sexta-feira, 21 de junho de 2024

André Amaral toma posse no Senado: “meu compromisso é com a geração de emprego’

Primeiro suplente do senador Efraim Filho (União-PB), tomou posse, no plenário do Senado Federal, nesta quinta-feira (20), o agora senador André Amaral (União-PB). Industrial e empresário bem-sucedido, com negócios nas áreas de tecnologia, pecuária, mineração, agricultura, agroindústria, cosméticos, logística, construção e turismo, Amaral tem 60 anos, é pessoense e assumiu o mandato deixando claro que a sua bandeira é a geração de emprego.

“Minha meta é usar o mandato para impulsionar a geração de empregos, pois essa é a maior política pública capaz de erradicar a miséria e promover a ascensão social e a prosperidade econômica”, disse o recém-empossado senador. André Amaral também enalteceu o senador Efraim Filho, “esse grande senador que é uma revelação nacional e um orgulho da Paraíba e do Brasil”.

“E [faço] uma saudação especial ao senador Efraim Morais, referência para todos nós, ex-presidente da Câmara dos Deputados e pai do jovem senador Efraim Filho, que demonstra grande competência e capacidade de articulação”, afirmou.

O senador André Amaral também assegurou “dedicação diuturna à Paraíba”. E disse estar “ciente da grande responsabilidade”. Ele fica no exercício do mandato por 120 dias, tempo em que Efraim Filho, que se licenciou, promete trabalhar para fortalecer a base e prestigiar os prefeitos paraibanos que o apoiaram na campanha.

João participa de jantar com Lula e governadores do NE e destaca compromisso com o desenvolvimento regional

O presidente Lula se reuniu com governadores do Nordeste, no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, em Fortaleza, em um jantar nesta quinta-feira (21). Durante o evento, foram debatidas demandas e estratégias para enfrentar os desafios econômicos e políticos do Brasil. Entre os temas estão: educação, transição energética, segurança pública e outras pautas de interesse regional estiveram em destaque nas conversas entre os líderes políticos e ministros presentes.

Além do governador João Azevêdo (Paraíba), entre os presentes estavam os governadores Raquel Lyra (Pernambuco, PSDB), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte, PT), Elmano de Freitas (Ceará, PT), Carlos Brandão (Maranhão, PSB), Jerônimo Rodrigues (Bahia, PT), Paulo Dantas (Alagoas, MDB) e Rafael Fonteles (Piauí, PT).

O encontro contou também com a presença de ministros como Jader Filho (Cidades), Nísia Trindade (Saúde), Laércio Portela (Comunicação) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Este encontro marca mais um passo na agenda de articulação regional liderada pelo Presidente Lula.

Após semana agitada na Câmara, Arthur Lira desembarca em CG amanhã; terá café da manhã na ganja de Enivaldo Ribeiro e almoço na de Romero, à noite vai ao PP

Após agitada semana na Câmara Federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), desembarca neste sábado (22/6), em Campina Grande, para curtir os festejos juninos.

Lira terá um café da manhã na granja do ex-prefeito Enivaldo Ribeiro (PP) e almoçará na granja do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). À noite, Arthur Lira deve ir para festa Soul João, em Lagoa Seca. Ele também deve visitar o Parque do Povo, epicentro da festa junina campinense.

Artur Lira também estará presente no São João de Patos, no Sertão do Estado. Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, esteve em Campina Grande onde visitou o Maior São João do Mundo.

O ministro foi recepcionado pelo prefeito Bruno Cunha Lima em um dos camarotes da festa. No ápice da festa, quem também confirmou presença no São João de Campina Grande neste final de semana foi o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, o ministro paraibano Vital do Rêgo.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Enivaldo e vereador Rostand Miranda oficializam apoio do PP à Rosália Lucas na disputa em CG

O Progressistas oficializou o apoio à pré-candidatura de Rosália Lucas a prefeita de Campina Grande, nas eleições desse ano, pelo PSD, partido presidido na Paraíba pela senadora Daniella Ribeiro. O apoio dos progressistas já foi referendado pelo presidente estadual da legenda, o ex-vice-prefeito Enivaldo Ribeiro.

“Tenho dito que Campina Grande precisa de quem ame a cidade e que tenha capacidade de administra-la. Rosália tem tudo isso”, afirmou Enivaldo, acompanhado do líder do Progressistas na Câmara Municipal, vereador Rostand Miranda.

Rosália Lucas, que é ex-secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado, agradeceu e disse que vai honrar o apoio dos progressistas rumo a disputa pela Prefeitura da Rainha da Borbore

CNJ e Ministério da Justiça aderem ao programa 'Antes que aconteça'

Foi assinado, nesta quarta-feira (19), o protocolo de intenções do programa ‘Antes que aconteça’ entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Conselho Nacional de Justiça, a senadora Daniella Ribeiro, coordenadora-geral do programa, e a deputada federal Soraya Santos, vice-coordenadora-geral do programa.

O termo foi assinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do CNJ; pelo ministro Ricardo Lewandowski, ministro de Estado e Segurança Pública; e pelas parlamentares. A coordenadora estadual do programa na Paraíba, Camila Mariz Ribeiro, também esteve presente ao ato.

“O protocolo de intenções do programa Antes que aconteça firmado hoje é um passo gigante, mas a jornada é longa e exige a participação de todos. É preciso que a sociedade se una em torno dessa causa, quebrando o silêncio que alimenta a violência”, declarou a senadora.

Daniella disse ainda que o programa “é um passo crucial no combate à violência contra as mulheres, uma questão social crítica que afeta diretamente a saúde, segurança e o desenvolvimento socioeconômico do país”.

O objetivo do protocolo de intenções é juntar esforços para a implementação e o desenvolvimento do programa Antes que aconteça, que tem como objetivo apoiar e estruturar políticas de acesso à justiça, segurança, garantia e promoção de direitos, inovação, pesquisa, produção de dados, inclusão produtiva, formação, autonomia, conscientização e defesa feminina.

O empreendedorismo feminino é um dos pontos de destaque do programa, tendo em vista que a dependência financeira é apontada como um dos impeditivos para a quebra do ciclo da violência. As ações descritas acima deverão ser desenvolvidas, prioritariamente, através de salas de atendimento especializado em delegacias, estruturas do sistema de justiça e outros equipamentos com vistas à prevenção, enfrentamento e à superação da violência contra a mulher no Brasil.

Na Paraíba – No início de junho, foi assinado na Paraíba o termo de cooperação entre a senadora Daniella Ribeiro, o Tribunal de Justiça da Paraíba, o Governo do Estado e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. A ocasião reuniu representantes de entidades diversas ligadas à defesa da mulher e lotou o pleno do TJ-PB.

Programa pensado por mulheres – O Antes que aconteça foi idealizado pela senadora Daniella Ribeiro, coordenadora nacional do programa, juntamente com: a deputada federal Soraya Santos, procuradora da Mulher na Câmara Federal e vice-coordenadora geral do programa no país; a segunda-dama da Paraíba e coordenadora estadual do programa, Camila Mariz Ribeiro; a juíza Renata Gil, conselheira do CNJ; a advogada e jurista Luciana Lossio, ex-ministra do TSE; e a professora Nadja Oliveira, diretora-técnica do Parque Tecnológico da Paraíba.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

João revela intenção de disputar Senado e fala em composição com Hugo Motta, cotado na outra vaga de senador; Lucas disputando à reeleição...

Em entrevista a uma emissora de rádio no início da tarde desta quarta-feira (19), o governador João Azevedo tratou como real a possibilidade de concorrer a uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. 

Segundo o gestor, até lá ainda tem muita gestão a ser feita, mas destaca que o projeto de 2026 já vem sendo debatido com os partidos que compõem a base como o Republicanos e Progressistas além do PT e PCdoB. Nesse processo, lideranças também estão sendo acionadas, entre elas, o deputado federal Hugo Motta, do Republicanos. 

Com João deixando o governo, Lucas Ribeiro assume e é candidato à reeleição. “Existe essa possibilidade real de, em 26, eu estar disputando o Senado. Para isso, precisaremos de um companheiro de chapa. E o deputado Hugo Motta tem se colocado nessa condição e oferecido seu nome para estar nessa chapa compondo, isso é um projeto de construção. Não se define agora, mas espero que até lá a gente tenha todas as condições de continuar esse projeto que tem feito tão bem à Paraíba”, afirmou João.

O deputado Hugo Motta também participou da entrevista e afirmou que a aliança com o governador não é de hoje e que estará sim ao lado de João. “Nós temos uma aliança com o governador João Azevedo desde a eleição de 2018, que se dá não só no campo político-eleitoral mas também no campo administrativo, nós somos entusiastas da gestão que o governador vem realizando no estado, dos investimentos que vêm sendo feitos. Temos a certeza que fizemos e estamos fazendo a melhor aliança pela Paraíba. Nós vamos estar junto com o governador nas eleições de 2026. No momento certo, vamos definir qual será o papel de cada um, ouvindo o povo da Paraíba, mas sempre com muita humildade e responsabilidade com a certeza que podemos fazer com que esse estado se desenvolva ainda mais”.

Na mesma entrevista, o governador João Azevedo disse também que, ainda esta semana, embarca para Fortaleza para participar de uma importante reunião do Consórcio Nordeste e que no próximo sábado (22) a ministra da cultura, Margareth Menezes, estará na Paraíba.”

Empresário doa terreno de 4 hectares para construção de Campus da Unifip em Itaporanga

O empresário José Anderson Silva (Anderson da AVS) se reuniu, na manhã desta quarta-feira (19), com o reitor da Unifip, João Leuson Palmeira, e doou um terreno para a construção de um Campus da Unifip no município de Itaporanga, no Sertão paraibano. A área, de cerca de quatro hectares, fica localizado as margens da rodovia PB-386, na saída para a cidade de Diamante. A reunião foi articulada pelo ex-prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves.

Em contato com o blog, Anderson, que natural da cidade de Toritama (PE), disse que após instalar a AVS Empreendimentos em Itaporanga ficou impressionado com o potencial da região e decidiu investir na cidade. “A principal motivação para a doação do terreno para a Unifip é o beneficio para a comunidade, para o desenvolvimento da cidade. É importante um campus da Universidade para as futuras gerações, para formar  grandes profissionais de nível superior. Enfim, sou um entusiasta da Educação e estou extremamente feliz em poder contribuir para o progresso de Itaporanga e de toda a região do Vale do Piancó”, disse.

O empresário explicou ainda que a área, com cerca de 35 hectares, onde o Campus será instalado, terá toda infraestrutura e urbanização  necessárias para o bom funcionamento da Universidade. Segundo ele, além da sede da Unifip, será construído mais empreendimento imobiliário da Sales e Silva. O ex-prefeito Audiberg Alves afirmou que a implantação do Campus da Unifip em Itaporanga é extremamente importante para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade e de toda a região do Vale do Piancó.

Audiberg revelou ainda que já na próxima semana João Leuson visitará Itaporanga para conhecer a área disponibilizada e já iniciar as discussões com relação a efetiva construção do Campus da Unifip em Itaporanga.

Conceição: Deon Diniz festeja conquista de máquinas e poderá se unir com prefeito Samuel Lacerda indicando na vice uma das filhas ou a esposa Nena Diniz, que já foi vice-prefeita três vezes.

Na disputa eleitoral em Conceição o prefeito Samuel Lacerda (SD) deve consolidar chapa de reeleição na próxima semana diante da esperada aliança com o ex-prefeito João Deon Diniz (PP). 
A aproximação entre Samuel e Deon já houve e o PP poderá indicar uma das filhas ou a esposa de Deon, Nena Diniz como candidata a vice-prefeita do atual gestor. Nena Diniz foi vice-prefeita por três vezes: uma na gestão de Alexandre Braga e duas na de Nilson Lacerda; e é uma das lideranças mais carismática de Conceição, tendo atuação marcante e elogiada por toda a população.  
A união poderá acontecer durante a festa de 'São João' que tem início, no Centro Cultural 'Elba Ramalho', de 23 à 26 próximos. E para sacramentar essa aliança, está sendo programada a presença de um integrante do Clã Ribeiro: a senadora Daniella, deputado federal Aguinaldo ou o vice-governador Lucas, que no fim de semana (foto acima) esteve em Conceição testemunhando in loco o enlace entre Deon Diniz e Samuel Lacerda. O deputado estadual Eduardo Carneiro também estava presente. 

João Deon fará grande encontro com associações comunitárias para festejar a conquista de um trator, uma grade aradora e uma retroescavadeira (saiu hoje de João Pessoa para Conceição), viabilizados pela senadora Daniella e deputado Aguinaldo. Inclusive, vale salientar que o Clã Ribeiro é um dos que mais recursos acarrearam para Conceição.

Foram cerca de R$ 16 milhões destinados para ações e obras em todo o município, desde a primeira gestão do ex-prefeito Nilson Lacerda. O proporcionou ao município a realização de um verdadeiro canteiro de obras.  





Corretora de Seguros de Itaporanga celebra 7 anos de sucesso com atendimento presencial e on-line

A cidade de Itaporanga, na região do Vale do Piancó, tem motivos para comemorar, pois a corretora de seguros fundada pelo executivo Welton Tomaz completa hoje 7 anos de excelência no mercado. Desde a sua fundação, a WT Seguros tem se destacado por oferecer serviços de alta qualidade tanto de forma presencial quanto on-line, atendendo mais de 300 clientes ao longo de sua trajetória.

Compromisso com a Satisfação do Cliente

A corretora WT Seguros é sinônimo de confiança e agilidade. Com um atendimento personalizado e eficiente, a empresa tem conquistado a satisfação de seus clientes, garantindo uma experiência sem complicações na contratação de seguros. "Nossa prioridade é entregar confiança e satisfação aos nossos clientes, sempre com agilidade e transparência," afirma o empresário.

Parcerias com as Maiores Seguradoras do Brasil

Trabalhando com as maiores seguradoras do Brasil, a corretora oferece uma ampla gama de opções para atender às diversas necessidades dos seus clientes. Seja para seguros de automóveis, residenciais, de vida ou empresariais, a corretora tem a solução ideal para cada perfil de segurado.

Contato

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela corretora de seguros ou para solicitar um orçamento, entre em contato pelo telefone (83) 99618-4774, ou pela rede social @wtseguros. A equipe está pronta para atender e oferecer as melhores soluções em seguros com a qualidade e a confiança que só uma empresa com 7 anos de mercado pode proporcionar.

Welton Tomaz, ao longo desses anos, tem mostrado que é possível crescer e se destacar no competitivo mercado de seguros, sempre mantendo o foco na satisfação do cliente e na excelência dos serviços prestados. Parabéns à corretora por mais um ano de sucesso!

terça-feira, 18 de junho de 2024

Mídia nacional crava que senador Efraim Filho vai tirar licença e André Amaral assume mandato

A proximidade das eleições municipais está reduzindo o ritmo das atividades no Senado, impactando também a composição das bancadas. Vários senadores estão aproveitando a oportunidade para se licenciar dos cargos e focar em suas campanhas eleitorais ou apoiar aliados em seus estados.

Entre os parlamentares que planejam se afastar, destaca-se Efraim Filho (União Brasil-PB), cujo afastamento abrirá espaço para a ascensão do suplente, o empresário André Amaral. A informação foi publica no site do jornal Valor Econômico.

Além de Efraim Filho, outros senadores, como Rodrigo Cunha (Podemos-AL), Carlos Viana (Podemos-MG), Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Gomes (PL-TO), também pretendem se licenciar. Já Augusta Brito (PT-CE) optou pelo afastamento antecipado.

Presidente do TRE dá recado a Célio Alves por intimidação, ao tentar "intimidar" a deputada Camila Toscano que acompanhava a senadora Daniella Ribeiro em encontro no tribunal

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Agamenilde Dias, chamou a atenção para uma tentativa de intimidação feita pelo comunicador Célio Alves contra a deputada Camila Toscano dentro da Corte, nesta segunda-feira (17). Camila acompanhava a senadora Daniella Ribeiro (PSD), que tinha uma reunião previamente agendada com a presidente do TRE-PB.

Durante o encontro, Agamenilde disse ter sido informada que Célio Alves, e mais dois homens, estariam “acompanhando” Camila desde que a mesma chegou ao órgão, e que se encontrava na antessala da presidência mesmo sem agendamento prévio. 

A Corte condenou Célio Alves (PSB), por cinco votos a favor e um contra, na primeira ação de violência política de gênero do Estado. A Justiça Eleitoral reconheceu que ele praticou violência política de gênero contra a deputada estadual Camila Toscano (PSDB). Além de ficar inelegível por ter sido condenado por um colegiado, a Corte estabeleceu como pena de 1 ano e 10 meses de reclusão e 60 dias de multa.

“Hoje, antes dessa sessão, me chamou a atenção o fato que eu gostaria de compartilhar com este tribunal. É que hoje nós estávamos com um agendamento com a senadora Daniela Ribeiro, a deputada Camila Toscano, conforme agendado público e republicanamente na presidência, nós assim recebemos esta comitiva, como recebemos de todos”, disse antes de abrir a sessão plenária.

E continuou: “Fomos surpreendidos com a informação de que a deputada, ao chegar ao Tribunal, passou a ser acompanhada pela parte que a contenda (Célio Alves) contra ela em um processo. E me chamou a atenção esta informação, e depois a confirmação, de que ao sair na ante-sala da presidência de que se encontravam presentes três cidadãos e que não havia agendamento com a presidência, numa clara demonstração que acompanhava afrontando a deputada Camila Toscano, mostrando uma falta de respeito à presidência deste Regional Eleitoral”.

Agamenilde Dias foi taxativa: “Não admito falta de respeito a este Tribunal Regional Eleitoral, nem aos seus membros. É assim que gostaria de trazer o conhecimento de vossas excelências e mais a vagar em reunião particular com a Corte, gostaria de tratar de um assunto que me diz muito pela afronta que se apresentou neste momento. E estamos a tratar de um período eleitoral, onde as adversidades paroquianas devem resguardar o respeito às instituições”.

Ex-prefeitos Fábio Arruda e Miguelzinho alinham estratégias sobre a sucessão em Boa Ventura

Quando abordamos nesta segunda (17) que a sucessão municipal em Boa Ventura, no Vale do Piancó, segue efervescente nos bastidores não é mero 'ponto fora curva', não. Ao contrário, os principais atores do processo eleitoral vindouro conversam à todo instante, o que é salutar, para buscar a melhor estratégia com foco nas convenções partidárias que se aproxima. 

Depois de ter estado num casual e breve instante com a ex-prefeita e atual suplente de deputada Leonice Lopes (Republicanos), líder da situação, no fim de semana (Veja Aqui), o ex-prefeito Miguelzinho (MDB) almoçou ontem em Itaporanga com o ex-prefeito Fábio Arruda (PP). Ambos os ex-gestores fazem parte da oposição local. Encontro testemunhado pelo ex-vereador Ricardo Pinto (PP), de Itaporanga.  

MIguelzinho e o amigo Fabinho, como ele gosta de chamar, conversaram amistosamente sobre vários assuntos, principalmente, sobre o embate que se avizinha e promete ser acirrado. Os dois mantém uma amizade de longuíssima data. Miguel foi vereador na época em que Fábio era prefeito (que o fez presidente da câmara municipal). Inclusive, Fábio também num ato de generosidade abriu espaço para ele assumir a prefeitura.

A parceria política entre os dois vem de longe, como frisado. Em 2016, Fábio Arruda apoiou o nome de Iran, esposa de Miguelzinho, como candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Dudu Pinto. Já em 2020, Fábio indicou o filho Netinho Arruda para vice na chapa encabeçada por Miguelzinho. Para este ano, eles ainda conversam sobre a formação da chapa que representará a oposição, se estiver unida claro.

Pelo PSB já há o nome da vereadora Queiroga Pinto, esposa do ex-prefeito Dudu Pinto. O PP trabalha um projeto próprio, mas Fábio Arruda sempre pontuou que busca um consenso para união de todos colocando um nome do partido para compor a chapa. E o próprio Miguelzinho também pretende disputar. Até as convenções as conversas continuam em busca do possível consenso. 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

OPERAÇÂO DA FP 'LIVRE ABERTO': Manobra visa fechar as portas do TCE para Tião Gomes...

A manifestação do secretário (dos mais próximos de João Azevêdo) Deusdete Queiroga, revelando seu desejo de figurar na relação dos nomes a serem indicados para ocupar a vaga do Conselheiro Arthur Cunha Lima, alcançado pela compulsório em dezembro próximo, põe água no chopp do deputado estadual Tião Gomes, há bastante tempo candidato ao posto e com amplo apoio de seus pares na ALPB. A incrível coincidência de envolver o nome de Tião Gomes numa operação (desencadeada pela Polícia Federal semana passada) que dormitava no GAECO desde 2019 – Livro Aberto – foi um “sopro” para criar um fato novo, e deixá-lo na condição de investigado.

Conhecendo o temperamento do deputado e sua obstinação, haverá uma disputa renhida. Tião tem um histórico de posições firmes, e até onde nos lembremos foi o único deputado estadual que sofreu uma derrota, conseguiu se agigantar e voltar ao Parlamento. Por outro lado, Deusdete Queiroga tem demonstrado uma habilidade só suplantada por Aracilba Rocha. Entra governo, sai governo e consegue preservar seu espaço influente no corpo técnico da gestão.

Aracilba esteve nos governos de Ronaldo Cunha Lima, José Maranhão, Ney Suassuna (Ministério) e Ricardo Coutinho. Deusdete Queiroga, influente no governo Maranhão, Ricardo Coutinho e João Azevedo. Vinte anos comandando a burocracia técnica do Estado, com decisões e opiniões respeitadas pelo Chefe do Executivo.

Quem nomeia o Conselheiro é o governador. Porém, quem indica o nome são os deputados estaduais. O TCE é um órgão de assessoria da Assembleia Legislativa. A escolha foi sempre pacífica, exceto no episódio de Luzemar Martins, escolhido e anunciado pelo governador Cássio Cunha Lima – desfrutava do “acordo de cavalheiros” – que lhes resguardava a vaga. Neste pacto, estabeleceu-se um rodízio. Uma vaga seria recomendada pela Assembleia, outra pelo governador, e uma terceira, destinada a um auditor apontado pelo Tribunal de Contas, na época Luzemar.

Esqueceram de combinar com o então presidente da ALPB, Arthur Cunha Lima, que desfez o rodízio e fez prevalecer a legislação, que tem plenos poderes para substituir, aprovar as contas do TCE e escolher seus Conselheiros. O clima “azedou” entre os primos (Cássio e Arthur), quando Arthur resolveu ser candidato à vaga, e foi apoiado pela maioria da Casa Epitácio Pessoa. A eleição foi realizada, e o placar pró Arthur foi de 20 a 16.

O governador Cássio Cunha Lima cochilou (não nomeou) em prontamente nomeá-lo. O TSE confirmou a cassação do TRE-PB, e afastou Cássio. Caberia a José Maranhão nomear Arthur. O Parlamento mostrou sua força e Maranhão teve que cumprir o que determina a Lei. Nomeou seu maior adversário para o TCE.

A vaga de Arthur passará pelo crivo do deputado Adriano Galdino, presidente da ALPB, que consensualmente, junto a seus pares, farão a escolha do nome.

Por Júnior Gurgel

Já decidido: Romero será candidato pra derrotar Bruno e Veneziano juntos e poderá encerrar o ciclo Cunha Lima em Campina Grande

Desde sua eleição para a Câmara dos Deputados, o ex-prefeito Romero Rodrigues (Podemos) permitiu que um grupo de aliados que compôs sua gestão – insatisfeitos com o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) – começasse um trabalho “formiguinha”, disseminando a ideia de sua volta à prefeitura nas eleições de outubro próximo.

Dois anos se passaram e Romero em nenhum instante desmentiu ou desestimulou os aventureiros desta empreitada, turma que se sentiu desprestigiada, perdeu cargos e espaços no governo, imaginando que seria uma gestão continuísta: Bruno na cadeira, com a caneta na mão, atendendo as determinações de Romero, eminência parda, que continuaria a comandar os destinos da cidade.

O gesto é ousado, desagregador e pode culminar com o fim do Clã Cunha Lima. Imaginar a existência de alguém por trás da trama, é ignorar o óbvio. O poder mudou Romero Rodrigues, e revelou sua verdadeira personalidade após as duas derrotas consecutivas de Cássio, seguida por outra de seu herdeiro Pedro. Criou-se um vácuo no comando político do grupo. Antes que se construa, e se consolide outra liderança Cunha Lima – em nível estadual – Romero se antecipará, impedirá e lutará para transformar o intento num projeto natimorto. O desafio é derrotar Bruno. Mas, ainda falta o discurso.

Nas últimas duas semanas o ex-prefeito vem quebrando seu silêncio junto ao restrito meio frequentado pelas lideranças políticas. Semana passada, em entrevista na Rádio Arapuan, o deputado federal Murilo Galdino confirmou que Romero havia confessado a ele, e a outros colegas da bancada paraibana na Câmara dos Deputados, sua decisão de enfrentar Bruno. Ontem (16/06/2024) nos encontramos com o vereador Pimentel Filho e ouvimos o mesmo. Indagamos se Romero já havia vocalizado a intenção. Prontamente Pimentel confirmou que o próprio Romero confirmou a ele que era candidato. Votará nele. Especulamos se Bruno lhes convidasse para ser o vice? Ele aceitaria? Pimentel disse que não, por dois motivos. Pertence ao grupo do governador, e não tem a menor vontade de votar em Bruno (rejeição).

Nas conversas em Brasília Rodrigues já “desdenha” o grupo como insignificante. Diz que o saudoso Ivandro nunca teve votos, Bruno é um menino mimado, desconexo e despido de sensibilidade política. Os votos de Pedro em Campina foram “contingenciais”. E Cássio encontrou sua vocação, usando a plataforma Instagram para revelar seus valores latentes na gastronomia. Quantos milhões de reais (emendas parlamentares) Romero Rodrigues destinou a PMCG nos dois últimos anos? Quem tem carreado dezenas de milhões de reais é o Senador Veneziano Vital do Rêgo, viabilizando a gestão de Bruno, não deixando faltar recursos para obras estruturantes.

O jogo não é para amadores. Romero pretende derrotar Bruno e Veneziano. Cássio voluntariamente está afastado. Pedro ficará sem estrutura para retornar ao Parlamento. E Romero, como único líder de Campina Grande, seria o candidato a governador em 2026. Seu compromisso – ainda não revelado publicamente – com o governador João Azevedo é apoiá-lo para o Senado Federal. Ele sai para o governo.

Por Júnior Gurgel

Ex-prefeitos Miguelzinho e Leonice Lopes e encontro pra aquecer bastidores da política em Boa Ventura

Em Boa Ventura, na região do Vale do Piancó, a sucessão municipal vindoura segue rendendo encontros e articulações políticas pra todos os gostos até o período de convenções partidárias (de 20 de julho a 05 de agosto). 

Sexta-feira (14), o ex-prefeito Miguelzinho (MDB) teve breve encontro com a ex-prefeita e atual suplente de deputada Leonice Lopes (REP) que está agitando bastidores da política local. Se o bate-papo vai resultar em possível aproximação política é assunto a conferir. Dias atrás Miguelzinho esteve com o ex-prefeito Fábio Arruda conversando sobre a eleição. 

A atual prefeita Talita Lopes (REP), indicada pela ex-prefeita (por dois mandatos) Leonice Lopes (REP), não vai disputar a reeleição. Em seu lugar vai disputar o empresário Vital Neto (REP), marido de Leonice.

Pela oposição, dias atrás o PSB lançou o nome da vereadora Queiroga Pinto, esposa do ex-prefeito Dudu Pinto, para a disputa. O evento contou com a presença do ex-prefeito Fábio Arruda, presidente municipal do PP que trabalha projeto próprio, mas deixou portas abertas para possível chapa PSB/PP. Miguelzinho corre por fora e pretende também entrar na disputa. 

Em 2020, Mibuelzinho foi candidato tendo Netinho Arruda (filho de Fábio Arruda) como vice em sua chapa.

Em Juazeirinho, família racha e disputa será “caseira” entre sobrinha e tia

Em Juazerinho, a disputa será “caseira”. De um lado a prefeita Anna Virgínia (REP), candidata natural à reeleição, e do outro, a ex-secretária de Meio Ambiente do município, Luciana Matias (PL), esposa do ex-prefeito Bevilacqua Matias, tio de Anna.

Nas eleições de 2020, Bevilacqua abriu mão da disputa após ter o registro de candidatura negado com base na Lei da Ficha Limpa. Na ocasião, indicou Anna Virgínia como nome do grupo. A prefeita é filha do deputado estadual Genival Matias, falecido em 2020.

Agora, Luciana foi indicada para compor a chapa de Anna Virgínia, na vaga de vice. A sugestão foi vetada e a família rachou. A ex-secretária foi destituída da presidência do Republicanos. Ela lançou sua pré-candidatura a prefeita da cidade.

Bevilacqua afirmou que vinha sofrendo uma espécie de isolamento. “Não havia mais diálogo e ficamos de fora das discussões sobre as eleições municipais até a prefeita tomar o comando do partido de Luciana e me dizer que estávamos rompidos politicamente”.

domingo, 16 de junho de 2024

Destino que molda lideranças junta João Azevêdo e Azif Lemos numa empatia essencial para construção de um novo tempo em Itaporanga

Na passagem do governador João Azevêdo, ontem (15), por Itaporanga por ocasião de plenária do OD, destino trator de juntar duas lideranças fadadas a cuidar de seus conterrâneos. João percorreu trajetória impressionante para um professor, engenheiro e técnico de gestão, virou governador por dois mandatos e a maior liderança política na atualidade da Paraíba.  

O médico Azif Lemos (PSB), pré-candidato a prefeito, sem ameaça aparente, ver o destino preparando caminho até a prefeitura e o moldando para, a partir de 2025, ser não somente o próximo prefeito, mas a maior liderança que Itaporanga terá pelos próximos tempos. Assim como João, Azif não se apresenta como alguém com sanha de projeto político de poder. Sabe o que lhe espera e trabalha pra dignificar esse chamado do destino a ser avalizado pelo povo (em outubro). 

A empatia entre os dois era patente. Atentamente, Azif viu João anunciar abertura de licitação para a reforma e ampliação do Hospital Regional de Itaporanga (onde o próprio Azif e sua família trabalha há anos) no valor de R$ 18,2 milhões, além de outros R$ 12,3 milhões para pavimentação de diversas ruas da cidade. E João gostou do que viu. Um futuro prefeito antenado e preocupado com a melhoria da qualidade de vida da população. 

Mas, não pensem que matemática político-eleitoral é tão simples assim. Foi preciso serenidade, audácia e visão, na tomada de decisão e rumo a seguir. As peças se encaixaram com certa tranquilidade fazendo de Azif Lemos um nome pronto para enfrentar os desafios de governar Itaporanga. A população tem aprovado seu projeto em prol de um município melhor. E soube desatar nós para chegar até aqui. 

Assim como João faz na Paraíba, desde 2019, Azif Lemos vai administrar o município com capacidade que lhe é peculiar, o cuidado que tem na profissão e a fé que expressa como temente à Deus que é. Habilidade política tem de sobra para isso. Será a virada de chave que Itaporanga terá com a nova geração. Azif já mostrou que não tem medo, muito menos pra fazer a mudança necessária em prol dos itaporanguenses. E vai fazer, podem ter certeza. 

Azif Lemos, assim como João, desenvolverá um novo jeito de fazer gestão, enterrando a velha forma de fazer política. Itaporanga contará com lideranças da nova geração a partir do futuro governo. O maior e melhor perfil para comandar os destinos da cidade que o destino tratou de talhar. Podemos até dizer que ele já nasce um profissional da política por ser um exímio jogador deste tipo de Póquer, que sem mexer as peças paralisou os adversários, vencendo um a um. 

Assim como João Azevêdo, Azif Lemos é um abnegado cidadão escolhido pelo destino que o tornou predestinado a cuidar e fazer o bem pelos seus conterrâneos. 

Personalidade que construíram Itaporanga - Maria Ivete Fonseca Pinto

Berço de sabedoria, de espírito público e altivez inquestionável. Maria Ivete Fonseca Pinto durante sua gloriosa trajetória de vida viu e participou ativamente das mudanças ocorridas em Itaporanga, em mais de meio século vividos vitoriosamente bem. Descendente de uma linhagem forte, de uma raça admirável, sem dúvidas, se orgulha de pertencer à família mais destacada e importante em nosso município, dos que fundaram a Vila de Misericórdia e dela fizeram um Município majestoso e promissor. 

Unindo simplicidade e emoção Dona Ivete Fonseca Pinto marcou época e continua marcante nos tempos atuais. Viúva do admirado e competente ex-prefeito Moacir Pinto, precisou continuar firme na condução da família, o que fez com maestria, ampliando seus conhecimentos e conquistas. Considerada caudilha, é uma líder política que soube, e ainda sabe militar em todas as instâncias. Seu pai lutou na Revolução de 1930 defendendo Misericórdia. Atuante em todos os setores da comunidade, embora fosse mulher, é uma reverência para muitos políticos, que a consultam antes de tomar decisões que afetam Itaporanga. Líder nata, não compactua com as situações que permeiam as questões da cidade. Não é de se deixar intimidar e por isso mesmo, alcançou em sua vida um respeito que muitos não conseguiram. 

Dona Ivete Fonseca Pinto, que já teve o marido prefeito de Itaporanga, não chegou a ser prefeita, mas na história está inserida como responsável pela ascensão à Prefeitura, em pouco mais de vinte anos, de: um primo, um irmão e uma filha. Além de ser base da ascensão de um genro, por quatro vezes, à Assembleia Legislativa da Paraíba. Filha de João Silvino da Fonseca, a Tabeliã Pública sempre esteve e, ainda, está presente nos acontecimento do município. Na verdade, a história a registra como uma grande formadora de líderes. Sabe ser leal mesmo com adversários políticos e guerreira nos momentos decisivos de sua vida. Sua participação na política começou muito cedo, nunca desejou assumir cargo político, mas isso não a impedia de estar presente e atuante nas questões mais importantes do município que sempre buscou alavancar econômica e politicamente. 

Dona Ivete Fonseca Pinto com todos os destaques que recebeu ao longo de sua vida as maiores virtudes que tem para seus contemporâneos são o seu exemplo de mulher digna, leal, guerreira e extremamente justa. Justiça, sem dúvidas, nenhuma é a palavra que melhor define sua personalidade e sua trajetória de vida. Altruísta como só ela sabe ser, não cansa de dizer que o dinheiro só serve para ajudar os outros. Apesar de todo requinte com que foi criada, Dona Ivete Fonseca Pinto é de uma simplicidade absurda. Mulher de fibra, de visão e, sobretudo, bem à frente do seu tempo. Também é conhecida por ser uma exímia contadora de histórias, principalmente por ser um baú vivo da história de Itaporanga. Mãe espetacular, amorosa, protetora. 

Itaporanga se orgulha de ter em Dona Ivete Fonseca Pinto uma de suas lideranças mais dedicadas, ativas e respeitadas por companheiros e adversários. Representa, na verdade, uma lição de mulher que soube e sabe viver intensamente e defender tudo aquilo em que acreditou. Não é possível falar ou escrever sobre Dona Ivete Pinto sem falar na história e na própria construção da identidade da sociedade itaporanguense. Dona Ivete Fonseca Pinto certamente continuará sendo um verdadeiro referencial como ser humano, como líder, como mãe e principalmente como um exemplo de mulher - guerreira, ativa, uma verdadeira liderança que tem inegável presença na política itaporanguense.

Sempre ligada às questões políticas de nossa “Rainha do Vale”, é um nome vivo e atuante em prol do desenvolvimento da cidade e de seus cidadãos. Com muito orgulho se diz realizada por ter em suas filhas a continuação desses exemplo de mulher, são elas: Andrea, Flávia, Valéria e Kátia (ex-prefeita e atual primeira-dama do município). Sua postura marcante e defesas ideológicas fortes contribuem muito para o engrandecimento de Itaporanga. Pelo seu esforço bem intencionado, merece a reverência e o respeito da comunidade itaporanguense sempre, por ser um de seus ícones. 

Por Ricardo Pereira - 09.01.2009 Revista "Itaporanga, 144 anos de história".

Os 90 anos de dona Ivete Pinto - exemplo de fé, força, garra e liderança de um povo que moldou a história de Itaporanga para se tornar na pujança que é hoje

A noite deste sábado (15) foi marcada de celebração na Família Pinto pelos 90 anos da matriarca Maria Ivete Fonseca Pinto, que festejou ao lado das quatro filhas: Andréa, Flávia, Valéria e Kátia; genros, netos, bisnetos, familiares, amigos. Tabeliã Pública, função atualmente exercida pela filha Kátia, dona Ivete Pinto é uma mulher com trajetória singular, à frente do seu tempo, que viu e participou ativamente dos acontecimentos e mudanças em Itaporanga. 

Descendente de uma linhagem forte, de uma raça admirável, que se orgulha de pertencer à família mais destacada e importante de Itaporanga, que fundaram a Vila de Misericórdia e dela fizeram um município promissor. Eu já tive oportunidade de escrever um pouco sobre dona Ivete Pinto em texto (Veja Aqui) publicado na revista 'Itaporanga 144 Anos de História', editada por mim em janeiro de 2009 (com textos sobre outras personalidades também). 

Dona Ivete Pinto e a tia Salomé Pedrosa, cada qual ao seu tempo, são mulheres que tiveram um papel fundamental na construção da história de Itaporanga. A primeira síntese da altivez de todas as mulheres de Misericórdia, enquanto, a segunda com presença e firmeza formou líderes que balizaram a base do desenvolvimento do município para se tornar a pujante cidade que vemos hoje em dia. É imprescindível aos mais jovens saber a história de sua terra, de onde vieram. Um povo sem memória não tem história. 


Elegante dama da sociedade itaporanguense e paraibana, dona Ivete Pinto ao lado do marido Moacir Pinto sempre frequentou (como nas fotografias cima) os encontros e bailes, à exemplo dos realizados no histórico e (à época) suntuoso Hotel Tambaú, e viajava de navios para idênticos momentos em estados como Alagoas, Rio de Janeiro, dentre outros. 
A história de dona Ivete Pinto está entrelaçada com a de Misericórdia-Itaporanga porque sempre esteve presente nos acontecimentos do município. Das vezes que tive privilégio de conversar com ela foi de magnitude extraordinária a riqueza de conhecimento que recebi. Dona Ivete Pinto sempre foi respeitada e admirada por sua sabedoria e capacidade de liderança. Transformada em figura pública, suas ações e opiniões tinham muita força. Políticos, há  tempo reconheciam o seu poder de influência. 

Seu pai, autodidata João Silvino da Fonseca, de arma na mão lutou na Revolução de 1930 defendendo Misericórdia do ataque dos homens do coronel Zé Pereira (de Princesa Isabel), que recuaram. Teve um tio Hormisda Teódulo prefeito, um cunhado Soares Madruga deputado (vários mandatos) e governador, o marido José Moacir Pinto prefeito, o irmão José Silvino prefeito, a filha Kátia Pinto única prefeita que Itaporanga teve, o genro Djaci Brasileiro deputado (quatro vezes) e prefeito, e o neto Djaci Júnior é o atual vice-prefeito do município. 

Com todos os destaques recebidos ao longo da sua vida, maiores virtudes que tem os contemporâneos são o seu exemplo de mulher digna, leal, guerreira e justa. Apesar de todo requinte com que foi criada, é de uma simplicidade absurda. Mulher de fibra, de visão e, sobretudo, bem à frente do seu tempo, é também conhecida por ser exímia contadora de histórias, por ser um baú vivo da história de Itaporanga. Mãe, avó e bisavó espetacular, amorosa, protetora. Abaixo, algumas imagens da festa (clique nelas para ampliar)

Soube ser leal mesmo com adversários políticos e guerreira nos momentos decisivos da sua vida. Nunca desejou assumir cargo político, mas isso não a impedia de estar presente e atuante nas questões mais importantes do município que sempre buscou alavancar econômica e politicamente. E aqui estamos nós, abordando os 90 anos de uma mulher que engajou o empoderamento feminino na sociedade para torná-las protagonistas de suas próprias histórias. 

Imaginem vocês leitores (mais jovens), desse humilde blog, isso numa sociedade repleta de obstáculos. Dona Ivete Pinto conseguiu se destacar, sobressair, liderar. E hoje as mulheres estão ocupando posições de liderança em diversos setores, incluindo política, negócios e educação, deve-se em muito as mulheres lá de trás que são símbolo da pedra preciosa a irradiar a coroa majestosa da nossa 'Rainha do Vale'.

Parabéns, dona Ivete Pinto. Itaporanga se orgulha e se regozija de sua história em prol desta terra.

Lucas Ribeiro prestigia 'São João' de Diamante e avaliza nome de João Afonso como vice na chapa de reeleição do prefeito Hermes Filho

Durante périplo pelo Vale do Piancó, nesse fim de semana recém-findo, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) fez uma aparição na cidade de Diamante, na noite de sexta-feira (14), para prestigiar a abertura das festividades juninas e também trazer o aval e apoio do Clã Ribeiro ao projeto de reeleição do atual prefeito Hermes Filho (MDB). 

Para tanto, a chapa de reeleição do gestor municipal terá como candidato a vice-prefeito o jovem João Afonso Abílio (PSD). Uma justa homenagem que o prefeito Hermes Filho faz a memória do médico Francisco George Abílio, pai de João Afonso. Dr. George Abílio foi eleito vice-prefeito em 2020 na chapa de Hermes e faleceu em janeiro de 2022, vítima de um infarto aos 64 anos de idade. 

Ao receber o vice-governador, no pavilhão da festa de 'São João', o prefeito Hermes Filho agradeceu o empenho de Lucas Ribeiro em viabilizar através do DNOCS-PB a construção de uma passagem molhada sobre o Rio Piancó, um sonho antigo do município, bem como, outras ações importantes à exemplo de poços artesianos. "E vem muita coisa por aí... Estamos juntos vice-governador Lucas Ribeiro", declarou o prefeito.