sábado, 27 de outubro de 2012

Caixa D'água da Cagepa desaba logo após movimento popular realizado ontem em frente ao Escritório Local de Piancó


A cidade de Piancó parou na tarde de ontem (26) para uma concentração democrática e pacífica em prol de soluções pela questão da água que vem prejudicando centenas de piancoenses que não conseguem ver água em suas residências. Logo após o evento, às 21:00h, funcionários da CAGEPA se encontravam em reunião dentro do Escritório quando um grande estrondo ecoou do lado de fora, dentro da murada que protege os equipamentos para o abastecimento d'água da cidade. Ao saírem da sala e ir até o pátio da empresa, funcionários constataram que a Lage que cobre a Caixa D'água havia desmoronado, causando além de prejuízos financeiros, mais impedimentos para o abastecimento das comunidades. Rapidamente o Chefe do Escritório Local, Dajlminha Barros entrou em contato com a Regional das Espinharas e uma equipe se deslocou até a cidade de Piancó, e já na manhã de hoje (27) o problema estava quase sanado, já que o fornecimento de água não vai ser prejudicado, mas a Caixa D'água com certeza terá que ser demolida e reconstruída.
Em conversa com o engenheiro Pedro Matos (Foto), do Escritório Regional das Espinharas, com sede na cidade de Patos, explicou que o fato era mais uma fatalidade, só que uma equipe de profissionais, em parceria com os funcionários da empresa na cidade de Piancó, já estão buscando solucionar o problema "e a população não sofrerá nenhuma interferência no abastecimento d'água", disse. (com Antônio Cabral) Click nas imagens para visualizar melhor

Movimento pela água em Piancó leva população a interditar BR-361


Um dos maiores movimentos já realizado na cidade de Piancó em prol de soluções pelo abastecimento d'água na cidade, foi realizado na tarde/noite desta sexta-feira (26). O movimento teve início às 15:00h e encerramento às 20:20h. Cerca de 1.500 pessoas participaram do movimento, pacífico, para tentar conscientizar o governador Ricardo Coutinho (PSB) sobre o que ocorre hoje na cidade de Piancó com relação a problemática da água. "O governador não tem um pingo de consideração com a nossa cidade", disse um consumidor. Um barreira de queima de pneus e madeira foi feita, interrompendo os automóveis que tentaram passar sentido Piancó-Patos e Patos-Piancó. A TV Correio registrou todo o movimento, ouvindo populares e coordenadores. O repórter Joel Oliveira e o Cinegrafista Márcio Almeida fizeram tomadas exclusivas para a TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba.
Um outro movimento já está marcado para o próximo dia oito de novembro, aniversário da cidade de Piancó, onde a população fará uma invasão pacífica das dependências da CAGEPA. A cidade vive um colapso no abastecimento d'água a mais de vinte anos sem nenhuma solução. Vários bairros sofrem com a falta da água que, quando chega, é durante a madrugada e em condições impróprias para o consumo. "A conta deste mês já chegou, mesmo sem ter água lá em casa", disse Maria.
A Polícia Militar esteve presente, protegendo a sede da CAGEPA, enquanto a população estava a mercê da própria sorte. O SAMU não esteve no local para eventual necessidade. 
Consumidores chegam até a sede do Escritório da CAGEPA
 
A população se empolga com o movimento e grita pela água
Fotos/Créditos: Antonio Cabral

Exército atrasa pagamento e 'pipeiros' ameaçam parar em Serra Grande

Motoristas de carros-pipas que atuam no município de Serra Grande, Alto Sertão, estão sem receber pelo serviço e ameaçam deixar a população sem água, eles vão parar a distribuição até que a situação seja resolvida. O alerta é de um dos motoristas. A população está apreensiva com a possível paralisação dos serviços, o município inclusive,  é um dos que mais sofrem com a falta d’água no Estado da Paraíba.

O ex-vereador Aluízio Abílio,  em contato com a redação do Radar Sertanejo,  mostrou sua preocupação e solicita dos poderes públicos urgência na regularização dos pagamentos para a continuidade do abastecimento nas comunidades afetadas pela seca. A Operação Carro-Pipa é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), com o Exército brasileiro. Somente este ano, o governo federal já destinou R$ 164 milhões para a ação. (com radarsertanejo)

Onça ataca e mata animais na zona rural de Bonito de Santa Fé

Onça ataca e mata animais  no Sertão da Paraíba
Agricultores do Sítio Arara, zona rural de Bonito de Santa Fé, estão preocupados com os constantes ataques de onças aos rebanhos. Segundo moradores, o animal está atacando e dizimando caprinos e ovinos de criadores da localidade.
O que preocupa os moradores da comunidade é que os casos estão cada vez mais frequentes e mais próximos das casas. Como medida de proteção já tem gente preocupada com as crianças de até 10 anos de idade que vão sozinhas pegar água em um açude de uma propriedade na localidade.
É que com a gravidade da seca a escassez de água aumenta e, assim como as crianças, o felino também deve sair da mata para procurar água no mesmo reservatório, podendo ocorrer um encontro perigoso. O medo aumentou depois que, recentemente, uma onça atacou um agricultor, que só foi salvo porque o cunhado atirou na suçuarana e matou o animal. O caso aconteceu no Sertão do Ceará, a 337 km de Fortaleza.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Governo do Estado mantém 18,4 mil prestadores de serviços irregulares

O Governo do Estado dispõe de 18.481 prestadores de serviço em situação irregular. Muitas das contratações de pro tempores remontam desde a década de 90, sendo renovadas sucessivamente pelos governos que passaram. A situação está sendo analisada caso a caso pelo Ministério Público Estadual (MPE), que prepara um termo de ajustamento de conduta, dando um prazo para que o governo do estado realize concurso público, conforme manda a Constituição. O promotor público Carlos Romero, da Comissão de Improbidade Administrativa, está debruçado, com sua equipe, analisando toda a documentação fornecida pela secretaria de Administração do Estado. “O problema não é de agora, vem de outros governos”, esclarece Carlos Romero, que abriu um procedimento administrativo para investigar as irregularidades na contratação dos prestadores de serviço.
Segundo ele, o governo atual está tendo a sensibilidade de resolver o problema, inclusive realizando concurso público em algumas áreas, sobretudo na educação, onde existe o maior contingente de prestadores de serviço. “Por dever de Justiça a gente não pode dar a dimensão de que se trata de um problema da atual gestão”, ressaltou. Ele informou que o Ministério Público agora tem uma dimensão real do problema e com isso vai poder elaborar o Termo de Ajustamento de Conduta que será firmado com o governo do Estado até o final do ano. A questão dos codificados também está sendo objeto de investigação do Ministério Público. Foi com base em matéria publicada pelo JORNAL DA PARAÍBA que o MPE entrou no caso dos codificados. Pelas informações da própria secretaria de Saúde do Estado, existem 7.708 codificados, que são servidores sem nenhum vínculo com o Estado e que recebiam usando apenas o CPF. Nas informações prestadas ao Ministério Público, o secretário Waldson de Souza revelou que os codificados estão sendo contratados por meio das Organizações Sociais.
Carlos Romero informou que o governo tem até o dia 14 de dezembro para apresentar a real situação de pessoal em todas as unidades de saúde do Estado. “Esse diagnóstico vai identificar qual o efetivo que se tem em cada unidade de saúde e suas respectivas lotações, qual o quantitativo de prestadores de serviço e também de codificados”. Ele revelou que também está sendo investigada a situação dos comissionados. “Nós queremos saber se os cargos que estão sendo providos em comissão foram criados por lei e se eles estão sendo preenchidos de acordo com o que manda a Constituição”. A secretária de Administração do Estado, Livânia Farias, informou que o governo tem consciência do problema, adiantando que as providências estão sendo tomadas com a realização de concurso público em diversas áreas. Ela lembrou que no atual governo já foram chamados cerca de 4 mil e 200 concursados e que já foi aberto novo concurso com mais de cinco mil vagas, sendo a maioria na área de Educação. (com Lenilson Guedes)

Apagão afeta a Paraíba e demais estados do Nordeste por 3h

Um apagão afetou no final da noite desta quinta-feira (26) . a Paraíba e  os outros oito  estados do Nordeste do país. A energia só foi restabelecida às 2h35 da sexta-feira. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, confirmou a falta de energia na região. A Energisa, concessionárias da Paraíba, confirmou que o apagão atingiu todo o estado. Ficaram também às escuras, segundo relato de internautas, parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal. O ONS confirmou a falta de luz na região Nordeste a partir das 23h4 (horário local), mas não soube informar as causas do apagão. É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste.

MPF pede intervenção da Força Nacional de Saúde na Paraíba

A recomendação foi feita em razão do caos decorrente da inércia do estado em adotar providências para a substituição das cooperativas, proibidas pelo TST. A recomendação pede também declaração de estado de emergência médica por desassistência à população no estado. O MPF encaminhou ontem (25) ao Ministério da Saúde a Recomendação nº 108/2012, para qie seja enviada à Paraíba equipe da força Nacional do Sistema Único de Saúde visando, em um primeiro momento, suprir as necessidades do Hospital Infantil Arlinda Marques, sendo posteriormente ampliada para atender a demanda decorrente da suspensão dos trabalhos das cooperativas de saúde no estado.
As cooperativas prestavam serviços de saúde por meio de seus filiados ao estado, em especialidades médica e alta complexidade, como cirurgia, anestesia, ect. Essa modalidade de terceirização foi proibida pelo Tribunal Superior do Trabalho em Ação Cívil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, cuja decisão transitou em julgado, determinando o afastamento dos médicos cooperados desde o dia 23 de outubro de 2012. 
Embora alertada, há mais de um ano, da iminência do trânsito em julgado, tanto pelo procurador da República Duciran Farena, quanto pelo Ministério Público do Trabalho e outras entidades - como o Conselho Regional de Medicina - a Secretaria de Saúde da paraíba nada diligenciou no sentido de realizar concurso ou qualquer providência para minorar os efeitos daqulio que já se apresentava como inevitável. O Governo do estado apenas socorreu-se de recursos judiciais, que foram agora definitivamente repelidos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prefeitura Municipla de Olho D’Água reabre concurso para 63 vagas

A Prefeitura Municipal de Olho D'água reabriu o concurso público para preenchimento de 63 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários não foram divulgados. Os cargos de nível superior são para assistente social, auditor de convênio, enfermeiro PSF, farmacêutico, odontólogo PSF, psicólogo, professor de educação básica II de ciências, geografia, inglês e matemática e supervisor educacional.
As vagas de nível médio são para auxiliar de consultório dentário, técnico de vigilância sanitária e técnico em enfermagem. Os postos de nível fundamental são para agente administrativo, eletricista, motorista "D", tratorista e vigia. Os salários vão obedecer às determinações constitucionais vigentes e à Lei Complementar Municipal nº 04/2012, de 06 de junho de 2012.
As inscrições devem ser feitas no período de 29 de outubro a 9 de novembro na secretaria de administração da cidade, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 35 para nível fundamental, R$ 40 para nível médio e de R$ 52 para nível superior. As provas objetivas serão aplicadas no dia 13 de janeiro de 2013. 

Vereadores vão até a Prefeitura de Piancó e protocolam Ato de Transição

Na manhã desta quinta-feira (25) a sede da Prefeitura Municipal de Piancó amanheceu de portas fechadas mesmo estando em horário de expediente. Isso foi comprovado quando a presidente do Sindicato dos Funcionários em Educação do Município de Piancó e Região, a professora e ex-candidata a vereadora pelo PC do B, Alcicleide Lacerda, foi protocolar um documento naquele órgão público e um funcionário informou que tinha ordens para que ninguém adentrasse ao recinto. 
A professora, representando o SINDIFEMP, se reportou até o Ministério Público e encontrando o Promotor de Justiça foi orientada a buscar auxilio de um servidor da promotoria e se dirigir até o Paço Municipal, com a autorização verbal para frequentar o órgão. Antes disso a professora Alci entrou em contato com os vereadores da Oposição, reeleitos e eleitos e em companhia dos advogados José Marcílio Batista, Yurick Azevedo e Pádua Leite (que também é vereador), conseguiram buscar o setor do Município onde, além de protocolar o documento do Sindicato, foi também protocolado um Ato em que se elencava as condições para uma possível transição de governo entre a atual gestão e nova que se dará início em janeiro de 2013. 
Populares observavam de longe toda a movimentação e lamentaram que a cidade de Piancó esteja passando por uma situação constrangedora, só levando o nome da cidade aos noticiários, como se por aqui a Lei fosse diferente das que regem a Democracia brasileira. (com Antônio Cabral)

TSE defere registro do ex-prefeito Antônio Lopes e juiz eleitoral declara o tucano novo prefeito eleito de Coremas

O ex-prefeito Antônio Carlos Cavalcanti Lopes (PSDB) foi declarado, nesta quinta-feira (25), pelo Juiz Eleitoral da comarca de Coremas o prefeito eleito no pleito do último dia 07. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferindo o registro de candidatura de Antônio Carlos Cavalcanti Lopes (PSDB), modifica o resultado da eleição na cidade de Coremas.
Antônio Lopes disputou a eleição tendo como candidato a vice Lucrenato Ramalho Leite Júnior. O candidato tucano venceu o pleito com 52,98% dos votos válidos contra 47,02% da candidata doutora Pâmela Cavalcanti (PSD), mas com base na Lei da Ficha Limpa o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) impugnou seu registro e o tucano não pode ser considerado eleito.
A Justiça Eleitoral de Coremas oficializou hoje em definitivo o resultado da eleição dando como eleito Antônio Carlos Cavalcanti Lopes e não mais a segunda colocada. O tucano volta a governar Coremas em primeiro de janeiro do próximo ano. Ele já governou o município por dois mandatos.

Concurso não preenche vagas temporárias oferecidas pelo Estado: Apesar da seleção ter oferecido 259 vagas, apenas 30 candidatos se inscreveram, a maioria para atuar como clínico médico.

O Diário Oficial do Estado divulgou ontem o resultado do processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado para a função de médico em regime de plantão. Apesar da seleção ter oferecido 259 vagas, apenas 30 candidatos se inscreveram, a maioria para atuar como clínico médico. Para anestesiologista foram ofertadas 82 vagas, mas apenas um candidato se inscreveu. Para médico intensivista a situação é semelhante, das 49 vagas ofertadas apenas uma foi preenchida enquanto para intensivista infantil das dez vagas, apenas duas foram preenchidas. Não houve candidatos para as atividades de cirurgiões pediátrico, torácico e vascular. Deixaram de ser preenchidas vagas para os Hospitais Regional de Guarabira, Clementino Fraga, Edson Ramalho, Regional de Itapororoca, Arlinda Marques e Trauma de Campina Grande.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

União vai repassar R$ 1,95 bilhão a estados e municípios para estimular exportações

A União vai repassar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios R$ 1,95 bilhão para fomentar as exportações do país. A liberação de recursos está prevista na Medida Provisória nº 585, publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União. As parcelas dos recursos destinadas ao Distrito Federal e aos estados, incluídos os municípios, foram definidas de acordo com coeficientes individuais, disponíveis no Diário Oficial da União.
De acordo com a medida provisória, a União entregará aos estados 75% das parcelas pertencentes a cada um deles e o restante (25%) será repassado a seus municípios. “O rateio entre os municípios obedecerá aos coeficientes individuais de participação no produto da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços [ICMS] de seus respectivos estados, aplicados no exercício de 2012”, diz o texto.
Para a entrega dos recursos serão deduzidos os valores das dívidas vencidas e não pagas da unidade federada. A medida provisória informa ainda que o Ministério da Fazenda poderá definir regras da prestação de informações pelos estados e pelo Distrito Federal sobre a efetiva manutenção e o aproveitamento de créditos pelos exportadores. (com Agência Brasil)

OAB: Suspeita de conspiração obriga Odon Bezerra mexer na chapa

Odon Bezerra, como se sabe, é candidato a reeleição à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba.
Concentra-se em governar por mais três anos o cargo que os advogados paraibanos lhe confiou.
No começo desta semana, Odon mexeu na chapa que encabeça. Trocou o vice José Mariz porque vinha mantendo articulações com o candidato de oposição.
A articulação para levar José Mariz para a chapa adversária foi trabalhada pelo advogado Bruno Veloso, que integra a chapa adversária.
Em decorrência dessa movimentação, o candidato a reeleição mexeu em sua chapa e decidiu prestigiar o advogado de Campina Grande.
“Lamentável, porque a Ordem na minha gestão levou muitas ações para Campina Grande”, comentou Odon.
Diante dos fatos, Odon tomou a decisão de não continuar com José Mariz e Bruno Veloso como aliado de sua campanha.
Optou por nomes que representem a advocacia livre de Campina Grande, conforme expôs em nota distribuída a imprensa na manhã desta quarta.
Demonstrando-se decepcionado com o que considera de “conspiração”, ele enumerou o que sua gestão fez pelos advogados campinenses:
Odon liberou 156 mil reais (quase dois terços do custo total da obra!) e consegue junto com o Conselheiro Federal Walter Agra (de Campina Grande) que o Conselho Federal liberasse R$ 93 mil para reforma da subseção da OAB de Campina Grande.
• Instalação da ESA (Escola da Advocacia), que promoveu diversos cursos (eleitoral, previdenciários, e pós-graduação Direito Civil e Processo Civil) para capacitação para advogados;
• reforma da subseção, com renovação dos mobiliários e equipamentos de informática; instalação da sala do advogado;
• Aquisição de área para estacionamento de advogados junto aos Fóruns campinenses;
• Instalação do Tribunal de Arbitragem; 
• Aquisição de VAN para transporte dos advogados; 
• Aumento do repasse mensal de recursos financeiros para a subseção, garantindo a sua autonomia;
• Instalação de internet gratuita (wireless) no Fórum Afonso Campos;
• Obtenção de terreno para construção de estacionamento para advogados em Campina Grande;
• Descentralização do pagamento de alvarás, para que pudessem ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil em CG. Antes, alvarás só eram pagos na agência do Fórum. (com Marcone Ferreira)

Conselho Nacional realizará inspeção na Justiça da Paraíba

Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) virá à Paraíba realizar uma revisão de inspeção no Tribunal de Justiça para verificar o funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro. A medida foi determinada pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, por meio da portaria nº 128, publicada ontem no diário eletrônico do órgão. Durante a inspeção, os trabalhos forenses e os serviços extrajudiciais não serão suspensos e deverão prosseguir regularmente. A fiscalização será realizada no período de 5 a 9 de novembro. Os trabalhos não abrangerão outros segmentos da justiça comum ou especializada, mas serão colhidas eventuais sugestões ou reclamações relativas às suas respectivas atribuições.
O ministro Francisco Falcão designou o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, José Marcelo Tossi Silva, para realizar a inspeção. Ele será assessorado pelo servidor Peterson Ruan da Silva. Na portaria, o Corregedor do CNJ determinou a expedição de ofícios ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln, e ao corregedor-geral de Justiça, João Alves da Silva, para que acompanhem a inspeção. A última inspeção no Tribunal de Justiça da Paraíba foi realizada no mês de junho deste ano. A equipe do CNJ veio averiguar o andamento de processos disciplinares contra magistrados. A primeira visita do órgão ao Estado foi feita em agosto de 2009 e resultou em uma série de determinações e recomendações à Corte. (com LenilsonGuedes)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lula participou de comício com Luciano Cartaxo em João Pessoa

Ex-presidente Lula visita Paraíba (Foto: Krystine Carneiro/G1)
A campanha de Luciano Cartaxo (PT), à Prefeitura de João Pessoa, ganhou na noite desta terça-feira (23) o apoio presencial do ex-presidente Lula durante comício no bairro de Mangabeira. Lula subiu ao palco ao lado de Cartaxo, do candidato a vice Nonato Bandeira (PPS) e do prefeito Luciano Agra. "Eu estou aqui hoje, na verdade não por causa de voto, porque pelas pesquisas de opinião pública, se Deus quiser e o povo de João Pessoa quiser, esse moço aqui será prefeito eleito de João Pessoa", comentou Lula.
Em seu discurso, ele deu dicas para o candidato, para ele executar caso seja eleito: "Quando você for montar o seu governo, você nunca coloque alguém que você não pode tirar. Monte a equipe e coloque gente competente, gente que sabe fazer. Mas coloque gente também que goste do povo, porque tem muita gente empinadinha que não gosta do povo. Tem muita gente que só gosta do povo em época de eleição. Se algum assessor disser para você não vim em Mangabeira por que o povo tá com raiva de você, demita esse assessor e venha conversar com o povo", disse. 
Ex-presidente Lula visita Paraíba (Foto: Krystine Carneiro/G1) Ex-presidente Lula visita Paraíba (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Lula ainda comentou sobre como pode ajudar Luciano durante uma suposta gestão. "Você não vai receber dinheiro do Governo Federal se você apenas disser que não tem dinheiro. O que vai trazer dinheiro para João Pessoa é você te projeto. Se por acaso tiver dificuldade, você liga para o seu amigo Lula em São Paulo que a gente vai tentar ajudar", prometeu. No palanque, Luciano cartaxo agradeceu ao público pelo apoio e disse que, apesar da boa colocação nas pesquisas, a eleição não está ganha. "Nós temos ainda quase uma semana pela frente, companheiros e companheiras. É preciso manter o equilibro, é preciso manter o respeito ao adversário, é preciso manter os pés no chão e é preciso ainda muito trabalho", afirmou. (com G1PB)

Pe Djacy entregará logo mais à tarde Carta ao ex-presidente Lula pedindo seu intermédio junto à Presidenta Dilma quanto à questão da seca

O ex-presidente Lula estará no final da tarde de hoje participando de um comício no Bairro de Mangabeira em prol da candidatura de Luciano Cartaxo (PT) à Prefeitura de João Pessoa e quando lá chegar vai encontrar o abnegado e guerreiro padre Djacy Brasileiro, pároco de Pedra Branca, que lhe entregará uma Carta pedindo intermédio de Lula junto à presidenta Dilma para fazer alguma coisa quanto a seca que assola o sertão nordestino. Veja o teor do texto: 

LULA, PEÇA À DILMA POR NÓS! 
Lula, nosso ex-presidente da República, se possível, leia esta cartinha. Trata-se de um pedido de socorro feito pelas vítimas da seca, do sertão nordestino. Afinal, o senhor é nosso conterrâneo.
Conterrâneo Lula, o sertão nordestino está mergulhado numa seca braba, cruel, cujas conseqüências são devastadoras. Há um cenário sombrio, desolador, porque não dizer cenário de morte? E a cada dia que passa, essa situação vai ficando dramática, calamitosa, deixando os sertanejos desesperados, angustiados, revoltados.
Conterrâneo Lula, os sertanejos sofrem com as conseqüências nefastas desta seca terrível, principalmente no que diz respeito à falta de água. Ontem, um pai de família dizia-me: “padre, se não chover para o ano, vou embora para São Paulo, porque não vou matar minha família de sede. Pelos menos lá em São Paulo ,a gente tem água pra beber,lá ninguém morre de sede. Minha família está morrendo de sede.”Sua voz estava embargada e seus olhos lacrimejados.
Conterrâneo Lula, neste ano, nada de colheita. Os agricultores não colheram nada,nem milho,nem feijão,nem arroz,nem jerimum etc. Tudo é comprado graças ao dinheiro proveniente dos programas sociais do governo federal: bolsa família,bolsa escola.As vítimas da seca ainda podem contar com essa ajuda. Caso contrário, saques e outros atos similares, com consequências graves, estariam acontecendo.
Conterrâneo Lula, o sertão tornou-se palco de carniça, pois, por onde andamos, não vemos outra coisa a não ser animais mortos,uma demonstração visível da crueldade desta estiagem duradoura que castiga impiedosamente este pedaço chão nordestino.O sertão está mergulhado num grande flagelo,e os sertanejos se agonizam,pedindo socorro.
Conterrâneo Lula, expus toda essa realidade atual do sertão nordestino, de modo particular do sertão paraibano, para, em nome de milhares de sertanejos, pedir, até pelo o amor de Deus, que use de sua força política e moral, para pedir à presidente Dilma, pela transposição de águas do rio São Francisco, já que se trata de um projeto que poderá amenizar os efeitos catastróficos da seca.
Conterrâneo Lula, para os milhares de sertanejos, a transposição será uma das melhores alternativas para amenizar seu drama, em tempo de seca ou não. Recebendo as benditas águas do velho Chico, o sertão transformar-se-á num novo cenário: haverá água para o consumo humano e animal, prioridade das prioridades.
Querido Lula, os sertanejos têm certeza que o senhor, como homem nordestino, que sabe o que é seca com suas conseqüências terríveis, que tem espírito solidário, humano e cristão,haverá de ouvir os seus pungentes clamores, e ouvindo essas vozes clamorosas vindo do sertão paraibano, haverá de clamar à Dilma pela transposição.
Lula, faça isso, dê uma palavra por esses milhares de conterrâneos sedentos, aflitos, desesperados. Diga à presidente da república o seguinte: Dilma, os sertanejos precisam urgentemente de água. Eles querem a transposição de águas do rio São Francisco. É questão de vida ou morte.
Aqui está o grito do povo sedento, clamando por água: Lula, peça à Dilma por nós.
Pedra Branca-PB, 22 de outubro de 2012.
Padre Djacy Pereira Brasileiro,em pleno sertão paraibano.
Fone: (83) 8779-2218 /9911-3141.
E-mail: padredjacy@hotmail.com

Veja quais os nomes mais cotados para compor a futura Administração Municipal em Itaporanga, a partir de janeiro vindouro...

O Blog tem recebido, desde o último fim de semana, inúmeros e-mails e mensagens com solicitações para uma análise sobre qual seria a composição do futuro Governo Berguim, a partir de janeiro vindouro, quando o prefeito eleito tomará posse. Berguim (foto) ainda se recupera de procedimento cirúrgico à que submeteu-se oito dias atrás, fez um retorno ao médico [Dr. Marcelo] na tarde desta segunda-feira (22) e estará de volta à Itaporanga no próximo sábado (27). Esta semana ele pode anunciar, inclusive, o nome [à que tem direito] para compor a equipe de transição que será nomeada pelo prefeito Djaci Brasileiro, como determinou o Tribunal de Contas do Estado.
Pois bem, passada a ressaca eleitoral e sua respectiva comemoração agora é hora de começar a pensar nos destinos de nossa gente, rumo ao novo secretariado que deverá acompanhar o prefeito eleito na solenidade de posse, ao raiar do próximo ano. Diante de uma apuração junto à fontes fidedignas ligadas ao professor chegamos ao mais próximo possível do que podemos informar sobre a feição que poderá ter a nova administração municipal na 'Rainha do Vale'. Trata-se de uma projeção sobre os possíveis ocupantes das pastas do primeiro escalão no Executivo Municipal.
Quem é quem na futura Administração Municipal? Audiberg tem dito que formará uma equipe majoritariamente técnica para ao seu lado tocar a máquina municipal. A partir do dia 1º de janeiro, poderão - pelo menos se depender da bolsa de apostas diárias em Itaporanga - ocupar cadeiras no Paço Municipal e Secretarias, os seguintes nomes:

1. Chefia de Gabinete
Welton Tomaz - Fiel escudeiro do prefeito eleito é o nome mais cotado pela sua estreita proximidade com o novo gestor, inclusive, tendo sido indicado pelo próprio Berguim para lhe substituir na Secretaria Municipal de Administração e Finanças, na gestão Will [2000-2004], quando o ex-vereador precisou licenciar-se do cargo pra disputar seu quinto mandato consecutivo de vereador em 2004. Naquela eleição, Berguim obteve a maior votação da história do município, pouco mais de 1.050 sufrágios.

2. Procuradoria Geral do Município
João Franco da Costa Filho [Dr. Joãozinho] - O nome do advogado pode ser escolhido por ele ter feito um excelente trabalho na coordenação jurídica da campanha. Lembrando que o assessor jurídico do sindicato municipal dos professores teria a vaga caso desejasse, mas sua permanência lá [orientando o magistério municipal] torna-se mais estratégica.

3. Secretaria de Administração e Finanças
Valdemir de Paulo [Dr. Demir Cabral] - Advogado e escritor é nome lembrando por ter competência e conhecimento técnico comprovados para ocupar o cargo. Já exerceu o cargo [na época Secretaria Geral do Município] durante o período de 1989/1992 [1ª Gestão Will]. Exerce desde janeiro de 1993 a Chefia da Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Itaporanga. Também prestou assessoria jurídica às Câmaras Municipais de Diamante, Boa Ventura, Pedra Branca, Serra Grande e São José de Caiana.
Obs.: O também advogado Carlos Alberto Ferreira [Dr. Carlinhos] foi sondado pelo próprio Berguim para ocupar o cargo, entretanto, este, segundo informação, teria recusado o convite por estar com seu escritório em curva ascendente e, por isto, não teria tempo disponível para a empreitada. Carlinho disse que seria uma honra participar do novo governo mas agradeceu, ressaltando que dará sua contribuição mesmo de longe.

4. Secretaria de Planejamento e Gestão
Herculano Pereira Sobrinho - Comerciante e atual vereador tem nome lembrado pela sua determinação e capacidade de pensar o município 'pra mais adiante'. Empreendedor de mão cheia seria uma peça importante na cúpula pensante da nova gestão, no que trata de projetar o município para seus cinquenta mil habitantes. 

5. Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico 
Daniele Fernandes Dantas - Empresária de sucesso, diretora da Itatex - empresa pioneira do ramo de tecelagem em Itaporanga que produz mais de dois milhões de peças por mês - é a aposta de Berguim para alavancar o setor no município colocando uma empreendedora e técnica capacitada para buscar junto aos governos [federal e estadual] e instituições como a FIEP/SESI [Federação das Indústrias da Paraíba, à qual ela tem acesso irrestrito e muita sintonia com seu presidente - o industrial Buega Gadelha] o aporte necessário para o incentivo a geração de emprego e renda, com maior foco na qualificação da mão de obra. Daniele é filha do empresário Divaldo Dantas, proprietário da Itatex.

6. Secretaria da Assistência Social
Naura Ney Lima Ferreira - Psicologa e funcionária do quadro de efetivos da Prefeitura, a futura primeira dama do município tem nome assegurado para ocupar o cargo por sua competência à frente dos trabalhos que desenvolve na pasta, em particular no Cras Municipal. 

7. Secretaria da Educação
Antônia [Tânia] Alves - Professora do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata' e atual vice-diretora da EN Prfº Francelino de Alencar Neves é bastante qualificada para exercer o cargo. É um nome forte e suas chances aumentam consideravelmente caso sua irmã [Aparecida] não aceite convite para comandar a Saúde.
Maria Ducarmo - Professora do Colégio Diocesano 'Dom João da Mata' e ex-diretora da 7ª Gerência Regional de Educação também tem nome lembrado por sua capacidade técnica para comandar a pasta. Vale ressaltar que sua indicação para a 7ª GRE foi feita por Berguim.
Francisco de Assis Alves [Chico da Kazon] - Professor e representante da FIP no Vale do Piancó também tem nome lembrado por sua competência, mas ele pode ser agraciado com uma possível nomeação para a 7ª GRE. A missão de Chico junto ao Governo Berguim será o de expandir cursos superiores [da FIP] em Itaporanga.
Izete Pires - Educadora de respeitabilidade e qualificação reconhecida também será aproveitada na equipe.

8. Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo
Wendeyson Gomes Ferreira [Del] - Engenheiro lotado na própria pasta seria indicado para o cargo pelo seu sogro, o vereador Zeca da Encarnação [atual presidente da Câmara Municipal]. O vereador aderiu para Berguim faltando vinte dias para o pleito e conseguiu eleger seu filho Jailson como seu sucessor no parlamento-mirim. 
Obs.: Caso Del não seja nomeado para o cargo a sua esposa, a advogada Jailma, pode ser nomeada para uma Secretaria ou Consultoria Jurídica. Coincidência ou não, ela vai pedir demissão até o fim do ano do quadro de servidores do Banco do Brasil para se dedicar a carreira. 

9. Ouvidoria Municipal
Joserlândio Tolentino Olegário [Bebé de Zé Neto] - Como retribuição ao apoio do PSC, Berguim deve aproveitá-lo nesta função já que ele não conseguiu se eleger ao cargo de vereador - ficando na suplência.

10. Secretaria da Saúde
Aparecida Alves - Fisioterapeuta de capacidade comprovada é um nome sondado pelo prefeito eleito que, segundo informações, estaria aguardando um sinal verde de sua parte para acerta sua indicação. O entrave para ela não aceitar o convite estaria relacionado ao seu trabalho e tempo. Mas é um nome que agrada ao novo gestor especialmente por se tratar da pasta mais importante do governo devido seu gordo orçamento, maior do que muitos municípios da região, por isso, a opção de entregá-la a uma pessoa de extrema confiança.
Ana Ivani Pinto - Bioquímica de competência reconhecida e ex-secretária da área, na gestão Will [2000-2004], tem nome lembrando em caso de recusa do convite formulado à primeira opção. Ana Ivani é o braço direito da atual direção do Hospital Distrital de Itaporanga e, portanto, trabalharia em perfeita harmonia com a direção daquela casa de saúde.
Wilka Rodrigues - Mãe da vice-prefeita eleita [Taís] também tem nome especulado para assumir a pasta e caso seja confirmada colocaria Ana Ivani [seu braço direito] na Direção do Hospital Distrital.

11. Secretaria do Esporte, Cultura e Turismo
José Armando de Melo e Silva Rodrigues - Neto do ex-prefeito Will pode ser aproveitado na pasta, que seu pai [Domingos Sávio] estava à frente até julho deste ano, caso sua tia [Wilka] não seja aproveitada na Saúde. Não é descartada a hipótese de seu pai ser o indicado.
Jucivan Araújo - Professor de qualificação comprovada e altíssimo nível para comandar o setor cultural no município é um nome também à disposição do prefeito eleito, que retribuiria assim o apoio do PT [que é presidido pelo próprio Jucivan]. Entretanto, para isso Jucivan teria de deixar a Direção da Articulação Cultura da 7ª Região do Governo do Estado, para qual foi nomeado pelo governador Ricardo Coutinho. 

12. Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente
Francisco Lemos - Técnico capacitado para assumir a pasta é um nome praticamento garantido na pasta, que conta com indicação do atual vereador Zé Valeriano e do vereador eleito Hélio do Bar [o terceiro mais votado], ambos do PTB.
Silvério Soares dos Santos - Técnico com capacidade para exercer o cargo tem seu nome correndo por fora, dizem fontes, numa indicação do seu irmão [Neném de Adailton, que foi o segundo vereador mais votado em Itaporanga] até como forma de prestigiar o PSB.

Continuando com alguns nomes para o Segundo Escalão do novo governo:

13. Secretaria Executiva
Ana Maria David ou Lúcia David - Professoras bastantes qualificadas e capacitadas para exercer a função e com perfil apuradíssimo para ser a pessoa responsável pelo, digamos, 'motor administrativo' do Gabinete. Sem contar que as duas irmãs contam com expressas confianças tanto do prefeito eleito como da primeira dama.

14. Tesouraria
Paulo Neir Neves de Araújo- Experiente no sistema bancário e de correção tem nome apontado para exercer a função.

15. Chefia de Tributos
Mário Ferreira - Técnico também qualificado que já exerceu a função na gestão Will [2000-2004].

Ainda tem as coordenadorias do: Creas, Cras, Peti, Projovem, SAMU, Hospital Infantil, Nasf, PSF's, Vigilância Sanitária, Chefia de Transporte, Coordenação Pedagógica, Setor de Pessoal, Caps, etc. 

Obs.: Segundo informações, o novo contador do município será Joaquim Neto, filho do vereador Zé Valeriano, que está, de acordo com fontes, arregimentando grupo de técnicos para cuidar dessa área; O advogado Victor Hugo [genro do diretor da AESA Chico Lopes] seria aproveitado no Creas Municipal, cujo profissional da área será necessário. As enfermeiras Mayara Estrela [atual chefe do Núcleo de Enfermagem do H.D.I], assim como, Joeline Cabral devem ser aproveitadas nas coordenações, respectivamente, do SAMU e Hospital Infantil [ou PSF's] ou vice-versa. 
Ao todo são 68 Cargos Comissionados [16 deles na Saúde] e 343 Contratações por Excepcional Interesse Público [254 somente na Saúde] que o prefeito eleito Audiberg Alves tem como leque para nomear em seu governo. A lista que publicamos acima é mera projeção resultante de conversas com fontes fidedignas, mas que somente no final de dezembro, quando o prefeito eleito for anunciar, é que saberemos quais destes nomes serão ou não confirmados. 

Dr. Fernando Ramalho agradece aos eleitores pela votação em Bayeux

Presidente Municipal do PTB no município de Bayeux, na região metropolitana da Capital, o médico diamantense Fernando Ramalho (no centro da foto ao lado) participou no último pleito eleitoral com vários candidatos a vereadores na coligação 'Por uma Bayeux melhor - PTB/PPS/PCdoB/PV' alcançando um total de 8.164 votos e elegendo três vereadores: Rubens da Imaculada (PTB - 1.022 votos), Nôquinha do Alto da Boa Vista (PTB - 967 votos) e Diana do Manguihos (PPS -903 votos), além de participar ostensivamente na militância do 40 encabeçada pelo Dr. Expedito Pereira e Dr. Francisco eleitos, respectivamente, prefeito e vice com uma magnifíca votação de 23.612 sufrágios.
"Obrigado amigos eleitores, obrigado povo de Bayeux, esta expressiva vitória do 40 demonstra que o povo quer mudança e depositaram suas esperanças naquele que tem maior experiência, conhecimento e compromisso com a nossa cidade, inclusive, elegendo a maioria esmagadora da Câmara Municipal, pois das 17 cadeiras, 11 serão ocupadas por vereadores da base do prefeito eleito. Neste ato cívico os bayeuxense mandaram um recado nas urnas, deram um Não às últimas administrações. Agradeço, também, em nome do Partido trabalhista Brasileiro a todos aqueles que confiaram elegendo três valorosos companheiros fazendo a nossa coligação com maior votação, em particular, o vereador Rubens da Imaculada, o primeiro lugar dos partidos da base do 40. Parabenizo aos suplentes e aos candidatos da nossa coligação pela expressiva votação da legenda, como também, a toda nossa aguerrida militância."

Fernando Ramalho

Maçons piancoenses são elevados ao Grau Máximo da Ordem Maçônica

A Loja Maçônica “Antonio Remígio da Silva” está de parabéns pelos seis irmãos maçons [em sentido horário, na foto ao lado]: Maxim Fernandes Diniz, José Gilmar Gervazio, Marcilio Batista, Nilson de Brito Lira, Nerivaldo Tavares Badú e Francisco de Assis Remígio Segundo, onde foram elevados ao Grau Máximo da Ordem Maçônica [Grau 33], na Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba, em João Pessoa, presidida pelo Soberano, Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33, da cidade do Rio de Janeiro. (oblogdepiancó)

Sentença por afastamento de temporários em Olho D´Água é mantida pela Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba determinou que o município de Olho D´Água se abstenha de contratar servidores temporários sem prévia aprovação em concurso público. A decisão, por unanimidade, foi tomada durante sessão ordinária desta segunda-feira (22). Desta forma, os membros do órgão fracionário mantiveram a decisão do Juízo de Primeiro Grau na Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público estadual. O relator do processo (nº 026.2011.000232-1/001) foi o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.
A ação civil pública foi ajuizada, após o órgão ministerial constatar várias irregularidades na contratação de servidores, dentre as quais, nomeações temporárias para cargos que deveriam ser ocupados por efetivos, bem como nomeações para cargos em comissão em funções não relacionadas à chefia, direção e assessoramento. A prefeitura afirmou que realizou todas as contratações por excepcional interesse público, além de assegurar que os cargos em comissão existentes no âmbito do município foram criados pela Lei Complementar nº 01/2011. Por fim, sustentou que a decisão não pode impor à edilidade a realização de contratação de servidores efetivos.
No Primeiro Grau, o juiz deferiu o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, determinando que o município de Olho D´Água se abstenha de contratar servidores sem prévia aprovação em concurso público, fora as hipóteses permitidas no artigo 37, inciso II, V e IX, restringindo as contratações futuras nas hipóteses de situações urgentes e emergenciais, desde que devidamente justificadas e não superior ao percentual legal permitido. O magistrado determinou, também, que a prefeitura se abstenha de contratar funcionários não ocupantes de cargo efetivo para funções de confiança e de preencher funções de confiança e cargos em comissão fora das atribuições de direção, chefia e assessoramento, sob pena de incorrer em multa pecuniária no valor de mil reais.
Neste sentido, o desembargador Saulo Benevides ressaltou, em seu voto, que a partir de uma análise dos documentos, restam evidentes as irregularidades nas contratações temporárias para o desempenhos de cargos de provimento efetivo, dentre os quais, enfermeiros, dentistas, professores e médicos. “O inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal autoriza a contratação pela administração pública sem concurso público tão somente por tempo determinado e para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.”, observou o relator.
O desembargador-relator destacou, ainda, que não se verifica nenhuma ilegalidade com relação à determinação do magistrado de Primeiro Grau, quando menciona que a prefeitura de  Olho D´Água deva adotar, no prazo de seis meses, as medidas cabíveis à criação e provimento dos cargos indispensáveis à continuidade e eficiência do serviço público municipal. “Ora, considerando que o agravante descumpre regras constitucionais, nada impede que o Judiciário o obrigue a adotar as providências necessárias, no sentido de restabelecer a norma violada, até mesmo porque o juízo a quo não fixou nenhum número de vagas ou nomeações, ou seja, as criações serão efetuadas dentro dos critérios da conveniência e oportunidade da Administração”, concluiu.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Símbolo da Polícia Militar na Paraíba, o Tenente Coronel Souza Neto recebeu comenda em Pernambuco

A fama da competente atuação do Tenente Coronel Souza Neto, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Campina Grande, ultrapassou as divisas paraibanas. Ele recebeu nesta segunda-feira (22), no auditório da UFPE, em Recife, a Medalha do Mérito do Bombeiro Militar, mais alta comenda da corporação em Pernambuco. E mais: recebeu das mãos do governador Eduardo Campos. "Estou feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho", disse Souza Neto, que já desfruta na Paraíba deste reconhecimento há muito tempo. (com Luíz Tôrres) 
Formado pela S.W.A.T, famosa polícia tática americana, o TC Souza Neto é um dos oficiais mais bem preparados da Briosa PM da Paraíba, com extraordinária qualificação profissional.

Evitando um confronto interno o PMDB recua, adia convenção para dezembro e vai buscar chapa consensual

A Executiva Estadual do PMDB se reuniu no início da noite desta segunda-feira (22), na sede do partido em João Pessoa, e decidiu adiar para 18 de dezembro convenção para escolher o novo presidente do partido, que seria realizada na próxima sexta-feira (26). O adiamento ocorreu após uma recomendação [por meio de ofício] do presidente nacional da sigla, o senador Valdir Raupp, solicitando que não houvesse confronto nas eleições internas do partido.
Com se sabe, o ex-governador José Maranhão tinha acertado com o senador Vitalzinho o seu retorno ao comando estadual da legenda, no entanto, encontrou resistência no grupo liderado pelo ex-senador Wilson Santiago que conseguiu maioria de apoio entre os deputados federais, estaduais, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de todo o estado, pondo em risco a pretensão do ex-governador.
Duas chapas foram registradas: uma tendo Maranhão e outra com Santiago, como candidatos a presidente. A decisão de hoje não anula as chapas já registradas, mas a cúpula nacional irá buscar um consenso em torno de uma chapa única. O grupo liderado pelo ex-senador Santiago prega uma renovação no comando do partido na Paraíba. Maranhão revelou que ficou surpreso com a não aceitação de sua liderança pelos dissidentes.
Os membros da executiva estadual que participaram da reunião e votaram pelo adiamento da convenção foram Antônio de Souza [atual presidente estadual], José Maranhão, Marcelo Firmo, deputado Gervásio Filho, deputada Olenka Maranhão, deputada Chica Mota, Neuza Costa, João Laércio e [ex-governador] Roberto Paulino. Outros membros também participaram, mas sem direito a voto, os deputados Manoel Júnior e Wilson Filho, federais, e Raniery Paulino, estadual. 

Prefeitos têm dez dias para instalar gabinetes de transição, com um representante do sucessor

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) está orientando os prefeitos eleitos no último dia 7, através de uma resolução normativa editada na última quarta-feira (17), a emitirem um recibo ao ex-prefeito, requisitando levantamentos, demonstrativos e inventários da administração municipal. Os prefeitos eleitos deverão nomear uma comissão para analisar os documentos e emitir um relatório técnico de transição. De acordo com a resolução editada na quarta-feira, os gabinetes de transição devem ser instalados no prazo de até dez dias a contar da homologação do resultado das eleições. Eles devem ser formados por pelo menos um representante do prefeito eleito.
Segundo o vice-presidente do TCE-PB, o conselheiro Fábio Nogueira, o objetivo da resolução é alertar os atuais prefeitos sobre a necessidade de se estabelecer os gabinetes de transição. “Queremos garantir a boa prestação de serviços e prevenir problemas criados a partir de uma ausência total de transição, considerando que em janeiro de 2013 ainda não estarão prontos os balancetes de dezembro deste ano, bem como o balanço geral do exercício de 2012, o que pode ocasionar problemas administrativos ao novo gestor municipal”, esclareceu.
O conselheiro afirmou que caso o Tribunal verifique que a ausência dos gabinetes gerou prejuízos à sociedade, o TCE poderá aplicar multa e outras sanções cabíveis aos gestores. “Não queremos que a população seja penalizada em função de divergências políticas. A história aponta inúmeros casos de prefeitos que jogaram a chave da prefeitura no lixo, para que o gestor eleito não tivesse acesso à sede da prefeitura. O TCE está atento a esse tipo de comportamento e não vai admiti-lo”, enfatizou. O ex-gestor municipal deverá disponibilizar, entre outros documentos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) referentes ao exercício 2013, os termos de conferência de saldo em caixa, os termos de verificação de saldo bancário, a conciliação bancária, a relação de valores pertencentes a terceiros, os balancetes mensais, o demonstrativo da dívida fundada e o inventário atualizado dos bens patrimoniais. 
O ex-prefeito terá ainda que especificar ao gestor eleito a relação dos servidores municipais, com referência aos funcionários estáveis, pertencentes ao quadro suplementar, admitidos através de concurso públicos, e admitidos por prazo determinado a partir de dois de janeiro de 2009. Além disso, o gestor anterior deverá disponibilizar o demonstrativo das obras em andamento, com resumo dos saldos a pagar e o percentual que indique o seu estágio de execução, a relação dos precatórios a serem pagos nos exercícios vindouros e os contratos que venceram até o final do exercício de 2012, correspondentes ao fornecimento de produtos e serviços, como combustível, merenda escolar, medicamentos e vigilância.
A resolução determina ainda que os membros da comissão comuniquem ao Tribunal de Contas a não apresentação dos documentos exigidos pelo TCE. “Ou, pelo menos, daqueles que permitam o conhecimento da situação orçamentária contábil, financeira e patrimonial do município, e mais ainda de indícios de irregularidades graves ou desvios de recursos públicos”, estipula o documento. Segundo o TCE-PB, o prefeito eleito deverá encaminhar ao Tribunal, a Câmara Municipal e ao Ministério Público Estadual uma cópia do relatório técnico sobre a documentação recebida com os balancetes referentes a janeiro.

Secretário diz que até 2014 Cajazeiras estará interligada à JP por rede de fibra ótica de última geração

O Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo, comentou em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan desta segunda (22), que até o final do ano de 2014 Cajazeiras estará interligada a João Pessoa por meio de cabos de fibra ótica.
De acordo com o secretário o governo estadual já firmou convênios com a Rede Metro em João Pessoa que já está em execução, já existem mais de 20 km de fibra óticas instaladas na cidade , além dela a conexão com a rede de Campina Grande e o projeto executivo do que vai ser a Rede de Alto Desempenho da Paraíba, interligando todas as regiões do estado chegando à Cajazeiras.
“Isso é uma infraestrutura extremamente importante na área de pesquisa e desenvolvimento na área de ciência e tecnologia, nós vamos receber investimentos em todas as áreas, no ensino à distância, empresas de Call Centers, para o estado que quer se desenvolver e trabalhar com o desenvolvimento de ultima geração”, conta. Até o final de 2014, Cajazeiras estará interligada à João Pessoa, garante o secretário. (com Marília Domingues)

Mais um grave acidente automobilístico é registrado no Vale do Piancó mas por sorte três jovens que estavam dentro do veículo passam bem

 
Mais um grave acidente automobilístico foi registrado neste fim de semana no Vale do Piancó. Desta vez, na entrada da cidade de Diamante, três jovens estavam em um veículo Gol de cor preta, placa MNQ 7494-Coremas/PB, haviam saído de Pedra Branca minutos antes e acabaram perdendo o controle do veículo. Por sorte nenhum dos jovens sofreu escoriações graves, mas o condutor foi conduzido pelo SAMU ao Hospital de Itaporanga.
O veículo, pertencente a Maria do Rosário Leite, estava sendo conduzido por Eder Ferreira Leite, de 29 anos de idade. Os outros jovens que estavam no seu interior eram Roberto Gonsalo de Oliveira, de 24 anos de idade, natural de Itaporanga, e José Erik Rosas, de 20 anos de idade, natural de Boa Ventura.  
Eder disse que estava em alta velocidade e perdeu o controle do veículo depois que foi trocar um CD. Pelas circunstâncias do ocorrido e a situação de como ficou o veículo, após capotar por 200 metros chegando a se chocar contra um prédio de um lava-jato, destruindo um pilar e uma viga de concreto, parando somente na porta do estabelecimento comercial.  
De acordo com o sargento Nildo, a frase que o veículo trazia no vidro traseiro: "Desculpe  pueira mais quem gosta de motozin é Dentista", revela que como o condutor costuma andar em alta velocidade.

domingo, 21 de outubro de 2012

Prefeito eleito de Piancó, empresário Sales Lima, teve audiência com o vice-governador Rômulo Gouveia e fez reivindicações para o município

O prefeito eleito da cidade de Piancó, empresário Francisco Sales de Lima (DEM) esteve em audiência com o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD. Sales se encontrou com o vice-governador no dia de ontem (19) e estava acompanhado dos assessores Sérgio Lacerda (Comunicação) e Salviano Leite (Articulação Política).
Prefeito Sales Lima, Vice-Governador Rômulo, Sérgio Lacerda e Salviano
Segundo Sales, o vice-governador recebeu sua equipe muito bem e disse ter interesse em ajudar o Município de Piancó no que for preciso para o desenvolvimento da cidade. O vice-governador disse que agendará uma audiência de Sales Lima com o Governador Ricardo Coutinho para o próximo mês.
Sales disse que apresentou um documento a Rômulo onde consta várias reivindicações urgentes para a cidade de Piancó, e pediu empenho com relação ao problema da água que vem prejudicando a população de toda a cidade. Outro tema abordado pelo prefeito Sales diz respeito ao Campus da UEPB para Piancó,e o transporte escolar, o que ficou de ser discutido diretamente com o governador no próximo mês. Uma série de reivindicações, urgentes, foram listadas em documento entregue ao vice-governador Rômulo que disse que dará total atenção aos pleitos e buscará solucioná-los com a maior rapidez, já que ele tem boa aceitação política na cidade de Piancó. "Gosto muito do povo daquela terra", disse Rômulo ao final da conversa.
Sales disse que está montando sua equipe administrativa para assumir os principais cargos já no dia primeiro de janeiro e vai visitar vários órgãos com sede na Capital, inclusive secretarias, para ver como anda a situação da cidade de Piancó com relação a projetos e convênios. "Agradeço, mais uma vez, a todos que depositaram o seu voto na chapa Sales/Edvaldo e vamos fazer um governo popular e resgatar a dignidade do povo de Piancó", finalizou o prefeito eleito. (Oblogdepiancó)

Movimento pela renovação no comando do PMDB não aceita retorno de Maranhão e irá pra disputa com chapa encabeça por Wilson Santiago

photo
Assim que foram surpreendidos, no meio da semana que passou, pelo ex-governador José Maranhão com a publicação de Edital convocando eleição do Diretório Estadual do partido para a próxima sexta-feira (26), quando a "velha raposa" pretende retomar o comando da legenda, dissidentes do PMDB liderados pelo ex-senador Wilson Santiago formaram de imediado uma chapa [com 71 nomes e 23 suplentes] e a registraram para a disputa interna. Pois, Maranhão só teria conversado à respeito com os irmãos coragem: o senador Vitalzinho e o prefeito de Campina Grande Veneziano, candidatíssimo em 2014.
Além do apoio dos sobrinhos Benjamin e Olenka, respectivamente deputados federal e estadual, Maranhão dispõe do apoio de Roberto Paulino e seu filho, deputado estadual Raniere, e do vereador pessoense João Almeida. Ou seja, não conseguiu um grande leque de lideranças. Diante desse cenário os dissidentes resolveram enfrentá-lo numa disputa interna que poderá deixar fraturas expostas ao final do processo. A chapa encabeçada por Wilson Santiago tem o deputado federal Manoel Júnior e o estadual Trócolli Júnior, respectivamente, como primeiro e segundo vice-presidentes. 
Ela ganhou força diante do apoio da maioria absoluta das bancadas federal [Manoel Júnior, Wilson Filho e Hugo Mota] e estadual [Gervasinho, Trócolli Júnior, Chica Mota, André Gadelha e Márcio Roberto], de 36 dos 54 prefeitos eleitos pelo partido, ex-prefeitos, vereadores da Capital [Milanez e Mangueira], suplentes mais votados e lideranças pelo interior, demonstrando uma musculatura que pode sim impedir a continuidade de Maranhão no comando estadual da legenda.
Está em voga, segundo o grupo dissidente faz questão de pontuar, a renovação do comando do Diretório Estadual para que novos conceitos sejam seguidos rumo a disputas futuras, em particular, a de 2014 quando o partido pretender retomar o poder no estado. Santiago até abre diálogo para que um consenso em torno de uma composição eclética seja buscado, mas deixa claro que não abre mão da cabeça de chapa. Ele quer ser o novo comandante da legenda na Paraíba. Não por menos está com apoio da maioria dos prefeitos, muitos deles que receberam seu apoio na eleição recém finalizada.
Enquanto isso, Maranhão não podia se deslocar para o interior pra apoiar correligionários porque estava em campanha na Capital o que lhe custara perda de convencionais. "Vamos procurar manter os entendimentos com todos, ainda há espaços na chapa para Maranhão, Vital, Veneziano e tantos que queiram", declarou neste domingo Wilson Santiago.
A chapa encabeçada por Santiago recebe o apoio de lideranças de peso no interior como  o prefeito Nabor Wanderley (Patos), Jota Júnior (Bayeux), ex-deputado Ariano Wandeley (Mamanguape), ex-prefeito Lauro Maia (Catolé do Rocha), dentre outros... Do Vale do Piancó, figuram na chapa de Santiago, os prefeitos Hércules Mangueira (Diamante) e José Walter (São José de Caiana), além de lideranças como Paulo Barbosa (Piancó) e Genoilton Carvalho (Olho D'água), também a prefeita Alderi Cajú (Bonito de Santa Fé).

Grave acidente na madrugada deste domingo envolve cinco jovens da cidade de Conceição e garota de 19 anos não resistiu e morreu no local

Um grave acidente automobilístico causado por animais que estavam na pista levou a morte imediata da jovem Zenaide dos Santos, de 19 anos, na madrugada deste domingo (21). A jovem juntamente com mais quatro amigos, todos naturais de Conceição, saíram da cidade com destino a Mauriti (CE), usando a PB-404 em um veículo Corsa Sedan, pertencente a Emerson Luiz Vieira, de 20 anos, condutor do mesmo, que é filho do empresário Galberto de Laudicéia.
O condutor e os outros três jovens foram encaminhados ao Hospital de Patos com ferimentos leves. O acidente ocorreu por volta das 00h30min nas imediações do Posto Fiscal Estadual, que fica próximo a fronteira Ceará/Paraíba. A Polícia Militar foi solicitada no local juntamente com o SAMU, que fez a retirada dos jovens de dentro do veículo capotado.
De acordo com a PM não houve dúvida de que foram três animais os causadores do acidente. Segunda a família do condutor do veículo, o jovem é habilitado e saiu do local do acidente em estado de choque. A irmã de Emerson, juntamente com seus pais, se solidarizaram com a família de Zenaide. (com diamanteonline)