sábado, 22 de janeiro de 2022

Estado publica MP com tabela de reajuste aos policiais da Paraíba; veja

O governador João Azevêdo publicou, neste sábado (22), no Diário Oficial do Estado, a medida provisória que reajusta os salários dos servidores da Paraíba em 10%. A MP divulgou os detalhes das remunerações dos militares e civis, que no início do mês promoveram manifestações por melhorias para categoria.

A Civil entrou em acordo com o governo, mas a PM não. O deputado estadual Cabo Gilberto (PSL), líder da oposição na Assembleia e pré-candidato ao governo, é quem comanda uma espécie de “greve branca” dos militares.

A Medida Provisória também confirma o reajuste para os professores da Rede Estadual de Ensino no percentual de 31,3%. Veja, abaixo, a tabela com as novas remunerações das forças de segurança da Paraíba publicada em Diário Oficial.

Após encontro com Veneziano, Almir Mineral vai assumir comando do MDB de Patos e será pré-candidatura a deputado estadual

O ex-vereador de Patos Almir Mineral revelou, nesta sexta-feira (21), que será pré-candidato a deputado estadual e recebeu uma missão do senador Veneziano, presidente estadual do MDB, para que ele assuma o comando do partido na 'Morada do Sol' com intuito de reforçar a legenda engajando nomes e lideranças da Região das Espiranhas para o pleito deste.

O MDB em Patos estava sob o comando do ex-prefeito Dinaldinho Wanderley, que decidiu abandonar a política. Almir Mineral afirmou que todos estão na expectativa do anúncio da pré-candidatura de Veneziano ao governo do estado, porém, disse que ele (Veneziano) ainda não confessou diretamente, mas tudo indica que venha a ocorrer, se não no final desse mês de janeiro, no início do mês de fevereiro.

com Jordan Bezerra

Adriano Galdino, Wilson Filho, Taciano Diniz e Branco Mendes serão os principais nomes apoiados para deputado estadual em Piancó

No município de Piancó a eleição deste ano será travada de forma intensa e bem disputa pelos grupos locais, principalmente, em nomes de quatro deputados que buscam a reeleição: Adriano Galdino, Taciano Diniz, Wilson Filho e Branco Mendes. Informa Antônio Cabral, em seu blog que você confere AQUI 

Adriano Galdino vai receber nos próximos dias o forte apoio do grupo liderado pela ex-prefeita Flávia Galdino (parentesco longe, diga-se de passagem), seu filho o atual prefeito Daniel e 8 vereadores que forma a base de situação na câmara local. Em 2018, Flávia junto com Daniel votaram em Tovar, que teve no município 2.355 votos.

Wilson Filho terá o apoio do grupo liderado pela ex-vereadora Cristiane Remígio, que foi candidata a prefeita pela oposição em 2020. Já Taciano Diniz será apoiado pelo ex-prefeito e atual vice-prefeito Sales Lima. Enquanto Branco Mendes será votado pelo ex-prefeito Edvaldo Caldas e líder Paulo Barbosa.

Moradores entram com ação na justiça contra Marcolino Construções Ltda após edifício ser transformado em hotel sem autorização dos proprietários

Moradores do Residencial Quality Suítes, localizado no bairro de Tambaú, em João Pessoa, estão vivendo “um pesadelo”, isso porque o empreendimento foi transformado em hotel pela construtora da obra, sem autorização dos proprietários dos apartamentos.

O caso veio à público ontem (21) no programa 360 Graus. O advogado Dr. José César Cavalcanti, que representa os residentes do local, explicou que o residencial foi entregue à empresa Atlantica Hotels International que alterou o modus operandi do edifício, que passou a funcionar como um hotel.

Segundo o advogado, os moradores ainda enfrentam outro impasse pois, devido à mudança para hotel, eles estão impedidos de usarem as áreas comuns do edifício, como garagem e a cobertura, onde foi instalado um bar com serviço terceirizado.

Insatisfeitos com a situação, os proprietários dos flats ingressaram com uma ação judicial e o desembargador Abraham Lincoln, da 2ª Câmara Cível da Capital, determinou que o Quality Suítes volte a ser um edifício residencial, como foi vendido aos residentes. O advogado explicou que em todas as documentações referentes ao prédio registradas na Prefeitura Municipal de João Pessoa consta que ele foi projetado para ser um residencial e não um hotel.

A ação impetrada pelos moradores do Quality Suítes recebeu parecer favorável da Justiça em 31 de agosto de 2021, quando foi recomendado que a Marcolino Construções Ltda, responsável pelo projeto, removesse a Atlantica Hotels da administração do edifício para que ele deixe de ser usado como hospedagem para turistas. Contudo, até a presente data, a decisão judicial não foi cumprida pela empresa e os proprietários seguem com seus direitos limitados dentro de seus próprios lares.
com Blog do Dércio.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Articulando apoios no interior: Veneziano se reúne com médico Zé Célio, candidato a deputado estadual, e Inaldo Leitão para formar seu palanque em Sousa

Com nome na praça de 2022, o senador Veneziano Vital (MDB) segue cumprindo o script de pré-candidato ao governo, sem dizê-lo oficialmente. Na tarde desta sexta, se reuniu com duas lideranças políticas de Sousa. Informa Heron Cid.

Em seu apartamento no Bessa, em João Pessoa, o anfitrião médico Zé Célio, pré-candidato a deputado estadual. O ex-deputado federal Inaldo Leitão participou do encontro. Ao final, Veneziano avaliou o encontro: “Foi uma profícua oportunidade para planos políticos”. 

Uma frase ideal para manchete em ano eleitoral.

Filho de Marcelo Queiroga vai se filiar ao PL na Paraíba e poderá disputar vaga de deputado federal

O filho do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai se filiar ao PL, segundo revelou o deputado Wellington Roberto ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (21). Marcelo Antônio Cartaxo Filho deve disputar o cargo de deputado federal pela Paraíba.

"Vou filiar ainda essa semana. O filho de Marcelo Queiroga está sendo filiado ao PL. Já o convidei para disputar uma cadeira na Câmara Federal", revelou o parlamentar. Segundo Wellington, o filho de Marcelo Queiroga "é um menino extremamente inteligente, corretíssimo, um jovem que deve assumir, em breve, o PL Jovem aqui na Paraíba."

Ao entregar liderança ao prefeito Bruno, vereador diz que seu e o maior líder de Campina é Romero: "Meu líder é Romero, que elegeu o atual prefeito".

Depois de entregar a liderança do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) na Câmara, o vereador Alexandre do Sindicato (PSD) disse que o seu maior líder é Romero Rodrigues (PSD). O ex-prefeito de Campina Grande tem se aproximado cada vez mais de uma composição com o governador João Azevêdo.

À 98 FM, Alexandre (na foto com Romero) afirmou que espera ouvir de Romero uma posição oficial acerca das movimentações, que para o parlamentar, são claras. “Meu líder é Romero, que elegeu o atual prefeito e a maior bancada da Câmara. Ainda não ouvi de Romero que ele já aderiu a João. Há uma movimentação muito grande, mas precisamos ouvir do nosso maior líder”.

Na última quarta-feira (19), um grupo de aliados de Romero foi à Granja Santana e aderiu ao projeto de reeleição de João Azevêdo.

Lira decide ser candidato a deputado federal junto com Romero e projetam eleger 3 deputados federais pelo PSD

O ex-prefeito de Campina Grande e presidente estadual do PSD, Romero Rodrigues se reuniu nesta sexta-feira (21) com o ex-senador Raimundo Lira e o convenceu para ser candidato a deputado federal nas eleições de 2 de outubro vindouro e não mais para senador como ele havia anunciado dias atrás.

Romero projeta formar chapa competitiva no PSD com a possibilidade de eleger três deputados federais e até cinco estaduais. "Uma boa e definitiva conversa com o Sen Raimundo Lira que abraçou a causa de estarmos juntos em uma pré-candidatura para elegermos 3 Deputados Federais", disse em suas redes sociais.

Wellington Roberto prevê PL à frente de palanque para Bolsonaro na Paraíba com Queiroga, Cabo Gilberto, Bruno e Nilvan.

O deputado federal Wellington Roberto, presidente estadual do PL, previu palanque competitivo na Paraíba para a reeleição de Bolsonaro formado pelo atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o deputado estadual Cabo Gilberto, o comunicador Nilvan Ferreira e o jovem Bruno Roberto, candidato ao Senado.

Ele informou que o PL está se preparando para eleger três deputados federais e cinco deputados estaduais em 2022. "No caso do ministro Marcelo Queiroga, ele é que vai decidir sobre o que aceitará como missão do presidente Jair Bolsonaro na Paraiba", afirmou.

Wellington Roberto explicou que tem mantido contatos permanentes com o deputado Cabo Gilberto e Nilvan Ferreira construindo projeto comum.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

João Azevêdo propõe e os professores da rede estadual de ensino aceitam reajuste de 31,3% para ativos e aposentados

O secretário de Educação, Cláudio Furtado, revelou que o Governo da Paraíba propôs um reajuste salarial de 31,3% para os professores da Rede Estadual de Ensino, durante reunião com a categoria realizada nessa quarta-feira (19).
Os professores da Rede Estadual de Ensino aceitaram a proposta de reajuste. A decisão foi tomada há pouco em assembleias regionais. O reajuste será de 31,3% para os ativos e aposentados da categoria. A informação foi repassada ao blog pelo Coordenador do Sindicato dos Professores, Antônio Arruda.

“A gente sabe da importância da valorização da classe. O governador fez uma proposta ontem que é um índice de 31,3% já a partir de janeiro para todos os profissionais do magistério. Se houver uma portaria do FNDE, que eleve esse valor para 33,33%, esse valor será pago com o retroativo”, disse Furtado nesta quinta-feira (20), em entrevista à Rádio 98 FM.

Na conversa, o governador João Azecvêdo ainda garantiu que as aulas voltarão no mês de fevereiro, no formato híbrido, mesmo com o elevado número de casos da Covid-19 e a disseminação da da variante da Influenza A H3N2.

“A gente volta ainda de forma híbrida, mas aumentando a quantidade de horas presenciais. Terminamos o ano passado com 30% do conteúdo presencial e 70% remoto e vamos passar agora para 50% e 50%”, salientou.

Segundo Cláudio Furtado, no mês de março haverá uma nova testagem dos estudantes da rede estadual onde será avaliada a prevalência de infecção pelo coronavírus, estudo que servirá como base para que a volta das aulas presenciais possa acontecer na Paraíba.

“Estou pronto para o Senado”, garante Aguinaldo Ribeiro rechaçando boatos sobre desistência espalhada por adversários

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro confirmou nesta quinta-feira, 20, que está pronto para servir à Paraíba no Senado Federal. Diante dos boatos, especulações e até mesmo fake news que têm surgido sobre seu nome nos últimos meses, o parlamentar afirmou não estar preocupado com esses atos. 

Para ele, é preciso focar em ações e projetos que possam auxiliar nos problemas reais da vida dos paraibanos. “Não temos tempo para perder com esse tipo de notícias. O meu foco é ajudar o nosso estado. Discutir e apresentar soluções. Estou preocupado é com o povo da Paraíba”, disse o deputado.

O deputado reforçou que os paraibanos estão enfrentando momentos de crise, com o desemprego e alta nos preços de itens básicos, por exemplo, sendo estes os reais problemas que devem ser combatidos. ”É nessas áreas onde devemos focar nossos esforços. Quem fica plantando esse tipo de notícia especulativa deve ser alguém preocupado comigo”, comentou.

Emedebista histórico, Roberto Paulino lamenta afastamento de Veneziano e afirma votará em João Azevêdo

Filiado histórico do MFB, o ex-governador Roberto Paulino revelou que lamentou a decisão do senador Veneziano de se afastar do governo com entrega do cargo pela ex-secretária, Ana Claudia, entretanto, informou que se manterá no MDB mas votando na reeleição de João Azevêdo.

"Quero dizer que fui para o Governo pelas mãos do senador Veneziano construindo minha palavra de apoio ao governador, por isso, convencido do trabalho operoso de João Azevêdo me manterei no partido votando na reeleição de João", comentou.

Roberto Paulino revelou ainda que o deputado estadual Raniery Paulino está chegando de viagem e vai decidir sobre seu futuro partidário.  ” Vamos avaliar”. Ele lembrou que em 2018, a então suplente de senadora Nilda Gondim (hoje senadora) votou em João Azevêdo divergindo do partido mas não sofreu retaliações.

"Espero ter o mesmo tratamento", finalizou.

'Me bote pra fora': Indicado por Veneziano executivo da SEAM, Galego do Leite disse que não vai entregar o cargo e sim aguardar iniciativa (de demissão) parta do governador

Secretário Executivo de Estado da Articulação Municipal, ex-vereador campinense Galego do Leite disse que não pretende seguir o gesto de Ana Cláudia, que era titular da pasta, e entregar o cargo para o qual foi indicado pelo senador Veneziano (MDB) no governo do Estado. 

Galego do Leite optou por aguardar que a iniciativa parta do governador. João Azevêdo recebeu adesão na noite de ontem, logo após o desfecho com Ana Cláudia, aliados do ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) que vão ocupar gradualmente os espaços que vinha sendo ocupado pelo grupo de Veneziano.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

PSD na Paraíba será comandado por João Azevêdo e Kassab aconselha Romero a anunciar logo aliança com o governador

O governador João Azevêdo deve comandar o PSD na Paraíba independente do posicionamento do ex-prefeito Romero Rodrigues, atual presidente estadual da legenda. Informa Fabiano Gomes. Com a federação Cidadania/PSDB já pronta pra ser fechada em torno da candidatura de João Dória (PSDB) à Presidência da República fica inviável o controle na Paraíba para o governador que já declarou voto em Lula.

Comandante nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab confidenciou a um influente paraibano, ex-ministro como ele, que lhe fazia uma visita que deixara o partido a inteira disposição de João Azevêdo independente da escolha de Romero, para o governador comandar a legenda na Paraíba. Kassab, ainda, aconselhou Romero - que será candidato a deputado federal - a unir-se a João Azevêdo.

A fila anda: após saída de Veneziano da base, aliados de Romero fecham com João Azevêdo que terá o palanque que queria em Campina Grande

Aliados do ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) anunciaram nesta quarta-feira (19) adesão ao governador João Azevêdo (Cidadania).

Participaram da reunião, na Granja Santana a já secretária Eva Gouveia (PSD), o ex-secretário de Saúde de Campina Grande, Filipe Reul, e vereadores aliados de Romero como: Pimentel Filho (PSD), Teles Albuquerque (PSD) e Dra. Carla (PSC).

O encontro aconteceu justamente após a esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Ana Cláudia Vital, entregar a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal.

Veneziano rompe e comunica a João que será candidato ao governo em aliança com PT de RC/Cartaxo e (?) o PDT de Lígia Feliciano; Resta agora Efraim Filho decidir se segue pra oposição também

Acabou o mistério. O senador Veneziano Vital do Rego, em conversa com o governador João Azevedo teria comunicado afastamento de sua base e confirmando sua decisão de disputar o governo do Estado, pelo MDB. Também entregou o cargo de sua esposa, a secretária Ana Cláudia (Articulação).

A decisão de Veneziano vem poucas horas após as articulações protagonizadas, na Paraíba, pelo seu irmão, o ministro Vital do Rego Filho, que deu entrevistas à mídia paraibana nos últimos dias, considerado o mentor intelectual do grupo. Também é consequência de recente encontro do próprio Veneziano com o ex-ministro Zé Dirceu.

Pelo que já se comenta, Veneziano deverá se apresentar como candidato de Lula no Estado, numa composição de seu partido, o MDB, com o PT de Ricardo Coutinho e, provavelmente, o PDT de Lígia Feliciano. Nesse desenho, especula-se que o ex-prefeito Luciano Cartaxo deverá indicar o candidato a vice, talvez sua esposa Mariza.

Dentre os movimentos aguardados para as definições das chapas resta agora a posição a ser tomada pelo deputado federal Efraim Filho e seu pai secretário Efraim Morais, que ocupa Secretaria de Estado da Agropecuária e Pesca. Efraim Filho espera ser o senador na chapa de João, caso não aconteça deve migrar pra oposição ao governo também.

Ana Cláudia entrega cargo a João Azevêdo e Veneziano é chamado na granja para conversa com governador

A secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia Vital do Rêgo, entregou nesta terça-feira (18) o cargo que ocupava no Governo do Estado, cumprindo uma sinalização que já havia sido feita pelo seu esposo, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

Segundo informação obtida pela reportagem, Ana Cláudia falou pessoalmente com o governador, ocasião em que fez um balanço das ações à frente da pasta e agradeceu pelo tempo em que exerceu a função administrativa.

Azevêdo, porém, solicitou uma conversa com Veneziano Vital. A reunião entre eles está ocorrendo na tarde desta quarta-feira (19), na Granja Santana, e envolve o contexto político de 2022 e a relação dos dois políticos na disputa eleitoral deste ano.

Veneziano Vital do Rêgo é cotado para disputar o Governo da Paraíba com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) em meio a um distanciamento com o atual governador. A postulação do emedebista já conta, inclusive, com o apoio da direção nacional do MBD e com a simpatia do ex-presidente Lula.

‘Preparada, com vontade e com desejo’; Lígia Feliciano diz que está na hora da Paraíba ter uma mulher como governadora

Em entrevista nesta quarta-feira (19), ao Arapuan Verdade, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) disse que ao entregar seu cargo de secretário de Estado do Turismo, que seu filho Gustavo ocupava, ao governador João Azevêdo, não houve uma tentativa por parte do governador de mantê-la no governo.

Após ser vice no mandato do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e no mandato do governador João Azevêdo (Cidadania), a pré-candidata ao governo declara que conhece toda a Paraíba da melhor forma e encheu o seu coração de sonhos para realizar no estado.

“Após uma análise eu me sinto preparada, com vontade e com desejo. Está na hora de ser pré-candidata ao governo do estado e pretendo cumprir um sonho de continuar o que está bom, melhorar o que está ruim e fazer o que nunca foi feito”, disse.

Lígia enfatizou que é hora de fazer as coisas de uma forma diferente e a Paraíba evoluir tendo a primeira mulher no governo do estado. Lígia também comentou que vem dialogando com o PT, do ex-presidente Lula e há uma grande possibilidade de ter Ricardo Coutinho como senador na sua chapa.

“É uma construção, a gente não sabe o futuro, temos que analisar. Cada partido tem sua autonomia; o PT e o PDT têm muito em comum, é uma história de 20 anos caminhando juntos”, concluiu.


terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Irmão de Romero, deputado Moacir Rodrigues admite se filiar ao PSD e revela indefinição no apoio à reeleição de João Azevêdo

O deputado estadual Moacir Rodrigues (ainda no PSL) admitiu, hoje (18), ingressar nos quadros do PSD, presidido na Paraíba pelo seu irmão, ex-prefeito Romero Rodrigues (Campina Grande). Ele também disse que outra opção partidária seria o PL, legenda do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com Moacir, no momento não existe uma preferência por uma das duas legendas: “Estou meio a meio”, disse o parlamentar.

Questionado sobre o seu posicionamento em relação ao possível apoio a João Azevêdo, Moacir evitou antecipar uma decisão e disse que ainda não conhece quem são todos os prováveis candidatos e suas chapas. “Eu não vi as chapas, eu não sei quais são as chapas que tem, quem é candidato, se o próprio João é candidato, qual o partido de João”, observou.

No final do ano passado, Moacir Rodrigues admitiu apoiar e integrar a base aliada de João Azevêdo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Prefeito do PSDB declara apoio à reeleição do governador João Azevêdo

O prefeito de Pilõezinhos, Marcelo do Sindicato (PSDB), anunciou, nesta terça-feira (18), adesão à base aliada do governador João Azevêdo (Cidadania). O anúncio ocorreu após reunião com o chefe do Executivo estadual que também contou com as presenças do presidente do Cidadania na Paraíba, Ronaldo Guerra, e do presidente do Cidadania de Guarabira, Célio Alves.

Na ocasião, o prefeito Marcelo do Sindicato enalteceu a receptividade do governador João Azevêdo aos pleitos do município. “Apresentamos ações para melhoria de acesso a Pilõezinhos, do abastecimento de água, casas populares, muros de arrimo e tenho certeza de que a nossa população só tem a ganhar”, disse.

Ele também garantiu apoio à reeleição de João Azevêdo no pleito deste ano. “A Paraíba precisa continuar com esse projeto para continuar avançando. Em Pilõezinhos temos várias ações do Governo do Estado e com essa união poderemos trazer dias melhores para o nosso povo”, acrescentou.

O presidente do Cidadania de Guarabira, Célio Alves, destacou a importância do apoio do prefeito Marcelo do Sindicato ao projeto do governador. “Pilõezinhos tem recebido um olhar atencioso de João Azevêdo que tem canalizado diversos investimentos como creches e travessia urbana e essa decisão do prefeito Marcelo é o desfecho do reconhecimento a essa da forma que o governador trata os municípios, colocando os interesses da população acima da política”, disse.

Marcelo do Sindicato foi eleito prefeito em 2020 com 52,67% dos votos válidos.

Pedro admite uma possível aliança com Veneziano para enfrentar João Azevêdo

O deputado federal e pré-candidato a governador da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), não descarta uma possível aliança política com o  MDB que é presidido pelo senador Veneziano Vital do Rêgo. Pedro disse que é necessário, primeiro, saber se os partidos serão ou não oposição ao governo João Azevêdo para que haja avanços na direção de uma aliança das oposições nesse sentido.

“Se lá na frente algum partido se sentir conectado com a nossa mensagem, com o nosso propósito e a nossa forma de fazer. Chegue junto que será muito bem-vindo”, disse o deputado. As declarações foram dadas durante o programa Hora H, da Rede Mais Rádio, na noite desta segunda (17).

Nova regra para distribuição de vagas pelas sobras pode dificultar para pequenos partidos nas eleições de outubro

A nova regra aprovada pelo Senado Federal em 22 de setembro do ano passado para a divisão das vagas distribuídas por meio das “sobras eleitorais” nas eleições desse ano, pode dificultar a situação dos pequenos partidos no preenchimento das vagas das 36 cadeiras da Assembleia Legislativa da Paraíba e das 12 vagas do estado na Câmara Federal.

O texto aprovado estabelece a necessidade de os partidos obterem o mínimo de 80% de votos do quociente eleitoral para poderem eleger representantes pelas “sobras partidárias” para as disputas dos cargos proporcionais de deputados federal e estadual.  

De acordo com o pesquisador Genival Junior, do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, isso significa dizer que partidos menores que disputam uma única vaga, por exemplo, terão que ter pelo menos 10% de votos a mais do que a votação necessária nas eleições de 2018, onde o limite mínimo para eleger a sua representação ficou estabelecido em 70% do quociente eleitoral.

“Se tomarmos por base as eleições de 2018 na Paraíba, que teve um quociente eleitoral para deputado federal de 165.781 votos, 80% dessa votação seriam 132.625 sufrágios, total necessário para qualquer partido disputar a primeira vaga na sobra e na média partidária, caso dispute pela sobra a segunda, terceira, ou quarta vagas, e assim sucessivamente. Com 70% dos votos, por exemplo, regra válida em 2018, esse quantitativo cairia para 116.781 sufrágios, facilitando a vida dos pequenos partidos. No caso de deputado estadual, o quociente eleitoral na Paraíba em 2018 ficou em 56.984 votos, total que para as legendas disputarem vagas sem atingir esse quantitativo em 2022, teriam que alcançar pelo menos 45.587 votos. O mesmo vale para quem disputar da segunda vaga em diante, em termos de média partidária. Com os 70% de 2018, esse quantitativo cairia para 39.889 votos”, explicou Genival Junior.

Ele acrescentou que diferentemente das eleições de 2018, onde ainda existiam as coligações e só os partidos que atingiam o quociente eleitoral disputavam as vagas, as eleições deste ano serão a primeira a experimentar até quanto os partidos grande e pequenos poderão ser prejudicados ou beneficiados com a nova regra, pois além de termos os chamados grupos “puro-sangue”, teremos também as federações de partidos, fato que pode dar aumentar o número de vagas preenchidas através das sobras, e dar uma configuração diferente na distribuição das vagas, comparando com o pleito anterior.

O fato estratégico segundo o pesquisador, será a necessidade de conseguir essencialmente a formação de um grupo eleitoralmente mais qualificado e alcance estrategicamente as diversas regiões do estado, um dos fatores determinantes segundo ele, para assegurar maior representação proporcional no resultado nas urnas.

com Patos Online

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Chico Mendes segue avançando e 'amarra' apoio de ex-prefeito de Junco do Seridó e vereadores à sua pré-candidatura para deputado estadual

Ao lado do ex-prefeito de Junco do Seridó, Kleber Medeiros, os vereadores Igor Nobrega, Zé Márcio e Mir, o pré-candidato a deputado estadual, Chico Mendes (Cidadania), participou no último final de semana das festividades da padroeira da cidade e aproveitou para ouvir lideranças políticas locais.

Em uma reunião bastante produtiva, Chico Mendes (que é prefeito de São José de Piranhas) discutiu todo um planejamento de sua campanha, bem como diretrizes e pautas para futuras reuniões, onde a pauta será ações e encaminhamentos para obras e investimentos em todo município.

“Gostei demais da receptividade e do calor humano. Pessoas simples e comprometidas com o crescimento econômico. Por exemplo. Com os suplentes de vereador, falamos sobre geração de emprego, parceria com o governo estadual e federal. Tratei de esclarecer que estaremos juntos no mesmo barco. Como prefeito de São José de Piranhas e empresário que sou, minha experiência vai contribuir e ajudar no que for possível. Observei todos os pontos e vamos focar para que mais na frente possamos consolidar o projeto que será sem dúvida vencedor. Na Assembleia Legislativa vamos fazer diferente ”, explicou

Cidadania fecha 4ª-feira federação com PSDB e João diz que só fica na fusão se tiver autonomia para votar em Lula.

O Cidadania reúne sua Executiva Nacional quarta-feira (19) para fechar questão sobre a federação com o PSDB, que fará o mesmo no dia 23 próximo. Um dos imbróglios regionais a ser resolvido é o da Paraíba com as duas candidaturas postas: a reeleição do governador João Azecêdo (Cidadania) e a da oposição encabeçada pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). 

Com a fusão entre as duas legendas, ou João ou Pedro sai e procurar outro partido juntamente com seus respectivos grupos. Não há possibilidade de convivência neste cenário. Há uma regra de ouro no acerto da federação que nos estados aonde houver governador, este comanda o conglomerado. Roberto Freire, líder do Cidadania, garantiu isso à João Azevêdo - único governador do partido.  

Mas, tem um problema a ser resolvido. A fusão Cidadania/PSDB terá o governador João Dória (PSDB) como candidato a presidente e João Azevêdo já disse que vota em Lula. Só deixa a fusão caso não tenha autonomia nesse sentido: “caso eu venha perder autonomia para as minhas decisões, de conformidade com o meu entendimento político.” 

“Eu tenho dito claramente e por diversas vezes que o meu voto é de Lula,” reforçou. No entendimento do governador, a semana é decisivo para que ele possa ter uma posição, quando haverá reunião da Executiva nacional para deliberar sobre a federação partidária, o que está sendo debatido nos bastidores. “Espero que as definições cheguem o mais rápido possível,” comentou.

Se não tiver autonomia para suas decisões, João Azevêdo deve ir pro PSD, do ex-prefeito Romero Rodrigues, ou ate voltar pro PSB.

Carol Gomes deve fechar candidatura a deputada estadual pelo Pros após se reunir com dirigentes do partido

Ronaldo Meneses, Balduino, Fábio e Eduardo Carneiro, e Carol Gomes
Vereadora e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campina Grande, Carol Gomes foi anunciada como pré-candidata a deputada estadual pelo PROS durante reunião ocorrida no fim de semana recém-findo na 'Rainha da Borborema'.

Esposa do prefeito André Gomes (Boa Vista), Carol esteve acertando os ponteiros de sua candidatura juntamente com dirigentes do partido na Paraíba: o presidente estadual da legenda, Fábio Carneiro; o deputado estadual Eduardo Carneiro; o presidente da legenda em CG, Ronaldo Mendeses; e o suplente de vereador Balduino Neto. 

A reunião serviu para definir a formação da chapa proporcional que disputará cadeiras na Assembleia Legislativa este ano. 

Romero retoma agenda política ao lado de Eva em meio a convite do PSD para João

O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), retomou, ontem (16), a sua agenda política. Romero participou de um encontro, em Cruz do Espírito Santo, ao lado da Secretária de Estado, Eva Gouveia (PSD).

O evento em questão tratou da filiação do presidente da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Paraíba (Unicafes/PB), Jaciel Franklin, aos quadros do PSD. A reaparição de Romero se dá logo após Eva Gouveia afirmar que ela e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fizeram convite para que o governador João Azevedo (Cidadania) se filie ao partido.

Eva disse sexta que Romero “é um entusiasta do crescimento do partido”, se referindo a possível chegada de João a agremiação partidária.

Ruy diz ter certeza sobre o apoio de Romero a Pedro: “Anotem e depois me cobrem”

O deputado federal, Ruy Carneiro (PSDB-PB) disse, no Arapuan Verdade nesta segunda (17), ter certeza que o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), vai apoiar Pedro Cunha Lima (PSDB) na disputa pelo Governo do Estado.

Até o final do ano passado, Romero se colocava como pré-candidato a governador e contava com o apoio do PSDB, mas desistiu e anunciou o desejo de disputar uma vaga na Câmara Federal. “Anotem: essa é a minha opinião, mas tenho certeza que Romero vai apoiar Pedro. Anotem e depois me cobrem”, disse o parlamentar.

Nos bastidores se especula uma aproximação de Romero Rodrigues com o grupo do governador João Azevêdo (Cidadania), principalmente após a nomeação da vereadora de Campina Grande, Eva Gouveia (PSD), para uma secretaria.

Tião Gomes diz que Aguinaldo Ribeiro está preparado para ser o Senador da Paraíba na chapa de João

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tião Gomes reafirmou nesta sexta-feira (14) seu apoio ao nome de Aguinaldo Ribeiro, destacando que o campinense está preparado para ser o senador da Paraíba. Tião Gomes garante que a postulação de Aguinaldo ao Senado é efetiva, certa e para vencer.

“Temos a certeza que o senador do governador João Azevêdo é Aguinaldo, estamos lutando para isso. Eu, demais deputados e diversos prefeitos paraibanos que reconhecem o trabalho eficiente dele em benefício dos municípios e da Paraíba. Sabemos que o governador é o comandante desse processo e com sua sabedoria escolherá o melhor para o estado. O Partido Progressista possui grandes lideranças de Cajazeiras a João Pessoa, com dezenas de prefeitos, vices, deputados estaduais e federais, senadora e na campanha deste ano essa solidez e estrutura fará diferença”, afirmou Tião.

O deputado também lamentou os boatos diários que apontam a desistência de Aguinaldo em disputar o Senado. “Essas fake news demonstram apenas o desespero e medo dos adversários que sabem a força de Aguinaldo no cenário estadual e nacional, um político respeitado que eleva a Paraíba. O nome da Aguinaldo está apresentado, vamos trabalhar e esperar o momento certo de se fazer campanha e com certeza Aguinaldo Ribeiro merece e será nosso senador.

Finalizando, Tião Gomes citou os fortes apoios já declarados ao nome de Aguinaldo, a exemplo dos prefeitos Cícero Lucena (João Pessoa), Emerson Panta (Santa Rita), Luciene Gomes (Bayeux), Zé Aldemir (Cajazeiras), Lucas Ribeiro (vice-prefeito de Campina Grande), além de prefeitos em todos os cantos da Paraíba, deputados e senadora, e ainda lideranças do Litoral ao Sertão.

Justiça suspende pensão vitalícia de R$ 23 mil paga a ex-governadores paraibanos

A Justiça paraibana decidiu, em medida liminar, suspender a concessão da pensão especial vitalícia aos ex-governadores do estado, determinada por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de 2006. A emenda prevê que os ex-governadores recebam pensão de cerca de R$ 23 mil mensais. Cabe recurso.

A decisão, do juiz da 3ª vara da Fazenda Pública da capital, Antônio Carneiro de Paiva Jnior, atende a um pedido de uma ação popular impetrada pelo advogado Rogério Cunha Estevam e pede a suspensão imediata do pagamento da pensão, por considerá-la inconstitucional.

A Justiça paraibana ainda lembra a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional a pensão vitalícia a ex-governadores na Paraiba, em 2018. O juiz ainda destaca que a medida visa proteger o erário público “considerando-se a situação de pandemia global, na qual todo e qualquer gasto indevido pode prejudicar as fontes de investimento na rede de saúde publica”, afirma na decisão.

Os ex-governadores que tinham direito a receber o benefício são: Cássio Cunha Lima, Cicero Lucena, Milton Cabral, Ricardo Coutinho, Roberto Paulino, Wilson Braga e Zé Maranhão. Falecidos, Wilson Braga e Zé Maranhão devem ser excluídos do processo.