sábado, 27 de novembro de 2021

Aguinaldo reforça nome de Romero para agregar na chapa de João Azevêdo: "é um grande nome, de muito trabalho".

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) afirmou na tarde desta sexta-feira (26) que o ex prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) é um nome forte para agregar em uma aliança com o governador João Azevêdo (Cidadania) nas eleições de 2022.

"É um grande nome. Com um histórico de muito trabalho. Parceiro nosso, fizemos a alça leste, o Aluízio Campos, além de várias obras de pavimentação, tivemos uma aliança com Enivaldo vice dele. Tenho plena confiança em Romero. É um nome respeitado e que soma", avaliou.

O parlamentar considerou ainda o processo de construção que articule as alianças de forma ampla, para que haja uma equação em comum. "Temos que ouvir e criar um trabalho de base, que já existe. Ele é um nome que é respeito. Toda essa aliança tem que ser feita ouvindo as bases, nada é de cima pra baixo", disse. 

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Governo promove mudança no comando da gerência operacional da Casa da Cidadania em Itaporanga

O Governo do Estado, através do AG nº 3.270 assinado pelo governador João Azevêdo, promoveu mudança na Gerência Operacional da Casa da Cidadania em Itaporanga, na região do Vale do Piancó.

Foi exonerada, a pedido, a atual gerente operacional, advogada Jailma Alves de Sousa (foto). E como substituta nomeada Pascoalina do Carmo Silva de Lima. Ambos os atos foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

Profissional competente, ela disputou semana passada a eleição para presidente da Subseção da OAB na região do Vale do Piancó. Jailma (é irmã do vereador Jailson de Zeca (já no terceiro mandato) e estava no cargo desde setembro do ano passado.

A Casa da Cidadania, por sinal, vai inaugurar uma nova sede em Itaporanga nos próximos dias.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Governo nomeia nova diretora para a Escola Simeão Leal, em Itaporanga....

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e da Ciência e da Tecnologia, nomeou uma nova diretora para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Simeão Leal, sediada em Itaporanga. 

Maria Daguia Guimarães Silva foi nomeada por meio do AG 3.269, publicado na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial. 

A referida escola estava sem uma titular na direção desde o dia 11 de junho passado. 

terça-feira, 23 de novembro de 2021

João Azevêdo destaca potencialidades da Paraíba e apresenta ações do governo à empresária Luiza Trajano

O governador João Azevêdo recebeu, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, a empresária Luiza Trajano, ocasião em que destacou as potencialidades da Paraíba e apresentou as ações do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia da Covid-19, com assistências à saúde e às pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como investimentos em infraestrutura, turismo, educação, energias renováveis e segurança. 

Na ocasião, ele estadual ressaltou o fortalecimento de políticas públicas que visam a inclusão social. “Nós ampliamos programas como o Primeira Chance para diversos órgãos do governo, o nosso ensino remoto foi premiado nacionalmente, disponibilizamos quase 40 mil refeições diárias para garantir a segurança alimentar de pessoas vulneráveis e recebemos a nota máxima do IPEA no enfrentamento da pandemia”, frisou. 

Ele também destacou os investimentos em segurança, a implantação e interiorização da Patrulha Maria da Penha e as políticas de reinserção social para os reeducandos. No segmento do desenvolvimento econômico, o governador também evidenciou o potencial do artesanato paraibano e os investimentos em energias renováveis e no turismo, com a viabilização do Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa. 

O gestor ainda lembrou que a instalação do Centro de Distribuição da Magazine Luiza foi fundamental para a atração de novos empreendimentos no estado. “Nós fortalecemos o que a Paraíba tem de mais forte para movimentar a economia e promover a geração de emprego e renda”, acrescentou. 

Por sua vez, a empresária Luiza Trajano fez uma avaliação positiva do encontro.  “Eu sou muito apaixonada pelo estado e fiquei muito feliz de estar com o governador e secretários para acompanhar os investimentos para as mulheres, no combate à violência, no fomento ao turismo e na educação e eu fiquei muito satisfeita de ver o quanto ele tem conseguido para fazer o que esse estado merece e também estou muito orgulhosa e feliz de receber esse título (Cidadã Paraibana) nesse estado que amo tanto”, comentou a presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, que recebeu o título de cidadã paraibana. 

O encontro contou com as presenças das secretárias de estado Lídia Moura (Mulher e Diversidade Humana); Eva Gouveia (executiva da Articulação Política); Renata Nóbrega (executiva da Saúde); dentre outros auxiliares do Governo do Estado; além de parlamentares.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Após oito meses de construção, Prefeitura de Diamante inaugura banheiro público de R$ 50 mil e secretário defende valor: "dentro da base".

Uma solenidade oficial, com a presença de servidores da prefeitura, com queima de fogos. Assim foi inauguração do banheiro público na cidade de Diamante, no Vale do Piancó/Sertão da Paraíba. Segundo opositores também teria apresentação musical, mas prefeitura recuou depois da críticas sobre o tamanho do estardalhaço para uma “entrega” tão humilde.

O evento, sem banda, foi para inaugurar o espaço, construído em área central da cidade. A oposição afirmou que a obra durou mais de nove meses , custou aos cofres públicos quase R$ 50 mil e foi inaugurada neste domingo (21) pelo prefeito Hermes Mangueira Filho (Podemos).

A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que as informações sobre valores investidos, planilha de gastos, forma de aquisição de materiais serão divulgados nesta terça-feira (22), mas não confirma valores divulgados. Ainda de acordo com o assessor, João Vitor, não havia programação de festas, mas houve uma solenidade de inauguração com falas e um “pequena” queima de fogos.

Essa é a primeira grande obra pública inaugurada pelo gestor desde que assumiu o mandato em janeiro deste ano. A construção foi realizada em cima de um canteiro que fica na rua Professor José Marques, no centro da cidade, e funciona como um novo cartão postal. 

O banheiro recebeu uma ilustração com a imagem aérea da “Pedra Montada”, ponto turístico de Diamante, além de um reator de energia elétrica dos anos 80 e até um banco para fila de espera. Ou seja, quem precisar vai “passar aperto” sentado.

Os opositores do prefeito alegam que o sanitário foi construído por meio da administração direta, sem que fosse necessária a realização de processo licitatório. Informação que também será divulgada pela prefeitura nos próximos dias, segundo a assessoria.

A cidade de Sucupira, de Odorico Paraguaçu (na novela Bem Amado), perde.

Ações

A assessoria informou que a gestão está sendo vítima de difamação de opositores e que não é a primeira obra entregue, como foi divulgado. Na lista das últimas ações, a assessoria destacou as ações em alusão ao Dia da Consciência Negra.  A programação aconteceu na comunidade Quilombola Barra de Oitis.

Também segundo a assessoria, houve a reinauguração da Quadra de Esportes da Escola Municipal de Infantil e Fundamental José Antônio Barros. Uma tenda de serviços da Secretaria de Saúde também foi instalada na localidade com a disponibilidade de vários serviços às famílias, entre eles, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes da Covid-19, além da aplicação de vacinas.

Violência contra a mulher: Nena Martins afirma que faltam leis mais severas para punir agressores

Secretária de Políticas Públicas da Prefeitura de João Pessoa, Nena Martins afirmou nesta segunda-feira (23) que faltam leis mais severas para punir os homens que praticam violência contra as mulheres. “As leis são brandas, pois a polícia prende e a Justiça solta” disse a secretária durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.

Para Nena Martins, a fragilidade das leis faz com que mulheres tenham medo de denunciar os agressores. ‘ Como sabe que eles não  vão ficar presos,  elas preferem não denunciá-los porque se fizer isso, quando ele sair da cadeia, vai matá-la”,  afirmou Nena Martins.

De acordo com a secretária, a mulher convive com o machismo dentro de casa com o pai. “ Mas isso tem que acabar, a mulher tem que perder esse medo de denunciar os seus agressores, pois se o caso ficar no anonimato  é pior, porque  o homem vai continuar com prática de violência, por saber que nada vai acontecer com ele”, destacou.

Buba w Gervásio reúnem lideranças do Seridó e Curimataú em encontro do PSB

O deputado estadual Buba Germano (PSB) reuniu na tarde deste sábado (20) lideranças do Seridó e do Curimataú paraibano em um grande encontro regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento aconteceu na cidade de Picuí e contou com a participação do deputado federal e presidente estadual da legenda, Gervásio Maia.

Além de líderes políticos da região e integrantes de movimentos sociais, autoridades de outras partes do estado também prestigiaram o encontro, a exemplo dos prefeitos Dr. Romualdo Quirino, do Congo; Humberto dos Santos, de Algodão de Jandaíra; Egberto Coutinho, de Mataraca; e do ex-vereador de Catolé do Rocha, Fábio Mariz Maia Filho.

“Discutimos aqui o futuro do nosso Brasil, do nosso Estado e, evidentemente, da nossa região. Estou muito feliz. Esse foi o primeiro encontro e espero que a direção nacional do partido ajude para que a gente possa percorrer as 14 regiões do nosso território paraibano”, comemorou o deputado Buba Germano.

O presidente estadual do partido, Gervásio Maia, destacou a importância do fortalecimento da legenda e do debate sobre as eleições do próximo ano. “A gente teve a oportunidade de colocar o que pensa o partido no campo nacional para 2022, as alianças que se pretende formar para fortalecer esse grande projeto, para que a gente possa chegar em 2023 com o PSB da Paraíba tão forte quanto o PSB nacional”, enfatizou.

Na oportunidade, Gervásio anunciou que novos encontros regionais serão realizados em outras regiões da Paraíba para que a legenda “possa estreitar as relações com os diretórios e comissões provisórias”.

Entre duas legendas: Frente volta a se reunir na Paraíba

A Frente de Renovação Parlamentar voltou a se reunir sexta-feira (19), dessa vez para apresentar aos integrantes do grupo o que foi discutido pela comissão que esteve em Brasília no último dia nove. O encontro foi em Campina Grande com mais de 20 lideranças políticas sem mandato e que pavimentam o terreno para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba em 2022.

O foco da Frente é escolher um legenda capaz de absorver todos os pré-candidatos. Oito partidos manifestaram interesse. Em decisão conjunta, e por unanimidade, dois deles foram pré-selecionados. O desempate ficou para o início de 2022.

“A gente vai decidir isso no mês de janeiro, mas está praticamente definido, todo o grupo tá unido”, disse um dos representantes da comissão. Há um motivo para essa espera. A Frente deseja amadurecer bem a escolha antes de qualquer anúncio definitivo. Depois que esta questão estiver superada, está prevista a filiação em massa à nova casa.

Frente de Renovação Parlamentar: o grupo foi criado a partir do desejo de ex-prefeitos, ex-deputados e pessoas com influência política em seus municípios, de diferentes correntes ideológicas mas sem mandato, unirem forças para disputar o pleito de 2022. O objetivo é fazer cerca de cinco deputados estaduais e pelo menos um federal.

Em jantar, Cássio apresenta Pedro como candidato ao governo: “Chegou a hora da juventude”.

Em jantar com tucanos da Paraíba, na noite deste sábado (20), o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) apresentou o seu filho, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), como candidato a governador em 2022. Ao blog, um passarinho registrou uma aspa de Cássio: “Chegou a hora da juventude”.

Uma comitiva do PSDB da Paraíba está em Brasília para as prévias do partido entre João Doria e Eduardo Leite neste domingo. Pedro Cunha Lima assumirá a missão de substituir o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), que desistiu de concorrer ao governo estadual.

Tucanos prometem fazer o anúncio oficial até o próximo dia 29 de novembro. (com Maurílio Júnior)