sábado, 19 de outubro de 2013

Cúpula nacional tucana teria batido martelo sobre candidatura de Cássio, que disse que nos estados PSB/PSDB será "cada macaco no seu galho"...

E o sábado (19) chega com a informação direto de Brasília dando conta da realização de uma reunião das bancadas tucana no Congresso Nacional, oportunidade em a alta cúpula do tucanato teria batido o martelo sobre a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo do estado em 2014. Vice-presidente nacional do PSDB, Cássio tem se destacado como principal articular e interlocutor do presidenciável Aécio Neves (PSDB).
A reunião foi marcada para traçar estratégias para a candidatura de Aécio Neves a presidência, depois do anúncio da aliança entre Marina Silva e o governador Eduardo Campos (PE). Em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo, Cássio teria comentado sobre uma excitação exagerada os socialistas com a aliança Marina/Campos e afirmou que nos Estados, entre PSB e PSDB "será cada macaco no seu galho". 
Um tucano de bico grande, que participou da reunião, confirmou a reportagem do Portal WSCom, que realmente ficou decidido que Cássio será candidato na Paraíba para fortalecer a candidatura de Aécio, na Paraíba. O senador pretsigiou quinta-feira (17) evento festivos do Sistema Paraíba de Comunicação, realizado em Campina Grande, e passou esta sexta-feira (18) emm contatos político na Capital.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Prefeito Berguim estaria prestes a emplacar aliada como nova gerente da 7ª GRE em Itaporanga...

Exclusivo - A informação que chega ao Blog, para fechar esta noite de sexta-feira (18), é que o prefeito Audiberg Alves (PTB) estaria na 'bica' pra emplacar uma aliada como nova gerente da Sétima Gerência Regional de Educação, sediada em Itaporanga. Trata-se da professora Maria do Carmo Lima Bezerra (retratada na foto ao lado), que poderá ter sua nomeação publicada já na edição do Diário Oficial que inicia a semana.
Em conversa mantida com o signatário do Blog, esta noite durante solenidade na câmara municipal, o prefeito Berguim desconversou sobre o assunto e disse não saber se realmente a professora foi a escolhida pelo governo estadual, dentro do processo seletivo para troca ou manutenção do gerente das regionais de educação em todo o Estado.
O atual gerente, professor Josias Tolentino está no cargo desde o início do governo, tendo sido vencedor de processo idêntico em outubro de 2011. Josias é aliado do ex-prefeito Djaci Brasileiro e que, neste caso, em se confirmando a informação será uma perda considerável para o ex-gestor itaporanguense. A expectativa já toma de conta dos respectivos grupos políticos que, agora, aguardam as próximas edições do D.O.E.
A professora Maria do Carmo já tem certa experiência como gerente da 7ª GRE, haja vistas, ter exercido o cargo durante o Governo Maranhão III, no ano de 2010, através de uma indicação do próprio Audiberg que contou, na época, com aval do ex-prefeito [já falecido] Antônio Porcino -- então chefe político do esquema governamental em se tratando do Vale do Piancó.
Especulações dão conta de a nomeação faz parte do acordo para que o prefeito possa apoiar a candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). No geral, deixando a política partidária de lado, tanto Do Carmo como Josias são profissionais de alto nível e competência comprovada. Claro, que cada um à sua maneira de trabalhar.
Leia também: PSS pra gerente da 7ª Gerência Regional de Educação está na fase final e vencedor deve ser conhecido nos próximos dias...

Professor Francisco Jacinto lança o livro: "A Deseducação à Serviço da Educação", durante solenidade bastante prestigiada em Itaporanga...

Em meio a uma solenidade bastante prestigiada e e marcante para a vida sócio-cultural de Itaporanga, foi lançado esta noite o Livro: "A Deseducação à Serviço da Educação - Quando  lágrimas e sofrimento se transformam em uma linda história", do escritor itaporanguense Francisco Jacinto que narra num texto bem produzido e prazeroso de ler passagem marcante de sua vida quando decidiu desafiar o conservadorismo do seu genitor em prol da caneta e do caderno.
Uma noite marcada por momentos de emoção e encantamento, que contou com a presença de autoridades, educadores, escritores, jornalistas, músicos, familiares e amigos do autor. A mesa dos trabalhos, além da presença do escritor, teve a participação do prefeito Audiberg Alves e da primeira dama Naura Ney; do vereador Ricardo Pinto, representando o Poder Legislativo; do também escritor Demir Cabral - presidente da Academia Literária, Cultural e Artística de Itaporanga (Alcaita); do escritor e jornalista Paulo Conserva; do comerciante Geraldo Ferreira da Costa - representando homenageados na obra literária; e do radialista Flávio José - representando a imprensa regional.  
A presente obra literária narra as razões, sofrimentos e sentimentos, de uma via intensa, em que um menino pobre em desafiar seu pai ao trocar a enxada e a lida no campo pelo sonho de estudar. Fatos marcantes foram lembrados pelos oradores que se seguiram na tribuna, a exemplo, do Dr. Demir Cabral que fez a apresentação da obra e lembrou o grande apoio que Jacinto recebeu de sua mãe na conquista de seu sonho. Coube ao prefeito Berguim e ao vereador Ricardo Pinto externar o empenho do município no valor que deve ser dado à cultura. Cultura esta que teve sua importância ratificada nas palavras do jornalista Paulo Conserva.
Ao usar da palavras, Francisco Jacinto, que também é músico, poeta, professor e advogado, disse não saber mensurar o tamanho da alegria que sentia naquele instante por saber das dificuldades que se encontra para se fazer cultura nos dias de hoje. Além, claro, de contar fatos contidos no livros sobre a importância que teve para o município o saudoso monsenhor José Sinfrônio e a madre Gorete. "Narro em breve linhas um momento importante da minha vida, o quel demorou mais de quarenta anos para ficar pronto. Um lição dada por meu pai que me fez homem de bem, a alcançar a felicidade e sabedoria que hoje tenho. Vocês vão se gostar de ler esta obra porque a minha história não é muito diferente da de muitos de vocês, não. Obrigado Itaporanga por me proporcionar este valoroso momento em minha vida", declarou.
A cerimônia, conduzida pelo signatário do Blog, foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Itaporanga e ao seu final, Francisco Jacinto pode autografar os diversos exemplares adquiridos por uma plateia numerosa. Resgatando, assim, o valor inestimável que um povo deve prezar pela cultura ainda mais quando resgata a memória de sua gente.





Leia também: Francisco Jacinto fala no 'Show de Notícias' sobre o lançamento de seu novo trabalho literário que acontece esta semana, em Itaporanga...

Vené diz que respeita Cássio mas não tem medo de enfrenta-lo nas urnas

Pré-candidato a governador da Paraíba pelo PMDB em 2014 e um dos nomes mais fortes da oposição para assumir o comando do Palácio da Redenção, o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, avisou que não teme enfrentar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) em um provável embate com o tucano nas eleições do ano que vem.
Veneziano disse que respeita o senador, mas caso ele seja mesmo candidato a decisão não mudará em nada a postura do PMDB, que continuará firme e confiante na vitória. “Não muda em nada. Eu continuo acreditando em meus princípios e no que já construímos”, disse. O peemedebista disse que na condição de pré-candidato a governador escolhido pelo PMDB com amplo apoio das principais lideranças do partido não poderia escolher adversário, e nesse sentido está se preparando para enfrentar o atual governador Ricardo Coutinho (PSB), que disputará à reeleição, ou qualquer outro concorrente.
Na visão de Veneziano, o PSDB não irá fazer oposição ao PSB na Paraíba. Ele acredita que se isto acontecer o partido tucano deveria desmentir os feitos realizados na gestão de Ricardo Coutinho e assumir que esteve errado durante a participação no governo estadual. “O PSDB não pode se apresentar como opositor de Ricardo Coutinho, a não ser que agora, passados três anos, desconheça o que disse deste governo e peça desculpas aos paraibanos pelos equívocos do governo atual. Quem encabeça a oposição na Paraíba é o PMDB com sua candidatura”, afirmou.

Policiais do 13º BPM/Itaporanga são promovidos e recebem homenagem do comando da Unidade...

 
Durante solenidade singela realizada na manhã desta sexta-feira (16), foram destacados os policiais do 13º BPM o Segundo Sargento Antônio Jeânio de Araújo e o Terceiro Sargento Nildo Araújo de Sousa, em razão de terem recebido suas ascensões funcionais, as quais se deram através de atos do comandante geral da Corporação, publicados no último dia 10 de outubro. Eles que ocupam agora as graduações de primeiro e segundo sargentos, respectivamente.
Todos possuem larga experiência operacional e já enfrentaram situações diversas e complexas. No entanto, ficaram bastante emocionados com a louvação que lhes foi feita. "Estamos em breves dias, passando à inatividade mas vamos para casa com a certeza do dever cumprido", frisou o Sargento Jeânio; que aproveitou a oportunidade para agradecer ao comando do batalhão na pessoa do Major Jurandy, pela forma como tem tratado seus subordinados.
 
Major Jurandy com os sargentos Jeânio e Nildo...
Os homenageados receberam abraços e cumprimentos, com votos de mais sucesso na carreira militar, de todos os companheiros presentes à formatura, enfatizando que aquela honraria lhes ficaria marcada com uma passagem histórica em suas carreiras. (com 13º BPM)

Bolsa Família já supera repasse do FPM em municípios paraibanos, a exemplo, do de Coremas...

O Programa Bolsa Família completa no dia 4 de janeiro de 2014, dez anos de criação. Na Paraíba, a verba do programa de transferência direta de renda do Governo Federal já supera, em algumas cidades, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse é o caso, por exemplo, dos municípios de Água Branca, Aroeiras, Bananeiras, Coremas, Santa Rita e Sousa. O programa integra o Plano Brasil Sem Miséria e é destinado às famílias com renda per capita inferior a R$ 70 mensais.
Atualmente o beneficio atende 502.980 famílias nos 223 municípios paraibanos. O valor mensal destinado ao Estado ultrapassa R$ 80,1 milhões, o que significa que cada família recebe em média R$ 159,29 por mês. Os dados são referentes à folha de pagamento do Programa Bolsa Família de setembro de 2013. A cidade de Água Branca, no Sertão paraibano, é um exemplo. Praticamente sem receitas, a prefeitura depende quase que totalmente do FPM. 
Mas o Bolsa Família é outro meio de injetar dinheiro na economia daquela cidade. Da população de 9.949 habitantes, segundo Censo do IBGE de 2010, 1.672 famílias dependem do programa. No mês, o valor total destinado é de R$ 343.436, com média de R$ 205,40 para cada família. De acordo com dados do Tesouro Nacional, a cidade recebeu de repasse do FPM, em setembro deste ano, R$ 325.392. As cidades de 15 mil a 25 mil habitantes também mostram que chega mais dinheiro do programa do que do rateio. São os casos, por exemplo, de Aroeiras (no Agreste), com 15.149 habitantes; Coremas (no Sertão), com 19.082; e Bananeiras (no Agreste), com 21.851. 
As 3.627 famílias de Aroreiras beneficiadas pelo Bolsa recebem ao todo R$ 790.066 por mês, já do FPM o repasse foi de R$ 650.784,41. Em Coremas são 2.648 inscritas, o que soma R$ 555.318,00, enquanto o município teve R$ 542.320,35 do FPM. Bananeiras recebe R$ 659.944 por mês do programa, divido por 3.564 contempladas. Do FPM, a cidade recebeu 650.784,41. Todos os dados são relativos somente ao mês de setembro de 2013.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Prefeito Berguim não aguenta rejeição do povo, por não saber origem da carne que consome, recua da enrolação criada e vai construir matadouro com recursos próprios no terreno deixado pela Gestão Djaci...

Com abate clandestino, Itaporanga não sabe origem da carne que consome
Durante os anos de 2011 e 2012 a claque política do então postulante ao cargo de prefeito de Itaporanga, professor Audiberg Alves (PTB), montou uma estratégia para chegar ao poder: passar a criticar sistematicamente na imprensa a falta de condições sanitárias do matadouro público e questões ambientais do aterro sanitário. Resultado: conseguiram o fechamento via judicial dos dois equipamentos. O ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) correu atrás para conter a sangria, mas não conseguiu êxito.
Djaci sofreu o desgaste político por conta de um equipamento construído há mais de três décadas: o matadouro público, na realidade, sem condições de permanecer aonde estava. Diante disso, o ex-prefeito providenciou a execução de um projeto para construção de um novo matadouro, orçado em pouco mais de R$ 900 mil, chegando até a adquirir uma área de três hectares, cerca de três quilômetros de distância da cidade. Djaci não venceu as eleições de 2012, como todos sabem, puxado pra baixo por conta das denúncias. 
Mesmo assim ele finalizou o projeto, adquiriu o terreno e conseguiu a licença ambiental. Restando ao novo prefeito dá continuidade a esta importante obra para o município. Mais do que isso, quando na campanha o atual prefeito dizia em comícios e debates que começaria a construir assim que assumisse a prefeitura. Ou seja, foi ele mesmo que prometeu. Djaci não prometeu nada, já estava fazendo o projeto. E não é que o feitiço virou contra o feiticeiro. Berguim passou esses dez meses tendo que conviver com críticas, rejeição e repúdio popular por não cumprir com o que prometeu. 
Sem começar a construção do matadouro sentiu na pele o que Djaci viveu. Mas, com uma diferença. Nem Djaci nem ninguém de seu grupo político arquitetou, pelo menos, um porcento do que a claque de Berguim fez contra Djaci. Por capricho, o atual prefeito não desejava construir o novo matadouro aonde o ex-prefeito projetou. Melhor, o atual prefeito até hoje não tem uma única obra iniciada em sua gestão nem uma única rubrica fruto de seu trabalho. Sua gestão se mostra um engodo e a população sente-se enganada eleitoralmente. Berguim conseguiu em menos de um ano ser um dos piores gestores da Paraíba. O mais rejeitada da história de Itaporanga.
Nesses dez meses de mandato a população ficou boquiaberta com as enxurradas de denúncias de superfaturamento em compras, desvio de conduta, falta de remédios, dentre outros. O atual prefeito chegou a dizer à imprensa que o "município estava quebrado" e ele "aperreado". Agora, a clássica pergunta: Se assim se encontra por quê não renuncia? Ora, como um município está quebrado com um gestor que se dá ao desfrute de gastar R$ 6 mil numa barraca, no meio da rua, durante uma festa, com bebidas para seus convidados. Confundindo-se o público com o privado.
Mas, retornando a questão do matadouro. A população já estava perdendo a paciência e o prefeito não conseguia mais enganar nem a ele mesmo. Suas palavras já não soam convincentes nem ao seu próprio séquito. Há uma imensa desilusão naqueles que tinham esperança de uma nova maneira de governar e se depararam com velhos e arcaicos hábitos coronelistas. O prefeito tentou vender ao povo uma história fantasiosa de que o governo estadual iria construir um novo matadouro em Itaporanga. Tudo não passava de mentira e sentindo que a paciência do povo se esgotara eis que ele decide construir com recursos próprios.
A informação foi dada hoje na câmara por seu líder. Haja vista que as carnes que são vendidas no comércio de Itaporanga estão sendo abatidas de maneira clandestina, sem quaisquer condições de higiene. E assim deve permanecer até que o novo matadouro seja construído. Berguim ainda aventou a possibilidade de pedir a reabertura do antigo, mais aí é querer que a Justiça anule uma decisão dela própria. Não deu e o jeito foi recuar, dá o braço a torcer e atestar a falta de competência e planejamento de sua gestão.
Ora e a prefeitura não estava quebrada? Não. Mais uma vez o povo foi enrolado. Ponto para a Câmara de Vereadores e a bancada de oposição pela boa representatividade e responsabilidade no exercício do mandato. Ao mesmo tempo em que denunciava má conduta na atual gestão o parlamento-mirim apontava solução. Senão, vejamos o que dissera certa vez o presidente Jacklino Porcino ao cobrar a construção do matadouro: "Só não faz se não quiser, porque é só economizar e todo mês terá recursos que num ano dá pra construir".
O governo Berguim está sendo reconhecido em toda Paraíba como uma gestão déspota, nepotista ao extremo e danada pra torrar dinheiro público com locação de carros, dentre outras... Mais isso é assunto pra outro dia... 

João Guimarães elogia Berguim por decidir construir matadouro mas, ao mesmo tempo, desmascara estratégia usada pra enrolar o povo até agora: "Tomaram essa decisão porque viram que era tudo mentira"...

Um parlamentar-mirim que se preze pela boa atuação no mandato, em particular sendo exercido à serviço do povo, deve ter a coragem de elogiar o que tá dando certo e, ao mesmo tempo, criticar os possíveis erros mas mantendo-se firme na lutas travadas em prol da comunidade. É o caso do vereador João Guimarães (PSC) que encampou defesa dos açougueiros e população em geral pela construção de um novo matadouro público em Itaporanga, dentro das padrões exigidos pelos órgãos de vigilância ambientais e sanitárias. 
João, como se sabe, após ser eleito não fugiu da raia e nem esqueceu a luta empreendida ainda durante a gestão passada, apesar de companheiros seus estarem hoje calados por conta das conveniências políticas. E por conta disso, ele vinha durante esse ano pedindo e cobrando a construção de um novo equipamento ao ponto em que a bancada de situação e o próprio prefeito Audiberg Alves (PTB) tentavam levar para o esquecimento popular vendendo a fantasia de que o Governo do Estado iria construir um abatedouro em Itaporanga. O que não era verdade, já que tal projeto destina-se a ser construído em Igaracy.
Por conta disso, João Guimarães, durante a sessão da semana passada na câmara, colocou a cara à tapa e desafiou o prefeito e sua bancada se o governo construísse o abatedouro. Chegava a hora da onça beber água e a ficha da atual gestão municipal começar a ruiu perante a opinião pública, até que hoje o próprio prefeito não aguentando mais a pressão e cobrança do povo por uma promessa que ele mesmo fez, durante a campanha, anunciou que irá dar prosseguimento ao que foi iniciado pela gestão passada. Demonstrando assim as marcas da atual gestão: incapacidade e incompetência.
Entretanto, o vereador João Guimarães ao elogiar a decisão do prefeito continuou com uma pulga atrás da orelha para a empreitada. "Vossa excelência [líder da situação] não sabe o quanto me alegra saber que o prefeito decidiu dá início a construção de um novo matadouro, com recursos próprios. Mas, ao mesmo tempo, me deixa àquela desconfiança se irá sair mesmo...", comentou. João ainda disparou em direção à bancada e ao prefeito desmoralizando a estratégia arquitetada para continuar enganando a população com a história de que o governo estadual iria construir um abatedouro.
"Sabem porquê [a bancada e o prefeito] tomaram a decisão de fazer [o matadouro] agora [com recursos próprios]? Eu coloquei minha cara pra vocês bater se fosse feito pelo governo do Estado. [a bancada e o prefeito] Já abriram de mão [dessa história] porque viram que não sai. Que era tudo mentira. Sempre dizia que matadouro pelo governo do Estado não saia nunca. Pra Itaporanga, não", disparou João Guimarães. Em verdade, quem trouxe à tona, semanas atrás, essa mentira cantarolada pelo prefeito Berguim foi o vereador Ivanilto Palmeira.
Na época, Ivanilto fazia duras críticas ao fato do prefeito e de sua bancada estarem se iludindo com promessas de campanha feita pelo secretário Ricardo Barbosa (Suplan). "Esse cidadão veio aqui em Itaporanga mentir numa reunião entre o prefeito e nós vereadores. É tudo mentira essa história que Ricardo Barbosa contou para o prefeito...", declarou Ivanilto ao rebater fala feita antes pelo vereador Hélio do Bar que mostrava ofício sobre construção do abatedouro.

Vereador João Guimarães desmente Hélio do Bar e diz que peças para trator abandonado pela gestão Berguim ainda não foram compradas...

O vereador João Guimarães (PSC) também criticou e desmentiu, esta noite, o colega Hélio do Bar (PTB) por conta da fala do petebista dias atrás dando conta de que a prefeitura já havia comprado peças novas para serem colocadas no trator de esteira, que se encontra abandonado pela a atual gestão Audiberg Alves na estrada do Sítio São Pedro. O que tem prejudicado dezenas de agricultores e agricultura do município, ao passo em que obras importantes na zona rural deixam de serem executadas. Demonstrando total falta de compromisso da atual gestão para com o homem do campo.
O caso é o seguinte: o vereador João Guimarães na sessão de quinze dias atrás denunciava da tribuna da câmara o descaso da atual gestão para com o trator que está abandonado numa estrada vicinal. O vereador Hélio do Bar, na sessão da semana seguinte, subiu à tribuna para afirmar que a secretaria municipal da Agricultura já havia adquirido peças novas para a recuperação da máquina. Na oportunidade, como é de praxe, Hélio fazia mais um elogio ao prefeito pelo feito. No entanto, a informação do petebista foi derrubado por terra pelo peixe-cristão.
 
"Quando denunciei aqui o abandono do trator, que ainda encontra-se lá na estrada do sítio São Pedro, na sessão seguinte, o colega [Hélio] falou que as peças já estavam compradas, cerca de quarenta dias atrás. Quando tudo era mentira. Nada de peça tinha chegado porque o trator continua do mesmo jeito, e, pior, tá cheio de poeira, parecendo [um amontoado de] lata velha", disparou João Guimarães, que tem sido um defensor do homem do campo e porta-voz dos interesses do cidadão itaporanguense.

Vereador Ivanilto denuncia péssimas condições de ônibus que transporta estudantes à Patos e pede que Prefeitura de Itaporanga reveja aluguel...

Professor das Faculdades Integradas de Patos (FIP), o atual prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), sempre foi de usar, até dezembro do ano passado quando ainda não era prefeito, os ônibus que eram destinados polo município aos universitários que lá estudam. Em várias gestões anteriores, Berguim engrossava o coro dos estudantes por melhores condições no transporte. Agora que virou vidraça, o atual gestor depara-se com mais uma prática de sua gestão, à qual combatia nas dos outros.
Hoje os universitários se queixam das péssimas condições em um dos veículos locados pela atual gestão, que tem quebrado constantemente causando prejuízos na grade curricular dos estudantes. Da semana passada pra cá um dos ônibus, que é locado por R$ 8 mil/mês, quebrou várias vezes. Ontem quebrou e hoje também. Mais recentemente uma roda dianteira se soltou causando um grave acidente que quase tirou a vida do médio Júlio Cavalcanti, ex-prefeito de Olho D'água, que não morreu por conta da segurança do seu veículo, o qual conduzia. 
E diante dos apelos dos estudantes foi que o vereador Ivanilto Palmeira (na foto acima) chamou a atenção, durante a sessão desta noite da Câmara Municipal, para a precariedade e o estado de miséria em que se encontra o ônibus. "Peço a compreensão da secretária da Educação e do prefeito para que se coloque um ônibus digno para atender os estudantes. A prefeitura paga R$ 8 mil/mês por uma sucata para transportar os estudantes até Patos", comentou o edil.
"Todos nós sabemos que este ônibus tá uma sucata, ultrapassado... Tá lá, os estudantes ficaram no meio da estrada novamente, esta noite", informou o parlamentar-mirim. "Ontem também, né...", completou o presidente da Casa, vereador Jacklino Porcino. "Semana passada, terça-feira, encontrei ele quebrado perto de Piancó", disse Ivanilto que solicitou: "Então, vamos dá um basta nisso. Faz seis meses que este ônibus transporta alunos pra Patos, recebendo todo mês R$ 8 mil, não é justo os alunos estarem prejudicados por causa de um ônibus sucateado", pontificou.
O vereador pediu que a prefeitura revesse o contrato para que o proprietário colocasse um veículo novo: "A secretária e o prefeito precisam chamar esse cidadão, Euclides, para que coloque um ônibus novo. Como o que tá no nome da mãe de Francklin [primo do prefeito] alugado também por R$ 8 mil/mês. O do professor Moura, que é mais novo e tem ar-condicionado, é alugado, inclusive, por um valor mais barato, R$ 6 mil/mês. Ou seja, é inadmissível que em pleno século XXI os estudantes estarem sendo transportados em sucatas", queixou-se Ivanilto.
 
  
O vereador Ricardo Pinto, durante aparte, lembrou o acidente envolvendo o ex-prefeito de Olho D'água causado por conta de uma roda dianteira que se soltou do ônibus em questão. "O ex-prefeito só não morreu na hora por que estava em um carro possante. Esse ônibus não tem condições de continuar em atividade. Nem o ferro velho quer. O prefeito precisa rever esse contrato. Não podemos deixar que ocorra uma tragédia maior...", frisou. 
A questão foi assimilada por todos e a prefeitura tem agora a oportunidade de rever ações errôneas que tem cometido ao longo desse primeiro ano de gestão.

TRE-PB inicia planejamento para as Eleições 2014 em encontro semana que vem com juízes, promotores e servidores de 13 zonas do Sertão...

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, realizará na próxima terça-feira (22), no auditório do Fórum Miguel Sátiro, em Patos, o "1º Encontro de Planejamento Democrático - Eleições 2014" com juízes, promotores e servidores eleitorais de 13 Zonas da região do Sertão. Na ocasião também será realizada uma audiência pública com dirigentes de agremiações partidárias.
Conforme explicou o desembargador Saulo Benevides, que presidirá o pleito do próximo ano, o evento que está sendo planejado em conjunto com a atual mesa diretora do TRE-PB, tem como objetivo conhecer as dificuldades enfrentadas por cada parte envolvida no processo eleitoral. "Queremos debater temas relevantes de interesse a todos os atores envolvidos no processo eleitoral que se avizinha, para que possamos realizá-lo com ainda mais eficiência e tranquilidade. Para isso, planejamos percorrer todo o Estado, ouvindo cada um, para planejarmos as Eleições de 2014 da forma mais transparente e participativa possível", disse.
A programação terá início às 8h, com uma reunião destinada aos chefes de cartórios, juízes e promotores das Zonas Eleitorais de Patos (28ª e 65ª), Teixeira (30ª), Malta (51ª), Santa Luzia (26ª), Piancó (32ª), Nova Olinda (66ª), Taperoá (27ª), Prata (74ª), Itaporanga (33ª), Monteiro (29ª), Sumé (43ª) e Princesa Isabel (34ª). O desembargador Saulo Benevides apresentará o Plano de Gestão Participativo e o diretor-geral do TRE-PB, Valter Félix, fará uma explanação sobre a Política de Integração com as Zonas Eleitorais (COINT), seguida da assessora de Planejamento, Estratégia e Gestão do Tribunal, Anna Karla Farias, que fará uma exposição sobre o Planejamento Integrado de Eleições 2014.

MPF abre inquéritos para apurar denúncias de desvio de verbas durante gestões de Flávia Galdino [Piancó] e Zé Alencar [Santana dos Garrotes]...

Na primeira quinzena de outubro, o Ministério Público Federal (MPF) abriu inquéritos para apurar denúncias de desvios de verbas praticadas por dez ex-prefeitos da Paraíba. Dentre os ex-gestores denunciados estão Flávia Galdino (Piancó) e José Alencar (Santana dos Garrote). O procurador da República João Rafael Lima instaurou procedimento para investigar “a existência de uma série de pendências/irregularidades em programas federais geridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na administração do ex-gestor de Santana dos Garrotes, José Alencar Lima. Já outro inquérito do MPF investigará irregularidades na locação de um aparelho de mamografia por parte do município de Piancó, na gestão da ex-prefeita Flávia Galdino. O inquérito foi aberto pelo procurador da República João Raphael Lima. (com Josuamar Barbosa)

Direção do Hospital de Itaporanga lança no Show de Notícia a Campanha "Outubro Rosa" contra o câncer de mama, na cidade de Itaporanga.

A diretora Wilka Rodrigues e a enfermeira Eliane Mangueira concederam entrevista no início da noite desta quarta-feira (16), ao programa Show de Notícias, apresentado pelo signatário do Blog - com a participação do professor João, oportunidade em que deram início a participação do Hospital distrital de Itaporanga - 'Dr. José Gomes da Silva' - na campanha "Outubro Rosa" na cidade de Itaporanga, cujo o tema escolhido é: "Um Toque de Atitude".
De acordo com a diretora do nosocômio, o foco da campanha é atender as mulheres acima dos 40 anos de idade e, para isso, anunciou que o próximo dia 23 (quarta-feira) será dedicado ao "Dia Rosa" com a realização de uma séria de atividade, sendo a principal exames de mamografia, numa parceria com a Clínica de Dr. Gilvan Navarro, com oferta de 50 exames.
"A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença, considerada o segundo tipo mais frequente de casos diagnosticados a cada ano e com altas taxas de mortalidade no país, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)", comentou Wilka Rodrigues ao afirmar que o H.D.I está totalmente envolvido na campanha "Outubro Rosa" e coloca a unidade a disposição da população.
"O exame de mamografia é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama e por orientação da nossa direção estamos facilitando o acesso, com a realização do Dia Rosa, para que as mulheres acima de 40 anos façam o exame. A prevenção é o melhor remédio", pontuou Eliana Mangueira. Para ter acesso ao exame, as unidades de saúde da família do município, bem como, o Hospital Dia [Hospital Infantil] já estão orientadas a proceder com o encaminhamento. 
No Dia Rosa, além dos exames de mamografia, a equipe do hospital estará fazendo divulgação nas rádios locais e promovendo palestras educativas com profissionais da área de saúde. "O Hospital de Itaporanga dá o exemplo. Cuidamos de mostrar para a mulher que será um mês diferente, desde o jardim de entrada até os consultórios e em todas as dependências do hospital providenciamos um colorido, com uma decoração especial. Estamos estimulando todas as instituições, todas as pessoas, a participarem", esclarece Wilka.
 
Ao fim, a diretora agradeceu a grande contribuição e companheirismo que sempre tem recebido de todos que fazem o H.D.I com atenção especial a população. "A informação é um fator relevante para a melhoria da saúde pública", disse ao comentar que toda equipe está vestida na cor rosa e que receberam também fitinhas e bottons personalizados cor de rosa para alertar sobre a campanha. Tudo isso dentro do programa de humanização da unidade hospitalar.
O Show de Notícias é transmitido pela Rádio Boa Nova FM 87,9, de segunda a sexta-feira - das 18h às 19h.

Dr. Fernando Ramalho pode romper com o prefeito Expedito Pereira [Bayeux] diante da imposição do nome de sua esposa pra deputada...

Apoio importante para a eleição do prefeito Expedito Pereira (PSB, com microfone na mão na foto ao lado), em 2012, na cidade de Bayeux, o quarto maior colégio eleitoral da Paraíba, o conceituado médico diamantense Fernando Ramalho (presidente local do PTB, de óculos escuro na foto ao lado) pode deixar o cargo de secretário municipal da Saúde. Chega a informação, que o motivo seria a imposição do prefeito em querer eleger sua esposa Maria Cristina deputada estadual, ano que vem.
Expedito sempre ficou na suplência nas campanhas em que disputou o mandato de deputado, ascendendo ao cargo por conta da amizade que tinha com o ex-governador José Maranhão (PMDB). Porém, havia um pré-acordo de que Dr. Fernando Ramalho pudesse vir a ser candidato a deputado e contando com o apoio do prefeito e de um bom potencial de votos em regiões como o Vale do Piancó, seria eleito com facilidade.
Dizem lá que os correligionários do médico diamantense, que detém base forte naquele cidade, não estão convencidos em hipotecar apoio à candidatura da primeira-dama. A provável saída de Dr. Fernando da Secretaria Municipal da Saúde, em Bayeux, provocaria uma tremenda crise política na base aliada local.

Grande expectativa para a realização do 1º Pop Party em Itaporanga...

Itaporanga e região já se prepara para a esperada primeira edição do Pop Party - grande evento de música eletrônica - que acontece no próximo sábado (19). Um estilo rave, exclusivíssimo dedicado à cultura Pop, que tem domingo a diversão dos jovens. A ideia do evento surgiu diante do crescente pedido dos jovens por uma festa voltada com exclusividade a variados gostos musicais, em particular a música eletrônica.
Um festa daquele tipo em que você não pensa em nada a não ser em dançar e dançar freneticamente, além de se divertir muito. O ambiente contará com jogo de luz, ótimo som e estará repleto de gente bonita, de todos os estilos. A organização do evento estima uma grande concentração de jovens de vários municípios da região, que já fizeram contato e agendaram presença. 
A Pop Party, sob coordenação de Fernando Madalena, terá início a partir das 22h sem hora pra acabar. O local será lá na Casa de Eventos 'Recanto dos Amigos', de Paloma Duarte, localizado próximo ao Campestre Esporte Clube. E o ingresso, que já está à venda cuta R$ 10,00 sendo que a turma pode levar sua bebida.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aguinaldo Ribeiro confirma reunião com Lula, diz priorizar obras, mas admite candidatura se for em nome da base da presidente Dilma...

O ministro das Cidades, deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro, confirmou nesta quarta-feira (16), por telefone, que de fato esteve reunido com o ex-presidente Lula avaliando a conjuntura nacional, estado por estado, mas disse que sua prioridade até início de 2014 é ampliar os índices de obras do ministério. Quando indagada se aceitaria ser candidato ao Governo ou Senado, ele frisou que tudo depende da base de apoio da presidente Dilma, na Paraíba, e se for convocado para essa missão.
"Estivemos com o ex-presidente Lula na sexta-feira fazendo uma avaliação dos vários cenários nos Estados, incluindo a Paraíba e chegamos a conclusão de que em 2014 será importante unir forças comuns", comentou. Para o ministro, o ex-presidente está sabendo de todos os detalhes da conjuntura dos estados e, no caso da Paraíba, indagou se admitia disputar a majoritária algo que ele considerou não ser sua prioridade, mas se for em nome de um projeto de base está disposto a enfrentar o desafio. (com Walter Santos)

Agência dos Correios de Piancó é assaltada novamente, esta tarde...

Agência dos Correios de Piancó é assaltada novamente
A Agência dos Correios de Piancó acaba de ser assaltada novamente por dois homens usando uma moto. Segundo informações do vigilante Geovane Martins Fernandes ele disse que os acusados adentraram na Agência armados e já foi anunciando o assalto.  Um dos homens tomou o revólver do vigilante e mandou que ele e todos que estavam dentro da Agência abaixassem a cabeça e se deitassem.
Ainda baseado no boletim de ocorrência o vigilante que é natural da cidade de Patos não teve tempo para reagir e os dois homens foram agressivos. Eles usaram a mesma tática do assalto anterior e fizeram algumas pessoas de reféns. As pessoas ao entrar no local erma imediatamente tomada de assalto e os celulares recolhidos e colocados em um local distante.
Segundo informações os assaltantes levaram um malote possivelmente com dinheiro e ainda levaram 120 reais que estava na carteira do vigilante. Após o assalto que não demorou muito tempo. O vigilante foi prestar queixas na delegacia de policia civil que fica a duzentos metros da Agência dos Correios de Piancó. Em menos de dois meses os Correios de Piancó sofre o segundo assalto. Hoje pela manhã a policia mobilizou cerca de 60 policias numa operação que resultou na prisão de um traficante na cidade de Coremas.
Confira a matéria completa e muitas outras notícias no Portal ASN 

Empresa alemã vai explorar ouro numa área de 24 km compreendendo os municípios de Aguiar, Igaracy, Itaporanga e Piancó...

Após vários meses de análises, a empresa alemã All Ore Mineração irá explorar o minério de ouro em pelo menos quatro municípios do Vale do Piancó: Igaracy, Aguiar, Piancó e Itaporanga, cujos estudos do solo tiveram indícios de grandes quantidades do minério, que encontra-se enterrado no subsolo. De acordo com um técnico da empresa, os resultados das análises foram muito satisfatórios. A área que a empresa pretende fazer as explorações abrangem cerca de 24 km. A maior concentração do minério foi encontrada no município de Igaracy. (com JPB)

Gastos ilícitos motivam reprovação da contas de 2011 da Câmara Municipal de Santana de Mangueira...

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) reprovou, nesta quarta-feira (16), a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2011 da Câmara Municipal de Santana de Mangueira, com imputação de débito superior a R$ 34 mil  ao ex-presidente Arnaldo Pereira de Moura por despesas não comprovadas. Mas, cabe recurso da decisão.

LOA foi devolvida ao Executivo para que corrija a questão da Defensoria Pública, que está com orçamento menor do que previsto na LDO 2014...

O relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2014 do Governo do Estado, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Caio Roberto (PR), afirmou que aguarda que o Executivo faça as correções na peça orçamentária até esta quinta-feira (17), para que ele possa apresentar o parecer preliminar na Comissão de Orçamento. A matéria foi devolvida ao Executivo para que corrija a questão da Defensoria Pública do Estado, que está com um orçamento menor do que o prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014.
“Na LDO, apresentamos uma emenda através da Comissão de Orçamento que estabelecia a Defensoria Pública como uma instituição autônoma. Isso faria com que o Executivo obrigatoriamente tivesse que cumprir o orçamento designado à Defensoria. Mas a categoria identificou um problema com relação ao repasse referente ao duodécimo e ao cumprimento das emendas que foram apresentadas”, afirmou Caio Roberto.
Apesar de o projeto da LDO definir a Defensoria Pública do Estado como um Poder Autônomo, o Poder Executivo trouxe na Lei Orçamentária Anual que a Defensoria é uma secretaria do Executivo, alterando assim o orçamento de R$ 71 milhões que deveria ser destinado à categoria para R$ 55 milhões.

Professor Ridelson Farias anuncia no Show de Notícia início construção do campus do IFPB em Itaporanga...

O competente professor itaporanguense Ridelson Farias concedeu na noite desta terça-feira (15) entrevista ao programa Show de Notícias, apresentado pelo signatário do Blog - com a participação do professor João, e levado ao ar pelas ondas sonoras da Rádio Boa Nova FM 87,9. Quando teceu comentários e respondeu perguntas sobre andamento do processo de implantação em Itaporanga do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Coordenador do processo, o professor anunciou à população que veio acompanhar o início dos trabalhos dos engenheiros da Conserv - Construções e Serviços Ltda - empresa que montou hoje canteiro de obras para construção do campus, cuja licitação teve resultado divulgado no início do mês passado. A obra, nessa primeira fase, custará R$ 13,3 milhões para serviços de terraplenagem e construção do bloco administrativo e dois blocos acadêmicos, além dos serviços de infraestrutura. No final do processo, quando tiver construção concluída, segundo o professor, o investimento chegará a cifra dos R$ 30 milhões. 
De acordo com ele, a previsão que o primeiro estágio seja concluído durante os próximos dois anos. "Isso é motivo de orgulho pra agente porque é uma realidade a instalação do campus de Itaporanga, cuja construção teve início hoje com a montagem do canteiro de obra. Faremos todo o acompanhamento das obras para que tudo seja feito dentro do período estimado", declarou Ridelson ao informar que a ordem de serviço foi assinada no último dia 9 deste mês.
Indagado sobre a mudança do instituto de não mais querer utilizar as instalações da escola modelo, recém inaugurada, para início das aulas, como acerto celebrado entre o ex-prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) e o reitor João Batista, durante audiência pública realizada em 2011, inclusive, mantido pelo atual prefeito Audiberg Alves (PTB), o professor disse que não foi uma decisão estratégica do instituto, mas que para isso seria preciso aprovação do MEC. "Tínhamos que encaminhar um projeto pedagógico ao MEC, por exemplo, em março deste ano para o funcionamento em 2014", disse.
Entretanto, ele afirmou que a possibilidade ainda não foi descartada. "Utilizar essas instalações demanda custos para o municípios, em torno de R$ 10 mil/mensal, com a manutenção. Mesmo assim, agradecemos ao prefeito [Berguim] que se colocou à disposição do instituto nesse sentido", pontuou. Ridelson informou que um edital para contratação de professores já está pré-pronto e deve ser publicado no próximo ano. Para o campus de Itaporanga será destinado 110 servidores - sendo 60 professores e 50 técnicos administrativos.
O professor lembra que a contratação seguirá a oferta e recepção do campus, na região. Os cursos continuam sendo para a área do arranjo produtivo local, que é do setor têxtil. Porém, cursos como o de edificação poderá ser implantado num segundo momento. Serão construídas 12 salas  [com capacidade para 40 alunos, cada] de aula e 17 laboratórios, sendo nesta primeira fase da construção dois blocos totalizando 1.750 m² de área construída, um bloco administrativo totalizando 3.750 m² de área construída, ambos verticalizados, e, ainda, a construção de 1,3 km de murada no terreno existente.
Participando da conversa, via telefone direto de João Pessoa - onde ouvia o programa através da internet - o Dr. Titico Pedro indagou Ridelson se a novidade era pra valer ou 'barela'. "Assim como disse antes, pode ter certeza que o campus do IFPB de Itaporanga é uma realidade. O canteiro de obras já está montado", disse o professor. Ao final da entrevista, Ridelson enfatizou que assim como o atual prefeito Audiberg Alves, os ex-prefeitos Djaci Brasileiro e José Silvino tiveram participação importante nessa conquista.
"Tivemos uma demora com relação a escrituração do terreno, mas não podemos omitir a importante contribuição que o ex-prefeito Djaci e Dr. Silvino tiveram na negociação junto ao governo do Estado para a aquisição do terreno. Quando o IFPB decidiu por Itaporanga o mínimo exigido era 2 hectare, o então prefeito Djaci nos doou 3 hectare. Porém, vimos que seria necessário 5 hectare, então, o prefeito Djaci conseguiu a doação dos 6 hectares", disse Ridelson. 
A escrituração do terreno foi feita pelo ex-prefeito Dr. Silvino que entregou a escritura ao reitor João Batista, garantindo assim o processo de instalação do campus. Coube ao atual prefeito Berguim fazer uma limpeza da área, e relocação de família que residia ali, que agora está sendo terraplanada pela empresa que construirá o campus.