sábado, 3 de dezembro de 2011

Dr. Paulo Soares recebe título de cidadão de Boa Ventura

O médico pediatra itaporanguense Dr. Paulo Soares, um dos mais conceituados profissionais do Nordeste em sua especialidade, é neste sábado (03) a personalidade em evidência no Vale do Piancó, ao receber título de cidadão de Boa Ventura, cuja propositura foi feita pelo vereador Antônio Madalena. Ex-deputado estadual Paulo Soares como profissional de saúde tem se destacado pelo trabalho desenvolvido em Boa Ventura e em outras cidades do Vale, a exemplo de Itaporanga e Conceição. “Para mim estar recebendo este título é o mesmo que consolidar uma relação de muito carinho e dedicação que tenho pelas pessoas de Boa Ventura, lugar que sempre esteve com espaço nobre no meu coração”, afirmou.
Em abril do ano passado, a Prefeitura Municipal de João Pessoa homenageou Dr. Paulo Soares com uma placa afixada no rol de entrada do Hospital Municipal do bairro Valentina de Figueiredo, pelos relevantes serviços prestados em prol da criança paraibana. Em 2003 ele recebera na Assembléia Legislativa a Medelha Epitácio Pessoa, que vem a ser a mais alta comenda outorgada pelo Poder Legislativo paraibano. Dr. Paulo já foi agraciado com o troféu Heitor Falcão pelo reconhecido pediatra que é. O prêmio é uma consagração por toda a contribuição do homenageado à história da Medicina na Paraíba. O itaporanguense Paulo Soares, da comunidade Cardoso, chegou a ser secretário municipal de Saúde/João Pessoa, no período de 1978 a 1982, e se orgulha de ter antigos pacientes exercendo altos postos e com vida e carreira consolidadas.
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, Paulo Soares fez residência em Neonatalogia pela Universidade de Ribeirão Preto, e pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com um excelente humor, o pediatra cercou-se de admiradores durante toda a sua vida, devido ao trato gentil que dedica aos seus pacientes e amigos.

Primeira Igreja Batista de Itaporanga festeja 27 Anos de uma linda história construída na 'Rainha do Vale'

Com vasta programação que iniciou na última quinta-feira (1º) e segue até este domingo (4) a Primeira Igreja Batista de Itaporanga 27 Anos de organização na 'Rainha do Vale'. Uma história construída em fortes alicerces e muitas lutas, que resultaram em muitas vitórias. Uma Igreja que tem feito questão de resplanceder a luz de Cristo não somente em Itaporanga, mas em todos os municípios da região. O começo de tudo foi lá nos idos de janeiro de 1978, com o Projeto Missionário da Junta de Missões Nacionais que era chamado "Tran-Paraíba" em parceria com a Primeira Igreja Batista de Campina Grande.
A primeira missionária local foi Ruth Martins (à esquerda na  foto acima) que um ano depois recebe o reforço da missionária Leocídia Nita de Jesus (na foto em destaque). E no ano de 1984, com a chegada do Pastor Marcos Monteiro ( na foto abaixo) foi organizada em Igreja a Congregação Batista de Itaporanga, hoje chamada de Primeira Igreja Batista de Itaporanga, contando com 28 pessoas.
 
Já em 1989, assume a liderançam dessa Igreja, no lugar do Pastor Marcos Monteiro, o Pastor Cirino Refosco (foto abaixo)  e Drª Regina [pediatra] que permaneceu na liderança até o ano de 2001, quando chega à Itaporanga o Pastor Roberto Manoel de Andrade, pastor atual. A Primeira Igreja Batista de Itaporanga é a maior igreja evangélica da cidade e com a participação de mais 400 pessoas. Está sob o comando do Prº Roberto e da Prª Selma.
Em verdade, são vidas transformadas que comprovam que Deus realiza milagres. Pois, a missão continua sendo: Glorificar ao Deus vivo, promover a comunhão Cristã, equipar os santos para a obra do ministério e alcançar pessoas que ainda não foram salvas por Cristo. Porque você é a igreja de Cristo. As mãos de Jesus são as nossas mãos, os pés de Jesus são os nossos pés, a boca de Jesus é a nossa boca. Não se pode esconder a luz de Cristo, precisamos viver o evangelho, amar uns aos outros, amar nosso próximo, amar ao nosso Deus, e deixar a luz de Cristo resplandecer através de nós. 
E é isso que a Primeira Igreja Batista de Itaporanga tem feito na 'Rainha do Vale'. São 27 décadas resplandecendo a luz de Cristo! Libertando pessoas do pecado, para honra e glória do senhor. "Assim brilhe a luz de vocês, diante dos homens, para que vejam as suas obras e glorifiquem ao pai de vocês; que estás nos céus.", Foi com essas que Jesus Cristo mostrou aos seus primeiros seguidores qual seria a sua missão aqui na Terra.
Prª Selma, o professor João e o Prº Roberto
Quinta-feira (1º), às 19h30min, foi realizada uma programa especial para os casais tendo como preletor o Prº Marcos Quintino [da Primeira Igreja Batista de Conceição]; Conferências, ontem (2) e hoje (3), às 19h30min, e amanhã (4), às 9hh30min e às 19h30min, tendo como preletor o Prº Cirino Refosco [Coordenador das Missões Nacionais] com a participação do cantor Dário Vaz.
Parabenizamos a todos os Batistas por essa memorável comemoração.

Foto inédita, no livro do jornalista Ricardo Amaral, mostra Dilma Roussef em interrogatório em 1970

A vida quer coragem (Editora Primeiro Plano), do jornalista Ricardo Amaral, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro. A foto abaixo, inédita, está no livro que conta a trajetória de Dilma Rousseff da guerrilha ao Planalto. Amaral, que foi assessor da Casa Civil e da campanha presidencial, desencavou a imagem no processo contra Dilma na Justiça Militar. A foto foi tirada em novembro de 1970, quando a hoje presidente da República tinha 22 anos. Após 22 dias de tortura, ela respondia a um interrogatório na sede da Auditoria Militar do Rio de Janeiro.
A RÉ DILMA Dilma na sede da Auditoria Militar no Rio de Janeiro, em novembro  de 1970. Ao fundo, os oficiais que a interrogavam sobre sua participação na luta armada escondem o rosto com a mão (Foto: Reprodução que consta no processo da Justiça Militar)

Nova matéria: Época repercute que empresário reafirmou denúncias contra o governador Ricardo Coutinho

A revista Época voltou a repercutir o escândalo dos livros, no qual o empresário Daniel Gonçalves acusa a prefeitura de João Pessoa  ter cometido irregularidades no pagamentos de livos a distribuidora New Life para fazer "caixa dois" para campanha do então candidato a governador Ricardo Coutinho.
A denuncia foi feita pela própria revista há três semanas e que envolve acusações contra o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Nesta nova matéria a revista repercute que Daniel Gonçalves reafirmou, em depoimento na Assembleia Legislativa da Paraíba, que houve desvio de dinheiro da Prefeitura de João Pessoa para a campanha do governador. Veja integra da matéria da revista abaixo:
Empresário reafirma denúncia contra governador da PB
Em depoimento nesta quinta-feira (1º) na Assembleia Legislativa da Paraíba, o empresário Daniel Cosme Guimarães Gonçalves denunciou supostas irregularidades em contrato da Prefeitura de João Pessoa para a compra de livros didáticos. Segundo Gonçalves, a empresa da qual é dono, a New Life, venceu em 2010 uma licitação para fornecer livros para a rede de ensino municipal, mas não recebeu o pagamento, de R$ 2,3 milhões. O dinheiro, diz, foi desviado para a campanha de Ricardo Coutinho (PSB), atual governador da Paraíba e até março do ano passado prefeito da capital.
ÉPOCA revelou há três semanas a existência de um vídeo em que Daniel fez um relato dessas acusações. Na gravação, de 12 minutos, o empresário disse ainda que, entre os implicados na fraude, estariam Coriolano Coutinho, irmão do governador, seu “mentor em superfaturar e fazer caixa dois”, e Alexandre Urquiza, ex-chefe de gabinete de Ricardo Coutinho e atual secretário de Transparência Pública de João Pessoa.
A oposição ao governador na assembleia afirmou que acionará o Ministério Público, o Tribunal de Contas da União e a Controladoria- Geral da União para que as denúncias sejam investigadas. Coutinho nega as irregularidades. (com Revista Época)

O combate às drogas será tema de uma audiência pública no próximo dia 08 na Câmara Municipal de Conceição


Representantes de diversos seguimentos da sociedade valepiancoense vão discutir no próximo dia 08, no município de Conceição, sobre as políticas públicas e o combate às drogas durante uma audiência pública que será realizada na Câmara Municipal. O tema do evento é: "Acorda Conceição, Diga Não às Drogas", num grande alerta a população sobre uma problemática que tem se alastrado por toda a região. 
A vereador Nena Martins, proponente da audiência pública, tomou a iniciativa diante dos dados atualizados que mostram os alarmantes índices de violência na região, por exemplo, provocados pela busca insaciável ao consumo de drogas. Segundo Nena, é preciso desenvolver ações específicas para combater o uso agressivo das mais variadas drogas, que tem alto poder de vício, é barata e esta acessível a todos os jovens.
Em verdade, a parlamentar-mirin acredita na necessidade da conscientização e envolvimento das famílias que possam compreender o assunto em seus diversos aspectos, com o objetivo de combater o uso de drogas. Só para se ter idéia, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), revelou que 98% das cidades brasileiras enfrentam problemas com a circulação ou consumo de crack e outras drogas. 
E como Vale do Piancó, infelizmente, está inserido nessa estatística a realização dessa audiência pública é um passo importante para discutir o enfrentamento do problema no município, bem como, na região. O objetivo é buscar novas estratégias de combate ao consumo de entorpecentes, visando também a ressocialização de dependentes químicos.
O evento terá a seguinte programação:
9:00hs – Abertura da Audiência Publica feita pelo Presidente da Câmara Ronildo Leite Maniçoba;
9:10hs – Aconselhamentos aos jovens - Proferido pelo Pe. José Dácio do Nascimento;
9:20hs – Palestra proferida pelo Promotor Dr. Hamilton de Sousa Neves Filho;
9:30hs – Palestra proferida pelo professor Evanildo Simão, do Município de Mauriti-CE;
10:00hs – Aconselhamentos aos Jovens – Proferido pela Pastora Eneida Ramalho;
10:15hs – Palestra com o Deputado Federal Wilson Filho, vice-presidente e relator da comissão de assuntos relacionados às Drogas na Câmara Federal;
10:45hs – Palestra com o Dr. Glêberson Fernandes, Delegado Regional de Policia Civil [da 5ª DRPC/Itaporanga];
11:00hs – Pronunciamento das Autoridades Presentes;
12:00hs – Encerramento do Evento com apresentação Cultural.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Direitos das crianças e dos adolescentes são discutidos em Conferência Regional na cidade de Itaporanga

 
O direito à sobrevivência, ao desenvolvimento pessoal e social e o direito à integridade física, psicológica e moral foram assuntos discutidos na 3ª Conferência Regional  dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada das 8h até as 17h desta sexta-feira (2), na cidade de Itaporanga. Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaporanga, juntamente com os conselhos dos municípios de Aguiar, Boa Ventura, Igaracy, Olho D'água, Santana dos Garrotes e Santana de Mangueira.
Com o tema: “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e de Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, o encontro visou a mobilização e participação da sociedade civil, entidades não governamentais e autoridades diversas no encaminhamento de propostas que subsidiarão a Conferência Estadual e, posteriormente, a Nacional. 
A mesa dos trabalhos foi composta pelo prefeito Djaci Brasileiro (anfitrião do evento); pela doutora Socorro Carvalho [coordenadora do Forum Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, também doutoranda em Serviços Serviços]; pela secretária Geralda Figueiredo [Assistência Social]; pela secretária Fátima Caiana [educação], pela extencionista Roméria Pereira [coordenadora regional da Emater]; pelo conselheiro tutelar Ildemarcos Frade [presidente do Conselho Tutelar de Itaporanga]; por Carmem-Eliane [representando os programas sociais do município]; e, ainda pelos representantes dos demais municípios: Peracchix Mangueira [Santana de Mangueira], Deijane Lacerda [Aguiar], Betinha [Igaracy], Adelaide [Santana dos Garrotes], Jacilene [Olho D'água] e Lourdes Estanislau [Boa Ventura].
Foram discutimos temas relevantes para as políticas públicas das crianças e dos adolescentes. Na abertura da conferência, a secretária Geralda Figueiredo ressaltou a importância do encontro para a conquista de políticas públicas dos direitos humanos da criança e do adolescente. “As conferências ajudam a construir um modelo de gestão participativa e compartilhada. Nosso objetivo é o de mobilizar as três esferas do poder (municipal, estadual e federal) e a sociedade em geral, para a implementação e o monitoramento da política municipal e do plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes", disse.
Para o prefeito Djaci são muitos os avanços voltados à criança e ao adolescente que sua gestão vem desenvolvendo no município, mas nada foi conquistado com facilidade. “Hoje temos uma tarefa muito importante. Estamos nos preparando para o fortalecimento do universo da criança e do adolescente. São grandes os desafios, mas unidos seremos capazes de realizar ações efetivas e transformadoras. Esse é um momento muito esperado, porque daqui sairão às deliberações da nossa cidade, que levaremos para as outras duas conferências. Esperamos que as propostas que saírem daqui, se transformem em ações positivas”, falou.
Após a participação da doutora Socorro Carvalho que abordou sobre os temas a serem debatidos no encontro externando sua alegria por estar em sua região natal, já que é natural de Igaracy, e falou sobre a importância desse momento, o advogado Titico Pedro [presidente da Fundação Anália Rodrigues] pediu espaço e propôs que o evento debatesse sobre os direitos de crianças em situação de tutela judicial que estariam passando por dificuldades quanto à cobertura social do INSS. E para isso deu um exemplo que acompanha de perto. 
Houve ainda uma apresentação teatral do grupo de crianças que são atendidas pelo PETI em Itaporanga, que muito emocionaram aos presentes. Em seguida, os debates foram conduzidos durante todo o dia.
 
Prefeito Djaci Brasileiro fala do compromisso que a atual gestão tem para com os direitos da criança e do adolescente em Itaporanga e conclama a todos para lutar juntos nesse sentido.
 Grupo de crianças do Peti em Itaporanga fez uma linda apresentação teatral no evento

TRT da Paraíba já conciliou 1,4 mil processos e valores ultrapassam R$ 2 milhões

Em feito pela Corregedoria-Geral aponta que até esta quinta-feira o Tribunal do Trabalho da Paraíba fechou acordos que ultrapassam R$ 2 milhões. Foram realizadas 1.439 audiências na primeira e segunda instâncias, que resultaram no valor total de R$ 2.022.911,73. Para pagamento do INSS a soma, até agora, é de R$ 189.559,04.
As audiências estão acontecendo em todas as Varas do Trabalho do Estado e nas Centrais de Mandados de Campina Grande e João Pessoa, onde precatórios trabalhistas também estão sendo negociados. O TRT acompanha a Semana Nacional da Conciliação E a Sena Nacional da Execução Trabalhista, promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça e Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
O Tribunal do Trabalho da Paraíba decidiu prorrogar a realização da Semana Nacional de Conciliação e Execução até a próxima terça-feira, 06, em todas as Varas do Trabalho no estado e na sede do TRT. A decisão considerou o fechamento do Fórum do Trabalho em João Pessoa, capital do estado, na terça e quarta-feira (dias 29 e 30) em função de um vazamento de óleo diesel ocorrido nas dependências do Shopping Tambiá, onde funciona o Fórum.
O ato estabelecendo a prorrogação foi assinado pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Carlos Coelho, que está no exercício da Presidência. Os números apresentados diariamente na Semana da Conciliação estão sendo apresentados ao Conselho Nacional de Justiça - CNJ pela Secretaria da Corregedoria do TRT. (com ascom)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Patrícia Poeta vai substituir Fátima Bernardes no Jornal Nacional

A apresentadora Patrícia Poeta, 35, vai substituir Fátima Bernardes, 49, no "Jornal Nacional". O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada pela Globo na manhã desta quinta-feira, conforme antecipou ontem a colunista Mônica Bergamo, da Folha. A última participação de Fátima no "JN" será na segunda-feira, em uma edição especial com vídeos sobre as duas profissionais.

André Muzell/AgNews
Fátima Bernardes e Patrícia Poeta na coletiva de imprensa na manhã desta quinta
Fátima Bernardes e Patrícia Poeta na coletiva de imprensa na manhã desta quinta
A Folha apurou que Fátima terá seu próprio programa diário, que irá ao ar nas manhãs da Globo, no ano que vem. Já a jornalista Renata Ceribelli assumirá o lugar de Patrícia Poeta no "Fantástico". Fátima entrou na emissora em fevereiro de 1987, depois de ser aprovada em um curso de telejornalismo da emissora. Ela passou pelo "RJTV", "Jornal da Globo" e "Fantástico" antes de assumir o "Jornal Nacional", em 1998, ao lado de seu marido, William Bonner, 48. Ela substituiu Lillian Witte Fibe na bancada. Fátima e Bonner são pais dos trigêmos Vinícius, Beatriz e Laura, que nasceram em 1997.(com Folha.com)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marcelinho Paraíba é detido junto com dois amigos em festa por suspeita de estupro, diz PM

Suspeita de estupro é investigada; jogador foi levado para delegacia. Jogador presta depoimento e nega ter assediado convidada durante festa

O jogador de futebol Marcelinho Paraíba e mais dois amigos dele que participavam de uma festa foram detidos na madrugada desta quarta-feira (30) em Campina Grande, na Paraíba, segundo informações da Polícia Militar (PM).
De acordo com a  Central de Operações da PM (Copom), eles foram detidos após denúncia de que uma jovem teria sofrido uma uma tentativa de estupro na festa que acontecia no sítio do jogador, localizada no bairro Nova Brasília.
O adovgado de Marcelinho Paraíba, Afonso Vilar, disse ao G1 que o jogador nega ter assediado qualquer convidada. O atleta contou que estava bebendo no imóvel com um grupo de cerca de 30 pessoas e que surpreendeu com a chegada da Polícia Militar no local. Marcelinho Paraíba disse ainda que só foi saber o motivo de sua detenção quando chegou à Central de Polícia.
Testemunhas - Marcelinho Paraíba (Foto: Karoline Zilah/G1) 
Testemunhas aguardam ser ouvidas na Central de Polícia (Foto: Karoline Zilah/G1)
O advogado dele informou também que aguarda a conclusão do depoimento de Marcelinho Paraíba para saber se ele vai ser indiciado por algum crime e tomar as providências necessárias.Marcelinho Paraíba atualmente joga no Sport, do Recife, e foi um dos destaques no retorno do time à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O último jogo da campanha ocorreu no sábado (26). Procurada pelo G1, a assessoria do Sport informou que o presidente do clube, Gustavo Dubeux, disse que daria todo apoio jurídico ao jogador.
Operação policial - A Polícia Militar informou que, depois de receber a denúncia, cercou o imóvel com dez carros policiais e deteve o grupo. Conforme a PM, alguns dos homens que estavam na festa resistiram à abordagem policial. O delegado que investiga o caso, Fernando Zoccola, informou que só vai dar detalhes do caso às 9h30 (horário local). (com G1PE)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Juízes do Trabalho paralisam atividades nesta quarta-feira em todo o Estado

Cerca de 70 juízes do Trabalho que atuam na Paraíba paralisarão suas atividades nesta quarta-feira (30), para defender seus direitos básicos e o cumprimento da Constituição. A Amatra 13 (Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região) fará um ato público nesta data, a partir das 14h00, na sede da entidade. Na oportunidade, o representante da categoria, juiz do Trabalho Adriano Dantas, apresentará uma Carta Aberta à sociedade e concederá uma entrevista coletiva para esclarecer a imprensa sobre as reivindicações da classe.
O movimento recebe a solidariedade dos juízes estaduais, inclusive, o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Antônio Silveira Neto, participará da coletiva, declarando seu apoio às reivindicações comuns às duas categorias. Os juízes federais, representados pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), também irão paralisar suas atividades no dia 30, em conjunto com os juízes do trabalho.
O presidente da Amatra 13, juiz Adriano Dantas, informa que, na Paraíba, todas as audiências que ocorreriam no dia da paralisação foram remarcadas, "tentamos minimizar ao máximo quaisquer prejuízos que pudesse atingir o público usuário da Justiça do Trabalho", informou. Adriano esclarece que sua categoria defende mais segurança para trabalhar, uma política previdenciária adequada e a recomposição das perdas inflacionárias de seus vencimentos.
Entre janeiro de 2006, quando foi definido o teto remuneratório máximo do serviço público, e agosto de 2011, o índice de inflação oficial atingiu 31%. Descontada reposição parcial determinada em 2009 (9%), as perdas inflacionárias acumuladas no período chegam a 22%, o que representa a subtração de quase um quarto do poder de compra dos membros do Poder Judiciário e o descumprimento da Constituição Federal que garante aos juízes a revisão anual dos vencimentos e a irredutibilidade salarial.
Os juízes da União denunciam também a falta de política institucional que garanta a segurança para o exercício de suas funções. Magistrados sofrem ameaças constantemente e são submetidos ao estresse de cumprir seu dever constitucional mesmo sob risco de sua segurança própria e da sua família.
Outro ponto que não tem merecido o apropriado tratamento, argumentam os juízes da União, é o sistema de saúde para magistrados, principalmente porque não previne os agravos à saúde física e mental nem prevê proteção previdenciária adequada. Recente pesquisa realizada pela Anamatra revela que estes profissionais têm apresentado percentual maior de adoecimento em comparação com o conjunto da sociedade, sendo extremamente elevadas as ocorrências de doenças físicas e psíquicas que os acometem. (com ascom)

domingo, 27 de novembro de 2011

Juíza garante acesso aos Fóruns da Justiça do Trabalho

Foto da Sede da Vara do Trabalho em Itaporanga. Uma decisão da juíza Cristina Maria Costa Garcez, da 3ª Vara Federal, garante livre trânsito de servidores, advogados, parte nos processos e público em geral nas dependências dos Fóruns da Justiça do Trabalho em todo o estado. Em caso de descumprimento o Sindjuf - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal, será obrigado a pagar multa diária de R$ 10 mil. A decisão ainda autoriza a requisição da Polícia Federal em caso de tentativa de descumprimento da ordem judicial.
A juíza Cristina Garcez levou em consideração que a organização do movimento de greve está divulgando a impossibilidade de realização das semanas nacional de conciliação e execução trabalhista, promovidas pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça e CSJT - Conselho Superior da Justiça do Trabalho e que acontecerão durante a próxima semana. Na decisão relata que o comando de greve "entendeu por bem radicalizar, impedindo o acesso às dependências dos Fóruns Trabalhistas, com o fito de inviabilizar o projeto de conciliação do Conselho Nacional de Justiça, programado para a próxima semana".
Diz ainda a magistrada que em um regime democrático "não se admite que o sindicato venha impedir o acesso das partes e seus advogados, servidores e o público em geral às dependências do Poder Judiciário como forma de obter o atendimento de qualquer reivindicação. Tal prática é ilegítima em qualquer pais do mundo".

Vereadores aprovam LOA/2012, rejeitam criação de CPI e populares festejam fim de impasse em Itaporanga

Como abordamos em postagens anteriores acabou vencendo o bom senso na maioria da Câmara Municipal de Itaporanga ao rejeitar e sepultar de vez esse 'rame-rame' que estava ficando a proposta de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com objetivo de investigar supostas irregularidades na área da gestão de saúde. O requerimento, baseado em uma denúncia da sindicalista Suellen Mendes [presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaporanga - SISPUMI] foi derrotado por 5 X 4.
Na oportunidade, a Câmara aprovou, ainda, por unianimidade, o Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2012, que compreende um orçamento superior aos R$ 30 milhões. Inclusive, a LOA foi aprovada com emendas apresentadas pela própria população depois de debatidas em audiências públicas realizadas desde omês de setembro último. 
Logo após proclamado o resultado uma grande festa popular começou no Plenário da Casa, que estava lotado, e seguiu pelas ruas da cidade, com direito a queima de fogos, etc. Enquanto, a vontade dos vereadores de oposição de montar um palanque político em cima da questão foi encarada com repulsa pela população diante do trabalho sério que é feito pelo prefeito Djaci Brasileiro e pelo secretário Gaudêncio Mendes.
Votaram contra a matéria os vereadores: Zeca da Encarnação [presidente/PMDB], Lula da Farmácia, (PSDB) Zé Queiroz (PSD), Erivaldo Rufino (PSDB) e Duvan Pereira (PSD). Já os vereadores Saulo (PTB), Herculano (PTB), Zé Valeriano (PTB) e Zé Porcino (PMDB) votaram à favor da CPI para investigar os dois gestores.
"Itaporanga sabe os homens de bem que são Djaci e Gaudêncio, que tem serviços prestados à população. Por isso, sou contra a criação dessa CPI", disse da tribuna Zé Queiroz. Já o vereador Saulo foi mais do que patético na tribuna por defender algo que a própria CGU já havia esmiuçado em relatório. Valeriano nem sequer abordou sobre o tema porque não via sentido ir de encontro ao povo.
A justificativa principal da oposição para criação da CPI dizia respeito ao atraso de salário dos servidores do PSF [referente a agosto e setembro], o que já foi buscado solução pelo prefeito junto ao Ministério da Saúde. E como não há denúncia sobre desvio de verbas, ou coisa do tipo, não havia necessidade, então, para a criação de uma CPI. Justificando o seu para palanque político, o que foi rejeitado pela própria população.
 O Plenário da Casa estava lotado e as pessoas festejaram a rejeição da matéria

Gaudêncio recebe apoio de amigos e correligionários...

Gaudêncio recebeu a visita de amigos e correligionários, a exemplo, dos vereadores Queiroz e Lula [na foto] Erivaldo e Duvan
Logos após o resultado proclamado na Câmara Municipal com a rejeição da proposta de criação de uma CPI, objetivando se investigar supostas falhas na gestão da saúde em Itaporanga, amigos e correligionários seguiram até a residência do secretário Gaudêncio Mendes para lhe hipotecar apoio diante de uma tentativa de montagem de um palanque político.
Vereadores dizem que não há outra justificativa da oposição a não ser tentar desatibilizar o secretário porque uma de suas filhas [Isabele] é pré-candidata a Vereadora nas eleições municipais do ano que vem, deixando apreensivo alguns parlamentares-mirins que se veem na eminência de dar um adeus da política.
Mas Gaudêncio soube muito bem perseverá nesse período e com muita sensatez, equilibrio e firmeza não entrou no jogo nem foi pro confronto direto com àqueles que desejavam lhe atirar pedras. Valeu a força e a  determinação de quem trabalha sério e com responsabilidade. E assim as girandas ganharam os céus da 'Rainha do Vale'.

Candidatos questionam provas e Coperve divulga 2ª-feira gabarito oficial de vestibular da UFPB

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba recebeu recursos referentes a questões de sete provas do Processo Seletivo Seriado de 2012 (PSS). Conforme divulgado em informativo oficial na manhã desta sexta-feira (25), as provas questionadas pelos candidatos foram as de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2ª série), Matemática (1ª e 2ª séries), Química (2ª série), Física (1ª série), Biologia (1ª e 2ª séries).
A Coperve anunciou que vai analisar os recursos até a segunda-feira (28), quando será divulgado o gabarito oficial das provas que foram aplicadas nos dias 20 e 21 de novembro. No processo, candidatos concorrem às 6.240 vagas oferecidas na UFPB. Segundo o presidente da Coperve, João Lins, 5.586 candidatos faltaram à primeira etapa do PSS-2012, com provas referentes a conteúdos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio. A segundo etapa, quando são aplicadas questões relativas ao 3º ano, acontece nos dias 18 e 19 de dezembro.
Conforme o calendário da Coperve, a classificação final será divulgada em 25 de janeiro de 2012.