sábado, 26 de abril de 2014

Presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes solicita da Prefeitura ajuda finaceira para presidentes de Comunidades Rurais

O presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, vereador Rênio Macedo (PMDB) solicitou através de requerimento, apresentado e aprovado por unanimidade durante a sessão de ontem, que a Prefeitura Municipal disponibilizasse uma ajuda financeira para os presidentes de comunidades rurais do município.
O requerimento, agora, será encaminhado para o Poder Executivo Municipal, para que o prefeito Élio Ribeiro (PT) se pronuncie à respeito.  (com Ascom)

Ex-prefeitos Anchieta Nóia (Pedra Branca) e Gildivan (S.J de Caiana) estão entre 11 gestores condenados por improbidade durante Mutirão...

Um total de 43 sentenças foram prolatadas durante o Mutirão da Meta 4, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesse primeiro balanço do esforço concentrado (divulgado nesta sexta-feira, 25) que está dando prosseguimento ao julgamento de ações de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública. 
O Mutirão foi realizado nas unidades de Caaporã, Mari, Sapé, Pilar, Espírito Santo, Alhandra, Souza, Patos e Itaporanga. Dentre os 11 gestores que obtiveram sentença contrária às suas gestões durante o Mutirão, estão dois ex-prefeitos do Vale do Piancó: José Anchieta Nóia e Gildivan Lopes da Silva, respectivamente, ex-prefeitos dos municípios de Pedra Branca e São José de Caiana.
O esforço concentrado começou a cerca de 15 dias, em noves comarcas do Estado, por um grupo especial de juízes, com apoio de toda esquipe de servidores. O grupo está atuando em todas as comarcas do Estado, recolhendo os processos relacionados pela Meta 4, e que esse trabalho ao final atingirá todas as unidades judiciárias. (com Ascom)

Pesquisa Souza Lopes/Correio da PB: Cássio tem 42,9%, Ricardo 27,4% e Veneziano 10,7%...

Pesquisa do Instituto Souza Lopes, em parceria com o jornal Correio da Paraíba, revela que se as eleições para governador da Paraíba fossem hoje, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) teria 42,9% das intenções de voto. Em segundo aparece o atual governador Ricardo Coutinho (PSB), com 27,4%. O ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano (PMDB) tem 10,7%. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 deste mês de abril e está registrada no TRE-PB sob o número PB-00007/2014.
Ainda segundo a pesquisa, 8,4% dos eleitores responderam que votariam nulo ou em branco. Dos entrevistados, 6,7% disseram que não sabem e apenas 0,9% não respondeu. De acordo com Bruno Souza Lopes, diretor do instituto, "a parti do momento em que eles (os candidatos) colocarem o bloco na rua para valer, o eleitor vai poder decidir com mais segurança o que deseja para seu futuro".
O Jornal Correio da Paraíba [edição deste domingo, 27] dedica duas páginas da editoria de Política à pesquisa. Traz todos os detalhes, com números da disputa para o Governo, inclusive com três cenários possíveis num eventual segundo turno. Traz também os números da pesquisa para o Senado. 

Escândalo do Jampa Digital pode minar candidaturas de RC e EC...

 
O Jornal do Comércio divulgou uma matéria na qual mostra que o PT voltou a atacar o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos [pré-candidato à Presidência da República] e o candidato à reeleição na Paraíba, Ricardo Coutinho, ambos do PSB, nas redes sociais. Na página oficial do PT no Facebook, uma publicação afirma que há a possibilidade de envolvimento do PSB com a empresa Ideia Digital, alvo de investigação no escândalo Jampa Digital. 
Na postagem é dito que "O Ministério Público investiga um esquema de desvio de recursos para financiamento de campanhas políticas instalado nos governos de Pernambuco, da Paraíba e no Ministério da Ciência a Tecnologia, durante a gestão do então ministro Eduardo Campos". O texto lembra ainda que o ex-secretário da gestão Eduardo Campos, Anderson Gomes, poderia ter ligação com a empresa.
Anderson foi secretário de Ciência e Tecnologia e Educação, as duas pastas responsáveis pela parceria com a Ideia Digital. As contratações somam 77,5 milhões de reais. O PT lembrou que um filho e um cunhado de Anderson Gomes também trabalharam na empresa.

Longe das bases o senador Cícero Lucena aceita disputar o mandato de deputado federal mas quer que Cássio retire candidatura do filho...

O senador Cícero Lucena já decidiu o que quer do PSDB depois que viu sua candidatura a reeleição rifada pelo partido, para permitir aliança com outras legendas. Cícero quer que o senador Cássio Cunha Lima retire a candidatura do filho, Pedro Cunha Lima, para apoiá-lo. 
Cícero entendeu que é inviável ao PSDB manter três candidaturas à Câmara Federal: Pedro Cunha Lima, Ruy Carneiro e a dele próprio, conforme indicou Cássio nas últimas declarações ao afirmar: "Outras alternativas restam para Cícero, não há nenhum demérito em ele ser candidato a deputado federal".
Se a conjuntura for essa, Cícero não quer dividir votos entre os três. Lucena acreditar ser "mais justo", tendo em vista que abriu mão da reeleição em favor das negociações para favorecer a candidatura de Cássio, que ele retire a candidatura do filho. Entretanto, Cássio pretende sacrificar não a candidatura do filho mas a de Ruy - relocando-o pra outra missão.
O problema é que Cícero Lucena se afastou das bases nesses oitos anos em que está no Senado e não consegue agora, com facilidade, uma boa base de apoios para lhe garantir um mandato de deputado federal. 

Deputado Lindolfo Pires avisa que vai conversar com o governador RC caso Estela tente invadir suas bases...

O deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) disse nesta quarta-feira, 23, que seu partido só decidirá os rumos que seguirá nas eleições no mês de junho. Ele disse que o anúncio será feito após a reunião do diretório estadual. 
O parlamentar explicou que a comissão que discutia as alianças foi desfeita e ele aguardará a decisão da legenda. Lindolfo admitiu ainda que há dissidência no partido e afirmou que sua posição dependerá da postura do DEM.
O deputado disse que sua opinião acerca de alianças para este ano só será colocada “no momento adequado e espero ser ouvido e votar”, destacou. Indagado sobre a suposta invasão de bases eleitorais pela ex-secretária Estelizabel Bezerra, ele não descartou conversar com o governador e com assessores do governo caso a informação seja confirmada. (com Sousa Já)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Justiça condena Governo RC por “litigância de má fé” e manda Estado pagar o que deve a PMs...

Uma decisão do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque certamente vai azedar o humor do governador Ricardo Coutinho. O magistrado acaba de negar provimento a um recurso do Governo, numa ação interposta por policiais militares. Mais que isso: o desembargador considerou que o Governo agiu de má fé para não cumprir uma sentença judicial já julgada e transitada.
Diz o acórdão: "Nego provimento ao recurso de apelação e condeno o apelante (o Governo) em litigância de má fé, com arrimo no art. 17, VII, combinado com o art. 18 do Código de Processo Civil". A ação foi impetrada pelo Clube dos Oficiais e pela Caixa Beneficente, desde 2003. Já teve julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça, mas o Governo RC vinha se negando a cumprir.
"Vamos ver até onde o governador vai com essa sua disposição de não cumprir o que a Justiça determina e tenta recorrer indefinidamente, recusando-se a implantar nos contracheques dos policiais e bombeiros militares o que o Estado deve, segundo já reconheceu a Justiça e agora condena o Governo por litigância de má fé", afirmou o coronel Francisco (foto acima), presidente do Clube dos Oficiais.
O benefício atinge apenas os oficiais e praças que são associados do Clube dos Oficiais e da Caixa Beneficente. Trata-se, na verdade, de uma cobrança da diferença que o Estado está devendo da habilitação dos policiais e bombeiros militares da Paraíba. Os valores deverão ser implantados diretamente nos contracheques. Os cálculos serão realizados de acordo com a decisão da Justiça. (com Hélder Moura) 

Vereadores denunciam falta de compromisso da prefeita Marcília em prol do desenvolvimento da zona rural de Diamante...

Vereadores de Diamante entram em contato com o blog para denunciar falta de compromisso da prefeita Marcília Mangueira (PMDB) com o município. Dizem eles que enquanto o governo do Estado inaugura uma obra na comunidade Quilombola de Barra de Oitis, a Prefeitura local deixa ir abaixo responsabilidade com o desenvolvimento local ao não proceder com a construção de uma passagem molhada, ligando Barra a região da Serra, bem como, a reabertura do posto médico daquela comunidade que é necessitada e que poderia estar beneficiando dezenas de famílias das comunidades circunvizinhas. "Veja a falta de interesse do governantes de nosso município pois enquanto quem tá longe se aproximou, que é o caso do governador, quem tá perto faz de contas que não tá vendo, que é ocaso da prefeita", dizem.
 Vereadores cobram construção de passagem molhada e reabertura de posto médico...

Hervázio Bezerra retorna disparando: "Vamos desenterrar os defuntos".

hb
De volta a Assembleia pelas mãos de um “cassista” e outro meio “cassista”, o agora deputado Hervázio Bezerra (PSB) já traçou sua estratégia para reestréia na liderança da bancada do governo. “Vamos desenterrar os defuntos”, garantiu ele se referindo as contas dos ex-governadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB). “Vai ser divertido”, proclama.
Bezerra (foto) retornou a titularidade do mandato – é o segundo suplente – nesta quinta (24) e chega com moral, credenciado a ser um governista ainda mais empenhado na defesa dos projetos administrativos e políticos do governador Ricardo Coutinho, virtual candidato a reeleição no pleito de outubro. A propósito, HB deve ao governador seu retorno as atividades legislativas.
Sim, porque foi através de uma articulação pessoal de Ricardo que se tornou possível o retorno de Hervázio, inclusive contribuindo também para a volta do oposicionista Assis Quintans (DEM), primeiro suplente. Curioso mesmo é que dois “ex” seguidores do senador Cássio ajudaram no sucesso dessa operação. Foram eles: Antônio Mineral (PSDB) e Manoel Ludgério (PSD).
O foco do governo é a discussão em torno da audiência pública das contas da gestão “socialista”, cujo debate não interessa ao Palácio da Redenção. Por isso, o deputado Hervázio promete “desenterrar defunto”. (com Marcone Ferreira)

José Maranhão pode entrar em campo pra evitar que o PT liquide com a candidatura de Veneziano, a serviço da de Cássio...

Muito pertinente análise do advogado e ex-deputado Gilvan Freire sobre o 'mantra' vivido atualmente pelo PMDB com as artimanhas do PT: "Zé Maranhão, que amplia seu nome nas sondagens pré-eleitorais para o Senado - precisamente a vaga que não pode disputar por causa das impossibilidades partidárias - ainda procura exercer sua influência nas cercanias do PMDB e tenta evitar que o PT liquide com a candidatura de Veneziano, a serviço da de Cássio. Setores influentes do PMDB, a partir de Brasília, atuam junto a cúpula nacional petista para que Luciano Cartaxo indique seu irmão gêmeo como candidato a Senador na chapa de Veneziano, o mesmo lugar que Luciano queria para o irmão (Lucélio) na chapa de Cássio. Mas o prefeito deu logo declarações públicas de que nem cogita desse assunto, só para demonstrar pela enésima vez que não está disposto a ajudar nesse tipo de composição pró-Dilma. Ou seja, o PT estadual acha que vai eleger Dilma sozinho, além do mais desdenhando do PMDB, enquanto de outros aliados do governo federal na Paraíba nada cobra, especialmente daqueles que se aliam a Cássio, o único líder que poder impor a Dilma uma derrota vexatória no Estado."

A cinco dias da abertura de mais um 'Poeirão', estádio 'O Zezão' está em petição de abandono, coberto pelo mato e servindo de curral pro gado...

Por várias oportunidades desportistas de Itaporanga reclamaram, durante todo o ano de 2013, das péssimas condições em que se encontra o estádio de futebol 'O Zezão' - palco de grandes eventos e de onde surgiram nomes que já brilharam e outros que ainda brilham pelo Brasil e exterior, à exemplo dos atacante Beto (Fluminense/RJ) e Edmundo (Cruzeiro/MG), dentre outros atletas. Pois, a cinco dias da abertura de mais uma edição do 'Poeirão' - que já foi o maior torneio de futebol amador do mundo - eis que a situação é constrangedora para a imagem do município. 
Coberto pelo mato, servindo de curral para o gado, com paredes caídas, alambrados quebrados, banheiros imundos, vestiários inundados de água e mato, o estádio de futebol 'O Zezão' está em petição de abandono. Reclamam os desportistas que não acreditam na imagem que encontram quando se deslocam ao local. Situação semelhante também se encontra o ginásio de esportes 'O Demão', localizado ali bem ao lado, e que levou o vereador Ricardo Pinto (PSDB) a lamentar pedir uma solução para tal desleixo. 
As imagens que você confere abaixo foram expostas aos itaporanguenses, ontem, como forma de chamar atenção para o caso, constrangedor para a imagem do município. Além de ser a única praça de esporte que a população tem, ou deveria ter a sua disposição, um reparo deve ser feito para ficar pronto até o dia 1º de maio, abertura de mais um 'Poeirão'.
 Gramado do campo e acesso aos banheiros, que estão quebrados e imundos...


O estádio tem servido de curral pro gado, que pelo menos está 'aparando' o mato... Abaixo, entrada dos vestiários tomada pelo mato e inundada de água.

Gervásio Filho dispensa apoio de Ricardo Coutinho e diz que o PMDB não aceita nem o voto do governador...

gervasiomaiafilho
Curto e grosso, mas sem deixar o bom humor de lado, o deputado estadual Gervásio Maia (PMDB) foi rápido no gatilho para negar de pronto qualquer articulação com o PSB do governador Ricardo Coutinho com o objetivo de firmar uma composição para as eleições deste ano: "A gente não aceita nem o voto dele, imagine votar nele", disparou o parlamentar.
O PMDB irá disputar a eleição ao governo com o ex-prefeito Veneziano. Mas, o governador teria escalado o advogado Marcelo Weick, o secretário-chefe de governo Ivan Burity e o deputado Hervázio Bezerra (PSB) para oferecer ao PMDB as vagas de vice e de senador em sua chapa, para Veneziano e José Maranhão respectivamente.

Em entrevista agora à tarde, Cássio diz que "Ruy é candidato a deputado, mas é alternativa e Agra pode ser um grande vice"

Cássio: "Ruy é candidato a deputado, mas é alternativa e Agra pode ser um grande vice"
Não há nada decidido. Pelo menos este foi o recado do senador e pré-candidato do PSDB ao governo do Estado, Cássio Cunha Lima, durante entrevista ao Programa Rádio Verdade (ARAPUAN FM), que negou radicalmente que as "vagas" de candidatos a vice-governador e senador na chapa que vai encabeçar nas próximas eleições estejam decididas.
Ao ser questionado se convidou o deputado, Ruy Carneiro (PSDB), para ser seu candidato a vice, o senador desconversou e disse que "estas coisas não são decididas dessa forma, mas coletivamente". A mesma ponderação foi feita quando ao ex-senador Wilson Santiago (PTB), que segundo ele "apenas faz parte das conversas". Sobre o ex-prefeito de  João Pessoa, Luciano Agra (PEN), Cássio deixou claro que "ele pode ser um grande vice", mas fez questão de não deixar nada fechado, completando que "pode ser senador, deputado federal e claro, um bom vice".
Sobre a crise envolvendo a candidatura à reeleição do senador, Cícero Lucena (PSDB), Cássio reiterou que esta questão deverá ser solucionada com um amplo debate, inclusive da Executiva nacional, e apostou que o colega de legenda será sensível ao fato de que "não é possível lançar uma chapa puro sangue".

Hospital Distrital de Itaporanga recebe leitos novos, vários motorizados...

Desde ontem o Hospital Distrital de Itaporanga está recebendo equipamentos novos, à exemplo, de 58 leitos (camas) novos. Uma melhora significativa na saúde local, já que havia mais de 20 anos que o nosocômio estava utilizando as mesmas camas, declarou bastante satisfeita ao blog a (ainda) diretora Wilka Rodrigues - que aguarda a nomeação de sua substituta. A satisfação de Wilka se deve pelo fato da sua gestão ter conseguido mais uma ação administrativa importante junto à Secretaria Estadual de Saúde.
As novas camas já estão sendo devidamente instaladas nas enfermarias. As de acionamento por dispositivo eletrônico foram destinadas para a enfermaria cirúrgica e outras, de controle mecânico destinadas para as demais enfermarias e alas. "Essa é mais uma demonstração do nosso trabalho e incansável luta junto ao secretário Waldson de Souza, que atendeu nosso pleito", disse Wilka que deixa a direção do hospital nos próximos dias [devido posição política do seu pai, o ex-prefeito Will Rodrigues], mas confiante de ter tido um bom desempenho administrativo.
 

TJPB derruba benefícios de ex-prefeitos de Boa Ventura que recebiam subsídios vitalícios, mesmo proibidos desde 1999...

O Tribunal de Justiça da Paraíba derrubou uma lei do município de Boa Ventura que institui o pagamento de subsídio, mensal e vitalício, aos ex-prefeitos Pedro Pinto e Antônio Alvarenga [já falecido]. O relator foi o desembargador Marcos Cavalcanti e o julgamento foi ao Pleno do TJ, quarta-feira (23). O desembargador afirmou ser desnecessária uma análise aprofundada da lei de Boa Ventura, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu a inconstitucionalidade do subsídio mensal e vitalício a ex-prefeitos, bem como a toda administração pública dos estados e municípios.
Ele destacou que a proibição está disposta no art. 102, parágrafo 2º, da CF, combinado com o art. 28, parágrafo único, da Lei nº 9.868 de 10 de novembro de 1999. Esse dispositivo observa que a declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade, inclusive a interpretação conforme a Constituição e a declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução de texto, têm eficácia contra todos e efeito vinculante em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à administração pública federal, estadual e municipal.
Na mesma sessão, o Pleno do TJPB incidente em relação ao art. 741, do Código de Processo Civil (CPC). O desembargador afirmou que se trata de um dispositivo que permite ao executado alegar a inexibilidade do título judicial, ainda que transitado em julgado, e possui claro objetivo de harmonizar o instituto da coisa julgada como o da segurança jurídica. A discussão foi levantada pela Primeira Câmara Cível do TJPB, nos autos da Apelação Cível Interposta pelo espólio de Pedro Deocleciano Pinto e Antônio Alvarenga, contra o município de Boa Ventura.
Após a apreciação do incidente de inconstitucionalidade, os autos foram remetidos ao órgão fracionário, para julgamento das matérias remanescentes. (com Ascom)

Ex-vice-prefeito de Santana de Mangueira declara apoio ao deputado Edimilson Soares, que deve contar contar também com apoio dos ex-prefeito Nailson (Ibiara) e Odoniel Mangueira (Diamante).

Durante passagem pelo Vale do Piancó, no último fim de semana, o deputado estadual Edmilson Soares (PEN) fechou alguns apoios à seu projeto de reeleição. Em reunião na cidade de Ibiara, Edmilson fechou o apoio do ex-vice-prefeito de Santana de Mangueira, Antônio de Manoel - que faz parte do grupo oposicionista. 
Além do ex-vice-prefeito de Santana de Mangueira, o deputado Edmilson Soares fechou apoio de várias lideranças políticas da região, à exemplo, do ex-prefeitos Nailson Ramalho (Ibiara) e do Dr. Odoniel Mangueira (Diamante).
Antônio de Manoel [na foto] fechou apoio ao deputado durante encontro na residência do ex-prefeito Nailson Ramalho.  (com Bruno Pereira)

Levado pelo deputado Lindolfo Pires, prefeito de Pedra Branca declara apoio a reeleição do Governado Ricardo Coutinho...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) termina a semana com o adesão do prefeito de Pedra Branca, Allan Feliphe (PR), e do seu pai - o ex-prefeito Antônio Bastos (PMDB) - que deixaram assim a pré-candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano (PMDB). A decisão do jovem gestor, 23 anos de idade, foi anunciada quarta-feira (23) após encontro com o governador, na Granja Santana, tendo como intermediador deputado estadual Lindolfo Pires. 

Daniella Ribeiro não fala mas o PP fechou questão com o PSDB...

daniribeiro
Decerto esqueceram de fazer a comunicação a deputada Daniella Ribeiro (foto) que o seu PP praticamente se acertou com o PSDB do senador Cássio Cunha Lima, que está faltando apenas definir a vaga que irá ocupar na chapa majoritária, se a primeira ou segunda suplência de senador. Mas ela pode estar blefando, quando vem à boca do palco para informar que o “blocão” está vivo e que, “se dependesse de mim Aguinaldo seria candidato a governador”.
Até aqui aí tudo natural. Não existe nada de anormal defender o nome do irmão para disputar o governo, ainda mais quando se sabe que Aguinaldo Ribeiro teve uma passagem brilhante pelo Ministério das Cidades, cercado de elogios, além de haver grudado na Paraíba investimentos invejáveis, sobretudo no programa “Minha Casa, Minha Vida” que ele coordenou.
Porém, Danielle evitou assumir a responsabilidade sobre o anuncio do apoio do seu partido a uma possível candidatura do tucano Cássio Cunha Lima ao governo do Estado, bem como a participação do PP numa das duas suplências da vaga de senador. Acredita-se na primeira, inclusive já teria sido negociada para o ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, pai da parlamentar e do ex-ministro Aguinaldo.
O que ela não esconde de ninguém é a postura de oposição ao governador Ricardo Coutinho. “Essa é uma orientação do PP”, garantindo, ainda, que “serei oposição sempre”. Demonstrou certa irritação quando em algum instante o blog noticiou que poderia ser candidata a vice na chapa a reeleição de Ricardo. “Não existe a menor possibilidade de acontecer”. 

Jutay Meneses decide apoiar Cássio e RC fica com oito deputados, sendo que três deles irão romper após as convenções...

A decisão do PRB, que confirmou quarta-feira (23) a entrega dos cargos no governo do Estado, reduziu ainda mais a bancada governista na Assembléia. O deputado estadual Jutay Meneses (foto) já declarou independência e deve apoiar a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Atualmente o governador Ricardo Coutinho (PSB) conta apenas com oito deputados em sua bancada: Eva Gouveia, Tião Gomes, Lindolfo Pires, Doda de Tião, Adriano Galdino, Filma Germano, Antônio Mineral e Manoel Ludgério. Sendo que, três parlamentares irão romper com o governo após as convenções.

Câmara dos Vereadores vota pela cassação de Reginaldo Pereira...

Reginaldo Pereira ainda pode recorrer
O ‘vai e volta’ na Prefeitura de Santa Rita teve mais um capítulo na manhã desta sexta-feira (25). A Câmara Municipal votou pela cassação do prefeito Reginaldo Pereira. Suspeito de atos de nepotismo, fraudes em licitações e contratações irregulares, ele está sob investigação.
Apenas o vereador Flávio Pereira, que é sobrinho de Reginaldo Pereira, não compareceu à sessão aberta pelo vereador João Júnior, relator da comissão responsável pelo processo.
Reginaldo Pereira também é acusado de descumprimento de planos de cargos, carreiras e remuneração, improbidade administrativa e por se ausentar da cidade sem informar ao vice-prefeito e à Câmara Municipal.
Com a decisão da Câmara dos vereadores, o vice-prefeito Netinho de Várzea Nova permanece à frente da Prefeitura de Santa Rita. Reginaldo Pereira ainda pode recorrer.

Ricardo Coutinho pede apoio ao PMDB, recebe um não mas deixa acerto de apoio à Veneziano no segundo turno...

Sem contar mais com o apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o governador Ricardo Coutinho (PSB) sabe que vai enfrentar uma tormenta para chegar ao segundo turno e, por isso, já procurou o PMDB, mas levou um não. A chapa da redenção, proposta por Ricardo, seria composta com Veneziano na vice e Maranhão no Senado. 
Apesar de levar um "não" agora, o governador garantiu um "sim" para um possível segundo turno, sem sua presença. Como já havia antecipado o próprio marqueteiro de Veneziano, existe um acordo entre PMDB e PSB: quem não for para o segundo turno, irá apoiar o outro.

Caixa Econômica divulga resultado do concurso para técnico bancário...

A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta quinta-feira (24), o resultado do concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de técnico bancário. A lista com o desempenho dos candidatos pode ser consultada no site da banca organizadora do certame. Na página, estão disponíveis as notas finais da prova objetiva e provisórias da prova de redação. Os candidatos poderão ter acesso à prova de redação e aos espelhos de avaliação e interpor recurso contra o resultado provisório na prova de redação, das 9 horas do dia 25 de abril de 2014 às 18 horas do dia 26 de abril de 2014. 
As provas foram aplicadas no dia 30 de março em João Pessoa, Campina Grande e Patos; mais de 26 mil pessoas se inscreveram no certame somente na Paraíba. Para o estado, foram reservadas pelo menos 374 vagas para candidatos aprovados para técnico bancário novo que exige nível médio. Os municípios contemplados estão localizados nos macropolos de João Pessoa, Campina Grande e Patos. O salário para técnico bancário novo, de nível médio, é de R$ 2.025. 

Nonato Bandeira recebe Veneziano Vital em conversa reservada...

O vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS), e o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano (PMDB) mantiveram uma reunião a portas fechadas na tarde de ontem (24) na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes. A informação foi passada pelo wscom. Coincidência ou não, Nonato Bandeira foi visto, no início da tarde, em almoço amistoso, na Sonho Doce Recepções, com o ex-secretário adjunto de Comunicação da Capital, o publicitário Rafael Samways, que andou trabalhando por outros Estados.
Rafael é responsável pela publicidade de campanhas eleitorais no Nordeste e na América Central e também trabalhou na campanha que elegeu Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa. Ele tem experiência em trabalhar os insights e posicionamentos usando referências da iniciativa privada, do Branding e do Marketing Clássico.

PMDB vai insistir no nome de Lucélio na chapa para “amarrar” apoio de Cartaxo a Veneziano, mas o próprio prefeito petista destaca proposta...

A demora do PT em indicar nome para a vaga de senador na chapa de Veneziano não deixou o PMDB apenas chateado. Deixou também desconfiado. A cúpula do PMDB teme que a indicação de um petista "sem densidade eleitoral" possa deixar o prefeito Luciano Cartaxo (João Pessoa), principal figura do PT atualmente, "desestimulado" durante a campanha. Por isso, a direção nacional do PMDB mandou um recado ao PT da Paraíba: não aceita qualquer nome para a chapa.
Escolhido para transmitir o recado, o senador Vitalzinho (foto) revelou mais detalhes sobre as intenções da cúpula nacional peemedebista. De acordo com ele, o partido vai insistir no nome de Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito, para disputar o Senado Federal, na vaga destinada ao PT. A indicação não supriria apenas a esperada "densidade eleitoral" sugerida pelo PMDB, mas também "amarraria" o apoio de Luciano Cartaxo à candidatura de Veneziano.
A proposta do PMDB já tem resposta, antes mesmo de chegar ao destinatário. O próprio Lucélio reafirmou que não tem intenção de disputar o Senado, mas sim um mandato de deputado federal, inclusive, já tem fechado dobradinhas no interior com candidatos a deputado estadual. O deputado Anísio Maia, fiel escudeiro da família Cartaxo, voltou a falar mal do PMDB e sugeriu a advogada Nadja Palitot para disputar o Senado. 
Já o prefeito Luciano Cartaxo endossou as palavras do irmão e de Anísio, incluindo as críticas aos peemedebistas. Resta saber qual será a reação do PMDB. 

Ricardo provoca deputados, garante que não tem medo de CPIs e dispara indiretas contra Cássio Cunha Lima

O governador Ricardo Coutinho (PSB) voltou a ocupar espaços na mídia, ontem, para provocar deputados que lhe fazem oposição e ainda disparar indiretas contra o PSDB e o senador Cássio Cunha Lima, seu ex-aliado e principal adversário atual. Durante entrevista, na Rádio Correio, Ricardo disse que foi o PSDB quem o perdeu e não o contrário, como costumam se gabar os tucanos. 
Ele também fez questão de lembrar que os servidores estaduais chegaram a fazer empréstimos para receber o 13º salário no passado, referindo-se à gestão de Cássio. "Um absurdo, alguém tomar empréstimo para pagar a si próprio", reclamou. Já na Granja Santana, em outra entrevista, Ricardo mandou recado para a oposição na Assembléia Legislativa.
Disse que não tem medo de investigação e que os deputados podem criar "CPIs de caminhão", referindo-se à ameaça da oposição de apurar denúncias de irregularidades no Hospital de Trauma. Pelo jeito, resolveu mostrar as armas.

Cássio endurece discurso e afirma que não há espaço para Cícero na chapa. “Ou ele ou eu”.

Quanto mais pressiona, mais o senador Cícero Lucena se distancia da vaga para disputar a reeleição, em outubro. A insistência e intransigência de Cícero levou o senador Cássio Cunha Lima, pré-candidato a governador, a endurecer o discurso e afirmar, com todas as letras, que não há lugar para o tucano em sua chapa, cobrando uma posição final do PSDB sobre o assunto. "Ou ele ou eu. Já foi o tempo que tínhamos hegemonia política para formar chapa partidária", disparou Cássio.
Cássio teme que o risco de isolamento político, caso o PSDB insista em apresentar ao eleitorado uma chapa "puro sangue", como se costuma nominar as composições feitas apenas com integrantes de um mesmo partido. "O senador Cícero tem o direito legítimo de ser candidato, mas não vejo como algo viável. É preciso que o partido analise quais são as possibilidades de disputa real para não correr o risco de ficar no isolamento", sustentou.
Segundo Cássio, é preciso que o PSDB decida entre seu projeto político e a candidatura do senador Cícero, prometendo acatar qualquer que seja a decisão. "O PSDB vai decidir se quer uma candidatura a governador ou a senador. Se optar pela de senador, não tenho problema em continuar no Senado", garantiu. Não é difícil prever qual será a opção do partido.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Deputado federal Hugo Motta prestigia festa de aniversário de Ibiara e presta contas de seu trabalho em prol do município...

Ibiara
Durante a solenidade de comemoração do aniversário de 55 anos de emancipação política do município de Ibiara, ocorrida no último fim de semana, o deputado federal Hugo Motta (PMDB) realizou uma prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo município. Segundo o parlamentar, o valor dos recursos investidos na cidade já ultrapassa R$ 1 milhão. "Viemos aqui parabenizar o município e o povo ibiarense por este dia. Além disso, fizemos a prestação de contas do nosso trabalho junto com o prefeito Pedro Feitosa e reafirmamos o compromisso com a população de continuar lutando por novos investimentos que desenvolvam a região", ressaltou.
Dentre as emendas destinadas pelo deputado para Ibiara estão R$ 400 mil para a construção de um açude; R$ 130 mil para a ampliação de sistema de abastecimento; R$ 400 mil para construção de um matadouro; e mais R$ 390 mil destinados para construção de uma praça de eventos. O prefeito Pedro Feitosa (PT) entregou, na ocasião, à população três veículos para atender a demanda da saúde e máquinas que auxiliarão nos trabalhos de infraestrutura e atenderão as comunidades rurais.

PSDB define candidatura de Cássio e agenda convenção para oficializar Aécio Neves como candidato à Presidência da República

O PSDB marcou para 14 de junho, em São Paulo, a convenção nacional que deverá oficializar a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência da República. No que diz respeito ao Estado da Paraíba, na reunião ficou definido que o partido lançará o senador Cássio Cunha Lima como o candidato do partido ao Governo do Estado. Já a situação do senador Cícero Lucena (PSDB) segue indefinida. O caboclinho luta pelo direito de disputar à reeleição, mas deve receber um não da executiva, que já priorizou a candidatura de Cássio como o projeto maior do partido para a Paraíba nas eleições deste ano. 
A decisão foi anunciada nesta terça-feira (22), em Brasília, durante encontro de representantes dos 27 diretórios regionais do partido. "Definimos pela data de 14 de junho, a partir das 10h, [para] a convenção nacional do PSDB que vai definir a candidatura oficial do partido. É uma decisão consensual do partido e uma homenagem ao governador Alckmin e à importância de São Paulo para a configuração política", disse Aécio.
O nome do pré-candidato a vice-presidente ainda não foi definido. O senador mineiro afirmou não ter "pressa" para a definição. "Temos até o tempo da convenção, temos muitos nomes muito qualificados. Todos estão colocando o interesse da candidatura como a questão mais relevante. Não estão exigindo. Expectativas podem existir, mas todos que conversam comigo falam: 'resolva da forma que garanta a vitória'. (...) Não tenho pressa para resolver isso, vamos permitir que essa decisão seja natural. As decisões naturais trazem melhores resultados", disse Aécio.
Questionado sobre as demais pré-candidaturas que contam com mulheres, o senador afirmou que se uma mulher for a pré-candidata do partido à vice-presidência, será "mais agradável". "Não farei uma campanha centrada nessa questão de gênero. Nós temos que ter é propostas para as mulheres. Se puder ser uma mulher, tudo bem, ficará até mais agradável o convívio, mas não coloco essa questão do gênero como central", disse.
Segundo o senador, "não há nenhum partido que tenha hoje palanque tão expressivo como o PSDB. Temos candidaturas expressivas em 80% dos estados", disse.
O PSDB divulgou carta na qual manifestou apoio à pré-candidatura de Aécio Neves. O documento informou que representantes de todas as direções estaduais da legenda manifestaram "unanimemente confiança na liderança" do tucano. "Propomos que a Comissão Executiva Nacional o submeta à convenção nacional, como nosso candidato à Presidência da República", diz o documento. "Houve uma indicação do meu nome. Essa é e deverá ser sempre uma construção coletiva em favor do Brasil e do partido e não me faltara determinação e coragem para apresentar uma agenda nova aos brasileiros, em que ética e coerência podem caminhar junto", afirmou Aécio. Alianças regionais
No evento, o partido confirmou que o ex-senador Tasso Jereissati será candidato ao Senado pelo Ceará, onde os tucanos apoiarão Roberto Pessoa (PR) na disputa pelo governo estadual. Segundo Aécio Neves, o Rio de Janeiro é um dos estados onde a aliança tucana ainda não está definida. A jornalistas, Aécio afirmou que as conversas com o ex-prefeito César Maia (DEM) têm sido "extremamente maduras".
"Vamos retomar as conversas com o Cesar [Maia] para encontrar um palanque que seja positivo para o cenário nacional e garanta manutenção ou ampliação das nossas bancadas na Assembleia", disse Aécio. No Rio Grande do Sul, afirmou o tucano, está "adiantada" possível aliança com a senadora Ana Amélia (PP), que concorrerá ao governo. 
No total, o PSDB deverá lançar candidatos próprios em pelo menos dez Estados, entre eles a Paraíba. (com G1)

José Maranhão faz prognóstico sobre arrancada de Vené na disputa pelo Governo da Paraíba...

Maranhão faz prognóstico sobre arrancada de Vené na disputa pelo Governo da Paraíba
Presidente estadual do PMDB, e pré-candidato a deputado federal, o ex-governador José Maranhão, garantiu hoje (22), que a candidatura do ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo ao governo do Estado, é a melhor que o partido encontrou.
Em entrevista a Campina FM, Maranhão afirmou que o partido não tinha candidato mais preparado para ocupar esse cargo. Segundo ele, Veneziano é carismático, ético, competente e fez uma grande administração a frente da Prefeitura de Campina Grande. José Maranhão disse ainda que o nome de Veneziano é unanimidade dentro do PMDB e que todo o partido está coeso em torno de um mesmo projeto.
– Não acho que seja aposta errada, é aposta certa. Nós não tínhamos um candidato, no quadro do PMDB, que mais tivesse atributo do que Veneziano para se tornar o nosso candidato nesse momento e o seu nome vai corresponder ao sentimento de mudança – destacou. O ex-governador da Paraíba ainda fez especulações sobre um possível segundo turno das eleições, em que os candidatos seriam Veneziano e Ricardo. Segundo ele, a população campinense votaria no peemedebista porque a rejeição pelo atual governador é por causa da sua maneira de administrar.
– Uma coisa que parece ser quase consensual na Paraíba é a rejeição ao governador pela sua forma de administrar o Estado, de costas para o povo, e isso gerou uma antipatia na sociedade. A situação agora é diferente porque, se você tem no segundo turno Ricardo Coutinho e Veneziano, claro que o campinense vai votar em Veneziano – assegurou.
José Maranhão revelou ainda que tem ficado impressionado com a forma como Veneziano tem recebido pelos paraibanos nos seminários do PMDB “Pensando a Paraíba”. Ele relatou que em todas as cidades, o peemedebista tem recebido uma recepção calorosa, numa prova de que os paraibanos clamam por mudanças. “Veneziano tem sido recebido como o futuro governador da Paraíba e esperança desse Estado de povo trabalhador” afirmou.
Ele não tem dúvida que o nome de Veneziano crescerá nas pesquisas quando todas as coligações estiverem formadas, e, principalmente quando campanha eleitoral começar de vez. A aposta do presidente do PMDB é que a candidatura Veneziano ganhará impulso a partir da exposição no guia eleitoral das propostas do PMDB e dos partidos aliados para recolocar a Paraíba no caminho do desenvolvimento.

Wilson Braga será homenageado amanhã (23) em Mangabeira dentro das comemorações dos 31 anos do bairro mais populoso da PB...

O jornal comunitário O Cracem, editado pelo ativista Jorge Neves, fará homenagem ao ex-governador e atual deputado estadual Wilson Braga (PV), com um café-da-manhã que será servido, a partir das 8h de amanhã (23), na praça de alimentação do Mercado Público de Mangabeira, na zona sul da Capital.
A homenagem, segundo Jorge Neves, faz parte do calendário dos eventos comemorativos aos 31 anos de fundação do mais populoso Bairro de João Pessoa, e recai, na pessoal de Wilson Braga, porque foi ele quem fez a inauguração do mesmo, no ano de 1983, em meio a uma movimentação popular registrada na história do sempre festejado núcleo habitacional. 
O ex-governador está sendo aguardado, no local do evento, em companhia de sua esposa, a ex-deputada Lúcia Braga (PV), do imenso cordão de amigos como é sempre visto, por onde quer que ande, e por assessores.

Raíssa alega perseguição do Palácio da Redenção e anuncia desistência de candidatura a deputada...

A vereadora e presidente do PSD de João Pessoa, Raíssa Lacerda, subiu à tribuna da Câmara Municipal da Capital para anunciar sua desistência da disputa por um mandato de deputada estadual. Ela atribuiu sua decisão à perseguição que vem sofrendo do Palácio da Redenção e acredita que mesmo tendo o apoio de lideranças em mais de 30 cidades, teria dificuldades de conseguir legenda para disputar o pleito. "Fui informada que existe uma conspiração no Palácio da Redenção para que o PSD me negue legenda", afirmou.
Ela também aproveitou para anunciar que deve coordenar a campanha do senador Cássio (PSDB) em João Pessoa. Raíssa foi uma das primeiras aliadas a anunciar o rompimento entre Cássio e o governador Ricardo Coutinho (PSB). O posicionamento da vereadora provocou o afastamento do seu pai, o ex-vice-governador José Lacerda, do cargo de secretário estadual de articulação política. 

Marmelada? Pesquisa de instituto registrado como “Olho D’água dos Bredos” difere dos números do IPESPE, CONSULT e 6SIGMA...

marmelada
A pesquisa divulgada hoje (22) pelo Sistema Arapuan de Comunicação (ex-empresa do secretário estadual de Comunicação Luís Tôrres) trouxe um cenário da disputa eleitoral bastante duvidoso, onde a diferença entre o senador Cássio e o governador Ricardo Coutinho cai para 13 pontos percentuais. 
Segundo as três últimas pesquisas (Consul, 6Sigma e Ipespe), a diferença menor é 20 pontos. Mas, a pesquisa do Sistema Arapuan apresenta um cenário menos ruim para o governador. Registrada sob o número 00006/2014, o levantamento mostra, na estimulada, o senador Cássio com 39,40% da intenção de votos, seguido de RC com 26,40% e o ex-prefeito Veneziano com 10,20%.
O nome de registro do instituto, que se apresenta como Múltipla (nome fantasia), é bem peculiar: "Olho D'água dos Bredos". O mais interessante é que, das últimas pesquisas pra cá, não houve nenhum movimento no ambiente político que favorecesse o governador. Muito pelo contrário, nesse intervalo de tempo, Ricardo demitiu milhares de comissionados, perdeu deputados na Assembléia e ainda sofre desgaste do debate sobre a possível reprovação das contas de governo.
Estranho, né? Esta é daquelas pesquisas que nem o próprio governador acredita... (com Kardec)

Nova pesquisa mantém Cássio na frente com 39%, Ricardo aparece com 26% e Vené tem 10%...

Foi divulgada no final da manhã de hoje (22) a pesquisa do Instituto Múltipla [de Pernambuco], contratada pelo Portal de Notícias Paraiba.com.br [do Sistema Arapuan de Comunicação], com intenções de voto dos paraibanos para governador nas eleições deste ano. Os números indicam o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) com 39,40%, o governador Ricardo Coutinho (PSB) com 26,40% e o ex-prefeito Veneziano (PMDB) com 10,20%.
A pesquisa mostra ainda que 13,80% dos entrevistados se consideram indecisos e que 10,20% pretendem votar em branco ou anular seu voto. Tendo entrevistado 1.000 eleitores entre os dias 10 e 14 deste mês, a pesquisa tem margem de erro de 3,2% e foi registrada no TRE-PB sob o número 00006/2014.

Deputado estadual Anísio Maia confirma apoio do PT ao PMDB, mas prevê derrota de Veneziano...

O deputado estadual Anísio Maia (PT) revelou, nesta terça-feira (22), que irá seguir a decisão da cúpula nacional dos petistas de apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Veneziano (PMDB), mas "sem empolgação, sem vestir a camisa, só para cumprir tabela". Anísio prevê que a candidatura de Veneziano sairá derrotada do pleito vindouro: "O PMDB vai marchar para sétima derrota consecutiva na Paraíba, pois está cometendo os mesmos erros do passado, de impor candidaturas, sem conversar com ninguém. O PMDB deveria tomar um chá de modéstia", disse.

'Operação convencimento' não deverá convencer Rômulo Gouveia...

Está em curso a “operação convencimento”, que consiste em fazer com que o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) desista de concorrer ao Senado, mantendo seu nome na chapa à reeleição de Ricardo Coutinho (PSB). Aliás, embora não afirme categoricamente, é o que mais deseja RC. Ele teria afirmado isso a meia dúzia de pessoas.
Rômulo informou ao signatário do blog que o seu projeto é o Senado da República. Vice, novamente, ele não quer nem ouvir falar. Por isso, o governador não teria ousado ainda falar com ele a esse respeito, embora tenha ordenado ao presidente do seu PSB, Edvaldo Rosas, a jogar ao meio-fio que a vaga de senador não é uma questão fechada.
É estratégico para Ricardo ter em sua vice o ainda companheiro de chapa de 2010 Rômulo Gouveia, até porque Campina Grande tende a votar no filho da terra para senador e em Cássio Cunha Lima (PSDB) ou Veneziano Vital (PMDB) para o governo do Estado. Neste caso, em especial, o candidato reeleitoral praticamente ficará sem votos no segundo maior colégio eleitoral do Estado.
Portanto, a “operação convencimento” a Rômulo Gouveia está fadada ao fracasso, assim como a perspectiva de um bom percentual de votação de Ricardo no segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. Mesmo precisando de Rômulo, porém, o governador Ricardo não faz por onde cativá-lo. Soube na manhã desta segunda (21), que RC demitiu um garçom que trabalha há mais de 10 anos com Gouveia, que solicitou a readmissão sem que tenha obtido sucesso no pleito. Resultado: Rômulo paga o salário do ex-servidor com dinheiro do próprio bolso.
O garçom-amigo de Rômulo foi demitido simplesmente porque é eleitor do senador Cássio Cunha Lima. (Marcone Ferreira)

Carlos Dunga deve protocolar pedido de licença nesta terça-feira...

O deputado estadual, Carlos Dunga, deve protocolar nesta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa da Paraíba o pedido de licença para tratar de assuntos particulares. Com a licença de Dunga, quem assume o mandato será o 1º suplente da coligação, Vital Costa, do PP.
De acordo com Carlos Dunga, essa é a primeira vez em cinquenta anos que ele tira licença do mandato. Ele fez questão de esclarecer que sua licença é para tratar de assuntos particulares e por isso não será remunerada. “Essa é a primeira vez que saio de licença, que inclusive não será remunerada”, disse.
Nos últimos dias, o deputado Carlos Dunga foi convidado para integrar a coordenação geral da pré-campanha do senador Cássio Cunha Lima ao governo do Estado. Este ano, Dunga não disputará a reeleição e quem será o candidato do seu grupo político  é seu filho Dunga Júnior.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Prefeita de Nova Olinda, Maria Ducamo retoma nesta segunda-feira suas atividades após passa por cirurgia...

Após passar por um procedimento cirúrgico, a Promotora de Justiça aposentada e atual prefeita de Nova Olinda, Drª Maria Ducarmo (PSDB), retornou nesta segunda-feira (21) ao município para reassumir os destinos do Poder Executivo. 
A prefeita afirmou que reassume o comando administrativo do município, reafirmando o compromisso de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2010, o qual segundo ela, só tem trazido progresso, desenvolvimento e alegria para a população de Nova Olinda. 
Ducarmo estava afastada do município desde o último dia 08 deste mês, quando foi submetida a uma cirurgia para retirada de cálculo vesicular, em João Pessoa. (com Ascom)

Professor João Pereira e a linda Raysllânia Jenniffer em passeio...

Ao lado o professor João Pereira e sobrinha Raysllânia Jenniffer com linda paisagem da Serra do Caiana, como pano de fundo, durante passeio...

Vale do Piancó a região com maior número de municípios cuja população encolheu em 13 anos...

Aguiar, no Alto Sertão paraibano, está entre os municípios que viram sua população encolher entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo Radar Sertanejo com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O município que tinha a população de 5.638 moradores caiu, treze anos depois, para 5.586 habitantes. Aguiar está entre as 1.178 das 5.570 cidades do Brasil que viram suas populações encolherem. Outro município da mesma microrregião do vale do Piancó que também diminuiu a população foi Igaracy. O município que 6.307 habitantes reduziu seu número de moradores para 6.2, quase 300 a menos.
De acordo com levantamento com dados do IBGE, outros municípios do alto Sertão que também encolheram foram: Santa Helena (-3,6), Poço Dantas (-1%), Diamante (-4,1%), Ibiara (-5,6%), Curral Velho (-1,1%), Boa ventura (-14,9%), Santana de Mangueira (-10,8%). O vale do Piancó foi a microrregião que teve o maior número de cidades que encolheram.
Outras cidades cresceram a população, veja: Cajazeiras (+10,8%), São José de Piranhas (+7,2%), Sousa (+8,6%), Itaporanga (+14, 2%). (com Radar Sertanejo)