quarta-feira, 1 de abril de 2015

Paraibanos são presos na Bahia com mais uma tonelada de maconha em tabletes

Sete pessoas foram presas
A Polícia Federal prendeu uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas da região de Patos, no Sertão paraibano na manhã desta quarta-feira (1º). A prisão aconteceu na cidade de Feira de Santana, na Bahia. Os homens foram presos transportando 1,3 tonelada de maconha no fundo falso de um caminhão boiadeiro.
De acordo com informações, a droga vinha do estado de Mato Grosso e seguia para Patos, de onde seria distribuída para a região. Os homens foram presos quando estavam em um posto de combustíveis após uma denúncia anônima. A droga estava escondida em um fundo falso da carroceria do caminhão. O local estava camuflado com adubos, madeiras, e resíduos de animais.
Foram presos Tadeu dos Santos Medeiros, Raniery dos Santos Medeiros, Francinaldo Pereira César e o motorista identificado apenas pelo nome de "Alnoam" (todos da cidade de Patos), além de outra pessoa da cidade de Feira de Santana.
Os presos serão encaminhados para o sistema penitenciário baiano, onde ficarão à disposição da justiça, após serem tomadas as providências necessárias.
Droga estava no fundo falsa de um caminhão Paraibanos foram presos com droga na Bahia

Rênio Macedo cobra reforma de mercado público em Santana dos Garrotes...

O Vereador Rênio Macedo (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, pede ao Poder Executivo para fazer a reforma do mercado público municipal. Segundo o Vereador, o mercado público local além da importância histórica para o município concentra vários comerciantes locais e visitantes que comercializam diversos produtos em seu interior. 
“Há anos o prédio não é reformado, trazendo consequências na sua organização e higiene de quem trabalha ali”, disse vereador. A reivindicação tem o respaldo de toda a comunidade que lamenta o estado de abandono em que se encontra o local.
"E esperamos que o senhor prefeito tome alguma providencia urgente,pois a situação do mercado publico esta precária", pontuou Rênio, que também é comerciante. 

Prometido por vereadores poço artesiano foi perfurado em creche de Itaporanga e irá beneficiar 120 crianças além de proporcionar economia de R$ 1.500 por mês

Como prometido semana passada pelo vereador Ivanilto Palmeira, juntamente com os demais vereadores da oposição em Itaporanga (Ricardo Pinto, Neném de Adailton, Izabelle Mendes, João Guimarães e Jacklino Porcino), foi perfurado ontem (31/03) um poço artesiano lá na Creche Santa Clara de Assis, localizada em frente à Praça Frei Martinho - no centro da cidade de Itaporanga.
Reivindicação feita aos vereadores durante visita ao educandário, que é filantrópico e precisa de apoio do poder público para se manter. Nessa visita, o vereador Ivanilto Palmeira fazia entrega de kits escolares aos alunos e professores, conferindo in loco o trabalho social desenvolvido há décadas para dezenas de famílias carentes.
Essa ação louvável vai beneficiar cerca de 120 crianças, que estudam na creche, e proporcionará uma economia de R$ 1.500 mês para o educandário.

Fundação Carlos Chagas fará concurso do Ministério Público da PB com 104 vagas

A Fundação Carlos Chagas, sediada em São Paulo, será a responsável pela organização e aplicação do concurso público para servidores do Ministério Público da Paraíba (MPPB), cuja prova está prevista para ocorrer na primeira quinzena do mês de julho deste ano. Na tarde desta terça-feira (31), em João Pessoa, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, assinou o contrato com a Fundação Carlos Chagas, visando a realização do certame.
A assinatura do contrato foi acompanhada pelo presidente da comissão do concurso, promotor de Justiça João Arlindo Corrêa Neto; pelo secretário-geral do MPPB, promotor de Justiça Carlos Romero Lauria Paulo Neto; e pelo diretor administrativo do MPPB, servidor Marcos Vinícius Ferreira Cesário (também integrante da comissão do concurso). A comissão ainda é composta pelo promotor de Justiça José Leonardo Clementino Pinto e os servidores Célia Maria Bezerra de Melo e Ícaro Ramalho.
No último dia 3 de março, a Assembleia Legislativa (ALPB) aprovou o Projeto 36/2015 que criou, extinguiu e redistribuiu cargos de provimento efetivo e comissionado no quadro de serviços auxiliares do MPPB, alterando a Lei 10.432, de janeiro de 2015. A criação de novos cargos de servidores permite que o concurso público, já em andamento, contemple 104 vagas de servidores, ao invés das 38 inicialmente previstas. A medida representa um incremento de 38% no quadro de servidores efetivos do MPPB. No entanto, esse projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador para que essas 104 vagas entrem no edital.
O Ministério Público vem anunciando esse concurso desde 2013 e o procurador-geral de Justiça explica porque só agora será realizado: “O concurso público só poderia ser realizado após dois importantes passos. Primeiro, a estruturação da carreira dos servidores do MPPB, o que só foi feito após o Plano de Cargos, carreira e Remuneração (PCCR). E depois dos ajustes orçamentários que permitissem à instituição não só realizar o certame, como também nomear os aprovados”.
As vagas, confirma o procurador-geral, estão distribuídas por região, mas o concurso abrirá inscrição para todo o estado, de modo que será formada uma única lista de aprovados, de acordo com cada cargo (analista e técnico ministerial). “Isso significa dizer que o candidato não poderá escolher, no momento da inscrição, a região para a qual fará a prova. Com a vigência do PCCR, antes da nomeação de qualquer aprovado em concurso público, a instituição deve abrir concurso de remoção interna. Assim, após o concurso de remoção, os aprovados serão nomeados para as vagas remanescentes, dentro das regiões já previstas no Anexo IV do PCCR, podendo escolher, de acordo com a classificação final, o local de trabalho, dentre os disponibilizados pela administração superior do MPPB”.
Tanto o cadastro reserva quanto a lista de aprovados constarão de um cadastro único para todo o estado. “Friso aqui que, na dinâmica do PCCR, havendo vaga em João Pessoa, abrir-se-á concurso de remoção interno para o provimento das mesmas. O que ocorre hodiernamente é que, como o quadro de servidores é formado por região, na região de João Pessoa, por ser a que está mais preenchida, não há vaga”.

TSE atende solicitação do PSDB Nacional e auditará 40 urnas na Paraíba; Na lista, a cidade de Pedra Branca terá auditada a 90ª sessão eleitoral...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) auditará 40 sessões na Paraíba, após a Semana Santa. O objetivo da averiguação é atender solicitação formulada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para verificar o resultado das eleições de 2014. Na Paraíba, a auditoria ocorrerá na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), em data a ser definida.
Conforme o presidente do TRE-PB, desembargador João Alves da Silva, a auditoria de todas as zonas e sessões não deverá durar mais que dois dias e será feita exclusivamente por servidores do TSE. “Esse processo poderá ser acompanhado aqui no TRE por qualquer interessado, seja cabo eleitoral, partido político, candidato, eleito ou não eleito”, explicou.
De acordo com a lista encaminhada pelo TSE, a cidade com maior quantidade de sessões para serem auditadas é Campina Grande, onde 23 urnas serão averiguadas – 16ª zona eleitoral: 3ª, 59ª, 99ª e 190ª; 17ª zona eleitoral: 143ª, 171ª, 173ª, 177ª, 185ª, 191ª, 215ª, 223ª, 270ª, 321ª e 358ª; 71ª zona eleitoral: 5ª, 6ª, 44ª e 58ª; 72ª zona eleitoral: 1ª, 135ª, 171ª e 325ª. João Pessoa aparece em seguida com seis urnas – 64ª zona eleitoral: 383ª; 70ª zona eleitoral: 555ª e 609ª; 76ª zona eleitoral: 57ª e 239ª; 77ª zona eleitoral: 36ª. Os outros municípios são: Alhandra – 73ª zona eleitoral: 6ª e 25ª; Araruna – 20ª zona eleitoral: 29ª e 41ª; Tavares – 34ª zona eleitoral: 93ª e 195ª; Bayeux – 61ª zona eleitoral: 208ª; Carrapateira – 40ª zona eleitoral: 6ª; Santa Rita – 2ª zona eleitoral: 59ª; Pedra Branca – 33ª zona eleitoral: 90ª; e Paulista – 31ª zona eleitoral: 14ª.
Ainda segundo  o desembargador João Alves, a escolha das urnas foi feita unicamente pelo PSDB. Além disso, o presidente se mostrou confiante de que o processo eleitoral no Estado não foi adulterado.

terça-feira, 31 de março de 2015

CCJ da Câmara dos Deputados aprova tramitação de PEC da maioridade penal...

Votação foi acompanhada por manifestantes contra e a favor
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (31) o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 42 votos a favor e 17 contra – resultado que gerou protesto de manifestantes presentes.
Antes, havia sido rejeitado o relatório do Luiz Couto (PT-PB), que era contrário à proposta. Couto argumentou que a proposta fere cláusula pétrea da Constituição, o que a tornaria inconstitucional.
No parecer vencedor, Marcos Rogério afirma que a redução da maioridade penal “tem como objetivo evitar que jovens cometam crimes na certeza da impunidade”. Ele defendeu que a idade para a imputação penal não é imutável. “Não entendo que o preceito a ser mudado seja uma cláusula pétrea, porque esse é um direito que muda na sociedade, dentro de certos limites, e que pode ser estudado pelos deputados”, disse.
PT, Psol, PPS, PSB e PCdoB votaram contra a proposta. Os partidos favoráveis à aprovação da admissibilidade foram PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já os que liberaram suas bancadas porque havia deputados contra e a favor foram os seguintes: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN.
No exame da admissibilidade, a CCJ analisa apenas a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da PEC. Agora, a Câmara criará uma comissão especial para examinar o conteúdo da proposta, juntamente com 46 emendas apresentadas nos últimos 22 anos, desde que a proposta original passou a tramitar na Casa.
A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações. Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.
Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

Preço dos combustíveis sofrem novo aumento nesta quarta-feira na Paraíba

Preço dos combustíveis sofrem novo aumento nesta quarta-feira na PB
Os preços dos combustíveis sobem pela quarta vez este ano em nove estados brasileiros. A tabela do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) foi publicada no Diário Oficial e penaliza os estados da Paraíba, Pernambuco, Amazonas, Rio de Janeiro, Piauí, Tocantins, São Paulo, Alagoas e Distrito Federal...
Na Paraíba a média de preço será de R$ 3,21, um aumento de 0,6% no valor anterior que é de R$ 3,19. Os demais combustíveis automotivos também serão reajustados. O valor do Gás Natural que é de R$ 2,01 por metro cúbico, passará para R$ 2,02; o Álcool Etílico Hidratado Combustível (Etanol) passará a custar R$ 2,34, ao invés de R$ 2,33; o litro do Diesel foi o que teve maior reajuste de R$ 2,71 para R$ 2,75.

Professores da rede estadual decidem entrar em greve por tempo indeterminado

Professores da rede estadual de ensino decidem entrar em greve
Em assembleia estadual realizada na tarde desta terça-feira (31/03), os professores e trabalhadores em educação do Estado da Paraíba, decidiram, por unanimidade, não aceitar a proposta do Governador Ricardo Coutinho e, para isso, manifestaram em voto, uma greve por tempo indeterminado.
A informação foi postada na página da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado - APLP, no facebook. O magistério estadual reivindica o pagamento do piso nacional estipulado pelo Ministério da Educação em 13,01%. 
A classe não aceitou o reajuste de 9% concedido pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) no início do ano, dividido em duas parcelas de 4,5%. Com a paralisação, mais de 500 mil alunos deverão ficar sem aulas na Paraíba.

Prefeito Audiberg Alves fecha reforma em secretariado acertando na permanência da primeira dama na Saúde mas arrisca ao puxar pro Gabinete 'foco' de denúncias

A informação que chegou ao blog, na tarde desta terça-feira (31/03), é que finalmente o prefeito de Itaporanga Audiberg Alves (PTB) teria fechado a reforma em seu secretariado iniciada em dezembro do ano passado.
Na ocasião o gestor demitiu Domingos Sávio, filho do ex-prefeito Will Rodrigues, da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, juntamente com seu filho Zé Armando, que ocupava cargo de assessor; Também demitiu o comerciante Allan Cloves, genro do ex-vereador Toim da Loja, da Superintendência de Trânsito e Transportes; reforma sequenciada no começo de janeiro, com o pedido de demissão entregue pelo competente técnico Francisco Lemos, que deixou a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. 
Desde então especulações não faltaram para os substitutos. Agora, quatro meses depois, o prefeito, segundo fonte do Paço Municipal, teria fechado a relação dos substitutos. No mês passado ele já havia nomeado José Osfânio Silva para a Sintrans. 
Audiberg se viu num dilema com o retorno, mês passado, da ex-secretária Aparecida Alves [sua prima], que estava de licença-maternidade. Ela queria porque queria retornar ao comando da Saúde, cuja passagem por lá foi eivada de denúncias de superfaturamento, levantadas por vereadores. Desde a remoção da primeira-dama Naura Ney da Assistência Social pra Saúde houve uma calmaria nesse quesito. Há tempos que não se propala denúncias na pasta. Opção acertada.
Para encaixar sua prima numa pasta de destaque o prefeito arrisca puxar pra seu colo o retorno de atribulações que sua gestão viveu com ela na Saúde. Para isso, vai remover o comerciante Welton Tomaz para a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, abrindo o espaço da Chefia de Gabinete para Aparecida. Assim como na Chefia de Gabinete, Welton dará conta do Esporte.
E para fechar a reforma deve nomear Hermes Rodrigues, irmão do vereador Hélio do Bar, no comando da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. No geral, o prefeito acabou apenas removendo auxiliares mas com um acerto ao colocar a primeira dama pra cuidar dos recursos da área da Saúde, tirando de lá o foco de denúncias de irregularidades apontadas por vereadores. E, no final, quem saiu perdendo mesmo foi Domingos Sávio e Toim da Loja. 

Bombeiros evitam tragédia e resgatam homem que tentou pular de prédio no centro em Patos; Veja o vídeo!!!

Por muito pouco um suicídio não é registrado no Centro de Patos No início da tarde desta segunda-feira (30/03). Sérgio Roberto Rufino de Melo, 49 anos, tentou pular do Edifício Empresarial Milindra Center, no Centro de Patos. O fato foi impedido por policiais do Corpo de Bombeiros de Patos que foram acionados minutos antes, se deslocaram até o local, a tempo de evitar a tragédia.
Segundo informações, Sérgio já se preparava para pular, estando inclusive com as pernas para fora da varanda. Neste momento, com rapidez e agilidade os soldados do fogo conseguiram segurar, suspender e retirar o homem para dentro do edifício. Sérgio Roberto permaneceu o tempo todo calado, sem pronunciar sequer uma palavra. Ele imobilizado e levado por uma viatura do Samu para o Hospital Regional de Patos. (com Patosonline) 
Veja o momento exato do resgate

Deputado Edmilson Soares presidirá PEN com Branco Mendes indicando a vice e JP

Prego batido, ponta virada. É o que se pode dizer da decisão do PEN estadual de fechar questão na eleição do deputado Edmilson Soares para a presidência do partido em lugar do ex-presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo. Pelo acordo, o deputado estadual Branco Mendes indicará o vice-presidente e ainda o presidente do Diretório de João Pessoa.
Semana passada a Nacional nomeou Thiago Rodrigues no comando estadual da legenda, para um mandato curto/tampão, até que fosse definido o novo presidente. Com esta operação de afastamento de Ricardo Marcelo do comando do partido, o PEN passa a fazer parte da bancada governista na Assembléia deixando a Oposição restrita a poucos deputados.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Ricardo Coutinho inaugura amanhã a pavimentação da estrada Coremas-Piancó

O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta terça-feira (31), a estrada que liga os municípios de Coremas e Piancó. A primeira solenidade acontece em Piancó, às 11h, e a segunda em Coremas, às 15h. Para realizar a obra de pavimentação asfáltica da rodovia PB-342 foram investidos R$ 17,8 milhões. Aproximadamente 32 mil pessoas das duas cidades serão diretamente beneficiadas com a entrega da obra, que ainda contribuirá para a promoção do desenvolvimento social e econômico da região.
O governador desembarca no campo de pouso da cidade de Itaporanga, por volta das 10h, e segue direto para Piancó, onde no triângulo da BR-361 que liga o município ao acesso de Coremas descerra a placa de inauguração da obra. A intervenção aconteceu em um total de 27 km de estrada, onde foi feita terraplenagem em cortes e aterros; implantação de sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas; pavimentação asfáltica; cercas delimitadoras da faixa de domínio; gramagem e paisagismos em taludes; além de sinalização horizontal e vertical.
Pela estrada de Coremas-Piancó passam uma média diária de 415 veículos, entre automóveis, utilitários, ônibus, caminhões e motos. A obra vai ajudar a ampliar e modernizar a infraestrutura rodoviária do Estado; integrar os municípios da região; ofertar economia, conforto e segurança usuários da rodovia; gerar empregos e renda na região; e melhorar a qualidade de vida da população local. (com Ascom)

Batida violenta de veículo S10, conduzida por odontológo itaporanguense, destrói poste no centro de Conceição...

 
Uma batida violenta de um veículo S10, de cor dourada e placa OFF 1046, deixou um poste destruído na cidade de Conceição. O fato ocorreu, por volta das 17h, deste domingo(29), no cruzamento da avenida Solon de Lucena com rua Major Nicolau França, no centro da cidade.
De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar da cidade de Conceição, o odontólogo itaporanguense Washington Tolentino Lemos descia em alta velocidade na avenida Solon de Lucena, quando perdeu o controle do veículo no cruzamento da rua Major Nicolau França e bateu contra o poste, em seguida se evadiu do local.
A polícia foi acionada e conseguiu localizar o acusado, que apresentava fortes sintomas de embriagues, segundo relatos da 2ª Companhia de Polícia. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Militar da cidade de Conceição, onde foram feitos os procedimentos cabíveis. Por sorte não havia ninguém na calçada no momento do acidente. (com Gilberto Ângelo/VPN)

domingo, 29 de março de 2015

Água de Coremas está sendo usada em irrigações no estado do Rio Grande do Norte comprometendo abastecimento de cidades da Paraíba

A audiência pública realizada sábado (27), pela Frente Parlamentar da Água, na Câmara Municipal de Pombal, identificou, entre outras questões, a necessidade da Agência Nacional de Águas (ANA) ser alertada sobre a destinação da água de Coremas. É que a água está sendo usada em irrigações no vizinho estado do Rio Grande do Norte comprometendo o abastecimento de, pelo menos, cinco cidades paraibanas. E o agravante é que Coremas já está com sua capacidade comprometida pela ausência de chuvas na região. Essa questão foi levantada pelo vereador de Pombal, Josevaldo Feitosa que solicitou uma gestão sobre o assunto junto a ANA.
Os deputados Jeová Campos, presidente da Frente, Janduhy Carneiro, Galego de Sousa, Gervásio Maia, Renato Gadelha e Nabor Wanderley, se comprometeram a solicitar da ANA providências que inibam essa prática que está sendo prejudicial aos paraibanos. “Vou levar essa questão para debate na audiência pública que acontecerá no dia 09 de abril, com a participação do diretor presidente da ANA, Vicente Andreu. A denúncia é grave e merece ser colocada em evidência durante essa audiência até porque é inadmissível que a pouca água que resta em Coremas seja utilizada em irrigação quando muita gente sequer tem água para consumo próprio”, destaca Jeová.
Uma outra constatação preocupante dos parlamentares que integram a Frente e que visitaram o açude Carneiro, que abastece vários municípios da região de Pombal, é que ele está com apenas 2% de sua capacidade e não tem mais condições de disponibilizar a água que necessita a população. “É preciso construir uma barragem para garantir água para esses municípios e vamos levar esse pleito ao governo do estado”, disse Jeová.
O deputado Jeová Campos fez um balanço positivo das atividades desenvolvidas pela Frente até agora. “Muitas das constatações e problemas identificados até então só puderam ser conhecidos com a presença no local dos acontecimentos. Essas visitas às obras, o diálogo com a população e com seus representantes políticos tem nos fornecido subsídios e informações importantes que nos mostram exatamente onde e como devemos agir para cobrar das autoridades competentes a resolutividade dos problemas o quanto antes, pois a falta de água é um problema que não se pode esperar”, destaca Jeová.
Além dos deputados citados anteriormente, também participou das ações da Frente em Pombal, o Capitão Jesus, representando o Exército Brasileiro, o Gerente da Cagepa da regional do Rio do Peixe, Francisco Veras e o representante da AESA, Damião Fernandes. (com Ascom)

Morreu na tarde deste domingo em João Pessoa Dona Toinha Barros, esposa do ex-vice-prefeito de Itaporanga José Barros...

Faleceu às 15h deste domingo (29), em João Pessoa, onde residia, Dona Antônia Henriques Barros - Matriarca da Família Barros, tradicional família no Vale do Piancó. Dona 'Toinha Barros' contava com 92 anos de idade, deixando viúvo seu José Barros, ex-vice-prefeito de Itaporanga [por duas oportunidades], que conta com 93 anos de idade. Da união de mais de 70 anos de casamento, eles tiveram uma prole de 10 filhos, dentre os quais a pediatra Magna, o neurologista Erasmo (dos mais destacados profissionais da PB), o meteorologista Eládio, o professor Damião, além de Zeca, Mª da Penha, Mª de Lourdes, Carminha, Assis, Francisca.
Nascida no Sítio Socorro, município de Diamante, Dona 'Toinha Barros' foi um exemplo de mulher, guerreira, lutadora, de fibra, que enfrentou as dificuldades de uma época, ao lado do marido, conseguindo criar, educar e orientar na vida, com muito carinho e amor, seus filhos, hoje baseados em gerações fortificadas em alicerces oriundo dessas que são uma das reservas morais da região. O velório acontece desde o final da tarde na Central de Velórios Morada da Paz, localizada na Pedro II, na Capital, e o sepultamento está marcado para as 16h desta segunda (30) no cemitério Senhor da Boa Sentença.
Enlutada, a família [filhos, netos e bisnetos] agradece à todos nesse momento de solidariedade e fé cristã.

Câmara de Itaporanga promove terça-feira audiência pública para debater o novo perímetro urbano da cidade que terá limites aumentados em pouco mais de 3 km

A Câmara Municipal de Itaporanga promove nesta terça-feira (31/03) Audiência Pública, marcada para acontecer às 9h no plenário da Casa, com objetivo de debater projeto de lei enviado pelo executivo municipal que institui o novo Perímetro Urbano da Sede (Cidade) do Município, com modificação e descrições dos limites territoriais alterando a área urbana.
A convocação está sendo feita pelo presidente da câmara, vereador Neném de Adailton, atendendo assim requerimento apresentado e aprovado pelos demais pares, na última sessão, de autoria do vereador Jailson de Zeca - que havia pedido vistas na sessão anterior para melhor estudar a matéria. "Como iremos votar projeto dessa natureza que aumenta o perímetro urbano se há loteamentos que nem sequer recebe infraestrutura necessária, como o Paullus. Por isso, é preciso debater", disse Jailson.
"Vejo como fundamental a convocação dessa audiência para que a comunidade, principalmente as pessoas que serão afetadas, possa saber como será os novos limites urbano da cidade. Não podemos votar algo dessa natureza sem a aprovação do povo. É complexo pois há coisas boas mas também negativas", pontuou Neném de Adailton. Estão sendo convocados proprietários de terras rurais, além de industrias, localizados num raio de 4 quilômetros de distância da cidade, que serão atingidos, para debaterem o assunto.

Vereador Ricardo Pinto lamenta perseguição política do prefeito contra rádio e diz que isso significa um "retrocesso para Itaporanga".

O vereador Ricardo Pinto (PSDB) lamentou da tribuna da câmara, na última sessão, a perseguição política que a Rádio Comunitária Pedra Bonita FM, de Itaporanga, vem recebendo do prefeito Audiberg Alves (PTB) que tem agido como um governante déspota e feito de tudo para calar a voz dos que ousam criticá-lo ou denunciar os desmandos administrativos que marcam seu (des)governo na 'Rainha do Vale'.
Há uma semana que a emissora está com transmissão repentinamente tirada do ar após notificação da Anatel, devido denúncias, para mudar a localização de sua antena e transmissores - da cidade para o sítio Pau-Brasil, distante cerca de 4 quilômetros, lugar informado de acordo com as coordenadas geográficas de funcionamento. 
A emissora está no ar há quase dez anos e tem em sua grade de programação o noticioso PB Noticias, que é líder de audiência na cidade. Por simplesmente conceder espaço à população para elogiar, criticar e deixar as mensagens dos seus anseios, tem causado um grande incômodo ao gestor que não mede esforços em tentar calar a emissora, segundo o parlamentar-mirim.
"Tentar calar a voz do povo dificultando o funcionamento da emissora, significa um retrocesso para Itaporanga. Os passos da cidade e do povo devem ser em direção ao futuro. A Rádio Pedra Bonita FM e o programa PB Notícias são conquistas das pessoas de bem do município e já faz parte da rotina de todos. O prefeito faz essa perseguição simplesmente porque ele não conseguiu comprar a consciência dos guerreiros dessa emissora. O faz porque lá o povo tem vez e voz para lutar pelos seus direitos. Por isso, parabenizo o jornalista Ricardo Pereira por ser um profissional digno e honrado e Edmilso Porfírio, diretor da emissora, por não se curvar aos ditames desse ditador, que é o prefeito", declarou o vereador.
O prefeito Audiberg Alves tem agindo com essa perseguição ao jornalista e à emissora por conta das críticas feitas pela população a sua má gestão, no noticioso, e tenta diariamente intimidar os dois. O diretor da rádio, Edmilson Porfírio já está fazendo a mudança de local dos equipamentos e ainda esta semana a emissora de retornar com sua programação normal para o bem da comunidade.

Valentia do PMDB (Cunha e Renan) torna a oposição (Aécio) coadjuvante...

Ou o PSDB e seus satélites têm uma estratégia capaz de superar o antagonismo de resultados do PMDB ou a oposição condenou-se ao papel de coadjuvante num enredo estrelado pelos investigados Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Hoje, a dupla comanda a tática de fazer Dilma Rousseff “sangrar” pelo tempo que for conveniente.
No momento, se a presidente da República fosse intimada a optar entre os peemedebistas que presidem as duas Casas do Congresso e o líder da oposição brasileira, daria uma resposta fulminante: “Vida longa a Aécio Neves!” E, com isso, ficaria claro que, para Dilma, o aliado da onça é a grande preocupação. O resto virou paisagem.
Aécio até que se esforça. Há dois dias, discursando em Lima, no Peru, chamou de “rudimentar” o pacote fiscal do governo. Mas, como Dilma tomou-lhe de assalto parte da agenda, o rival tucano por vezes parece rodopiar na entrada da grande área como um zagueiro hesitante, que entra de sola pedindo desculpas:
“Joaquim Levy certamente é um homem que comunga de algumas das nossas ideias”, disse Aécio na capital peruana. “É um técnico extremamente competente, mas está longe de ter a autonomia necessária para fazer a reforma estruturante que o Brasil precisa.” Simultaneamente, Renan e Cunha, cavalgando a aprovação mixuruca de Dilma —na casa dos 13%, segundo o Datafolha— devam de ombros para a pregação da presidente segundo a qual não há dinheiro em caixa para tirar do papel a lei que renegociou em bases generosas as dívidas de Estados e municípios com a União.
Escorados na ira de governadores e prefeitos endividados, Cunha aprovaria na Câmara, horas depois do chororô de Dilma, um projeto cujo único propósito é o de obrigar o governo a efetivar em 30 dias a renegociação das dívidas estaduais e municipais. A encrenca foi enviada para o Senado. Seria aprovado, também ali, na velocidade de um raio. Porém…
Atendendo às súplicas de um Levy autoconvertido em articulador político de um governo desarticulado, Renan, o magnânimo, adiou para terça-feira a nova humilhação que o PMDB pretende fazer Dilma passar. “De onde eu vou tirar R$ 3 bilhões”, indagou o ministro da Fazenda ao presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o petista Delcídio Amaral. A cifra refere-se ao custo anual para o Tesouro do refresco que será servido aos governos estaduais e municipais.
Renan e Cunha levam sobre Aécio uma vantagem inestimável. Eles são os donos da pauta dos plenários do Senado e da Câmara. Calibram os temas a serem votados segundo os seus interesses tóxicos. O oposicionismo de ambos cresce na proporção direta do avanço das investigações do petrolão.
Assim, enquanto as manchetes estiverem monopolizadas pela hemorragia presidencial, a agenda do país vai sendo administrada por um par de anti-mocinhos. Ao perceber que Cunha roubava-lhe centímetros de noticiário, Renan converteu-se num oposicionista de fazer inveja a Luciana Genro, do PSOL.
Juntos, Renan e Cunha capricham na coreografia. Admita-se que falam sério quando defendem, por exemplo, a lipoaspiração da Esplanada, emagrecendo-a de 39 pastas para apenas 20. De saída, o PMDB poderia devolver os seis ministérios que ocupa. Alguns deles, por cenográficos, ficariam de bom tamanho se fossem convertidos em secretarias de outras pastas: o da Aviação e o dos Portos no organograma dos Transportes. O da Pesca na Agricultura. O do Turismo como apêndice da Integração Nacional ou do Desenvolvimento Econômico…
Suprema ironia: cada vez que Renan morde Dilma como cachorro louco há vergonha e remorso na alma de ilustres ocupantes de gabinetes do Palácio do Planalto, que precisam explicar por que pegaram em lanças para reelegê-lo presidente do Senado em fevereiro. Não foi por falta de informação. O petrolão já havia sido empurrado para o colo de Renan.
Tampouco foi por falta de alternativa. O senador catarinense Luiz Henrique, também do majoritário PMDB, ofereceu-se como opção viável. O triunfo de Renan teve muitos cúmplices voluntários ou disfarçados. Os votos decisivos à sua eleição vieram do petismo e adjacências. Com as bênçãos de Dilma e de Lula. (Josias de Souza)

Situação do canal Xique-Xique continua grave e causando sérios problemas de saúde pública à população de Itaporanga

A situação do canal Xique-Xique continua problemática e causando enormes transtornos aos moradores de Itaporanga. Localizado no centro da cidade, ao longo do tempo se transformou no maior esgoto à céu aberto da região. A fedentina é tremenda na região prejudicando famílias inteiras que convivem com essa situação sem qualquer solução encontrada pelo poder público municipal.
Construído décadas atrás para o transcurso de águas das chuvas, o canal além de levar doenças às residências em sua extensão tem enfeiado a cidade para quem passa pela PB-368, que dá de cara inevitavelmente com essa situação. O problema mais uma vez foi lembrado na câmara municipal pelo vereador Ricardo Pinto (PSDB) que pediu que a prefeitura solucione o caso e orientou aos moradores da região reação para que não continue sendo prejudicados pela ausência do poder público.
 
Só para se ter uma ideia o canal está obstruído pelo lixo, dentro encontra-se de tudo: fugão, sofá, pneus, etc. "Vivemos com o lixo e esgoto em nossa porta e ninguém faz nada. A prefeitura não dá nenhum resposta, enquanto, crianças são infectadas por doenças transmitidas por moscas e mosquitos. Aqui o abandono é geral. Um retrato fiel da falta de governo em nossa cidade", diz um morador da Rua Marta Batista de Moura.
 
"O problema é muito grave, é preciso que se tomem as devidas providencias urgente, a população convivendo com o lixo e fedentina, em risco direto de contrair doenças como a dengue e muitas outras, além das crianças que brincam as margens desse canal. O descaso do poder público municipal é total, e o gestor não toma providência para resolver esses problemas", disse.

Polícia Federal incinerou mais de 1 mil quilos de drogas apreendidas no Sertão

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (27/03) na Cerâmica Santa Rosa a incineração de mais de uma tonelada de drogas apreendidas pela Polícia Federal na região polarizada por Patos, a corporação solicitou o uso do forno da cerâmica por ser o mais adequado na região, sendo prontamente atendido pelo proprietário Nael Rosa.
A incineração, realizada em atendimento à legislação vigente e em cumprimento a decisões judiciais, faz parte dos atos de comemoração do 71º aniversário do órgão e busca refletir o compromisso da Polícia Federal com a sociedade paraibana e demais órgãos de persecução penal no combate ao tráfico de drogas e crimes correlatos. (com Diafrânio Fontes/Patosonline)

Na PB, apenas 18 prefeituras enviaram ao TCE prestação de contas exercício 2014

Das 223 prefeituras paraibanas, apenas 18 já enviaram ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a prestação de contas anual relativas ao exercício de 2014. Com relação às câmaras municipais a situação é um pouco melhor, 53 cumpriram a resolução. Das secretarias, apenas 17 secretarias municipais enviaram suas prestações de contas. Na conjuntura da administração existem 105 órgãos públicos estaduais. Desses, 32 entregaram, mas ainda preocupam o presidente do TCE-PB, conselheiro Arthur Cunha Lima, que lembrou que o prazo se encerra na próxima terça-feira.
"O importante é que os prazos sejam respeitados, inclusive,para evitar multas desnecessárias", aconselhou. Talvez a punição é que seja branda. Quem não entregar no prazo, poderá pagar multa no valor de R$ 1 mil, acrescidos de R$ 100 por dia de atraso, até o limite da multa prevista. (Lenilson Guedes)

Em Santana dos Garrotes, vereadores aprovam piso do magistério e convocação da secretária de administração para prestar esclarecimentos à Casa

 
Em sessão ordinária realizada nesta sábado (28) a Câmara Municipal de Santana dos Garrotes aprovou o Projeto de Lei nº 01/15, de autoria do executivo municipal, visando adequação do Piso Nacional para os professores da rede municipal retroativo ao mês de janeiro passado. Uma luta defendida pelo presidente da Casa, vereador Rênio Macedo (PMDB). A presidente do sindicato que representa a categoria - Sindifemp, Alci Lacerda, esteve presente à sessão, juntamente com membros da entidade, oportunidade em que falou sobre o assunto e agradeceu aos vereadores pela aprovação do mesmo.
Por falar nisso, foi aprovado também, por unanimidade, um Requerimento Verbal, de Autoria de Vereador Judivan Passos, convocando a Secretaria Municipal de Administração Edna Ribeiro para prestar esclarecimento sobre a real situação do município. Ficou definido a convocação para o dia 11/04, às 9h, no Plenário Geraldo Ferreiro de Albuquerque. 

Câmara de Diamante aprova requerimento pedindo a Cagepa suspensão de taxas e cobranças por serviços...

Em seção na Câmara Municipal de Diamante vereadores aprovam requerimento nº 003/2015 de autoria do vereador Alan Deivid (PT) que solicita à Companhia de Água e Esgoto da Paraíba - Cagepa, através da sua presidência, adoção de procedimento de suspensão das taxas e cobranças relativas aos serviços prestados pela empresa ao município. 
O requerimento visa atender as reivindicações da população local, haja visto, que a cidade fica vários dias sem fornecimento dos serviços prestados pela Cagepa. ficando sem água em nas torneiras de suas residências. Mesmo quando os nossos reservatórios estão cheios por conta da má qualidade da água.