sábado, 15 de junho de 2013

SUDEMA autua a mineradora Coto, em Pilões no município de Piancó...

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba SUDEMA, fez inspeção com fiscalização a Mineradora COTO nesta tarde do dia 12 de Junho de 2013 às 16h e 55 minutos. As atividades da Mineradora estão sendo exercidas na Serra de Pilões no Município de Piancó PB, estando situada em uma área da serra conhecida por murrão de boi

Na oportunidade os fiscais Valdenilson da Silva Vasconcelos e Fabio Alberto de Sousa Paiva constataram que a atividade da mineradora encontra-se no momento com licença de operação, mas em seguida observaram que uma das condicionantes, nº 5 foi quebrada, o mesmo fala sobre a obrigatoriedade da fixação das placas sinalizadoras da atividade, as mesmas são padronizadas e estão disponíveis no Site do órgão ambiental SUDEMA.

A ONG S.O.S. Rio Piancó acompanhou a fiscalização, em seguida os parabenizou pela percepção que os mesmos tiveram diante da Lei: 6.938 do Licenciamento Ambiental, que em seguida lavraram o alto de infração baseado na Lei; 9.605 dos crimes ambientais, no qual foi assinado pelo responsável no momento Sr. Everaldo da Silva. (com 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

TJPB ganha nova sala de sessões e presidente não descarta novas vagas

A nova Sala de Sessões do Tribunal Pleno do Poder Judiciário da paraíba foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (13), pela presidente do TJ, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. Denominada "Desembargador Manoel da Fonseca Xavier de Andrade", a nova sede plenária passa a funcionar no antigo auditório "Wilson Pessoa da Cunha", no prédio anexo Administrativo do Tribunal.
O novo pleno possui 27 assentos para desembargadores e uma área com capacidade para 186 pessoas. Em relação a probabilidade de novos membros para a Corte, a presidente explicou que toda gestão precisa pensar na possibilidade de crescimento. "Hoje somos 19, mas sabemos que o número de processo cresce muito, por isso fizemos um maior número de assentos. Ainda não temos perspectivas porque tudo depende da questão orçamentária, mas teremos tempo para preenchê-las", disse.
A sala possui características diferentes da anterior, por ser mais ampla, com recursos de internet e câmaras para transmissão ao vivo das sessões. A antiga sala do Tribunal Pleno fará parte do memorial histórico do TJPB e se tornará parte do museu. 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Senador Vitalzinho anuncia recapeamento da BR-426, no trecho Piancó-Santana dos Garrotes, durante visita do prefeito Élio Ribeiro.

O senador Vital do Rêgo (PMDB) recebeu em seu gabinete, em Brasília, a visita do prefeito de Santana dos Garrotes, Élio Ribeiro (PT), e foi logo anunciando a conquista do recapeamento da BR-426, entre Santana dos Garrotes e Piancó. Vitalzinho reafirmou o seu compromisso de continuar trabalhando para conseguir recursos para Santana dos Garrotes e todos os municípios paraibanos.
O prefeito agradeceu a recepção do senador e lembrou que Vitalzinho tem sido um dos parlamentares que  mais trabalha pela Paraíba, tendo uma preocupação especial com os pequenos município. Élio estava acompanhado do vice-prefeito Dedé de Zé Paulo. (com Ascom)

Governo do Estado paga 1ª parcela do 13º nesta sexta-feira e anuncia pagamento de junho...

Os servidores estaduais, da administração direta e indireta, recebem nesta sexta-feira (14) a antecipação do pagamento de metade do 13º salário. A folha está orçada em quase R$ 104 milhões e foi calculada com base no salário liquido do servidor. A secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, também confirmou o pagamento da folha de pessoal referente ao mês de junho no dia 28 (sexta-feira), para aposentados, pensionistas e para os servidores da ativa. Em trinta dias, o governo injetou mais de R$ 500 milhões na economia do Estado, somando a folha de maio, junho e a primeira parcela do 13º. "O pagamento deste montante é fruto de um esforço concentrado, que visa o aquecimento da economia do nosso Estado e valorização do funcionalismo", afirmou Livânia Farias.

Equipe coordenadora do 'São Pedro 2013' fala no Correio Debate sobre estrutura montada para os festejos juninos em Itaporanga...

A equipe organizadora do 'São Pedro 2013' de Itaporanga, composta pelos secretários municipais: Welton Tomaz (Chefe de Gabinete), Danielle Dantas (Desenvolvimento Econômico) e Jailma Souza (Administração e Finanças), acompanhados de Rilmara Galvão e Marta Ribeiro (Ascom), esteve nesta quinta-feira (13) participando do Correio Debate local, apresentado excepcionalmente por Nena Martins, para reforçar convite os forrozeiros do Vale do Piancó para prestigiar os festejos juninos na 'Rainha do Vale'.
Na oportunidade, Welton confirmou informação dada pelo Blog anteontem de que o prefeito Audiberg Alves estaria analisando estender a festa, que acontece nos dias 28 e 29, até o dia 30 (domingo), novidade que está praticamente assegurada. O secretário listou para os ouvintes todas as atrações que se apresentarão durante o evento, dentro da programação oficial, e lembrou de novidades como o "Buzão do Forró" e o "Festival Grastronômico", agendado para acontecer no dia 28, do meio-dia até às 17h.
Ainda durante sua participação, ele revelou que instantes antes havia se reunido com o comando do 13º Batalhão de Polícia Militar para tratar sobre a segurança pública durante os festejos e o trânsito, no centro de Itaporanga. Frisou que o assunto também estará em pauta a ser tratada durante reunião agendada com a Promotoria de Justiça da comarca local. Anunciou que a prefeitura estará disponibilizando cerca de 20 banheiros químicos, estrategicamente distribuídos pela 'áreas de espace' da Avenida Getúlio Vargas, para que os forrozeiros, visitantes e turistas, possa alcançá-los de forma mais rápida.
A Programação Oficial do São Pedro 2013:
Dia 15 - Na ASFITA com Os Gonzagas e Saulo & Forró de Lamparina
Dia 21 - Tradicional São João no Conjunto Chagas Soares
Dias 24 e 26 - Quadrilhas nos Bairros
Dia 27 - Quadrilha dos Programas Sociais e Servidores
Dia 28 - Tenda do Forró [repente e rima]
              Forró Pé-de-Serra [a partir das 18h]
              Os Gonzagas, Saulo & Forró de Lamparina, Forró do Bom e Gabriel Diniz
Dia 29 - Festival Gastronômico no Campestre
              Buzão do Forró [Praça - Campestre]
              Forró Pé-de-Serra [a partir das 18h]
              Clã Brasil, Forró Tinindo, Dorgival Dantas e Luan Estilizado


São João de Igaracy terá as bandas Espora de Ouro, Cascavel e Amazan, além da apresentação de quadrilhas juninas, corrida de jegue...

A Prefeitura Municipal de Igaracy preparou uma grande festa para comemorar os festejos juninos do município deste ano. No próximo dia 19, será realizado o 'Arraiá das Escolas' no Terreirão do Forró, a partir das 20h com a Banda Maçã com Mel; no dia 20, acontece a tradicional Corrida de Jegue, a partir das 16h, e às 20h o 'Arraiá' do Bairro Padre Aristides com apresentação das bandas: Forrozão Dcybez, Kanara & Forrozão S/A; no dia 21, apresentação de quadrilhas no Terreirão do Forró, a partir das 20h, com as bandas: Forró a Mil, Edmilsinho & Forrozão Espora de Ouro; e no dia 22, apresentação da quadrilhas da Secretaria Municipal da Ação Social, no Terreiro do Forró, a partir das 20h, com as bandas: Flor de Lotús, Cascavel e Amazan. 
A apresentação das quadrilhas juninas da Ação Social é um dos momentos mais aguardados pela população local, devido o valoroso trabalho que lá é desenvolvido pela secretária Maria das Dores e sua equipe. Uma programação bastante eclética preparada pela atual prefeita Deusinha.

Para unir oposições, PMDB já admite até apoiar outro nome em lugar de Veneziano Vital do Rego

Parece que, ao contrário de outras ocasiões, o PMDB está convicto de que, divididas, as oposições não chegarão a lugar nenhum em 2014. Por isso, o partido admite até substituir o pré-candidato a governador, Veneziano Vital do Rego, caso apareça um nome em melhores condições eleitorais até o ano que vem. Mais ainda, o escolhido pode até ser de outro partido, desde que represente as oposições.
O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Raniery Paulino, disse que o próprio Veneziano está ciente dessa disposição do partido, cujo objetivo maior é derrotar o governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato natural a reeleição. “Veneziano já disse que abre mão da disputa, se for o caso. No nosso partido, não há lugar para intransigência”, afirmou Raniery.
Não por acaso, os dois (Raniery e Veneziano) prestigiaram a filiação do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, ao PEN do deputado Ricardo Marcelo. Veneziano ainda sonha em consolidar sua candidatura e ter Agra como vice. Mas, pelo que disse o líder do seu partido, corre contra o relógio para alcançar tal objetivo.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Expectativa grande para show de Marco Antônio - O Negrão Abençoado em Itaporanga, no dia 06 de julho...

É grande a expectativa para o "1º Abala Itaporanga Para Cristo", agendado para o próximo dia 06 de julho, e que é promovido pelo Hotel Brisa do Vale - do amigo Shelldon Ferreira. O evento terá como estrela o cantor [e deputado federal pernambucano] Marco Antônio "O Negrão Abençoado" - maior cantor gospel do Brasil. Marco Antônio, que percorre uma carreira de 23 anos, iniciando profissionalmente aos 16 anos, somando 2 DVD's e 45 CD's já vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o Brasil.
Em conversa com o Blog, na noite desta quarta-feira (12), Shelldon disse que este será um grande evento a ser realizado em Itaporanga, que necessita muito de shows desse nível por ser uma cidade muito carente de eventos gospel. Por esse motivo decidiu realizar este grande e esperado evento na 'Rainha do Vale', para onde virão caravanas de toda a região. Em verdade, será um show histórico e especial com a apresentação de um ídolo do meio cristão. 
Marco Antônio tem um público fiel e segmentado: "Estamos trabalhando para ser um grande evento, que com certeza será histórico, tanto para os fãs, quanto para o Marco Antônio", disse Shelldon. O Show do "Negrão Abençoado" será realizado na Vale Show, a partir das 19h, com a participação do Grupo de Louvor da 1ª Igreja Batista e, ainda, do cantor Emílio Guimarães. O evento tem apoio de todas as igrejas evangélicas de Itaporanga. 
Portanto, marque já na sua agenda, dia 06 de julho, show de Marco Antônio - "O negrão Abençoado" - em Itaporanga.

Dilma lança linha de crédito para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida comprar móveis e eletrodomésticos...

O fogo da popularidade, como qualquer outro fogo, não vive sem oxigênio. Oito pontos percentuais menos popular, segundo as contas do Datafolha, Dilma Russeff cuidou de reanimar a chama. Anunciou nesta quarta-feira (12) uma espécie de Minha Casa, minha geladeira, meu fogão, minha lavadoura, minha cama, meu computador, minha tevê...
Dilma reservou R$ 18,7 bilhões em verbas do Tesouro para bancar uma nova linha de crédito à clientela do Minha Casa, Minha Vida. Agora, além da residência, a pessoa poderá financiar a mobília: R$ 5 mil para cada família, a taxas de 5% ao ano.Estima-se que serão beneficiadas 3,75 milhões de famílias.
Supondo-se que cada família dessas tenha em média três eleitores, a iniciativa tem um potencial de 11,25 milhões de votos.

Presidente da Câmara de Olho D'água, vereador Isaac Carvalho festeja aprovação das contas de 2011 pelo TCE...

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) aprovou, durante reunião na manhã desta quarta-feira (12), a prestação de contas referente ao exercício de 2011 enviada pelo atual presidente da Câmara Municipal de Olho D'água, vereador Isaac Carvalho Veras (no centro da foto ao lado). Em contato com o Blog, assim que foi proferido  resultado pelos conselheiros, o vereador comemorou e disse ter desenvolvido, junto com sua equipe, um trabalho sério e diuturno visando a adoção de procedimentos compatíveis com as atividades da Casa, sempre em consonância com o ditames da ética e dos dispositivos legais que regem as ações da Casa de Leis, enquanto administrador do orçamento do Poder Legislativo local e, sobretudo, como representante do povo de Olho D'água.
Segundo Isaac, as intervenções necessárias, em consonância com o planejamento de execução orçamentária, foram feitas com parcimônia, não apenas no que tange às despesas com aquisição de materiais de consumo, mas também na contratação de serviços. Para isso, foi mantida constante e acurada vigilância sobre os percentuais recomendados pelo Tribunal na aplicação do orçamento.

Prefeito de Conceição Nilson Lacerda recebe máquina retroescavadeira e motoniveladora do PAC2

O município de Conceição foi um dos contemplados com a entrega de uma retroescavadeira e uma Motoniveladora pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na manhã desta terça-feira (11/06).
A cerimônia de entrega ocorreu no auditório do Sebrae, em João Pessoa, e contou com a participação de prefeitos, deputados estaduais e secretários de Estado. A delegada do MDA na Paraíba, Giucélia Araújo de Figueiredo, que fez a entrega das máquinas.
O prefeito Nilson Lacerda assinou o Termo de Compromisso de uso das máquinas e disse que as mesmas serão usadas, prioritariamente, na construção e recuperação de estradas vicinais, alargamento e construção de açudes e barreiros de pequenos agropecuaristas, na zona rural do município.
Investimentos 
De acordo com o Prefeito Nilson Lacerda a administração vem trabalhando para aumentar a capacidade de realização de obras. Estamos investindo nessas parcerias, pois nossa população precisa ser atendida e, para isso, precisamos de estrutura. Até agora já investimos um valor considerável e continuamos renovando a nossa frota e a cuidar bem dela, para que possamos trabalhar manter em ordem e em bom estado de conservação toda a estrutura de nosso município.
Desde que assumiu os destinos de Conceição, o Prefeito Nilson Lacerda vem buscando parcerias com os mais diversos setores governamentais da esfera estadual, federal, dentre outros – na eminência de angariar recursos a que venham beneficiar o município de Conceição. (com conceiçãoverdade)

Fornecimento de energia será interrompido em Boa Ventura, Diamante, Conceição e Itaporanga, para reparo na na rede...

A Energisa está fazenda esta semana manutenção na rede, objetivando aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Com isso, o fornecimento de energia elétrica será interrompido nas seguintes localidades:
Quarta-feira (12): Boa Ventura / Diamante - das 12h às 17h, nos sítios Pedra Bonita e Saco;
Quinta-feira (13): Diamante - das 8h às 13h, nos sítios Mata da Silva, Mata de Oitis e Várzea Velha;
                           Conceição - das 8h às 12h, na Fazenda Cacimba Nova e no sítio Cacimba Nova;
Sexta-feira (14): Conceição - das 8h30 às 12h, nos sítios Bonito Velho, Posse e Serra Vermelha;
                          Itaporanga - das 7h às 9h30, na av. Manoel Medeiros Maia e Getúlio Vargas; e nas ruas Antônio Virgulino Leite, Crizanto Pereira, Franscisco Sales Lacerda, Marcelino Diniz, Padre Diniz, Pedro Benjamim e São José;
sábado (15): Conceição - das 13h30 às 16h30, na Comunidade Saco Novo e nos sítios Malhada de Aroeiras e Saco Novo. 

Prefeito de Itaporanga estuda possibilidade de estender festejos juninos até o dia 30, com apresentação de dupla sertaneja...

Informação que chega ao Blog dá conta de que o prefeito Audiberg Alves (PTB) e sua equipe estudam a possibilidade de estender os festejos juninos de Itaporanga - o 'São Pedro 2013' - até o domingo (30), com a possível contratação de uma dupla sertaneja, que já está sendo contactada. As conversações correm nos bastidores e, claro, se for confirmada traremos o nome da atração. Berguim lançou anteontem a programação oficial da festa, que acontece dias 28 e 29.

Padre Djacy: "As vítimas da seca clamam por cestas básicas"...

Por onde ando, as vítimas da seca me perguntam: “Padre Djacy, quando vamos receber as cestas básicas?  Será que o governo ainda vai mandar comida para nós? Se vai, por que tanta demora”?
Eis aí o clamor de milhares de pessoas que continuam sofrendo com as consequências nefastas da seca. O sofrimento é grande, pesado até demais para esses filhos queridos do sertão paraibano.
Alguns questionamentos:
Por que para fazer festas com bandas e mais bandas, cada uma mais cara que a outra, num instante as verbas  aparecem?
Para festas e suas bandas, não há burocracia para se conseguir o dinheiro. Por que tanta facilidade?
E por que para matar a fome de milhares de pessoas, vitimas da seca, acontece o contrário? Tudo é burocratizado, demorado, lento. Dinheiro para esse intento não há.
Dinheiro aparece facilmente para pagar bandas, menos para matar a fome de tantos irmãos. Quanta contradição!
Na fé, no amor e na luta. Avante!

Padre Djacy Brasileiro, em 12 de junho de 2013.

Carlos Dunga defende união entre Cícero e Ricardo Coutinho...

Difícil saber quem é inimigo de quem na política. Nesse universo, briga-se e fazem-se as pazes com naturalidade desconcertante. Em entrevista ao programa Rede Verdade (TV Arapuan), o deputado estadual Carlos Dunga (PTB) defendeu a união do senador Cícero Lucena (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB), inimigos históricos. 
Na ocasião, Dunga disse que acredita na presença deles dividindo a chapa majoritária à reeleição do governador Ricardo, tendo Cícero também como candidato re-eleitoral para o Senado. “A se confirmar eu permaneço na suplência”, proclamou o parlamentar.
Aliado do governo “socialista”, como se sabe, Dunga foi o político do grupo liderado pelo senador Cássio Cunha Lima que se sacrificou. Perdeu a oportunidade de ser governador do Estado, quando teve o nome cotado para ser vice do saudoso ex-governador Antônio Mariz.
“Não quero mais ser o político a ser sacrificado do grupo, pois minha cota de colaboração eu já dei (…). Então, meu desejo é permanecer na primeira suplência de Cícero e ele, obviamente, candidato a reeleição na chapa majoritária em que o PSDB vai figurar”.
Dunga faz essa avaliação dando como certa a reedição da aliança de 2010. “Eu torço para que possamos permanecer juntos novamente na campanha do próximo ano…”.
“… Os partidos que estão na aliança desde o início tem direito às vagas da chapa, tendo Ricardo como candidato a governador e Cícero, que vai terminar o mandato de senador; de ser o candidato a reeleição…”.
“… Eu adotaria continuar como primeiro suplente de Cícero”.
Para afastar a dificuldade de união entre Ricardo e Cícero, o deputado Carlos Dunga citou o exemplo de Ronaldo Cunha Lima e Wilson Braga. “Eles eram maiores adversários, mas depois caminharam juntos”.
Dunga destacou, ainda, que existem outros exemplos. “Você ver hoje PP e PT afinados, que antes não acontecia”.
Até pode acontecer da união Ricardo e Cícero, mas dificuldade maior é o governador re-eleitoral dá a maior força para que o atual vice Rômulo Gouveia (PSD) seja o candidato ao Senado da chapa. (com marconeferreira)

terça-feira, 11 de junho de 2013

PB tem 35 prefeituras, entre elas a de Itaporanga, inscritas na dívida ativa da União que somam R$ 30 milhões e são maioria de previdência social.

Cerca de 35 prefeituras da Paraíba estão inscritas na Dívida Ativa da União. Os débitos com a Fazenda Nacional chegam a cerca de R$ 30 milhões. Do total, R$ 27 milhões (90%) são dívidas previdenciárias e R$ 3 milhões (10%) com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A lista dos devedores foi divulgada pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Entre as prefeituras, estão Cubati (R$ 6 milhões), Itabaiana (R$ 5,4 milhões), Curral de Cima (R$ 3 milhões), Ingá (R$ 2,7 milhões), Barra de Santa Rosa (R$ 2,3 milhões), Puxinanã (R$ 1,7 milhão), Caldas Brandão (R$ 1,5 milhão) e Alagoa Grande (R$ 1,3 milhão).
Também estão na “lista negra” da Fazenda Nacional as prefeituras de Juarez Távora, Algodão de Jandaíra, Alhandra, Catolé do Rocha, Juripiranga, Mogeiro, Nova Palmeira, Passagem, Ouro Velho, Pilões, Pedras de Fogo, São José de Piranhas, Salgado de São Félix, Serra Branca, Serra da Raiz, Gurinhém, Itaporanga, Itapororoca, Cuité de Mamanguape e Solânea, entre outras. O procurador da Fazenda Nacional, Silas Silva de Oliveira, que atua na subseção de Campina Grande, explicou que a Lista de Devedores, regulamentada pela Portaria PGFN nº 721, apresenta a relação das pessoas, físicas e jurídicas, que possuam débitos com a Fazenda Nacional inscritos em dívida ativa da União, na condição de devedor principal, corresponsável e solidário.
Silas ressaltou que, para exclusão do nome ou correção de dados constantes da Lista de Devedores, o devedor deverá efetuar requerimento junto à unidade de atendimento integrado da PGFN/RFB, vinculado à Procuradoria responsável pela inscrição. As informações sobre esse e outros serviços estão disponíveis no endereço www.pgfn.gov.br e, para requerê-los, verifique em "onde encontrar serviços".
A exclusão do nome do devedor em decorrência de pagamento integral da dívida ou de suspensão da exibilidade do crédito pode demorar até sete dias, prazo necessário para que a informação seja processada pelos sistemas da PGFN. “Se a prefeitura fizer o parcelamento dos débitos com a Previdência Social ou FTGS, os recursos vão ser descontados do Fundo de Participação dos Municípios. De imediato, o nome da prefeitura sai da lista da Dívida Ativa da União”, disse.

Agra: a última peça do xadrez de Cássio, um jogador fenomenal...

Antes de qualquer outra coisa, digo que a filiação de Luciano Agra em nada me surpreendeu. Em minha coluna do dia 28 de fevereiro, intitulada “Formada a chapa de Cássio para 2014”, já adiantava sua ida ao PEN com as bênçãos do cassista Ricardo Marcelo, à época cotado para disputar o Senado.Apesar de minha ‘previsão’ (bastante ridicularizada por meus colegas da imprensa) ter sido confirmada oficialmente nesta segunda, não é sobre o fato em si que irei me debruçar nesta coluna, mas no que está por trás de tudo.
Dando continuidade ao ‘profético’ texto de fevereiro, quero seguir montando, agora de forma mais ampla, esse grande quebra-cabeça, prevendo que cenário irá ser revelado com a junção das peças.
Em meio a insistentes, cansativos e especulativos questionamentos de “Você será candidato a governador em 2014?”, fico a indagar se não seria mais pertinente saber: “Você crê que Ricardo Coutinho será seu franco aliado em 2018?”. Por mais que pareça distante o fato em si da pergunta, vejo que uma coisa puxa a outra, e tudo acaba passando intrinsecamente por este ano em especial, não por 2014. ‘Porque apoiar agora Ricardo Coutinho, se em 2018 levará uma rasteira?’, perguntaria eu, no mesmo instante que levanto o inverso: ‘Porque arriscar uma desgastante disputa agora já que, além de ser possível a derrota, pode a vitória ser perdida na Justiça, como por pouco aconteceu consigo quando brigou pelo Senado?’.
Não me dedicarei agora a responder tais perguntas, ou mesmo identificar a mais lúcida. Quero trazer aos olhos dos meus diletos leitores algo muito maior do que isso; uma estratégia; uma jogada de xadrez tão fulminante que fará seu autor vitorioso até mesmo na derrota; fará o jogador virar o tabuleiro e fazer do “rei” seu refém, mesmo quando não for mais eleitoralmente importante para o ‘monarca’ nos quatro anos pós-vitória.
Vocês não perceberam ainda o que o sábio Cássio está montando? Pois bem, se não, deixe que humildemente exponha minha tese e explique.
Como todo grande jogador, o filho do poeta está construindo situações que o deixarão ‘em ponto de vitória’ em duas situações, mesmo que adversas entre si, e peças como Ruy Carneiro, Cícero, Rômulo Gouveia, Ricardo Marcelo e o ‘novato’ Luciano Agra são partes estruturais do plano.
Antes de trazer à reflexão quais seriam essas ‘jogadas’ à disposição do enxadrista Cássio Cunha Lima, e querendo evitar “ruídos” em nossa construção de pensamento, satisfaço logo a dúvida que pode estar afligindo alguns: ‘Por que Agra no PEN e não no PSDB, onde certamente também teria a presidência municipal?’. A óbvia resposta é o miolo de uma das estratégias de Cássio: trazer um opositor ao ninho não seria comprar uma briga agora desnecessária com Ricardo? Não seria o ‘recibo’ de um racha prematuro e, sendo assim, de pouco proveito?
Pois bem... Imaginemos que Cássio não saia candidato a governador em 2014. Sabendo que não irá contar com o apoio de Ricardo para a disputa de 2018 (já que o socialista – tenho quase certeza - não abrirá mão de um governo de mais 8 anos, se não para alguém do ‘coletivo’), como poderá Cássio se manter no governo e ao mesmo tempo minar as forças do adversário para 2018? Simples, companheiros: construindo silenciosamente uma oposição consistente, pronta para ‘descer o pau’ insistentemente no grupo socialista, sem que uma palavra saia de sua boca. Genial, não é?
Cássio sem se expor (guardando o “passo-a-passo” no seu íntimo), falando com as pessoas certas as palavras certas nos momentos certos, construiu – sem ninguém perceber - um exército de opositores, mas se mantendo intocável no Governo, já que ninguém, em momento algum, o viu mexendo as peças no tabuleiro. Quem pode testemunhar contra ele? Sua defesa incontestável (diante dos fatos visíveis) derruba os mais desconfiados dos inquisidores: “Ora, em que momento eu disse que queria rachar com Ricardo?”; “Minha posição sempre foi pela manutenção da aliança”; “As declarações de Cícero, Ruy e os demais aliados (Ricardo Marcelo e Cia) são opiniões pessoais”. E ai, caros leitores, é ou não é genial?
Então, como em uma aula - essa sobre os bastidores da política paraibana - revisemos nossas teorias:
- Caso Cássio saia candidato, já tem nas mãos o melhor vice que uma chapa encabeçada por um campinense poderia desejar: o ex-prefeito Luciano Agra; teria nas mãos, no mínimo, 10 deputados do PEN, os 3 ‘fiéis’ parlamentares do DEM (querendo só um motivo para ver o governador pelas costas), sem contar com os colegas do PSDB e outros simpatizantes da ALPB e ainda um candidato a senador do ‘quilate’ de Rômulo Gouveia. Antes de chegar ao dia do confronto, manteria sua postura em defesa dos interesses do Estado, o que ampliaria sua popularidade entre os que nele votam e evitaria uma precoce antipatia dos ricardistas. Chegaria ao confronto fortalecido, popular e com pouca rejeição.
- Caso decida recuar em 2014, terá um ‘pelotão’ unido em prol da candidatura do opositor Luciano Agra (ou de outro do grupo) que, mesmo sendo derrotado por Ricardo nas urnas, não só terá ‘sangrado’ o reeleito governador, como manterá o grupo com voz ativa durante os próximos quatros anos. Sendo assim, Ricardo não só será insistentemente sufocado por uma oposição decida a se sacrificar de olho na vitória de seu líder em 2018, como terá o desgaste natural de 8 anos de governo pesando sobre suas costas, no instante em que decidir transferir o poder a alguém do seu ‘coletivo’.
E ai? Alguém tem dúvidas que Cássio construiu um cenário espetacular para qualquer situação?
É realmente um jogador fenomenal...  
Por Luís Alberto Guedes - Jornalista.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Colisão com D-20 deixa caminhonete do Exército Brasileiro com frente destruída, em Conceição...

A colisão entre uma D-20, de placas BKI-6167, da cidade de Brejo dos Santos (CE), e uma caminhonete Amarok [Pick-up da Volkswagem], de placas NPR-1751, João Pessoa,  do Exército Brasileiro, à serviço da Operação Pipa, deixou a frente do veículo oficial completamente destruída. Por sorte ninguém saiu ferido. A colisão aconteceu numa das principais ruas da cidade de Conceição, quando a D-20, conduzida por Dedé da Parabólicas, que circulava pela Rua Presidente João Pessoa, se chocou contra a caminhonete Amarok, conduzida pelo soldado Ribeiro, do Exército Brasileiro, que no momento saia de uma rua transversal. Com o impacto, Dedé acabou jogando a D-20 em cima de um muro. A PM foi acionada e fez os primeiros procedimentos acionando, em seguida, a perícia para verificar as causas e a dinâmica da ocorrência. Em tempo: a D-20 quase não teve estrago, já que é feita de ferro e aço, enquanto, a Amarok... (com ValedoPiancóNotícias)

Blog acerta mais uma vez e prefeito Berguim confirma atrações...

Mais um vez o Blog acertou na 'lata'. Durante anúncio da programação oficial do 'São Pedro 2013', feita na manhã de hoje no Paço Municipal 'José Moacir Pinto', o prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), confirmou informação que publicamos há dias [Prefeito Berguim lança nesta segunda programação do São Pedro 2013...] quanto às atrações principais dos festejos juninos deste ano na 'Rainha do Vale'.
Trajados à caráter, como pede a ocasião, o prefeito, ao lado da primeira-dama Naura Ney e da equipe de coordenação do evento, falou durante coletiva da importância da festa que este ano chega a sua 30ª edição. E como tal o prefeito anunciou algumas novidades, tais como: Tenda do Forró [com repente e rima], Festival de Gastronomia [no Campestre], Buzão do Forró e o autêntico Forró Pé-de-Serra, sempre a partir das 18h.
A Programação Oficial do São Pedro 2013 ficou assim:
Dia 15 - Na ASFITA com Os Gonzagas e Saulo & Forró de Lamparina
Dia 21 - Tradicional São João no Conjunto Chagas Soares
Dias 24 e 26 - Quadrilhas nos Bairros
Dia 27 - Quadrilha dos Programas Sociais e Servidores
Dia 28 - Tenda do Forró [repente e rima]
              Forró Pé-de-Serra [no palco principal, às 18h]
              Os Gonzagas, Saulo & Forró de Lamparina, Forró do Bom e Gabriel Diniz
Dia 29 - Festival Gastronômico no Campestre [às 11h]
              Buzão do Forró [Praça - Campestre - Praça]
              Forró Pé-de-Serra [no palco principal, às 18h]
              Clã Brasil, Forró Tinindo, Dorgival Dantas e Luan Estilizado

Logo após a coletiva, foi servido aos presentes comidas regionais [típicas] e muito forró pé-de-serra. "Fechamos uma programação de acordo com a disponibilidade financeira do município, porém, feita com muito carinho para todos vocês", disse Berguim. O lançamento foi transmitido ao vivo pela Rádio Correio do Vale AM e pela Pedra Bonita FM.
Um bom faro jornalístico é pra isso mesmo. Portanto, aqui você fica por dentro de tudo e sabendo antes que os outros...

Manhãs da Rádio Correio do Vale AM de Itaporanga agora sob comando de Ricardo Pereira...

Hoje abraçamos mais uma missão, em nossa caminhada, agora, também na Rádio Correio do Vale AM 1.590 khz de Itaporanga, integrante do Sistema Correio de Comunicação. Comandar programação das manhãs de segunda à sábado, durante férias de Savi Filho. Bem diferente de programas noticiosos, mas com a mesma adrenalina e emoção. 
Assim, convidado que fomos pela [diretora da emissora] competente Nena Martins, das 8h às 10h estamos comandando o 'Toca Tudo da Correio' que tem uma audiência magnífica. Com muita descontração vamos, [eu e o ouvinte] fazendo um programa de variedades que conquistou a preferência da galera. E olhe que não é essa a minha praia, mas gostamos de desafios e estamos sempre prontos para enfrentá-los. No programa criamos vários quadros [saúde, diversão, informativo, etc], cujo público tem gostado. 
Então fique ligado na programação:  das 4h às 6h, tem o Acorda Paraíba; e das 6h às 8h, o Correio da Manhã [pela Rede Correio Sat]; das 8h às 10h, o Toca Tudo da Correio [gerado pela Correio do Vale AM]; das 10h às 11, programa do padre Reginaldo Manzotti [retransmitido pela Rede Correio Sat]; e das 11h ao meio-dia, temos o Correio Debate local.  
Um esforço danado mas que tem compensando pela experiência em explorar novos 'mundos'. O 'Toca Tudo da Correio' é um programa musical de entretenimento, com caráter interativo e informal que propicia instantânea identificação com os ouvintes da região e internautas que escutam através do site da Rede Correio Sat. No 'Toca Tudo da Correio', o ouvinte participa constantemente da programa, e os mais badalados hits do momento fazem a alegria da galera.

Agra se filia ao PEN em clima de festa que contou com vários presidentes e lideranças de outros partidos...

Agra assina ficha de filiação ao PEN
Usando típico chapéu panamá, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, ingressou oficialmente no Partido Ecológico Nacional (PEN) em evento bastante prestigiado por lideranças estaduais, na manhã de hoje no Hotel Ouro Branco - na Capital. Em suas palavras, ele afirmou que optou pelo partido de maneira consciente e se colocou à disposição para as eleições de 2014. Agra foi recebido efusivamente pelo presidente estadual do PEN, deputado estadual Ricardo Marcelo [presidente da Assembleia Legislativa, acompanhado de toda bancada de dez deputados da sigla.  
Bastante prestigiado por lideranças políticas, em particular de partidos que fazem oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB), estiveram por lá o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) - um dos principais concorrentes ao Palácio da Redenção, ano que vem; o vice-prefeito de João Pessoa, jornalista Nonato Bandeira (PPS); o presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro; o presidente estadual do PP, ex-deputado Enivaldo Ribeiro; o deputado federal Benjamim Maranhão (PMDB); além de deputados e vereadores, dentre outros. 
"A luta está apenas começando, o soldado Luciano Agra está apenas se apresentando no quartel", disse Agra que também fez críticas ao seu antigo partido, o PSB. "Chego para somar e quem sabe multiplicar. Tudo que mais desejo é que minha voz seja ouvida, antes ela foi sufocada pelos grilhões do autoritarismo", completou. Um claro recado ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Em verdade, foi uma grande festa, com direito a auditório lotado digna de candidato ao governo. Ausência sentida, claro, a do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT) que foi apoiado por Agra nas eleições do ano passado. 
"Não sou um político nato, mas aprendi que as grande decisões da vida, passam pelo plano político e isso só tem sentido se for feito para beneficiar o povo", destacou Agra que disse sentir-se muito a vontade no PEN por que tem certeza que está num partido que não está subserviente a desejos ditatoriais. "Uma das obras que caracterizou muito bem o nazismo é um filme que chama 'O triunfo da vontade', e nós não queremos isso, queremos democracia, independência e liberdade", pontuou.
“Agra ficou bem posicionado e se transformou num bom quadro para compor a chapa majoritária”, disse o deputado Ruy Carneiro, cuja curiosidade da imprensa era saber se ele estava ali representando também o senador Cássio Cunha Lima. Pré-candidato a governador, o ex-prefeito campinense Veneziano Vital do Rego (PMDB) destacou que “Agra é um político importante das oposições, cujo perfil também se enquadra em qualquer um dos cargos majoritários, seja para disputar o governo, senador ou indicação de vice”.
O clima era de festa no Encontro Estadual. Ao som de um trio de forró pé de serra, que tocava músicas de cunho ecológico, o novo integrante do partido e que assumiu a presidência da legenda na Capital, Luciano Agra, chegou ao auditório acompanhado do presidente estadual do PEN, Ricardo Marcelo, e dos deputados Toinho do Sopão, Janduhy Carneiro, João Gonçalves, José Aldemir, Branco Mendes, Wilson Braga, Aníbal Marcolino e Edmilson Soares que integram a legenda.
Ricardo Marcelo também deu as boas vindas a Agra e disse que era uma alegria para o PEN recebê-lo. “Agra conquistou a todos nós com a sua simplicidade e humildade. Mostrou-nos que o político tem que ficar perto e ouvir a população para lograr êxito em sua trajetória e desenvolver um trabalho que realmente atenda as necessidades do povo”, ressaltou.
Logo depois, foi composta a mesa, que contou com a presença das seguintes autoridades: o presidente Ricardo Marcelo; o ex-prefeito Luciano Agra; presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro; o presidente estadual do PP, ex-deputado Enivaldo Ribeiro; o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS); o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB); o presidente do PEN de Campina Grande, José Luiz Júnior; a ex-deputada federal Lúcia Braga; a prefeita de Pilões, Adriana Andrade (PTdoB); os deputados estaduais Daniela Ribeiro (PP), Vituriano de Abreu (PSC), Assis Quintans (Democratas), Wilson Braga, Toinho do Sopão, João Gonçalves, Branco Mendes, José Aldemir, Edmilson Soares; e os vereadores da Capital Bira Pereira (PSB), Santino (PTdoB), Helton Renê (PP), Bruno Farias (PPS) e Professor Gabriel (PDT).

Luiz Alberto é eleito o novo superintendente do Sebrae/PB...

Chama-se Luiz Alberto Gonçalves Amorim o novo superintendente do Sebrae/PB. Ele foi eleito para substituir Júlio Rafael, que faleceu na semana passada em São Paulo, onde passou mais de 40 dias tratando de um câncer. Economista, Luiz Alberto é irmão do deputado estadual João Gonçalves (PEN).
Luiz Alberto se elegeu durante reunião do Conselho Deliberativo presidido por Mário Borba. O novo superintendente ocupava a diretoria técnica. Para esse posto, foi eleito João Alberto, funcionário de carreira do órgão. Já Ricardo Madruga permanece a frente da diretoria de Administração e Finanças.

7ª Festa do Leite discutiu recuperação da pecuária na Paraíba...

Realizada de sexta-feira (7) até ontem (9) a 7ª edição da Festa do Leite do Vale do Piancó, que acontece no Parque de Exposição Elzir Matos, na cidade de Piancó, reunião agricultores de toda a região, inclusive de outros estados, numa iniciativa da Associação dos Produtores de Leite do Município de Piancó, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e da Emater, além da Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas de Piancó.
A feira contou também com a participação da Defesa Sanitária Estadual no controle dos animais às dependências do parque, permitindo somente a entrada ou saída de animais com a documentação de zoosanitário. Na ocasião, foram assinados contratos de custeio para agricultores familiares elaborados pelo escritório local da Emater e aprovados pelo Banco do Nordeste. A participação da Emater no evento teve por finalidade avaliar propriedades rurais para fins de elaboração de projetos, selecionar produtores rurais interessados em propostas de crédito de financiamento, elaborar projetos com objetivo de aquisição de animais bovinos de boa genética para melhoramento do rebanho e proceder o atendimento aos agricultores.
O presidente da Associação dos Produtores de Leite do Município de Piancó, Dejanes Fábio Rodrigues, lembrou que a finalidade da festa é dar oportunidade às discussões que podem contribuir para a recuperação dos rebanhos bovino e caprino. Para o chefe da Unidade Operativa da Emater, em Piancó, Antônio Ferreira, a chegada das chuvas possibilitou a formação de pastos e já é visível a mudança do quadro dos animais. Os programas de distribuição de ração, de raquetes de palma resistente à cochonilha e de aquisição de leite, estão ajudando os criadores a fazerem investimentos na renovação dos rebanhos.
Durante o sábado e neste domingo aconteceu o torneio leiteiro, cujos animais são de linhagem selecionada das raças Girolando, Holandês Gir, Pardo Suiço, Sindi, e caprinos, ovinos e equinos que eram ofertados para comercialização. Criada no dia 26 de março de 2004, por um grupo de pequenos produtores de leite que desejavam agregar valor ao produto, que antes não era valorizado e vendido a preço irrisório [de R$ 0,20 centavos), um década depois a festa mostra que  são perceptíveis os avanços e conquistas, a começar pelo preço do leite que hoje é de R$ 1,10.
Com a criação da Associação, vieram novas tecnologias, melhoria genética e conhecimento técnico e maior amparo aos produtores de leite da região, com pontos de recebimento de leite em Piancó, Santana dos Garrotes e Nova Olinda. 

Paraíba poderá ganhar 5 novos municípios passando para 228 cidades

Atualmente a Paraíba é formada por 223 municípios. Entretanto, caso o Projeto de Lei Complementar (PLC) 416/2008, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RO)que estabelece regras para a criação, fusão e desmembramento de municípios seja aprovado no Senado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT), a geografia do Estado pode mudar. A Paraíba ganhará mais cinco municípios chegando a 228 cidades. De acordo com dados do IBGE, podem ser emancipados os distritos de Galante e São José da Mata, pertencentes a Campina Grande; Renascer, em Cabedelo; Nossa Senhora do Livramento (Santa Rita) e Seridó (São Vicente do Seridó).
Um dos critérios estabelecidos no projeto de lei é a exigência de população igual ou superior a cinco mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste; sete mil na Região Nordeste, e 10 mil nas Regiões Sul e Sudeste. Com isso, pelo menos cinco distritos de municípios paraibanos estariam aptos a serem emancipados: Galante (7.936 habitantes) e São José da Mata (13.068), ambos pertencentes a Campina Grande; Renascer (8.415), em Cabedelo; Nossa Senhora do Livramento (11.232), em Santa Rita; e São Vicente do Seridó (9.196), localizado em Seridó.
Após a votação na Câmara o projeto voltará para o Senado, onde já foi submetido à votação sendo aprovado em 2008, para que os substitutivos apensados ao projeto original pela Câmara sejam analisados. Se aprovado, seguirá para a sanção presidencial, que deve ser realizada em até 30 dias, após sua chegada a presidência.

domingo, 9 de junho de 2013

Prefeito Berguim lança nesta segunda programação do São Pedro 2013...

O Blog recebeu sexta-feira (7) convite do prefeito Audiberg Alves para evento de lançamento, amanhã (10), da programação oficial do São Pedro 2013, que será realizado no seu gabinete - no Paço Municipal 'José Moacir Pinto', a partir das 10h. Os festejos juninos de Itaporanga serão comemorados nos dias 28 e 29, com início sempre a partir das 18h. A programação extra-oficial à qual o Blog teve acesso terá:
Sexta (28): Os Gonzagas; Forró do Bom - com kátia Cilene e Aduílio; e Gabriel Diniz.
Sábado (29): Clã Brasil; Dorgival Dantas; e Luan Estilizado.
Além dessas atrações principais, outras dez atrações de pequeno porte [prata da casa] devem se apresentar no palco da festa... Aguardemos, pois a confirmação.

Efraim contesta denúncia de retaliação política a prefeito de Emas e diz que convênio foi cancelado porque Prefeitura deixou de prestar contas

O secretário estadual de Infraestrutura, Efraim Morais, contestou a denúncia feita pelo prefeito de Emas, Segundo Madruga, que acusa o Governo do Estado de ter cortado o programa de abastecimento de carro-pipa do município em retaliação política. Efraim esclareceu que o município de Emas é contemplado com o programa de abastecimento d’água através de carros-pipas do Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura, desde 02/07/2012, data da celebração do primeiro convênio.
O objetivo foi abastecer o município em questão com 3 carros-pipa, no valor de R$ 45.000,00 e vigência até 02/10/2012. Após o vencimento a Secretaria de Infraestrutura celebrou o 1ª Termo Aditivo, prorrogando o prazo de vigência até 30/12/2012, sem alteração no valor. Em seguida foi celebrado o 2º termo aditivo ao referido convênio acrescentando o valor de R$ 15.000,00 para completar as ações do exercício de 2012, resultando o valor do convênio total de R$ 60.000,00, que foram repassados em 4 parcelas iguais e apresentado a devida prestação de contas a esta Pasta.
A Prefeitura Municipal de Emas teve um novo convênio celebrado no dia 15/01/2013, com o mesmo objetivo do convênio anterior, ou seja, contratar 3 carros-pipa, no valor de R$ 42.000,00 e vigência até 15/04/2013. Vencido esse contrato, a SEIE celebrou o 1ª Termo aditivo desse novo convênio, acrescentando o valor de R$ 21.000,00 para mais um mês de serviço e prorrogado para o dia 15/05/2013, perfazendo o valor do convênio no total de R$ 63.000,00 que foram repassados em 3 novas parcelas de igual valor, porém, até a presente data, a prefeitura não prestou contas da 3ª parcela e nem enviou um representante a esta Gerencia para solicitar novo convênio.
Efraim Morais lembra que para assegurar a continuidade do programa, o município precisa prestar contas de cada parcela recebida, para que a subsequente seja liberada. De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura, a alegação do prefeito de Emas não condiz com a verdade. “O município de Emas é contemplado com o abastecimento d’água através de carros-pipa desde o início do programa com a disponibilidade de 3 (três) carros, no valor inicial de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais). Atualmente, a Prefeitura Municipal de Emas se encontra inadimplente com esta Secretaria devido a não prestação de contas dá última parcela do convênio vigente”, destacou.  

Deputados do PEN aprovam filiação de Agra e confirmam presença em evento amanhã no Ouro Branco

Pela forma positiva como foi recebida sua filiação pelos deputados do PEN, o ex-prefeito Luciano Agra (JP) terá uma festa à altura, nesta segunda-feira (10), quando assina ficha de filiação e assume o comando do partido na Capital, em evento a ser realizado às 10h no auditório do Hotel Ouro Branco. O ato será abonado pelo presidente estadual da sigla, o deputado Ricardo Marcelo [presidente da Assembléia Legislativa] e pelos dez deputado que formam a maior bancada da Casa.
O deputado Branco Mendes (PEN) destacou que Agra é um ótimo reforço para sigla, pois é um nome respeitado na política paraibana pelas excelentes administrações que realizou como prefeito e secretário de João Pessoa. “Não resta dúvida que ele irá contribuir muito para fortalecer o nosso partido”, afirmou.
O deputado Wilson Braga (PEN) ressaltou que Agra é um político de consolidada margem de aprovação do seu trabalho. “O PEN e nosso presidente Ricardo Marcelo estão de parabéns por esta grande aquisição. Qualquer partido se engrandece e se enaltece com uma filiação de uma figura de tão grande representatividade política”, sustentou.
Ontem, o presidente Ricardo Marcelo, responsável pelo convite para que Agra ingressasse no PEN, disse que o ex-prefeito irá colaborar muito para a estruturação partidária e se constitui em um ótimo nome para disputar qualquer cargo eletivo em 2014. “O PEN sempre esteve de portas abertas para Luciano Agra. Ele foi um ótimo gestor e já contribuiu muito para o desenvolvimento de João Pessoa. É um excelente quadro e nós estamos muito felizes pela escolha dele pelo nosso partido. Agra vai colaborar muito para a estruturação partidária”, destacou.

Rênio Macedo comemora trabalho positivo feito pela Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, no 1º período legislativo...

Desde o início do mês a Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, quando realizou sua última sessão ordinária desse primeiro período legislativo, encontra-se de recesso parlamentar. No período foram aprovados vários projetos e requerimentos importantes visando o bem estar da população. Para o presidente da Casa, vereador Rênio Macedo (PMDB) foi o 1º Período Legislativo mais produtivo de todos os tempos naquele município.
"Dica claro que os vereadores estão trabalhando para o bem de nossa cidade, com muitos projetos aprovados e reivindicações encaminhadas ao Executivo. O Poder Legislativo está realizando um trabalho voltado a população com honestidade e transparência nos seus atos e um total acesso à informação, buscando valorizar e divulgar os trabalhos realizados pelos vereadores", disse Rênio.
O vereador/presidente frisou que está muito agradecido aos demais pares e funcionários pela a harmonia existente na Casa de Cel. Francisco Teotônio dos Santos. Com o recesso parlamentar, a Casa encontra-se com expediente apenas internamente, voltando o seu expediente normal a partir do dia 1º de agosto, quando dará início ao 2º período legislativo deste ano.