quinta-feira, 10 de maio de 2018

PSB põe Gervásio Maia como prioridade na disputa federal e confirma chapão para alavancar chances de vitória

A tese levantada pelo deputado Tião Gomes (Avante), sobre a criação de um chapão e uma chapinha para as disputas proporcionais, tanto estaduais, quanto federais, foi confirmada, nesta quarta-feira (09), pelo presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas.
Ele confidenciou que o objetivo do partido é a formação de uma chapa apenas para os candidatos à Câmara. Para isso um estudo sobre os pré-candidatos dos partidos está sendo elaborado para que o PSB não perca voto e consiga ter representação em Brasília.
Rosas não esconde que o PSB tem como prioridade eleger o presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia e por isso trabalha com a tese de chapão e chapinha para alavancar as chances de vitória. “Nós estamos trabalhando com duas opções. A primeira é fazer um chapão com todos os partidos e uma chapa só para deputado federal. A outra são duas coligações”, explicou Rosas.
Nas rodas de conversa, Maia, que teria uma reeleição certa para deputado estadual, é apontado como o possível novo campeão de votos no pleito de 2018, porém ele tem mantido os pés no chão e segue na busca por mais apoiadores para a disputa que se aproxima.

Em Brasília, Maranhão tenta destravar recursos para obras de segurança hídrica na Paraíba

O Senador José Maranhão (MDB) esteve na tarde desta quarta-feira (9) no Palácio do Planalto num esforço para conseguir a liberação de recursos para obras de segurança hídrica na Paraíba.
Acompanhado do Diretor do DNOCS /PB, Alberto Gomes Batista, e do deputado federal Benjamin Maranhão (MDB), o senador teve uma audiência com o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun. O senador ressaltou a necessidade de garantir recursos do Ministério da Integração Nacional para a compra de equipamentos e perfuração de poços e cisternas , além de acesso às verbas do PAC para modernização e manutenção das barragens dos eixos Norte e Leste , além do ramal de Piancó, da Transposição do São Francisco na Paraíba. 
José Maranhão reivindicou também recursos orçamentários do Ministério da Saúde para atender aos municípios paraibanos, tão carentes neste setor. O senador considerou a audiência bastante produtiva e saiu otimista quanto ao atendimento dos pleitos, devido à grande necessidade por que passa a população do estado.

terça-feira, 8 de maio de 2018

MP denuncia Leto Viana, esposa, Roberto Santiago, Fabiano Gomes e mais 22 na Operação Xeque-mate

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) denunciou 26 pessoas por integrarem uma  organização criminosa, desvelada pela Operação Xeque-mate, deflagrada em abril passado. Entre os denunciados estão o prefeito afastado de Cabedelo, Wellington Viana França; a primeira-dama, Jacqueline Monteiro França; o presidente da Câmara de Vereadores, Lúcio José do Nascimento Araújo, o empresário, Roberto Ricardo Santiago Nóbrega; o ex-prefeito da cidade, José Maria de Lucena Filho; além de vereadores e servidores municipais. A denúncia oferecida pelo MPPB foi protocolada nesta terça-feira (8), no Tribunal de Justiça da Paraíba, e é alicerçada em farto material colhido durante o esforço desenvolvido pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB).
A Orcrim surgiu a partir da compra do mandato do então prefeito José Maria de Lucena Filho (Luceninha), devido a dívidas contraídas por ele na campanha eleitoral. Desde então, a organização passou a praticar diversos crimes, como desvio de recursos públicos através da indicação de servidores “fantasmas”; corrupção ativa e passiva; fraudes a licitações; lavagem de dinheiro; avaliações fraudulentas de imóveis públicos e recebimento de propina para aprovação ou rejeição de projetos legislativos. As apurações desses e de outros crimes continuam, devendo resultar no oferecimento de novas denúncias. A peça acusatória descreve com riqueza de detalhes os requisitos característicos de uma organização criminosa, voltada a um modelo de corrupção sistêmica no âmbito do Município de Cabedelo.
A Lei 12.850/2013 prevê até 8 anos de reclusão para quem promove, constitui, financia ou integra organização criminosa, cuja pena ainda pode ser aumentada em até 2/3, diante da participação de funcionário público. Além disso, no processo, o MPPB requereu à Justiça a aplicação das penas de perda de cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo dos réus e a fixação de R$ 20 milhões (valor mínimo), como estimativa de valor dos danos causados pela atuação da organização criminosa.

Os denunciados:
1) Wellington Viana França
2) Jacqueline Monteiro França
3) José Maria de Lucena Filho
4) Lúcio José do Nascimento Araújo
5) Marcos Antônio Silva dos Santos
6) Inaldo Figueiredo da Silva
7) Tercio de Figueiredo Dornelas Filho
8) Rosildo Pereira de Araujo Júnior (Júnior Datele)
9) Gleuryston Vasconcelos Bezerra Filho
10) Antônio Bezerra do Vale Filho
11) Adeildo Bezerra Duarte
12) Leila Maria Viana do Amaral
13) Márcio Bezerra da Costa
14) Aliberto Florencio de Oliveira
15) Flávio de Oliveira
16) Rosivaldo Alves Barbosa
17) Josué Pessoa de Goes
18) Belmiro Mamede da Silva Neto
19) Antonio Moacir Dantas Cavalcanti Júnior
20) Francisco Rogério Santiago Mendonça
21) Reinaldo Barbosa de Lima
22) Roberto Ricardo Santiago Nóbrega
23) Olívio Oliveira dos Santos
24) Fabiano Gomes da Silva
25) Lucas Santino da Silva
26) Fabrício Magno Marques de Melo Silva

Decisão era mantida em segredo: Correios confirmam fechamento de 513 agências em todo o país com demissão de 5,3 mil funcionários...

Em nota divulgada nesta segunda-feira (7), os Correios confirmam [decisão que mantinha em segredo desde fevereiro] que pretendem fechar agências de atendimento em todo o país. De acordo com a estatal, a empresa vem realizando estudos de readequação da rede de atendimento, o que inclui não apenas a sua rede física como também novos canais digitais e outras formas de autosserviços. O presidente dos Correios afirmou em entrevista que a estatal fechará 513 agências, com demissão de até 5,3 mil funcionários.
Em nota também assinada pelo presidente Carlos Fortner, os Correios frisam que estes estudos são, inclusive, acompanhados pelo Tribunal de Contas da União, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A nota, porém, não diz o número de agências que serão fechadas.
Do postos que serão fechados, o presidente destaca que "especular prematuramente a respeito de números sem conhecer o projeto de remodelagem da rede de atendimento não é apenas irresponsável e leviano: é uma prestação, antes de mais nada, de um desserviço ao cidadão. As conclusões alcançadas pelos estudos necessários a este projeto somente serão divulgadas após a exaustiva avaliação interna dos Correios e externa pelos órgãos competentes, processo este ainda em curso."
Segundo os Correios, o objetivo da ação é tornar a empresa mais competitiva. "Dentre os objetivos deste projeto está contemplada a modernização da empresa para torná-la mais ágil, competitiva e sustentável, gerando não apenas benefícios para a sociedade como também resultados para o seu acionista controlador: o Tesouro Nacional. É o mínimo que se espera de qualquer empresa que se proponha a prestar serviços de qualidade".

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Rede Sustentabilidade reúne pré-candidatos para debater estratégias eleitorais

IMG-20180507-WA0124
A Rede Sustentabilidade reuniu no sábado (5), no Sintect, em João Pessoa, com os pré-candidatos a deputados estaduais e federais para debater as estratégias eleitorais e os rumos do partido em 2018.
O partido conta hoje com um quadro fortalecido para a disputa, com nomes que são referencia em várias cidades do estado, entre eles o ex-prefeito de Remigio, Melchior Batista, o ex-vereador de Campina Grande, Napoleão Maracajá. Ambos disputarão uma vaga na Assembleia Legislativa. Para Câmara Federal, a Rede disponibilizará os nomes do  ex-secretário de Educação de Bayeux, Ronaldo Luiz , o candidato a Prefeito de Patos, Professor Jacob e Antônio Gobira, fenômeno das urnas na eleição 2014 da cidade de Cajazeiras.
De acordo com o presidente da legenda, Gerson Vasconcelos, o partido trabalha para eleger dois deputados estaduais e um federal. Ele ressaltou ainda, que a Rede ainda não definiu o apoio ao candidato ao Governo do Estado, mas em breve, a sigla vai se posicionar.

Sem arrodeios, o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PSC), já fala para a classe política que “o senador de Zé é Mané”.

O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PSC), confirmou nesta segunda-feira (7) que seu nome está à disposição do PSC como pré-candidato ao Senado. Sustentou que a decisão é ‘irreversível’ e deixou nas mãos do seu partido as estratégias para a formação de chapa.
“Nós colocamos o nosso nome à disposição do PSC na condição de pré-candidato ao Senado Federal. Deixei toda a responsabilidade das articulações nas mãos do presidente Marcondes Gadelha que está interagindo com outros partidos, não só para compor uma chapa proporcional que dê conforto à disputa dos nossos candidatos a deputado federal e estadual, mas para compor a chapa majoritária na vaga ao Senado. É uma decisão irreversível”, disse.
Questionado se poderia voltar a se compor com o senador José Maranhão (MDB), ele voltou a afirmar que a decisão cabe ao PSC. “Essas tratativas partidárias quem vai fazer é o PSC, eu não posso antecipar decisão partidária até por que eu sou um dos filiados do partido”, finalizou