sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Santana dos Garrotes: Vereadores denunciam suposta irregularidade na contratação de empresa do irmão do prefeito Élio Ribeiro, ao MPF.

Os vereadores Francisco Pinto Neto "Neto Pinto"(DEM), Judivan Passos (PSDB) e Marcelino Inácio Neto "Tavin" (PSDB) - ambos na foto ao lado- da cidade de Santana dos Garrotes protocolaram no Ministério Público Federal, em Patos, uma denúncia para investigar supostas irregularidades envolvendo a empresa Coopertrans, que conseguiu ganhar todas as licitações para o transporte escolar e a coleta do lixo no município.
De acordo com informações dos parlamentares mirins a Coorpetrans pertence ao senhor Elson Ribeiro de Morais que é irmão do prefeito Élio Ribeiro de Morais (PT), de Santana dos Garrotes, e não possuiu veículos adequados e não tem autorização a coleta de lixo. Outro fato estranho é que mesmo havendo a participação na licitação de outros veículos que atendiam as normas do Ministério da Educação foram eliminados para ceder lugar a Coopertrans.
 
O curioso é que a empresa não possuiu nenhum carro de sua propriedade atuando no local do serviço e preferiu contratar veículos de pessoas residentes no município aliados do prefeito. Mesmo pagando preços abaixo dos valores licitados. Segundo a denúncia, alguns motoristas não possuem habilitação compatível com transporte. Os parlamentares informaram que além de levar o caso ao MPF vão denunciar o fato também na câmara de vereadores e afirmaram que existem outras irregularidades mais graves que podem complicar ainda mais o prefeito Élio Ribeiro. (com Ary Ramalho)

Em Mensagem à Câmara, Audiberg Alves reconhece incapacidade de sua gestão marcada por denúncias de superfaturamento em compras, excesso no gasto com locação de veículos e atraso de salários...

A Câmara Municipal de Itaporanga reiniciou suas atividades legislativas, após recesso, na noite desta quinta-feira (6) com a realização da primeira sessão do primeiro período de 2014. Dos 11 Vereadores apenas Isabelle Mendes e Joaquim Salviano, ambos do PSDB, não compareceram. Presidida pelo vereador Jacklino Porcino (PMDB) a Casa aguardava com ansiedade, assim como o público presente e imprensa, a leitura da Mensagem do Executivo, uma tradição na abertura dos trabalho do Parlamento, para conferir o que a atual gestão teria para mostrar.
O prefeito Audiberg Alves (PTB) não compareceu, devido falecimento de seu irmão no início da semana, e coube ao secretário Jucivan Araújo [Planejamento e Gestão] a difícil tarefa. Difícil porque a atual gestão pouco tinha a apresentar aos itaporanguenses dada a inoperância e improdutividade do primeiro ano de governo. Na mensagem, o prefeito falou de maneira genérica e preferiu culpar a gestão anterior pela sua incapacidade de governar, bem como, a imprensa por "fomentar a discórdia entre os poderes". 
Em verdade, a Mensagem confirma o que publicamos durante o ano passado quando Itaporanga vivenciou [e continua vivenciando] a pior administração municipal da história de nosso município. O próprio prefeito reconhece que pouco ou quase nada fez em 2013. Nela nenhuma letra sobre realização de concurso público, uma das maiores cobranças da população. No geral, o prefeito continuou com rosário de promessas. 
A seguir você confere a Mensagem e alguns comentários que faremos em alguns trechos:
"Senhor Presidente; Senhores da Mesa; Senhores Vereadores; Autoridades Presentes; Servidores desta Casa; Servidores Municipais; Meus senhores e minhas senhoras.

Nesta noite, dias 06 de fevereiro de 2014, o Poder Legislativo Municipal de Itaporanga, depois do recesso da passagem de ano, reinicia os trabalhos do primeiro período do ano da presente Legislatura. O Poder Executivo Municipal sente-se no dever de estar presente não só pra desejar aos que fazem o Poder Legislativo votos de bom trabalho no desempenho das atividades parlamentares que, com certeza, todos haverão de desenvolver em prol do município e em defesa dos interesses da população de Itaporanga.
Mas, também, para ratificar o entrosamento e a harmonia que deve existir entre os poderes constituídos no município, bem como, trazer ao conhecimento desta Casa e da população as ações do Governo Municipal realizadas no primeiro ano e as que serão executadas neste segundo ano, da atual gestão. 
[Obs.: O prefeito defende maior entrosamento e harmonia entre câmara e prefeitura, mas esquece que tem desrespeitado e esnobado a Casa ao não responder requerimentos, por exemplo.]
Toda Itaporanga sabe que o primeiro ano de nossa gestão não foi um ano de realizações de obras estruturantes. Mas, foi um ano de limpeza e preparação do terreno para colher os frutos neste e nos demais anos que resta à nossa administração. O caminho foi árduo. Mas, muitos obstáculos foram percorridos, inclusive, o pagamento de dívidas não contraídas na gestão atual, atraso da folha de pessoal, complementação da Praça Balduíno de Carvalho, pagamento da folha de pessoal - perfazendo um total de R$ 663 mil. 
Todavia, apesar do sacrifício que enfrentamos conseguimos concluir a Escola [Modelo] 'João Silvino da Fonseca'; a Praça Balduino de Carvalho; implantar a Sitrans, recuperação de calçamento, intensificar os programas de assistência social; trazer a Casa da Cidadania, em fase de implantação; abrir licitação para construção da primeira etapa de canal no Bairro 'João Silvino da Fonseca'; recuperar o abatedouro público; recuperar estradas vicinais; executar corte de terra; distribuir mudas através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
[Obs.: O atual prefeito não especifica quais dívidas foram deixadas pela gestão anterior. A escola ele a recebeu com 90% já construída e a praça com mais de 50%. Sobre a recuperação do calçamento é só dar uma andada pelas avenidas e ruas para nos depararmos com o caos instalado diante da buraqueira; Casa da Cidadania não existe...]  
Na nossa peregrinação pelos ministérios e secretarias do Estado conseguimos destravar os obstáculos que estavam causando a paralisação de obras iniciadas em governos anteriores, pagando dívidas e atendendo solicitação para envio de documentos e prestação de contas de convênios, condições sem as quais não teríamos chegado a parte dos recursos ainda pendentes. Passamos o ano resolvendo pendências em convênios e prestação de contas. Conseguimos também desenvolver com eficiência programas federais.
[Obs.: O prefeito viajou tanto que recebeu mais de R$ 15 mil de diárias somente em 10 meses.]
O mais importante: elaborar projetos e encaminhá-los aos órgãos federais e estaduais competentes. Sendo que muitos já firmados, aprovados e com recursos assegurados, tais como: 1) Revitalização das três principais praças da cidade; 2) Pavimentação e drenagem de ruas no Bairro Bela Vista, Bairro 'João Silvino da Fonseca' e Loteamento 'João Diniz'; 3) Construção de dois campos de futebol, com vestiário; Reforma do estádio 'O Zezão'; 4) Implantação de duas Academias de Saúde; 5) Construção da Sede do Cras; 6) Aquisição de ambulância e ônibus, e ainda construção de duas escolas; 7) Construção de uma quadra coberta, no Conjunto Chagas Soares; 
[Obs.: Os itens 1, 2, 5, 6 e , fazem parte dos projetos deixados pela gestão anterior... prometidos pela a atual.]
Sr, Presidente; Senhores Vereadores...
Pelo que mostramos, o primeiro ano de nossa gestão não foi tão improdutivo como apregoaram os que fomentaram a discórdia entre os poderes. Poderia ter sido melhor senão tivéssemos nos deparados com tantas pendências factível de solução imediata. Afim de que as obras pudesse e algumas delas concluídas. Tenho muito mais o que mostrar a ser feito e podemos assegurar que o segundo ano dessa gestão será de ações e obras estruturantes que levará, com certeza, Itaporanga o ocupar o lugar de destaque na região do Vale do Piancó. 
[Obs.: O prefeito prefere culpar a imprensa pela 'discórdia' e renova promessas para encobrir descaso.] 
Para isso é necessário que o Poder Executivo e o Legislativo andem de mãos dadas e em perfeita harmonia, cada um com suas atribuições. Cada um com as atribuições que lhe couber e a vontade de trabalhar e defender os itaporanguenses. 
O Poder Executivo deseja à todos do Poder Legislativo tendo que o segundo ano da atual Legislatura seja profícuo, de harmonia, com bom senso e a política da boa vizinhança prevaleça no entrosamento e nas ações parlamentares.
Tenham todos um bom trabalho.

Audiberg Alves de Carvalho
Prefeito"

Portanto, no primeiro ano, o prefeito deu demonstração suficiente da incapacidade de sua gestão e do caos instalado no município. Só para refrescar a memória, o primeiro ano da atual gestão municipal foi marcado por denúncias de superfaturamento em compras na saúde, denúncias de enriquecimento ilícito, abandono e sucateamento de veículos, falta de remédios na farmácia municipal, ruas esburacadas e cheias de lixo, prédios públicos abandonados, terminou o ano com dois meses de salários atrasados, contratação em excesso de prestadores, prática de nepotismo, gastos exorbitantes com locação de veículos, dentre outros. 

Jacklino Porcino ironiza parceria mencionada em mensagem do prefeito que não respondeu nenhum dos 110 requerimentos aprovados em 2013...

Fazendo uso da palavra, ao término da sessão ordinária da Câmara Municipal durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2014, o presidente da Casa, vereador Jacklino Porcino (PMDB), fez um contraponto à Mensagem do Executivo enviada pelo prefeito Audiberg Alves (PTB) ao Parlamento-Mirim. Lida pelo secretário de Planejamento e Gestão, o professor Jucivan Araújo, a mensagem pregava a importância da parceria entre os dois poderes [Executivo e Legislativo] para o bem do município.
No entanto, Jacklino lembrou que em 2013 foram aprovados cerca de 110 requerimentos e enviados ao Executivo, cumprindo o dever de auxiliar o Executivo na execução de ações, programas e obras, mas o prefeito [apesar de ter exercido cinco mandatos de vereador] não respondeu sequer um deles num completo desrespeito e esnobação ao Parlamento-Mirim. "É engraçado o prefeito falar em parceria com a câmara quando ele não respondeu um requerimento sequer, dos mais de 100 aprovados por esta Casa e enviado ao Executivo em 2013. Quero dizer que da nossa parte estamos prontos para ajudar o municípios, agora, é necessário respeito à câmara", disse.
"Muitas vezes esta Casa pede esclarecimentos sobre determinado assunto e não recebemos resposta alguma do Executivo. No ano passado o prefeito ficou de agendar uma reunião com os vereadores para debatermos problemas de interesse do município e até hoje ele não deu resposta. Então, como é que ele quer trabalhar em parceria com a câmara. Nossa função é fiscalizar e não atrapalhar. De certa foma fazemos é ajudar ao fiscalizar as ações do Executivo", concluiu.  

Vereador denuncia cobrança abusiva na taxa de iluminação pública em Itaporanga e câmara pede explicações à Prefeitura e Energisa...

A cobrança abusiva na taxa de iluminação públicas de consumidores residencial e comercial em Itaporanga foi denunciada durante a sessão desta quinta-feira (6), na Câmara Municipal, pelo vereador Ivanilto Palmeira (PTN). De posse de algumas contas de energia elétrica e lei municipal, ele disse que o itaporanguense está pagando um valor cerca de 8 vezes a mais do que deveria na taxa instituída pela Prefeitura e cobrada pela Energisa.
De acordo com o edil o aumento chega aos 200%, em alguns casos, que infringe não apenas a lei municipal, mas também códigos do consumidor e penal, haja vista, que estaria sendo feita em cima dos impostos já incluídos na tarifa, proibido por lei pois a cobrando deva ser em cima do consumo. O vereador apresentou requerimento pedindo esclarecimentos à Prefeitura Municipal sobre o caso, que recebeu emendas para que a mesma solicitação fosse enviada à Energisa para que informe à Casa detalhamento da taxa de iluminação pública que é cobrado em Itaporanga.
"Isso é um absurdo. Estou em mãos com alguns casos, mas na próxima sessão vou apresentar cerca de 30 outras contas de energia para mostrar que está havendo um abuso na cobrança dessa taxa", declarou. Os recursos arrecadados com a cobrança da taxa são utilizados pela prefeitura para custear a iluminação pública da cidade, com a substituição de postes e lâmpadas, etc, porém, a população tem se revoltado com o valor cobrado por se sentir lesada tanto pela Energisa como pela Prefeitura - configurando apropriação indébita.
A Lei Complementar 15/09, sancionada pelo então prefeito Djaci Brasileiro, fixa os percentuais a serem cobrados nas residências pelo consumo mensal de energia, entretanto, segundo o vereador, não é o que ocorre na realidade ao mostrar um conta de energisa aonde foi cobrado cerca de 60% pelo consumo entre 51 e 71 kwh quando deveria ser de apenas 2,5%. A conta em questão [veja imagem ao lado] é de R$ 38,57 pelo consumo de 61 kwh, com R$ 11,80 cobrado pela taxa de iluminação pública.
Outro exemplo, apresentado pelo edil, mostra uma conta de R$ 46,99 pelo consumo de 98 kwh, sendo pago R$ 4,85, o que dá um percentual de 15% quando deveria ser de apenas 3%. Noutro exemplo, uma conta de R$ 86,63 foi pago R$ 13,20 de taxa de iluminação pública, pelo consumo de 147 kwh, chegando à 21% quando deveria ser de apenas 4%. Valores que podem parecer pouco quando individualizados, porém, quando multiplicado por milhares de residências e estabelecimentos o resultado é uma fortuna tirada dos bolsos dos consumidores.
Ou seja, além de não receber assistência e ações pelos impostos que paga o itaporanguense ainda banca a iluminação pública da cidade. De acordo com a LC 15/09, a tabela com os percentuais cobrados de consumidores residenciais, é a seguinte: até 50 kwh, residências rurais e o poder público municipal (isento); de 51 a 70 kwh (2,5%); de 71 a 100 kwh (3%); de 101 a 130 kwh (3,5%); de 131 a 180 kwh (4%); de 181 a 200 kwh (5%); de 201 a 300 kwh (5%); acima de 300 kwh (7%). Consumidores industriais: de 0 a 50 kwh (4%); de 51 a 300 kwh (7%); e acima de 300 kwh (8%). Consumidores comerciais: de 0 a 30 kwh (2%), de 31 a 50 kwh (4%); de 51 a 300 kwh (7%); acima de 300 kwh (8%). Para os poderes públicos federal e estadual, e ainda o grupo A-H, é cobrado a maior taxa, de 14%.

Ricardo Pinto pede sensibilidade ao prefeito Audiberg Alves pra acatar orientação do Tribunal de Justiça pela realização de concurso público...

Durante a sessão de ontem (6) da Câmara Municipal o vereador Ricardo Pinto (PSDB) subiu à tribuna para tratar de tema que desde o ano passado tem tomado conta de toda a cidade: realização de concurso público para provimento de cargos no âmbito do Poder Executivo Municipal. Líder da oposição o parlamentar-mirim pediu sensibilidade do prefeito Audiberg Alves (PTB) com essa demanda, pois atende os clamores da população e evite contratações irregulares. 
Ricardo lembrou que o Tribunal de Justiça da Paraíba, ao julgar pela inconstitucionalidade de lei municipal que permite contratação sem concurso público, emitiu orientação, em abril do ano passado, dando prazo de 180 dias para que a atual gestão demitisse os prestadores contratados e procedesse com processo para realização de concurso. O prazo espirou em outubro do ano passado, entretanto, a atual gestão ainda não obedeceu a orientação da Justiça. 
"Diversas pessoas tem nos procurado [à nós todos Vereadores] para obter informações sobre a realização do concurso. E nós não sabemos responder porque o prefeito ainda não sinalizou sua decisão. Mas, peço ao senhor prefeito que tenha sensibilidade com os itaporanguenses porque é um direito de todos que se dedicam, investe e aperfeiçoam seus conhecimentos almejando entrar em cargo público. Sem esquecer que o prefeito prometeu isso em campanha. 
O vereador pontou também que o processo demanda tempo e, por isso, se faz necessário que seja dado início o quanto antes. "Todos nós sabemos que a realização de concurso público demanda cerca de quatro meses com licitação, escolha de empresa para organizar o concurso, publicação de edital, etc... por isso, precisamos providenciar o quanto antes... esperamos que o prefeito tenha sensibilidade para promover o concurso público", disse.
Em outubro de 2012 seria publicado edital de concurso público para preenchimento de 150 vagas, no entanto, equipe jurídica do então candidato Audiberg Alves entrou na Justiça para cancelar o edital alegando estar em época de eleição. De la pra cá, após assumir a prefeitura já conta com quase 500 servidores contratados e comissionados, tendo o prefeito evitado falar na realização de concurso mesmo diante da decisão do TJPB determinando a demissão dos contratados. 

Jailson critica ausência de delegado e xadrez na Delegacia de Itaporanga e cobra do Estado melhorias na Segurança Pública no município...

Aumento da criminalidade e a falta de estrutura da Polícia Civil em Itaporanga foi tema da fala do vereador Jailson de Zeca (PMDB), durante a sessão de ontem na Câmara Municipal. Jailson lamentou o fato de que pessoas detidas são levadas para serem ouvidas na cidade de Piancó devido ausência de delegado em Itaporanga, bem como, falta de xadrez na Delegacia local, apesar da Secretaria de Segurança Pública pagar um aluguel de alto valor pelo imóvel.
"Essa situação é inaceitável. Não tem delegado nem xadrez na delegacia, apesar do Estado pagar um aluguel altíssimo pelo imóvel aonde está localizada. Ali no Alto das Neves, próximo de onde moro, há uma grande concentração de drogas. O tráfico de drogas é feito à todo momento e a polícia sabe mas nada faz. Portanto, senhor presidente, peço que encaminhe ao secretário de segurança uma solicitação para solução desse problema que afeta nosso município", declarou o vereador. 

Itaporanga sediará a 2ª Conferência de Proteção e Defesa Civil do Vale

Com a convocação da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil – 2ª CNPDC, conforme o disposto na Portaria nº 482, de 29 de outubro de 2013, do Ministério da Integração Nacional, o qual recomenda a realização das Etapas Municipais, Estaduais e consequentemente a Nacional.
Dentre os diversos municípios circo vizinhos da região do Vale do Piancó, Itaporanga foi escolhido como município sede, para sediar 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil – 2ª CIPDC, a se realizar no dia 12 de Fevereiro de 2014,tendo início as 09:00h na Escola Modelo João Silvino da Fonseca, Rua João Silvino da Fonseca, neste, com o tema: “Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional”, como etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O Evento que terá a presenças dos Prefeitos dos 20 municípios do vale sendo eles: Aguiar, Boa Ventura, Coremas, Conceição, Catingueira, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, OlhoD’água, Piancó, Pedra Branca, Serra Grande, São José de Caiana, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e Santa Inês. Além dos Órgãos das esferas Federais e Estaduais da Região.
No Evento aconteceram palestras sobre o tema e questão sobre responsabilidades do Coronel BM. Cicero Hermínio do Nascimento Filho – Gerente Executivo Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Sr. Antônio Cavalcante de Brito – Gerente Operacional de Minimização e Desastres do Estado da Paraíba e o Sr. José Osfânio da Silva – Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Itaporanga.
Comentou o coordenador José Osfânio: Com a edição da Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, tornou-se necessário provocar no Brasil uma discussão ampla e articulada entre as três esferas de governo e a sociedade civil, para promover fortalecer ainda mais a abordagem sistêmica das ações de Defesa Civil, priorizando a prevenção, a minimização de desastres e o apoio a comunidades atingidas, o vale do Piancó dá um salto enorme pois quando adotarmos esses métodos como cultura, o Brasil e as comunidades em gerais serão beneficiadas. (com Ascom)

Ex-vereador diz que ex-prefeito Fábio Arruda continua a maior liderança política de Boa Ventura e critica 'traição' da prefeita Leonice Lopes...

O ex-vereador Galego Angelo informa que os  amigos do ex-prefeito Fábio Arruda [Boa Ventura] o estão esperando  para com ele visitar as Comunidades Rurais do Município alegando que ele tem legitimidade para fazer isso porque foi ele quem mais trabalhou durante o seu Governo pela Zona Rural. Sem deixar de lembrar de todos os benefícios que trouxe também para Zona Urbana. "A nossa meta e  unir o grupo e  fortalecer novas lideranças em prol de Boa Ventura", comentou 
Galego Angelo diz que o ex-prefeito é uma das maiores lideranças do Vale do Piancó e principalmente em Boa Ventura alegando que Fábio passou 8 anos fora da Prefeitura e sem Governo, e manteve um eleitorado fiel chegando a ganhar do então Prefeito Dudu Pinto, nas disputas eleitorais com seus candidatos a Deputados. Fábio foi quem apresentou a então Vereadora [hoje prefeita] Leonice Lopes (PSDC), como candidata em 2012, que era da sua confiança já que a família Lopes era aliada de seus antepassados e toda vida votou nos Arruda.
Galego Angelo lembrou ainda que Fábio Arruda enfrentou a máquina da prefeitura com Dudu e seu candidato Miguel e outro candidato Dr. João, e mesmo assim sua candidata ficou em segundo lugar demonstrando sua liderança. O ex-vereador com tristeza também comentou  que "Fabio, andava nas casas dos amigos dizendo que o mesmo sangue que corria nas veias da atual prefeita era o mesmo que corria na suas e vejam qual foi o pagamento...", ponderou.. 
"E hoje essa mulher não quer ver nem ouvir o nome dele assim o povo comenta, só dando oportunidade aqueles que votaram contra, eu não entendo tantas TRAIÇÕES e INGRATIDÕES. Fabio Arruda, está  aberto ao diálogo com quantos queiram se unir em prol de Boa Ventura e continua esperando o apoio dos amigos verdadeiros", conclui.

RC, via Tião Gomes, mirou Cássio mas acabou acertando a memória do poeta Ronaldo Cunha Lima e o orgulho campinense...

Sem querer (ou querendo) o governador Ricardo Coutinho (PSB), via cíticas do deputado estadual Tião Gomes (PSL), acabou de puxar pra si a ira dos campinenses. Se já ostentava uma rejeição próxima dos 80% na Rainha da Borborema agora é que o calo engrossou. Tudo porque poderia ter atacado Cássio de todas as maneiras, mas ao mirar o senador acabou acertando a memória do poeta - o ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Ou seja, mexeu com o orgulho campinense.
Em nota enviada no começo da tarde desta sexta-feira (7), o presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro, destacou que "o Governo pode até não ser o mentor das ofensas do deputado (Tião), mas o silêncio o torna avalista do que foi dito". Segundo Ruy, "agrediram até a memória de Ronaldo, a quem a Paraíba demonstrou toda a sua admiração, por ocasião do velório, dele no ano passado. Quando não se respeitam nem os mortos, quem se vai respeitar?". 
Ruy acentuou que a obra administrativa de Cássio já foi julgada pela Paraíba, que lhe deu mais de um milhão de votos para o Senado e, com seu apoio, elegeu o atual governador. As pesquisas de intenção de votos que dão a Cássio números muito superiores aos dos demais candidatos comprovam a aprovação do governo Cássio pelos paraibanos. "Cássio fez muitas e muitas obras de pedra e cal, mas seu grande diferencial foi o respeito às pessoas, a capacidade de ouvir, de dialogar e de respeitar movimentos e instituições, sem perseguir nem retaliar ninguém", disse Ruy.

Simão Almeida confirma encontro com Ricardo Coutinho, mas diz que PC do B não fechou acordo com o governador para 2014...

Depois do Portal Wscom ter publicado que o governador Ricardo Coutinho (PSB) já tinha conquistado o apoio do PCdoB, ao seu projeto de reeleição, o presidente estadual da sigla, Simão Almeida, esclarece em e-mail que o partido ter mantido audiência com o governador, mas negou que tenha fechado acordo para apoiá-lo. Simão explica que o partido está desenvolvendo um amplo processo de debate nas bases para subsidiar a deliberação no Comitê Estadual, que deverá se dar em março próximo, de modo a escutar e debater com os filiados nos mais de 100 municípios onde o PCdoB está presente. 
"Compete-me, na condição de presidente estadual do PCdoB, informar que recentemente a direção estadual do PCdoB manteve audiência com o Governador Ricardo Coutinho (assim como estamos procedendo com outras forças políticas do campo majoritário), ocasião em que tornamos claro que o Partido Comunista do Brasil estará no palanque da presidente Dilma Rousseff, na Paraíba, assim como em todo o Brasil. Não corresponde com a verdade a informação de que "Ricardo conquistou 28 dos 32 votos do colegiado do PCdoB, já que não houve reunião, não aconteceu essa votação e nem existe esse colegiado no PCdoB da Paraíba", diz trecho do e-mail de Simão.

Nonato Bandeira garante que 80% do PPS apóia chapa Cássio/Agra...

Uma consulta interna realizada pelo PPS paraibano leva o partido a marchar com a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), conforme informou na manhã desta sexta (7) o presidente da legenda Nonato Bandeira, também vice-prefeito de João Pessoa. Ele disse que 80% do partido apóia, inclusive também a indicação de Luciano Agra (PEN) para a vaga de vice na chapa do tucano.
Nonato vetou a aproximação do partido com o governador Ricardo Coutinho (PSB), virtual candidato à reeleição. “Isso está descartado; 80% do PPS quer a chapa Cássio e Luciano Agra”, destacou. Não informou quando a legenda irá oficializar o apoio ao tucano, mas militantes do Partido Popular Socialista não ver a hora de quando acontecer. Cássio é uma unanimidade no PPS. (Marcone Ferreira)

Cássio manda indireta para Ricardo Coutinho, no Facebook...

cassio face
Diz o ditado que 'nada melhor que uma tapa de luva num adversário...'. No dia em que o governador Ricardo Coutinho (PSB) vetou R$ 45 milhões em emendas para o Hospital Napoleão Laureano, referência nacional no combate ao câncer, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) postou no Facebook uma mensagem sobre dia mundial de combate à doença. (com Alan Kerdec)

Juíza informa não estar havendo recadastramento biométrico na 33ª ZE

Em Nota enviada à imprensa a juíza Drª Andrea Caminha da Silva, da 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, que compreende os municípios de Itaporanga, Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande, informa aos eleitores inscritos nessa Zona que Não precisam comparecer ao Cartório Eleitoral para realizar o Recadastramento Biométrico, tendo em vista que o procedimento não está sendo realizado por essa Zona.

Edvaldo Rosas dá ultimato e diz que PSB só espera até dia 22 de março por uma definição do PSDB com relação à manutenção da aliança...

tiaogomes
O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas [na foto ao lado do deputado estadual Tião Gomes, que 'detonou' críticas contra o senador Cássio] enquadrou o PSDB chegando a compará-lo como qualquer outra legenda da base aliada do governo 'socialista', desconhecendo a jornada de 2010 em que os tucanos foram os maiores responsáveis pela eleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). 
Em entrevista no rádio, Edvaldo anunciou para o dia 22 de março como prazo limite para o PSDB decidir sobre a aliança com o governador. Nesse dia haverá um encontro com todos os partidos da base aliada: "É uma definição de campo para saber com quem podemos contar...". Segundo Edvaldo, "não dá esperar até o dia 30 de junho com uma ata debaixo do braço", disse ao lembrar o episódio de 2010, quando o PP do ministro Aguinaldo Ribeiro foi a convenção do PSB, mas compôs com o PMDB.

Deputado federal Ruy Carneiro diz que PSDB mantém calendário e que postura do PSB é arrogante e autoritária...

O presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro, parece não ter gostado nada do ultimato dado ao seu partido pelo presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, na tarde desta quinta-feira (6). Ruy recebeu as declarações de Rosas com surpresa. O deputado disse, no entanto, que os tucanos não vão alterar seu calendário para atender ao PSB, que os socialistas faltam com respeito com sua legenda e que a postura do PSB além de demonstrar autoritarismo, intransigência e arrogância, aparenta que o partido do governador não quer reunir aliados, mas juntar uma claque. 
"Um ultimato é falta de respeito. Infelizmente, posições como essa terminam por revelar autoritarismo, intransigência e arrogância de quem não está habituado ao diálogo, mas sempre costuma impor decisões e pontos de vista unilaterais", disse o parlamentar. "Ninguém admite que um vizinho, aliado ou até inimigo venha dar ordens em sua casa", argumenta. "Se nem no momento em que precisam aglutinar forças e buscar pontos de convergência, eles respeitam os partidos aliados, quando vão respeitar? Pelo que se ouviu e leu, parece até que não estão buscando aliados, mas juntando uma claque".
Ruy insiste em que o PSDB tem consciência de sua responsabilidade no processo eleitoral diante da Paraíba. "Nossa preocupação não é aparecer numa foto, mas fazer o que acharmos melhor para o futuro da Paraíba". Mais cedo, Edvaldo Rosas havia declarado que o PSB só espera até o dia 22 de março por uma decisão dos tucanos a respeito da manutenção ou não da aliança com o governador Ricardo Coutinho (PSB).

Deputado estadual Tião Gomes é escalado para 'detonar' Cássio e mostrá-lo como será o tom da campanha...

O deputado estadual Tião Gomes (PSL), que foi 'maranhista' - bem como - 'cassista', hoje 'ricardista', foi o escaladado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para 'detonar' o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e mostrar as 'travas da chuteira' para lembrá-lo como será o tom da campanha: só cacete. O núcleo governista parece que caiu na real e, agora, passa a tratar o tucano como futuro adversário. Pois, com esse cenário tem como previsível um disputa entre Cássio e Veneziano, no segundo turno.
Ao ser entrevistado na rádio Arapuan FM, Tião foi direto ao assunto: "A Paraíba quer um governo que trabalhe. Me mostre uma obra de Cássio", provocou antecipando que esse deverá ser o discurso de Ricardo durante a campanha. Isso porque sabem que as obras físicas não foram o ponto forte da gestão de Cássio, nos dois mandatos. O tucano priorizou ações administrativas como mais de uma dezena de Planos de Cargos e Salários que beneficiaram diversas categorias do funcionalismo público estadual.
Aliás, em 2002, Cássio venceu a eleição argumentando que "não se faz um governo apenas de cal e pedra". Foi o contraponto encontrado para enfrentar o aparato de obras do ex-governador José Maranhão (PMDB), na época apoiando Roberto Paulino (PMDB). Tião Gomes disse ainda que Cássio teve dez anos de gestão, incluindo os quatro do pai, Ronaldo Cunha Lima, para trabalhar pela Paraíba e não conseguiu deixar nenhuma obra significativa.
Tião Gomes lembrou que "no governo dele, o servidor para receber salário teria que recorrer a empréstimos bancários", destacando que "isso nunca aconteceu na gestão de Ricardo, que pegou esse Estado em situação bem pior que Cássio e o funcionalismo nunca deixou de receber em dia, sem ter que recorrer a empréstimo". "Qual a referência do governo Cássio? É um político a moda antiga, que promete e não faz (...) O governador Ricardo Coutinho promete e faz; um político de futuro", ressaltou.
"Ao contrário de Ricardo, que foi quem mais fez pela Paraíba. Por isso que ele terá nosso apoio e será candidato com ou sem Cássio. Só não votaríamos em Cássio jamais", disparou. O deputado mandou, por fim, um recado aos colegas que estariam de malas prontas para romper com o governador e apoiar a candidatura do tucano. "Nunca trai um governo. Quando deixei uma bancada, o fiz de cabeça erguida. Não sou como certas pessoas que estão pensando em trair. Pois, com governo não se rompe, se trai", disse.
E isso é apenas o começo...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Presidente da Câmara de Diamante critica gestão de Marcília Mangueira e diz que está tudo pronto para o início dos trabalhos de 2014...

A administração de Marcília Mangueira (PMDB) em Diamante continua rendendo inúmeras reclamações da população devido a ausência de assistência social, falta de infraestrutura e denúncias de irregularidade que 'pipocam' a cada temporada. Segundo o presidente da Câmara Municipal, o vereador Alan Deivid (PT) Marcília tem se notabilizada como "péssima gestora".
"Os problemas estão aí pra todo mundo ver. Em um ano ela conseguiu acabar com tudo que prestava e Diamante se orgulhar de dispor. Ano passado não realizou o Forró Amante [festa tradicional que ocorria no mês de julho] e não realizou festa de aniversário da cidade [em dezembro]; há inúmeros problemas de infraestrutura com esgotos à céu aberto; as máquinas que chegaram do Governo Federal só servem de enfeite; as matérias que aprovamos ao longo do ano passado ela não colocou em prática; etc..."
Alan diz, ainda, que "[...] abrigos de passageiros estão destruídos; a quadra de esporte Giovane Mangueira está prestes a cair; as aulas vão começar e a gestão não fez nem a manutenção nas escolas; não tem um  único carro para socorrer as necessidades da população; as obras inacabadas como a academia de saúde... Enfim, Diamante vive o pior momento de sua história. Nunca tinha visto a nossa cidade abandonada como vejo agora. É impossível governar uma cidade do porte da nossa morando fora. Vindo aqui só à passeio", conclui o vereador.
Alan enfatizou que a câmara teve um produção excelente em 2013, com bom desempenho de seus pares e trabalho positivo em sua gestão. "Espero que este ano tenhamos um desempenho ainda melhor, entretanto, pedimos que a atual gestão ponha em prática o que aprovamos porque que será beneficiado será o povo", diz. Os trabalhos legislativos de 2014, da Câmara Municipal, serão retomados no próximo sábado (8) quando tradicionalmente o Chefe do Executivo leva sua mensagem ao Legislativo, contendo as ações empreendidas e as que serão executadas. A prefeita Marcília ainda não confirmou se estará presente à abertura dos trabalhos.

Prefeitura de Catingueira assina TAC com MP e anula concurso público...

O prefeito de Catingueira Albino Félix (PR) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TCA) comprometendo-se a anular o concurso público, realizado em dezembro passado, e ainda proceder a rescisão do contrato com a empresa Real Concurso, tendo em vista as inúmeras falhas na aplicação das provas daquele certame. Informa o ValenewsPB.
No TAC, a empresa organizadora do concurso comprometeu-se a restituir os valores das inscrições a Prefeitura de Catingueira que após seu recebimento procederá a restituição dos valores individuais desembolsados referentes as taxas de inscrição à cada candidato. De acordo com o TAC, a prefeitura irá proceder nova licitação para contratação de empresa responsável para a realização de um novo concurso público mediante as regras relativas a metodologia estabelecidas nele.
  
Clique nas imagens, acima, para você conferir a íntegra do TAC...
O prefeito Albino Félix informou que sempre buscou a integridade e a transparência do Poder Público Municipal que nunca se furtou a dialogar com o Ministério Público. O gestor deixou claro que a responsabilidade das provas foi da empresa e não da edilidade. 

150 policiais civis pedem baixa revoltados com o Governo do Estado...

Quadro sombrio na Polícia Civil da Paraíba levou cerca de 150 policiais civis a deixarem a corporação, do ano passado pra cá. "Não podemos tirar férias... Promoção atrasada há mais de 01 ano... O governador não cumpre o nosso PCCR", releva policial em carta publicada hoje por Hélder Moura - sem blog. Diz ainda: "O IPEP está verdadeiro cemitério - dando prosseguimento a política de valorização dos servidores, quando precisamos da saúde é um Deus nos acuda, veja o caso de Thiago (Medeiros)... estamos cansados/ exaustos e com os nossos direitos desrespeitados. Só nos resta pedir socorro aos dirigentes dos direitos humanos, às ONGs, ao MP..."

Confira o desabafo na íntegra:
DESABAFO DE UM POLICIAL
Boa tarde Hélder!
Sou policial civil e abaixo discorro brevemente a situação em que se encontra a nossa Polícia Judiciária (aspecto: direitos trabalhistas):
• Não podemos tirar férias (motivo: efetivo reduzidíssimo e por estarmos  “presos ao crack”/plantão extra inconstitucional, visto que se paga 1/3 do previsto na CF-inúmeros processos estão sendo levados à justiça);
• Promoção atrasada há mais de 01 ano, o governador NÃO CUMPRE o nosso PCCR;
• Lei 9.082, de abril de 2010, que condicionava o subsídio à entrada do Estado da Paraíba nos limites prudenciais da LRF (o governador NÃO CUMPRE e NEM DISCUTE o porquê da não aplicação dessa lei);
• No nosso PCCR o cargo de Agente/Escrivão de Polícia Civil é de nível superior (inclusive o último concurso, o de 2008, exigiu tal nível de escolaridade)- o governador NEM QUER OUVIR FALAR sobre tal assunto;
• O IPEP está um verdadeiro cemitério- dando prosseguimento a política de “valorização dos servidores”, quando precisamos da saúde é um Deus nos acuda, veja o emblemático caso de Thiago;
• Aumento salarial fictício- que não levaremos para a aposentadoria, afastamento por problema de saúde, acidente de serviço, nem no 13º salário- bela engenhosidade para driblar as nossas conquistas trabalhistas.
• É por essas e outras razões que, à exceção dos Delegados e Peritos, quase a totalidade dos Agentes e Escrivães sonham em um dia sair dessa polícia (razão da baixa de quase 150 policiais no período de 2013/2014).
Em suma, estamos cansados/exaustos e com os nossos direitos desrespeitados. Só nos resta pedir socorro aos dirigentes dos direitos humanos, às ONG´s, ao MP. Como podemos prestar um bom serviço à população desse jeito? Afinal as leis são ou não para ser cumpridas? O Chefe do Executivo está isento de cumpri-las?
Obs. Caso queira publicar essa minha ‘carta-desabafo”, sinta-se á vontade, antecipadamente os policiais agradecem.”
Para um Estado onde já há uma defasagem de tantos policiais civis e mais 150 pedem baixa, imagina-se como está o cenário da Segurança Pública.

MPF vai apurar desaparecimento de mamógrafo no município Piancó...

O Ministério Público Federal (MPF) da Paraíba vai apurar uma série de irregularidades envolvendo aparelhos de mamografia em três municípios do Estado. Entre os procedimentos está a instauração de um inquérito criminal para apurar o desaparecimento de um mamógrafo enviado ao município de Piancó e falta de monitoramento na manutenção dos equipamentos.
De acordo com o procurador responsável pela apuração das denúncias, Guilherme Ferraz, a prefeitura de Piancó informou ao MPF que não recebeu o mamógrafo. Por sua vez, o representante do órgão federal adiantou que cobrará explicações sobre o caso à Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“Nós queremos que a secretaria disponibilize os documentos que comprovem o envio do equipamento para o município. Também vamos solicitar informações ao Ministério da Saúde para saber para onde foi esse mamógrafo. De posse desses documentos, vamos passar à apuração criminal”, disse o procurador. A assessoria de comunicação da SES informou que o aparelho é de responsabilidade da gestão municipal.

PMDB de Itaporanga realiza convenção no próximo domingo...

O PMDB de Itaporanga comunica à todos os filiados que realizará Convenção Municipal neste domingo (9), das 9h às 17h, na Câmara Municipal, para Eleição, através do voto direto e secreto, do Diretório Municipal que será constituído de 25 membros, sendo 08 suplentes; 04 Delegados, sendo 04 suplentes; Comissão de ética e Disciplina e seus suplentes; Comissão Executiva e seus suplentes; Conselho Fiscal e seus suplentes [este último logo após a Convenção ou nos cinco dias subsequentes. O Edital de Convocação foi assinado pelo secretário geral do partido, Damião Ferreira Neves - um dos mais vigorosos pemedebistas do município ainda da ala do velho MDB. 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

RC pede para o arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto apelar pra Cássio não ser candidato...

Durou mais de duas horas o encontro do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), dias atrás, com a missão repassada a ele pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) de tentar convencê-lo a manter a aliança. Segundo o Portal Wscom, fontes disseram que Dom Aldo expôs uma série de argumentos tentando persuadir o senador, cujos dados lhe foram repassados pelo governador. 
A estratégia faz parte de uma grande articulação envolvendo nomes nacionais e pessoas próximas de Cássio tentando demovê-lo da candidatura. Diante da pressão, o senador resolveu não falar mais sobre o assunto e, conforme revelou um aliado de primeira hora, "ele só deve tratar do assunto depois do carnaval", fruto dessa mobilização.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Após ser cotado como vice de Cássio, Agra é atacado mas Nonato saiu em sua defesa e chamou a "turma" pro ringue...

Tentaram jogar o ex-prefeito Luciano Agra ao mar, mas a lealdade do presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira – vice-prefeito de João Pessoa – não deixou. Agra continua com a imagem intacta, com a mesma popularidade de quando deixou a prefeitura. Confirmasse que existe, de fato, uma preocupação com a movimentação política dele. Jogou-se ao meio-fio um vídeo onde mostra um servidor municipal à disposição do ex-prefeito, desvinculado da administração desde o último dia do mês de dezembro de 2011, depois de fazer o seu sucessor. Não houve a repercussão que esperavam. Ouviu-se poucos comentários a respeito do assunto. Ou seja, não deu em nada.
Repercussão mesmo ocorreu com a nota assinada por Bandeira na defesa de Agra. Começa com o presidente do PPS/Paraíba dizendo que “era muito estranho que apenas um dia após as criticas do ex-prefeito Luciano Agra às obras paralisadas e ao índice de reajuste salarial do Governo tenha surgido um vídeo policialesco, passado para alguns portais, onde os passos de um homem público são seguidos e um servidor público é envolvido em uma clara tentativa de intimidação em nosso Estado”.
Prosseguindo, Nonato destacou: “Desde a última campanha eleitoral que investigaram a vida do ex-prefeito e como não encontraram absolutamente nada que o desabonasse moralmente surgem agora com esse vídeo que lembra a época da ditadura em tentar calar os críticos do regime (…). O servidor público em questão é amigo há 30 anos e quando não está trabalhando tem sempre o ajudado em tarefas que ele não pode fazer sozinho”.
Aí o vice-prefeito Nonato Bandeira resolver fazer tremer os supostos adversários políticos de Agra. “Se for para discutir mordomias, compras abusivas e usos de automóveis, aeronaves e servidores públicos em benefício próprio ou de familiares, eu estou pronto para fazer o debate na mídia, nas ruas, na Câmara, na Assembleia ou na Justiça…”.
“… Mas tentar calar a voz de um homem de bem, inclusive sem mandato, recorrendo a expedientes pouco recomendáveis nós não vamos admitir”.
Nonato expôs, ainda, que “a aproximação do período mais decisivo do calendário eleitoral deste ano já tem deixado muita gente tensa (…). Esse vídeo policialesco é só o começo do que virá por aí…”.
“… Agra e quem ousar ter opinião firme e independente neste Estado que se preparem, pois sei o que enfrentamos na última disputa eleitoral”, concluiu. (Marcone Ferreira)

MP descobre ônibus escolares 'escondidos' na Cagepa, em JP, e cobra explicações do Governo

MP descobre ônibus escolares 'escondidos' na Cagepa e cobra explicações do Governo
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação do Ministério Público da Paraíba, promotora Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti, nesta terça-feira (04), constatou que mais de 150 ônibus escolares do Programa 'Caminhos da Escola', do Governo Federal, aparentemente novos, estão parados há mais de três meses nas instalações do prédio da Cagepa - Gerência Regional do Litoral, situado na BR 230.
A coordenadora solicitou uma reunião ao procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, e com a secretária Estadual de Educação, Márcia Lucena, a fim de que sejam esclarecidos os motivos dos ônibus escolares ainda não terem sido distribuídos aos alunos da zona rural que, em alguns municípios, são transportados em carros paus de arara, pondo em risco suas vidas.
O Ministério Público da Paraíba e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vêm, desde o ano passado, desenvolvendo um programa de fiscalização do transporte escolar. De acordo com informações do Caop da Educação, dos 1.289 ônibus vistoriados até agora em todo o Estado, 1.171 foram reprovados, o que corresponde a cerca de 92% do total. Apenas 118 veículos foram aprovados.

DPU entra com ação coletiva [abrangência nacional] para corrigir FGTS

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou ontem com uma ação coletiva na Justiça Federal no Rio Grande do Sul para garantir que a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja feita pelo índice de inflação. Segundo a DPU, o pedido tem abrangência nacional. A questão sobre índice de correção que deve ser adotado pela Caixa Econômica Federal tem gerado decisões conflitantes em todo o Judiciário. Segundo a DPU, a Taxa Referencial (TR) não pode ser usada para correção do FGTS porque não repõe as perdas inflacionárias.
Em algumas decisões, juízes de primeira instância têm entendido que a TR não pode ser utilizada para correção. A polêmica sobre o índice de correção a ser adotado deve ser resolvida definitivamente somente após a questão chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). No julgamento sobre o valor de correção de precatórios, o STF decidiu que deve ser utilizado o índice de inflação e não o da poupança.
O trabalhador que deseja entrar com ação na Justiça Federal para pedir a revisão da correção do FGTS entre 1999 até 2013, só será atendido na Defensoria Pública Geral da União (DPU) caso sua renda familiar mensal seja de até R$ 1.787,77. A família com rendimento superior a este valor deve procurar um advogado particular. A demanda nas unidades das DPU de João Pessoa e Campina Grande cresceu nas últimas semanas e o atendimento só é realizado via agendamento. Apesar disso, apenas 95 processos foram instaurados nas duas cidades, sendo cerca de 80 em Campina Grande e 15 em João Pessoa.
As duas unidades das DPU na Paraíba informaram que têm deficiência de pessoal e estrutura para atender todo o público que recorrer ao órgão solicitando ação na Justiça pedindo revisão do FGTS. Não há estimativa de quantos trabalhadores paraibanos têm FGTS com renda familiar de até R$ 1.787,77. O presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, disse ontem que caso o trabalhador busque um advogado particular para pedir a revisão da correção do FGTS na Justiça Federal não esqueça de assinar e ficar atento a todas as cláusulas do contrato, além de escolher alguém em quem confie. Na última sexta-feira, a Comissão de Ética da OAB-PB e o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) abriram um procedimento administrativo de ofício contra qualquer tipo de publicidade irregular promovida por advogados.
Já são oito escritórios na Paraíba notificados porque desobedeceram ao Estatuto da Advocacia (Lei Federal nº 8.906/94) e divulgaram material publicitário na imprensa (panfletagem, TV, rádio, jornal e internet). Segundo Odon Bezerra, essa postura é proibida e pode resultar em penalidades que vão de advertência até cassação do registro trabalhista na Ordem. A decisão da OAB e TED surgiu em decorrência da grande quantidade de ações judiciais movidas por trabalhadores paraibanos para correção do FGTS, o que estaria levando advogados a fazerem propaganda irregular dos seus serviços. “Esses oito escritórios vão ter que prestar esclarecimentos”, destacou Odon Bezerra. (com JP)

Dois Oficiais do Corpo de Bombeiros da Paraíba são condenados a 1.533 anos por desviar recursos do Funesbom...

Dois oficiais do Corpo Bombeiros foram condenados por desvios de recursos do Fundo Especial da corporação (Funesbom). Somadas, as penas totalizaram 1.533 anos. 
O julgamento começou pela manhã e terminou nas últimas horas desta segunda-feira (3) na Vara Militar do Fórum Criminal de João Pessoa. Foram levados aos bancos dos réus dois majores um coronel e um tenente coronel, mas apenas dois foram condenados.  
Os condenados foram o tenente coronel Horácio José dos Santos Filho e o major Marcelo Lins dos Santos. Os outros dois foram absolvidos. Horácio José dos Santos Filho e José dos Santos Filho foram considerados culpados nos crimes de peculato.
Confira, ao lado, parte da sentença:

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Aldinete irmão do prefeito de Itaporanga Audiberg Alves morre no final desta tarde vítima de infarto fulminante...

Faleceu no final da tarde desta segunda-feira (3), em Campina Grande, vítima de um infarto fulminante o amigo Aldinete Alves de Carvalho, irmão do prefeito de Itaporanga Audiberg Alves de Carvalho. Segundo as informações que acabam de chegar ao Blog, Aldinete foi acometido de um infarto na noite de ontem (2) e socorrido para o Hospital Distrital de Itaporanga aonde recebeu os primeiros cuidados médicos. 
Não tendo sucesso em sua reabilitação foi transferido com urgência para a Clínica Santa Clara, em Campina Grande. Lá, Aldinet foi submetido a um cateterismo mas não reagiu bem registrando um infarto atrás do outro. O prefeito Berguim, que o acompanhou até Campina, já tinha retornado à Itaporanga no começo da tarde de hoje e soube do falecimento do irmão agora no final da tarde.
Nossos sentimentos à família. Além de Aldinete, Berguim ainda tem uma irmã - Dalvinete.
Mais informações em instantes...

Comentários para este post:


Blogger Waldeban Medeiros disse...
Meus sinceros pêsames ao prefeito Aldiberg e a toda sua família e parentes enlutados!
3 de fevereiro de 2014 20:37
 Excluir
Blogger PAULO RICARDO SOUSA JOSÉ disse...
Morre um grande homem, não porque era irmão de prefeito, mas porque soube ser amigo dos amigos seja lá quem fosse,amigo ou não do prefeito.Aldinete foi figura folclórica,justo e sempre alegre,Itaporanga perde mais um que marcou sua história como homem bom e sincero.Meus sentimentos...
Pedro Filho e família.
3 de fevereiro de 2014 21:04
 Excluir

Ricardo Coutinho participa da abertura dos trabalhos na AL e minimiza críticas de Cássio e relação conturbada com a Casa...

ricardoal
O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou, na tarde de hoje (3), da abertura dos trabalhos de 2014 na Assembléia Legislativa quando fez um balanço dos seus três primeiros anos de gestão, afirmando que o Estado nunca esteve tão bem quanto em sua gestão. Ricardo minimizou, em contato com a imprensa, as declarações do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que na semana passada disse que a Paraíba tinha graves problemas nas áreas de segurança e saúde.  
Indagado como recebia as críticas do senador, Ricardo disse "que se alguém lhe apresentasse algum dado mostraria que os índices do seu governo são bem melhores do que os que recebeu das gestões anteriores a 2010". "Tiramos o Estado do déficit orçamentário no qual se encontrava; reduzimos de 58% o comprometimento da folha de pessoal para 47,5%, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Encontramos um cenário desafiador, mas hoje a realidade é outra. Para se ter um ideia dos avanços, são mais de R$ 6 bilhões em obras e investimentos simultâneos, que estão mudando a vida dos paraibanos", afirmou ao cutucar o tucano.  
Ele também minimizou o clima de enfrentamento, em determinados momentos, entre o Executivo e o Legislativo. No entanto, admitiu que as diferenças devem ser superadas em prol do povo. "Quando um poder confronta o outro é o povo que sai despedaçado, por isso não podemos deixar que o povo sai prejudicado por conta de nossas diferenças", declarou. No início do discurso, o governador disse que voltava a Assembléia com a cabeça erguida, pois colocou em prática tudo que prometeu quando subiu a tribuna pela primeira vez como governador. 

Governo da Paraíba anuncia concurso para a Polícia Militar...

Até o mês de abril, o edital de um novo concurso para a Polícia Militar deve ser lançado pelo Governo do Estado. Essa foi a promessa do governador Ricardo Coutinho durante a abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (3). Ricardo não revelou detalhes sobre a seleção, como o número de vagas que serão abertas, mas garantiu que o edital já tem data prevista para ser lançado.
De acordo com o site da PM, o último concurso realizado para corporação aconteceu em 2008, quando foram abertas mil vagas para soldados para João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira, sendo 50 vagas para candidatos do sexo feminino. No mesmo ano foi realizado um concurso para prestadores de serviço auxiliar voluntário como soldado temporário, que ofereceu mais 900 vagas para as mesmas cidades.
Neste concurso, também foram oferecidas 100 vagas para o Corpo de Bombeiros. Além disso, anualmente a Polícia abre vagas para o Curso de Formação de Oficiais. 

Carnaval 2014 em Piancó terá Capilé, Forró do Dono, Uz Frajolas, Forró da Canxa, Forró da Xeta Elétrico e Bereguedê, entre atrações: e, ainda, R$ 6 mil em premiação no I Concurso de Blocos...

A Prefeitura Municipal de Piancó anunciou nesta segunda-feira (3) a programação oficial do Carnaval 2014, um dos eventos mais tradicionais da cidade. A festa será realizada de 28/02 à 04/03 e a equipe organizadora informa que a programa inclui várias atrações musicais bastante conhecidas em todo o Nordeste. 
O prefeito Sales Lima (DEM) lembrou que no ano passado não pôde realizar um bom carnaval devido as péssimas condições financeiras que encontrou na prefeitura. "Devido a situação precária que se encontrava o município, ficamos impossibilitados de promover um bom carnaval. Mas, neste ano, nos organizamos de forma antecipada e realizaremos um dos melhores carnavais do Vale do Piancó", disse Sales.
A Prefeitura também irá promover o I Concurso de Blocos Carnavalescos de Piancó com eliminatórias nos dias 01 e 02 de março, às 20h, e finais nos dias 03 e 04, no Coreto da Praça Salviano Leite. A premiação é de R$ 3 mil [Primeiro Lugar], R$ 2 mil [Segundo Lugar] e R$ 1 mil [Terceiro Lugar]. A entrega dos prêmios acontece no dia 04 de março, logo após o resultado divulgado pelo júri, no Coreto da Praça Salviano Leite. 
A Programação Oficial é a seguinte:
Dia 28/02 - Sexta-feira: Às 20h, no Coreto da Praça Salviano Leite, show de abertura com orquestra, bandas, desfile de blocos, rei momo... Às 22h, no Palco Principal, apresentação da banda Flor de Lotus e às 24h show de Capilé e Banda.
Dia 01/03 - Sábado: Às 17h, no Palco Principal, Forró Deskolado; às 20h, no Coreto da Praça Salviano Leite, Desfile dos Blocos com orquestra Frevando em alto estilo; às 23h, no Palco Principal, Forró do Dono e, às 01h20min, Uz Frajolas.
Dia 02/03 - Domingo: Às 17h, no Palco Principal, banda Flor de Lotus; às 20h, no Coreto da Praça Salviano Leite, Desfile dos Blocos com orquestra Frevando em alto estilo; às 23h, no Palco Principal, Pegada de Barão e, às 01h20min, Netinho Lins e Forró da Canxa.
Dia 03/03 - Segunda: Às 17h, no Palco Principal, Banda Horizonte do Samba; às 20h, no Coreto da Praça Salviano Leite, Desfile dos Blocos com orquestra Frevando em alto estilo; às 23h, no Palco Principal, banda Lokomotiva e, às 01h20min, Forró da Xeta Elétrico.
Dia 04/03 - Terça-Feira: Às 17h, no palco principal, Banda Novo Samba; às 20h, no Coreto da Praça Salviano Leite, Desfile dos Blocos e entrega dos prêmios com orquestra Frevando em alto estilo; às 23h, no palco principal, banda Toque de Samba; às 01h, Banda Bereguedê e, às 5h, arrastão de encerramento do Carnaval 2014 saindo do Palco Principal e perfazendo um percurso que vai até a antiga usina voltando, logo em seguida, para fechar o evento no Coreto da Praça Salviano Leite. (com Ascom)

Termina quarta-feira prazo dado por deputado à prefeito da região para quitação de dívida...

Termina quarta-feira (6) o prazo final dado por um deputado "peso- pesado" para que um prefeito da região do Vale do Piancó pague os R$ 80 mil que recebeu durante a campanha eleitoral de 2012. Na época, o então candidato celebrou compromisso de apoiar o tal deputado em seu projeto de reeleição para a Assembléia Legislativa. Compromisso firmado, o deputado veio à cidade e além da $ubstancial ajuda na campanha discursou em palanque pedindo voto pra eleição do dito cujo.
Eleito, o prefeito passou a circular com o deputado em eventos tradicionais da cidade durante o primeiro semestre do ano passado. Ocorre que do segundo semestre em diante o deputado foi esquecido e não mais convidado pra festa alguma, sequer pro aniversário da cidade. Aí, no início deste ano sabendo de que o prefeito que ajudara a eleger tinha acabado de enrolar um deputado federal, que também lhe ajudou financeiramente, o deputado estadual estadual partiu pra ofensiva.
Mesmo sem ser convidado pra uma festa de rua promovida pela prefeitura o deputado apareceu de sopetão na cidade e cobrou o que lhe era devido. Surpreendido, em plena avenida, na presença de várias pessoas o prefeito ouviu poucas e boas do deputado que lhe dera prazo pra quitar a dívida. Semana passada o prefeito até esteve em João Pessoa tentando levantar a grana, pois um emissário do deputado virá pegar o dinheiro.
Um ponto pra quem adivinhar quem são os personagens desse entrevero....

Pôr do Sol de Coremas fica em 2º e Jacaré em Cabedelo 5º mais bonito do Brasil, aponta quadro do Fantástico...

Pôr do Sol de Coremas fica em 2º e Jacaré em Cabedelo é o 5º mais bonito do Brasil
A cidade de Coremas ficou em segundo lugar e Cabedelo em quinto de um quadro do Fantástico que escolheu o pôr do sol mais bonito do Brasil. Em Coremos o local foi do açude Estevam Marinho e a pôr do sol da Praia do Jacaré, em Cabedelo. Foram mais de quatro milhões de votos no site do Fantástico, em apenas dois dias -uma disputa acirrada entre cidades do Brasil inteiro. 
O pôr do sol mais bonito do Brasil é o de Presidente Epitácio, em São Paulo. Dois estados aparecem na foto mais votada na batalha do pôr do sol. A ponte que aparece na foto liga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Além de ser fundamental pra economia da região, a ponte também se tornou um grande cartão-postal. O sol se põe bem atrás da ponte, nas águas do Rio Paraná.

Veneziano diz que Cássio "quer brincar com consciência do povo..."

O pré-candidato ao Governo da Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), declarou neste final de semana que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) “está querendo brincar com a consciência do povo paraibano”. Durante passagem pela cidade de Guarabira, durante os festejos da cidade, o peemedebista avaliou que Cássio tem deixado as pessoas em “conflito” ao não definir de vez se é o não pré-candidato ao Palácio da Redenção.
“O senador está querendo brincar com a consciência dos paraibanos. Pois nesta intenção de sempre tergiversar, ele está deixando as pessoas em conflito para decidirem suas posições políticas e isso é prejudicial a política paraibana”, declarou o campinense durante entrevista ao jornalista Rudney Araújo, da Rádio Rural de Guarabira.
Para o ex-prefeito de Campina disse ainda que a atitude do tucano não tem sido salutar para o debate político no estado.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Wilka diz que apesar da gestão plena em Itaporanga serviços prestados no H.D.I são bancados pelo Estado; Falou sobre pactuação com municípios e por quê sua filha não quis assumir prefeitura durante férias de Berguim...

A diretora do Hospital Distrital de Itaporanga, Wilka Rodrigues, concedeu entrevista ao programa 'Titico Explica', deste sábado (1º), quando falou sobre variados assuntos sendo o principal deles a pactuação que está para ser firmada entre àquele nosocômio e os municípios da região para realização de cirurgias eletivas. Uma reunião nesse sentido foi realizada na última quarta-feira (29/01), na Amvap, que contou com a participação de cerca de nove prefeitos e secretários municipais de Saúde. Os municípios irão criar um consórcio para efetivar a proposta e na próxima quarta-feira (5) serão apresentados entre os envolvidos relatórios contendo a demanda e o custo necessário.
"Foi uma reunião bastante proveitosa e faz parte da proposta apresentada no primeiro encontro ocorrido em julho do ano passado quando o secretário estadual Wadson de Souza (Saúde) se comprometeu a preparar a infraestrutura no hospital, que já foi cumprida e está pronta para a realização de cirurgias eletivas", disse Wilka. Falando sobre a possibilidade da região contar com a implantação de um IML, a diretora lembrou que no ano de 2004, durante a Gestão Cássio I, ela e seu pai [o ex-prefeito Will] fizeram essa solicitação ao então secretário estadual de Segurança, Harrison Targino, e na época a equipe técnica da SEDS via a proposta como inviável. 
"Na época ele [Harrison] nos afirmou que seria inviável a implantação de um IML na região por vários motivos, sendo o principal, a falta de profissionais. Ele nos disse que primeiro seria implantado em Patos para atender toda o Sertão, porém, a maior dificuldade encontrada é com a falta de profissionais", disse. Wilka também discorreu sobre a necessidade de uma ampliação na hospital e afirmou que, apesar da Gestão Plena dos Recursos da Saúde em Itaporanga, o Governo do Estado tem bancado com recursos do Tesouro Estadual 100% da demanda naquela unidade de Saúde.
Wilka pontuou que a Prefeitura Municipal de Itaporanga jamais repassou o que é devido ao hospital, mesmo o serviço sendo prestado ali. Lembrou que, durante a gestão passada, foi convocada junto com o então secretário municipal da Saúde, Gaudêncio Mendes, para um acordo sem sucesso devido as ausências dele. A situação perdura na atual gestão, porém, ela acredita que agora o acordo será celebrado. 
"Os serviços prestados no hospital são bancados 100% com recursos do tesouro estadual, apesar da gestão ser plena em Itaporanga. O ex-secretário não firmou acordo porquê não concordava com os parâmetros colocados pelo Estado. Mas, agora, tenho confiança que o prefeito Berguim irá celebrar esse acordo e o município passará a cumprir com suas responsabilidades", enfatizou. A diretora falou também sobre um 'surto' de diarreia com o assombroso registro de 164 casos que deram entrada no hospital dias atrás, causados por vários motivos dentre os quais a má qualidade da água que é distribuída em Itaporanga. 
Por fim, perguntada porque sua filha, a vice-prefeita Taís, não quis assumir a titularidade do Executivo Municipal, durante as férias do prefeito, mês passado, Wilka disse que foi informada pelo prefeito Audiberg Alves dessa possibilidade ainda no mês de setembro, entretanto, ela, sua filha e o ex-prefeito Will [seu pai] decidiram pela negativa devido o pouco tempo no cargo. "Se Taís aceitasse assumir por 15 dias só aumentaria pra ela o título no currículum, mais nada, portanto, preferimos ajudar da forma como foi feita", disse.  
Wilka Rodigues está há mais de 10 anos no cargo, sendo nomeada nos Governos Cássio I e II e Ricardo Coutinho, com breve intervalo de um ano e meio durante o Governo Maranhão III [com cassação de Cássio]. O programa 'Titico Explica' é ancorado pelo Dr. Titico Pedro e co-apresentado pelo signatário do Blog, retransmitido todos os sábados, das 9h ao meio-dia, pela rádio Boa Nova FM e pelo Sistema Alternativo de Rádio.

Cássio vai à missa de Nossa Senhora Três Vezes Admirada, no Bessa...

cassiom cassiom1
Prestes e implodir a aliança com o PSB, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi à missa pedir proteção a Deus no enfrentamento aos adversários na eleição deste ano para o governo do Estado. Nitidamente, dá demonstrações de que esse é o caminho e ouviu inúmeras manifestações, antes e depois da celebração. O tucano estava acompanhado dos deputados Domiciano Cabral (DEM) e Vital Costa (PTB).
Claro que o motivo maior da presença de Cássio a missa Nossa Senhora Três Vezes Admirada, concelebrada pelo Padre Nilson no galpão improvisado na área interna do Aeroclube de João Pessoa, no Bessa, foi agradecer a Deus pela recuperação de sua mãe D. Glória Cunha Lima, que ainda está em processo de tratamento de um câncer. Um momento difícil do pretenso candidato a governador. O tucano sabe que irá precisar de muita reza para superar o que vem pela frente. Ele ainda não converteu-se a candidato. (com Marcone Ferreira)