sexta-feira, 9 de junho de 2023

"Não chegamos a pensar nisso", diz desembargadora Fátima Bezerra e viúva de José Maranhão sobre sucessão do ex-senador

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Paraíba e atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), Drª Fátima Bezerra Cavalcanti disse, em entrevista ao Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (9), que a jornada do saudoso senador José Maranhão (MDB) era viva e não dava espaço para se pensar em alguém para lhe suceder, como herança política.

“Não chegamos a pensar nisso. Ele era tão presente e saudável que não chegávamos a falar em sucessão. Ele entendia que enquanto estivesse na política deveria abraçar todos aqueles que ele trouxe para política como Veneziano e Nilvan Ferreira. Nós queremos suceder ele no amor, no exemplo que ele deixou e seu legado", disse. 

A viúva de José Maranhão, falecido em 2021, aos 87 anos por complicações da covid-19, também revelou que havia desejo por parte do então senador de se reeleger ao cargo em 2022. "80 anos de idade não pesavam para Maranhão. Nós já tínhamos planos que ele queria se candidatar à reeleição", revelou.

Seguindo caminhada rumo a prefeitura de Itaporanga, Dr. Azif Lemos acompanha de perto atual temporada de festividades juninas...

Pré-candidato a prefeito em Itaporanga, na região do Vale do Piancó, ano que vem, o médico Dr. Azif Lemos está acompanhando de perto as festividades juninas públicas e eventos privados no município esse ano. Anteonem (7), ele marcou presença em um desses eventos promovido pela Acadamia OX, de Thalmo Barros, quando pode reencontrar diversos amigos e foi abraçado por todos. 

Sempre em companhia da esposa, também médica Drª Rayane Torres, o preveitável não escondeu gingado ao curtir um bom forró. Dr. Azif Lemos desfruta de bons índices de popularidade possibilitando-o entrar bem posicionado numa disputa que se projeta bastante acirrada devido ao alto grau de competividade que deve ter a sucessão municipal de 2024.

A cada passo por onde tem circulado o médico é saudado e festejado pela decisão de entrar na política. Isso fruto de uma grande expectativa entre a população por uma mudança na gestão municipal. Daqui a exatamente um ano teremos a consolidação dessas andanças, cujo caminho está sendo pavimentado agora e segue no próximo semestre com a formação de grupos. 

Ciente desse périplo e obstáculos a serem encontrados, Dr. Azif Lemos tem dado demonstração de serenidade e equilíbrio nessa condução e já trabalha formação em breve de uma equipe de coordenação que lhe dará suporte para se alcançar o objetivo desejado, subindo degrau por degrau, cumprindo tarefa e metas traçada para 2024.

Depois de Cajazeiras aliança PSB/REP agora em Sousa: Tyrone coloca aliados pra disputar vereança pelo Republicanos e assim impede partido de ir para oposição...

Depois de Cajazeiras, a aliança entre o PSB e o Republicanos segue vingando pelos municípios do estado. O governo quer essa aliança, principalmente nos municípios polos em todas as regiões.. Desta vez foi selada em Sousa.
O prefeito Tyrone (PSB) conseguiu impedir o Republicanos de ir parar nas mãos da oposição em Sousa já que em abril passado o médico Gilberto Sarmento, ex-diretor do hospital regional, foi sondado pelo deputado federal Hugo Motta para ser candidato a prefeito pela legenda, ano que vem. Gilbertão, como é mais conhecido, deve formar chapa com o ex-prefeito e atual suplente de deputado André Gadelha.

Entretanto, passado esse período, o convite ficou em 'banho-maria' e a sigla acabou sob comando de George Sucupira, filho do ex-vereador Gerôncio Sucupira, e irmão do atual prefeito Gerôncio Júnior (São Francisco) que por sinal também é pré-candidato a vereador em Sousa.. E quarta-feira (7), durante almoço num restaurante local, foi consolidada a formação de uma chapa forte que deve disputar diretamente pelo menos cinco vagas dentre as 15 que compõe a câmara municipal.

Deleno Gleyson afirmou que também faz parte da lista dos pré-candidatos nesta relação: Abel Sales, irmão do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone; Chico Popular; Jefferson Linhares, filho do ex-vereador, Gerlano Linhares; o suplente de Vereador, Afrânio dos Núcleos; Demar da Gráfica, Kátia de Sinval, Professor João Alexandre, Casinha Estrela, e Jucélio Marques.

Novo presidente do partido, George Sucupira revelou que conversou o assunto com Tyrone que lhe autorizou a assumir o Republicanos em Sousa. Primeiro, porque contemplava o deputado federal Wilson Santiago, e segundo, por ser irmão do prefeito de São Francisco, também era um nome de respeito para disputar uma vaga na Casa de 'Otacílio Gomes'. A diretoria da sigla está sendo construída, e deverá ser publicada oficialmente na resenha do TRE/PB nos próximos dias.

E lista por si só já causou um terremoto junto a bancada de Vereadores que dá sustentação ao Governo Municipal, mas Deleno Gledson disse não há o que fazer muito sobre o assunto, por quer as lideranças que formam o partido no município fecharam questão com o conhecimento de Tyrone, de não aceitar candidato com mandato a Vereador em 2024. (com Pereira Júnior)

Edna Henrique lidera 38% pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Soluções e Opiniões para prefeito em Monteiro

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Soluções e Opiniões, em parceria com o Portal Cariri em Ação no último dia 30 de maio, na cidade de Monteiro, trouxe importantes dados sobre as intenções de voto para o cargo de prefeito nas eleições do próximo ano.

Dentre os entrevistados, 38% afirmaram que votariam na ex-deputada federal, Edna Henrique. Edna já ocupou o cargo de prefeita do município por dois mandatos.

Outra candidata que obteve destaque na pesquisa foi a secretária de Saúde, Ana Paula, que recebeu a preferência de 20% dos entrevistados. O atual vice-prefeito, Celecileno, também foi citado como uma opção por 8% dos entrevistados. Outros nomes mencionados na pesquisa foram o vereador Conrado, com 6% das intenções de voto, e o vereador Paulo Sérgio, com 5%.

É importante ressaltar que 23% dos entrevistados não souberam ou não opinaram sobre suas preferências, indicando um cenário de indecisão e abertura para possíveis mudanças nas próximas pesquisas.

Prefeitos terão reunião com Lula para resolver impasse no pagamento do piso da enfermagem, afirma George Coelho...

O presidente da Federação dos Municípios da Paraíba, George Coelho afirmou, em entrevista ao Blog do Manso ontem, que os prefeitos aguardam um encontro com o presidente Lula para tentar resolver o impasse no pagamento do piso da enfermagem.

Os prefeitos querem, além da revisão dos recursos anunciados, mas insuficientes para o pagamento do piso, que voltou a ser suspenso após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, garantia que os recursos serão inseridos no orçamento para 2024.

Segundo George Coelho, os prefeito também vão pedir apoio ao presidente para que seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição 25/22, que ampliará em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios no mês de março.

A medida solucionaria o impacto de R$ 10,5 bilhões, apenas aos municípios, com o pagamento do piso. O governo liberou R$ 7,8 bilhões para estados e prefeituras e já se provou ser insuficiente.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Deputado Taciano diz em conversa com o blog que a oposição terá "time bastante forte para vencer em 2024" e promete surpresas para o segundo semestre em Itaporanga

Entre uma ida e outra pelos municípios paraibanos, notadamente que fazem parte de sua base política, durante esse período de festejos juninos, aliás bastante intenso, o deputado estadual Taciano Diniz (União Brasil) reservou hoje tempo para uma boa conversa em reunião com o jornalista Ricardo Pereira, coordenador de grupo político em Itaporanga, no Vale do Piancó. 

Dentre os assuntos na conversa, claro, estava a sucessão municipal de 2024 na 'Rainha do Vale' quando o grupo de oposição do qual Taciano, agora, integra como um dos líderes vem se fortalecendo e pretende construir uma grande coalizão para enfrentar a candidata escolhida pelo prefeito Divaldo (já reeleito), a sobrinha Calina Dantas. 

Com excelente faro político, Taciano enfatiza que o trabalho em curso fará com que a oposição tenha uma chapa bastante forte para disputar a prefeitura, bem como, chapas competitivas que darão ao grupo a eleição de uma base robusta e maioria entre os futuros vereadores. "Teremos uma chapa bastante forte para vencer a eleição em 2024 com uma base robusta de vereadores", afirmou. 

O deputado reafirmou a crença na unificação desse projeto com a união das maiores lideranças locais nas pessoas dos ex-prefeitos Djaci Brasileiro e Audiberg Alves, ambos responsáveis pela eleição (com Berguim em 2016) e reeleição (com Djaci em 2020) do prefeito Divaldo. Djaci Júnior, filho do ex-prefeito Djaci, é o atual vice-prefeito e junto com Taciano deixaram a base de situação ano passado. 

Ele lembra, ainda, força de vereadores como: Márcio Rodão, Jailson de Zeca, Izabelle Mendes, Lucas Basílio e vários suplentes, dentre outros. "Buscamos a união de todos e não pode falta grupos como o organizado por você (Ricardo) que tem elegido vereadores nas últimas quatro eleições, inclusive, com candidato em 2020 Paulinho de Zié que teve ótima votação para prefeito. Em 2024, vamos construir um excelente time", pontuou o deputado ressaltando que muitas surpresas vão acontecer a partir do segundo semestre.  

Taciano é um dos grande líderes em destaque e ascensão na política paraibana pelo seu preparo para o debate dos relevantes temas de nosso estado. Até fim do ano ano passado fez excelente trabalho á frente da Comissão Parlamentar da Saúde na Assembleia Legislativa, onde tem se fortalecido diante da força de seu mandato. Tem uma base consolidada a pavimentar projetos maiores no futuro. 

Após rompimento em 2020, Branco Mendes engata recomposição política com o prefeito Tintin em Aguiar que terá irmão do deputado como vice em 2024...

Feita de encontros e desencontros, a política vai moldando seus atoes de acordo com o tempo, cenários e predicados. Após afastamento político nas eleições de 2020, o deputado estadual (já no 5º mandato) Branco Mendes (REP) empreende uma recomposição política com o prefeito Tintin (pela 3ª vez) em sua terra-natal Aguiar, na região do Vale do Piancó. Informa o jornalista Napoleão Soares.

Branco Mendes é um dos parlamentares mais atuantes na Paraíba. Em 2020, ele lançou o sobrinho Steniel Mendes como candidato a prefeito que acabou derrotado por Tintin, que havia sido duas vezes prefeito do município. Nesta recomposição para as eleições de 2024 o deputado vai indicar, pelo entendimento de ambos os grupos, um irmão para compor como vice a chapa de reeleição do prefeito. 

O deputado destacou essa recomposição como resultado de um entendimento estabelecido ao longo dos anos com os apoiadores e eleitores de Aguiar, prevalecendo agora o bom senso e o fortalecimento da união entre eles. “Lá, estamos fazendo uma composição com o atual prefeito. Estamos indicando um irmão meu como candidato a vice-prefeito e estamos dentro de um entendimento de muitos anos que eles vinham votando comigo. Houve uma divisão nas últimas eleições de prefeito, mas agora chegamos ao bom senso de união e fortalecimento de todos nós com o apoio do atual prefeito”, afirmou o deputado Branco Mendes.

Esse realinhamento político vai beneficia o município com a cooperação do mandato do deputado estadual Branco Mendes em prol da gestão do prefeito Tintin. 

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Hervázio descarta tese de desistência do apoio de João à reeleição de Cícero em JP, mas faz ressalva: “Em politica sabemos que tudo pode chegar a ocorrer”

Apesar das especulações de bastidores, o deputado estadual Hervázio Bezerra, do PSB, disse, em entrevista essa semana, achar difícil que a tese de candidatura própria do PSB a prefeitura de João Pessoa prospere, não por falta de nomes, mas sim por conta do compromisso já firmado pelo governador João com a reeleição do atual prefeito, Cícero Lucena (Progressistas).

Hervázio disse que considera natural as movimentações em torno de uma rota alternativa, mas devido a simpatia, empatia, amizade e lealdade de João com Cícero, o PSB deve permanecer com o espaço que ocupa – o da vice. Ainda assim, mesmo diante da fala, o parlamentar alertou que em política tudo é possível e que, caso haja uma catástrofe no meio do caminho, as articulações e movimentações podem mudar. Todavia, a preço de hoje a candidatura própria do PSB é improvável.

“Isso faz parte do processo (as especulações sobre candidatura própria). Não podemos ignorar de modo algum isso, há toda uma movimentação. O ruim era se dissesse que o PSB tem que apoiar Cícero porque não tem candidato. Tem candidato sim, com potencial, mas acima de tudo tem um compromisso com Cícero. O governador tem simpatia, empatia, amizade e lealdade, então isso é ponto pacífico. A não ser que venha uma catástrofe, e em política nós sabemos que tudo pode chegar a ocorrer, mas a preço de hoje eu digo com toda tranquilidade – tem dito o governador que é a maior autoridade do estado e do nosso partido – de que a aliança está mantida e Cícero também quer o apoio do governador, do PSB, e dos partidos aliados. Eu não vejo anormalidade alguma com relação as movimentações que vem sendo feitas no meu partido, o PSB”, avisou.

Galdino sugere “humildade” a Cícero na relação com PSB: “Coloque as sandálias da humildade. Tibério é uma grande liderança”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, sugeriu “humildade” ao prefeito Cícero Lucena (PP) com relação ao partido do governador João Azevêdo, o PSB.

“Da mesma forma que Cícero veio conversar com o Republicanos, deveria também conversar com os outros partidos, sobretudo o PSB do governador. O PSB tem grandes lideranças na Capital e merecem ser ouvidas. Coloque as sandálias da humildade e converse com todos. É o melhor a se fazer”, disse Galdino.

A fala de Adriano Galdino ocorre em meio a insatisfação do presidente do PSB João Pessoa Tibério Limeira com uma fala recente de Cícero sobre “obediência” do braço direito do governador.

“A conversa é importante para chegar a um equilíbrio. O conselho que eu dou é procurar o PSB antes que esse disse me disse cresça e fique mais difícil de resolver”, destacou. Adriano destacou o potencial de Tibério Limeira. Adriano tratou o secretário de Administração como uma “grande liderança”.

Dr. Francisco Antônio de Sarmento Vieira é empossado novo Procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba

O Ministério Público da Paraíba deu posse, em solenidade realizada ontem (6), no Auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, centro de João Pessoa, como novo (13º) Procurador de Justiça o promotor de Justiça Dr. Francisco Antônio Sarmento Vieira. 

A sessão foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Dr. Antônio Hortêncio Rocha Neto, que preside o Colégio de Procuradores de Justiça. Quem também foi empossado no cargo de (8º) Procurador de Justiça foi o promotor de Justiça Dr. José Guilherme Soares Lemos. Eles assumiram vagas deixadas pela procuradora Janete Ismael e pelo procurador Valderto Lira, ambos aposentados este ano. 

O novo Procurador de Justiça Dr. Francisco Antônio de Sarmento Vieira é genro do procurador aposentado Dr. Newton Soares de Oliveira, pai da promotora de Justiça Dr. Ivete Arruda. Na foto ele está ladeado por Dr. Newton e pelo esposa de Dr. Ivete, ex-prefeito Fábio Arruda (Boa Ventura). 

Dr. Francisco Antônio de Sarmento Vieira é natural de Sousa, no Sertão paraibano. É casado com Áurea Alice Franca Soares de Oliveira, Analista do Ministério Público da Paraíba, com quem tem dois filhos: o advogado Francisco Antônio de Sarmento Vieira Filho e o empresário Sávio Soares Sarmento de Oliveira. 

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1986, Dr. Francisco Antônio de Sarmento Vieira ingressou na carreira do Ministério Público da Paraíba em 18 de junho de 1991, como promotor de Justiça de Aroeiras. Além dessa promotoria, foi titular em São José de Piranhas, Cajazeiras, Guarabira, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa. Seu último cargo antes da promoção para o cargo de procurador foi o de 1º promotor de Justiça de Cabedelo. 

Presidente da ADRR Complexo Estevam Marinho Mãe D'Água, Nego Pescador solicita no DNOCS melhorias para assentados em Coremas...

Presidente da Associação de Desenvolvimento Rural dos Rendeiros do DNOCS Complexo Estevam Marinho e Mãe D'Água, Pedro Virgulino, mais conhecido como Nego Pescador, tem sempre lutado em favor de benefícios para seus associados, nas mais diversas esferas de poder. 

No DONCS mesmo, onde conta com forte parceria do seu Coordenador na Paraíba, Dr. Alberto Gomes Batista, ele solicitou mês passada uma ação mais efetiva dos agentes da Sucam nas áreas rurais da cidade de Coremas que atualmente estão sem o atendimento devido. Uma ação que se faz necessária haja vista o combate a doença de Chagas, dentre outras. 

Outra importante ação encaminhada por Nego Pescador diz respeito a renovação da outorga de cada lote da referida entidade, também defendida por ele junto ao departamento que é ligado ao Ministério da Integração Nacional. Recentemente, Nego Pescador esteve reunido no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piancó com todos os secretários municipais de agricultura e meio ambiente da região.

A associação tem abrangências sob os municípios de Coremas, Aguiar, Igaracy, Piancó e Emas. 

Nilson Lacerda revela que Bruno deve se filiar ao União Brasil e acredita em manutenção da parceria com Romero

O deputado estadual Nilson Lacerda (União Brasil) revelou que o prefeito Bruno Cunha Lima (Campina Grande) deve se filiar ao União Brasil no próximo mês e reforçou que acredita na união do deputado federal paraibano Romero Rodrigues (PSC/Podemos) e Bruno para as eleições municipais de 2024

“Não há motivo para rompimento, Romero Rodrigues é uma grande liderança política e não vejo motivo para rompimento”, avaliou. O entrave para essa parceria é a participação do senador Veneziano (MDB) apoiando a reeleição do prefeito Bruno em Campina Grande.  

Romero Já deixou claro reiteradas vezes não querer aproximação com Veneziano.

Vice-governador Lucas Ribeiro fala em plano B para 2026 caso João Azevêdo recuse disputa ao Senado

O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) disse, em entrevista no Arapuan Verdade, que se o governador João Azevêdo  (PSB) decidir ficar no governo até o fim e não sair pra disputar mandato de senador, ele terá um Plano B. "O governador tem o direito de escolher o destino da vida dele. Caso isso aconteça, teremos um plano B", afirmou.  

Filho da senadora Daniella Ribeiro (PSD) e sobrinho do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), Lucas também reforçou a manutenção da aliança que foi feita no último pleito e que resultou na reeleição de João Azevêdo (PSB) e sua colocação como vice.  Para ele, a tendência é que se mantenha a unidade construída em 2022 para que haja resultados também em 2024 e 2026 ao grupo político. 

No entanto, indagado se lançaria seu nome em uma possível disputa "não precisarei renunciar para ser candidato a nada, assim como foi quando fui vice-prefeito em Campina Grande", esclareceu. 

Aos 33 anos, Lucas Ribeiro (Progressistas) foi eleito junto ao governador João Azevêdo, no segundo turno das eleições 2022, com 52,51% dos votos válidos. Nascido em agosto de 1989, Lucas é formado em Direito, mestre em Desenvolvimento Regional e professor universitário. Entrou na política em 2017, foi vereador, secretário de Ciência e Tecnologia e atualmente, vice-prefeito de Campina Grande.

terça-feira, 6 de junho de 2023

Após Nilvan ser "convidado" por WR a deixar o PL , o deputado Cabo Gilberto disse que se Nilvan sair vai junto...

Após o comunicador Nilvan Ferreira, que foi candidato a prefeito de João Pessoa (2020) e governador (2022) ter sido "convidado" a deixar o PL pelo deputado federal Wellington Roberto, dono do partido, o também deputado federal Cabo Gilberto escolheu lado e avisou que se Nilvan sair ele vai junto.  

“Eu tenho o maior respeito por todos os atores políticos, tenho uma consideração enorme por Nilvan Ferreira, não fiquei sabendo de nenhum tipo de desentendimento, mas obviamente eu jamais deixaria o companheiro Nilvan sozinho em qualquer batalha. Nilvan esteve comigo a todo momento, foi leal comigo em todo momento” justificou.

As declarações do parlamentar, dadas no Sistema Arapuan, aconteceram após ele ser questionado sobre o excesso de candidatos da direita na disputa pela PMJP. Ainda segundo o cabo, esse tipo de impasse tem um motivo – briga de egos. Para ele, o campo ainda precisa se despir das vaidades e se unir.

“É muita briga de egos, é muito difícil de unir todos, mas agora depois de experiências políticas, todos devem olhar de outras formas”

segunda-feira, 5 de junho de 2023

"Piso já é pago aos profissionais de saúde efetivos, esperamos os repasses para ampliar aos prestadores de serviço", revela João Azevêdo após reunião com ministra da Saúde

O governador João Azevêdo (PSB), em reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília, destacou as garantias do governo federal para o pagamento do piso da enfermagem em todo o estado.  "Já pagamos o piso aos profissionais de enfermagem e esperamos que sejam corrigidas as distorções nos repasses para que possamos pagar o piso também aos prestadores. Espero que o mais rápido possível possamos fazer a transferência de recursos e possamos pagar a todos", disse o gestor. 

Na Paraíba, atualmente, são 50.533 profissionais atuando com inscrição no Coren. Desses, 16.614 são enfermeiros, 30.769 são técnicos em enfermagem, 3.146 são auxiliares de enfermagem. "A ministra nos informou sobre as correções que estão sendo feitas e demostrou quais as providências que estão sendo tomadas para agilizar esse questão", destacou.

"Os estados estão sendo notificados nesta segunda-feira para apresentar o senso com os dados a serem enviados ao Ministério da Saúde para que sejam corrigidas as distorções", a declaração foi dada durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, nesta segunda-feira (5). 

A lei que criou o piso salarial ordenou que um enfermeiro ganhe, pelo menos, R$ 4.750 por mês. Os técnicos em enfermagem receberiam 70% disso, ou R$ 3.325 por mês. Auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%, ou seja, R$ 2.375 mensais.

Cena impensável em outros tempos: Ricardo Coutinho assiste sozinho a jogo no Almeidão

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) assistiu neste domingo (4), no Estádio Almeidão, ao jogo do Botafogo da Paraíba contra o Floresta (CE), válido pela série C do campeonato brasileiro. O fato que mais chamou a atenção dos torcedores presentes foi o isolamento do ex-governador.

Algo que seria impensável em tempos recentes. Era até "impossível" Ricardo Coutinho, quando prefeito ou governador, chegar em qualquer ambiente sem uma comitiva e muita gente pra ir lhe cumprimentar. Com sucessivas derrotas nas urnas, recentemente, o ex-governador sente na pele o peso do ostracismo.

Há até uma esperança de assumir algum cargo de relevância no governo Lula, que ainda não emitiu nessa direção.

Namoradrilha’ separa Romero/Tovar e Veneziano/Pedro...

E a ‘Namoradrilha’, evento puxado por Bel Marques com trio elétrico, realizado durante o Maior São João do Mundo, neste domingo (4), colocou aliados e agregados, não necessariamente do mesmo lado.

O ex-prefeito e deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) aproveitou o evento, puxado pelo cantor Bel Marques, ao lado do fiel aliado, o deputado Tovar Correia Lima (PSDB) em cima do trio. 

Já o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) teve a companhia do mais novo aliado, o ex-deputado Pedro Cunha Lima, presidente do PSDB na Paraíba. Os dois têm aproveitado os festejos juninos juntos, ao lado de Bruno. E assim vão se moldando os grupos para 2024...