sábado, 14 de julho de 2012

Prefeitura de Nova Olinda contesta inclusão em relação do MP sobre prestadores de serviços

A Prefeitura Municipal de Nova Olinda informa que houve um equívoco na relação divulgada pelo Ministério Público Estadual quando incluiu o referido município na lista das 57 cidades que contrataram prestadores de serviços sem concurso público. Segundo a prefeita Maria Ducarmo Silva, os prestadores de serviços que constavam no quadro de servidores do município, contratados sem concurso público por excepcional interesse público, foram substituídos pelos aprovados no último concurso desde o dia 1º de julho do corrente ano, e informado ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado.

Aderaldo Pinto, assessor da PMNO

Cássio assume responsabilidade como “herdeiro político” de Ronaldo e diz que vai participar da campanha ajudando o PSDB a eleger e reeleger prefeitos e vereadores

Mesmo em momento de dor, pela morte do pai, o senador Cássio Cunha Lima pôs fim às cobranças e desconfianças e assumiu de vez a responsabilidade como "herdeiro político" do ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Em entrevista nesta sexta-feira (12), data em que foi celebrada a miss de sétimo dia pela morte de Ronaldo, Cássio garantiu que não fugirá dos desafios e vai participar efetivamente da campanha, ajudando o PSDB a eleger prefeitos e vereadores onde for possível. 
A declaração calou desconfiados e deixou adversários preocupados. Afinal, o carisma e dedicação do senador são conhecidos e reconhecidos em todo o Estado, seja por aliados ou pelos mais ferrenhos adversários. Mesmo incluindo o Estado inteiro no mapa de sua pretensa atuação, Cássio deve centrar esforços em Campina Grande, onde o primo Romero é candidato a prefeito tendo o irmão Ronaldinho como vice.
Em João Pessoa, Cássio não deve se esforçar tanto durante a campanha para evitar prejuízos à aliança que mantém com o governador Ricardo Coutinho. Até porque, o "amigo e irmão" Cícero Lucena, candidato do seu partido, foi dissidente na campanha de 2010 e apoiou o ex-governador José Maranhão, adversário do senador, para o Governo do Estado. O PSDB, como se sabe, ficou com RC por indicação de Cássio.
Como não deve nada a Cícero, Cássio pode priorizar Campina Grande e outras cidades do interior pavimentando sua eventual candidatura ao Governo do Estado em 2014. Isso, caso esteja juridicamente apto e decida encerra o "matrimônio" celebrado com o PSB dois anos atrás. 
No Vale do Piancó, assim sendo, dentre os candidatos que devem ser apoiados pelo senador estão os tucanos Djaci Brasileiro [na foto acima, candidato à reeleição em Itaporanga], Nilson Lacerda [em Conceição], Drª Fernanda Loureiro [candidata à reeleição em Emas], dentre outros.

Secretário estadual de Meio Ambiente Cristiano Zenaide participa de debate sobre a revitalização do Rio Piancó

O secretário executivo estadual do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e tecnologia, Cristiano Zenaide (em pé, na foto acima), esteve nesta sexta-feira (12) no município de Piancó participando de Seminário sobre a Revitalização do Rio Piancó, realizado nas dependência da Câmara Municipal, atendendo convite da ONG S.O.S Rio Piancó. O evento, articulado por Salviano Leite, contou com a participação de diversos agentes da sociedade e órgãos institucionais ligados ao tema, como o Projeto Cooperar, a Emater, o Interpa, etc... Foram discutidos soluções e viabilidades de projetos e políticas pública para esse enfrentamento.
A palestra primou pela política Nacional de Resíduos Sólidos e o Tratamento de Esgotamentos Sanitários, dois dos principais problemas que vem afetando a saúde do Rio Piancó [que está em fase de degradação bem avançado]. Antes de adentrar particularmente no tema, o secretário fez um panorama sobre a situação do meio ambiente não só do Estado, mas no Brasil e no mundo. Ele deu início à palestra alertando para o problema da falta de organização e mobilização existente em nossa região.
Cristiano alertou para a questão da gestão das águas do Rio Piancó, que recentemente teve autorizada sua inclusão no projeto de Transposição do Rio São Francisco com a construção de um 'braço' do canal. O secretário enfatizou que a sociedade civil organizada precisa urgentemente se mobilizar, trabalhar e conceber projetos que salve a área ambiental da região, onde concentra-se o maior volume de água de todo o Estado.
Na oportunidade, foi dado espaço para os debatedores trazerem os mais variados temas e preocupações com o meio ambiente, sem colocando a revitalização do Rio Piancó no centro das discussões. O evento foi idealizado pela ONG S.O.S Rio Piancó e terá continuidade nos meses de agosto (em Itaporanga), setembro (em Conceição) e outubro (em Coremas). 
Caroline [Cooperar/JP], ativista cultural Chico Jó, o editor, secretário Cristiano, advogado Neto Ferreira e Rogério
Ao final do evento, o secretário acompanhado do técnico da pasta Rogério e de Salviano Leite (centro da foto) atendeu convite e fez visita ao lixão da cidade de Piancó.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PTB de Diamante pede impugnação da candidatura de Dr. Odoniel

O PTB de Diamante, que tem como candidato a prefeito o médico George Abílio, protocolou nesta quinta-feira (12) na 33ª Zona Eleitoral [Itaporanga] pedido de impugnação da candidatura a prefeito do também médico Odoniel Mangueira (PSDB). Segundo o advogado do PTB, Gustavo Nunes de Aquino, "Odoniel teve várias contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, o que causou um prejuízo de R$ 157.136,00 aos cofres públicos, sendo também multado em R$ 54.000,00 pelo TCU. Todos os julgamentos transitaram em julgado, não cabendo mais recurso".
O fundamento da ação de impugnação teve como base o art. 1, I, "g", da Lei Complementar nº 64/90, que diz que "são inelegíveis para qualquer cargos os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente".

MP denuncia mais de 57 prefeitos por contratações ilegais: 10 do Vale do Piancó estão na lista. Confira

Mais 57 prefeitos estão sendo denunciados criminalmente pelo Ministério Público da Paraíba por contratação ilegais de prestadores de serviços sem concurso público. Outros 17 prefeitos já haviam sido denunciados criminalmente pelo mesmo motivo. E continuam sob investigação os casos de contratações supostamente ilícitas envolvendo outros 134 municípios, que poderão ser alvos de novas denúncias criminais.
Dentre os prefeitos que estão sendo denunciados estão os seguintes do Vale do Piancó: Dudu Pinto [Boa Ventura], Edilson Pereira [Coremas], Edivan Félix [Catingueira] Hércules Mangueira [Diamante], Drª Fernanda Loureiro [Emas] Pedro Feitosa [Ibiara] Celino Farias [Igaracy] Maria Ducarmo [Nova Olinda], Adjefferson Kléber [Santa Inês] e Zé Alencar [Santana dos Garrotes].
As denúncias são assinadas pelo procurador de Justiça Nelson Lemos, presidente da Ccrimp. A iniciativa é mais uma etapa do programa de combate às admissões ilegais de servidores públicos, desenvolvido pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade, que também é integrada pelos promotores de Justiça Carlos Romero Paulo Neto (coordenador), Anne Emamuelle Malheiros Costa, João Benjamin, Raniere Dantas, Rodrigo Pires e Andrea Pequeno.
O Tribunal de Justiça já julgou 124 ações, das quais 119 foram decididas a favor da inconstitucionalidade arguida pelo Ministério Público. Nesses casos, o TJPB, visando evitar a solução de continuidade na prestação dos serviços públicos, tem fixado um prazo de 180 dias para que os municípios se adequem. (com MPPB)

Presidente do TSE pede aos TRE’s rigor na aplicação da Ficha Limpa: "Não é aviso, não é conselho, não é proposta. Lei é para ser cumprida".

Ministra Cármen Lúcia disse que compra de votos será punida com cassação (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Em João Pessoa por ocasião do Seminário de Aprimoramento Eleitoral, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, disse que os juízes eleitoral vão tratar com rigor qualquer possibilidade de crime eleitoral e que vai analisar se municípios da Paraíba vão precisa do auxílio de forças federais durante o pleito. O encerramento do evento aconteceu nesta sexta-feira (13).
Segundo ela, o TSE tem feito campanhas para informar ao eleitor qual o papel que ele exerce como cidadão. porém, se mesmo assim a prática dos chamados "voto de cabresto" ou compra de votos continuar, ela garantiu que vai haver muito rigor. "Quando devidamente apurado, verificado, ele é punido. Aquele que recebeu um número até maior de votos, mas votos que não foram obtidos de forma lícita, livre e certa pelo eleitora são cassados", declarou a ministra.
Cármen Lúcia considera que há um grande avanço da democracia nesse sentido, mas admite que ainda há muito o que se aperfeiçoar. "É uma construção permanente e nós estamos nessa face de construção", disse. Em relação ao acirramento das eleições, muito comum na Paraíba, principalmente em cidades como Campina Grande, ela afirmou que os juízes vão precisar contar com a colaboração da força pública para evitar "guerrinhas de candidatos, de partidos e até correligionários que possam levar a situações que são inaceitáveis no Estado de Direito, que é o desrespeito ao direito do outro de se pronunciar, de fazer a sua escolha diferenciada".
Evento reuniu juízes eleitorais e ministros do TSE (Foto: Krystine Carneiro/G1)
A ministra/presidente garantiu ainda que no pleito deste ano não haverá brecha para o descumprimento da Lei da Ficha Limpa. "Não é aviso, não é conselho, não é proposta. Lei é para ser cumprida. O juiz existe para dar cumprimento a lei e nós daremos", pontuou. Ela afirmou que a principal recomendação aos tribunais regionais é de haver fiscalização, rigor e celeridade nos processos que venham a ser apresentados à Justiça Eleitoral. Segundo a ministra, os processos estão tendo uma celeridade razoável, sendo que um pouco menos de 100 processos estão sem decisão final. O maior problema é grande quantidade de recursos.
"[Os recursos] fazem com que, apesar de já terem sido dadas diversas decisões em um mesmo processo, a sucessão de recursos impede a sua definição, o seu término. Mas nós estamos trabalhando exatamente para impedir que haja essa multiplicação de recursos", concluiu. "A Lei da Ficha Limpa será uma nova realidade e precisa ser aplicada com rigor. A lei foi apresentada pelo povo e representa uma mudança na vida dos políticos e no pleito. Eu recomendo fiscalizações permanente e celeridade no julgamento dos processos", explicou.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Acontece nesta sexta-feira palestra sobre a revitalização do Rio Piancó

ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA BACIA  HIDROGRAFICA DO RIO PIANCÓ  “SOS RIO PIANCÓ
  Rua: Pedro Jerônimo Ângelo Nº. 179, Bairro: Ouro Branco – Piancó, PB.
                              Sosriopianco.blogspot.com  - email: sosriopianco@gmail.com

Ofício nº. 003/2012 Piancó PB
Ao Ilm Sr: Jornalista: Ricardo Pereira
Administrador do Site: www.rpscom1blogspot.com.br

Assunto: convite para Evento Ambiental.
Levando em consideração o esclarecedor e significativo papel da sua presença neste e divulgações do Evento para as ações institucionais e operacionais da Associação de Defesa do Meio Ambiente e da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó – SOS RIO PIANCÓ, esta entidade convida V, Sª. Para uma solenidade (Evento Ambiental nº 4º dia 13 de julho de 2012, na cidade de Piancó, neste Estado, com a seguinte programação):

Local: Câmara Municipal de Piancó

Das 09 as 10 horas da: Palestra sobre revitalização do Rio Piancó.
Das 10 as 11 horas: Sobre a política Nacional de Resíduos Sólidos
Das 11 as 12 horas: Sobre tratamento de esgotamentos sanitários

A presença de V, Sª é de fundamental importância para as definições de caráter legal, institucional e logístico da SOS RIO PIANCÓ, uma vez que essa Associação tem compromisso de cumprir seus objetivos em consonância com os órgãos oficiais de defesa do Meio Ambiente.

Cordiais Saudações

Jonas Valdevino Rodrigues de Lacerda
Secretário

TRE investiga fraude em alistamento de eleitores em Catingueira

A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral mandou apurar a denúncia de que um servidor requisitado à Justiça Eleitoral seria responsável pela inscrição fraudulenta de eleitores no município de Catingueira. Diz a denúncia, formulada pelo Partido Social Liberal (PSL), que em Catingueira, circunscrição da 32ª Zona Eleitoral (Piancó), no período de janeiro a maio de 2012, constatou-se a efetivação de 421 movimentações de eleitores, entre transferências e inscrições, o que se transmuta em anomalia quando equivale a mais de 10% do eleitorado.
Argumenta, ainda, que tal prática já havia se verificado no arco de 2004, quando houvera uma verdadeira enxurrada de transferências e alistamentos eleitorais no referido município, inclusive, dando causa a uma revisão eleitoral. Segundo afirma o PSL, "o aliciamento de eleitores só é possível graças a colaboração dada pelo Oficial de Justiça José Marçal Filho, pois este, quando da realização das diligências, simplesmente avisa aos interessados, no caso o prefeito afastado [José Edvan Félix] por ato de improbidade administrativa e/ou aos secretários municipais, o dia e a hora em que irá comparecer aos locais das diligências, para que os eleitores transferidos e ou alistados estejam para assegurar a veracidade dasinformações postadas nos pedidos apresentados junto ao Cartório Eleitoral".
O partido pediu a apuração dos fatos, com a abertura de procedimento administrativo disciplinar em desfavor do servidor; abertura de processo inquisitório perante a Polícia Federal e o afastamento do servidor do exercício do oficialato perante a 32ª Zona Eleitoral [Piancó]. Para o juiz Miguel de Brito Lyra Filho, Corregedor Regional Eleitoral, "os fatos narrados na denúncia, se efetivamente comprovados, são graves e merecem uma apuração rigorosa, obviamente assegurando ao representado todas as garantias legais atinentes à ampla defesa". Ele determinou a remessa doa autos ao juiz da 32ª Zona Eleitoral para o seu regular processamento. (com Lenildo Guedes)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Governador RC veta Medida Provisória que garantia atualização do salário dos professores sempre que estivesse abaixo do Piso

O governador Ricardo Coutinho (PSB) vetou a Medida Provisória, editada por ele e aprovada na Assembleia Legislativa, que garantia a atualização do salário dos professores sempre que ele estivesse abaixo do Piso Nacional do Magistério. O argumento de Ricardo foi o de que uma emenda apresentada pelo deputado Janduhy Carneiro(PPS) alterou a proposta do poder Executivo. O veto foi publicado em uma edição do Diário Oficial que circulou hoje (11) com a data de domingo(9).
A Medida Provisória foi aprovada por unanimidade pelos deputados no dia 20 de junho. A emenda que foi apresentada por Janduhy Carneiro garantia a manutenção do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério. No veto o governador Ricardo Coutinho disse que a Medida Provisória respeitava a legislação federal que determina o pagamento de piso aos professores. Ele argumentou que para aplicar o reajuste não pode haver comprometimento das finanças estaduais, o que acabou acontecendo com a emenda apresentada por Janduhy Carneiro.
“O Poder Legislativo comprometeu sobremaneira as finanças estaduais, vinculando as classes e promovendo um reajuste vultuoso, na ordem de R$ 3.753.870,98 e mensalmente R$ 48.800.322,80 anualmente”, traz o texto. Ricardo destaca ainda que a emenda transformou a MP em inconstitucional. Autor da emenda, Janduhy Carneiro afirmou acreditar que o veto de Ricardo Coutinho será derrubado na Assembleia Legislativa. “Não há qualquer aumento de despesa com nossa emenda nós só garantimos que continuasse o pagamento daquilo que já existia. Tenho certeza que por uma questão de coerência os deputados vão manter a mesma postura e se posicionaram contra o veto”, ressaltou o parlamentar.
Para os representantes dos professores, sem a emenda categoria poderia ser prejudicada com a Medida Provisória porque ela garantiria o Piso Nacional para os professores iniciantes, mas cortaria as vantagens adquiridas pelos profissionais mais antigos, fazendo assim um nivelamento por baixo. Após o veto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), Antônio Arruda, afirmou que a classe terá dois caminhos a seguir. “Inicialmente iremos para Justiça, fazer com que o plano de cargos, carreiras e remunerações seja cumprido. 
Se este não foi aprovado, então o anterior ainda está em vigor. Posteriormente iremos realizar uma movimentação política. Temos um congresso com a classe marcado para os dias 30 e 31 de agosto, e 1° de setembro. Se até lá não tivermos uma definição com relação ao plano, iremos deflagrar greve. Já esperamos tempo demais”, comentou Arruda. (com G1PB)

MPPB vai solicitar ampliação da Força Nacional no Estado para elucidar crimes registrados de 2007 pra cá; Atentado sofrido pela promotora Drª Ivete Arruda pode está incluídos entre os casos investigados

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) vai solicitar a ampliação da Força Nacional na Paraíba para elucidar os crimes de homicídios registrados no estado de 2007 para cá, principalmente na Região Metropolitana de João Pessoa. 
A decisão foi firmada na tarde desta terça-feira (10), no Núcleo Criminal do Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa, durante reunião entre promotores de Justiça e delegados da Polícia Civil. 
A solicitação no aumento do efetivo vai ser encaminhada ao diretor da Força Nacional do Ministério da Justiça, em Brasília, Major Alexandre Aragon, pelo promotor de Justiça Bertrand Asfora, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais e das Execuções Penais (Caocrim) do MPPB.
A Força Nacional foi instalada na Paraíba em 25 de agosto de 2011, com a participação de 25 homens. Hoje, o delegado da Força Nacional Júlio Rocha só pode contar com um efetivo de nove homens, com quatro viaturas.
“É muito pouco para o andamento dos trabalhos. Precisamos aumentar esse número”, aponta o delegado, lembrando que hoje tem 412 inquéritos sob sua responsabilidade, sendo que 237 somente do ano de 2007; 109 de 2008; e 61 de 2009.
Pois bem, um dos casos que chama atenção e merece se apresentado sua elucidação diz respeito ao atentado sofrido pela Promotora de Justiça Criminal Drª Ivete Lêonidas Soares de Oliveira Arruda [ex-primeira-dama de Boa Ventura], ocorrido em novembro de 2007, quando de moto homens armados atiraram seis vezes contra a sua casa, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Os tiros atingiram o portão, a fachada, a garagem e a porta principal da casa. Drª Ivete disse à época desconhecer o motivo do atentado.
"Fui tomada de perplexidade, medo, angústia porque minha neta tinha acabado de sair daqui e um do tiros foi exatamente no local onde fico com ela", desabafou  na ocasião. Após o atentado, Ivete Arruda retomou suas atividades e participou das audiências marcadas. O MPPB afirmou à época que as investigações estavam sendo acompanhadas pelos promotores de Justiça do grupo de Ação Especial do Ministério Público da Paraíba.  
Ontem, o delegado da Homicídios, Marcos Vilela, aponta que suas equipes da Força Nacional vêm trabalhando duro para tentar melhorar as estatísticas, mas ainda falta contingente e estrutura para uma melhor ação. Para fazer uma comparação, ele lembra que, enquanto São Paulo tem 703 homens e 352 viaturas para lidar com 2 mil inquéritos de homicídios, João Pessoa conta apenas com 47 homens e 15 viaturas para lidar com 1.780 inquéritos, quase o mesmo número registrado em São Paulo.
Na Delegacia de Homicídios de João Pessoa, o delegado titular possui apenas oito delegados adjuntos, cada um com um escrivão, de dois a três agentes e uma viatura, para trabalhar com uma média de 200 inquéritos. Enquanto que, em São Paulo, cada delegado adjunto lida com uma média de apenas 60 inquéritos e, para isso, conta cada um com cinco escrivães, oito agentes e três viaturas policiais.

Após Trocolli, governo deve perder mais dois deputados na volta do recesso: Tião Gomes e Genival Matias

A Assembléia Legislativa retoma suas atividades nesta quarta-feira (11) e deve apresentar novidades nas bancadas de oposição e situação. O deputado estadual Trocolli Júnior (PSD) praticamente anunciou sua saída da base governista em entrevista na tarde de ontem. Depois de Trocolli, segundo fontes ligadas aos parlamentares, Tião Gomes (PSL) e Genival Matias (PT do B), também devem desembarcar da situação. 
A crise de relacionamento entre os deputados e o governo se dá por conta de compromissos assumidos e não cumpridos. Trocolli estaria insatisfeito com o posicionamento do governador Ricardo Coutinho (PSB), que não teria apoiado a sua candidatura a prefeito de Cabedelo nas eleições municipais de outubro. No ano passado, Trocolli trocou o PMDB pelo PSD e migrou para a base do governo.
As especulações nos bastidores eram de ele teria mudado de sigla para ter o apoio de Ricardo Coutinho em Cabedelo, o que não foi confirmado, com o PSB lançando a candidatura de Wellington Brito. Trocolli disse, sem citar nome que "honra compromissos, e quem faz acordos e não os cumpre, não é homem". (wscom)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Calouro natural de Conceição participa amanhã de eliminatória para novo reality musical da Rede Globo

Leandro, 27 anos, natural de Conceição [Vale do Piancó] vai se aventurar em mais um programa estrangeiro que a TV Globo resolveu trazer para o país. Desta vez o reality musical é o The Voice Brasil, que tem estreia marcada para 23 de setembro e horário reservado para antes das partidas de futebol de domingo.
O rapaz que começou a cantar aos 7 anos de idade e atualmente faz shows às noites, em João Pessoa, foi escolhido para a primeira eliminatória do novo programa da Rede Globo, que será realizada nesta quarta-feira (11), em Recife. Se for classificado, Leandro deverá ser mais um filho da cidade de Conceição a brilhar nos palcos, seguindo os passos da cantora Elba Ramalho e muitos outros talentos.
Com direção de Boninho, responsável também pelo Big Brother Brasil, a temporada contará com 13 episódios de uma hora e meia de duração e tem final marcada para 16 de dezembro. o vencedor leva o prêmio de R$ 500 mil e um álbum gravado pela Universal Music.
A grande expectativa estava em torno dos jurados, s chamados técnicos, responsáveis por treinarem os candidatos aprovados pelo juri durante. Os nomes foram divulgados pela produção e são: Cláudia Leite, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Daniel. O apresentador do  será Tiago Leifert, atual âncora do Globo Esporte. (com Radar Sertanejo)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

TRT divulga relação dos 100 maiores devedores na PB; Poder público, construção civil e prestação de serviços estão no topo da lista; veja nomes

Das 100 empresas com o maior número de processos na Justiça do Trabalho da Paraíba, 66 estão reunidas em apenas três segmentos: poder público, construção civil e prestação de serviços na área de segurança, transporte de valores e terceirização de mão de obra. Segundo levantamento feito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), as cem empresas somam 8.673 processos com dívidas trabalhistas.
Na lista, o maior devedor é da iniciativa privada, a massa falida da usina Santa Maria, com 506 processos. Já o segmento com o maior número de devedores é o setor público. São 30 prefeituras. Na relação geral, entre os 20 maiores devedores estão 12 prefeituras. O município com o maior número de processos é Araçagi, com 492, seguido por Areia, com 384 e Aroeiras, com 269.
No setor privado, 18 empresas que atuam no setor de segurança, transporte de valores e terceirização de mão de obra estão entre as maiores devedoras em número de processos na Paraíba. A Sena - Segurança Inteligente LTDA tem 220 processos e a Taler Service – Recursos Humanos e Serviços LTDA tem 213 ações trabalhistas. A Global Terceirização de Serviço LTDA fica em terceiro lugar com 191 processos.
O outro segmento com o maior número de ações trabalhistas no estado é da construção civil. São, também, 18 empresas e as três com o maior número de processos são: Salgado Filho Engenharia, com 99 ações; Calbras - Construções e Incorporações LTDA., com 76 e a Porto Salgado Construções e Incorporações LTDA., com 63 processos.
Em relação a pessoas físicas o número de processos dos 100 maiores devedores soma 2.359 ações trabalhistas. Os dois maiores devedores são José Humberto Dias de Toledo e Roseane Marques Porto de Toledo. Cada um tem dívida em 59 processos, que já foram julgados pela Justiça do Trabalho mas não foram pagos. Os menores devedores da lista são Adson Almeida Carneiro Martins de Medeiros, Janete Maria Gomes e Bruno Vilarim Pimentel Nobre Alencar, cada um com 10 processos. Na casa dos 50 processos estão, além dos dois primeiros lugares, Maria de Fátima Marques do Rego, com 54; Alde de Castro Salgado Filho, com 53; Heronides Barbosa do Rego Filho, com 50 e Bruno Granja Porto, com 50.
Confira a lista dos maiores devedores:
- Pessoa física (clique aqui)
- Pessoa jurídica (clique aqui) 

A 3ª Vara da Comarca de Itaporanga realizará um mutirão referente às dividas dos agricultores com o BNB nos dias 13 a 15

A 3º Vara da Justiça Estadual da Comarca de Itaporanga-PB, localizada no Vale do Piancó, juntamente com o Banco do Nordeste, na mesma cidade, estará realizando um grande mutirão que dará possibilidade de acordos entre agricultores e o BNB, com benefício de abatimentos que podem chegar até 85% de desconto no valor da divida.
 Preocupada com o grande percentual de processos existentes no Cartório da 3ª Vara da Comarca de Itaporanga-PB, especificamente sobre as Ações de Execuções, Cobrança e Monitoria, que estimam em aproximadamente em 220 processos, onde apresenta o Banco do Nordeste (BNB) como autor e na qualidade de réus, pessoas pobre e humildes, que o único bem existente são as suas propriedades dadas como garantias no ato dos empréstimos junto a cidade Instituição Financeira, que atualmente encontra-se inadimplentes.
Em entrevista Dra Juliana Maroja, relatou que a grande maioria dos processos existes no Cartório da 3ª Vara estão em fase de Execução, tendo as propriedades dos réus sido penhoradas e algumas passivas de serem levadas a Leilão, com todos os direitos assegurados pela Lei nº 12.599/2012.
Diante da situação econômica da maioria dos promovidos, dos citados processos, a Dra Juliana Maroja se sensibilizou e procurou o BNB a fim de resolver os litígios existentes, de forma que não tirassem os executados das suas propriedades, foi constato que há possibilidade de se realizar excelentes acordos.
A proposta trazida pelo BNB não é de perdão; mas sim, ignorar os juros, realizar novos empréstimos a estes devedores para que possa ser feito novos investimentos; assim reabrindo o credito imediato e regularizando os nomes dos mesmos junto aos bancos de dados dos devedores inadimplentes. Em que, na mesma ocasião os valores dos acordos poderão ser menores do que o valor retirado na época dos empréstimos.
Nos dias 13, 14 e 15 de julho do corrente ano, será promovido um grande Mutirão com objetivo de conciliar todas as ações judiciais em que tenham como parte autora o Banco do Nordeste, onde os seus agentes se farão presentes com excelentes propostas, já citadas, aos agricultores inadimplentes junto ao BNB.
Os agricultores que tenham ações de Execução, Cobrança ou Monitoria tramitando junto a Comarca de Itaporanga, devem se tranqüilizar, pois a justiça busca dar uma melhor solução aos mesmos, e que estes devem procurar em caráter de urgência o seu advogado; bem como, a Comarca de Itaporanga para tomar conhecimento das conciliações que irão acontecer, no sentido de saber os benefícios que terão.
Durante a entrevista a Dra Juíza, Juliana Maroja, deixou o seguinte recado aos agricultores que tenham pendências junto ao BNB, veja: “as pessoas ao receberem as intimações não achem que será um mal negocio, venham, existe varias propostas que vão até 85% de desconto do valor da devida, a exemplo de um caso em que o debito chegava a 74 mil e com o acordo o valor foi reduzido para 12 mil, sendo devidamente parcelado. Vem a pergunta por que tanto desconto? Quem irá pagar o resto será o Governo Federal”.
A Magistrada relatou que o BNB tratará propostas com os benefícios da Lei nº 12.599/2012, e que aqueles que não se enquadrarem na mesma, serão feitos outros propostas.(com DiamanteOnline)

121 prefeitos na PB candidatos à reeleição serão vigiados pelo MP

Com a máquina pública nas mãos, 121 prefeitos estão aptos a concorrer à reeleição no Estado, mas serão “vigiados” pelos promotores de Justiça para que sejam evitados os desvios de recursos públicos para fins eleitoreiros. Todas as denúncias serão fiscalizadas e nos casos de confirmação, os candidatos poderão ter o registro de candidaturas ou os diplomas cassados, segundo a Lei das Eleições (9.504/1997).
A estimativa de possíveis candidatos à reeleição foi obtida através do site da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), mas o total só poderá ser confirmado quanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizar todos os registros de candidatura no sistema. De acordo com o Procurador Regional Eleitoral, Yordan Moreira Delgado, as denúncias serão fiscalizadas e os 77 promotores zonais já estão orientados a ficarem “de olho” nos gastos com ações sociais e presença de candidatos em inaugurações de obras públicas.
“O cuidado que o prefeito tem que ter é em obedecer a Lei Eleitoral no artigo 73, que fala das condutas vedadas, já que são inúmeras, como, por exemplo, não poder participar da inauguração de obras públicas”, afirmou Yordan. Segundo ele, o uso da máquina pública a serviço de um candidato, seja ele o candidato a reeleição ou o candidato que tem apoio do prefeito atual, pode gerar uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije).
“Os candidatos podem sofrer ação de abuso de poder político, econômico e de condutas vedadas. Os promotores devem estar atentos a esta questão. E além de haver denúncias de gastos excessivos por outros candidatos, é possível que os promotores façam estudos, sobretudo, sobre os gastos com programas sociais. “A questão dos gastos está atrelada à iniciativa do promotor e não só à denúncias”, disse.
Além dos prefeitos candidatos à reeleição, os demais prefeitos já reeleitos ou que optaram por não se candidatar também têm os seus candidatos e nestes casos as regras também são as mesmas. Os gastos também podem ser alvo de denúncia e o prefeito também deve ter o cuidado de observar e cumprir o que ordena a legislação eleitoral. (com CP)

Festa para as bachareladas em enfermagem Mércia e Mariana

Na última sexta-feira (06) aconteceu o baile de formatura das bacharelas em enfermagem Mércia Cordeiro, filha de Alírio e Rita, e Mariana Japiassu Arruda [nora do ex-prefeito de Boa Ventura  Fábio Arruda e Ivete Arruda) esposa de Fabinho Arruda. Assim, Boa Ventura ganha com mais duas profissionais altamente qualificadas e prontas para exercer sua profissão. "Estamos prontas e com o compromisso de cuidar para uma melhor condição e qualidade de vida". Elas vem com tudo para fazer a diferença, com muito amor e compromisso com a profissão. (com ascom)

domingo, 8 de julho de 2012

Corpo do ex-governador Ronaldo Cunha Lima é enterrado sob chuva e muita emoção de familiares e amigos; paraibanos de todos os recantos do Estado foram prestar últimas homenagens ao poeta

O corpo do ex-governador Ronaldo Cunha Lima foi enterrado por volta das 17h deste domingo (08), no Cemitério Monte Santo, em Campina Grande. A cerimônia reuniu milhares de pessoas, entre amigos, políticos, familiares e cidadãos comuns, mesmo com forte chuva que caia sobre a cidade. O caixão foi levado do Parque do Povo, onde aconteceu o velório em Campina Grande, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros e, já perto do cemitério, cadetes lideraram o cortejo, sob a chuva, a pé.
O senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho seguiram junto do caixão
No cortejo, a população acompanhou cantando o nome do ex-governador e músicas de campanhas dele em eleições passadas. Também esteve presente a banda marcial da Polícia Militar. Além de admiradores, estava presente também a família de Ronaldo. A esposa dona Glória, o irmão Renato e os filhos Cássio, Ronaldinho, Gal e Savigny acompanharam o enterro. Apesar da grande movimentação, a cerimônia foi rápida. Quando o caixão chegou ao local, já sem chuva, só foi feita uma oração e o túmulo foi logo fechado.
Lágrimas, aplausos e muita emoção, em verdade, foram alguns dos ingredientes da maior despedida já vista para um político campinense. Nas ruas de Campina Grande, por onde passou o carro do Corpo de Bombeiros que levou o caixão, uma multidão aplaudia o poeta. Cerca de 20 mil pessoas acompanharam o sepultamento, segundo a Polícia Militar. O corpo do poeta foi conduzido com honras de chefe de Estado, e foi sepultado no jazigo da família.
Dono de um histórico político luminoso, até na hora de sua morte o poeta teve a capacidade de unir aliados e adversários. Desperta a admiração de todos e ficou claro durante o velório realizado em João Pessoa e Campina Grande. Na Capital, em torno da esquife, exposto em velório no Palácio da Redenção reuniu-se o ex-governador José Maranhão, o governador Ricardo Coutinho, o senador Cícero Lucena, o prefeito Luciano Agra, estes principalmente.
Já na Rainha da Borborema, a esquife para o último adeus a Ronaldo foi exposto na Pirâmide do Parque do Povo, a casa dos campinenses que o poeta montou e até hoje é a referência do Maior São João do Mundo. Pois bem, o prefeito Veneziano Vital, adversário político dos Cunha Lima, esteve ao lado dos familiares do poeta o tempo inteiro, colocando-se à disposição sempre em busca de fazer o melhor. O senador Vitalzinho também fez o mesmo. Neste momento, não houve adversário nem inimigos políticos. O amor e união de todos em torno do poeta.
E assim partiu o poeta para o andar de cima desejando a união de todos em torno de um objetivo só: a Paraíba. "O poeta agora descansa em paz. Mas, temos certeza de que continuaremos juntos em pensamento através de seus ensinamentos, da sua sabedoria, força e bondade pregadas ao longo de sua vida", disse o senador Cássio logo após o sepultamento. Cássio e o governador Ricardo Coutinho acompanharam o cortejo ao lado do caixão.
Numa noite de sábado, com uma lua semi minguante a iluminar Campina Grande, o povo veio lhe dizer adeus, emocionado. Para dar mais ainda uma simbologia forte ao momento, a chegada do corpo do poeta anunciada pelas sirenes dos carros do Corpo de Bombeiros foi saudada em meio a um clima de grande comoção, em frente a um dos símbolos de sua gestão em CG: o Parque do Povo e sua Pirâmide. Sobe ela, o encontro inusitado do poeta e sua obra, do líder político e seu povo.
Talvez essa foi uma despedida que nem o poeta imaginasse. Talvez seja exatamente essa a despedida que o poeta desejasse. (com fotos de nelma Figueiredo)
   

Luís Tôrres: Donte, Ronaldo tinha autorizado visita de Maranhão

O ex-governador José Maranhão (PMDB) foi uma das presenças que mais atraíram a atenção no velório do poeta Ronaldo Cunha Lima no Palácio da Redenção. Por motivos óbvios: o racha de 1998 colocou Maranhão e Ronaldo em duas trincheiras de guerra que produziram, durante mais de uma década, honras, imagens e corações feridos de ambos os lados.
Maranhão chegou acompanhado da esposa, a desembargador Fátima Bezerra, católica fervorosa e temente a Deus, e do sobrinho, deputado Benjamim Maranhão, outro que passou a última década vendo o tio e o falecido brigarem. O ex-governador abraçou o filho mais político de Ronaldo, o senador Cássio Cunha Lima, com o qual estendeu a briga das famílias nos últimos anos, e cochichou algo em seu ouvido. Palavras que ficarão pra história política da Paraíba.
A presença de Maranhão não foi unanimidade. Alguns familiares do poeta saíram do salão pra evitar a cena. As lembranças das brigas, da cassação de Cássio e outras acusações ainda são recentes. O que Maranhão não deve saber é que o poeta Ronaldo Cunha Lima havia autorizado que o ex-governador peemedebista o visitasse durante a doença. Parte da família é que preferiu evitar.  Em parte, pela rejeição. Noutra pra evitar, inclusive, fortes emoções que pudessem alterar o estado do poeta, o que não deixara de ser uma precaução cabível.
Mas para o coração do poeta já havia uma porta aberta pra receber seu ex-amigo e, naquele momento, ex-adversário político. Nos últimos momentos em vida, ele disse que deixassem Maranhão visitá-lo. Maranhão chegou a enviar emissários para fechar o encontro. Não prosperou. Foi vê-lo na morte. Quando o desejo do poeta se fez possível. (LuísTôrres)

"Beije minha mão, você é um filho maravilhoso", disse Ronaldo para Cássio antes da morte

Senador Cássio e os irmãos Savigny e Ronaldinho
"Beije minha mão, você é um filho maravilhoso", foram as últimas palavras de Ronaldo Cunha Lima para o filho Cássio Cunha Lima antes da morte, na manhã deste sábado (07) vítima de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer no pulmão. Neste momento o corpo do poeta está sendo velado pelos campinenses no Parque do Povo.

Corpo de RCL chega a CG para velório no Parque do Povo e filho cita famosa frase do pai que está gravada na placa de inauguração do local: "Que este meu gesto marque/o nascer de tempo novo/o povo pediu o parque/eu fiz o 'Parque do Povo'"

O corpo do ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima chegou à Campina Grande por volta das 20h20 da noite deste sábado (07). Desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade que administrou por duas vezes. Ao chegar em Campina, o cortejo era aplaudido por onde passava. O féretro ficará por toda a noite de hoje no Parque do Povo, uma das obras mais simbólicas do então prefeito Ronaldo Cunha Lima, consolidando o que hoje é conhecido no Brasil e no exterior como o "Maior São João do Mundo".
Uma multidão foi ao local para prestar as últimas homenagens a uma das maiores lideranças de sua história. Após a chegada do corpo no Parque do Povo, uma oração foi feita por familiares e amigos. O Hino Nacional foi executado e só depois a visitação foi aberta. O prefeito Veneziano Vital do Rêgo, sua mãe, a deputada federal Nilda Gondim, e o seu irmão, o senador Vital do Rêgo Filho, foram ao Parque do Povo render as últimas homenagens ao poeta, que era amigo do patriarca da família, o tribuno Vital do Rêgo [já falecido].
Uma multidão acompanhou com aplausos a saída do corpo do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, do Palácio da Redenção, às 18h15, aonde foi velado deste às 14h, com destino ao Parque do Povo, em Campina Grande. Familiares, populares e autoridades seguiram em cortejo fúnebre pela Avenida Cruz das Armas em direção à BR-230. Antes de deixar João Pessoa, o senador Cássio Cunha Lima postou em seu microblog no twitter: "O poeta vai agora para 'Pasárgada' dele: Campina Grande! Lé ele viverá para sempre, no alto da Serra da Borborema! Os poetas não morrem!". Cássio chegou ao Parque do Povo às 22h40.
Ronaldo Cunha Lima Filho, filho do poeta comentou [durante o velório do pai] que não sabe de quem foi a ideia de velar o poeta no Parque do Povo em Campina Grande, mas que achou 'brilhante' já que é um local que foi construído por ele para o povo. "Confesso que não sei de quem surgiu a idéia, mas foi brilhante. Não teria lugar melhor, afinal foi ele quem construiu", diz. Ele citou ainda a famosa frase que está na placa de inauguração do Parque do Povo, escrita por seu pai: "Que este meu gesto marque/ o nascer de tempo novo/ o povo pediu o parque/ eu fiz o 'Parque do Povo'".