sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Morre em João Pessoa o conselheiro do TCE, itaporanguense Marco Antônio Costa

Faleceu na tarde desta sexta-feira (9) o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) itaporanguense Marco Antônio Costa. Ele morreu às 17h 30, aos 66 anos, vítima de falência múltipla de órgãos, no Hospital da Unimed, em João Pessoa. Marcos era conselheiro do TCE desde 2015.
Marcos Costa exerceu a função de técnico de controle externo do TCE, em seguida foi promovido ao cargo de analista de Controle Externo do TCE e auditor de contas, foi coordenador da Auditoria de Aposentadorias Funções e Reformas, foi diretor de Auditoria e Fiscalização do TCE, atuou como conselheiro substituto e também como conselheiro em exercício, em substituição a diversos conselheiros titulares. O velório do conselheiro ocorrerá às 8h deste sábado (10) no Caminho da Paz Funerária e Crematório, em Cabedelo, onde o corpo também será cremado.
Nascido em Itaporanga, no Vale do Piancó, no dia 06 de janeiro de 1953, o conselheiro Marcos Antônio Costa, ou como era mais conhecido, Marcos de Paulo Costa, era filho do ex-vice-prefeito Paulo Costa Lima e Maria Inez Costa, que moravam ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em sua cidade natal. Marcos Costa em 2015 foi nomeado pelo governador Ricardo Coutinho, para ser conselheiro do TCE.
Ele era Bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal da Paraíba e servidor de carreira do Tribunal de Contas da Paraíba, tendo ingressado por concurso público em 1987, no cargo de técnico de Controle Externo, hoje Auditor de Contas Públicas. Foi Coordenador da Auditoria de Aposentadorias, Pensões e Reformas, Chefe do Departamento de Controle de Atos de Pessoal e Diretor de Auditoria e Fiscalização, antes de ingressar no quadro de Auditores, substitutos de conselheiro, também por meio de concurso público.
Como advogado, exerceu a profissão de 1979 a 1986. Atuou ainda como advogado da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba. Sua vasta experiência no setor público inclui exercício de cargos, e funções de chefia, na Secretaria de Interior e Justiça da Paraíba, secretarias de Saúde e da Segurança do Maranhão, Fundação do Bem Estar do Menor (MA), Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba, e Prefeitura Municipal de João Pessoa.
No Tribunal de Contas, integrou o Grupo de Acompanhamento do Programa de Eficiência, Eficácia e Efetividade das Ações de Controle Externo; a Comissão de Reestruturação do Plano de Cargos e Salários; Comissão de Inspeção Especial em diversos entes do Estado; e, também, a Comissão de Edição das Súmulas e Jurisprudências, além do Conselho de Cultura do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário: