sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

João entrega relatórios de Câmaras Temáticas coordenadas pela PB ao presidente do Consórcio NE

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (23), na Granja Santana, em João Pessoa, o governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Wellington Dias, ocasião em que entregou o plano de trabalho da Câmara Temática de Saneamento para o ano de 2022 e o relatório de boas práticas de gestão pública e inovação tecnológica referente ao ano de 2021. Os documentos são resultado dos trabalhos coordenados pela Paraíba no Consórcio Nordeste e serão utilizados como baliza para implantação de políticas de sucesso em todos os estados da região.

O plano de trabalho da Câmara Temática de Saneamento para o ano de 2022 prevê, dentre outras ações, a melhoria da eficiência energética; aperfeiçoamento de boas práticas dos estados e empresas de saneamento; compartilhamento de modelos de gestão; e implantação de investimentos conjuntos. Além disso, também ficará sob a responsabilidade da Câmara o apoio para a criação do escritório de projetos de saneamento do Consórcio e diagnóstico de oportunidades de investimentos. A estruturação dela terá como eixos principais a melhoria da eficiência dos sistemas, o saneamento rural e aspectos institucionais.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Aguinaldo Ribeiro anuncia liberação de recursos para o Ramal do Vale do Piancó, cuja primeira etapa é orçada em R$ 181,7 milhões.

Líder da Maioria no Congresso Nacional, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) comemora o relatório-final da LOA/2022, apresentada pelo deputado Hugo Leal ao Congresso Nacional, terça-feira (21), que incluiu as obras do Ramal do Piancó. 

Bandeira de luta do saudoso senador Zé Maranhão, a referida adutora está destinada a captar água no Trecho II do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no Distrito de Umburanas, em Mauriti no estado do Ceará pelo Rio Piancó até o Açude Condado, na Paraíba. De lá as águas seguirão até o sistema de barragens Coremas-Mãe D’Água situado no município de Coremas. O custo total referente à primeira etapa é estimado em R$ 181,7 milhões.

Aguinaldo comemorou o anúncio de liberação de verbas para o referido Ramal, uma das suas grandes bandeiras de luta, tendo contado inclusive com grande esforço do seu gabinete para que pudesse hoje, ser comemorado por toda a população paraibana que agora renova as esperanças de ter água chegando em suas cidades.

“Receber uma notícia como essa é motivo de alegria não só para mim, mas também para os demais parlamentares paraibanos, para gestores municipais e acima de tudo para a população da Paraíba que há tempos sonha com esse momento de ter água em suas cidades e em suas casas, para acabar desta forma um sofrimento que se estende por anos e se agrava na época da seca. Nós lutamos por essa conquista e nos alegramos em poder agora comemorar essa vitória” pontuou o líder.

A comemoração de Aguinaldo é ainda maior já que inicialmente o projeto seria excluído do orçamento após uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo sido trazido de volta após uma intervenção da bancada federal paraibana, que conseguiu reverter o quadro.

Além da atuação da bancada federal, Aguinaldo ainda destacou a postura do governador João Azevêdo que em Brasília discutiu o andamento das obras e reforçou a importância dos investimentos federais na obra para que os paraibanos possam ser beneficiados.

Ao lado de Hugo e Chica Motta, prefeito Dedé e secretário Tibério Limeira entregam Casa da Cidadania de Santana dos Garrotes

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entregou, nesta quarta-feira (22), a 32ª Casa da Cidadania, em Santana dos Garrotes, município com 7.500 habitantes, localizado na Região do Vale do Piancó, que agora não precisarão mais se deslocar para outras cidades para ter acesso à documentação. O equipamento deverá entrar em funcionamento na segunda quinzena do mês de janeiro, após o treinamento da equipe que ficará à frente da Casa.

O prefeito José Paulo (Dedé) presidiu a entrega do equipamento ao lado do secretário Tibério Limeira (Sedh), do deputado federal Hugo Motta (REP), da ex-deputada Chica Motta e dos prefeitos Nabor Wanderley (Patos) e Zezé Alexandre (Santa Luzia). 

Na nova Casa, a população poderá dispor dos serviços do Instituto de Polícia Científica (IPC), por meio do qual será disponibilizada a emissão de Carteira de Identidade (RG) Digital. Os moradores de Santana dos Garrotes e cidades vizinhas também poderão emitir a Carteira Profissional de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de terem acesso aos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).  O atendimento será prestado de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.  

Governador João Azevêdo assina hoje primeiro contrato de gestão da PB Saúde e anuncia convocação de 1.261 aprovados no concurso público

O governador João Azevêdo assina, nesta quinta-feira (23), o primeiro contrato de gestão da Fundação PB Saúde com o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Segundo o Governo do Estado, a gestão visa a execução das atividades de gestão e prestação de serviços de saúde, além de execução de ações, programas e estratégias das Políticas de Saúde.

Na ocasião, o chefe do Executivo também anuncia a convocação dos aprovados no concurso público da Fundação PB Saúde, que reuniu 16.954 candidatos. Serão convocados 1.261 profissionais, de forma gradativa, a partir de janeiro, após a conclusão das perícias médicas das pessoas com deficiência.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Lula quer Alckmin no PSD de Kassab que quer João, ampliando força e favoritismo pra reeleição na Paraíba.

Lula e Alckmin são o centro das atenções no país diante da formação de chapa favorita para vencer o pleito presidencial. Os dois se encontraram neste domingo (19) num jantar em São Paulo para mostrar que a união deles é a frente ampla tão sonhada. 

Alckmin representa para Lula uma alavancada de ao menos 8% em São Paulo ampliando a vantagem do petista no maior colégio eleitoral do país. Falta apenas decidir por qual partido o ex-governador será vice na chapa. O PSB foi a primeira opção.

A matemática de Lula é simples. A aliança com o PSB e demais partidos de esquerda já está firmada. Agora é avançar entre os partidos de centro e o PSD é o ninho ideal para o ex-tucano. Com isso, muda o cenário aqui na Paraíba. Pois, Kassab já trabalha a filiação do governador João Azevêdo no PSD.  Assim João fortalece mais ainda seu palanque e com Lula.

E projeto do PT de formar uma chapa com o ex-governador Ricardo Coutinho e o ex-prefeito Luciano Cartaxo, em aliança com a vice-governador Lígia Feliciano (PDT), ficaria em segundo plano. Também inclui o senador Veneziano (MDB), que vislumbra ser o candidato de Lula. Com Alckmin e João no PSD, Kassab tem muito mais força junto à Lula.  

Rafafá anuncia que aliados de Romero serão demitidos do governo Bruno: ‘não se serve a dois reis!’

Suplente de deputado federal e atual diretor de Manutenção do Hospital Municipal Pedro I, de Campina Grande, Rafafá (PSDB) publicou em uma rede social uma mensagem em tom de ameaça à aliados do ex-prefeito Romero Rodrigues.

Em um grupo de WhatsApp, ele diz que em janeiro muita coisa vai mudar, sugerindo cortes de indicações de Romero na administração municipal.

Na mensagem, o auxiliar de Cunha Lima avisa que “veremos quem é de grupo e quem tá querendo comer o “alheio””. E acrescenta: “Não se serve a dois Reis!”. Romero não participará do lançamento da pré-candidatura do primo de Bruno, Pedro Cunha Lima (PSDB), ao Governo da Paraíba.

domingo, 19 de dezembro de 2021

Romero Rodrigues viaja neste domingo para Porto Velho e suspende agenda politica para cuidar de familiares enfermos

O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD) suspendeu sua agenda politica e anunciou nas redes sociais que estará se afastando para cuidar de problemas de saúde de membros de sua família. Romero pediu a compreensão de todos e solicitou que a imprensa não criasse especulações sobre seu afastamento. 

Desde ontem (18) circula especulações de que o ex-prefeito participaria do anúncio nesta segunda (20) que o PSDB fará da candidatura do deputado federal Pedro Cunha Lima, ao governo. Alarme falso, então.

Romero Rodrigues viaja neste domingo (19) para Porto Velho, capital de Rondônia. Nas postagens o ex-prefeito não esclareceu quem seria o parente, mas pediu orações no momento para a gravidade da situação. As primeiras informações dão conta que Romero tem uma irmã que mora em Porto Velho.

“Em função de uma urgência de saúde de minha família estou suspendendo toda agenda política por período indeterminado, pela necessidade de acompanhar durante realização de exames estou viajando hoje para Porto Velho, razão pela qual gostaria de pedir compreensão pela suspensão de todos os compromissos pré-agendados, solicito se possível aos meus amigos da imprensa para não usarem meu nome nesse momento de dificuldade de saúde de nossa família, peço ainda as orações de todos!!!”

Cícero reafirma apoio à reeleição de João e antecipa: “Aguinaldo será o candidato ao Senado”

O prefeito Cícero Lucena elevou a temperatura do debate em torno da candidatura ao Senado na chapa do governador João Azevedo. Segundo Cícero, “(o candidato) será Aguinaldo (Ribeiro), porque na composição da chapa tem que se buscar o equilíbrio regional e eleitoral”.

Ou seja, Cícero bateu o martelo, sinalizando que a vaga é de seu partido, o Progressistas. Com isso, praticamente afasta a possibilidade da candidatura do também deputado Efraim Filho que, a partir de agora, diante de um fato praticamente consumado, deve buscar outras alternativas.

Cícero ainda encontrou fôlego para cravar seu apoio à reeleição de João Azevedo: “Se, em 2020, o governador apoiou a nossa candidatura, julgando importante João Pessoa eleger um aliado, temos que ser coerentes, e, em 2022, vamos apoiar propor a reeleição de um aliado, porque temos uma aliança que vem dando certo.”

Ex-deputado Benjamin Maranhão tenta interditar a mãe, ex-prefeita Wilma, mas juíza diz que ela está lúcida...

A juíza Daniela Falcão Azevedo, da 6ª Vara de Família da Capital, revogou o processo de interdição movido pelo ex-deputado federal Benjamin Maranhão, do MDB, contra a sua mãe Wilma Maranhão (irmão do saudoso senador Maranhão), ex-prefeita de Araruna, de 78 anos. A magistrada analisou laudos médicos e depois disso decidiu reconsiderar decisão anterior que concedeu a tutela de urgência, com inclusão de documentos e inclusive laudos médicos, que atestam a lucidez da genitora do autor.

Benjamin argumenta que a mãe estaria com déficit cognitivo, necessitando de auxílio de terceiros para os atos da vida civil. Ele afirmou à Justiça que houve o agravamento da doença em fevereiro de 2021. A juíza entendeu de forma diferente. “Visto que não se enquadra nas hipóteses legais para concessão da curatela, não havendo elementos probatórios suficientes, em uma análise de cognição sumária, que atestem a incapacidade civil da Sra. WILMA TARGINO MARANHÃO. Na verdade, os documentos recentes juntados aos autos, bem como a certidão do oficial de justiça responsável pela citação da ré, afirmam seu atual estado de lucidez”. (com Maurílio Júnior)