sábado, 4 de novembro de 2017

Deputada estadual Camila Toscano alivia tensão da política nas quadras de vôlei

O caderno de Esportes do Correio da Paraíba trouxe uma atleta bem mais conhecida nas páginas de política. A reportagem revelou a paixão da advogada e deputada estadual Camila Toscano pelo vôlei, sua válvula de escape nas horas vagas.
“É uma forma de aliviar a pressão da política, de sair um pouco desse universo que vivemos 24 horas. Jogar vôlei é um hobby para mim”, disse a tucana ao repórter Allan Hebert. Camila faz o caminho inverso. Para muitos, a política é que é um um esporte. (Por Heron Cid)
 

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Nabor reuniu 13 prefeitos do Sertão que declararam apoio a João Azevedo

O deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) reuniu quarta-feira (1º), na cidade de Patos, 13 prefeitos da região do Sertão que declararam apoio ao pré-candidato do PSB ao governo do Estado, secretário João Azevedo. Nabor fez questão de divulgar a informação nas suas redes sociais. O fato aumenta a especulação de uma união entre PMDB e PSB já num primeiro turno. 
"Reunimos ontem alguns Prefeitos de nossa base de atuação política para conversar com o nosso governador @realrcoutinho e @joaoazevedolins sobre as ações executadas pelo Estado e as parcerias para o desenvolvimento dos municípios. Presentes os prefeitos de Teixeira - Nego de Guri, de Malta  - Nael Rosa, de São Mamede - Umberto Jeferson, de Quixaba - Cláudia Macário, de Catingueira - Dr Odir, de Santana dos Garrotes - Dedé Paulo, de São José do Bonfim - Rosalba Mota, de Mãe D’água  - Cirino, de Juru - Luis Galvão, de Santa Luzia - Zezé, de Cacimba de Areia - Rogério Campos e ainda o amigo Sérgio - de Vista Serrana. Unindo forças para que o trabalho siga em frente", postou Nabor nas suas redes sociais.

RC questiona LC: "quem não faz um metro sequer de esgotamento sanitário não pode governar um estado"

O governador Ricardo Coutinho (PSB) voltou a questionar ontem (01) a imprensa paraibana a capacidade de o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PSD) administrar o Governo do Estado, eventualmente se ganhasse a disputa eleitoral em 2018. Para RC, Cartaxo não tem obras que o dignifiquem ao cargo de governador.
“Quem passa seis anos administrando uma grande cidade e não consegue fazer um metro de esgotamento sanitário tem capacidade de governar a Paraíba?”, disse RC. Lembrou que Cartaxo, nesse tempo, calçou apenas 39 ruas contra 571 da gestão do socialista.

Filho de Raimundo Lira é sondado para disputar vaga de deputado federal em 2018

O filho do senador, líder do PMDB no Senado e empresário Raimundo Lira, Eduardo Lira poderá ter um importante papel a desempenhar no próximo ano. Segundo informações repassadas, Eduardo Lira está vindo para a Paraíba cuidar dos negócios do pai, preparando o terreno para a campanha eleitoral do próximo ano. Na agenda de Eduardo estaria uma série de visitas a lideranças políticas do interior da Paraíba. Com isso, Eduardo já estaria sendo sondado para disputar uma vaga de deputado federal.
Segundo lideranças políticas, os atuais deputados do PMDB Hugo Motta e André Amaral precisam se reeleger para manter a bancada do PMDB, diante da incerteza na permanência do deputado Veneziano no partido, logo, já estão pleiteando que Eduardo transfira o domicílio eleitoral de Brasilia para João Pessoa e entre na disputa.
O PMDB conta com três deputados federais e a intenção é, pelo menos, manter o número de parlamentares. (com PolêmicaPB)

Dr. Américo Cabral se filia ao Avante e deve assumir nos próximos dias mandato de deputado

américo-cabral
Ninguém segura o Avante (ex-PT do B) quando o assunto é filiação de lideranças partidárias. Neste aspecto, o presidente estadual da legenda e deputado estadual Genival Matias tem trabalhado com uma eficiência notável.
São tantas filiações, e agora mais uma nesta quarta-feira (1), do médico Américo Cabral (foto-E), ex-PPS, suplente de deputado estadual que deve estar ascendendo a titularidade do mandato nos próximos dias.
A articulação para o ingresso de Américo foi do deputado Anibal Marcolino, recém filiado. Dr. Américo concorreu as últimas eleições pelo PPS, tendo obtido pouco mais de 11 mil votos.

Inep é notificado de decisão que suspende regra sobre direitos humanos no Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi notificado da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que determinou a suspensão da regra que diz que quem  desrespeitar os direitos humanos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio pode receber nota zero.
A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) confirmou que o órgão foi notificado nesta quarta-feira (1º) à noite e deve recorrer o mais rápido possível. A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que aguarda a publicação do inteiro teor do julgamento do TRF1 para analisar o recurso cabível. A prova de redação do Enem será aplicada a mais de 6 milhões de candidatos neste domingo (5).
A decisão judicial foi tomada em caráter de urgência a pedido da Associação Escola Sem Partido. A entidade alega que a regra é uma “punição no expressar de opinião”. “Ninguém é obrigado a dizer o que não pensa para poder ter acesso às universidades”, argumentou a Associação Escola Sem Partido.
O MEC reafirmou em nota que todos os seus atos são balizados pelo respeito irrestrito aos direitos humanos, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, consagrada na Constituição Federal Brasileira. A recomendação do ministério é que os candidatos sigam as regras do edital.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Luciano Cartaxo quer retirada dos Correios para uso exclusivo do Paço Municipal

Luciano Cartaxo se reuniu nesta quarta-feira (1º) com o presidente nacional dos Correios, Guilherme Campos para discutir o uso exclusivo do Paço Municipal pela Prefeitura de João Pessoa. O prédio, localizado no Centro da capital, pertence aos Correios e Telégrafos e já tem uma parte cedida para utilização da Prefeitura.
De acordo com Cartaxo, a intenção é utilizar o prédio levando mais secretarias municipais para o local. Enquanto que a agência dos Correios que funciona no local seria transferida para outro, preferencialmente no Centro Histórico. Já o presidente dos Correios adiantou que “nosso superintendente estadual está em contato para ver qual a melhor solução, tanto para os Correios quanto a Prefeitura e a própria população”.
Atualmente uma parte do prédio já é cedida sem ônus pelos Correios para a Prefeitura Municipal de João Pessoa, sendo que a princípio todo o prédio era utilizado pelos Correios e Telégrafos. Apesar da negociação prévia, ainda não ficou nada definido entre o prefeito de João Pessoa e o presidente dos Correios. A Agência Central dos Correios e Telégrafos de João Pessoa foi inaugurada no ano de 1927 e o prédio com características da arquitetura eclética foi tombado pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba) no ano de 1980. 

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Solidariedade, Podemos, Livres e PSDC se unem e projetam lançar 70 candidatos a deputados na Paraíba

Uma reunião na casa do deputado estadual Janduhy Carneiro (Podemos), na noite desta segunda, em João Pessoa selou uma união de quatro partidos  para as eleições proporcionais de 2018. Ao todo, os partidos já contam com 70 pré-candidatos.
De acordo com o vereador João Almeida, presidente do SD de João Pessoa e pré-candidato a deputado estadual,  a união dos partidos pretendem garantir  quatro vagas na Assembleia Legislativa e até duas na Câmara Federal. Sem revelar os nomes, Almeida adiantou que já são 50 nomes para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e 20 para a Câmara Federal.
Além de João Almeida e Janduhy Carneiro, presidente estadual do Podemos, ainda participaram da reunião o vereador Lucas de Brito, presidente estadual do PSL-Livres;  o vereador João Corujinha, presidente estadual do PSDC, o ex-vereador Felipe Leitão e o procurador federal aposentado Eiltel Santiago.

Justiça cassa mandato de prefeito de Bananeiras e determina novas eleições

O prefeito do município de Bananeiras, Douglas Lucena, e o seu vice, Guga Aragão, tiveram seus mandatos cassados pela justiça eleitoral, na tarde desta terça-feira (31). A decisão foi do juiz Jailson Shizue Suassuna.
A acusação contra a chapa eleita nas eleições de 2016 é de abuso de poder econômico. Na decisão, o juiz ainda determina a realização de novas eleições na cidade, que fica no Brejo paraibano. Ainda cabe a chapa vencedora entrar com recurso contra a cassação.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

“A oposição ainda não tem nome certo para 2018”, diz Pedro Cunha Lima.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) admitiu, durante entrevista ao CBN João Pessoa, nesta segunda-feira (30), que ainda não há nome certo para a disputa de 2018 nas oposições. O agrupamento, ele reforça, tem várias opções, mas sem fechamento de questão. O posicionamento foi uma resposta à pergunta da âncora do programa, Nelma Figueiredo. Ela questionou o parlamentar sobre se havia concordância, no bloco, com a movimentação do senador José Maranhão (PMDB). Para o tucano, o jogo para 2018 está em aberto e vai depender das discussões que se desenrolarão no ano que vem.
O grupo tem pelo menos três nomes colocados para a disputa do cargo de governador nas eleições do ano que vem. O que tem demonstrado maior apetite para a disputa é o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD). Junto com ele estão na rua em busca de apoio o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), e o senador José Maranhão (PMDB). Se os dois primeiros demonstram maior afinamento, com acordo de apoio a quem estiver melhor posicionado nas pesquisas, o terceiro demonstra maior apetite para uma disputa solo.
José Maranhão deu declarações, recentemente, no sentido de que ninguém é dono da oposição. Qualquer um pode ser candidato. O peemedebista, vale ressaltar, é cortejado pela base governista. O governador Ricardo Coutinho (PSB) quer o partido no apoio a João Azevedo, que deverá representar os socialistas na disputa. Ao ser questionado sobre os nomes para a disputa, Pedro Cunha Lima diz que tudo será definido no ano que vem. O nome dele é cotado para uma vaga na majoritária, provavelmente como vice. “Ninguém é candidato de si mesmo”, brinca Pedro, sem negar a possibilidade.

Socialistas tentam atrair partidos da oposição para reforçar João Azevedo

Os aliados do governador Ricardo Coutinho (PSB) deram início a um trabalho para atrair partidos de oposição para a base. A meta é reforçar a postulação do secretário João Azevedo para as eleições do ano que vem. 
O agrupamento, atualmente, dispõe de 15 siglas alinhadas com o projeto socialista. Entre os objetos de desejo dos governistas está o PMDB do senador José Maranhão. 
O objetivo é oferecer vaga na chapa majoritária para o ano que vem. O parlamentar, no entanto, tem feito jogo duro, com a máxima de que o partido terá candidatura própria no pleito de 2018.