sábado, 26 de outubro de 2024

LDI elege Neném Celular e Sérgio Modesto como presidente e vice para o quadriênio 2024-2028

Foram eleitos na tarde deste sábado (26) para dirigir pelo quadriênio 2024/2028 a Liga Desportiva de Itaporanga (LDI) Francisco de Assis Gomes e Sérgio Modesto, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da entidade que é filiada à Federação Paraibana de Futebol (FPF). A eleição aconteceu às 15h, na sede do Atlântida Esporte Clube. 

Neném Celular chega assim ao seu terceiro mandato à frente da LDI respaldado por uma gestão de viés competente em favor do futebol local. E agora terá ao seu lado o capacitado Sérgio Modesto que já tem um vasto currículo de resultados positivos por onde passa no comando: Itaporanga Esporte Clube, Campestre Clube e Atlântida Esporte Clube, o qual preside atualmente. 

Sérgio, por sinal, tem dado show na organização do 'Poeirão' de Itaporanga - maior torneio de futebol amador do Brasil, que tem a parceria prestimosa da LDI que tem em seu quadro de filiados 13 equipes: Alto Esporte Futebol Clube, Audax Futebol Clube, Bentivi Futebol Clube, Borborema Esporte Clube, Cruzeiro Esporte Clube, Ferral Esporte Clube, Ita Esporte Clube, MilRéis Futebol Clube, Papagaio Esporte Clube, Paraíba Sport Clube, Pedra Branca Futebol Clube, União Futebol Clube, 9 de Janeiro Futebol Clube e Vale Futebol Clube.

Aguinaldo Ribeiro recebe mais seis prefeitos(as) para tratar de alocação de recursos para seus municípios

O deputado federal e líder da Maioria no Congresso Nacional, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) fechou a semana recebendo vários prefeitos(as) somente nesta sexta-feira (25) seguindo agenda intensa desde eleição de 06 de outubro. Os gestores destacaram como proveitosas as reuniões com o parlamentar que resultam na alocação de recursos essenciais para os municípios paraibanos.

Estiveram reunidos com o deputado os prefeitos(as): Laelson Albuquerque (São Miguel de Taipu), Denise Bayma (Bom Jesus) acompanhada do prefeito Zé Aldemir (Cajazeiras), Neto Gomes (São José de Espiranhas), José Sinval (candidato em Itabaiana) junto com a vereadora Carol de Segundo, além de Erivan Júnior (Salgadinho) e Nilsinho Honorato (Coxixola0, dias antes. 

Para Aguinaldo, as reuniões com gestores das cidades paraibanas são o reforço do trabalho que ele já vem desenvolvendo em favor dos municípios e do estado como um todo e servem para conhecer melhor a realidade de cada local, o que contribui para uma efetividade na destinação de ações e recursos.

A base política da Família Ribeiro elegeu quase 50 prefeitos(as) diretamente e teve influências na eleição em cerca de 80 deles.  

Aguinaldo Ribeiro recebe vários prefeitos(as) para tratar de alocação de recursos em favor dos municípios

O deputado federal e líder da Maioria no Congresso Nacional, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) fechou a semana recebendo vários prefeitos(as) nesta sexta-feira (25) seguindo agenda intensa desde eleição de 06 de outubro. Os gestores destacaram que como proveitosas reuniões com o parlamentar que resultam na alocação de recursos essenciais para os municípios paraibanos.

Estiveram reunidos com o deputado os prefeitos(as): Laelson Albuquerque (São Miguel de Taipu), Denise Bayma (Bom Jesus), Neto Gomes (São José de Espiranhas), José Sinval (candidato em Itabaiana) junto com a vereadora Carol de Segundo e Erivan Júnior (Salgadinho), dias antes. 









Para Aguinaldo, as reuniões com gestores das cidades paraibanas são o reforço do trabalho que ele já vem desenvolvendo em favor dos municípios e do estado como um todo e servem para conhecer melhor a realidade de cada local, o que contribui para uma efetividade na destinação de ações e recursos.

A base política da Família Ribeiro elegeu diretamente quase 50 prefeitos(as) e teve influências na eleição em cerca de 80 deles.  

Prefeita de Conde, Karla Pimentel, reitera apoio irrestrito a João Azevêdo pra senador em 2026

A prefeita de Conde, Karla Pimentel (PP), em entrevista ao programa Arapuan Verdade, reafirmou seu compromisso incondicional com o governador João Azevêdo para as eleições de 2026 quando ele estará disputando vaga de senador. Karla destacou o papel determinante do apoio estadual para seu governo e para o desenvolvimento da cidade, especialmente na última eleição, onde a parceria com João foi determinante.

“Governista. Sou governista. Pode contar Karla como governista”, afirmou a prefeita, enfatizando que o governador sempre esteve ao lado de Conde, mesmo antes de firmarem oficialmente a aliança eleitoral. “Eu tive muito apoio do governo do estado até antes de fechar a parceria para eleição anterior. O governador é um homem municipalista, um homem que começou técnico e foi se moldando à política, e hoje ele tem uma visão macro.”

Karla Pimentel também mencionou os avanços promovidos em sua gestão com o apoio do governo estadual, como a reurbanização da orla de Jacumã, uma obra significativa em parceria com o estado. “Eu tenho compromisso com João e com o governo porque o governo tem feito. Agora tem uma obra para a reurbanização da orla de Jacumã, a primeira etapa, que é em parceria com o governo.”

Ao lado de João Azevêdo e Lucas Ribeiro, João Campos diz em evento de apoio à Jhony que "Campina quer um prefeito que trabalhe"

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), mais popular do Brasil nas redes sociais, defendeu que Campina Grande tenha um prefeito que durma tarde e acorde cedo. Foi o que o socialista disse nesta sexta-feira (25), em em evento de apoio à candidatura de Jhony Bezerra (PSB). Antes do evento, no bairro do Catolé, Campos participou de live com o governador João Azevêdo (PSB), Jhony Bezerra, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), e o vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), candidato a vice na chapa.

João Campos garantiu cooperação entre as duas cidades. “Nada vence o trabalho e a dedicação, dá pra fazer escola, hospital, creche, dá pra fazer muita coisa, só precisa de vontade e um time com a capacidade de trabalhar e unir forças para o andamento da administração com eficiência e diálogo com todos os setores”, disse Campos. “A turma lá fora conhece a gestão de Jhony na saúde como referência, quando eu fui realizar um mutirão no Recife, enviei a equipe pra conhecer a experiência da Paraíba. Por isso tenho certeza que ele é a melhor opção pra Campina Grande e no dia 27 só vai dar 40”, endossou João Campos.

Reeleito com 78% dos votos, João Campos vive a expectativa para uma possível candidatura para o Governo do Pernambuco nas próximas eleições de 2026. “Na política é um dia de cada vez. Eu acho que a gente tem que fazer o dia de hoje bem feito, que aí no futuro a gente colhe resultado. Eu fui eleito para ser prefeito, vou cumprir cada dia desse trabalho, desse exercício e na hora certa, no tempo da eleição lá na frente, acho que ninguém é candidato de si, você só é candidato de um projeto de uma frente e das pessoas, então eleição vai ser no tempo da eleição”, finalizou Campos.

PB Agora/ Datavox: com 57,2%, Cícero Lucena lidera disputa pela PMJP e abre 30 pontos de vantagem contra Marcelo Queiroga

Faltando menos de 24 horas para o segundo turno das eleições em João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) lidera com ampla vantagem na corrida pela prefeitura, segundo pesquisa divulgada neste sábado (26). De acordo com o levantamento, Cícero registra 57,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto seu adversário, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), aparece com 27,2%. Nessa modalidade os eleitores indecisos somam 8,3%, e 7,3% afirmam que pretendem votar em branco ou nulo.

No cenário espontâneo, onde os eleitores não são apresentados aos nomes dos candidatos, Cícero também mantém a liderança com 56,6%, seguido por Queiroga com 27,2%, que mantém o mesmo percentual da estimulada. Eleitores indecisos somam 9,2%, enquanto os votos brancos ou nulos representam 7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-04518/2024 e realizada entre os dias 23 e 24 de outubro. O levantamento ouviu 784 eleitores em cinquenta bairros da capital paraibana, com um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com esses números, Cícero Lucena entra na reta final com uma vantagem significativa sobre Queiroga, o que pode ser decisivo no desfecho da eleição deste domingo (27). A liderança tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo reflete o posicionamento consolidado do atual prefeito entre os eleitores de João Pessoa.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Prefeito Hellhinho Souza se reúne com Aguinaldo Ribeiro e busca recursos para Cuité de Mamanguape

O prefeito reeleito do município de Cuité de Mamanguape, Helhinho Souza (MDB) teve encontro com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) quando conversaram sobre alocação de recursos e ações importante para continuar alavancar o desenvolvimento local. 

A gestão municipal comandada por Helhinho Souza é um conjunto: prefeito, equipe de secretários e assessores, governando com zelo e dedicação que acabou superando as dificuldades encontradas quando assumiu em 2021, este primeiro mandato. 

Helhinho foi reeleito no último pleito do dia 06 de outubro com 54,73% dos votos válidos. Resultado que mostra a aprovação da população numa gestão que está presente nas comunidades, levando serviços as diversas localidades do município, com o prefeito e de sua equipe, atendendo o povo, com diversas ações.

Prefeito Ricardo Pereira é um líder como opção das regiões de Princesa Isabel e Vale do Piancó pra 2026

Ricardo's, jornalista e o prefeito.
Como em política uma eleição se inicia imediatamente ao término da outra, as conjecturas e articulações visando o embate de 2026 já estão à todo vapor. A disputa por uma vaga de deputado será acirradíssima diante da quantidades de bons e fortes nomes que se projetam.

Uma das lideranças já mirando o horizonte é o prefeito Ricardo Pereira que mostrou mais uma vez sua força inconteste na liderança da política na região de Princesa Isabel. É uma opção viável a representar tanto a região da Serra de Teixeira como a do Vale do Piancó.

Ricardo Pereira (na foto ao lado do signatário do blog, seu homônimo) foi eleito em 2016, reeleito em 2020 e, agora, elegeu com votação expressiva como seu sucessor o atual presidente da câmara Ednaldo Melo (Garrancho). Uma das forças do Serão Paraibano, cuja liderança é reconhecida em todo estado.

Como força a ser considerada, Ricardo Pereira pode devolver à Princesa Isabel um assento na Assembleia Legislativa que já foi ocupado por Nominando Diniz e Aloysio Pereira. Vem construindo degrau a degrau essa liderança regional que já vê no horizonte 2026. 

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

De olho no comando da Câmara, Hugo Motta se reúne com governador e bancada do MS

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal e líder do Republicanos Hugo Motta passou a semana em reuniões individuais com deputados que permaneceram em Brasília (DF), e a partir da semana que vem se reúne com as bancadas de partidos para negociar apoios. Na noite desta quarta-feira (23), Hugo participou de um jantar no estado do Mato Grosso do Sul, no Receptivo do Governo do Estado, onde foi acolhido pelo governador Eduardo Riedel (PSDB-MS), todos os membros da Bancada Federal do estado na Câmara dos Deputados, e pelas duas senadoras sul-mato-grossenses.

Motta conquistou o apoio do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL), que o enxerga como o candidato capaz de formar maior consenso. Apesar de diversos líderes já acenarem uma boa aceitação ao nome do paraibano, muitas bancadas partidárias ainda precisam se reunir para fechar acordo antes de oficializar o apoio a um candidato. As negociações envolvem fatores diversos. As maiores siglas estão de olho em cargos da Mesa Diretora, como a vice-presidência e as quatro secretarias.

]
No jantar de ontem, o governador Eduardo Riedel elogiou a trajetória de Motta, ressaltando sua postura de compromisso e diálogo. O governador também destacou a importância de uma articulação política robusta entre os estados para garantir que projetos de interesse comum avancem no Congresso. A união entre os parlamentares foi elogiada por Hugo Motta. “É impressionante ver o compromisso dos representantes do Mato Grosso do Sul com os interesses da população e o desenvolvimento do estado. Essa coesão é essencial para garantir que as pautas ganhem força em Brasília”, afirmou.

Estavam presentes no encontro Newton Cardoso Junior (MDB/MG), Beto Pereira (PSDB/MS), Dagoberto Nogueira (PSDB/SP), Isnaldo Bulhões (MDB/AL), Dr Luizinho (PP/RJ) Luciano Vieira (Rep/RJ), Dr Luiz Ovando (PP/MS), Geraldo Rezende (PSDB/MS), Camila Jara (PT/MS), Marco Pollon (PL/MS), Rodolfo Nogueira (PL/MS), Vander Loubet (PT/MS), a senadora Soraya Thronicke (Podemos/MS), senadora Tereza Cristina (PP/MS), o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja.

Wolfram Ramos e Túlia Neves são eleitos novos desembargadores do TJPB, que terá a parir de agora três irmãos na Corte

Um dia após a posse de Francisco Seráphico da Nóbrega Filho como novo membro, na vaga que compete ao Ministério Público, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu, nesta quarta-feira (23), dois novos desembargadores que já tomam posse hoje (24). 

A juíza Túlia Gomes de Sousa Neves foi selecionada pelo critério de merecimento, reservado exclusivamente para mulheres. Já o juiz Wolfram da Cunha Ramos foi escolhido por unanimidade, com base no critério de antiguidade.

Wolfram é irmão dos desembargadores Abraham Lincoln da Cunha Ramos, decano do TJPB, e Márcio Murilo da Cunha Ramos. Eles (foto abaixo) são filhos do falecido desembargador Miguel Levino, que integrou o TJPB até sua morte, em julho de 2018.


				
					Inédito: Tribunal de Justiça da Paraíba terá três irmãos como desembargadores titulares

A sessão foi presidida pelo desembargador João Benedito da Silva, atual presidente do órgão. No dia 5 de novembro, mais três vagas serão preenchidas: uma por merecimento, com concorrência mista; outra por antiguidade; e uma pelo Quinto Constitucional, a partir de uma lista sêxtupla eleita pela OAB-PB.

Essas nomeações fazem parte do preenchimento de sete novas vagas criadas este ano no Tribunal. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Aguinaldo Ribeiro se reúne com bancada do Progressistas e confirma apoio a Davi Alcolumbre à presidência do Senado Federal

O deputado federal e líder da maioria no congresso, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), se reuniu no final da manhã desta quarta-feira (23), em Brasília, com a bancada do Progressistas no Senado federal para oficializar apoiou ao nome de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para presidência do Senado. 

O Progressistas conta com 7 senadores e o apoio foi anunciado pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI). A eleição está marcada para fevereiro de 2025 e Alcolumbre, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aparece como favorito. Presentes no encontro os senadores: Catellar Neto (MG), Dr. Hiran (RR), Laércio Oliveira (SE) e Luís Carlos Heinze (RS).

Em uma publicação em seu perfil no Instagram, Aguinaldo destacou a trajetória de Alcolumbre no Senado. “Alcolumbre tem uma trajetória marcada pela seriedade, diálogo e compromisso com o Brasil. Estamos confiantes de que, com sua liderança, seguiremos construindo um futuro ainda melhor para todos. Vamos juntos, com responsabilidade e otimismo, rumo a mais conquistas para o nosso país!”, afirmou Ribeiro nas redes sociais. 

Alcolumbre já ocupou a presidência do Senado entre 2019 e 2021 e elegeu o aliado Rodrigo Pacheco, que está no cargo há dois mandatos.

TJPB condena à aposentadoria compulsória juiz Antônio Eugênio, que era titular da 2ª Vara de Itaporanga, acusado favorecer amigos

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou, na tarde desta quarta-feira (23), o juiz Antônio Eugênio Ferreira, titular da 2ª Vara de Itaporanga, à pena de aposentadoria compulsória pelo magistrado ter infringido os princípios da imparcialidade, favorecendo amigos durante julgamentos.

A pena impõe que Eugênio receberá aposentadoria proporcional ao período que exerceu o cargo. Ferreira foi alvo, em 2022, de uma operação do Gaeco, responsável por apresentar o Processo Administrativo Disciplinar contra o juiz. (Entenda mais sobre a operação no final da matéria) 

O juiz Antônio Eugênio respondia a um processo administrativo sob a acusação de “deixar de cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de ofício, eis que despachou, decidiu e sentenciou processos em tramitação em Unidade Judiciária para a qual não tinha jurisdição”.

Sessão do Tribunal de Justiça da Paraíba que condenou o juiz Antônio Eugênio à aposentadoria compulsória

Ou seja, de acordo com os autos, o magistrado articulou junto aos demais juízes para que caísse sob ele a responsabilidade de julgar casos os quais Eugênio não poderia, em tese, atuar, como um processo em que um advogado participante da ação e era amigo pessoal do juiz.

O relator do processo, desembargador Romero Marcelo, afirmou que é preciso ter cuidado por parte dos integrantes do Poder Judiciário, como forma de evitar macular a imagem da Justiça, seguindo sempre o princípio da imparcialidade.

“Não se pode um juiz julgar assim. Ao mesmo tempo atribuindo para si a responsabilidade e ao mesmo tempo tendo uma vida privada que possa comprometer a judicatura. É esse um dos grande pesos que carregamos sob nossos ombros”, afirmou Marcelo.

Estreante em sessões do Tribunal de Justiça, o desembargador Francisco Seráphico, empossado ontem para o cargo, apontou a grave violação à imparcialidade do juiz Antônio.

O desembargador Fred Coutinho tratou o caso como grave. “A princípio esse declínio de competência poderia aparentar que seria um equívoco processual. Mas, com a apuração percebe-se que não. Houve um direcionamento de processos de organizações criminosas para sua Vara. Ou seja, intencionalmente. Tudo devidamente provados nos autos, com documentos, comprovada a amizade com o advogado. [O juiz] violou os princípios da imparcialidade. São condutas graves. Não tenho outro caminho a seguir a não ser acompanhar na íntegra o posicionamento do relator”, disse Coutinho.

Já o desembargador Leandro dos Santos disse lamentar o ocorrido. “Nós [a Justiça] não somos isso. Estamos diante de uma excessão. A gente lamenta. Não há outra saída e se houvesse uma punição mais grave, não seria nenhum exagero”, avaliou Santos.

Gravidade também foi um termo adotado pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho ao se referir ao caso. Ele disse que a decisão colegiada de punir um juiz traz um alerta à toda magistratura.

Juiz foi alvo de operação do Gaeco 

Em setembro de 2022, o juiz Antônio Eugênio Ferreira e um advogado foram alvos de uma operação do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) e da Polícia Civil. À época, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Fórum de Itaporanga, além de endereços ligados ao alvos.

Vereadora eleita Naura de Berguim lança nome na disputa pela Presidência da Câmara em Itaporanga

Quem esteve concedendo entrevista no início da tarde desta quarta-feira (23) foi a vereadora eleita Naura de Berguim (Republicanos) em Itaporanga, acompanhada do seu esposo o ex-prefeito Audiberg Alves. Ela teve em 6 de outubro 847 votos e foi a mais votada pelo partido, que elegeu três edis, além dela, Lucas Moura (835 votos) e Maclaildo Leite (810 votos). 

Naura e Berguim agradeceram a grande votação obtida nas urnas e reafirmaram compromisso de continuar trabalhando em prol dos itaporanguenses. Berguim foi vereador por cinco mandatos consecutivos (1988 a 2008) e prefeito (gestão 2013-2016). Naura já exerceu vários cargos e funções públicas com competência tendo papel destacado quando secretária municipal da Assistência Social o que lhe levou a presidir o Conselho Estadual de Assistência Social, obtendo vários prêmios em Brasília. 

Diante deste currículo, ela aproveitou a oportunidade na entrevista para lançar seu nome como candidata à Presidência da Câmara Municipal na eleição que acontece no dia 1º de janeiro de 2025, momento também que serão empossados o prefeito eleito Dr. Azif Lemos (PSB), vereadores e novos secretários municipais. Com esse lançamento começa o jogo de xadrez pelo comando do Poder Legislativo-Mirim local. 

À priori já são três nomes na disputa: o atual presidente Dean Caetano (PSB), Hélio do Bar (PSB) e a própria Naura (Republicanos). 

Aliança PP/Republicanos: Aguinaldo Ribeiro diz que a partir da próxima semana o foco será eleição de Hugo Motta à presidência da Câmara...

Os deputados federais Aguinaldo Ribeiro e Hugo Motta líderes, respectivamente, dos Progressista e Republicanos, estão alinhados na construção de projetos que passam pelas eleições municipais deste ano, a sucessão na Câmara dos Deputados e a disputa eleitoral de 2026. Os dois trabalham intensamente pela reeleição de Cícero Lucena (PP), em João Pessoa, e eleição de Jonhy (PSB), em Campina Grande. 

A partir da próxima semana a atenção se volta exclusivamente para a sucessão no comando da Câmara dos Deputados. Em entrevista à Arimatéa Souza, Aguinaldo afirmou que se engajar na consolidação do nome de Hugo Motta novo presidente da Câmara, junto com o senador e presidente nacional do Progressistas Ciro Nogueira e o deputado Arthur Lira, atual presidente, fiadores da campanha de Hugo.

"Nós vamos estar engajados na eleição. Hugo é um companheiro que nós temos, estamos cada dia mais próximos, até por conta dos vários pleitos que andamos juntos. Espero que se consolide e que a gente possa ter um paraibano comandando a Câmara dos Deputados", comentou Aguinaldo. Essa aliança é porta de entrada para a Paraíba receber grande projetos nacionais, como acontece com Pernambuco. 

E olhando pra 2026, o tripé PSB/PP/Republicanos principais partidos da base governista, que saiu das urnas com 156 prefeitos eleitos, tem um céu de brigadeiro para continuar projeto comandado pelo governador João Azevêdo (PSB) com crescimento do estado. João, Aguinaldo e Hugo lideram principais vagões de uma locomotiva em direção o êxito desejado na refrega de 2026. 

João Azevêdo autoriza construção de novo espaço terapêutico na Apae de Campina Grande

O governador João Azevêdo assinou, nesta quarta-feira (23), ordem de serviço para construção do novo espaço terapêutico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campina Grande, no qual serão investidos recursos superiores a R$ 1,2 milhão.

O governador estava acompanhado do vice-governador Lucas Ribeiro, de secretários e deputados estaduais. "É um compromisso que o governo do Estado tem com políticas de inclusão", comentou Lucas Ribeiro. 

O novo espaço terapêutico contará com vestuários, sala de apoio, com uma piscina aquecida para terapias complementares visando uma melhoria nos atendimentos das 536 pessoas com deficiência intelectual e múltipla assistidos pela Apae de Campina Grande.

Hugo orienta e deputados reforçam aliança do Republicanos com Progressistas em ato pela reeleição de Cícero: "Unidos no melhor caminho".

O Republicanos reafirmou, na noite desta terça-feira (22), o apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra, assim como já havia ocorrido no primeiro turno do pleito eleitoral. A legenda, que elegeu quatro vereadores e obteve mais de 45 mil votos, reuniu deputados e filiados para encontro com Cícero Lucena no Comitê Central da campanha ‘João Pessoa no Caminho Certo’, na Avenida Epitácio Pessoa.
Líder máximo e presidente do partido, o deputado federal Hugo Motta, que foi figura presente em agendas de campanha no primeiro turno, ao lado de Cícero e Leo Bezerra, não pôde estar presente no encontro desta terça-feira, mas, de Brasília, enviou um vídeo para reafirmar sua posição. 

“João Pessoa vive o melhor momento de toda a sua história, e isso é fruto das escolhas que a população fez ao longo desse período. E uma das escolhas mais importantes foi ter escolhido o Cícero novamente para ser prefeito da nossa Capital. Os investimentos na saúde, na educação, na infraestrutura, no social, no esporte, no turismo, no lazer, fizeram essa cidade, que está à frente do seu tempo, ter uma administração reconhecida pela população. É por isso que o Republicanos está com Cícero, porque João Pessoa não pode parar”, afirmou Hugo Motta.  

O presidente municipal do Republicanos, o deputado estadual licenciado Wilson Santiago, ressaltou que a legenda conta com o peso de cinco vereadores na Capital, mais oito deputados estaduais e outro três federais – lideranças que estarão atuando para ampliar a margem de votos de Cícero Lucena e Leo Bezerra neste segundo turno.

Foram eleitos pelo Republicanos: Toinho Pé de Aço (6.004 votos); Marmuthe Cavalcanti (5.861 votos); Marcílio do HBE (5.669 votos) e Valdir Trindade (4.779 votos). O prefeito Cícero Lucena disse que, com apoio do deputado federal Hugo Motta, João Pessoa vai ganhar recursos para a construção de novas unidades de ensino. Ele também agradeceu o apoio político e compromisso com a cidade.

Aguinaldo Ribeiro recebe a prefeita Magna Gerbasi e o ex-prefeito Marcus Gerbasi para Tratar de obras em prol de Rio Tinto

Seguindo intenso roteiro de reuniões com prefeitos aliados, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) recebeu ontem (22) a prefeita reeleita de Rio Tinto Magna Gerbasi (Progressistas) que estava acompanhada do seu esposo, ex-prefeito Marcus Gerbasi, para discutir diversos assuntos de interesse do município. Desde semana passada, o parlamentar já vai recebendo mais de duas dezenas de gestores municipais. 

Durante o encontro, a prefeita Magna Gerbasi destacou os projetos em andamento com especial ênfase no asfaltamento de importantes vias públicas do centro da cidade que ainda não receberam asfalto, como as ruas Barão do Triunfo, Aristides Lobo, a rua principal do conjunto Eduardo Ferreira, o entorno da Praça João Pessoa e as Travessas do Orion e da SEDUR.

O projeto de asfaltamento dessas ruas, anunciado no mês de setembro e cuja etapa de topografia já foi realizada, será executada através de parceria com o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), demonstrando o compromisso da gestão municipal em promover melhorias na infraestrutura urbana e na qualidade de vida dos cidadãos de Rio Tinto.

Durante a reunião, Aguinaldo Ribeiro reafirmou seu apoio aos projetos pleiteados pela prefeita e destacou a importância de parcerias entre os governos federal e municipal, através de sua articulação, para a execução de obras essenciais como essas, que beneficiarão diretamente a população. Magna Gerbasi agradeceu o empenho do deputado e reforçou o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento do município.

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Nonato Bandeira diz que haverá "algumas fissuras' mas base vai unida com João na disputa ao Senado

O  Secretário de Comunicação Institucional do Estado, jornalista Nonato Bandeira afirmou, na tarde desta terça-feira, (22) que cerca de 90% das lideranças políticas do Estado estarão ao lado do governador João Azevêdo, em 2026. “Com certeza acontecerão algumas fissuras durante o processo, mas nada de grave que não se possa ser resolvido com o diálogo”, ,afirmou.
Com João saindo pra disputar vaga de senador, Lucas Ribeiro (Progressistas0 assume e disputa à reeleição ao governo. A outra vaga de senador na chapa governista, neste caso, estará reservada ao Republicanos. 
Nonato Bandeira, desmentiu as informações sobre o saldo de prefeitos eleitos na Paraíba que foi dada pelo senador Efraim Filho no dia anterior. Ao contrário do que a oposição afirmou, é majoritário o número de eleitos que integram a base do governo. Segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral, 155 prefeitos aliados foram eleitos no primeiro turno. Já os dados que foram apresentados por Efraim eram de que 124 eram da oposição. Para o secretário, os dados são claros “até para quem tem problema com matemática”.
“Só o PSB tinha 69 prefeitos. E os partidos de oposição, os quatro partidos que fazem oposição clara ao governo, que são o MDB, União Brasil, PL e PSDB elegeram 65 juntos”, disse. “Eu acho que ele se enganou. Às vezes é uma simpatia, alguém que tenha votado nele para o Senado, alguém no Republicano, mas os números são muito frios”, continuou o secretário.
Nonato fez mais uma crítica às informações dadas por Efraim, mas em relação ao número de deputados que poderiam sair da base do governo. “Efraim disse 13 deputados, mas eu afirmo que ficará de 17 a 19, inclusive de Luciano Cartaxo” afirmou o jornalista.
De acordo com o secretário, atendendo a pedido João gravou vídeos de apoio para cerca de duzentos  candidatos. “Isso mostra que a Paraíba aprova a gestão do governador”. Para Nonato,  é necessário a união do grupo politico para que o governador possa disputar o Senado, em 2026. “As grandes lideranças políticas terão que maturidade e humildade e muito diálogo para que essa união permaneça. A oposição está sem discurso”, disse Bandeira.”, finalizou.

Panorama atual do governo
O secretário também aproveitou para defender o atual panorama do estado e as obras realizadas pelo governador João Azevêdo. Das pontuadas, as principais foram: Polo Hoteleiro de Cabo Branco, Ponte de Cabedelo, Arco Metropolitano de Campina Grande e o novo centro de convenções da Rainha de Borborema.
Esses pontos, para Nonato, deixam a oposição “sem discurso”, relembrando novamente a passagem de Efraim Filho ao programa. “Ele fez crítica ao quê? Tá sem discurso. Quando você faz oposição você diz o caminho ‘tá errado nisso, na área de infraestrutura, na área econômica’ e ele não fez uma crítica em relação a isso. Estranhei que ele fez uma crítica ao Governo Federal, atacou o DNIT ontem, não vi críticas contundentes ao Governo do Estado da Paraíba” disse.

Prefeito eleito de Itaporanga, Dr. Azif Lemos tem diálogo com membros do TCE durante participação em seminário sobre alfabetização infantil


O prefeito eleito de Itaporanga, Dr. Azif Lemos (PSB) esteve participando neste terça-feira (22) em João Pessoa de seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado e Secretaria de Estado da Educação sobre Alfabetização Infantil. Realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna, anexo à sede do TCE-PB, o seminário visou orientar os prefeitos eleitos e reeleitos quanto a essa importante temática. 

Na oportunidade, Dr. Azif Lemos teve diálogo proveitoso com o atual presidente da Corte de Contas, conselheiro Nominando Diniz e também com o conselheiro Fábio Nogueira. "Foi um encontro de grande importância para reforçarmos nosso compromisso e responsabilidade com a educação da nossa cidade", comentou o médico. 

Dentre os gestores municipais presentes da região do Vale do Piancó, Dr. Azif Lemos esteve ladeados pelos prefeitos vizinhos; Dedé de Zé Paulo (Santana dos Garrotes), Vicente Neto (Serra Grande) e Lídio Carneiro (Igaracy)

Durante o seminário, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas do TCE-PB na área educacional e discutir a importância da fiscalização e das ferramentas tecnológicas no processo de alfabetização. 

Hugo Motta diz que vai construir candidatura de consenso da extrema direita à extrema esquerda para comando da Câmara

O deputado Hugo Motta, líder do Republicanos, acredita que vai construir uma candidatura de consenso em torno do nome dele na disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados. Motta quer construir o apoio tanto do PT quanto do PL, numa demonstração de unidade do poder legislativo contra, o que denominou de radicalização.
Hugo Motta disse que o Brasil precisa "sair de uma agenda de radicalização" para discutir os "verdadeiros problemas da população". “Nossa candidatura é a favor de Casa, queremos representar os desejos dos parlamentares. Precisamos sair de uma agenda de radicalização, com diálogo entre os poderes. Tenho confiança de que conseguiremos construir uma candidatura de consenso, da extrema direita à extrema esquerda, para que tenhamos a Casa funcionando, com cada um defendendo as pautas que considerar mais importantes para o país”, destacou.
Hugo Motta e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), estiveram juntos na abertura da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo, nesta segunda-feira (21). Lita ainda não declarou apoio, oficialmente, ao deputado paraibano, mas já trabalha nos bastidores para fazer Hugo seu sucessor. 

Cássio volta a gravar vídeo atacando Jhony, após pesquisa apontar empate técnico em Campina

O ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) gravou um novo vídeo criticando o candidato do PSB, Dr. Jhony Bezerra, que disputa o segundo turno pela Prefeitura de Campina Grande contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Cunha Lima (União Brasil).

No vídeo, Cássio reafirma que Dr. Jhony “não conhece Campina Grande” e pede votos para o seu primo, Bruno Cunha Lima. Cássio também aproveitou o vídeo para lembrar que foi ele, e não o ex-senador José Maranhão, o responsável pela construção do Hospital de Trauma de Campina Grande.

O movimento acontece em um momento delicado da campanha de Bruno Cunha Lima, já que uma recente pesquisa do instituto Real Time Big Data mostra um empate técnico entre ele e Dr. Jhony na disputa pelo segundo turno. (com Maurílio Júnior)

Pesquisa apontando Bruno com 48% X Jhony com 42% mostra empate técnico com tendência de virada em Campina Grande

Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (22), mostra um empate técnico na disputa pela Prefeitura de Campina Grande (PB) entre o atual prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) e Dr. Jhony (PSB). Nos votos válidos, Bruno Cunha Lima aparece com 53%, enquanto Dr. Jhony tem 47%.

No cenário estimulado, onde os eleitores escolhem entre uma lista de candidatos, Bruno Cunha Lima tem 48% das intenções de voto, contra 42% de Dr. Jhony. Os votos nulos ou brancos somam 6%, e 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Na pesquisa mais recente, realizada pelo Instituto Real Time Big Data, a diferença entre os dois candidatos, que já chegou a ser de 22 pontos percentuais, agora é de apenas 6 pontos.

O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, com 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PB-03761/2024 e foi contratada pela TV Record, CNN e UOL.

Prefeitos de Tacima e Coxixola se reúnem com Aguinaldo Ribeiro em busca de investimentos

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) recebeu nesta segunda-feira (21) os prefeitos reeleitos de Tacima e Coxixola, respectivamente, Xatô (SD) e Nelsinho Honorato (União Brasil) para tratar de ações e investimentos no desenvolvimento de seus municípios. Um dia muito proveitoso, mais uma vez de muito trabalho, voltado para o desenvolvimento dos municípios e consequentemente para o crescimento de toda a Paraíba. 

Aguinaldo Ribeiro é de longe um dos mais arraigados parlamentares que luta em prol dos paraibanos ao reforçar seu trabalho como elo entre os gestores, os municípios e o governo federal, onde a coisa acontece. E com isso quem sai ganhando são todos os paraibanos indistintamente. O líder do Progressistas se traduz, na visão dos gestores paraibanos como um gigante na obtenção de recursos, ações e programas.

Adriano diz que sonha disputar governo "independe de João sair ou não" e que Efraim devia apoiar o REP "pois chegou a hora dele pagar essa conta"

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), disse, na noite desta segunda-feira (21), que seu sonho de disputar o governo do Estado em 2026 independe de João Azevêdo (PSB) concorrer ao Senado ou não. A declaração aconteceu no programa Frente a Frente, TV Arapuan.

Galdino disse que tentará construir um cenário que possibilite uma candidatura sua ao governo, e para isso acontecer não vai esperar pela decisão do governador João de permanecer ou não no cargo até o fim do mandato. “Vou continuar lutando, até porque sou acostumado a subir ladeira. Por isso não vou esperar pelo governador, esse nosso sonho independe de João sair ou não do governo”, disse.

Deixando o governo, João será candidato a uma vaga de senador tendo o atual vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas) na cabeça de chapa disputando à reeleição ao governo. A outra vaga de senador na chapa estaria em tese reservada para composição com o Republicanos, à priori, para o deputado federal Hugo Motta, líder do partido na Paraíba. 

Adriano frisou que o seu partido não tem compromisso nenhum com o senador Efraim Filho (União Brasil) nas eleições de 2026 e espera que ele permaneça no cargo até o fim. “Ele é quem deve apoiar o Republicanos, pois chegou a hora dele pagar essa conta. Se o apoio do Republicanos, hoje Efraim seria ex-deputado federal”, destacou.

Adriano Galdino lembrou que em 2022, o Republicanos permaneceu firme até o fim ao lado de Efraim, mesmo após sua saída da base do governo.

Leia também: Efraim aposta em seis deputados deixando governo e que a oposição segue unida para 2026

TRE-PB derruba afastamento de Dinho e o devolve à presidência da CMJP

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) derrubou, nesta segunda-feira (21), por unanimidade, a decisão da 64ª Zona Eleitoral que havia determinado o afastamento do vereador Dinho Dowsley (PSD) da Câmara Municipal de João Pessoa. Dinho, que é presidente da Casa Legislativa, foi alvo da Operação Livre Arbítrio, da Polícia Federal, que investiga aliciamento de eleitores.

A relatora do processo, juíza Maria Cristina Santiago, votou pelo fim do afastamento do vereador, liberando-o para frequentar os prédios da Câmara e da Prefeitura. Os juízes Bruno Teixeira, Oswaldo Trigueiro, Sivanildo Torres e Roberto D’Horn acompanharam o voto da relatora.

Santiago justificou que não há provas nos autos que justifiquem a necessidade do afastamento para evitar influência no segundo turno das eleições. Segundo a magistrada, a decisão de afastar Dinho de suas funções públicas foi baseada em ilações, uma vez que não haveria elementos para sustentar de forma concreta a relação do parlamentar com o crime organizado.

Maria Cristina também destacou que o afastamento foi desnecessário, uma vez que Dinho já havia sido reeleito no dia 6 de outubro, e considerou a medida uma afronta à soberania do voto.

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Portaria com indicados pelo prefeito eleito Dr. Azif Lemos e prefeito Divaldo para equipe de transição em Itaporanga deve ser publicada amanhã; Confira!

Deve ser publicado nesta terça-feira (22), no Diário Oficial dos Municípios, portaria com a composição da Equipe de Transição Administrativa no município de Itaporanga, Vale do Piancó. A portaria assinada pelo prefeito Divaldo Dantas trará os nomes indicados por ele e pelo prefeito eleito Azif Lemos (PSB).

O prefeito eleito Dr. Azif Lemos está focado em montar sua equipe de governo com nomes competentes que deverão marcar a virada de chave no município, como venho abordando há anos, para a ascensão da nova geração ao poder político/administrativo local. Um aperitivo desse quadro é demonstrado na equipe escolhida para lhe representar durante a transição em que tomará pé da real situação financeira e administrativa da 'Rainha do Vale'. 

De acordo com informação chegada ao blog, a equipe terá a seguinte composição

Indicados pela atual Administração Municipal:

* Lídia Moreira Dantas - Secretária de Administração

* Cristiane Fernandes de Araújo - Secretária do Tesouro Municipal

* Heloisa Camila da Silva Clementino Alexandrino - Secretária de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas

* Alexandro Figueiredo Rosas - Procurador Geral do Município

Indicados pelo prefeito eleito Dr. Azif Lemos:

* Eliezel Batista Felinto - Tio do prefeito eleito e integrante da campanha

* Marcília Mangueira Guimarães Felismino - ex-prefeita de Diamante e coordenadora da campanha

* Jaclyene Maria Viturino Serafim Costa - integrante da campanha

* Yasmin Tanaka Melo de Araújo - esposa do advogado Sales Filho (e também integrante) da campanha

Esses nomes acima escolhidos muito provavelmente estarão na equipe de governo. É possível que sejam acrescentados aqui, ainda, os nomes da executiva Wilka Rodrigues para ser presidente da equipe e um indicado para a área da educação e outro para providenciar o inventário geral da administração. Fato a se confirmar.

Essa composição faz parte da etapa legal visando assegurar uma passagem de comando transparente e organizada. A equipe terá a missão de instalar e conduzir os trabalhos de transição. Entre suas atribuições estão a convocação dos agentes públicos, a recopilação de informações vitais e a complementação de toda a documentação necessária para que o novo governo possa iniciar suas atividades com o devido suporte e informações.

Efraim aposta em seis deputados deixando governo e que a oposição segue unida para 2026

Em entrevista nesta segunda-feira (21), ao programa Arapuan Verdade, o senador Efraim Filho (União Brasil) deu uma sacudida na classe política visando a sucessão de 2026. De cara, ele aposta que seis deputados estaduais devem deixar a base governista na Assembleia Legislativa insatisfeitos com condução de apoios do governador João Azevêdo na eleições deste ano. 

“Há uma expectativa de cinco ou seis deputados virem para a oposição e aí pode ter, por exemplo, um cenário na Assembleia de 19 a 17 deputados, se for para uma conta pura e simples”, declarou citando entre os insatisfeitos Júnior Araújo, Doutora Paula, Jane Panta, Galego Souza, Eduardo Brito e Luciano Cartaxo. 

Com relação à disputa eleitoral de 2026, Efraim afirmou que a oposição está unida e quem deve fazer o primeiro movimento no tabuleiro político é a base governista, que tem questões a definir. Ele se coloca como pré-candidato Governo, assim como o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (ficou em segundo na disputa de 2022) e o deputado federal Romero Rodrigues (menos provável por já ter desistido três vezes).

O senador deixou uma pitada de pimenta em sua fala para o final.  Citou o deputado federal Hugo Motta, que comanda o Republicanos no estado, o deputado Adriano Galdino, o vice-governador Lucas Ribeiro e até mesmo o secretário de estado Deusdete Queiroga. Esses quatros, atualmente, na base do governo.

Ao ser perguntado se poderia apoiar o nome de Motta ao governo, Efraim destacou a parceria com o deputado e que sim, poderia apoiá-lo, assim como poderia buscar o apoio do republicano caso decida ingressar na disputa de fato. Disse ainda que o União Brasil não vai fazer conta de apoio tomando por base, por exemplo, se o Republicanos ficará ou não no grupo do governador João Azevêdo (PSB).

“Não vou gastar energia fazendo um tabuleiro político com base nessa decisão [se o Republicanos romperá ou não]. Acho que a hora é de [a oposicao] jogar para dentro, de se fortalecer internamente”, analisou. Ele entende que o primeiro lance de xadrez do tabuleiro político de 2026 não seja da oposição, que está fazendo seu papel, “jogando unida”.

“O grande e primeiro lance de xadrez é saber qual é o movimento do governo. Governo sai ou governo fica? Se o governo sai ou fica, o PP assume ou não o governo? Se o PP não assumir o governo, vai ficar com raiva ou não vai? Se o PP assumir o governo, o Republicanos vai ou fica?”, deixou os questionamentos no ar.

Queda e coice: TRE remove Raissa Lacerda em definitivo do cargo de vereadora e manda Câmara de João Pessoa empossar Renato Martins

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) pôs fim ao mandato de Raissa Lacerda (PSB) como vereadora de João Pessoa. A decisão foi tomada pela Corte nesta segunda-feira (21) e teve como base um processo de infidelidade partidária cometida por Raissa, que foi empossada vereadora na Câmara da Capital, pelo Avante, mesmo após ela sair do partido.

A Corte julgou um processo movido por Renato Martins, suplente de vereador do Avante, alegando que ele seria o primeiro suplente do partido para assumir a vaga de Professor Gabriel, que morreu em maio deste ano após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em 2020, Raissa Lacerda foi eleita segunda suplente de vereadora pelo Avante, junto com Márcio Alencar, terceiro suplente, e Renato Martins, quarto suplente. O primeiro suplente foi Professor Gabriel.

Como titulares de mandato, o Avante elegeu Tanilson Soares, Dinho Dowsley e Chico do Sindicato. Em 2022, Tanilson foi eleito deputado estadual, abrindo vaga para o primeiro suplente do partido, Professor Gabriel, entrar na Câmara como titular. Após a morte do professor Gabriel, houve questionamento de quem ficaria com a vaga. Raissa, Márcio e Renato haviam deixado o Avante. Este último, no entanto, retornou ao Avante no dia da morte de Professor Gabriel.

A situação deixaria Renato Martins como primeiro suplente do Avante e, consequentemente ocupante do cargo de vereador. No entanto, no dia 10 de junho, o presidente da Câmara de João Pessoa vereador Dinho (afastado do cargo semana passada pela Justiça) empossou Raissa Lacerda como vereadora.

A partir desta decisão da Câmara, Renato Martins entrou com uma ação na Justiça Eleitoral e o caso foi julgado pelo TRE-PB. O caso foi julgado no TRE-PB e, na decisão, o relator do processo, o juiz Fábio Leandro entendeu existe legalidade no pedido de Renato em assumir como vereador, já que ele estava filiado ao Avante na época da morte de Professor Gabriel e Raissa Lacerda já havia deixado o partido, mesmo que por uso da janela partidária.

No voto, o relator determinou prazo de dez dias para que a Câmara emposse Renato Martins. O voto do relator foi seguido pelos outros membros da Corte. Com a decisão, Raissa Lacerda perde, definitivamente, o cargo de vereadora da Câmara João Pessoa. Atualmente, ela estava afastada da função por ser investigada na Polícia Federal por suposta participação em uma esquema de aliciamento violento de eleitores nas eleições deste ano em João Pessoa.

Grupo Santana prevê produção de 12 mil toneladas de silagem de milho para Sousa e região em 2024

O Grupo Santana – conjunto de empresas ligadas ao agronegócio – estimula uma produção de 12 mil toneladas de milho e sorgo no município de Sousa, Sertão paraibano, e outras regiões. A meta da empresa é alimentar o rebanho durante esses últimos meses de 2024 e início de 2025, período em que os produtores encontram dificuldade para abastecer o rebanho em razão da estiagem.

Na última sexta-feira (18) o responsável pelo setor de operações, Feliciano Félix, e o professor do IFPB/Sousa, Francisco Tibério, falaram sobre o assunto durante entrevista concedida ao programa Cidade Notícia, da rádio Líder FM 97,1.

A produção está sendo trabalhada de forma escalada em uma área de 490 hectares na Fazenda Savana, localizada no Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa (PIVAS). O projeto do Grupo Santana é atender toda macro-região de Sousa com um produto de qualidade nutritiva composto por milho e sorgo.

“Temos a silagem de milho, que está 100% com o espigamento, num período ideal com um total de matéria seca ideal para uma boa nutrição para que o produtor venha ter uma grande produtividade no seu rebanho, tanto o gado de leite como também o gado de corte”, disse Feliciano.

O valor oferecido por cada tonelada de silagem de milho aos donos de animais é de R$ 450 (quatrocentos e cinquenta reais) e a retirada deve ser feita na Fazenda Savana, às margens da BR 230 em Sousa. (com Levi Dantas0

Assista ao vídeo:

ASaiba mais sobre o Grupo Santana

É um conjunto de empresas ligadas ao agronegócio brasileiro sediadas na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. O grupo é formado por quatro empresas principais: Santana Sementes, Santana Agroindustrial, Santana Algodoeira e Santana Agropecuária. O grupo mantém atualmente todas as suas atividades associadas ao segmento do agronegócio. A Santana Sementes – empresa mãe do Grupo -, atua principalmente no Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

De olho no espólio eleitoral para 2026, Efraim se “muda” para Campina em busca da reeleição de Bruno

Presidente do União Brasil na Paraíba, o senador Efraim Filho se mudou de "mala e cuia" para Campina Grande e vai intensificar o trabalho nesta ultima semana de campanha buscando a reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), que passa pelo projeto do parlamentar para 2026. 

Segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, a Rainha da Borborema já definiu eleições históricas no estado. As do poeta Ronaldo e Cássio, ao Governo, e a de Efraim Pai, ao Senado, são alguns exemplos. Este ano, Efraim Filho perdeu cidades importantes do seu reduto, a exemplo de Santa Luzia e Várzea, no Vale do Sabugi.

Mas, apesar de estar no União Brasil, Bruno não é garantia de apoio concreto ao projeto de Efraim Filho, lançado pré-candidato ao governo pela direção nacional da legenda para 2026, já que no entorno tem mais “Cunha Lima” do que “Morais”.

Além de Efraim, o grupo das oposições conta com o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), segundo na disputa pelo governo em 2022, que disse ter tomado gosto e pretende voltar a disputar o Palácio da Redenção. Em todo caso, Efraim Filho tem mais quatro anos no Senado. 

O União elegeu 22 prefeitos, mas inflacionou a conta com aliados vitoriosos. Juntando tudo, segundo Efraim, o espólio chega a 124 gestores que tomarão posse em 2025. Se permanecerão até 2026, aí é outra eleição.