sábado, 9 de julho de 2011

Secretário Scocuglia e reitora Marlene revelam ao blog que Itaporanga ganhará em 2013 um Campi do IFPB

Esta semana encontramos em Campina Grande a conterrânea Marlene Alves, magnifíca reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e o secretário estadual da Educação, Afonso Scocuglia, e aproveitamos a oportunidade para indagá-los sobre o que está reservado para Itaporanga nesta área. Antes, quero registrar o prazer em saber da própria Marlene que ela é uma leitora assídua do nosso blog, o que nos dá muita honra.
Retornando à indagação que fizemos aos dois nos foi dado, pelo secretário, a informação de que Itaporanga será sede de um Campi do IFPB, programado para 2013. Quanto à UEPB, que já anunciou implantação de um Campus em Piancó, nossa querida Marlene lembrou com tristeza fala de um vereador intaporanguense, durante evento, quando teria dito: "[...] caso não venha um Campus da UFCG para Itaporanga temos que nos contentar com a UEPB". Realmente um pensamente pequeno.
Nosso pensamento deve ser maior do que isso. Deve ser tão grande quanto o orgulho de Itaporanga em ver uma filha comandando uma universidade do porte da UEPB. Sendo Piancó a sede escolhida quem ganha é o Vale do Piancó. Na outra ponta, a notícia trista mesmo é saber que um Campus da UFCG em Itaporanga só lá pros idos de 2020, conforme programação da própria reitoria daquela instituição federal.  

RC enviou mensagem para Carlos Dunga informando sobre pavimentação da estrada de Pedra Branca

Durante pausa na última terça-feira (5) para o café, antes do desembarque do governador em Campina Grande, o ex-deputado federal e suplente de senador Carlos Dunga (PTB) fez questão de mostrar aos leitores do blog a mensagem que Ricardo Coutinho lhe enviou, via celular, informando que havia autorizado mais um pedido seu, neste caso a pavimentação da estrada de acesso ao município de Pedra Branca.
O teor da mensagem é o seguinte: "Mestre Dunga, autorizei mais um pedido seu: o asfalto da estrada de Pedra Branca. Abs. RC".
De Ricardo gov
29/06/11 08:46
O que mostra mesmo sem estar com mandato o ex-deputado continua lutando pelo progresso de municípios que lhe deram sustentação política quando preciso. Muito provavelmente o governador deverá estar em Pedra Branca durante os festejos de "João Pedro", que se realizarão nos dias 14-15 e 16 próximos,  para assinar a Ordem de Serviço para a pavimentação da PB-356, que liga os municípios de Pedra Branca a Itaporanga.
O governador recebeu no dia 28, do mês passado, em seu gabinete no Palácio da Redenção, o prefeito José Anchieta Noia, que havia feito esse pleito durante plenária do Orçamento Democrático realizada em Itaporanga. A PB-356 possui 14 km de extensão e sua pavimentação está orçada em R$ 5,2 milhões, que serão executados com recursos da Coorporação Andina de Fomento (CAF).

Editor do blog acompanha comitiva de RC e Cássio em Campina Grande desde desembarque no aeroporto JS

Após uma semana de compromissos em João Pessoa e Campina Grande retornamos neste sábado (9) a atualizar as postagens... E começamos mostrando momentos dos bastidores do périplo pela "Rainha da Borborema", na última terça-feira (5), quando da inauguração do Hospital de Urgência, Emergência e Trauma, oportunidade em que acompanhamos a comitiva (restrita) do governador Ricardo Coutinho (PSB).
O governador desembarcou no aeroporto João Suassuna, por volta das 10h40min, acompanhado do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) e do secretário Lúcio Flávio (Chefe da Casa Civil). À espera de ambos encontravam-se o vice-governador Rômulo Gouveia (PSDB), o suplente de senador Carlos Dunga (PTB), o deputado/secretário Lindolfo Pires (Chefe do Governo), o deputado estadual Toinho do Sopão (PTN), o ex-secretário Jurandir Xavier (Governo Cássio), o editor, assessores do secretário Lindolfo e o sousense Jucélio das Parabólicas.
O governador seguiu para o antigo Hospital Regional, que foi lacrada simbolicamente. Logo após rumou em direção ao Hospital de Trauma, que foi entregue à população. Depois se deslocou até emissora de rádio local, aonde conceeu entrevista. Por volta das 15h se fez presente no Restaurante de Manoel da Carne, onde foi servido um almoço para toda comitiva. Ao final, o governador foi até a residência de Shaolin para uma visita ao humorista.
O editor recebe abraço do ex-governador e senador eleito Cássio, no momento do desembarque deste e do governador Ricardo Coutinho.
Governador Ricardo Coutinho cumprimenta comitiva após desembarque
Secretário Lindolfo, o governador Ricardo Coutinho e Luis Antônio

Cagepa chama 247 candidatos aprovados em concurso; veja lista que contempla quatro cidades do Vale

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba divulgou hoje (9) lista de convocados que foram aprovados no concurso público realizado no ano de 2008 para preenchimento de vagas existentes no seu quadro efetivo de pessoal. Diferentemente do que a assessoria divulgou ontem (8), quando foi anunciado que o governador Ricardo Coutinho (PSB) havia autorizando a contratação dos concursados, não foram convocados 249 pessoas e sim 247. A lista foi divulgada no site do Governo do Estado.
Os convocados deverão comparecer à sede da empresa em João Pessoa, localizada Rua Feliciano Cirne, no Bairro de Jaguaribe, a partir da próxima terça-feira (12). Lá serão feitos exames médicos e também será necessário apresentar os documentos necessários para a posse. O prazo vai até o dia 25.
A convocação dos concursados, e consequente demissão de comissionados foi uma das reivindicações dos funcionários da Cagepa , que fizeram greve nesta semana. O concurso ofereceu vagas para os cargos de agente operacional, motorista, laboratorista, operador de equipamento, analista de sistemas, agente de manutenção, atendente comercial e leiturista.
No vale do Piancó os convocados para o cargo de Agente Operacional, são os seguintes:
Catingueira - Rene Wellinhton Araújo e Glaudoberto Cirilo de Carvalho; Diamante -  Cícero Eugênio Pereira; Piancó - Robson Ferreira Nunes; e São J. de Caiana -  José Barnabé de Lima Filho, Manoel Lemos da Silva, Edimar Sabino de Souza e Valter Carnaúba de Sousa.
Obs.: José Barnabé de Lima Filho é o atual diretor do escritório da Cagepa em Itaporanga.

Momentos da inauguração do Hospital de Trauma-CG clicados pelo blog...

Na última terça-feira (5), ainda, conferimos in loco a inauguração do Hospital de Urgência, Emergência e Trauma "Dom Luiz Gonzaga Fernandes, feita pelo governador Ricardo Coutinho em Campina Grande. Ao chegarmos lá encontramos, dentre tantos amigos, os prefeitos Anchieta Nóia (Pedra Branca) e Zé Alencar (Santana dos Garrotes). Na oportunidade, o público presenciou mais uma vez a demonstração de amor que os campinenses nutrem pelo o ex-governador Cássio Cunha Lima (abaixo durante discurso), que foi ovacionado quando de sua chegada.
 Acima, prefeito Zé Alencar e o suplente de senador Carlos Dunga. Logo abaixo, Zé Alencar, Anchieta Nóia e o editor...
Antes de inaugurar esse novo equipamento o governador juntamente com o senador eleito, e toda comitiva, estiveram no antigo Hospital Regional para simbolicamente fechar definitivamente àquela Casa de Saúde, que por anos atendeu todo o interior do estado. 
 Acima, chegada do governador e comitiva no antigo Hospital Regional; Abaixo, o senador eleito Cássio é cercado pela imprensa estadual. 
 Ricardo, Cássio e Rõmulo lacram as portas do antigo Hospital Regional de CG

Aparecida Ramalho: exemplo de competência quando gerenciou o Cooperar em Itaporanga

Outra grata surpresa, que tivemos durante passagem por Campina Grande esta semana, foi reencontrar a amiga Aparecida Ramalho uma das mais festejadas "confrades" da Família Pereira/Pinto em Itaporanga, liderada pela baluarte dona Dalvinha. Aparecida comandou com muita competência, responsabilidade e decência a Gerência Regional (Vale do Piancó) do Projeto Cooperar, durante o Governo Ronaldo Cunha Lima, à época P.A.A.P.
Sob seu comando o Projeto Cooperar executou ações proporcionando o desencolvimento, principalmente das comunidades rurais, nos municípios do Vale do Piancó. Até os dias atuais sua marca é exaltada pela correção com que àquele órgão era dirigido em Itaporanga. Hoje, Aparecida exerce funções e dá importante contribuição em Campina Grande.
Mesmo após sua saída de Itaporanga, Aparecida sempre manteve contatos conosco, principalmente, Rosimere, Roméria... 

Governo chama 100 agentes penitenciários aprovados em concurso público realizado em 2008

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial, deste sábado (9), a convocação de 100 agentes penitenciários que foram aprovados em concurso público realizado em 2008. Antes de serem contratados de fato, os convocados terão que passar pelo curso de formação, que é a última etapa do concurso.
De acordo com o edital publicado pela Secretaria de Administração, os candidatos devem se inscrever para o curso de formação entre os dias 18 e 22 de julho na sede da Escola de Serviço Público do Estado, que fica no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Os que não comparecerem serão considerados desistentes. As aulas estão marcadas para terem início no próximo dia 15 de agosto.
O governador Ricardo Coutinho tinha anunciado, no último dia 28, que convocaria os candidatos classificados no concurso. Segundo ele, convocação só foi possível graças à melhora do equilíbrio fiscal da Paraíba e às medidas de contenção de despesas adotadas. Antes disso, a questão do concurso chegou a ser levada para à Justiça.
Em janeiro o juiz Miguel de Britto Lyra Filho determinou a convocação dos aprovados sob pena de multa diária de R$ 500,00. No entanto, no mês de abril o Tribunal de Justiça proferiu decisão desobrigando o Estado a contratar de imediato os concursados. (JhonathanOliveira)

Vereador de Conceição aponta falta de compromisso político e diz que continua luta pelo campi do IFPB

O vereador Stherlan Emanuel (PCdoB), de Conceição, viu com grande decepção o nome de Conceição não ser citado pelo reitor João Batista no plano de desenvovimento do IFPB quando este fez o seguinte pronuncioamento: "O IFPB conta hoje com nove campi em funcionamento, cinco deles em estágio de instalação. Além disso, estima-se que nos próximos meses, a instituição tenha mais seis campi avançados nos municípios de Santa Rita, itabaiana, Esperança, Catolé do Rocha e Itaporanga".
De acordo com o comunista, Conceição não consta nesta lista por falta de compromisso de diversos políticos que foram votados em Conceição. "Votei em Wilson Filho e até o momento ele não apareceu aqui nem para perguntar se teríamos alguma reivindicação para ser apresentada pelo seu mandato. É uma falta de compromisso para com seus correligionários", disse o vereador.
Stherlan afirma que os únicos deputados que lutaram pelo IFPB, quando estavam na Câmara Federal, foi Wilson Braga que teve audiência com o ministro da Educação; e, quando estava na Assembléia Legislativa, Rodrigo Soares que conseguiu realizar junto à Câmara Municipal (um requerimento da autoria do edil) uma audiência pública com a presença do reitor João Batista para debater o tema.
"Porém, faltou empenho do poder executivo que se calou sobre essa relevante luta, não propôs a doação de um terreno, nem se quer usuou da força política para lutar pelo campi do IFPB para Conceição. Não sei se atribuiu essa omissão a falta de competência ou interesse", comenta o vereador.
Stherlan, ainda, pontua que os prefeitos e vereadores de Ibiara, Bonito de Santa Fé, Santa Inês, Santana de Mangueira e Diamante devem se manifestar em prol deste instituto para a região: "Não podemos mais perder tantos jovens com tanto potencial para o corte de cana, não é justo e o político que tem o mínimo de compromisso para com a sua cidade deve lutar". Ele, inclusive, deixa o e-mail para contatos: stherlan2008@hotmail.com

NAE defende constitucionalidade do Exame da OAB

O presidente do Núcleo de Apoio aos Estagiários dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba, Léo Vieira (foto), defende a legalidade e a constitucionalidade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que é exigido pelo Estatuto da Advocacia e da OAB.
Léo Vieira entende que é preciso observar o exemplo norte-americano de que não "basta ter o diploma da Universidade, pois o bacharel em Direito tem que provar, perante a Ordem - uma entidade privada -, que está capacitada a defender direitos e interesses da sociedade, aos quais se encontram valores relevantes, como a liberdade e a justiça, por exemplo".
Para o exercício de qualquer profissão, os profissionais devem ser testados e capacitados, visando desempenhar bem as suas atividades com competência e zelo. Portanto, os bacharéis em Direito devem continuar se submetendo ao Exame da Ordem, pois isso só contribui para um melhor exercício profissional.
"As universidades devem cobrar mais empenho e preparação dos alunos, para que possam apresentar um melhor desempenho no momento em que se submetem ao Exame, que é importante e indispensável no exercício da advocacia. Quem defende a sua extinção, não tem nenhum compromisso com os valores éticos, com a liberdade e a justiça", comentou.
Para o presidente do NAE, a OAB-PB deve continua na luta de forma intransigente em defesa da realização do Exame, que se constitui num instrumento valoroso que merece o apoio e apreço dos profissionais qualificados e da sociedade de um modo geral.

O CELL abre vagas em curso técnico de enfermagem

O Centro Educacional Lacerda LTDA (CELL) está com matrículas abertas até o dia 30, do corrente, para formação de uma nova turma do curso Técnico de Enfermagem. O início das aulas está previsto para o próximo mês de agosto e para efetivar a matrícula os interessados devem procurar Marciara na Rua São José, no município de Conceição, ou ligar para: (83) 9600-7111. Aproveita esta grande oportunidade, pois trata-se de um ótimo investimento e as vagas são limitadas.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Piancó: Planejamento da rede municipal foi realizado com sucesso e contou com presença da prefeita Flávia

 Prefeita Flávia fala aos educadores municipais
A Secretaria Municipal de Educação de Piancó realizou, neste fim de semana, na Escola Estadual Santo Antônio, o planejamento com vistas ao segundo semestre do ano letivo de 2011 para as escolas que fazem parte da rede municipal destinado aos professores, coordenadores, diretores e vice-diretores.
Na oportunidade, o Prof.º de ciências Tião, destacou que o período do planejamento escolar é um momento privilegiado para que os professores da rede municipal adquiram e ampliem seus conhecimentos com vistas a estabelecer o ponto de partida, as expectativas de aprendizagem e a avaliação e planejamento pedagógico, e principalmente quando se reúne para debater, e trocar experiências, trazer mais a família para a sala de aula.
"Esse planejamento é de grande importância não só para os professores mais também para o município. É um momento em que o professor pode aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências para a execução do seu trabalho durante o ano letivo e é isso que nós estamos fazendo com grande propriedade. Nós acreditamos que investindo na formação do professor e valorizando o professor, você imprime uma política de qualidade de ensino e isso vai refletir na sala de aula na qualidade de trabalho com as nossas crianças", afirmou professor de história Lindebergue.
Durante o planejamento a secretária de educação, a Prof.ª Rita Cavalcanti, fez questão de salientar a preocupação que a Prefeita tem com a educação de crianças e jovens. "A Dra. Flávia Galdino tem sensibilidade e preocupação com a educação municipal. Eu particularmente estou muito feliz com a administração da qual faço parte. Dra. Flávia é muito sensível às necessidades da educação e me deu autonomia pra na hora de dizer sim, diz sim na hora de dizer não diz não, isso é porque estamos pensando no município, numa nova parceria para um novo trabalho na educação. Então eu realmente estou contente e a vontade e encerro dizendo que a educação não tem preço", afirmou a secretaria.
Encerrado esse encontro, os professores retornaram às atividades já com aulas regulares, a partir desta segunda-feira (04), em todas as unidades escolares da rede municipal. A prefeita prestigiou a abertura do evento, acompanhado da secretária Rita Cavalcanti, do Diretor de Comunicação, o radialista Esmaildo Pereira, e da Diretora escolar Peta. Por sua vez, Dra. Flávia destacou a importância dos cursos de qualificação para a melhoria contínua do ensino e valorização do professor.
Flávia recebe o carinho dos educadores da rede municipal
“Este é um momento impar onde agente tem uma escuta privilegiada, é uma oportunidade única pra ver o precisa melhorar para o segundo semestre, como por exemplo a melhoria de estradas, a implantação da escola tempo integral em fim buscar os direitos garantidos com lutas e conquistas, digo que nada substitui o educador. A tecnologia e os conhecimentos teóricos ajudam o professor no repasse de informações e na troca de experiências com os alunos”, acrescentou.
A prefeita voltou a afirmar que toda a transformação positiva da sociedade passa pela Educação. “Vocês estão no caminho certo e temos orgulho da equipe que faz a rede municipal de ensino de Piancó, e o principal papel da escola é ensinar ao aluno a ter o conhecimento do seu potencial, ter sua auto estima preservada, ensinar ao aluno que ele é um cidadão e tem que lutar pelo seu espaço, e é tão capaz como qualquer outro de conquistar seus objetivos e seus sonhos”, completou Flávia Galdino. (com Ascom)

Agricultores de Diamante mais três cidades têm quase R$ 800 mil aprovados através do crédito fundiário

As liberações podem chegar a 40 mil por família, afirma Nivaldo
Mais 21 famílias tiveram os pedidos de empréstimos aprovados através do crédito fundiário na Paraíba. Essas são as primeiras solicitações feitas no Estado depois que o Instituto de Terras e Planejamento Agrícola (Interpa), responsável pelo programa do Governo Federal, mudou o sistema e agilizou a liberação dos empréstimos, que hoje ocorre em até 120 dias.
As propostas de financiamento são analisadas, rotineiramente, por uma câmara técnica formada por instituições e entidades ligadas às questões fundiárias no Estado. Desta vez, a equipe acatou os pedidos de empréstimos para famílias que moram em Diamante, Pocinhos e São Sebastião de Lagoa de Roça, aprovando um montante de R$ 787.384,35.
“Não vimos problemas nesses pedidos, mas às vezes eles não são aceitos porque as famílias que solicitam o crédito não preenchem os requisitos necessários ao programa ou esquecem de repassar alguns dados importantes para o andamento dos processos”, explica Nivaldo Magalhães, presidente do Interpa.
Segundo ele, antes de dar entrada no crédito o solicitante precisa se informar sobre o programa ou saber a razão de o pedido não ter sido aprovado. “Tem solicitação de empréstimo que não é aprovada devido a algum problema de documentação ou irregularidade verificada pelos técnicos do Interpa”, disse Nivaldo, ressaltando que o Instituto criou um sistema de acompanhamento dos pedidos através do seu site.
“Agora, quem solicita o empréstimo poderá verificar no site do Interpa como está o andamento do processo. Se o pedido foi aprovado, se faltou alguma documentação para que ele fosse contratado ou qualquer outro motivo. Assim, o solicitante poderá corrigir o problema e ter o pedido reavaliado a ponto de receber a primeira parcela do dinheiro no prazo de 120 dias”, diz Nivaldo Magalhães.
Crédito fundiário – O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário, e oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural com financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária à produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo.
O público do PNCF é composto por agricultores e agricultoras rurais sem terra, na condição de diarista ou assalariado; arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros e proprietários de minifúndios, cuja área não atinja a dimensão da propriedade familiar definida pelo Estatuto da Terra. O potencial beneficiário deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. O Programa prevê ainda ações de incentivo às mulheres, jovens e negros rurais contemplando ainda projetos especiais para o convívio com o semi-árido e o meio ambiente.
O programa possui condições diferenciadas de acordo com o valor do financiamento contratado. As liberações podem chegar a R$ 40 mil por família, na Paraíba, com pagamento em até 20 anos, incluindo três anos de carência. (com Ascom)

PCdoB realizou conferência neste domingo em Piancó

O Comitê Municipal do PCdoB em Piancó realizou, neste domingo (03), uma Conferência com a participação de todos os filiados/comunistas local. A sindicalista Alci Lacerda fez uma ligeira explanação, na oportunidade, sobre a originalidade do partido e comentou sobre a reorganização no município, elevando o número de filiados buscando maior força em defesa do trabalhador e projeto do partido em Piancó será lançar candidatos ao legislativo-mirim nas eleições municipais do ano que vem.
A presidente dos comunistas em Piancó falou, ao blog, ainda, do seu empenho no movimento sindical e da organização da categoria, à qual representa: a Educação. Estiveram prestigiando a conferência o sindicalista Manoel Miguel Alves e Edinamar Cristovão, os quais são membros do Comitê Estadual do PCdoB na Paraíba. Em sua fala, Manoel Miguel expressou que sua militância junto ao partido está inserida nos movimentos sociais e também no trabalho que vem fazendo para fortalecer o partido em todos os municípios do estado, para que em 2012 tenha candidatos a prefeito e vereador.

Ex-governador Cássio Cunha Lima entra com liminar no STF para tomar posse imediata no Senado

Nesta segunda-feira(4) se inicia mais um capítulo da novela Cássio Cunha Lima e a posse no Senado Federal. O senador eleito entra hoje com pedido de liminar junto ao Supremo Tribunal Federal -STF para tomar posse imediata no Senado.
A Ação Cautelar pode permitir que Cássio assuma a cadeira de senador antes do julgamento dos agravos regimentais impetrados pela Coligação Paraíba Unida, em favor do senador Wilson Santiago. O julgamento foi adiado devido à problemas de saúde do ministro Joaquim Barbosa.
A confirmação do ingresso da liminar no STF foi confirmada por Cássio no seu twitter na última sexta-feira (01). "Entramos com pedido cautelar. Meu bom direito já foi admitido pelo Min. Joaquim Barbosa. Resta aguardar o respeito a decisão do STF. dia 1 de julho".

Ex-prefeito Fábio Arruda entrega cargo na Funasa-PB

O ex-prefeito do município de Boa Ventura, Fábio Arruda (foto) entregou o cargo de diretor-administrativo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na Paraíba, sem qualquer constrangimento. Ele foi indicado para o cargo, ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo então deputado federal Wilson Braga (PMDB) - que atualmente é deputado estadual.
Fábio ressalta acentuado crescimento na carga de compromissos políticos que tem para com a população de Boa Ventura, sobretudo, em razão da campanha eleitoral de 2012 que já se vai desenhando, em todo o estado. O ex-prefeito diz, ainda, que durante todo o tempo em que esteve à frente do cargo pôde cumprir com o papel que lhe foi reservado, pela direção estadual e nacional do órgão, com modéstia e cavalheirismo, de forma que sai, de lá, sem arestas com quem quer que seja, tampouco com os gestores públicos que mantém parceria com a Funasa. (com Ascom)

Mesmo sem posse, Lindolfo cumpre papel e recepciona autoridade européia hoje no Palácio da Redenção

Mesmo ainda não empossado, o que deveacontecer no final da tarde hoje, o novo chefe do Governo da Paraíba, deputado Lindolfo Pires (DEM) cumpre nesta segunda-feira sua primeira atividade na pasta. Ele recebe o embaixador da Bélgica, Claude Misson, que passa todo o dia no Palácio da Redenção em audiência com reitores de universidades da Paraíba. A Bélgica tem interesse em estabelecer um intercâmbio universitário com as instituições da Paraíba. À noite, o embaixador janta com o governador Ricardo Coutinho (PSB).

domingo, 3 de julho de 2011

Eleições na Aspas: Chapa de Assis Camelo tem nomes do Vale - Manoel Raposo e os ex-prefeitos João Franco (Itaporanga) e Edvaldo Leite (Piancó)

Como publicamos, semana passada, a Associação dos Procuradores da Paraíba (Aspas) estará realizando no próximo dia 22 eleições para escolha de novo comando ou manutenção do atual. Encabeçando a chapa oposicionista aparece o nome da advogada Sanny Ribeiro Japiassu, suplente do senador Wilson Santiago (PMDB), e dentre os nomes que compõe sua chapa está o do Procurador do Estado - Classe Especial -  ex-interventor do município de Itaporanga, Dr. Murilo Bernardo.
Já o atual presidente da Aspas, ex-deputado estadual Francisco de Assis Camelo (há duas décadas no comando) apresenta dentre os componentes da chapa que concorre à reeleição três nomes ligados ao Vale do Piancó, que são: o do ex-prefeito João Franco da Costa (Itaporanga) que foi afastado do cargo na década de oitenta e teve como sucessor/interventor justamente Murilo Bernardo (que compõe a chapa de Sanny); Manoel Raposo da Costa (editor da Revista Tribuna) que foi candidato à vice-prefeito nas eleições de 2008 em Ibiara; e o ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas (Piancó).
A chapa completa é a seguinte: Francisco de Assis Camelo (Presidente); Hepérides Duarte Leite (vice-presidente); Conselho Deliberativo: Aldson Viana Salgado, Antônio Fernandes Filho, Aramis Alves Ayres, Clenato Gomes Pereira, Diene Maria Alexandre Albuquerque Camelo, Elmirando Alves, Elson da Cunha Lima, João Franco da Costa, José Maria da Silva Madruga, Luiz Gonzaga de Carvalho, Maria José T. Lopes, Manoel Nobre Leite, Manoel Raposo da Costa, Pedro Adelson Guedes dos Santos, Reginaldo Pereira da Costa e Waldir Lira dos Santos Lima; Conselho Fiscal: Evaldo Gonçalves de Queiroz, João Bosco Pereira e Jorge Gilson pereira dos Santos; Suplentes: Edvaldo Leite de Caldas e Miguel Targino da Rocha Neto.    
As eleições serão realizadas no formato tradicional (em urnas de lona e cédula de papel) a ser presididas por Johnson Gonçalves de Abrantes (representante do Conselho Deliberativo da associação) envolvendo um universo de aproximadamente 150 votantes (entre procuradores aposentados e também aqueles da ativa). (Ascom)

Nova lei de prisões entra em vigor a partir da zero hora desta segunda-feira (4) em todo Brasil

Na dúvida entre deixar um inocente preso ou um culpado solto, a primeira alternativa sempre deve prevalecer. A nova lei 12.403/11, que começa a vigorar nesta segunda-feira, se sustenta, nas suas entrelinhas, nessa ideia. Ela diminuiu a quantidade de hipóteses do acusado ser preso em flagrante. Não cabe mais prisão preventiva para os crimes com pena prevista de até quatro anos e a fiança ainda pode ser arbitrada pelo delegado de polícia.
Homicídios e furtos simples, porte ilegal de arma, falsificação ideológica, receptação e violência doméstica estão entre os crimes com pena prevista de até quatro anos. E será embasado nesta lei que o Judiciário deverá reavaliar os processos de 45% da população carcerária da Paraíba, percentual correspondente aos presos provisórios. Se cumprida a nova legislação, a parcela de presos provisórios que se encontre dentro das condições da nova norma deverá ser solta.
De forma superficial, o trâmite de uma prisão em flagrante ocorre da seguinte forma: a autoridade policial prende o acusado patricando algum crime. O acusado é detido e o juiz opta pelo relaxamento da prisão ou pela prisão preventiva. Com a lei 12.403 o processo muda. Os delegados podem determinar fiança para os crimes de até quatro anos e, nas penas maiores, o juiz deverá optar pela prisão preventiva em último caso.
Primeiro, deverão ser adotadas as medidas cautelares, conforme as prerrogativas do acusado e a interpretação que o juiz dará ao caso. Numa situação em que um réu primário, por exemplo, cometa um homicídio doloso, o crime pode ser passível de fiança. Segundo a nova lei, as fianças podem variar entre R$ 108 e R$ 108 milhões, valor que também caberá ao juiz decidir.
A lei é motivo de comemoração pra uns e de dúvidas para outros. Se, por um lado, podemos evitar que um pai de família seja preso por porte ilegal de arma, com o pagamento de fiança, a Lei 12.403 também diz que grávidas a partir de sete meses só podem ter a prisão domiciliar decretada. "Se a traficante for uma grávida ou idoso, como fica?" questinou um advogado criminalista.
Além das várias interpretações que a lei pode ter, ela também tem sido alvo de críticas porque é apontada como uma medida para desafogar o sistema penitenciário brasileiro, reconhecidamente superlotado. A participação do Estado como fiscalizador das medidas cautelares é posta na berlinda. Uma das cautelares prevista em lei é a tornozeleira eletrônica (Na Paraíba o secretário Harrison Targino já solicitou a compra de mais de 1.200 tornozeleiras). Outra é o recolhimento domiciliar no período noturno. (paraibajá)

Veja alguns momentos clicados pelo Política&Negócios

Atendendo pedidos dos leitores postamos, agora, um pouco das imagens clicadas pelos irmãos e amigos do Portal Políticas & Negócios da primeira noite de festa em Itaporanga, na última segunda-feira (27), que superou todas as expectativas e se consagrou, sob a atual gestão, como um evento de sucesso total. A abertura do São Pedro 2011 teve a presença de cerca de 35 mil pessoas na avenida Getúlio Vargas. Caso você queira conferir o album completo é só acessar: Políticas & Negócios
 Prefeito Djaci discursando na abertura do evento
 Batista Lima com o prefeito Djaci e a primeira dama Kátia Brasileiro
 A feste contou com a presença de muitos jovens
 Prefeito Djaci e a primeira dama Kátia observam a festa do alto do camarote oficial
 Batista Lima com Ricardo, Karina, prefeito Djaci e primeira dama Kátia
 Prefeito acenando para a multidão 
 Público aplaude o prefeito Djaci pelo sucesso do evento

Gilberto Kassab diz que diretório do PSD na Paraíba nasce como um dos mais fortes do país

O  prefeito de São Paulo e principal articulador da criação do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, fez o lançamento da legenda em João Pessoa no início da tarde deste sábado (2), na Sede da Asplan. Acompanhado do vice-governador Rômulo Gouveia, que conduz a criação do partido na Paraíba, e de várias lideranças políticas que já manifestaram interesse em ingressar no PSD, Kassab disse, em coletiva a imprensa, que o partido já nasce no Estado como um dos diretórios mais importantes do país.
“O PSD na Paraíba é um dos principais estados que apóiam a legenda. Ele já nasce com o seu vice-governador à frente, com deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, candidatos a prefeitos e estará já nos próximos dias realizando suas convenções em 10% dos municípios paraibanos para que ainda na primeira quinzena de julho possa realizar a sua primeira convenção estadual e, simultaneamente, certificar as suas assinaturas de apoio. Eu tenho a absoluta certeza que a Paraíba será um dos principais baluartes do PSD no país,” disse Kassab.
Durante a entrevista, Kassab ainda criticou os adversários políticos que tentam desestabilizar a criação do partido e afirmou para os pretensos filiados que o PSD terá legenda assegurada para as eleições municipais de 2012.
Além das lideranças paraibanas, Kassab garantiu que o PSD já conta com o apoio de importantes políticos de 20 estados da Federação, a exemplo dos vice-governadores Guilherme Afif Domingos (São Paulo), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Otto Alencar (Bahia), Chico Daltro (Mato Grosso); do senador Sérgio Petecão (Acre); do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; 40 deputados federais, com a possibilidade concreta de mais 15 adesões, mais de 100 deputados estaduais, mais de mil vereadores.
“Diante de todo esse apoio, alguém ainda pode imaginar que esse partido não está pronto? Alguém pode imaginar que esse partido não conseguirá retificar 500 mil assinaturas? Alguém duvida? Estão vendo o tamanho do partido? É uma infantilidade, é um terrorismo que os adversários querem fazer para que nos causem alguma preocupação, muito pelo contrário, isso mostra a preocupação que eles têm com o PSD, e se estão preocupados é porque estamos no caminho certo”, comentou.
Após a coletiva, Gilberto Kassab e Rômulo Gouveia fizeram o lançamento de cerca de 130 diretórios municipais do PSD na Paraíba. Na ocasião, ainda foram oficializados os nomes da vereadora Raíssa Lacerda como futura presidente do Diretório Municipal de João Pessoa, e do deputado Estadual e atual Secretário de Estado da Articulação Municipal, Manoel Ludgério, como presidente do Diretório de Campina Grande.
A solenidade contou com a presença de importantes lideranças, a exemplo do ex-governador e atual deputado Estadual Wilson Braga e de sua esposa a ex-deputada Lúcia Braga; do ex-vice-governador José Lacerda Neto; do deputado federal Romero Rodrigues; entre outros. (wscom)