existentes inclusive dentro do partido. Dois dos quatro deputados do PP resistem a votar em João.

Os deputados resistentes ao apoio são Jane Panta e Galego Sousa, que possuem diferenças paroquiais com o projeto do governador. Eles encararam oposição dura dos governistas durante a eleição de 2020. A deputada Doura Paula e o deputado Lindolfo Pires, no entanto, já se apressaram e anunciaram o apoio ao gestor. Com a decisão, Aguinaldo Ribeiro vai disputar a reeleição para a Câmara dos Deputados. Ele trabalha para unificar o partido, a partir de agora.

A indicação de Lucas Ribeiro para o cargo, no entanto, não foi tratada abertamente na entrevista coletiva. O governador disse que o debate sobre o vice será aberto nos próximos dias. De acordo com informações apuradas pelo blog, no entanto, o nome do vice-prefeito de Campina Grande já foi colocado na mesa. Como ele não assumiu a prefeitura no período vedado, não haverá problema para que o nome dele seja confirmado para a disputa. (com Suetoni Souto Maior)

Daniella diz que escolha de Aguinaldo por reeleição foi “acertada” mas não crava apoio à reeleição de Azevêdo

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta quarta-feira (15), a senadora Daniella Ribeiro (PSD), irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), repercutiu a decisão do irmão, que mesmo cotado para ser candidato a senador na chapa do governador João Azevêdo (PSB), optou por disputar a reeleição na Câmara. Para Daniella, a decisão de Aguinaldo foi acertada e correta.

“Encarei com tranquilidade. A pré-candidatura de Aguinaldo para o Senado era uma pré-candidatura incentivada pelo Progressistas e pelos partidos aliados, mas nunca saiu da boca dele que seria candidato a Senador, a não ser que se houvesse uma unidade”, disse (por telefone) direto de Casablanca, no Marrocos, onde cumpre agenda internacional do Parlatino..

“Apenas não avançou a candidatura. Ele permaneceu no projeto de deputado federal. A gente respeita, apoia e foi coragem dele. Ele tinha estatura para chegar ao Senado Federal. Ao mesmo tempo ele reconhece que quando existe divisão, vejo que ele foi sensato e tomou a decisão correta”, continuou, se referindo ao Republicanos, que está na base do governador mas irá apoiar Efraim Filho (União) para o Senado, que compõe chapa com Pedro Cunha Lima (PSDB).

Perguntada se ela, na condição de presidente do PSD paraibano, irá caminhar ao lado do Progressistas e apoiar a reeleição de João Azevêdo, Daniella desconversou e disse que quando voltar de agenda internacional que está cumprindo no Marrocos, irá conversar com a sua base para tratar a questão: “O PSD ainda vai se posicionar no meu retorno”, respondeu.

Também perguntada sobre os rumores de que a própria poderia disputar o cargo de governadora, novamente Daniella desconversou e disse que quando retornar da agenda, irá dialogar sobre o tema.

Lembrada que seu filho, o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (PP) passou a ser o principal cotado para ocupar a vaga de vice-governador na chapa de Azevêdo, Daniella elogiou o preparo político do filho, mas disse não ter tido conversas sobre.

Aguinaldo Ribeiro surpreende e confirma disputa à reeleição para deputado federal; PP indicará vice de João Azevêdo

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) surpreendeu, nesta quarta-feira (15), ao anunciar que disputará a reeleição para a Câmara Federal. A expectativa era que ele confirmasse a postulação ao Senado na chapa do governador João Azevêdo (PSB), o que não se concretizou. A coletiva de imprensa, com a participação de João, do prefeito Cícero Lucena e outras lideranças, aconteceu numa casa de eventos no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Aguinaldo disse que o Progressistas indicará o candidato a vice na chapa de João: “Sigo trabalhando e fazendo o que a gente sabe fazer, entregar resultado aos paraibanos. Quero pedir a vocês, muita gente me ligou, continuem orando, vivemos em uma eterna luta, e a luta está começando. Vamos em frente”, disse.

Aguinaldo revelou que o PP irá se reunir em breve e deliberar sobre o nome indicado a vice na chapa do governador. “Nos próximos dias o partido fará essa avaliação e o mais breve possível vamos levar a consideração do governador esse nome”, declarou ainda.

Motivo

Aguinaldo falou sobre o motivo de não disputar o Senado. Ele falou em risco e em ‘saber o risco que se está correndo’, após não conseguir unir toda a base em torno do seu nome na disputa. “Os critérios e condições que tinha traçado para uma eventual possibilidade de candidatura ao Senado não se concretizaram. Defendi a questão de estar todo mundo levando para o mesmo lado. Não dava mais para ficar esperando essa construção”, declarou.

Apesar de ser o favorito para a vaga, Aguinaldo estava sofrendo resistência do Republicanos, que firmou apoio ao pré-candidato a senador Efraim Filho (União Brasil).