sábado, 19 de fevereiro de 2022

Deputado Inácio Falcão, vereadora Jô Oliveira e Executiva do PC do B (da federação do PT) se reúne com João Azevêdo

Os principais nomes do PCdoB se reuniram na tarde deste sábado (19) com o governador João Azevêdo, na  Granja Santana em João Pessoa. Entre os presentes estavam a presidente estadual Gregória Benário, o deputado estadual Inácio Falcão e a vereadora Jô Oliveira, líder da oposição em Campina Grande. 

O partido, que apoia a reeleição de Azevêdo, convidou recentemente o governador para se filiar à sigla, após a forte tendência do gestor deixar o Cidadania, que mais cedo aprovou federação com o PSDB. O PCdoB faz parte do conjunto de siglas que discute uma federação com o PT.

Nacional do PSB agenda para quinta-feira evento de filiação de João Azevêdo, que tem dedo dos deputados Aguinaldo Ribeiro e Gervásio Maia para federação com PT

O governador João Azevêdo (ainda filiado ao Cidadania) bateu o martelo e estará de volta aos quadros do PSB para disputar a reeleição esse ano. Informa o PB Agora

Conforme informações repassadas por uma fonte ligada à gestão estadual, o evento de filiação de João à legenda está agendado para a próxima quinta-feira (24) e deverá contar com as presenças de lideranças nacionais, entre elas o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que já havia antecipado sua satisfação em ter o governador de volta aos quadros da agremiação, além de governadores de outros estados e da cúpula socialista na Paraíba.

Tião peita Republicanos, Adriano e Cia: "Política não se faz com navalha no pescoço de ninguém. Veneziano tentou, não deu certo e eu avisei. Aguinaldo tem o apoio da maioria da base e é o senador de João, essa zoada do Republicano é porque eles já sabem", disse.

O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa Tião Gomes decidiu peitar a manobra do seu colega Adriano Galdino e Cia em pressionar o governador em prol do nome de Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato ao senado que recebeu nesta sexta-feira o apoio do Republicanos.

Para Tião Gomes, a decisão do partido da base do governador é uma forma de pressionar João Azevêdo e a definição do Republicanos não representa a vontade da grande maioria dos aliados. “Uma decisão unilateral, sem diálogo, precipitada. Quem deve conduzir o processo de reeleição do governador é ele próprio, e não um partido. Acredito que política se faz com diálogo, unindo e não dividindo, política não se faz colocando navalha no pescoço de ninguém. Veneziano já tentou isso, não deu certo e eu avisei”, pontuou Tião.

O deputado ainda disse que respeita o direito do Republicanos em definir um nome para apoiar, mas, é preciso que os integrantes do partido também respeitem a grande maioria dos apoiadores e amigos do governador que querem Aguinaldo Ribeiro na chapa como candidato ao Senado. “Respeito a decisão do partido, mas, não nos representa, não representa a maioria dos deputados, não representa a grande maioria dos aliados. Nosso candidato a senador na chapa de João será Aguinaldo Ribeiro. Essa pressão do Republicanos mostra apenas que já sabem disso. Aliados não pressionam, dialogam”, concluiu.

Tião Gomes passou a sexta-feira inteira ao lado do governador João Azevêdo em agenda administrativa na região do Brejo Paraibano.

Cícero e Aguinaldo reúnem deputados e executiva do PP e colocam candidatura de Daniella ao governo na mesa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Aguinaldo Ribeiro (PP) reuniu dezenas de lideranças do Progressistas na manhã deste sábado (19) para tratar de política.

O encontro aconteceu na residência do parlamentar, no bairro Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa e contou ainda com as presenças da deputada Jane Panta e de seu esposo, o prefeito de Santa Rita Emerson Panta; do prefeito de Cajazeiras Zé Aldemir e de sua esposa, a deputada Doutora Paula; do vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro; da vereadora Eliza Virgínia, do secretário Diego Tavares, entre outros.

Por enquanto o resultado da reunião não foi divulgado. A expectativa é de que se tenha batido o martelo sobre o rumo que o Progressistas irá tomar nas eleições desse ano. Ontem, Cícero se queixou do Republicanos anunciar apoio a Efraim antes da decisão do governador João Azevêdo (Cidadania). A ordem agora é recuperar o tempo perdido.

Sem engolir a movimentação do Republicanos na semana que passou, consolidando o nome de Efraim Filho pré-candidato ao Senado, está na mesa a possibilidade real de lançamento do nome da senadora Daniella Ribeiro pré-candidata ao governo que deve acontecer no dia 08 de março. Esse é um recado para que o governador João Azevêdo não aceite a 'faca no pescoço' colocada pelo republicanos.

Após anunciar oficialmente sua pré-candidatura, Veneziano impõe primeira baixa para Pedro Cunha Lima

Oficialmente pré-candidato a governador, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) impôs, neste sábado (19), a primeira baixa no confronto particular com o deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato ao governo pelo PSDB. 

Agora pouco, Veneziano anunciou a filiação do deputado estadual Anderson Monteiro, do PSC, partido da base de Pedro. O ex-prefeito de Esperança, pai de Anderson, Arnaldo Monteiro, também vai junto.

Grupo majoritário (72%) do PT mostra a RC quem tem voto no Diretório Estadual, rejeita Veneziano e ratifica apoio a João Azevêdo

Um dia depois do presidente estadual do PT, Jackson Macedo, anunciar Manifesto pró-Veneziano ao Governo as 5 principais tendências do partido representados por 72% dos votos no Diretório também defendendo as reeleições dos deputados Frei Anastácio e Anísio Maia decidiram em reunião neste sábado (19) recusar a candidatura do senador, ao tempo que reforçaram apoio à reeleição do governador João Azevêdo em dobradinha com Lula para presidente.

Ficou decidido ainda que os grupos majoritários vão soltar Nota Pública, ampla mobilização dos militantes e ainda, segundo Anísio Maia, ”vamos convocar reunião do Diretório Estadual para deliberar sobre a posição oficial do partido nas eleições de 2022 já que o presidente estadual boicota e não encaminha encontro deliberativo que precisa existir”.

Apoio às reeleições

“A nossa reeleição de deputado federal, a do companheiro Anísio Maia e a eleição de Lula foram uma unidade levantada pelos representantes na reunião. Em relação às eleições estaduais, estamos construindo a ampliação do palanque de João Azevedo e Lula, com muita tranquilidade. Isso para fortalecer ainda mais a campanha de Lula, na Paraíba”, disse o deputado.

Palanque de João e Lula

“REPITO: Em relação às eleições estaduais, estamos construindo a ampliação do palanque de João Azevedo e Lula, com muita tranquilidade. Isso para fortalecer ainda mais a campanha de Lula, na Paraíba”, disse o deputado.

O parlamentar defende que, se for preciso, haja pluralidade de palanques para Lula no estado. “Não podemos rejeitar, nem desprezar apoio à candidatura de Lula. Assim como aconteceu em outras eleições, se preciso for, teremos mais de um palanque para Lula em nosso estado”, destacou.

O deputado enfatizou ainda que “a nossa principal missão nesse cenário é construir o fortalecimento da campanha de Lula na Paraíba. Temos que unir forças para apoio a Lula, nesse momento em que lutamos para derrubar o governo fascista que se instalou no Brasil”, afirmou.

Veneziano oficializou sua pré-candidatura ao Governo em reunião do MDB e já ataca João: "esperava mais desse governo"

O Senador Veneziano oficializou sua pré-candidatura ao Governo pelo MDB em reunião com a cúpula do MDB na manhã deste sábado (19), na sede do partido, em João Pessoa. Durante o discurso, Veneziano ainda aproveitou para ‘cutucar’ a gestão do agora ex-aliado João Azevêdo ao ressaltar que ‘esperava mais’. “Esperávamos muito mais deste governo”, pontuou.

No discurso, o parlamentar disse não vê problemas algum em fazer oposição ao governo João Azevêdo, o qual fez parte nos últimos 3 anos e 2 meses. O partido articula uma aliança com o PT no Estado para a disputa majoritária. Veneziano esteve reunido recentemente com o vice-presidente nacional do PT para acertar os detalhes a aliança.

Estiveram presentes na reunião a senadora Nilda Gondim (MDB), o presidente municipal do partido em João Pessoa, Mikika Leitão, o deputado estadual Raniery Paulino, o ex-deputado Benjamin Maranhão e o prefeito Marcus Eron.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Após PSB dá como certa filiação de João, Roberto Freire garante que comando da federação com o PSDB fica com ele: "Se sair, é porque deseja".

Após o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira alardear como certa a filiação (retorno) do governador João Azevêdo ao partido, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, se viu na obrigação de garantir o comando da federação com PSDB para ele. "“A regra de ouro é que ele fica com o comando, isso foi acertado desde o primeiro momento”, disse agora noite.

Segundo Roberto Freire, caso decida sair da legenda para ingressar no PSB, como tem sido cogitado, não será por falta de apoio da futura federação partidária. “Ele vai sair porque deseja, não por que há problemas”.

Freire disse ainda que pretende falar com João Azevêdo para reforçar a premissa de apoio à reeleição ao Governo do Estado. “Vamos dizer a ele que essa regra de ouro funciona. Onde tiver governador candidato à reeleição, ele comanda as articulações e tudo”, observou.

Ainda de acordo com Freire, o Cidadania não pode tratar o PSDB como adversário, já que segundo ele há outros maiores a serem enfrentados. “O PSDB tem o compromisso, junto conosco, de onde tiver candidato a reeleição, apoiar o governador, o candidato da federação”, traduziu.

Freire, inclusive, liberou João Azevêdo a apoiar a candidatura de Lula da Silva para a Presidência da República. “Ele já tinha o aval para Lula, não é algo que pudéssemos impedir”, finalizou. Informa o Agenda Política.

Pedro reafirma que Cássio não disputará eleições e revela frustação do pai com derrota de 2018: “Ele teve que se reinventar”

Pré-candidato ao governo, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), reafirmou que o seu pai, o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), não disputará as eleições deste ano. De acordo com o tucano, após a derrota na última eleição para o Senado, em 2018, Cássio teve que se ‘reinventar’.

“Ele não disputa a eleição, mas isso não quer dizer que ele está fora da política. Ele vive uma nova fase em razão do resultado eleitoral das últimas eleições. Ele teve que se reinventar e hoje vive um novo ciclo e por isso não irá disputar mandato. Mas, está presente e soma demais nesse processo”, disse.

Rede Sustentabilidade anuncia 31 pré-candidaturas e reitera apoio à reeleição de João Azevedo

A Rede Sustentabilidade na Paraíba realizou evento na manhã desta sexta-feira (18), em João Pessoa, para anunciar 31 pré-candidaturas para as eleições deste ano. O partido também reiterou o apoio à reeleição do governador Joao Azevedo e realizou a filiação de 500 novos filiados no estado. A atividade contou com a presença de lideranças nacionais e estaduais do partido e de representantes de outras legendas.

O deputado estadual Chió, que é membro dirigente partidário nacional, disse que as pré-candidaturas lançadas representam a cara da sociedade, plural e diversa. “A política é para vocês, para cada um de vocês. Precisamos ampliar a representatividade social no parlamento. Esse é um dos nossos compromissos prioritários”, afirmou, acrescentando que a transformação da sociedade acontece por meio da política e disse que é através dela que se combate injustiça, racismo e fome.

Chió reforçou o apoio da Rede na Paraíba à reeleição do governador João Azevedo. “A Paraíba tem crescido em meio à crise na gestão de João Azevedo e, principalmente enfrentado a pandemia com responsabilidade e olhando para os que mais precisam. O programa ‘Tá Mesa’ é um exemplo disso. A Rede segue com o governador porque sabendo que é o melhor para nosso estado”, comentou.

Participações – O evento contou com a presença do porta-voz nacional da Rede, Wesley Diógenes; da porta-voz feminina no Estado, Cristiana Almeida e do masculino, Pastor Emmanuel Furtado; dos deputados estaduais Chió (Rede-PB) e Ana Paula Siqueira (Rede-MG); da Coordenadora Nacional do Elo Mulher da legenda, Mary Cruz.

Também participaram os representantes do PMN, Lídia Moura; do PCdoB, Roseane Cruz; do governador João Azevedo, Nonato Bandeira; e da vice-prefeita de Remígio, Luciana Soares; e da vereadora por Sousa, Lana Dantas.

De forma remota, também fizeram a participação na atividade a fundadora da Rede, ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a porta-voz feminina nacional do partido, a ex-senadora Heloísa Helena e a primeira deputada federal indígena do Brasil, Joênia Wapichana.

Em nome do governador João Azevêdo, Nonato Bandeira destacou a parceria da Rede com o Governo do Estado para a formulação de políticas públicas para o povo paraibano. “Sempre é uma satisfação participar de um evento de um partido que aposta na transformação política”, falou.

Fábio Arruda e Drª Ivete lamentam morte prematura da conterrânea boaventurensa Danúbia Galdino e prestam condolências à família nesse momento de dor

Consternados com a morte precoce da jovem empresária conterrânea boaventurense Danúbia Galdino, de 36 anos, ocorrida na tarde desta sexta-feira (18) o ex-prefeito da cidade Fábio Arruda e a ex-primeira-dama e promotora de Justiça Drª Ivete Arruda prestam condolências à mãe Dalvanisa, o pai Antônio Galdino, o marido Itamar Alvino, filha, irmãos e familiares. Natural de Boa Ventura, ela residia em Itaporanga.

Danúbia teve um infarto fulminante na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, onde se encontrava no hospital da Unimed para fazer exames. Conforme familiares, ela sentiu fortes dores de cabeça, passou mal ao dar entrada na unidade, mas não resistiu e veio à óbito. 

"É com tristeza e pesar que recebemos a notícia esta tarde do falecimento de Danúbia, uma jovem que acompanhamos desde o seu nascimento pelo estreito laço de amizade que nos une à sua família. Mais que uma amiga, perdemos uma pessoa que tínhamos como da família por conhecer desde criança. Nesse momento de dor, nos solidarizamos com sua mãe Dalvanisa, seu pai Antônio Galdino, o marido Itamar, filha, irmãoes e familiares.

Fábio e Ivete Arruda"

Prefeito do PSD declara apoio à reeleição do governador João Azevêdo

O prefeito de Dona Inês, Antônio Justino (PSD), que está em seu quarto mandato, declarou, nesta sexta-feira (18), apoio à reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania). “Dona Inês irá marchar junto com o governador porque o nosso povo sabe valorizar os investimentos e nossa parceria continuará com o reconhecimento da nossa parte e da nossa cidade”, assegurou Antônio Justino. 

O gestor municipal também agradeceu ao chefe do Executivo estadual pelas obras e ações que têm chegado ao município. “Dona Inês já foi contemplada com a obra da estrada que almejávamos desde criança, muitos passaram e prometerem, mas o governador chegou e fez, e estamos agradecendo com palavras e gestos”, acrescentou.

O apoio do prefeito Antônio Justino foi articulado pelo deputado estadual Tião Gomes.

Apoio do Republicanos a Efraim e cobrança da vice pra Adriano Galdino causa mal-estar a João, Cícero e Aguinaldo...

Causou intenso mal-estar ao governador João Azevedo, ao prefeito Cícero Lucena e ao deputado Aguinaldo Ribeiro a mais recente movimentação do Republicanos de Hugo Motta. Depois de “ganhar” a guerra partidária nos últimos dias anunciando várias filiações, o Republicanos encerra a semana, nesta sexta (dia 18), anunciando apoio à pré-candidatura de Efraim Morais ao Senado.

Segundo o prefeito Cícero, a decisão mostra um “movimento de desrespeito ao governador João Azevedo, que precisa, urgentemente, tratar com afinco a sua articulação política”. Após estar turbinado com as filiações mais recentes, o Republicanos manda recado à praça: mudou a batida do bombo. Além de anunciar apoio a Efraim, também quer indicar o vice de João.

Durante o evento de anúncio do apoio a Efraim, chamou atenção o entusiasmo do deputado Adriano Galdino e seu irmão, Murilo, pré-candidato à deputação federal. Segundo o deputado Hugo Motta, o Republicanos decidiu fechar com a pré-candidatura de Efraim, porque esperou por seis meses em vão por uma decisão do deputado Aguinaldo.

Adriano Galdino coloca a faca no pescoço de João e diz que sua indefinição “passou do tempo”: "Sou o que mais agrega para ser vice", disse.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Adriano Galdino afirmou que o governador João Azevêdo estaria passando do tempo, no que se refere a escolha do partido pelo qual deve concorrer à reeleição. Sobre a definição da chapa majoritária, Galdino disse que ainda há tempo e que João estaria focado na administração.

“Dentre os postulantes [à vaga de vice] sou o que mais agrega. Tenho condições de melhorar, e muito, o Governo João Azevêdo nessa questão da interlocução política”, destacou Galdino. Mas, deixou claro que, se tiver um “outro companheiro” que possa contribuir com a pretensa chapa à reeleição, abrirá mão. “A minha preocupação é com a reeleição de João Azevêdo”, ressaltou.

O deputado vai se filiar ao Republicanos tão logo se abra a janela partidária – em 3 de março – e tem se colocado à disposição para compor a pretensa chapa de João na vaga de vice.

Efraim Filho prega manter a unidade da base, cita o PP e aponta que João Azevêdo deve buscar ‘engenharia’ para abranger aliados

Após receber mais um apoio à sua pré-candidatura, desta vez do partido Republicanos, Efraim Filho (União Brasil) pregou unidade na base do governador João Azevêdo (Cidadania). Ele ressaltou que pretende ser o candidato da chapa de João e pediu diálogo com outros aliados, como o PP, que mantém a pré-candidatura de Aguinaldo Ribeiro ao Senado.

“Essa construção é tarefa do líder, de articulação e engenharia politica. Caberá ao governador buscar a base para conversar, a estratégia a ser feita, que se possa sentar e trabalhar para preservar a unidade do grupo”, disse. Efraim sinalizou que, mesmo que não esteja na chapa de João, manterá a postulação ao Senado, por representar ‘o desejo de um grupo’. A prioridade, no entanto, é estar junto ao governador.

“Essa candidatura hoje pertence  a um grupo, coletiva e plural que caminham comigo. Não posso frustrar essa expectativa. Representamos o melhor nome para compor a chapa do govenador. A nossa luta é para preservar a unidade e ser o candidato na chapa”, declarou.

O apoio do Republicanos, segundo Efraim, “representa o desejo de dois partidos”: “O PP tem o direito de defender o nome de Aguinaldo, não vejo o problema de Hugo Motta e Adriano Galdino defenderem o nome de Efraim Filho para compor a chapa”.

Romero Rodrigues anuncia apoio à pré-candidatura de Bruno Roberto ao Senado

O ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) anunciou nesta sexta-feira (18) apoio à pré-candidatura de Bruno Roberto (PL) ao Senado Federal. Ele declarou que o apoio ocorre por gratidão ao deputado Wellington Roberto (PL) pelo auxílio durante os anos de gestão em Campina.

“Eu conheço de muito  tempo, a gente tem uma amizade de longas datas e gostaria de dizer que, em forma de gratidão ao apoio que obtive na época da administração municipal quando estava à frente da prefeitura do deputado Wellington Roberto que muito ajudou especificamente em uma área que é mais frágil que mais precisa para salvar vidas, para ajudar as pessoas que é área de saúde em forma de gratidão, anunciar o apoio na pré-candidatura ao Senado Federal de Bruno Roberto. Tem Talento é jovem, tem futuro, e é assim sendo vamos ajudar a construir, se Deus quiser, uma Paraíba cada vez melhor, disse.

Bruno Roberto agradeceu e ressaltou a grande aprovação do ex-prefeito na Rainha da Borborema. “Me sinto honrado em ter ao meu lado, me apoiando nessa caminhada ao senado, mais um homem íntegro. Romero Rodrigues que teve mais de 90% de aprovação quando esteve à frente de Campina Grande, já declarou estar conosco, o que me dá a certeza que estamos caminhando no rumo certo. Vamos firmes, Romero!”, declarou.

Hugo Motta diz que Republicanos vai lutar para que Efraim esteja na chapa de João

O deputado federal Hugo Motta, presidente do partido Republicanos na Paraíba, ratificou o apoio da legenda à pré-candidatura de Efraim Filho (DEM) ao Senado Federal. Ele defendeu o nome do aliado na chapa majoritária do governador João Azevêdo (Cidadania).

“Ele reúne as melhores condições para representar a Paraíba no Senado Federal, tem atuação municipalista, deputado experiente, atuante, que é a a essência do nosso partido. Defendemos o seu nome e vamos lutar para que ele esteja na chapa do governador João Azevêdo”, disse.

Motta disse que não trabalha com hipóteses ao ser questionado sobre um possível apoio do govenador ao nome de Aguinaldo Ribeiro ao Senado. “Não trabalhamos com as hipóteses, trabalhamos com fatos. Efraim está na base do governador e vamos trabalhar para que seu nome esteja na chapa com o govenador”, destacou.

Ele ainda pontuou o desejo de colocar o partido em uma vaga na chapa majoritária, mas pregou cautela: “o govenador não vai fechar a chapa há 6, 7 meses da eleição, queremos estar na mesa, participar da decisão para exercer lá a nossa opção a cerca disso. Não somos um problema, mas não queremos deixar de ser ouvidos”.

Cícero Lucena cobra ‘política’ de João Azevêdo, para não ficar refém e vê desrespeito do Republicanos

O prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (PP), que participou do evento de filiações do Republicanos no início da semana, hoje criticou o partido por, segundo ele, desrespeitar o governador João Azevêdo (Cidadania).

O Republicanos anuncia, neste momento, apoio a pré-candidatura do deputado federal Efraim Filho (União Brasil) ao Senado na disputa interna com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) pela vaga na chapa majoritária de João.

Cícero, que defende o nome de Aguinaldo para Casa Alta do Congresso, cobrou do governador mais política, entendendo que ele está muito preocupado com a agenda administrativa.

Sérgio Queiroz rebate críticas de Bruno Roberto e dispara: ‘Ninguém manda no povo, acabou tempo de oligarquias antigas acharem que mandam na consciência das pessoas".’

Ex-secretário do governo Jair Bolsonaro (PL), o pastor Sérgio Queiroz (sem partido), rebateu as críticas feitas pelo pré-candidato ao Senado, Bruno Roberto (PL). Durante entrevista ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação na noite desta quinta-feira (17), ele afirmou que Bruno foi ‘desrespeitoso e deselegante’ ao tentar fechar espaços e desqualificar suas ideias quanto a sua também pretensão de pré-candidatura ao Senado Federal.

No início desta semana, o filho do deputado Wellington Roberto disse que Sérgio teria legitimidade para disputar a vaga, mas não pelo PL, porque o partido já tem candidato e criticou o posicionamento do pastor ao sustentar que sua candidatura já representa a militância bolsonarista na Paraíba. Além disso, ele disse ter apoio de Bolsonaro e que Sérgio Queiroz, com o ato, teria apenas a intenção de “convulsionar a harmonia” dos bolsonaristas e não será bem recebido por eles.

Em resposta no programa 60 Minutos desta quinta, Sergio Queiroz rebateu Bruno e disse que ele tem o direito de descartar suas ideias, mas não menosprezá-las. “Eu posso ser contra suas ideias, mas eu descarto a ideia das pessoas, não as pessoas que trazem as ideias. As pessoas nunca devem ser descartadas, desrespeitadas, embora eu acho que ele tenha sido extremamente deselegante na expressão que ele usou ao meu respeito, com relação de eu estar querendo convulsionar a direita na Paraíba. Eu o respeito profundamente, seu pai, sua mãe, todas as pessoas, porque para mim, o respeito não está ligado à minha condição política nem a minha conveniência, mas aos princípios que creio”, disse.

Sérgio classificou ainda o imbróglio entre eles como ‘julgo desigual’ por entender que Bruno vem de uma família tradicional na política, mas que ele não manda no voto dos paraibanos e, se decidir ir adiante com sua candidatura, fará com uma candidatura avulsa. “Falando sobre briga, eu não tenho briga com Bruno, nós não estamos lutando no mesmo campo. Ele tem partido, eu não. Ele é de uma família politicamente tradicional, eu não sou. Ele tem forças que não tenho. Na verdade, o que eu posso dizer é o seguinte; ninguém manda no povo [voto], nas pessoas, chegou o tempo de políticos antigos, oligarquias antigas acharem que mandam na consciência das pessoas, porém, hoje todo mundo tem internet, vê um celular… Então eu não tô brigando com ninguém, na verdade são as pessoas que decidiram isso, e pra mim isso basta”, concluiu.

As conversas e "os silêncios" da nata da política paraibana em pleno voo de Brasília à João Pessoa

Em meio à efervescência das últimas horas na política paraibana, nem o que acontece nos voos com a presença da nata política da Paraíba passa despercebido. Nesta quinta-feira (17), chamaram a atenção às conversas (ou falta delas) entre deputados paraibanos em vôo de Brasília para João Pessoa. O avião da empresa Latam partiu de Brasília às 12h45, tendo pousado em solo paraibano às 15h30.

Na primeira fila, o deputado e pré-candidato ao Senado, Aguinaldo Ribeiro (PP), sentado lado a lado de Gervásio Maia (PSB). Logo atrás, o deputado Efraim Filho, pré-candidato ao Senado, seguiu sozinho em sua meditação rumo à Paraíba.

Uma fonte, que estava dentro do voo, disse que os futuros concorrentes não se cumprimentaram no avião, nem na chegada, nem no pouso, no Aeroporto Castro Pinto. Não se sabe, se por razões políticas, ou meramente de concentração de viajantes.

Na terceira fila, seguia o deputado federal Wellington Roberto, que ao passar por Efraim, apertou a mão do parlamentar. Foi um dos poucos cumprimentos entre os políticos presentes no voo.

Além desses, estavam no avião o deputado Wilson Santiago (na última fila), atrás de onde estava sentado o Secretário-Executivo de Representação Institucional do Governo do Estado, Adalto Marcolino Fernandes. Esses também se cumprimentaram cordialmente.

Em um estado dominado pela política, não só o que dizem os deputados paraibanos tornam-se manchete. O que eles não dizem, ou como agem nos bastidores, também. (PolêmicaPB)

Hugo comunica a Aguinaldo decisão do Republicanos de apoio a Efraim que será oficializado em coletiva nesta sexta-feira às 10h

Ao bater o martelo com integrantes do Republicanos sobre a convocação de entrevista coletiva, o deputado Hugo Motta, presidente estadual da sigla, ligou na noite desta quinta-feira (17) para o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e fez o comunicado do que será oficializado nesta sexta-feira (18) com a imprensa: o Republicanos vai do deputado Efraim Filho (DEM) para a disputa ao Senado. Informa Heron Cid.

Hugo Motta convocou a coletiva que vai acontecer nesta sexta-feira, às 10h, no Auditório do Empresarial Duo Corporate Towers, no bairro dos Ipês, em João Pessoa. A pauta é o anúncio de apoio do partido ao deputado Efraim Filho (DEM), pré-candidato ao Senado. Muita gente não dorme hoje!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Solidariedade confirma para segunda-feira reunião de anúncio e filiação de pré-candidatos à Câmara Federal e ALPB

Embora o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, ainda não esteja confirmado por ajustes na agenda, a reunião do Solidariedade na próxima segunda-feira (21) pretende apresentar diversos pré-candidatos para Câmara Federal e Assembleia Legislativa com projeções consideradas animadoras.

Estão na lista além do presidente estadual da legenda e suplente de deputado estadual Aledson Moura, Pedrito, ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo;  Dudu Dantas, ex-prefeito de Cubati;  Gilbertinho, ex-prefeito de Lagoa; Nilson Lacerda, ex-prefeito de Conceição; Bevilaqua, ex-prefeito de Juazeirinho; Irmão Cezar, suplente de Deputado Estadual; Romualdo Quirino, prefeito do Congo; André de Cabedelo.

Tem mais, são eles: Antonio Mineral, ex-deputado estadual; Márcio Roberto, ex-deputado estadual e pai do deputado Jullys; Profª Josivânia de Santa Rita;  juiz Dr Ramonilson, de Patos;  Dr Hildo Lisboa, de Caiçara; Dr João Suassuna, de São Betinho;  Carol Gomes, esposa do Prefeito André de Boa Vista; Silvia Benjamin, esposa do prefeito Adelson de Areial; Aron Renê, ex-prefeito de Itatuba; Rodrigo Ramos, ex-vereador de Campina Grande.

Entre os que já apareceram em reuniões da frente de Renovação Parlamentar há ainda Dr. Zé Célio, suplente de deputado e ex-vice-prefeito de Sousa. O Solidariedade é presidido na Paraíba por Aledson Moura, com Nilson Lacerda como secretário e Gilberto Linhares - tesoureiro.

Perguntar não ofende: O que fazia parte dos vereadores da base de AG em conversa com o Cabo Gilberto?

“A imagem não é montagem, é a fotografia de um encontro entre o deputado estadual Cabo Gilberto com parte da bancada de vereadores do prefeito de Mari, Antonio Gomes, nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, em lugar incerto e com conversas não publicadas até o presente momento.”, escreve o articulista Marcos Sales na Coluna GIRO no site da agência ODIA1.

Pelas informações publicadas pelo articulista a foto teria sido vazada propositalmente e como perguntar não ofende: vai sair apoio ou não para as eleições de outubro?

Leia o artigo na íntegra no site da agência AQUI.

Após encontro com dirigente nacional do PT, Veneziano marca para segunda-feira o lançamento de sua candidatura ao governo

Depois de marcar e desmarcar duas vezes lançamento de sua candidatura ao governo, ao que parece dessa vez a coisa vai. O senador Veneziano (MDB), ao lado do ex-governador Ricardo Coutinho, do ex-prefeito Luciano Cartaxo, Luiz Couto e Jackson Macedo, que formam uma ala do PT liderada pelo ex-governador, lança seu nome na disputa estadual em evento que está programado para acontecer na próxima segunda (21), no Sindicato dos Bancários cuja sede já está reservada. 

Veneziano teve uma reunião nesta quinta-feira (17) com Ricardo, Jackson e Márcio Macedo (vice-presidente nacional do PT) que veio à Paraíba para assegurar que o ex-presidente Lula enviará um vídeo de apoio para o avento. Nas redes sociais, o senador disse apenas: “Estivemos com o Vice-Presidente Nacional do PT Márcio Macedo, tratando sobre o projeto do MDB/PT, construindo um novo futuro para Paraíba e o Brasil”.

“Construindo um novo futuro para a Paraíba e o Brasil”, escreveu Ricardo na legenda também nas redes sociais. E não faltou, claro, o tradicional ‘V’ + ‘L’.

Polícias Federal e Penal prendem ex-prefeito de Riacho dos Cavalos, Capuxim, acusado de favorecer empresa do irmão em fraudes de licitações

A Polícia Federal e a Polícia Penal da Paraíba prenderam, nessa quarta-feira (16), o ex-prefeito de Riacho dos Cavalos, Sebastião Pereira Primo, mais conhecido como Capuxim (foto). Ele é acusado de favorecer uma empresa do irmão e um supermercado em fraudes de licitações com recursos do Fundeb e PNAE para compra de materiais para as escolas municipais. A PF e a Polícia Penal da Paraíba cumpriram o mandado de prisão que havia contra o ex-prefeito Capuxim. Ele é alvo de processo da Justiça Federal, condenado a 10 anos de prisão.

Consta na denúncia que a Controladoria Geral da União (CGU) realizou fiscalização na Prefeitura de Riacho dos Cavalos e apurou diversas irregularidades com a utilização dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Entre as irregularidades, houve fraudes em diversos pregões com ausência de processos licitatórios, uso de falso certame com a falta de diversos documentos; além de favorecimento da Furtuna Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas e Alimentos Ltda, empresa do irmão do ex-gestor, e  Supermercado Martins Ltda.

Confira na íntegra as acusações:

a) frustração à licitude do Pregão n.006/2009, uma vez que o referido certame, para aquisição de materiais de expediente para escolas municipais no valor de R$11.867,40, nunca existiu, tendo sido apresentado apenas um simulacro com a ausência de diversos documentos;

b) frustração à licitude dos Pregões n.001/2009 e 006/2010, uma vez que a CGU apontou diversas irregularidades nos referidos certames, que acarretariam sua nulidade, para favorecer as empresas Furtuna Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas e Alimentos Ltda (pertencente ao irmão do gestor) e  Supermercado Martins Ltda;

c) aquisição de gêneros alimentícios da pessoa jurídica pertencente ao irmão do gestor em valores acima dos limites contratados, sem comprovação do termo aditivo contratual, pois a publicação no Diário Oficial teria sido forjada;

e d) o ex-gestor ordenou o pagamento de despesas em desacordo com as normas financeiras para favorecer a empresa de seu irmão.

TJ nega recurso e mantém bloqueio dos bens da ex-prefeita de Boa Ventura, Leonice Lopes, em ação de improbidade por contratação de funcionários fantasmas

A ex-prefeita de Boa Ventura, Leonice Lopes teve um Agravo de Instrumento negado pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão online, cuja decisão proferida pelo desembargador/relator João Alves da Silva foi publicada na última terça-feira (15). 

Em decisão unânime a 4ª Turma negou o recurso da ex-prefeita seguindo voto do relator pela manutenção da decisão da primeira instância da Comarca de Itaporanga pela indisponibilidade dos bens de Leonice Lopes, por entender que “à análise dos elementos probatórios acostados ao caderno processual, impõe-se reconhecer o preenchimento dos requisitos legais suficientes e necessários à concessão da medida liminar pleiteada pelo autor. (...) vez que o procedimento administrativo (Inquérito Civil nº 047.2019.000837) realizado pelo próprio Ministério Público constatou irregularidades nas contas de gestão administrativa de recursos públicos, durante o exercício de 2014 a 2019, cujo mandato estava sendo exercido pela requerida, MARIA LEONICE LOPES VITAL, fatos corroborados pelos depoimentos dos próprios particulares supostamente beneficiados. Assim, evidencia-se a fumaça do bom direito, havendo fortes indícios da prática de ato de improbidade, exigindo-se a concessão da medida pleiteada, até para se assegurar o resultado útil do processo (ressarcimento ao erário)".

Em seu voto, o desembargador pontua: "Entendeu-se que a decisão guerreada foi devida e amplamente fundamentada, demonstrando o magistrado singular, de forma clara, as razões de seu convencimento, quanto à concessão da mencionada liminar, conforme bem se observa da decisão, apoiada nos seguintes fatos: houve desvio de recursos públicos, na exorbitante ordem de R$ 339.727,01 (trezentos e trinta e nove mil, setecentos e vinte e sete reais e um centavo), para a contratação de "servidores fantasmas" pela ex-prefeita demandada, não possuindo esses qualquer qualificação técnica, além de serem pertencentes a um único grupo familiar e, ainda por cima, residentes em uma cidade situada a dezenas de quilômetros de distância da municipalidade contratante (80km), o que implicava em parca prestação funcional. À luz das narrativas que reconstroem nos autos o contexto fático, assim como procedendo ao exame das arguições jurídicas recursais, estas que se consubstanciam na tentativa de demonstração da existência dos requisitos autorizadores da medida de urgência pleiteada, tenho que não merecem qualquer respaldo".

 O caso

Em março de 2021, a juíza Hyanara Torres, da 3ª Vara da Comarca de Itaporanga, determinou a indisponibilidade dos bens da ex-prefeita Leonice Lopes na ação que responde por imporbidade administrativa, por ter mantido na prefeitura funcionários fantasmas. A decisão da magistrada atendeu requerimento do Ministério Público, que é autor da ação. A investigação ministerial começou com uma denúncia formulada em 2019 por quatro vereadores da oposição à época: Thales Oliveira, Maria Livoneide, João Neto e André Lacerda, este último atual vice-prefeito do município. A prefeita é Talita Lopes (sobrinha de Leonice).

A partir da denúncia dos vereadores, o Ministério Público constatou e as irregularidades na contratação de funcionários fantasmas que resultaram em um prejuízo aos cofres públicos de quase R$ 340 mil, conforme o MP. A Justiça aceitou a denúncia contra a ex-prefeita Leonice Lopes e os servidores (que residiam nas cidades de Emas, Teixeira e Pitimbu) que também tiveram seus bens bloqueados para o ressarcimento do patrimônio Público. 

Cartaxo garante que tem autonomia no PT e não é submisso às decisões de RC: "O PT tem muitas correntes, eu não entrei no PRC (Partido de Ricardo Coutinho)".

O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) foi bem categórico ao falar sobre sua relação com o seu colega de partido, o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Em entrevista, nesta quarta-feira (16), Cartaxo deixou claro que não é submisso às vontades de Ricardo dentro da legenda e que tem autonomia para tomar suas decisões.

Cartaxo ainda explicou que não entrou para o “PRC, Partido de Ricardo Coutinho” e, sim, para o PT. “O PT tem muitas correntes de opiniões internas. Tem gente que pensa diferente, mas que quer uma mudança no Brasil e de melhoria do Estado. Estas são as questões centrais, não são as questões individualizadas. Eu não entrei no PRC, Partido de Ricardo Coutinho, não. Eu entrei no PT”, disse.

Sobre o entendimento entre os dois, Cartaxo disse que não é Deus para perdoar alguém. “Eu não tenho que perdoar ninguém, por que eu teria que perdoar alguém? Não sou Deus para perdoar alguém. O PT é um partido amplo, é um partido que tem muitas forças políticas, muitas tendências. Ricardo está filiado, foi aceito pelo PT, assim como minha filiação foi aceita”, afirmou.

Sefaz-PB apreende 15 toneladas de açúcar sem nota fiscal em Itaporanga avaliada em R$ 45 mil

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) apreendeu, ontem (16), em Itaporanga, no Sertão da Paraíba, 15 toneladas de açúcar, avaliadas em R$ 45 mil, que estavam sendo transportadas em um caminhão baú sem documento fiscal. A apreensão foi efetuada pelo Comando Fiscal de Patos, que integra a 4ª Gerência Regional da Sefaz-PB. O veículo com a carga de açúcar vinha do estado do Ceará com destino ao município de Patos.

Após os auditores fiscais do Comando Fiscal de Patos confirmarem a irregularidade do transporte do produto, o caminhão foi apreendido e levado para o Centro de Operações de Patos para contabilidade do volume, para efeito de cálculo do tributo e da multa. O flagrante culminou no recolhimento, à vista, de ICMS e de multa por infração, no valor total de R$ 12.150,00, sendo R$ 8.100,00 de ICMS e de R$ 4.050,00 de multa por infração.

Ações fiscais intensificadas – A Sefaz-PB permanece com ações fiscais intensificadas nas cinco gerências regionais da Paraíba como forma de coibir a circulação de mercadoria com documentação inidônea, pendente de regularidade ou sem nota fiscal. O objetivo da fiscalização com realização de blitz móveis nas rodovias e de fiscalização de mercadorias em trânsito, por meio de monitoramento e de canais de denúncias, é combater a sonegação fiscal e a concorrência desleal.

“Todo líder religioso que decida ingressar em um pleito político deve afastar-se do púlpito e da liderança”, avisa Sérgio Queiroz

O pastor Sérgio Queiroz, líder da Cidade Viva, deu mais uma sinalização, nesta quarta-feira (17), através das redes sociais, que deve mesmo concorrer a uma vaga no Senado Federal.  Ele defendeu que líderes religiosos que vão concorrer a cargo eletivo, se afastem do púlpito e do comando da igreja durante o processo eleitoral.

A igreja, segundo o entendimento do pastor, não deve ser contaminada pelo pleito político. “A igreja, embora composta de cidadãos que votam, deve ser preservada de polarizações e continuar unida”, postou Queiroz.

Sérgio Queiroz foi secretário nacional dos Direitos Humano no governo Bolsonaro. Ele tem sido estimulado por lideranças evangélicas e militantes da direita a entrar na disputa. O pastor disse que vai anunciar o posicionamento até a próxima semana.

A julgar pelas gestos e movimentações dos últimos dias, Sérgio já está na disputa. É aguardado pelo bolsonarimso que ele assume candidatura ao Senado para fazer palanque pro presidente Bolsonaro.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Juscelino do Peixe vai deixar Secretaria Executiva da Pesca da Paraíba para disputar vaga de deputado estadual pelo Republicano sem temer os "tubarões" da sigla

Secretário executivo da Pesca da Paraíba, Juscelino do Peixe vai deixar a pasta em março para disputar uma vaga de deputado estadual pelo Republicanos e diz não temer a concorrência com os "tubarões" que entraram e os que ainda vão entrar no partido para disputar as eleições de 2 de outubro. 

“Eu sou um paraibano e, como paraibano que sou, não costumo fugir. Tenho coragem para enfrentar, seja qual for o desafio. O desafio existe para que a gente supere cada um deles. Eu estou pronto, eu estou preparado. E eu irei estar na condição de representar o meu povo, sim”, declarou.

Juscelino deixou claro que os reforços que chegaram ao partido irão somar para o fortalecimento da legenda e que confia na condução do presidente estadual do Republicanos, Hugo Motta, para a formação de uma chapa proporcional que possa eleger um grande número de deputados.

“Acredito piamente que o Republicamos vai sair como um dos maiores partidos da Paraíba. O deputado Hugo tem trabalhado muito na articulação política e eu confio e acredito na condução do meu presidente. Não tenho dúvida que o quadro que está sendo montado será o melhor quadro de disputa e vai eleger um grande número de parlamentares”, reforçou. (com Napoleão Soares)

Damásio Neto se coloca à disposição do PP e defende o nome de Aguinaldo para o Senado na chapa de João

Vereador em João Pessoa, Damásio Franca Neto defendeu nesta quarta-feira (16) participação do Progressistas na chapa majoritária do governador João Azevêdo com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro disputando a vaga de senador. Segundo o vereador, Aguinaldo já passou por vários mandatos, tem experiência e habilidade, onde o credencia para disputar a vaga do Senado Federal.

“Um dos objetivos principais do partido nesta eleição é fazer dois deputados federais como mais um senador. Aguinaldo já foi deputado estadual, deputado federal, ministro, tem toda essa habilidade, já conseguiu diversos recursos para todos os municípios paraibano, e isso o credencia para o nome forte ao senado”, pontuou.

Damásio se colocou à disposição para ajudar no fortalecimento do Progressistas nestas eleições, como candidato a deputado estadual, e ressaltou a força do partido. “Eu sempre deixo o meu nome à disposição do partido. O Progressista é um dos principais partidos da Paraíba; tem o prefeito da cidade de João Pessoa, três vereadores, deputado estadual, federal, uma senadora, então a gente trabalha para que o nosso partido cresça ainda mais e tenha espaço na majoritária”, destacou Damásio Franca Neto.

“Essa gestão é movida por desafios”, frisa prefeito Emerson Panta ao anunciar maior pacote de obras da história de Santa Rita - orçado em quase R$ 30 milhões.

O prefeito Emerson Panta, ao lado da primeira-dama e deputada Dr Jane Panta, auxiliares e lideranças, lançou na manhã desta quarta-feira (16) o maior pacote de obras da história da cidade. O investimento é avaliado em quase R$ 30 milhões e vai beneficiar milhares de santarritenses, melhorando a qualidade de vida, além de gerar emprego e renda. 

O maior investimento dentro do pacote de obras será a construção da Via Nova, que será espécie de cartão-postal com cerca 3,2 km de extensão, interligando os bairros de Tibiri e Marcos Moura, a Praça do Chafariz e o binário, onde terá a primeira ciclovia da cidade. Serão investidos mais de R$ 10 milhões.  No pacote ainda está incluído o projeto urbano do primeiro Parque Linear, no bairro Portal de Tibiri, no Loteamento Plano de Vida. Com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida à população, a construção do parque contemplará em pista de cooper, além de duas quadras para a prática de esportes. No local, ainda haverá equipamentos ao ar livre.

Durante o anúncio, Emerson Panta frisou que a sua gestão é movida por desafios e por isso mesmo está realizando obras antes sonhadas e que agora passarão a ser realidade para os moradores de Santa Rita. “Não é todo dia que a cidade de Santa Rita vê um investimento importante como esse e não é apenas isso, para que isso acontecesse era necessário que tivéssemos estabilidade, isso precisou vir primeiro pois nós saímos de uma situação de caos, mas esse caos não deixou o povo cabisbaixo, apenas nos deu uma força gigantesca para que a gente visse aquele passado e disséssemos: não quero mais voltar a esse ponto, esse foi o ponto de partida. Estabilidade de pagamento em dia, estabilidade de que pela primeira vez na historia fosse dividido o saldo do Fundeb igualitariamente entre todos os funcionários, estabilidade que nos proporcionou construir o hospital infantil, entre outra gama de obras. Essa gestão é movida por desafios” frisou o prefeito.

Ainda no pacote de obras está incluída a construção do Complexo Comunitário São Pedro, no Bairro Popular. O local vai contar com um restaurante popular municipal, que fornecerá refeições gratuitas para a população mais vulnerável. Além disso, também terá um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma praça. 

O programa de intervenções viárias ainda contempla serviços de drenagem e asfalto da Avenida Arnaldo Bonifácio e ruas Vereador Félix Araújo, Governador Osvaldo Trigueiro, além da ligação entre as ruas Embaixador Milton Cabral, com a Governador Osvaldo Trigueiro e o Senador Adalberto Ribeiro.  O conjunto de ações também agrega o projeto de revitalização urbana da tradicional Praça Prefeito João Crisóstomo, conhecida como Praça do Chafariz, no bairro de Tibiri II.

No local, haverá a substituição da paginação do piso, nova iluminação led, equipamentos de academia ao ar livre, pista de cooper para a prática de atividades físicas, playground para crianças, estacionamento, revitalização da pista de skate, além de piso acessível em toda a praça e rampas de acessibilidade. A praça também vai contar com baia para parada de ônibus e inserção de toda a estrutura de proteção em alambrado para as duas quadras. 

O loteamento Sol Nascente, em Tibiri II, vai receber serviços de drenagem e pavimentação em paralelepípedo em várias ruas, que são: Baía da Traição e Etelvino Eugênio, Amilton Veloso, Intendente Cordeiro, Francisca Batista, Maria Alves Gonçalves e Manoel Pedro Francelino.  

O Centro de Santa Rita receberá serviços de infraestrutura com ruas que serão recapeadas e asfaltadas. São elas: Epitácio Pessoa, Amaro Coutinho, Santos Dumont, Dr. Fonseca, Semeão Leal, Cardoso Vieira, Senador José A Almeida, São João e Antenor Navarro.

O prefeito Emerson Panta antecipou que em breve acontecerá a entrega do Hospital Infantil e de diversas obras que já estão em curso. “Os investimentos só foram viabilizados a partir dos esforços criados para garantir a estabilidade e a capacidade de investir da gestão municipal”, disse o prefeito.

Ele antecipou ainda que nos próximos dias terá novo anúncio de obras, ampliando para outras regiões da cidade o braço de intervenções e investimentos da prefeitura. “Esses investimentos não acontecem todo dia. Antes disso tudo ser possível, precisava acontecer a estabilidade dos cofres públicos”, afirmou. 

A solenidade de lançamento do ‘Maior investimento em Obras da história de Santa Rita’ ocorreu no ginásio ‘O Renatão’, no Bairro Popular.

Definido: Após saída de Edna Henrique, deputado Ruy Carneiro também decide deixar o PSDB - ficou sem candidatos a deputado...

Segunda maior liderança do PSDB na Paraíba e estrela nacional da legenda, o deputado federal Ruy Carneiro, mesmo de coração apertado, terá que deixar o PSDB por uma simples questão: sobrevivência. 

Após a saída da deputada federal Edna Henrique, que foi pro Republicanos, o parido praticamente acabou. E não tem candidatos com votos o suficiente que garanta uma calda que dê alívio a Ruy na reeleição. Diz Fabiano Gomes. 

Enquanto começa a se despedir do tucanato, Ruy paquera com siglas como o PSD e União Brasil.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Apoio oficial do PV e PC do B (e ainda o PSB) à reeleição de João inviabiliza o apoio da federação do PT à Veneziano mesmo que Ricardo Coutinho queira

Depois da confirmação do recente apoio do PCdoB à reeleição do governador João Azevêdo, dirigentes do Partido Verde (PV) se reuniram, nesta terça-feira (15), com o chefe do Executivo paraibano para comunicar a decisão de apoiar a sua pré-candidatura nas eleições de outubro e convidá-lo a ingressar na legenda caso se confirme sua desfiliação do Cidadania.

O presidente estadual da legenda, ex-deputado Sargento Dênis, e a coordenadora de Mulheres do PV, Maristela Viana, comunicaram a decisão pessoalmente a Joāo Azevêdo e colocaram o presidente nacional, José Luiz Pena, para falar por telefone com o governador a fim de ratificar a nova parceria política que será estabelecida.

PT e PSB estão formalizando uma federação de esquerda que dará sustentação à candidatura de Lula (PT). E PC do B e o PV estão juntos nessa federação, entretanto, na Paraíba vão apoiar à reeleição de João numa direção contrária a que uma ala do PT, capitaneada pelo ex-governador Ricardo Coutinho quer que é o apoio à candidatura do senador Veneziano (MDB). E, ainda, tem o PSB do deputado federal Gervásio Maia que tem preferência por apoio à reeleição de João.

O PV foi o partido que concorreu nas últimas eleições contra o governador, tendo Lucélio Cartaxo como candidato. A Executiva estadual do PT, por decisão da maioria de seus dirigentes, em reunião, já anunciou também a preferência pelo nome de Joāo Azevêdo e o PSB fez um convite para o governador retornar aos seus quadros partidário.

Sargento Dênis ressaltou a boa gestão que Joāo Azevêdo realiza, principalmente, na condução da pandemia, “onde a Paraíba deu exemplo na vacinação, no atendimento e amparo aos que precisaram de um leito de hospital, sem nunca ter colapsado ou deixado alguém abandonado à própria sorte , como se viu em outros lugares”.

O governador agradeceu o apoio do PV em apoiá-lo, além do compromisso do partido em validar políticas públicas que “melhorem as condições de vida dos mais vulneráveis da sociedade, justamente em um momento difícil pelo qual passa o nosso país”.

“Ele já lançou três candidatos (Lígia, Cartaxo e Veneziano) a governador”, diz Anísio Maia sobre presidente do PT-PB para frisar que o PT "não tem dono" e quem decide é o diretório no voto

Moderação. Foi o que o deputado estadual Anísio Maia cobrou do presidente do seu partido na Paraíba, PT-PB, Jackson Macêdo. Segundo o parlamentar, o líder do PT no estado já colocou três nomes com candidatos ao governo do Estado na eleições deste ano: a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT); o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT); e o senador Veneziano (MDB).

De acordo com o parlamentar, as decisões apresentadas em entrevistas recentes de Jackson Macêdo não condizem com o pensamento da maioria dos integrantes da legenda na Paraíba.

"Ele [Jackson Macêdo] não consulta ninguém. Ele consulta um pequeno grupo na Paraíba e ele é o porta-voz desse grupo, mas não é o porta-voz do PT. Porque, na verdade, a grande maioria do PT está esperando uma decisão democrática, como é normal no partido. Existem regras. Então nós estamos vendo as regras de como vão ser escolhidos os candidatos do PT e como será a forma de participação. Então, ele está lançando candidatos da vontade dele. Ele pode lançar 200. Eu quero saber se o partido segue ele ou não", disse.

Anísio ressaltou ainda que Jackson Macêdo já “lançou” três candidaturas ao Governo da Paraíba e pediu paciência do líder petista. "O presidente do partido [na Paraíba, Jackson Macêdo,] precisa tomar cuidado no que ele diz porque ele está muito apressado dando entrevistas e está mudando demais. Ele já lançou três candidatos a governador: Luciano Cartaxo, Lígia Feliciano e Veneziano. Num curto período de tempo. Precisa ter mais cuidado porque ele é o presidente do partido e precisa ser mais moderado", cobrou Anísio.

Cartaxo desiste de disputar o governo (pela segunda vez), anuncia pré-candidatura à Deputado Estadual e diz que PT quer priorizar alianças para governador; O irmão Lucélio deve ir pra Deputado Federal

De pré-candidato ao governo pela segunda vez à busca por segurança numa disputa à Assembleia Legislativa da Paraíba nas eleições deste ano. Esta é a solução do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), para a sua carreira política, anunciada por ele mesmo em suas redes sociais nesta terça-feira (15).

O recuo, sinaliza o petista, é para abrir espaço para composições com aliados. Uma das teses mais concretas é que o PT faça composição para apoiar o nome do senador Veneziano (MDB) ao governo. Há expectativa de que a formalização da parceria ocorra ainda hoje.

“As próximas eleições serão fundamentais para o futuro do Brasil. Neste sentido, o PT nacional irá ampliar alianças e, assim como em vários estados brasileiros, na Paraíba, o partido irá priorizar a candidatura ao governo do estado em favor de um partido aliado”, disse Cartaxo.

Ainda segundo Cartaxo, “depois de muito diálogo com as pessoas que reconhecem nosso trabalho, nossa trajetória como vereador, vice-governador, deputado estadual e prefeito de João Pessoa quando construímos 10 mil moradias, parques da Lagoa e da Bica, redes de upas e de creches, Largo de Tambau, praças, ciclovias, com muita humildade, disposição e na certeza de que muito posso fazer pela Paraíba, começo minha caminhada como pré-candidato a deputado estadual”, completou.

Cartaxo

Após abrir mão da pré-candidatura ao governo, nas eleições 2018, Cartaxo iniciou o processo de articulação política para as Eleições 2022 com pretensões majoritária, ainda pelo PV. Ano passado, o ex-prefeito se filiou ao PT e surgiu a tese de que ele iria disputar a uma vaga na Câmara dos Deputados.

O anúncio feito por Luciano hoje em enfrentar à Assembleia Legislativa se alinha com máxima que tem emplacado nas escolhas das principais lideranças políticas do estado: sobrevivência ao processo eleitoral. Na disputa a federal, o PT já conta com o deputado Frei Anastácio, o ex-deputado Luiz Couto e ainda deverá ter a deputada estadual Estea Bezerra para aumentar a concorrência interna.

Outra tese para o recuo é que a esposa de Cartaxo, Maísa Cartaxo, ou o irmão, Lucélio Cartaxo, devem ser um dos escolhidos pela legenda para figurar como vice na eventual chapa de Vené eo outra a deputado federal. A certeza, apenas que Luciano retorna para o ponto de partida, antes do mandato por dois anos como prefeito da capital.

‘João não vai pressionar liderança nenhuma para estar no seu projeto de reeleição’, diz Nonato sobre demora de Veneziano

O Secretário de Comunicação do Governo do Estado, Nonato Bandeira, durante entrevista ontem (14), declarou que o governador João Azevêdo (Cidadania) não vai pressionar lideranças por definição de apoio à sua reeleição.

A declaração do titular da pasta acontece em meio a uma eventual demora do então aliado, senador Veneziano (MDB), sobre uma definição do seu apoio a João Azevêdo ou uma postulação própria como pré-candidato de oposição ao Governo.

“Não é questão de esperar. O governador tem respeito pelos aliados e até adversários. Cada um tem seu próprio tempo. O governador está definindo a questão partidária e cada partido ou outra liderança do estado também tem o direito de tomar suas decisões”, disse.

“O governador não vai pressionar liderança nenhuma e só estará em seu projeto de reeleição quem estiver confortável para tal. Ele não interfere nos partidos e não demoniza lideranças que porventura não estão com ele”, afirmou ele em entrevista ao programa Arapuan Verdade.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Santa Rita anuncia lançamento de pacote de obras avaliadas em quase R$ 30 milhões

O Prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, lança na próxima quarta-feira (16), no Ginásio O Renatão no Bairro Popular, às 9h, o maior pacote de obras da história do município. O investimento está avaliado em quase R$ 30 milhões e vai beneficiar milhares de moradores santa-ritenses, melhorando a qualidade de vida, além de gerar emprego e renda.

O maior investimento dentro do pacote de obras será a construção da Via Nova, que vai ter em média 3,2 km de extensão, onde terá a primeira ciclovia da cidade. Serão investidos mais de R$ 10 milhões. A construção da Via Nova foi uma solicitação dos moradores e será o cartão-postal da cidade de Santa Rita.

A obra da Via Nova, na Rua Assis Chateaubriand, vai interligar os bairros de Tibiri e Marcos Moura, além de outras adjacentes, como a Praça do Chafariz e binário. Dentro do programa de ações, também estão incluídos serviços de drenagem e asfalto a Avenida Arnaldo Bonifácio e as ruas Vereador Félix Araújo, Governador Osvaldo Trigueiro, além da ligação entre as ruas Embaixador Milton Cabral, com a Governador Osvaldo Trigueiro e Senador Adalberto Ribeiro.

Dentro do conjunto de ações que será apresentado, está o projeto de revitalização urbana da tradicional Praça Prefeito João Crisóstomo, conhecida como Praça do Chafariz, no bairro de Tibiri II. No local, haverá a substituição da paginação do piso, nova iluminação LED, equipamentos de academia ao ar livre, pista de cooper para a prática de atividades físicas, playground para crianças, estacionamento, revitalização da pista de skate, além de piso acessível em toda a praça e rampas de acessibilidade. A praça também vai contar com baia para parada de ônibus e inserção de toda a estrutura de proteção em alambrado para as duas quadras.

No pacote também está incluído o projeto urbano do primeiro Parque Linear, que será no bairro Portal de Tibiri, no Loteamento Plano de Vida. Com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida, a construção do Parque irá contar com pista de cooper, além de duas quadras para a prática de esportes. No local, ainda haverá equipamentos ao ar livre.

Entre as obras que serão executadas, também estão serviços de drenagem e pavimentação em paralelepípedo em várias ruas do loteamento Sol Nascente, em Tibiri II, que são: as ruas Baía da Traição e Etelvino Eugênio, Amilton Veloso, Intendente Cordeiro, Francisca Batista, Maria Alves Gonçalves e Manoel Pedro Francelino.

Além do bairro de Tibiri II, o Centro de Santa Rita terá ruas que serão recapeadas e asfaltadas. São elas: Epitácio Pessoa, Amaro Coutinho, Santos Dumont, Dr. Fonseca, Semeão Leal, Cardoso Vieira, Senador José A Almeida, São João e Antenor Navarro.

Outra ação da Prefeitura está a realização do projeto do Complexo Comunitário São Pedro, localizado no Bairro Popular. Será feita a implantação de cozinha comunitária, que irá fornecer alimentação, por meio de quentinhas para a população, além de um CRAS para assistência social a população e uma praça para a prática de atividades físicas.

Conforme o prefeito Emerson Panta, o pacote de obras irá trazer inúmeros benefícios para a população. “Estaremos lançando o maior pacote de obras da história da cidade de Santa Rita. É um conjunto de ações que irão movimentar a economia local e garantindo a qualidade de vida dos santa-ritenses, como é o caso do projeto de revitalização da Praça do Chafariz. E é com muito orgulho que, em breve, estaremos dando início às obras da Via Nova, que será construída do zero. A Via Nova foi uma solicitação dos próprios moradores, e será o nosso cartão-postal. Serão obras por quase toda a cidade, e que reforçam ainda mais o compromisso da atual gestão com os moradores, com diversos benefícios e trazendo uma maior qualidade e conforto. Os investimentos são de quase R$ 30 milhões”, explicou Panta.

Prestes a ser ungido candidato a senador de Bolsonaro, Pastor Sérgio Queiroz tem reunião com Nilvan Ferreira - candidato ao governo - e Walberr Virgolino

Cotado para disputar o senado nas eleições deste ano, o pastor Sérgio Queiroz reuniu-se nesta segunda-feira (14) com o pré-candidato ao Governo da Paraíba, Nilvan Ferreira (PTB). O encontro também contou com a presença do deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota).

“E hora de lutar pelos ideais. O tempo de fingir acabou. Uma excelente conversa para o futuro dos paraibanos”, escreveu Wallber nas redes sociais.

Procurador da Fazenda Nacional e ex-auxiliar do Governo Federal, o pastor Sérgio Queiroz tem sido incentivado por lideranças evangélicas para disputar o Senado nas eleições deste ano. Em entrevistas recentes, ele enfatizou que seu futuro está ‘nas mãos de Deus’, deixando aberta a possibilidade.

O pastor já recebeu convite público, para filiação, da direção estadual do Partido Liberal (PL), que tem o deputado federal Wellington Roberto como presidente. Por ora, o pré-candidato ao Senado do grupo é o jovem Bruno Roberto, assessor do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). (com Felipe Nunes)

‘Unidade’: pastores Sérgio Queiroz, que deve ser candidato a senador, e José Carlos de Lima têm encontro em João Pessoa

Duas das principais lideranças evangélicas da Paraíba estiveram reunidas, neste sábado (12), para a promoção de uma “unidade espiritual”: os pastores José Carlos de Lima, presidente da Assembleia de Deus na Paraíba (ADPB) e Sérgio Queiroz, presidente da Cidade Viva. A Assembleia de Deus e a Igreja Cidade Viva, além de um exemplar trabalho missionário e evangélico, desenvolvem atividades sociais importantes em prol de comunidades e de setores vulneráveis da sociedade.

A reunião dos pastores aconteceu pela manhã, em visitação a projetos mantidos pelas duas igrejas, no litoral sul do estado. Sem dúvidas, foi um acontecimento marcante no segmento religioso paraibano. Primeiro, eles visitaram o prédio do futuro abrigo de idosos, que está sendo construído pela denominação pentecostal, no município de Conde. Em seguida, próximo dali, dirigiram-se ao Campus Metropolitano da denominação Batista.

Nas redes sociais, o pastor Sérgio Queiroz, da Cidade Viva, compartilhou fotos da reunião. “Dia muito especial. O corpo de Cristo vivendo em unidade”, escreveu o pastor. A unidade do corpo, mencionada pelo pastor Sérgio Queroz, tem sido um objetivo de cristãos do mundo todo desde os tempos apostólicos, apesar das divergências culturais e litúrgicas. Na maioria das vezes, entretanto, é  adquirida através de pontos fundamentais da fé cristã.

No caso em discussão, como tem ocorrido em âmbito nacional, é possível que a unidade religiosa tenha reflexos também em outras áreas, como nos âmbitos social e até mesmo na política. Procurador da Fazenda Nacional e ex-auxiliar do Governo Federal, o pastor Sérgio Queiroz é lembrado para disputar o Senado nas eleições deste ano. Em entrevistas recentes, ele enfatizou que seu futuro está ‘nas mãos de Deus’, deixando aberta a possibilidade.

Por ora, a reunião dos pastores se trata mesmo de uma união de fé “em prol do Reino”. O momento deve ser celebrado. Mas a foto é simbólica. Vale lembrar, o pastor José Carlos de Lima é também o presidente da União de Ministros das Assembleias de Deus do Nordeste (Umadene) e segundo vice-presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).