sábado, 11 de março de 2023

Eduardo Brito volta à base de João Azevêdo na Assembleia

O deputado estadual Eduardo Brito (Solidariedade) voltou para a base do governador João Azevêdo,  Em vídeo postado nas redes sociais, o parlamentar desatacou ações importantes do socialista principalmente na área da saúde.

Disse estar feliz em integrar a bancada do Governo a Assembleia Legislativa da Paraíba. No encontro, estavam presentes o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e a ex-prefeita de Cuité de Mamanguape Isaurinha Meireles, esposa de Eduardo.

O parlamentar tem atuação no Vale do Mamanguape. No segundo turno das eleições, Eduardo Brito apoiou a candidatura de Pedro Cunha Lima. Logo após o pleito, em entrevistas, sempre ressaltou poderia voltar à base.

Governo lança programa 'Coração Paraibano' que oferta atendimento de urgência e emergência em cardiologia em todo o estado

O governo da Paraíba lançou, nesta sexta-feira (10), um programa para agilizar atendimento de urgência e emergência em cardiologia em todo o estado. O investimento na ação, que vai chegar em todas as regiões do Estado e terá atendimento 24h é superior a R$ 15 milhões, de acordo com o governador João Azevêdo (PSB).

“Nós iniciamos a estruturação do Coração Paraibano há algum tempo, começando com a interiorização da média e alta complexidade, levando equipamentos de hemodinâmica que só existiam em João Pessoa e esse projeto tem uma integração muito maior, com ambulâncias, implantação de telemedicina, hemodinâmica e distribuição de medicamentos para realização de trombólise para salvar vidas”, explicou.

No Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, entregou um ecocardiógrafo digital, tomógrafo computadorizado, aparelhos de ultrassonografia e de anestesia, que somam investimentos superiores a R$ 2,8 milhões. Na ocasião, a embaixadora do programa ‘Coração Paraibano’, a cardiologista Ludhmila Hajjar, apresentou o protocolo de cuidados aos profissionais de saúde. O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, afirmou que o programa permitirá a otimização e a regionalização de cuidados cardiológicos em todo o estado.

Cidadã Paraibana

A cardiologista Ludmila Hajjar, embaixadora do programa Coração Paraibano, também recebeu na solenidade o título de cidadã paraibana pela Assembleia Legislativa. Em sua fala, ela afirmou que a ação do governo na saúde promove equidade e direito aos cidadãos.

“Estou muito honrada de participar desse programa em que tive a oportunidade de perceber o envolvimento dos profissionais de saúde e de ver que o povo está recebendo o que há de melhor, com UTI aérea, helicóptero, ambulâncias, telemedicina, medicamentos que não estão disponíveis em todo o SUS, é o sonho que a gente tem para o Brasil. Essa revolução que o governador está fazendo na Paraíba será exemplo para o país e é fruto de equilíbrio fiscal, de investimentos em pesquisa, de parcerias com universidades e estou muito feliz por participar desse momento e sou paraibana a partir de hoje”, falou.

Entenda o programa

Segundo o governo do estado, o programa contará com estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais nas três Macrorregiões de Saúde. Ainda 12 hospitais auxiliares para dar suporte na estabilização do paciente e na aplicação do trombolítico e uma rede de telemedicina que dará suporte 24h, por meio da Central Estadual de Regulação. O programa ainda conta com 15 ambulâncias, uma aeronave do transporte aeromédico e um helicóptero da Polícia Militar.

Os hospitais regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape, Piancó, Pombal, Taperoá, Sousa, Picuí e de Monteiro, além da UPA Princesa Isabel compõem as unidades de saúde que integrarão o programa. Já os hospitais de Trauma de Campina Grande Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Patos Deputado Janduhy Carneiro e o Metropolitano serão responsáveis pela realização da hemodinâmica.

O atendimento

A dinâmica do atendimento prevê o direcionamento do paciente que sofrer um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise. A regulação será feita pela Central Estadual de Regulação, que a partir de agora será a gestora dos leitos de cardiologia de toda a Paraíba. O paciente também poderá ser regulado para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência e terá prioridade zero nas regulações.

PT reafirma oposição a Cícero Lucena e lança possíveis nomes para disputar a candidatura pelo partido em 2024

A Direção Executiva do Partido dos Trabalhadores realizou, nesta sexta-feira, (10), uma reunião com os parlamentares: Marcos Henriques (vereador), Cida Ramos (deputada estadual), Luciano Cartaxo (deputado estadual) e Luiz Couto (deputado federal).

Na nota, o PT reafirmou oposição ao governo do prefeito Cícero Lucena e lançou possíveis nomes que devem disputar a candidatura pelo partido: Cida Ramos, Luciano Cartaxo, Estela Bezerra, Marcos Henriques e Márcia Lucena.

Presidente estadual da legenda, Jackson Macedo disse que quem irá dar a palavra final sobre alianças será a Nacional, após ouvir as instâncias estadual e municipal.

Governo muda Direção Geral e Administrativa do Hospital de Itaporanga; Samuel Pereira e Shirleyanne Brasileiro assumem com determinação da SES para sanar problemas

Diante de problemas ocorridos recentemente e crescente reclamação da população com a falta de insumos, por exemplo, o governo decidiu mudar a direção do Hospital Distrital de Itaporanga. 

Como novo Diretor Geral foi nomeado o enfermeiro Samuel Ronney Pereira Alves em substituição à também enfermeira Mércia Fernandes Lopes de Lima, sobrinha do prefeito Divaldo Dantas, que estava no cargo desde o processo eleitoral quando o deputado estadual Taciano Diniz (UB) saiu da base do governo entregou os cargos. Samuel é filho da competente professora Lourdinha Pereira, da Emater e diretora do polo da  Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Foi mudada também a Direção Administrativa. Sai Sebastião Bento Filho, professor Oséas (há expectativa de ser relocado para setor na educação), e para o lugar foi nomeada a competente Shirleyanne Brasileiro Araújo de Lima, servidora efetiva do quadro da saúde, que estava à frente do Núcleo de Ações Estratégicas e Especiais do Hospital Regional Jandhuyr Carneiro (em Patos). Ela recebeu incumbência direta do secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, mostrar resultados positivos que o hospital de Itaporanga precisa ter. É uma das melhores profissionais para a tarefa e, por isso, foi escolhida.

Com essa mudança, a Secretaria da Saúde espera um melhor rendimento na administração do Hospital Distrital de Itaporanga e esse será o foco a ser perseguido pela nova direção, cujo preparo já é reconhecido na própria secretaria. 

sexta-feira, 10 de março de 2023

Com nome de Naura definido para pegar vaga na câmara, Berguinho mira formação de grupo robusto para forte chapa a prefeito de Itaporanga em 2024

O cenário para a eleição municipal de Itaporanga no ano que vem começa se desenhar com articulações entre partidos e pré-candidatos. Principal cabeça da oposição, ex-prefeito Audiberg Alves, por exemplo, tem mantido reuniões diversas essa semana em João Pessoa com figuras estratégicas. Discorreu sobre o tema, nesta sexta-feira (10), em bate papo amistoso com o jornalista Ricardo Pereira. 

De cara uma definição já tomada, inclusive nos confidenciada no início do ano, que é (pré)candidatura da esposa Naura Ney a uma das 11 (onze) vagas na câmara. Estrategicamente acertada. "Essa decisão já tá tomada pelos serviços prestados por Naura, competência em representar bem a população (que lhe deu uma excelente votação em 2020) e os apelos dos amigos", disse Berguinho.

Na época, Naura teve 4.285 votos e a oposição não venceu porque não se uniu. Resultado mostra que se fosse o próprio Berguinho, que estava impedido, a história poderia ter sido outra. Cenário que beneficiou o prefeito Divaldo reeleito com 47,04% (6.052 votos), enquanto, a oposição toda teve 53,55% (6.814 votos). O prefeito trabalha nome da sobrinha Calina Dantas, sua chefe de Gabinete, para ser sua sucessora.

Apto em 2024 para disputar a prefeitura, caso queira, Berguinho vai ouvir muito, inclusive, para apoiar outro nome, caso seja necessário. Para isso a construção de chapa forte na majoritária depende de uma base robusta de vereadores. "Veja exemplo dos grupos que você (Ricardo) tem formado sempre elege vereadores. Ou seja, é importante para quem quer ser candidato buscar aliança com vocês", disse.

Nesse sentido, um bloco com capacidade suficiente para eleger 3 vereadores está em sua mira. Nomes bons, já testados e novatos focando renovação desejada pela população. Berguinho é peça forte para atuar em qualquer cenário e lado, inclusive, todos (oposição e situação) querem seu apoio porque sabem que é fundamental. Tem vasto leque de serviços prestados à comunidade.

Foi único líder político que apoiou sozinho com ótima votação (2022) deputado estadual (Wilson Filho) e federal (Dr. Damião), isso lhe dá força junto aos mesmos. Os demais tiveram que se valer do apoio de grupos, o que é bem diferente. Para completar, o ex-prefeito tem uma carta na manga que ficará guardada a sete chaves para entrar em campo nas eleições de 2024, caso necessário. 

O que pode configurar xeque-mate com mexidas corretas no tabuleiro político. Sem qualquer rejeição e com capilaridade enorme para somar em qualquer chapa majoritária. Berguinho retorna neste sábado (11) à Itaporanga e dará continuidade aos encontros que vão embasar a construção do projeto 2024. Sem afobação, com muita tranquilidade e focado na vitória. 

Todos os nomes que se aglutinam ou podem se juntar têm força. Um arranjo possível de se fazer para vencer. A fotografia começa a ser produzida para se revelar em 2024. O cenário está posto e jogo será jogado.  Entendedores, entenderão!

Aguinaldo prevê conclusão da Reforma Tributária no 1º semestre

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), relator da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, disse nesta sexta-feira (10) durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan, que o texto da proposta deve ficar pronto ainda no primeiro semestre deste ano, podendo ser aprovado pelo Congresso Nacional.

Ele reforçou que os trabalhos estão sendo intensificados na Casa Legislativa e que a proposta conta com o apoio do presidente Lula (PT). “O próprio governo, através do ministro da economia, Fernando Haddad, está com essa disposição para que possamos votar o texto ainda no primeiro semestre”, disse Ribeiro.

O grupo de trabalho da reforma tributária (PEC 45/19) aprovou na última terça-feira (07), 15 requerimentos que incluem vários convidados nas audiências públicas programadas para os próximos dias e abrem espaço para a realização de seis debates regionais no Amazonas, Goiás, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Roraima.

Na prática, porém, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo, ampliou um dos requerimentos para que fiquem pré-aprovadas audiências em todo os estados conforme o interesse dos deputados.

Respeitando aliança com Bruno, Veneziano descarta ser candidato a prefeito de CG em 2024 e estuda nomes para indicar à gestão

Vice-presidente do Senado e presidente estadual do MDB, o senador Veneziano descartou candidatura própria do partido a prefeito de Campina Grande em 2024. Atualmente, ele tem uma aliança com o prefeito Bruno Cunha Lima, que deve ser candidato a reeleição.

“O processo eleitoral de 2024 ainda não está discutido, mas vamos escolher o melhor caminho”, disse o senador. Sobre as especulações recorrentes de que a sua esposa, Ana Cláudia Vital, pode ser indicada para alguma secretaria do prefeito campinense, Veneziano confirmou que pode indicar nomes para a gestão.

“Se essa parceria político-administrativo vier acontecer, temos nomes qualificados que podem agregar e ajudar ainda mais a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima”, observou o político. As declarações do senador repercutiram em entrevista à Rádio Arapuan FM nesta sexta-feira (10).

Federação PSB/PDT/SD é aprovada e deputado Gervásio Maia destaca: “Nova força de centro-esquerda”.

O deputado federal Gervásio Maia esteve participando ontem (9), ao lado do governador João Azevêdo, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de demais colegas de partido e lideranças do PSB de todo país, de uma reunião que tratou sobre a formação da federação entre a sigla, o PDT e o Solidariedade.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, convocou essa reunião da Executiva Nacional. Além da avaliação das eleições de 2022, está na pauta a federação entre as três siglas. Na última terça-feira (7), Siqueira se reuniu com o presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força. Em fevereiro passado, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou a incorporação do PROS ao Solidariedade.

Na Paraíba, o PSB tem o governador João Azevêdo, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, seis deputados estaduais e um federal – Gervásio Bezerra, presidente da legenda na Paraíba. O Solidariedade elegeu dois deputados estaduais: Eduardo Carneiro e Eduardo Brito. Já o PDT tem um vereador na Capital: Júnior Leandro.

Gervásio frisou a aprovação da referida federação e destacou que essa será uma nova força no Congresso Nacional. “Ao lado do do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro dos Portos e Aeroportos Márcio França, do governador João Azevêdo, de colegas de bancada e lideranças de todo o país, participamos da reunião da Executiva Nacional do PSB. Na ocasião, foi aprovada a formação da federação partidária com PDT e Solidariedade. A decisão cria uma nova força de centro-esquerda, com 34 deputados na Câmara Federal e sete senadores” comemorou o parlamentar paraibano.

PP de São Bento prestigiam lançamento do programa ‘Coração Paraibano’ capitaneado por João Azevêdo: “Priorizar a saúde e a vida” comemora Galego Souza

Nesta sexta-feira (10), deputado estadual Galego Souza acompanhado dos integrantes do Progressistas de São Bento, no Sertão paraibano, Adaildo Dantas, ex-prefeito Gemilton Souza recém-nomeado como agente de programas governamentais e do pré-candidato da legenda na Capital Mundial das redes, empresário Marcos Davi, prestigiou o lançamento do programa ‘Coração Paraibano’, capitaneado pelo governador João Azevêdo.

Ao lado de Galgo Souza, liderança do Progressistas em São Bento e único deputadoe stadual com mandato na cidade, também estiveram o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena e o vice-governador Lucas Ribeiro, demonstrando uma total sintonia entre os integrantes da sigla na Paraíba com a gestão estadual.

Galego comemorou o lançamento do programa e frisou os benefícios que ele trará para a Saúde no estado. “Um programa muito importante que vem suprir uma demanda que existe em todos os municípios paraibanos. Assim como tem feito em outras áreas, o governador João Azevêdo tem pautado a sua gestão na resolução de problemas históricos do estado e nada melhor do que priorizar a saúde e a vida dos paraibanos. Com o programa ‘Coração Paraibano’ o estado terá uma rede de cuidados de urgência e emergência cardiológica, especialmente no atendimento a pacientes que sofrerem infarto agudo do miocárdio, o que significa um grande salto na Saúde e um exemplo para os demais estados” destacou o parlamentar.

A renomada cardiologista Ludmila Hajjar é embaixadora do programa Coração Paraibano e recebeu na solenidade o título de cidadã paraibana pela Assembleia Legislativa. Em sua fala, ela afirmou que a ação do governo na saúde promove equidade e direito aos cidadãos.

Coração Paraibano

O programa contará com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais nas três Macrorregiões de Saúde, 12 hospitais auxiliares para dar suporte na estabilização do paciente e na aplicação do trombolítico e uma rede de telemedicina que dará suporte 24h por meio da Central Estadual de Regulação. O programa ainda conta com 15 ambulâncias, uma aeronave do transporte aeromédico e um helicóptero da Polícia Militar.

Os hospitais regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Itabaiana, Mamanguape, Piancó, Pombal, Taperoá, Sousa, Picuí e de Monteiro, além da UPA Princesa Isabel compõem as unidades de saúde que integrarão o programa. Já os hospitais de Trauma de Campina Grande Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Patos Deputado Janduhy Carneiro e o Metropolitano serão responsáveis pela realização da hemodinâmica.

A dinâmica do atendimento prevê o direcionamento do paciente que sofrer um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise. A regulação será feita pela Central Estadual de Regulação, que a partir de agora será a gestora dos leitos de cardiologia de toda a Paraíba. O paciente também poderá ser regulado para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência e terá prioridade zero nas regulações.

quinta-feira, 9 de março de 2023

Deputado Wilson Filho se afasta de atividades por tempo indeterminado após diagnóstico de tumor no fêmur

O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) se afastará de todas as atividades como parlamentar pelos próximos quatro meses. A decisão foi tomada pelo jovem parlamentar de 33 anos, após receber o diagnóstico de seu médico sobre um tumor no osso da perna.

Wilson Filho passou a sentir fortes dores nas pernas nas últimas semanas e procurou médicos especialistas para saber da motivação das dores. Ele foi surpreendido pelo diagnóstico de um tumor no fêmur e já está com uma equipe de especialistas para se aprofundar sobre a gravidade da enfermidade e iniciar os tratamentos para se curar dessa patologia. 

O parlamentar é ex-líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba e atua há anos na política paraibana. Ele está no seu segundo mandato como deputado estadual que foi intercalado com suas duas vitórias como o parlamentar mais jovem a tomar posse na Câmara Federal. 

Wilson Filho ganhou a reeleição para deputado estadual no pleito de outubro de 2022 e seguia na atuação como presidente da Comissão de Constituição e Justiça, para a qual foi escolhido e com quem tem afinidade devido à sua formação jurídica. O parlamentar declarou o desejo de contribuir em diversas questões polêmicas que tramitarão pelo âmbito da CCJ nesta nova legislatura.