sábado, 16 de março de 2013

PT avisa que acompanhará governo de prefeitos da legenda, dentre os quais dois no Vale do Piancó: Ibiara e Santana dos Garrotes.

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Rodrigo Soares, avaliou positivamente o encontro de prefeitos petistas com o senador pernambucano Humberto Costa, ocorrido ontem (15), em João Pessoa. Após o evento, em entrevista à imprensa, o presidente do PT paraibano declarou que o diretório acompanhará de perto as gestões de municípios da Paraíba administrados pelo partido.
"O partido está num momento de ajudar e acompanhar os municípios onde o PT administra, e onde tem também os aliados, para que possamos ter uma agenda propositiva, que ajude a cuidar cada vez mais  das pessoas", disse. Segundo Rodrigo Soares, a atitude é fundamental neste momento.
"Este diálogo institucional entre as gestões do partido, e o PT vai avançar dialogando, construindo este momento com diversos prefeitos para que possamos cuidar e ter as políticas que o Governo Federal tem implementado no país inteiro", concluiu. Além e João Pessoa, o PT governa os municípios como o de Ibiara, aonde foi reeleito o prefeito Pedro Feitosa, e Santana dos Garrotes, com a eleição de Dr. Élio.

PB é 1º no NE em servidores no governo mostra pesquisa do IBGE revela que 87.694 pessoas estão ocupadas nas administrações direta e indireta

A Paraíba é o Estado do Nordeste com o maior número de servidores por habitante na administração pública estadual. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística, 87.694 pessoas estão ocupadas nas administrações direta e indireta, o equivalente a 2,3% da população paraibana. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2012, divulgados ontem pelo IBGE. A pesquisa leva em consideração os quantitativos de pessoal ocupado por vínculo empregatício relacionado a estatutários, celetistas, comissionados, estagiários e sem vínculo permanente. Os dados foram fornecidos pelo governo do Estado em 2012. Nos vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte, o percentual de servidores por habitantes é de 1,9% e 1,7% respectivamente. Os Estados do Ceará (0,7%) e da Bahia (0,9%) apresentaram os menores percentuais de pessoas ocupadas em relação à população residente em todo o país. 
De acordo com pesquisa, 85,9% do total de pessoal ocupado no serviço público estadual na Paraíba está vinculado à administração direta, enquanto 14,1% exerce atividades na administração indireta. Os dados da Estadic 2012 também revelou que o quadro de recursos humanos da administração direta é composto, em sua maioria, por servidores estatutários que abrangiam o montante absoluto de 44.276 pessoas, representando 58,8% do total. Os resultados confirmaram também que a segunda maior modalidade contratual é a de pessoal sem vínculo permanente, a qual correspondia a 35,7%, ou seja, 26.892 pessoas.
A pesquisa também mostrou dados relacionados ao nível de escolarização dos servidores: 29,5% deste contingente apresenta nível superior ou pós-graduação, totalizando 22.229 pessoas; outros 67,4%, com nível fundamental e médio, com 50.810 pessoas. Já outras 2.247 pessoas não possuem instrução. De acordo com o Sagres do TCE, o número de servidores em setembro do ano passado no serviço público estadual era de 112,8 mil. Os dados da pesquisa, segundo o IBGE, foram recolhidos durante todo o ano de 2012 junto à Secretaria de Administração do Estado.
A Secretaria de Comunicação do Estado disse que possui atualmente 114 mil servidores, conforme dados de fevereiro de 2013. “Com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, estamos dentro do limite prudencial, de acordo com a última publicação do relatório, ocorrida em janeiro de 2013”, disse o secretário de Comunicação, Paulo André Leitão. O governo não explicou a diferença entre os dados do IBGE e do Sagres.

Governo nomeia substituto do professor Jucivan Araújo...

A edição deste sábado do Diário Oficial traz a nomeação, através de ato assinado pelo governador, de Kennel Roge Paulino Batista Nunes para o cargo de Articular Cultural da 7ª Região [Vale do Piancó], em substituição ao professor Jucivan Araújo, exonerado mês passado. Jucivan assumiu desde o início do ano a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão no município de Itaporanga.

Presidente da Assembléia diz que extinção de vagas de deputados é irreversível e lamenta decisão do TSE

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Ricardo Marcelo (PEN) lamentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou a extinção de seis vagas para deputado estadual e duas para federal. Ricardo Marcelo explicou que já entrou com alguns recursos, mas acredita que a decisão é definitiva e não terá uma reversão imediata. De acordo com parlamentar, além da Paraíba, mais sete Estados estão prejudicados com a decisão do TSE.
O parlamentar adiantou que os cálculos foram feitos de maneira errônea e foram baseados no número de eleitores e não no de habitantes e mesmo assim ele não acredita que a situação possa mudar e voltar ao que era antes. “ Eu acho muito difícil que haja reversão, mas vale a pena tentar”, afirmou. “Com essa decisão, eu lamento a perda de quase 200 milhões de emendas que deveriam ser apresentadas e aprovadas pelos deputados em benefício do povo paraibano”, finalizou o presidente da AL.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dupla em uma moto descarrega pistola e assassina homem no centro de Pedra Branca esta tarde; PM faz diligências à caça dos criminosos...

Tiroteio registrado na tarde de hoje (15) na cidade de Pedra Branca resultou no assassinato com vários tiros de pistola do senhor Beto de João Lemos, cidadão bastante conhecido no município. Segundo informações, ele estava em frente de um bar, no centro da cidade, quando dois homens chegaram em uma moto e efetuaram os disparos, todas atingindo a cabeça da vítima que tombo morta no local. Após descarregar a arma, a dupla fugiu com destino ignorado. Joelino Carvalho, que estava com Beto no momento do crime, foi baleado na perna, encaminhado ao Hospital de Itaporanga e passa bem. O motivo do assassinato ainda é desconhecido e a Polícia Militar já está em diligências pela região à procura dos criminosos. Mais informações em instantes. (com Pedrabrancaonline)

Paraíba pode estar vendendo gasolina adulterada por conta de fraudes em terminais de Suape, responsável por 40% da gasolina comercializada aqui.

A Paraíba pode estar vendendo gasolina adulterada nos postos de combustíveis do estado. O alerta foi feito Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), após a interdição feita Agência Nacional do Petróleo (ANP),em dois  terminais de abastecimento de combustíveis alojados no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco. Conforme o Sindipetro, Suape é responsável pela distribuição de cerca de 40% de toda gasolina comercializada na Paraíba.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), os terminais estavam contaminados  com metanol, um solvente industrial proibido para uso veicular. A substância estava misturada à gasolina, em substituição ao etanol. Acontece que o metanol é altamente inflamável e corrosivo, além de ser cancerígeno. Os terminais eram usados para armazenamento de combustíveis das distribuidoras Total e Federal, de maneira exclusiva, e também da Shell, Ipiranga e outros distribuidores, como ponto alternativo. Cada terminal tinha capacidade para 5 milhões de litros.
O sindicato paraibano divulgou que o combustível contaminado é prejudicial tanto para o revendedor para o consumidor. “A adulteração pode gerar eventuais multas, caso venha comercializar esse tipo de combustível, sem falar no consumidor, que estaria pondo em risco não só o carro, mas a própria vida, já que o metanol é considerado uma substância altamente tóxica”, disse o Sindipetro.

Reviravolta: Juiz do TRE acata liminar de Genival Matias, anula posse de Carlos Dunga e ele diz que só sai da AL preso.

Que sina essa de Carlos Dunga! Poucas horas depois de assumir o mandato parlamentar veio uma decisão do juiz Márcio Accioly (foto), do Tribunal Regional Eleitoral, para colocar “gosto ruim” no ato desta sexta (15). A Justiça Eleitoral que determinou a posse de Dunga, foi a mesma que ordenou a sua saída. A ordem desfaz tudo o que ocorreu na manhã de hoje. O juiz Accioly, acatando o mandado de segurança alega que o ato é nulo de pleno direito.
As razões: a Assembleia teria desrespeitado todos os prazos e procedimentos estabelecidos pela resolução 23218, do Tribunal Superior Eleitoral. A resolução a que se referiu o juiz Accioly estabelece prazos de contestação após a contagem, a proclamação, a diplomação e a posse.
O deputado Genival Matias (PT do B), que nunca subiu a tribuna da Assembleia para fazer um pronunciamento, ganhou uma sobrevida. “Só saio preso”- Ainda a pouco, Carlos Dunga disse que “estou cumprindo uma decisão da ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, referendada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que formou a comissão eleitoral para retotalizar os votos...”.
“... Então, estou cumprindo um ato jurídico perfeito e só saio da Assembleia se for tirado por policias. Já conversei com o presidente Ricardo Marcelo e disse que só saio da Assembléia preso”.

Stherlan Emanuel revela alegria por iniciativa da atual gestão Nilson Lacerda em disponibilizar acesso gratuito a cursinho pré-vestibular

Após anúncio da Prefeitura de Conceição de que iria disponibilizar aos estudantes locais acesso gratuito ao Cursinho Pré-Vestibular, o ex-vereador e atual 1º suplente Stherlan Emanuel entrou em contato com o Blog para felicitar a iniciativa tomada pelo atual prefeito Nilson Lacerda (PSDB). "Trata-se de um gesto de inteligência e reconhecimento, uma vez que esse projeto foi um ato pioneiro na região implantado na gestão do então prefeito Alexandre Braga e idealizado por minha pessoa com total apoio do então secretário Dr. Cícero", disse Stherlan.
Para ele o projeto é de suma importância e externa o orgulho de ter sido seu idealizador, uma vez que esse projeto gerou grandes frutos com muitos alunos, hoje, formados e até concursados no serviço público graças a capacidade pessoal e a ajuda do cursinho, cujo projeto foi reconhecido pela Assembléia Legislativa em 2005 que manifestou "Moção de Aplausos" por ter sido o primeiro em todo o estado, na época.
Stherlan ainda revela que alocou recursos, quando vereador, no orçamento municipal para levar o cursinho para os distritos de Mata Grande e Vídeo. "Infelizmente essa iniciativa não foi concretizada por incompetência da gestão de Vani Braga. Em todo caso, fica a dica para a nova gestão", concluiu.

Carlos Dunga é empossado deputado, diz que é da situação, mas espera conversa com o governador.

A assembléia Legislativa empossou na manhã de hoje (15) o deputado Carlos Dunga (PTB), durante solenidade no gabinete do presidente da Casa, Ricardo Marcelo (PEN). Dunga foi diplomado na tarde de ontem pelo TRE-PB, após conclusão do processo de retotalização dos votos que mudou o coeficiente eleitoral das eleições estaduais de 2010.
Após a posse, Carlos Dunga falou com a imprensa e disse que sua principal bandeira de luta será a defesa do home do campo, atuando "fortemente para combater os efeitos da estiagem no semiárido paraibano". Com relação à postura que assumirá na Casa, Dunga disse que se considera de situação, mas espera ser chamado pelo líder do governo, deputado Hervázio Bezerra (PSDB), para uma conversa.
Ele disse também esperar que o governador Ricardo Coutinho (PSB) atenda aos pleitos dos municípios de sua base de atuação política. Já o presidente Ricardo Marcelo destacou a experiência de Dunga como deputado federal, estadual, presidente da Casa de Epitácio Pessoa, por isso, acredita que o novo deputado irá dá uma grande contribuição ao Poder Legislativo paraibano.

Em mais uma saia justa Ivanilto observa o colega Ricardo Pinto explicar a diferença entre facultativo e obrigatoriedade

Tentando, na sessão de ontem (14), novamente justificar-se perante a opinião pública pelo voto contrário dado ao requerimento, de autoria do vereador Ricardo Pinto (PSDB), pedindo ao executivo municipal a elaboração de uma lei que crie um auxílio funeral, para pessoas carentes cadastradas no CadÚnico, bem como para servidores públicos municipais, o edil Ivanilto Palmeira (em primeiro plano na foto ao lado) teve que escutar o tucano esmiuçar o teor do que tratava seu pedido e detalhar a diferença entre algo facultativo e obrigatório.
Antes, Ivanilto usou a tribuna para mais uma vez trazer o debate ao meio fio já que semana passada ele bem que tentou mas não convenceu e, diante disso, achou que a continuação seria eficaz já que o tucano, ao contrário da sessão anterior, agora estava presente. "Quero aqui mostrar uma lei aprovada em 2001 que autoriza a prefeitura a arcar com aquisição de 'ataúdes' para pessoas carentes. Então, peço ao vereador Ricardo Pinto que volte atrás quando diz que eu estava mal informado", falou um nervoso Ivanilto.
Em verdade, o edil se 'queimou' com a opinião pública por votar contra uma iniciativa , que se aceita pelo Executivo Municipal, objetivava ajudar famílias carentes arcando com custos quando da perda de um ente querido. Na oportunidade em que apresentava o requerimento, Ricardo Pinto deixou claro que os recursos para tal indicação poderiam ser oriundos do Fundo Municipal de Apoio à Pobreza (Fumap), criado em 2010 pelo então prefeito Djaci Brasileiro (PSDB).
Ao votar contrário a um benefício em prol dos mais carentes e servidores públicos municipais, Ivanilto insistia em afirmar que o Fumap já existia e, por isso,  não haver necessidade da aprovação do requerimento já que a prefeitura executava tal ação. E para tentar provar que estava certo mostrou, na sessão de ontem, cópia de lei sancionada pelo então prefeito Will Rodrigues. "Aqui está a lei que autoriza o município a custear isso...", disse. Entretanto, Ricardo se viu no dever de mostrar ao colega que ele estava equivocado ao desconhecer o teor do seu requerimento.
De acordo com a Lei 539/01 [cópia ao lado], em seu art. 2º, o Executivo Municipal "fica autorizado a realizar despesas com destinação de recursos para atender a pessoas físicas, que comprovem ser pobres na forma da lei e não disponham de meios para suprir suas necessidades, especialmente em relação a...", dentre outros: "[...] i) aquisição de ataúdes". No entanto, o pedido do vereador Ricardo era para que houvesse obrigatoriedade para este fim usando recursos do Fumap, que hoje cobre pequenas reformas, etc.
Os recursos que abastecem o Fumap são oriundos da arrecadação de 2% dos impostos pagos por empresas prestadoras de serviços ao Município. "De uma vez por todas, até pensei que o assunto já estava encerrado, venho a essa tribuna para mostrar que o vereador Ivanilto está completamente equivocado, pois a lei aprovada em 2001 apenas autoriza o executivo a arcar com a aquisição de 'ataúdes', porém, o meu requerimento fala da obrigatoriedade do executivo em arcar com todo o funeral de pessoas carentes e servidores públicos municipais", declarou o tucano.

PT confirma expulsão de Alexandre Almeida por ferir regimento interno do partido durante as eleições municipais de 2012

O presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, confirmou na manhã desta sexta-feira (15) a expulsão de Alexandre Almeida, presidente municipal do partido em Campina Grande. De acordo com Soares, Almeida teria ferido o regimento interno do PT ao, nas eleições de 2012, ter se negado a encaminhar as decisões do partido. Segundo Soares, Alexandre teria optado por uma base e homologado outra, entrando na justiça contra a decisão confirmada pela Direção Nacional do PT. “A expulsão de Alexandre Almeida foi votada na câmara de recursos da direção nacional e aprovada. Estamos esperando a consolidação do processo na reunião da executiva nacional. Mas o fato político é de que ele já está expulso do partido”, esclareceu Soares.

Greve na UEPB: governador diz que não repassa “um centavo a mais” e afunda projetos como a implantação de campus no Vale do Piancó.

A paralisação dos funcionários da Universidade Estadual da Paraíba se tornou um impasse de difícil solução. De um lado, os funcionários cobram uma reposição salarial de 17%, melhores condições de trabalho, infraestrutura e a autonomia. De outro, o reitor Rangel Júnior diz não haver condições materiais para a concessão do aumento, nem o atendimento das demais reivindicações.
Para coroar, o governador Ricardo Coutinho afirma, categoricamente, que não irá “repassar nem mais um centavo do que o Estado já coloca na Universidade”. Ele alega que não pode aumentar os repasses do Estado. Ou seja, não há saída. Foi em síntese o que aconteceu nesse dia de manifestação dos funcionários na Assembleia, e das declarações fornecidas pelo reitor e pelo governador.
foto (2)
UEPB greve na AL
O impasse levou os deputados a cobrarem uma posição do Governo, para encerrar a paralisação, iniciada em fevereiro. Segundo o deputado Anísio Maia, “o governador não tem interesse em resolver o problema, porque ele tem uma forma ultrapassada de ver educação”. E lembrou como, desde que “ele assumiu o Estado, a Universidade perdeu a sua autonomia, uma conquista da comunidade acadêmica”.
Ficou claro também, ao longo dos debates, como o reitor Rangel Júnior, muito diferente da ex-reitora Marlene Alves, não demonstra ter altivez para cobrar do governador os repasses previstos na lei da Autonomia da UEPB. Pelo que insinuaram alguns sindicalistas, nesta quinta (dia 14), “Rangel fez acordo com o Governo para assumir a Reitoria e perdeu a sua própria autonomia”.
A Assembleia decidiu programar, para o próximo dia 19 (terça-feira), sessão especial para discutir a situação da Instituição. Os deputados já decidiram, inclusive, convocar o governador, os secretários de Educação, Finanças e Planejamento, o reitor Rangel Júnior, representantes dos funcionários da UEPB e até mesmo o Ministério Público. A ideia é abrir a caixa preta da Universidade, especialmente no capítulo dos repasses.
A verdade é que o governador não vai ceder um milímetro - ou um centavo - para UEPB. Nem a emenda de R$ 10 milhões aprovada em 2012 pela ALPB ao orçamento de 2013 será executada. É que embora o orçamento de 2013 da UEPB, aprovado pela Assembleia, tenha sido de R$ 241 milhões, com a emenda de R$ 10 milhões apresentada pelos deputados, o governo do Estado já apresentou à Reitoria da UEPB um cronograma de desembolso mensal que soma somente os R$ 231 milhões. No exercício de 2012, apesar de ter R$ 285 mi previstos no orçamento, foram repassados R$ 218 mi, mas a despesa passou de R$ 235 mi. No 'fogo cruzado' - reitor, professor, oposição, governador - quem perde sempre é o aluno.

Neném de Adailton solicita do prefeito Berguim local para instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros que irá atender todo a região

A Câmara Municipal de Itaporanga aprovou na sessão de ontem (14), por unanimidade, requerimento apresentado pelo vereadores Silverton Soares [Neném de Adailton], cuja propositura é assinada também pelo vereador Nel de Duvan (PSDB), pedindo providência junto ao Executivo Municipal para a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiro Militar no município.
Neném, que é 1º Tenente da corporação, ao justificar sua solicitação revelou ao plenário que já fez visita junto com o prefeito Audiberg Alves (PTB), acompanhados do comandante do 4º BBM, major Saulo Laurentino e sua equipe, mês passado, para tratar da possível implantação da unidade em Itaporanga, que irá beneficiar toda a região. Segundo ele, para tal efetivação falta somente uma contrapartida do município que é a locação de um prédio para abrigar a unidade. 
De acordo com o vereador, o prédio onde funcionou a Jaércil Pneus, saída para Boa Ventura, seria o local ideal, inclusive aprovado pelos militares, para a instalação do Corpo de Bombeiros: "Encontramos um local estratégico que fica próximo das fábricas e de acesso imediato à todos os municípios da região. O prefeito ficou de estudar a possibilidade de locar àquele prédio e, em seguida, executar as devidas providências", disse Neném de Adailton.

Hélio do Bar corrige gafe de tucano e diz que pedido por calçamento de ruas é uma iniciativa em prol da comunidade

Parlamentar-mirim que mais tem levado correligionários para assistirem as sessões, pessoas as quais interessadas e beneficiadas com suas proposituras, Hélio do Bar (PTB) subiu à tribuna, durante a sessão de ontem, para solicitar do executivo pavimentação em paralelepípedos [calçamento] de ruas localizadas no Bairro Bela Vista e Loteamento Adailton Teixeira. Entretanto, teve de corrigir uma gafe cometida, anteriormente, pelo colega Ricardo Pinto (PSDB) quando à suas solicitações.
É que minutos antes, durante sua fala, o tucano ao cobrar mais empenho e ações do executivo em prol dos munícipes, escorregou nas palavras ao comparar a eficácia da quantidade de requerimentos pedindo calçamento de ruas ao invés de algo mais 'contundente' junto ao executivo, a exemplo, das cobranças. "Estou vereador para trabalhar pelo povo, em particular, os que me elegeram e aqui não podemos colocar a política partidária acima disso, por isso, me orgulho muito de pedir calçamento para ruas necessitadas", disse Hélio.
Logo após os dois se cumprimentaram e o pessebista entendeu seu deslize e aceitou as ponderações do petebista. Em contato com o blog, Ricardo disse que não era intenção sua desqualificar pedido de calçamento de ruas, mas sim pedir uma maior cobrança dos colegas para a "falta de ações e obras por parte da atual gestão municipal", declarou.  

Nel de Duvan pede Casa de Apoio em João Pessoa para itaporanguenses que precisam de tratamento médico especializado

Com pouco dinheiro [ou em muitos casos, nenhum] no bolso e desacostumados com João Pessoa, muitos itaporanguenses que vão à Capital para atendimento médico especializado enfrentam muitas dificuldades. Diante desta situação o vereador Nel de Duvan (PSDB) pediu, durante sessão realizada ontem, através de requerimento, aprovado por unanimidade, e que será encaminhado ao prefeito Audiberg Alves (PTB), que seja providenciada a locação e manutenção de uma Casa de Apoio.
A intenção, segundo o vereador, é dá apoio a pacientes [e seus acompanhantes] que se deslocam para a Capital e necessitam de tratamento médico especializado, além de subsidiar o transporte para o seu deslocamento. "Em diversos casos, pacientes necessitam ficar em João Pessoa por alguns dias e muitos não possuem condições financeiras para arcarem com despesas de hospedagem e alimentação", justificou Nel de Duvan. "Todos somos sabedores que saúde é um assunto que tem de ser tratado com seriedade e respeito. O que vemos são pessoas enfermas que vão à Capital a tratamento sem dinheiro até para um lanche e assim acabam ficando lá sem se alimentar", alertou.
A propositura de Nel contou, imediatamente, com apoio do vereador Neném de Adailton (PSB) que pediu que as providências fossem estendidas também para os municípios de Campina Grande e Patos. "Temos que atentar para o fato de que há o Hospital de Traumas em Campina Grande, para onde são encaminhados os acidentados oriundos do Sertão, por isso, se faz necessário uma casa de apoio não só em Campina mas também em Patos", pontuou o socialista, acompanhado pelos demais edis.
Ainda, durante a sessão, o vereador Nel de Duvan (PSDB) falou sobre a propositura, assinada por ele e por Neném, que pede ao executivo municipal a implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiro Militar no município de Itaporanga, iniciativa esta que irá atender todo o Vale do Piancó. Inclusive, tal propositura já foi apresentada e aprovada, em legislaturas passadas, pelo pai do próprio Nel, o ex-vereador Duvan Pereira (PSDB) que exerceu seis mandatos de vereador até o ano passado. 

Pesquisa mostra que reeleição de RC depende do apoio de Cássio

A síntese da primeira pesquisa wscom/consult na disputa pelo governo em 2014, é simples de compreender: o futuro do governador Ricardo depende exclusivamente do senador Cássio, ou seja, a manutenção da aliança lhe assegura uma condição privilegiada na disputa pela reeleição e, caso contrário, altera esta condição podendo amargar derrota em tão pouco tempo de gestão estadual.
A partir de agora, como dependerá de Cássio, Ricardo vai precisar resolver todas as pendências dos cassistas (que não muitos, insatisfeitos com o tratamento recebido até agora, mesmo sabendo que muita gente nessa condição de desconforto vai querer voltar atrás para conviver com o governador.
É a satisfação ou não dessa gente aliada que definirá o futuro de Cássio, apesar dele pessoalmente não querer ir à disputa em 2014, só que ele não existe sozinho - o cenário agora posto influenciará em sua decisão. O futuro está nas mãos de Cássio e já há quem diga que ninguém perde o cavalo selado à frente, como se dá agora, porque possa ser que 2018 seja uma outra conjuntura diferente e sem os mesmos níveis de possibilidade deste instante. (Walter Santos)

João Guimarães pede construção de lombadas próximo a Comunidade Agrovila Jesus Cristo e perfuração de poço no Mercado Público

Por causa do tráfego intenso e da alta velocidade desenvolvida pelos veículos que trafegam pela BR-361, sentido Itaporanga/Patos/Itaporanga, o vereador João Guimarães (PSC) solicitou, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaporanga, através de requerimento, a construção de lombadas nos km 04 e 05 que ficam nas proximidades da Comunidade Agrovila Jesus Cristo. A reivindicação, aprovada por unanimidade, em nome dos moradores e usuários, será encaminhada a Superintendência Regional do DNIT/PB. 
De acordo com o vereador, a execução da presente, com construção de faixa elevada - um tipo de lombada (ondulação transversal), que obriga os motoristas a parar o carro, irá prevenir acidentes. "O grande movimento na rodovia põe em risco a vida dos pedestres, sobretudo das crianças, já que ali residem dezenas de famílias. Por isso, precisamos com urgência de providências que aumentem a segurança dos nossos munícipes", disse.
Ainda, durante a sessão, o vereador fez um requerimento pedindo ao prefeito Audiberg Alves (PTB) a perfuração de um poço artesiano no Mercado Público, que visa diminuir as dificuldades encontradas por comerciantes e açougueiros já que a falta de água começa afetar de maneira mais dramática a cidade. E, por fim, João Guimarães solicitou apoio dos seus pares para intervir junto ao prefeito para que o lixão seja relocado do local onde se encontra atualmente, na comunidade do São Pedro.

Carlos Dunga é diplomado pelo TRE e toma posse nesta sexta-feira

Carlos Dunga é diplomado pelo TRE e toma posse nesta sexta-feira
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) oficializou na noite desta quinta-feira (14) o resultado da retotalização dos votos para deputado estadual das eleições de 2010 e concedeu o diploma de eleito ao deputado Carlos Dunga, do PTB. Com a diplomação, Dunga deverá tomar posse nesta sexta-feira (15) na Assembleia Legislativa.
Sobre a expectativa para o novo mandato, Carlos Dunga disse que recebe com tranquilidade e serenidade mais essa missão que lhe foi confiada pelo povo da Paraíba. Ele disse que a experiência acumulada durante os 16 anos que passou na Assembleia o ajudará muito no exercício do seu novo mandato. “Estamos tranquilos e certos de que faremos um mandato propositivo,  principalmente em defesa do mais humilde, como sempre fizemos pelos cargos que passamos”, afirmou.
Carlos Dunga disse que pretende retomar a discussão de temas que defendeu durante sua passagem pela Casa de Epitácio Pessoa, como os problemas ocasionados pela estiagem. “Vamos continuar na luta em favor do homem do campo e do caminhoneiro, que sempre foram bandeiras de nossa caminhada política", lembrou.
Ao relembrar a luta que travou na justiça para garantir o direito de exercer o seu mandato, Carlos Dunga fez questão de agradecer a Deus pela oportunidade e dedicou a vitória aos filhos, à família, aos amigos e aos 18.841 votos que lhe conduziram a Assembleia. “O nosso agradecimentos especial a Deus e a todos que sempre estiveram conosco na luta”, concluiu o parlamentar.

Maranhão lidera corrida ao Senado seguido por Cícero e Rômulo; Ruy vem bem e Santiago aparece em 7º.

Pesquisa wscom/consult, divulgada nesta sexta-feira (15), pelo Portal Wscom traz os números da disputa para o Senado Federal, que promete ser muito acirrada, já que vários nomes gabaritados se apresentam para a única vaga em disputa nas próximas eleições. Na estimulada foram apresentados nomes de nove pretensos candidatos que vêem sendo ventilados na mídia ou por seus partidos.
Neste cenário com nove candidatos, o ex-governador José Maranhão (PMDB) lidera o grupo com 16,2% das intenções de voto. Seguido pelo atual senador Cícero Lucena (PSDB) com 10,85%; pelo atual vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), com 10%; pelo ex-prefeito de Campina Grande Veneziano, com 8%; deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), com 7,4%; deputado federal Wellington Roberto (PR), com 6,75%; pelo ex-sendador Wilson Santiago (PMDB), com 5,86%; pelo ministro Aguinaldo Ribeiro (PP), com 2,35%; e, por fim, pelo presidente da Assembléia Legislativa Ricardo Marcelo (PEN), com 2,3%.

“Não tem acordo com o governador; ele não é confiável’, diz Maranhão.

Presidente estadual do PMDB, o ex-governador José Maranhão decidiu escancarar que não quer acordo com o seu sucessor Ricardo Coutinho (PSB). “Não é confiável”, disse durante entrevista concedida nesta quinta (14) no programa Rede Verdade, da Arapuan. Maranhão adiantou que não se sente arrependido por ter contribuído com o crescimento político do adversário de hoje, quando ajudou a eleger o “socialista” prefeito de João Pessoa.
“O nome não é bem esse, arrependimento (...). Quando se estabelece um acordo político tem-se uma mão indo e outra voltando...”. “... Essa quebra de acordo nos permite a não ter nenhuma relação com ele, pois não é confiável tratar de aliança política com quem não cumpre acordo”. Maranhão adiantou que não existe a menor possibilidade de reaproximação com o governador Ricardo Coutinho, que poderá entrar em “apuros” se não tiver o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao seu lado, apoiando a reeleição. “A presença de Cássio na disputa do governo em 2014 é outro cenário, mas prefiro não emitir opinião ao falar sobre outro partido”, frisou o presidente do pemedebê.
O PMDB tem candidato a governador, que é o ex-prefeito Veneziano Vital. Isso é prego batido, ponta virada, conforme disse o ex-governador José Maranhão. (com Marcone Ferreira)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Porcino diz que entra no PPS de Itaporanga como comandante enquanto Herculano afirma ter garantias da cúpula estadual de não haver mudanças

Em setembro de 2011 o ex-vereador Herculano Pereira conseguiu junto ao deputado estadual Jandhuy Carneiro (hoje no PEN) e a José Bernardino (então presidente estadual da legenda) o controle do PPS em Itaporanga e promoveu imediatamente uma eleição, da qual foi eleito presidente municipal. Em seguida começou uma batalha política com o ex-prefeito Will Rodrigues (filiado ao partido, o qual comandava em Itaporanga).
Will fez ingerências junto à cúpula estadual da sigla para desfazer o feito que colocara Herculano como presidente municipal, mas não obteve sucesso e isso o impediu de ser candidato a vice-prefeito nas eleições do ano passado. O mesmo acontecendo com seu neto, Zé Armando, que não conseguiu ser candidato a vereador, pois, ambos foram impedidos de disputar o pleito por estarem com dupla filiação. 
Agora, Herculano se vê diante de situação idêntica a de 2011. Só que ao contrário. O ex-prefeito Antônio Porcino assina ficha de filiação ao PPS, em evento neste sábado (16), ato que será avalizado pelo vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, pelo vereador pessoense Bruno Farias (vice-presidente estadual da legenda) e pelo ex-prefeito da Capital, Luciano Agra. Só que Porcino avisa que será o comandante da legenda em Itaporanga.
"Entro como comandante e não como comandado", declarou Porcino. Enquanto isso, o ex-vereador Herculano diz ter garantias da atual presidente estadual da legenda, a deputada estadual Gilma Germano, de que não haverá mudanças e, por isso, espera continuar como presidente municipal em Itaporanga do PPS. Será mesmo interessante essa queda de braço entre Porcino e Herculano. Aguardemos os desdobramentos.
Leia também: Vereador Herculano Pereira tira o PPS do controle do ex-prefeito Will e já convoca filiados para convenção neste domingo quando pretende assumir diretório

Nonato Bandeira, Bruno Farias e Luciano Agra estarão em Itaporanga no próximo sábado abonando a filiação do ex-prefeito Antônio Porcino.

Será realizado, sábado próximo (16), na cidade  de Itaporanga, o ato do sindicalista e ex-prefeito Antônio Porcino ao Partido Popular Socialista (PPS), conforme anuncia o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, que integra a Executiva estadual da legenda. Segundo Bandeira, o currículo de Antônio Porcino, por si só, já avaliza o processo de sua filiação ao PPS, não apenas do ponto de vista político, mas também – e sobretudo – pelo histórico de lutas que ele ostenta no amálgama do sindicalismo brasileiro, a partir de São Paulo.
Natural de Itaporanga, o sindicalista foi prefeito do município entre os anos de 2005 e 2008, pela legenda do PMDB, no qual ingressara pelas mãos do ex-governador José Maranhão, de quem foi suplente de Senador, a partir do ano de 2003. Foi, também, vice-prefeito de Itaporanga, como companheiro de chapa do ex-prefeito Will Rodrigues (PTB), e, na eleição municipal de 2012, concorreu para a vitória do sobrinho Jacklino Porcino (PMDB), na disputa por uma vaga da Câmara de Vereadores, da qual é atual presidente.
Pelo PPS, Antônio Porcino concorrerá ao cargo de deputado estadual, em 2014, conforme também anuncia o vice-prefeito Nonato Bandeira, que estará prestigiando o ato político programado para sábado, em companhia do vereador pessoense Bruno Farias e do ex-prefeito da Capaital paraibana Luciano Agra (sem partido, ainda). Além destes, ainda estarão presentes no Atlântida Esporte Clube – onde ocorrerá o ato, a partir das 10h00 – alguns sindicalistas com atuação em São Paulo, a exemplo de Chiquinho Pereira e Roga de Matias, dos quadros da UGT (União Geral dos Trabalhadores), bem como o ex-deputado e Procurador de Estado Assis Camelo.  

Senador Cássio agradece 'carinho do eleitorado com o seu nome', elogia desempenho de RC, mas não confirma aliança com PSB em 2014.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), na tarde desta quinta-feira (14), disse que recebia os números da pesquisa wscom/consult com alegria e humildade, pois revelam "o carinho do eleitorado com o seu nome de forma especial". No entanto, ressaltou que considera o momento inoportuno para se antecipar a disputa eleitoral de 2014. Cássio disse também que é preciso dá tempo ao governador Ricardo Coutinho (PSB) para que "ele possa desenvolver seus projetos e ações". O senador acrescentou que a pesquisa revela ainda um sinal claro da força do seu nome e do de Ricardo. Apesar das declarações e referências a Ricardo, Cássio não confirmou se irá reeditar a aliança com o governador no pleito do próximo ano. "na hipótese de estarmos juntos é uma força ampliada", declarou.

Pesquisa wscom/consult mostra liderança inconteste do senador Cássio com 37,5% na disputa pelo governo em 2014

Sem ter declarado que é candidato a governador, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ainda é o nome bem posto para a disputa de 2014. É o que revela pesquisa Wscom/Consult divulgada nesta quinta (14). O tucano aparece na liderança e desponta com 37,5% das intenções de voto. No panorama visto como o mais provável, Cássio prevalece sobre o governador Ricardo Coutinho (PSB), com 27,70%; o ex-prefeito campinense Veneziano Vital (PMDB), viria em terceiro com 11,05%; o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), com 5,15% e o ministro Aguinaldo Ribeiro (PP), que aparece com 0,90%.
Pesquisa, como se sabe, é retrato momentâneo. A fotografia atual terá de ser submetida a uma variante ainda não aferida: o peso da opção de Cássio. Os pesquisadores constataram uma rejeição do governador “socialista” na casa dos 19% fechado. Se Cássio não puder ser candidato por causa de questões jurídicas eleitorais ele transferirá votos na disputa para o governo do Estado? Como se sabe, o aliado do tucano é o “socialista” Ricardo Coutinho, cuja rejeição chega a patamares inaceitáveis. A pesquisa mostra, ainda, que Cássio e Veneziano estão empatados nos números de rejeição. O primeiro tem 9,85%e o segundo 10,6%. O ex-prefeito Agra, no quesito rejeição, aparece em melhor situação em comparação aos outros nomes pesquisados. Tem apenas 5,95%, enquanto o ministro Aguinaldo 8,9%. É de supor que haverá uma refrega Cássio versus Ricardo versus Veneziano, sem esquecer que o ex-prefeito Luciano Agra.
No confronto direto entre Ricardo e Cássio, o senador tucano aparece na frente com 45,85% das intenções de voto contra 30,2% do atual governador. Na projeção regional, Cássio só perde para Ricardo em João Pessoa. Na Capital, 38,9% dos entrevistados afirmaram que votariam em Ricardo enquanto que 31,9% disseram que votariam no tucano. Nas demais regiões do estado, Cássio vence Ricardo com os seguintes percentuais: 41,9% x 38,7% (Grande João Pessoa); 45,9% x 33,5% (Zona da Mata); 63,5% x 19,7% (Campina Grande); 50,2% x 24,2% (Agreste); 41,9% x 29,1% (Borborema); e 46,8% x 30,5% (Sertão).
Já no confronto direto com o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), o governador Ricardo Coutinho (PSB) venceria a disputa com 23 pontos de vantagem: 47,45% contra 24,10%. Os dados revelam ainda que 17,7% afirmaram não votar em nenhum dos dois candidatos e 10,75% não souberam responder. Ricardo vence Veneziano em todas as regiões, inclusive, em Campina Grande: 50% x 19,6% (João Pessoa); 51,6% x 17,4% (Grande João Pessoa; 47,4% x 23,7% (Zona da Mata); 46,8% x 31,5% (Campina Grande); 41,5% x 27,9% (Agreste); 44,2% x 27,9% (Borborema); 51,5% x 21,4% (Sertão).

Na espontânea, apesar de 13,95% apontar RC, mais de 63% ainda não sabem em quem votar
Segundo os números, 63,40% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar em 2014. Já 4,65% afirmaram que vão votar em branco. Ricardo Coutinho (PSB) aparece com 13,95%; seguido por Cássio (PSDB) com 10,45%; José Maranhão (PMDB) com 3,4%; Veneziano (PMDB) com 2,55%; Luciano Agra com 0,45%; Luciano Cartaxo (PT) com 0,25%; Cícero Lucena (PSDB) com 0,15%; Aguinaldo Ribeiro (PP) com 0,05%.    

Ricardo lidera rejeição com 19% seguido de Veneziano 10,6% e Cássio com 9,85%
De acordo com os dados do levantamento, o governador Ricardo Coutinho (PSB) apresenta o maior índice de rejeição entre os candidatos apresentados, 19,1% das pessoas pesquisadas disse que não votaria nele. O ex-prefeito Veneziano (PMDB) aparece com a segunda maior rejeição, 10,6%, enquanto o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) tem uma rejeição de 9,85%. O ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) tem 8,9% de rejeição e o ex-prefeito Luciano Agra (sem partido), ficou com o menor índice de rejeição, 5,95%.
Não souberam responder e os que disseram que não votava em nenhum dos candidatos somam 45,6%. Analisando os dados da rejeição por região, o governador só não é o maior rejeitado em Campina Grande, onde o ex-prefeito Veneziano tem um índice de 26,6% contra 25,1% de Ricardo Coutinho.

Semana da Saúde é comemorada em Conceição com promoção de grande evento com palestras, prevenção de doenças e atendimento ao público.

Em uma ação conjunta as secretarias municipais da Educação e Saúde do município Conceição está promovendo extenso evento, durante esta semana, com término nesta sexta-feira (15), em comemoração a "Saúde na Escola 2013", que atende alunos da rede estadual, municipal e privada. De acordo com a secretária Magnady (da Saúde) os temas escolhidos para o evento foram: prevenção à obesidade, saúde ocular com palestras sobre os malefícios do uso de drogas, realização de exames de oftalmologia, educação sexual com orientação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST-Aids), dentre outros...
Profissionais da saúde, orientam crianças e adolescentes a maneira adequada sobre higiene bucal, de como escovar os dentes, aplicação de fluor, etc. A equipe do SAMU, por exemplo, deu uma breve explicação, na abertura do evento, de como é realizado o serviço de primeiros socorros em vítimas de acidente ou similar. Já as equipes dos Agentes Comunitários de Saúde falam sobre combate ao mosquito transmissor da dengue, etc. (com fotos de Ricardo Dantas)
 
 
       

Prefeitura de Conceição irá oferecer Cursinho Pré-Vestibular para os estudantes do município

Por falar nisso, a Secretaria Municipal da Educação no município de Conceição, seguindo orientação do prefeito Nilson Lacerda (PSDB), abriu inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular para todos os estudantes do ensino médio. Segundo o secretário Fidélis Mangueira, os interessados devem procurar a escola municipal 'Raimunda Leite Sobrinha' de posse do certificado de conclusão do curso e para os que estão ainda a concluir a declaração da escola, mais fotos 3X4 e cópias dos documentos.
Inicialmente serão oferecidas 100 vagas, mas a orientação do prefeito é atender toda a demanda. os professores que irão lecionar no cursinho serão escolhidos através de uma seleção. "iremos primar pela qualidade do cursinho, por isso, vamos selecionar os professores para que o município ofereça toda estrutura necessária para uma melhor aprendizagem, para que muitos alunos sejam aprovados no vestibular", pontuou o secretário. (com Ricardo Dantas)

Deputado Trocolli Júnior diz que Energisa forja ‘gatos’ para cobrar altas multas aos consumidores da Paraíba

Trócolli Júnior
O deputado Trocolli Júnior (PMDB) denunciou, ontem (13), durante pronunciamento na Assembléia Legislativa, que a cúpula da Energisa do Estado está orientando os seus funcionários a instalarem ‘gatos’ em residências e empresas paraibanas para depois os proprietários pagarem altas multas pelos pseudos desvios de energia. Segundo ele, a grave denúncia foi feita pelos próprios funcionários da empresa há vários veículos de comunicação e precisa ser seriamente investigada pelas autoridades competentes.
“A denúncia da mais alta gravidade, é que funcionários da Energisa, orientados pelos setores superiores, estão instalando gatos nas residências e empresas no estado da Paraíba. Os funcionários ganham prêmios para instalar os gatos e também quando acham os mesmo gatos. Isto é um absurdo”, lamentou. O deputado afirmou que a Energisa, além dos falsos gatos denunciados pelos próprios funcionários, descumpre na Paraíba vários preceitos ditados pela agência nacional de energia elétrica, por isso a Casa Epitácio Pessoa precisa se posicionar contra os desmandos e falta de respeito da empresa com o consumidor paraibano.
“As denúncias feitas pelos funcionários, inclusive documentada com gravações e filmagens, precisam ser apuradas. A Casa Epitácio Pessoa não pode se calar, nem se furtar, para apurar este grande escândalo da empresa de distribuição de energia elétrica da Paraíba, que, aliás, é uma concessão pública”, sustentou. “Peço apoio aos meus pares para que esta Casa, ao lado do Ministério Público Estadual e Federal, se posicione para que a Energisa não continue a reinar com o desmando de irregularidade contra o consumidor paraibano”, acrescentou.

Professores da rede estadual acusam RC de “egocêntrico e autoritário” e paralisam atividades; com isso, cerca de 400 mil alunos ficam sem aulas...

panfleto dos sintep paralisação
Os professores da rede estadual de ensino paralisam suas atividades, por 48 horas, a partir desta quinta-feira (14). Com isso, cerca de 400 mil alunos de todo o Estado deverão ficar sem aulas. Segundo o Sintep (Sindicato da categoria), a paralisação é um protesto contra o Governo Ricardo Coutinho, por insistir “em desrespeitar os trabalhadores em educação”.
“A educação na Paraíba não pode ser um objeto manipulado ao bel prazer de um gestor egocêntrico e autoritário. Basta de desmandos”, diz nota distribuída pelo Sindicato.  Segundo o Sintep, o Governo publicou no Diário Oficial do Estado, em 27 de janeiro, as tabelas de remuneração, com vencimentos diferenciados entre algumas categorias, em descumprimento com o Plano de Cargos.
“O objetivo é a desagregação da categoria. Além do mais, o Governo insiste na prática do apadrinhamento, onde aliados recebem os benefícios que o Governo julga adequados, enquanto os demais, especialmente os adversários são discriminados”. A categoria pretende realizar vários atos públicos pelo Estado, além de uma assembleia na sexta para definir os rumos da paralisação.
O Sindicato distribuiu um panfleto, em que apresenta as tabelas de remuneração do pessoal da Educação, que vai de R$ 839,51 até R$ 1.967,18. As tabelas mostram que o Governo discrimina os vencimentos de quem está em sala de aula e aqueles que, por alguma razão, não estão.

Cássio estende bandeira da Paraíba, de Campina Grande e do Treze durante estadia na Antártida

veja mais imagensCÁSSIO HASTEOU A BANDEIRA DA PARAÍBA ASSIM QUE PISOU NO CONTINENTE GELADO DA ANTÁRTIDA
O ex-governador e atual senador Cássio Cunha Lima (PSDB) postou no twitter várias fotos feitas durante sua estadia no continente gelado da Antártida. Três mereceram destaque especial, por retratar ele mesmo segurando as bandeiras da Paraíba, do município de Campina Grande e do Treze Futebol Clube (já que o Galo da Borborema é o time de sua paixão, além do Fluminense do Rio de Janeiro). Cássio voltou deslumbrado da viagem, dizendo que o Pólo Sul é: “Lugar de beleza e pureza indescritíveis”.
O senador desembarcou na base naval de Punta Arenas, no Chile, vindo da Antártida, onde enfrentou frio de -10 graus centígrados (devido à sensação térmica). Ele adorou a beleza da paisagem exuberante, imensamente branca e desolada. No roteiro de viagem do tucano esteve a cidade de Pelotas-RS, onde a comitiva parou para pegar o equipamento de sobrevivência no frio. O grupo seguiu para Punta Arenas, no Chile e depois para a Patagônia, no estreito de Magalhães, indo de lá até a Antártida.

Já que Zé Maranhão não atende a seus telefonemas, ex-prefeito Antônio Porcino o ‘notifica’ pela televisão de sua troca do PMDB pelo PPS.

O ex-prefeito de Itaporanga Antônio Porcino encontrou uma maneira pouco convencional para driblar a dificuldade de falar com o presidente estadual do PMDB. Durante entrevista a Alex Filho, na manhã desta quarta-feira, 13, na TV Master, ele ‘notificou’ Zé Maranhão de sua saída do partido. “Quero dizer ao meu amigo Zé Maranhão, com o qual tenho tido dificuldade de falar, pois não atende aos meus telefonemas, que estou deixando o PMDB e vou filiar-me no PPS”, avisou. Porcino, que preside há anos o Sindicato dos Frentistas de São Paulo, governou Itaporanga entre 2005 e 2008. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

TJ acata Mandados de Segurança e manda Governo do Estado nomear agentes penitenciários aprovados em concurso realizado no ano de 2008.

O Pleno de Tribunal de Justiça deu provimento, durante julgamento na tarde de hoje (13), a três Mandatos de Segurança impetrados contra o Governo do Estado e determinou a imediata nomeação de agentes penitenciários que haviam sido aprovados mediante concurso público realizado no ano de 2008. Os agentes penitenciários foram aprovados dentro das vagas em todas as fases do certame e ainda não foram, até o presente momento, nomeados pelo governo. É importante ressaltar que o prazo de validade do concurso havia expirado no ano passado, precisamente em 02 de outubro de 2012.
Segundo o advogado Daniel Braga, que defende os interesses dos candidatos, "o fato ensejou o ingresso na Justiça objetivando a nomeação, já que participaram e lograram êxito nas três fases (prova objetiva, exame psicológico e Curso de Formação) do concurso público". Vários agentes penitenciários estiveram acompanhados dos seus respectivos advogados, Daniel Braga, Paulo Maia e Roberto Dimas Campos, onde, após a apresentação de sustentação oral por parte dos autores e da Procuradoria do Estado, o Tribunal debateu exaustivamente a matéria e chegou a conclusão de que a conduta do governador ao não nomear os candidatos afronta o seu direito à nomeação.

Na Paraíba, desde ontem, Pezão diz que vai usar a 'força da rapadura' contra Velásquez na luta em Las Vegas, no dia 25 de maio.

Pezão, Campina Grande, UFC, Ultimate Fighter (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)
Candidato ao título dos pesos-pesados do UFC, o lutador paraibano [que tem raízes em Itaporanga] Antônio Pezão chegou a Campina Grande, nesta terça-feira (12), para rever seus familiares, além de cumprir uma série de compromissos. Pezão, que vem de uma excelente vitória contra o holandês Alistair Overeem, disse que quer usar a "força da rapadura" para conseguir a vitória que valerá o cinturão de campeão mundial da principal categoria do MMA.
"Eu quero usar a força da rapadura, do Nordeste, da Paraíba para mais uma luta. Quando estou me preparando para entrar no octógono, essa lembrança do carinho do torcedor é um incentivo a mais para a hora em que a luta vai começar. Estou muito feliz e quero aproveitar os quatro dias que vou passar aqui em Campina Grande, minha cidade, para matar um pouco da saudade que estava sentindo da minha família", disse Pezão.
Pezão está com as atenções voltadas para a preparação para a luta contra Cain Velásquez, no dia 25 de maio, em Las Vegas, pelo UFC 160. No entanto, como bom paraibano que é, não vai perder a oportunidade de saborear as delícias da culinária regional durante sua estada em Campina Grande, cidade que não visita há quase um ano.

Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é escolhido o primeiro papa latino-americano da história e será chamado de Papa Francisco 1º.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76, arcebispo de Buenos Aires, é o primeiro papa latino-americano da história. É também a primeira vez que o cargo é entregue a um membro da Sociedade de Jesus. Ele obteve ao menos 77 votos dos 155 cardeais de todo o mundo que participam desde terça-feira (12) do conclave, na Capela Sistina, no Vaticano. No cargo, ele sucede Bento 16, que renunciou no dia 11 de fevereiro, em uma atitude inédita em quase 600 anos. Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. 
O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado. Embora se mostre preocupado com a população de baixa renda, o papa não é adepto da Teologia da Libertação, corrente prestigiada na Igreja brasileira que, com base em ideias marxistas, defende que o clero atue prioritariamente servindo os mais pobres. O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.
Jesuíta, o cardeal Jorge Bergoglio, nasceu na capital argentina e, depois de cursar o seminário no bairro Villa Devoto, entrou para a Sociedade de Jesus, aos 19 anos, em 1958. Foi ordenado padre pelos jesuítas um ano depois, quando estudava teologia e filosofia na Faculdade de San Miguel. De 1973 a 1979, Bergoglio foi provinciano pela Argentina e a partir de 1980, reitor da faculdade de San Miguel, cargo que ocupou por seis anos. O papa obteve o título de doutor na Alemanha.
Em 1992, foi nomeado bispo e elevado a arcebispo em 1997, passando a chefiar a arquidiocese de Buenos Aires desde então. O argentino ingressou no Colégio de Cardeais em 2001. Na Santa Sé, participava de diversos dicastérios: era membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero e da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada e das Sociedades da Vida Apostólica, além do Conselho Pontifício para a Família e da Comissão Pontifícia para a a América Latina.
Ele era considerado "papável" desde o conclave que elegeu o alemão Bento 16 para suceder o polonês João Paulo 2º, em 2005. Com a renúncia do primeiro, o nome do arcebispo de Buenos Aires voltou a ficar entre os mais cotados ao posto de papa. Em 2010, quando a modalidade foi permitida pela legislação argentina, o então arcebispo de Buenos Aires, que também disse que a adoção de uma criança por um casal gay é uma forma de discriminação ao jovem, entrou em confronto com o governo de Cristina Kirchner. A presidente argentina, por sua vez, replicou dizendo que a posição da Igreja evocava a época medieval. (Editoria de Arte/Folhapress)

TSE analisa redução de vagas nas Assembleias e Câmara Federal; Paraíba pode perder 6 vagas de deputados estaduais e 2 de federais.

Os deputados estaduais e federais dos oito Estados que poderão perder parlamentares, a partir das eleições de 2014, se reuniram com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi. O encontro aconteceu em Brasília nesta terça-feira (12).
A reunião foi para discutir o processo que pretende alterar a composição na representação dos parlamentares nas Assembleias Legislativas e na Câmara Federal. Além da Paraíba, as mudanças que estão sendo analisadas pelo TSE deve diminuir o número de deputados em Alagoas, Paraná, Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Goiás e Piauí. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Ricardo Marcelo (PEN), participou da reunião acompanhado dos deputados federais Damião Feliciano (PDT), Manoel Júnior (PMDB), Leonardo Gadelha (PSC) e Benjamin Maranhão (PMDB).
O parlamentar destacou a importância dos deputados no tocante a representação da população e pediu a união entre as bancadas estadual e federal. "Nós temos que nos unir, pois o que está em jogo é a representatividade da população. O povo passará a ter menos representantes e, no caso dos deputados federais, os Estados que perdem parlamentares também perderão recursos em emendas", disse Ricardo Marcelo. A ministra Nancy Andrighi, que é a relatora do processo, disse que já está pronta para votar e afirmou que todos os aspectos serão levados em consideração.
Caso seja aprovado, o Poder Legislativo estadual deve diminuir de 36 para 30 o número de deputados que compõem o seu plenário. Já os parlamentares com representação em Brasília terão eleitos apenas 10 deputados federais ao invés de 12, que atualmente integra a bancada. Os Estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Distrito Federal, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima mantém-se com as representações inalteradas. O Pará será o mais beneficiado, passando de 17 para 20 deputados federais e de 41 para 44 deputados estaduais.

terça-feira, 12 de março de 2013

Primeira votação termina com fumaça preta; conclave continua amanhã...

A primeira votação do conclave que vai escolher o novo papa terminou sem uma definição, nesta terça-feira (12). A fumaça preta pode ser vista na chaminé da Capela Sistina às 19h40 (15h40 de Brasília), indicando que o papa ainda não foi escolhido. Essa votação costuma servir como uma espécie de peneira para selecionar os candidatos que vão polarizar a disputa. Análise: Transparência será primeiro teste para o papa
Os 115 cardeais que participarão do conclave fecharam as portas da Capela Sistina por volta das 17h30 no Vaticano (13h30 em Brasília). No local, os religiosos ficarão em clausura até definir o substituto do papa emérito Bento 16, que renunciou em 28 de fevereiro. A cerimônia de entrada começou por volta das 16h15 (12h15 em Brasília) com uma oração inicial na Capela Paulina. No ritual, o cardeal Giovanni Battista Re, purpurado que presidiu o ato, lembrou aos colegas que eles estão no Vaticano para escolher o novo pontífice.
Em seguida, foi feita uma procissão, que atravessa a chamada Sala Régia para chegar à Capela Sistina, que fica ao lado da Paulina. Após o fim do cortejo, cada um se posicionou em seus lugares e, em seguida, tomou o juramento para participar da eleição. O último passo foi o fechamento da capela, o chamado "extra omnis", quando os cardeais pedem a saída de todos os que não são cardeais. A partir deste momento, os religiosos ficarão reclusos para escolher o novo comandante da Igreja Católica.
No período, que pode durar dias, a única comunicação sobre as decisões tomadas no conclave é feita pela fumaça que sai da chaminé da capela. A fumaça é produzida pelas queima das cédulas de votação. Se for da cor preta, não houve decisão sobre o novo pontífice. Caso seja de cor branca, os sinos da Basílica de São Pedro soarão, em sinal de que o papa foi escolhido. Os últimos 15 conclaves levaram no mínimo dois dias, mas analistas especulam que a escolha do novo papa deva terminar em cinco dias. Em 2005, o cardeal Joseph Ratzinger foi escolhido como papa em três dias de votação. (Folhaonline)

TJ aprecia ações penais contra os ex-prefeitos Flávia Galdino (Piancó), João Bosco (Serra Grande) e Adjefferson Kleber (Santa Inês).

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba vai apreciar 101 processos, sendo 99 pertencentes à pauta judiciária e, dois, à administrativa, na sessão desta quarta-feira (13). São notícias crime, ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs), ações penais e rescisórias, mandados de segurança, embargos de declaração, agravos internos e revisões criminais. O colegiado julgará também 36 notícias crime, que envolvem os ex-prefeitos dos municípios de Sumé, Santo André, Brejo dos Santos, Tavares, Juazeirinho , Malta, Piancó, Igaracy, Areia de Baraúnas, Assunção, Ibiara, Areial, Caturité, Campina Grande, Caldas Brandão, e Santa Rita.
A pauta referente às notícias crimes segue com o julgamento dos ex-prefeitos de Emas, Livramento, Monte Horebe, Tenório, Catingueira, Olivedos, São Miguel de Itaipu, Riachão do Poço, Pedras de Fogo, Massaranduba, Duas Estradas, Juripiranga, Ouro Velho, Algodão de Jandaíra e Pedra Lavrada. Estas ações devem ser encaminhadas para a primeira instância, tendo em vista a perda do foro privilegiado dos ex-gestores.
O colegiado vai analisar ainda oito ações penais contra os ex-prefeitos de Serra Grande (João Bosco Cavalcante, duas vezes), Piancó (Flávia Serra Galdino), Cacimba de Areia (Inácio Roberto de Lira Campos), Tavares (José Severiano de Paulo Bezerra da Silva), Desterro (Dílson de Almeida), Santa Inês (Adjefferson Kleber Vieira Diniz), Santa Rita (Marcus Odilon Ribeiro Coutinho) e Bayeux (Josival Júnior de Souza).
As ações diretas de inconstitucionalidade movidas pelo Ministério Público estadual contra leis municipais e estadual referem-se as prefeituras de Marcação, Olho D'Água, Poço José de Moura, São Vicente do Seridó, Cachoeira dos Índios e Campina Grande, além da Assembleia Legislativa e Governo do Estado.

Deputado revela que pesquisa traz o senador Cássio Cunha Lima em 1º lugar, seguido por Vené, Agra e RC na disputa pelo governo em 2014.

Cássio, Veneziano, Agra e RC
O assunto se tornou recorrente entre deputados, tanto governistas, quanto oposicionistas, na Assembléia. A revelação veio do deputado Raniery Paulino que teria obtido resultado de uma recente pesquisa, realizado no Estado, que mostrou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na liderança da disputa pelo Governo em 2014, na amostragem espontânea.
Ainda pela pesquisa, Cássio é seguido de perto pelo ex-prefeito Veneziano. Em terceiro, viria o também ex-prefeito Luciano Agra. O governador Ricardo Coutinho estaria em quarto lugar. Na pesquisa, computando apenas João Pessoa, Agra praticamente empatado com o senador Cássio em primeiro. Já em Campina Grande, Cássio e Veneziano lidera num empate técnico.
No interior, há uma tendência de crescimento do governador. Mas, mesmo assim, ainda estaria oscilando entre o segundo e o terceiro lugar, na amostragem espontânea, revezando com Veneziano em algumas localidades. Cássio seguiria bem em todos os cenários. Na maioria das regiões do interior, Agra viria apenas em quarto lugar. 
A pesquisa, obviamente, não tem qualquer valor para as eleições do próximo ano, até porque não estamos dentro do processo eleitoral, mas, caso os números sejam realmente verdadeiros, conforme apurou o deputado, mostra o atual humor do povo paraibano em relação aos quatro principais atores para a disputa de 2014. A surpresa de fato é o desempenho do governador. É improvável que os quatro sejam candidatos. Até os aliados do governador entendem que o senador tucano não será candidato. Um estudo do advogado Marcelo Weick, feito sob encomenda para o governador, mostraria a inelegibilidade de Cássio para 2014. Mas, Cássio pode ser, novamente, o grande eleitor do pleito.
Também tem crescido os rumores quanto à formação de uma terceira via, que seria capitaneada pelo PT, PP e PSC, afora outras legendas aliadas. Nesse cenário, poderia figurar então a candidatura de Luciano Agra, ainda sem partido. Já Veneziano está confirmado como candidato pelo PMDB, enquanto RC assumiu seu projeto de reeleição. Mas, como dito, trata-se de uma amostragem sem cunho científico, considerando a distância até as eleições. Até lá, obviamente, o governador RC, até pela força da máquina, terá como catapultar sua candidatura. Mas, a verdade é que, pelo menos a preço de hoje, ainda continua intensa sua reeleição, especialmente nos grandes colégios eleitorais. (HelderMoura) 

TRE retotaliza votos e Carlos Dunga assumirá mandato de deputado/AL

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) realizou ontem a recontagem dos votos para deputado estadual, modificando a composição na Assembleia Legislativa. A mudança implica na entrada de Carlos Dunga (PTB) e na saída de Genival Matias (PTdoB). O próximo passo será a proclamação do resultado e na sequência o presidente do TRE, desembargador Marcos Cavalcanti, determinará a diplomação de Carlos Dunga e dos suplentes que se beneficiaram com as mudanças. A previsão é que na sessão de quinta-feira seja feita a homologação.
De acordo com o resultado do pleito de 2010, Carlos Dunga obteve 18.841 votos e era o primeiro suplente da coligação PTB/PP, função essa que será agora ocupada por Vital Costa. Já Oswaldo Venâncio, que teve os votos validados, passou à condição de primeiro suplente da coligação PSL/PR. Ele obteve 17.746 votos. Antes, o primeiro suplente era Mikika Leitão. A coligação de Genival Matias, composta pelo PRTB/PHS/PMN/PCdoB e PTdoB, bem que tentou barrar a recontagem dos votos. 

Durante reunião da cúpula estadual, o PTN oficializa rompimento com o governador Ricardo Coutinho

O Diretório Estadual do PTN da Paraíba anunciou hoje sua decisão de formalizar o rompimento com o Governo do Estado. O assunto foi tratada em reunião realizada durante encontro no Hotel JR, no Centro de João Pessoa, com a participação de representantes de diretórios municipais de 20 municípios paraibanos. O argumento para tornar público o afastamento foi a perda de cargos de filiados na estrutura do Governo: 
"Nós não rompemos com o governador Ricardo Coutinho. Ele é que nos obrigou a isso, ao exonerar nossos filiados de cargos que ocupavam no Governo. Desde o início, não fomos contemplados na medida de nossa lealdade ou da importância do partido. Mas, nas eleições do ano passado, o PSB passou  nos perseguir como se fôssemos inimigos mortais. Depois da campanha, os últimos membros do PTN foram exonerados e a crise se tornou maior. Tentamos conversar e entender a decisão do PSB, mas nem essa informação nos foi dada. O governador e o presidente do PSB da Paraíba silenciaram diante de muitos ofícios e tentativas de agendar reuniões. Assim, não tivemos alternativa", disse Fábio Agra Medeiros. O presidente, contudo, nega que as queixas sejam apenas pela perda dos cargos. 
Confira, abaixo, a íntegra da Nota enviada à imprensa:

Partido Trabalhista Nacional
Comissão Executiva Estadual da Paraíba
Nota à Imprensa
Em reunião na manhã do dia 11 de março de 2013, os filiados do Partido Trabalhista Nacional – PTN da Paraíba, após convocação oficial, aberta a todos(as) filiados(as) do Partido, debateram sobre os temas: eleições 2012, aumento do número de Vereadores da legenda para 23, com dois Presidentes de Câmara eleitos (Coremas e Juarez Távora), campanha de filiação, finanças partidária, nova composição da comissão estadual, planejamento para 2014 e problemas políticos com o PSB.
O tema mais polêmico dos debates foi a falta de respeito do PSB com o PTN, que vem há meses perseguindo companheiros em diversas regiões do estado, principalmente onde o PTN disputou eleições majoritárias e o que já estava difícil, se tornou insustentável, já que a nossa legenda não foi reconhecida como merecia, desde o início do governo. Nunca conseguimos participação efetiva nas discussões dos problemas da Paraíba. Decepção geral para quem apoiou o projeto desde 2009.
Após várias tentativas frustradas de audiência com o Governador e a falta de esclarecimentos, ficou decidido por maioria dos votos, que a partir desta data a legenda não aceitará mais o tratamento dispensado pelo PSB aos nossos filiados e que não faz mais parte da base aliada do governo Ricardo Coutinho.
O PTN tem história de lealdade, de lutas e de vitórias e não se furtará em defender seus pares de qualquer tipo de perseguição, continuando coeso na busca por melhores dias para a Paraíba.

Professores da rede estadual paralisam atividades quinta e sexta-feira e ameaçam greve geral na Paraíba

sintep
Cerca de 400 mil alunos da rede estadual de ensino vão ficar sem aulas quinta e sexta-feira desta semana. Nos dois dias, os professores da rede estadual vão paralisar suas atividades em protesto contra a política salarial do governador Ricardo Coutinho (PSB). Na sexta-feira (15), segundo informações do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba), a categoria realiza assembléia para definir o rumo do movimento.

Cúpula estadual do PTN reúne diretórios para debater eleições de 2014; Destaca liderança de Ricardo Pereira em Itaporanga e agenda encontro no mês de abril para festejar crescimento da legenda no Vale do Piancó.

Durante encontro realizado nesta segunda-feira (11), em um hotel da Capital, com os diretórios municipais e vereadores eleitos no pleito municipal de 2012, a Executiva Estadual do Partido Trabalhista Nacional -PTN debateu diversos temas de interesse da agremiação e alguns encaminhamentos visando articulações para a disputa eleitoral de 2014. Na eleição de 2010, a coligação do PTN fez quatro deputados, sendo dois do próprio partido. Companheiros de todas as regiões do estado fizeram uso da palavra mostrando cenários de sucesso e desempenho do partido, obtido após abertas às urnas em 7 de outubro do ano passado. 
Em verdade, foi a primeira reunião de planejamento que teve como pauta: informes, avaliação das eleições de 2012, campanha de filiação e situação atual e indicativo de coligações em 2014. Na oportunidade, os diretórios municipais mostraram um pouco do cenário enfrentado no ano passado, sendo que a disputa em Bayeux foi um dos destaques devido ao brilhante desempenho obtido nas urnas com o companheiro Berg Lima, que obteve pouco mais de 13 mil votos, ao enfrentar candidatos apoiados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), pelo senador Cássio e pelo ex-governador Maranhão. . 
Ricardo Pereira ladeado pelo presidente estadual Fábio Agra e Berg Lima
"Parabenizamos à todos vocês pela luta e pelo desempenho extraordinário obtido em 2012, quando aumentamos o número de eleitos e obtivemos uma votação extraordinária nas urnas", disse o presidente estadual Fábio Agra de Medeiros Napóles. Além de Fábio, Neto, que é atual suplente de deputado federal também parabenizou à todos e mostrou um quadro do que precisa ser feito pelo partido para que possa caminhar de maneira coletiva. "Precisamos dizer o que queremos daqui pra frente e como queremos chegar em 2014", pontuou Neto.
O desempenho eleitoral obtido pelo partido no Vale do Piancó, com a eleição de oito vereadores, foi festejado e mostrado como resultado de um trabalho muito bem elaborado de planejamento partidário, iniciado com implantação de sua semente no longínquo ano de 2007. Ressaltando-se o legado e a filosofia petenista empreendido pelo trabalho durante esse tempo pelo companheiro Ricardo Pereira, desde Itaporanga aonde comanda a legenda.
A Executiva Estadual recebeu comunicado de afirmativa e apoio total do diretório municipal de Itaporanga a liderança do companheiro Ricardo Pereira, que dirige a legenda galgado pelas diretrizes partidárias e focado no seu crescimento. A prova maior traduz-se com o desempenho obtido nas eleições municipais do ano passado. A Cúpula Estadual reafirmou, na ocasião, a confiança na liderança de Ricardo para a continuação desse crescimento e mostrou-se bastante satisfeita com seu trabalho à frente do partido no Vale do Piancó.
"Quero mostrar aqui que não se consegue esse resultado, obtido pelo Vale do Piancó, sem muita luta e coragem para enfrentar desafios enormes que surgem pela estrada. Aguentamos as pressões vindas em nossa direção, mas mostramos que o crescimento do partido só seria alcançado se enfrentássemos as batalhas de peito aberto. Por isso, Itaporanga e o Vale do Piancó obteve uma votação estupenda elegendo um terço dos vereadores eleitos pelo partido na Paraíba, o que é motivo de comemoração", disse Ricardo Pereira, sucedido de calorosos aplausos.
O advogado Neto Ferreira, também presente ao evento, reforçou a confiança que o partido deposita na liderança de seu presidente em Itaporanga e disse que seu trabalho foi coroado com a afirmação do partido de ter saída das urnas em 2012 como a terceira força política em Itaporanga. "O PTN saiu das urnas em Itaporanga como a terceira força política, o que é motivo de orgulho para todos nós. E isso é resultado do trabalho do nosso presidente que difunde essa filosofia por todo o Vale do Piancó e obtém o respaldo de toda região para colocar o partido neste patamar de destaque", frisou Neto.
A Executiva Estadual agendou a realização de dois grandes encontros regionais, um em Campina Grande e outro em Itaporanga como forma de comemorar e respaldar o desempenho obtido pela legenda no Vale do Piancó. O encontro petenista na Vale será realizado no dia 27 de abril, quando a cúpula do partido virá à Itaporanga dar início aos debates e planejamento visando às eleições de 2014, bem como, externar toda sua satisfação com o trabalho empreendido. Depois da reunião o comando do partido em Itaporanga almoçou com a cúpula estadual.
  
Ricardo e Neto falam aos presentes, em seguida, junto com a cúpula estadual do partido e, logo depois, durante almoço.