sábado, 24 de junho de 2017

Rômulo descarta ceder à Cartaxo presidência do PSD: “Tenho mais capacidade de comandar o partido”

Resultado de imagem para rômulo gouvia deputado
O deputado federal Rômulo Gouveia descartou a possibilidade de repassar o comando do PSD na Paraíba para outro integrante do partido com vistas à organização interna para a disputa eleitoral de 2018. O dirigente destacou que fundou a legenda no estado e que tem condições de conduzir as articulações para o processo de maneira mais eficaz do que teria o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.
“O PSD não tem dono, mas acho que só haveria necessidade de eu sair da presidência se não houvesse confiança no meu comando”, avaliou. Rômulo acredita que teria mais tempo do que Cartaxo na condição de candidato a governador. “Acho que tenho muito mais capacidade de comandar o partido porque, como não sou candidato da majoritária, tenho mais trânsito para construir e aglutinar forças”, justificou.

Aguinaldo Ribeiro vaza lista com suposta barganha de deputados da PB para votar reformas de Temer

Resultado de imagem para aguinaldo ribeiro e temer
O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) está apenas no segundo mandato na Câmara Federal e já conseguiu o que muitos políticos não conseguem em toda uma carreira. Foi ministro e homem de confiança de Dilma e logo em seguida virou líder do governo Temer. Para conseguir seus objetivos, porém, muitas vezes age da maneira mais sórdida possível.
O deputado tenta emplacar agora alguns cargos federais na Paraíba. Como líder do Governo na Câmara, quer logico, os melhores. Para conseguir os cargos, Aguinaldo vazou uma lista com supostos pleitos de deputados aliados de Temer na Paraíba, para um assessor com a determinação que fizesse circular não apenas como pleitos dos parlamentares, mas como se fosse uma barganha dos colegas junto ao presidente Michel Temer, para votar favorável as reformas Trabalhista e da Previdência. Ou seja, Aguinaldo mandou o assessor constranger os deputados com a informação de que estão vendendo o voto ao governo federal em troca de cargos, para ver se eles desistem das indicações e ele possa abocanhar as indicações.
O vazamento, porém, não agradou nem aos deputados, muito menos ao Palácio do Planalto. Os colegas de Aguinaldo ficaram uma arara com a trairagem do líder e passaram a informação com os respectivos links e prints para o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Este não gostou nada do que viu, leu e ouviu e teria garantido providências, até porque, tudo o que o governo não quer agora, é deputado aliado insatisfeito com o governo e pensando em votar contra as reformas que é reprovada pela maioria da população e pode, inclusive, significar a derrota de muitos deputados em todo país nas eleições do próximo ano.
Os alvos de Aguinaldo Ribeiro foram Veneziano Vital do Rego (PMDB), Benjamim Maranhão (SD), Hugo Motta (PMDB) e Efraim Filho (DEM). (com Marcos Wéric)

Temer é o presidente mais rejeitado desde Sarney, aponta pesquisa Data Folha...

Pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado, 24, mostra que o governo Michel Temer tem aprovação de apenas 7% da população brasileira. É a menor taxa de aprovação desde 1989, quando o presidente José Sarney (PMDB) obteve 5% de aprovação.
O governo Temer, fruto de um golpe parlamentar é considerado ruim ou péssimo por 69% do eleitorado e regular por 23%. Dois meses atrás, a sua taxa de ruim e péssimo estava em 61% e a de ótimo ou bom, em 9%. Aqueles que o consideraram regular somavam 28% no final de abril. Segundo o Datafolha, a situação de Temer é pior que a de Dilma Rousseff (PT) às vésperas de ela sofrer impeachment. Em abril de 2016, a petista tinha 13% de aprovação e 63% de reprovação.
O cenário fica mais desfavorável para o presidente Temer entre as mulheres, os jovens e os mais pobres, em comparação com a média da população. Sua taxa de ruim e péssimo chega a 73% entre o eleitorado feminino, a 74% entre os eleitores de 25 a 34 anos e a 71% para aqueles cuja renda familiar mensal é de até dois salários mínimos. No Nordeste, a reprovação a Temer fica acima da média, 77%, e no Sul, abaixo: 61%.

Vergonha de ser brasileiro
Segundo a pesquisa do Datafolha, divulgada pela Folha de S. Paulo, 47% da população tem mais vergonha do que orgulho de ser brasileiro. É o mais alto patamar registrado pelo Datafolha desde 2000, quando se iniciou a série histórica. Por outro lado, 50% dos brasileiros se dizem mais orgulhosos do que envergonhados de serem brasileiros.

Elba em Campina Grande: "É a cidade que meu deu régua e compasso"

Uma apresentação colorida, dinâmica e recheada de sucessos que sintetizam e simbolizam toda a beleza das tradições culturais nordestinas. Foi esse o tom do show da cantora paraibana Elba Ramalho, uma das atrações mais esperadas pelo público d’O Maior São João do Mundo. Antes de subir ao palco para sua apresentação, a cantora paraibana recebeu em seu camarim o prefeito Romero Rodrigues, com quem conversou durante alguns minutos sobre a festa e seus projetos musicais.
Principal artista da programação desta sexta-feira, véspera de São João, coube também à cantora comandar, ao som de “Olha Pro Céu Meu Amor”, a tradicional queima de fogos que todos os anos colore o céu de Campina Grande em homenagem a um dos santos mais celebrados pelo povo nordestino. Uma das inovações da edição deste ano do evento, o show pirotécnico indoor, modelo que por seu nível elevado de segurança pode ser instalado em um espaço mais próximo do público, proporcionou aos forrozeiros que lotaram o Parque do Povo um belíssimo espetáculo de cores e efeitos visuais.
Após a queima de fogos, a apresentação de Elba Ramalho entrou pela madrugada e nem a chuva que caiu em Campina Grande durante toda a noite afastou os forrozeiros do Quartel General do Forró. Acompanhada de bailarinos que formavam uma típica quadrilha junina, Elba explorou todos os espaços do palco e empolgou o público com um repertório eclético, misturando tradicionais canções nordestinas, a exemplo “Meu Cenário”, “No Lume da Fogueira”, “Sabiá” e “Festa do Interior” com sucessos de outros ritmos adaptados ao forró, como “Sonífera Ilha”, sucesso do grupo Titãs, e “Amor Perfeito”, popularizada na voz de Roberto Carlos.
“Campina Grande é a cidade que meu deu régua e compasso”, declarou a paraibana, ao agradecer ao público que prestigiou sua apresentação.

Com sucesso do 'São Juá 2017', prefeito atende pedido do povo e estende por mais uma semana festejos juninos em Juazeirinho

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, multidão e área interna
Um sucesso a edição 2017 do 'São Juá', realizada no município de Juazeirinho pela Prefeitura Municipal. Tanto é assim que, na noite ontem (23), em plena praça de eventos, o prefeito Bevilácqua Matias anunciou do palco a extensão da festa, que encerrava-se ontem, por mais uma semana e segue agora até o próximo dia 30, atendendo pedido do povo e dos próprios comerciantes. E foi isso que o prefeito fez porque vai movimentar mais ainda a economia local.
O deputado estadual Genival Matias, o prefeito Bevilácqua e da vice-prefeita Virgínia puderam conferir a satisfação do povo no meio do povo.
Eles fizeram questão de circular em todas as barracas, mesas, cidade cenográfica, ilhas de forró... cumprimentando e recebendo o carinho e elogios dos forrozeiros. Isso é resultado de uma gestão eficiente e que vem se destacando por investimento feitos em todas as áreas da administração pública, tendo sempre como foco a melhoria da qualidade de vida da coletividade em geral. 
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, multidão
"É gratificante quando vemos a alegria do povo com a realização dos festejos juninos, o 'São Juá'. Assim como estamos fazendo grandes investimentos nas mais diversas áreas, fizemos questão de organizar um grande evento para festejar nossas tradições. Gerando emprego, renda, movimentando a economia local. E prova disso, foi o pedido para aumentar mais uma semana... de pronto, aceito por nós", disse o prefeito. Os vereadores também estavam junto com o prefeito, além de convidados e amigos.
Em cada abraço e aperto de mão, uma frase de emoção e de agradecimentos. Foi dessa forma que a população recebeu Genival, Bevilácqua e Virgínia, ontem à noite. "Juazeirinho está de parabéns pela festa. O prefeito e sua equipe não mediram esforços para realizá-la, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas prefeitura. O resultado é este que estamos vemos, o povo feliz e satisfeito", comentou  deputado Genival.
“É gratificante ver a aprovação do povo com um evento feito com tanto carinho. Por onde ando as pessoas fazem questão de nos cumprimentar e parabenizar, abraçando-nos e agradecendo. Isso nos encoraja cada vez mais a trabalhar de forma incansável pelo povo de Juazeirinho", pontuou a vice-prefeita Anna Virgínia. E essa é uma marca registrada deles, que não medem esforços para trabalhar, de domingo a domingo, por uma Juazeirinho cada vez melhor.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé 

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Romero recebe Manoel Jr. no Parque do Povo e põe trégua em disputa por sucessão

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), recebeu o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Jr. (PMDB), no Parque do Povo, em Campina Grande. Foi a primeira recepção de um representante importante da Prefeitura Municipal de João Pessoa por parte do chefe do Executivo de Campina Grande na atual edição do Maior São João do Mundo.
A visita representa uma “trégua” nas disputas recentes entre Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues visando a sucessão do Governo do Estado no ano que vem.

PSB quer Chico Lopes disputando vaga de deputado federal, pela região Itaporanga.

Resultado de imagem para chico lopes itaporanga
Capitaneado pelo governador Ricardo Coutinho, o PSB da Paraíba já começou suas articulações para tentar eleger o maior número de deputados estaduais nas eleições do próximo ano. Atualmente com seis (Estela Bezerra, Hervázio Bezerra, Adriano Galdino, Jeová Campos, Ricardo Barbosa e Buba Germano), das 36 cadeiras de titular na Casa, a legenda pretende ampliar o leque de filiados no legislativo estadual, contemplando outras regiões do Estado.
O vice-prefeito de Princesa Isabel, Aledson Moura, será um dos representantes da Serra da Teixeira. Outros nomes que também devem disputar uma vaga na ALPB, são: o radialista Célio Alves, da região de Guarabira; a ex-prefeita de Pombal, Poliana Dutra; a médica Gabriel Félix; o atual prefeito de Bernardino Batista, Gervazio Gomes; a secretária Cida Ramos; o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena e o ex-prefeito do Condo, Doutor Romualdo.
Já quando a disputa é a federal, o PSB, além de Edvaldo Rosas e Gervásio Maia, terá também um terceiro quadro que começa a ganhar força pelo interior do Estado. Trata-se de Evaldo Gusmão, irmão do prefeito de Pedras de Fogo, Dedé, também do PSB. Correm por fora, ainda, a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular, Emília Correia Lima e do ex-deputado estadual Chico Lopes (foto), pela região de Itaporanga.

Deputado Genival Matias prestigia festejos juninos na cidade de São João do Tigre e agradece carinho da população local

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
O deputado estadual Genival Matias (Avante) prestigiou, na noite desta quinta-feira (22), os festejos juninos em São João do Tigre, no Cariri Paraibano. O parlamentar se associou tradição dos festejos naquele município atendendo convite do grupo da oposição local, oportunidade em que conversou com os amigos, compartilhou da alegria mútua e recebeu o carinho das pessoas em todos os lugares por onde circulou.
“Com a maior satisfação estamos aqui prestigiando os festejos juninos de São João do Tigre, atendendo convite dos amigos que tem levado as reivindicações do povo daqui ao nosso gabinete, para a busca de solução em benefício do município. A festa junina é uma grande riqueza de nosso estado que faço questão de participar”, exaltou Genival.
O deputado teve uma recepção calorosa, em meio a verdadeira multidão de amigos e pessoas especialmente convidadas, capitaneada por Sérgio Freitas, presidente do Avante local, o ex-prefeito Eduardo, ex-vice-prefeita, vereador Cachexa, vereadores, ex-vereadores e correligionários, que estão comprometidos com o projeto de reeleição do deputado para mais uma mandato na Assembleia Legislativa, ano que vem.
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé 
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e atividades ao ar livre A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, noite e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas dançando, pessoas em pé, casamento, multidão e atividades ao ar livre

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Em reunião nesta quarta, partidos decidem votar por fundo público financiamento de campanha de R$ 3,5 bilhões e fim das coligações proporcionais

Resultado de imagem para partidos se reúnem por fundo partidário
O Congresso deve aprovar antes do final de julho um pacote eleitoral que inclui a criação de um fundo de financiamento de campanhas com verbas do Tesouro Nacional. Coisa de R$ 3,5 bilhões para as eleições de 2018. Reunidos nesta quarta-feira (21), dirigentes de sete partidos políticos concordaram com a providência. São eles: PMDB, PSDB, DEM, PSB, PP, PR e PSD. Juntas, as siglas reúnem infantaria suficiente para aprovar a novidade.
Decidiu-se incluir no embrulho eleitoral uma PEC que aprovada no Senado e aguarda votação na Câmara. Prevê o fim das coligações nas eleições proporcionais. Institui chamada cláusula de barreira, que condiciona o acesso ao tempo de tevê e à verba do Fundo Partidário ao desempenho dos partidos nas urnas.

André Amaral indica tio ex-prefeito do Conde para gerência do INSS em João Pessoa

Cotado para assumir o Ministério da Cultura no Governo Temer, o jovem paraibano André Amaral, do PMDB, nem assumiu o posto e já colocou suas cartas na mesa. Quer emplacar o ex-prefeito do Conde, Aluísio Régis, também do PMDB, para comandar a gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em João Pessoa.
Amaral, com o gesto, contempla o irmão de seu pai, o tio, que foi derrotado nas eleições de 2016  no Conde e, desde então, está sem mandato, sem prestígio e sem poder. Aluísio Régis é conhecido como o “coronel” do Conde. Lá foi prefeito por dois mandatos. É também lembrado como o homem do cipó de boi, quando usou o objeto para bater em um adversário em praça pública. (com Henrique Lima)

Veneziano é aguardado no Podemos que será lançado dia 1º julho com filiação dos senadores Álvaro Dias e Romário

Resultado de imagem para renata abreu podemos será lançado dia 1º de julho em brasília
O novo partido Podemos terá seu lançamento nacional no dia 1º de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O Podemos, que sucede o Partido Trabalhista Nacional (PTN), teve a troca de estatuto e de nome homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 16 de maio.
Para a presidente do partido, a deputada federal Renata Abreu (SP), “o Podemos nasce com uma herança muito boa do PTN, partido que teve o maior crescimento no país (150%) em número de prefeitos eleitos em 2014, subindo de 12 para 30. Já o número de vereadores saltou de 428 para 764. E o número de deputados federais subiu de três para 13. Contamos ainda com filiação, em breve, do senador Álvaro Dias (PV) e de vários outros parlamentares”, diz Renata.
Além de Alvaro Dias, que chega com a promessa de ser candidato à Presidência da República, em 2018, o senador Romário (PSB) também deve se filiar ao Podemos. Dentre os deputados federais que se filia no dia do lançamento está Silas Freire, que foi expulso do PR e está sem partido não precisando esperar pela janela partidária [em março de 2018]. O deputado federal paraibano Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) é outro que deve se filiar ao Podemos, cuja direção estadual na Paraíba já lhe foi oferecida mas ele deve aguardar a janela partidária. 
O Podemos pretende aproximar a política dos anseios da população brasileira, que vem ocupando as ruas desde 2013 para protestar contra a corrupção e a falta de transparência na política. Assim, o Podemos não significa apenas a mudança de nome de um partido; trata-se de modificar o comportamento político, atualizando a democracia e resgatando a esperança dos brasileiros. Para isso, o Podemos defende transparência, maior participação da população e ações de democracia direta. O movimento não se define como de esquerda ou de direita, pois considera superado esse modelo ideológico, que não se comunica mais com a maioria da sociedade.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Reformulação de Lei Orgânica da Polícia Civil põe peritos criminais e policiais civis em pé de guerra

Herbert Boson expõe insatisfação dos peritos criminais... Foto: Sueton S. Maior
Uma proposta de revisão da Lei Orgânica da Polícia Civil colocou em pé de guerra policiais civis e peritos criminais paraibanos. Os peritos acusam a comissão formada para estudar as mudanças de trabalhar para acabar como o Instituto de Polícia Científica (IPC). Pela proposta, ele seria incorporado pela Polícia Civil, o que a categoria tem visto como erro. Eles alegam que o atrelamento fará com que o trabalho dos peritos seja submetido à condução dos delegados.
“Com isso, sem independência para investigar, há riscos de pressão de delegados para que as perícias apenas confirmem as provas testemunhais. Não raro, a perícia aponta novos rumos para a investigação”, ressalta o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado da Paraíba, Herbert Boson. A Paraíba é um dos 18 estados brasileiros onde há separação entre IPC e Polícia Civil. “Isso atende recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Plano Nacional de Segurança Pública. Qualquer mudança será um retrocesso”, acrescentou.
As discussões começaram depois da formação de uma comissão para estudar a reformulação da Lei Orgânica da Polícia Civil. Ela é composta por quatro delegados, um agente de investigação e um perito. Os debates vêm desde o ano passado, mas sem consenso. Os membros do IPC dizem que há um movimento para enfraquecer o Instituto de Polícia Científica. Eles criticam a falta de material para a condução das perícias científicas e cobram orçamento próprio. Um exemplo disso é o laboratório de DNA, que tem uma demanda reprimida de 129 casos.
Cláudio Lima pede que haja consenso... Foto: Herbert Clemente
Boson alega que há 29 corpos que não foram liberados, até agora, por falta de material para analisá-los. Alguns estão no IPC há quatro meses. “São 29 corpos que não foram liberados para as famílias, 65 crimes sexuais carecendo de esclarecimento, 35 crimes de homicídios pendendo da análise de vestígios biológicos, 45 amostras de sêmen coletados em locais suspeitos de crime sexual para identificar o agressor e 27 casos de famílias que doaram seu DNA para saber se seus entes queridos são os cadáveres não identificados no IML”, disse.

Resposta

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, viu exageros na reação dos servidores do IPC. Ele alega que a comissão formada para estudar a modernização na Lei Orgânica tem gente bem formada, inclusive, com a participação de peritos. “O que vale não é o IPC ser separado da Polícia Civil ou não. O que importa é a eficiência. Há separação no Rio Grande do Norte e o funcionamento de lá é caótico”, ressaltou o secretário. Ele acrescenta que as mudanças não são propostas da Polícia Civil, mas do Estado.
“Espera-se que haja consenso na proposta. Não vou levar um balaio de gatos para o governador (Ricardo Coutinho)”, disse o secretário, que participa de evento fora do Estado. (com Suetoni Souto Maior)

Cássio, Cartaxo e Manoel Júnior se reúnem com ministro da Fazenda, em Brasília.

IMG-20170621-WA0627
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o vice-prefeito Manoel Júnior (PMDB) foram recebidos, na tarde desta quarta-feira (21), pelo ministro da Fazenda, Henrique Meireles. Na pauta, os três cobraram do ministro compensação financeira para as perdas que João Pessoa vem perdendo de recursos do FPM.
Entre as alternativas, está o pedido de empenhamento total da emenda de bancada, no valor de R$ 140 milhões, para obras de infraestrutura em João Pessoa.O prefeito revelou ao ministro que só esse ano, João Pessoa perdeu R$ 15 milhões com a perspectiva de chegar a R$ 50 milhões até o fim do ano.
Nos bastidores, PSD, PSDB e PMDB revelam união e entendimentos administrativos que devem extrapolar os limites administrativos e consolidar a força das oposições visando as eleições do próximo ano. Apesar dos rumores, os principais partidos da oposição sinalizam para permanência da aliança.

Cartaxo ou Romero? Tovar diz que “alguém tem que ceder” nas eleições de 2018

“Alguém tem que ceder”. Essa foi à sugestão feita pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a Romero Rodrigues (PSDB) e Luciano Cartaxo (PSD). Para ele, um dos dois terá que abrir mão do desejo de disputar uma candidatura ao Governo do Estado em 2018.
“Alguém tem que ceder. Ninguém está atrapalhando ninguém, é bom que fique claro que o PSDB, o PMDB e o PSD eles estão unidos. Em 2018, o melhor nome entre José Maranhão e Manoel Junior, Luciano Cartaxo, Lucélio Cartaxo e Rômulo Gouveia, entre Cássio ou Romero será a cabeça de chapa, será o candidato ao governo”, declarou Tovar.
Não querendo se comprometer na escolha de um favorito, Tovar afirmou que tanto o seu colega tucano, quanto Cartaxo, estão trabalhando para consolidar nomes e que momento ainda não é de definição. “Romero e Luciano vêm disputando essa indicação nas suas bases, muito bem avaliado em relação ao trabalho que vem sendo executado. Essa discussão é muito prematura, eles vêm trabalhando em si, e essa é a nossa preocupação”, finalizou. (com Marcos Wéric)

Encontro do Sebrae na cidade de Gurjão reúne prefeitos de 30 cidades do Cariri

A cidade de Gurjão sediou ontem (20) o Encontro de Prefeitos do Cariri Paraibano. O Sebrae-PB convidou 30 prefeitos da região para discutir o desenvolvimento integrado do Cariri. A ideia é criar ações a partir das potencialidades, vocações e oportunidades da região, como a caprinocultura e as águas do rio São Francisco, fortalecendo o mercado da caprinocultura, do turismo, da cultura e da educação.
Para a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, as ações que promovem a união dos municípios do Cariri sempre têm grande participação dos gestores municipais. “Desde nosso primeiro consórcio intermunicipal no território, o Pacto Novo Cariri, que os prefeitos e gestores em geral são adeptos às reuniões e ações. Continuaremos trabalhando com eles em conformidade com cada município, mas em rede, com cooperação e compartilhamento de informações”, disse.
O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, também esteve presente na reunião, pontuou as ações que a instituição já fez no território e o que ainda pode ser implementado. O gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, também participou do evento que promove essa articulação.
O prefeito da cidade de Gurjão e presidente da Associação de Moradores do Cariri Paraibano (AMCAP), Ronaldo Ramos de Queirós, disse que todos os gestores presentes saíram motivados a iniciar os trabalhos conjuntos. “Pretendemos organizar, primeiramente, o Calendário de Eventos do Cariri Paraibano para 2018. Estamos discutindo também a elaboração de uma rota turística e cultural que integre e mostre em dois meses, as cidades do Cariri, no modelo do roteiro Caminhos do Frio, do Brejo. Vamos eleger uma data do ano para a realização da Feira do Cariri, no Parque do Povo, em Campina Grande, para expor produtos e serviços das cidades”, falou.
Conforme Ronaldo, o calendário será realizado em conjunto, mas com um grande evento de cada cidade. A cidade de Gurjão, por exemplo, entrará no calendário com a Festa do Bode na Rua. Já a cidade da Prata mostrará a Expoprata e Boa Vista vai resgatar a Festa do Queijo para entrar no projeto com uma parte gastronômica. Ronaldo ainda comentou que Gurjão se prepara para entrar na Rota Cariri Cultural, que está em funcionamento desde 2015.
“Durante a festa do Bode na Rua, que será realizada em julho deste ano, preparamos um ônibus que sai da cidade para a Pedra da Tartaruga, um ponto turístico daqui que já recebe visitantes naturalmente. Debatemos também no Encontro a criação de uma cooperativa de produtos agropecuários do Cariri, responsável por toda a produção do território. Enfim, estamos trabalhando para que o território tenha uma economia sustentável e que gere renda aos moradores”, concluiu.
Segundo Madalena Arruda, nos próximos 30 dias haverá uma nova reunião para serem agendadas ações específicas sobre cada tema abordado na reunião. O Encontro foi uma realização da AMCAP e do Sebrae. (com Os Guedes)

A contragosto da oposição, LDO 2018 é aprovada na ALPB sem alterações

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na última sessão antes do recesso parlamentar, aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2018, com o texto proposto pelo chefe do Executivo Estadual, Ricardo Coutinho (PSB). A base do governador votou pela aprovação da LDO, enquanto que a oposição votou contra. No total, o placar terminou 18 a 10 em favor da aprovação.
Uma comissão interpoderes composta pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Ministério Público Estadual (MPPB), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Defensoria Pública do Estado defendeu a mudança no texto da lei, alegando que tetos orçamentários para os órgãos estariam ferindo a autonomia dos mesmos. Entretanto, o texto não foi alterado. Ricardo alegou que é preciso respeitar os interesses do Estado e que “todos os dias tem que contar” dinheiro para poder fazer obras e o pagamento de compromissos.

No último dia de sessão, Ricardo Barbosa vai à panela, entre uma votação e outra, e prepara almoço para funcionários na Assembleia Legislativa

 
Face 1: Ricardo Barbosa, o cozinheiro, serve funcionários na garagem da Assembleia; Face 2: Ricardo Barbosa, o parlamentar, corre para o plenário para votar as matérias. Fotos: Angélica Nunes
O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) criou nova versão para o ditado “um olho no peixe, outro no gato” nesta quarta-feira (21). Enquanto prestava atenção nas votações no plenário da Assembleia, para não ser surpreendido, ele dirigia um fogão na garagem do Legislativo. Ele cozinhou bode, fava, feijão verde e outras iguarias da culinária regional. O motivo: “se confraternizar fazendo algo que eu gosto muito, eu adoro cozinhar”, dizia o parlamentar aos curiosos.
A sessão desta quarta é marcada por um esforço concentrado para antecipar o recesso legislativo. A meta é votar todas as matérias pendentes e, em sessão extraordinária, apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Apenas após a votação da matéria, eles poderão entrar de recesso. O período de descanso dos parlamentares (eles não gostam que chamem de férias) é de 30 dias.

400 famílias de Santa Luzia serão beneficiadas por ação conseguida pelo deputado Genival Matias em solicitação ao presidente da câmara do município

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência do Pró-Alimento, informou que o município de Santa Luzia foi contemplado com o Cartão Alimentação. O pleito foi um pedido do vereador Hemerson Medeiros (foto), presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, ao deputado estadual Genival Matias (Avante), que fez o encaminhamento ao órgão do estado, conseguindo mais um benefício para o munícipio.
O Cartão Alimentação substitui o Programa Pão e Leite, em virtude da redução da produção de leite devido à escassez de chuvas, e como forma de proporcionar às famílias beneficiadas mais opções para aquisição de alimentos. Os cartões, no valor R$ 25,00,  podem ser utilizados pelas famílias beneficiadas a partir do dia 10 até o último dia útil de cada mês (não são acumulativos) para aquisição apenas de gêneros alimentícios, em estabelecimentos comerciais previamente cadastrados em cada município.

"Caminhão da Sorte" já está em Campina Grande para sorteio da Mega Sena, pagará R$ 26,7 milhões, e no sábado da "Quina de São João", que pagará R$ 130 milhões.

Resultado de imagem para caminhão da sorte
Como em anos anteriores, a Caixa Econômica Federal montou estrutura no Parque do Povo e hoje à noite promove o sorteio do concurso 1941 Mega Sena, que está estimado em R$ 26,7 milhões.
Já é o quinto ano consecutivo que a Caixa Econômica se une à programação do d'O Maior São João do Mundo, com destaque para sorteio especial da "Quina de São João", que no próximo sábado deve pagar um prêmio superior a R$ 130 milhões. 
O "Caminhão da Sorte" está estacionado no pátio superior do Parque do Povo, em frente à Pirâmide e ao lado esquerdo do palco principal, onde permanece até o dia 25 de junho. Nele é possível fazer apostas no horário das 10h às 18h e em todas as loterias federais.

Indicação de André Amaral perde força e ator Jorge Coutinho pode assumir Cultura

O nome do jovem André Amaral (PMDB-PB) perdeu força na corrida pelo Ministério da Cultura. Um dos argumentos que o enfraquecem é o apelo eleitoral. Amaral era 1º suplente, com apenas 6.500 votos. Ele só assumiu quando o deputado Manoel Junior (PMDB-PB) renunciou para assumir a vice-prefeitura de João Pessoa.
Por outro lado, quem cresceu na cotação é o ator Jorge Coutinho. Ele já foi secretário de Cultura no Rio de Janeiro na época em que Moreira Franco governava o estado. (com Radar)

Papa Francisco nomeia jornalista paraibano como novo bispo de Campo Maior (PI)

Resultado de imagem para francisco nomeia jornalista paraibano bispo
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira (21) a decisão do papa Francisco em nomear novo bispo para a diocese vacante de Campo Maior, no Estado do Piauí. Trata-se do reverendo padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos, atualmente vice provincial dos Redentoristas em Recife e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE).
Nascido em 05 de fevereiro de 1968, no município de Esperança, na Paraíba, padre Francisco de Assis (foto) foi ordenado como sacerdote dia 22 de julho de 2000, em Esperança (PB). O religioso concluiu licenciatura em filosofia, em 1994, pelo Instituo Teológico e Pastoral e bacharelado em teologia, em 1999, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.
Padre Francisco também formou-se jornalista, em 2010, pela Universidade Católica de Pernambuco. O religioso produziu programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE) e a publicação Dom Helder Abrindo Caminhos.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Reatando: Vituriano se lança candidato a federal com o endosso de Zé Aldemir

Resultado de imagem para zé aldemir e vituriano em cajazeiras
Semana passada os dois se estranharam e durante entrevista em Sousa, na Liberdade FM, o prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (PP), disparou torpedos contra o ex-deputado estadual Vituriano de Abreu (PMDB), que fez críticas à falta de ações na gestão de Ademir.
Hoje a dupla trocou gentilezas nos microfones da Rádio Difusora de Cajazeiras, no Rádio Atividades, do radialista Aluísio Lima. Vituriano se lançou candidato a deputado federal. E ouviu do outro lado da linha o endosso e garantia de apoio do prefeito, que terá sua esposa - hoje secretária da Saúde - candidata a vaga que Aldemir ocupava na Assembleia até ser eleito prefeito, ano passado, com apoio de Vituriano.

Célio Alves já trabalha bases para concorrer à vaga na ALPB com apoio do 'Mago'

Resultado de imagem para célio alves guarabira
Exonerado após escândalo relacionamento amoroso com uma menor de idade, o ex-secretário executivo estadual de Comunicação, Célio Alves (PSB), estaria trabalhando forte nos bastidores para concorrer a uma vaga de deputado estadual, nas eleições de 2018. E contando com apoio expresso do governador Ricardo Coutinho (PSB), que só o exonerou por conta da repercussão negativa do episódio. 
Célio já teria participado de reunião no município de Mulungu, e lá, conquistado apoio da ex-prefeita Joana D’arc. Ele é natural de Mari e tem forte influência na imprensa, na região polarizada por Guarabira. Agora que está no anonimato, Célio trabalha ativamente para voltar aos holofotes ‘por cima da carne seca’.
Os marqueteiros já estariam até bolando um slogan para o comunicador: “Vem aí, o pit bull do mago”, uma alusão a defesa fervorosa que o comunicador fazia da gestão RC, seja qual fosse o tema em pauta. (com Henrique Lima)

Veja vídeo: Deputado Tovar surpreende e vira vocalista em banda, durante festa na casa do prefeito Daniel Galdino em Piancó.


O deputado estadual Tovar

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), que vai assumir nos próximos dias a Secretaria de Habitação em Campina Grande, surpreendeu durante recepção em Piancó, no Sertão, ao mostrar seus dotes artísticos, cantando forró junto com grupo musical [Bel & Alan] que se apresentava na residência da ex-prefeita Flávia Galdino e do prefeito Daniel, filho de Flávia.. Foi na véspera festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
Tovar, que antes de ser político enveredou pelo mundo artístico, sendo vocalista da extinta banda Furdunço, de Campina Grande, matou a saudade dos palcos e mandou ver no forró. E olhe que ele não fez feio, pois acabou arrancando elogios dos presentes. Dentre eles, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), o deputado federal Hugo Mota (PMDB) e vários prefeitos da região que também prestigiava o evento.

Empresário Mário Segundo filia-se ao PMDB pra disputar vaga de deputado federal

IMG_1258
O empresário Mário Segundo anunciou a intenção de disputar uma cadeira de deputado federal em 2018, após se filiar no PMDB na manhã desta terça-feira (20). A ficha foi abandonada pelo presidente estadual do partido, senador José Maranhão. É forçoso reconhecer que a opção do novo peemedebista combina com o momento da política brasileira.
Estimulado por Maranhão, o empresário falou que sua opção pela legenda deve-se a forma como o partido é comandado na Paraíba, “de forma séria e reconhecendo o potencial de cada um dos filiados”. Mário Segundo demonstrou antenado com a política da Paraíba na conversa com o presidente da legenda. “Ele (Maranhão) me deu o combustível que precisava para que eu vá em frente, avançar em minhas pretensões de concorrer nas eleições do próximo ano”, ressaltou. A despeito da filiação, o senador ressaltou:
“É uma ofensiva para a filiação de valores da política estadual e hoje temos a honra de receber o empresário Mário Segundo, um homem de empresa e que tem a política no sangue. Ele entra no PMDB para ser candidato, enriquecendo a nossa chapa de deputado federal”, recepcionou. Essa é uma série que o partido tem programado até o final de setembro, prazo fatal para as filiações partidárias em vistas as eleições gerais de 2018. (com Marcone Ferreira)

Inserção de Maísa no programa do PSD revela que ela deve disputar vaga na AL e Lucélio opção pra Federal ou Senado, caso Luciano não seja candidato ao governo.

As aparições da primeira-dama da Capital, Maísa Cartaxo, à frente de programa solidário da Prefeitura, em entrevistas de programas de TV, e ontem no programa eleitoral do PSD, revelam que o prefeito Luciano Cartaxo deve mesmo colocá-la na disputa por uma vaga de deputada estadual, em 2018. 
Vendo sua pretensão de disputar o governo em atrito com o mesmo desejo do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), Luciano tem ainda o irmão gêmeo, Lucélio, como opção para disputar uma vaga ao Senado ou à Câmara dos Deputados. Nesse cenário, Luciano permanece na Prefeitura até o fim do mandato e, ainda, mantém o espólio político para disputas futuras.

Rômulo Gouveia consegue liberação para construção de casas em Piancó e mais três municípios paraibanos

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) se reuniu, na noite desta segunda-feira (19), com  a secretária Nacional de Habitação, Henriqueta Neves. Em pauta, o investimento na construção de habitações no Estado. Ele recebeu a confirmação da liberação de centenas de unidades habitacionais no Sertão.
Um dos temas abordados foi a execução do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades em municípios da Paraíba. "Buscamos a construção de unidades habitacionais em Piancó, Soledade, Mari e Sapé", revelou o deputado após o encontro.
Rômulo recebeu de Henriqueta Neves a confirmação da liberação feita pelo Ministério das Cidades para a contratação de 300 unidades habitacionais em Sousa, o pleito havia sido apresentado pelo deputado no Ministério.

Procissão com velas encerra caravana da Frente Parlamentar das Águas, em S. J de Piranhas...

IMG-20170620-WA0008 IMG-20170620-WA0014
A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou nesta segunda-feira (19) série de atos, por meio da Frente Parlamentar da Água, cobrando a conclusão da Transposição do Rio São Francisco. A caravana fez o percurso no Sertão da Paraíba, além de cidades de Pernambuco e Ceará, culminando com a Procissão das velas.
As visitas foram à estação EBI 3, em Salgueiro/PE e à Barragem de Jati/CE. A última ação da Frente foi a Procissão das Velas, na cidade de São José de Piranhas, onde os deputados paraibanos fizeram parte do ato da Arquidiocese de Cajazeiras. O evento pediu a conclusão das obras do Eixo Norte, junto com políticos, lideranças locais e a população da região. O padre Djacy Brasileiro esteve presente com uma miniatura da sua famosa cruz de latas.
O ato ecumênico teve início na Paróquia São José e percorreu as principais ruas da cidade até a obra da transposição que passa por São José de Piranhas. O presidente da Frente Parlamentar das Águas da ALPB, deputado Renato Gadelha explicou que faltam 8% das obras para concluir o Eixo Norte.
De acordo com o parlamentar, a empresa inicialmente responsável pela obra, a Mendes Júnior, faliu e não poderá continuar a construção. “Foi feito um novo processo licitatório para contratar uma nova construtora. No entanto, uma das empresas que não venceu a licitação, entrou na justiça, que decidiu suspender as ações da obra, antes de uma decisão final sobre a licitação”, detalhou Renato.
IMG-20170620-WA0009 IMG-20170620-WA0013
Participaram também das visitas e da Procissão das Velas os deputados paraibanos Jeová Campos, Guilherme Almeida, Trocolli Júnior, Janduhy Carneiro, Galego Souza e Nabor Wanderley. Além dos deputados estaduais Hermano Morais e Fernando Mineiro, do Rio Grande do Norte, e da senadora potiguar Fátima Bezerra.