sexta-feira, 5 de março de 2021

Morre em decorrência da Covid-19 o empresário José Carlos da Silva, dono do Grupo São Braz e da Rede Paraíba de Comunicação

Faleceu na manhã desta sexta-feira (5), em São Paulo, o empresário paraibano José Carlos da Silva Júnior, aos 94 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês acometido da Covid-19 e teve uma parada cardiorrespiratória. A família Carlos já havia perdido outro membro para a Covid-19. Ano passado, Matheus Carlos, filho do também empresário Eduardo Carlos, morreu pela doença. Eduardo, também com Covid, segue internado no Sírio Libânes.

José Carlos era diretor-presidente do Grupo São Braz e da Rede Paraíba de Comunicação. Natural de Campina Grande, (suplente de Ronaldo Cunha Lima) foi senador pela Paraíba na década de 1990 e vice-governador entre 1983 e 1986, na gestão Wilson Braga. Também já dirigiu a Federação das Indústrias da Paraíba, a Associação Comercial de Campina Grande e presidiu a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Natural de Campina Grande, José Carlos era casado com Virgília Henriques de Oliveira Carlos, que faleceu em 2015 aos 89 anos de idade. Ele deixa três filhos: Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire.

Prefeitura de Emas distribui cerca 2 toneladas de sementes para agricultores

A prefeitura de Emas, em parceria com o Governo do Estado e através da Secretaria de Agricultura, começou a distribuir gratuitamente nesta quarta-feira(3), duas toneladas de sementes de grãos para os agricultores.

As sementes de milho e feijão selecionadas e prontas para o plantio. Além disso, estão sendo entregues 100 quilos de milho sorgo. Em Emas, mais de 50% das terras agrícolas, já foram beneficiadas pelo corte de terras. São três tratores, disponibilizando três horas de serviços gratuitamente, nas comunidades rurais.

A Secretaria de Agricultura informou que até o próximo dia 10 de março, todo o serviço de aragem estará finalizado.

quinta-feira, 4 de março de 2021

Romero calça as botas de sete léguas e ganha a estrada; Em Cabedelo, quem ele foi ver (realmente) não apareceu no noticiário...

O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, nunca hesitou exibir seu jeito matuto de ser. E nunca deixou de tirar proveito servindo-se dele com magistral habilidade, o que pode ser comprovado pelos êxitos em cenários, onde outros poderiam se safar melhor, ao exemplo das conquistas obtidas no período quando o PT pontificava e Romero, um tucano de plumagem destacada, mesmo assim conseguiu obras fantásticas como o Conjunto Habitacional Aluísio Campos, o maior complexo residencial, industrial e comercial do país, façanha que só um matuto muito sabido poderia conseguir.

Matuto astucioso - Foi com esse estilo Jeca Tatu que Romero eclipsou muitas das lideranças campinenses, ao exemplo do primo Cássio, e hoje é reconhecidamente um dos protagonistas do cenário político do Estado, já calçado com as botas de sete léguas, em incursões que visam pavimentar sua caminhada para o Governo do Estado.

Sempre discreto e manhoso, Romero tem percorrido a Paraíba em missões diplomáticas visando corrigir certos desvios de rota provocados pelas turbulências que o pleito eleitoral passado provocou.

E essa missão de saneamento político pode ser avaliada pela visita que fez ao prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, cujo atrativo eleitoral não tem muita expressão haja vista o potencial de votos da pequena cidade portuária.

Romero desconversou, conversou fiado, deu panos para às mangas de Vitor Hugo, associou as administrações, dividiu desempenhos, trocou elogios, jogou confetes, escondeu o gato, mas deixou o rabo de fora e quem ele deve ter ido ver de fato sequer apareceu no noticiário que reproduziu o encontro e ninguém ouviu falar no filho de Cícero, Messinho, vice de Cabedelo, com certeza o verdadeiro alvo de Romero, que deve ter levado sua caixa de primeiros socorros para cicatrizar feridas de campanha.

Só assim se torna compreensível a atracação de Romero no porto de Cabedelo: botar compressas nos hematomas que a aliança com o MDB do finado Maranhão provocou na eleição passada e reabrir uma porta para se reaproximar do ainda abalado e magoado prefeito da capital.

De burro, Romero só teria aquilo que é grande e o outro que é redondo. (Com Lello Cavalcante)

Marcondes deixa as portas do PSC abertas para receber a filiação de Bolsonaro

Olha Marcondes Gadelha aí, gente!

O ex-senador paraibano, atualmente no exercício da presidência nacional do PSC – o atual presidente está preso -, evitou comentar sobre o possível ingresso do presidente Bolsonaro na legenda. Chamado para o palco para confirmar a informação, Gadelha disse que prefere aguardar as negociações para “comentar o assunto”, afirmou ele ao site Antagonista.

Negou que tenha chegado a direção nacional do partido “algum fato concreto” a despeito do assunto relacionando ao envolvimento de uma possível filiação do presidente da República, que para concorrer à reeleição precisa estar filiado. Gadelha não disse que “sim” nem que “não”, mas deixou as portas do PSC e jogou as chaves no asfalto.

Livre do ‘quadrilhão do PP’, Aguinaldo Ribeiro já pode sonhar com o Senado

Considerado um dos políticos mais estrategistas da Paraíba, Aguinaldo Ribeiro tem colecionado muitos êxitos na última década. Mas uma pedra no sapato o incomodava – a denuncia da Procuradoria Geral da República no famoso ‘quadrilhão do PP’, uma suposta organização criminosa revelada após delação na operação Lava Jato.

A acusação da PGR foi  rejeitada pela 2° turma do Supremo. Segundo Gilmar Mendes, a denúncia foi baseada somente em delação premiada, o que a lei proíbe, e houve tentativa de criminalizar a política. Livre da acusação, Aguinaldo agora pode disputar o Senado sem maiores problemas. Isto se a irmã Daniella Ribeiro não atrapalhar sua aliança com o governador João Azevedo.

Somando os prefeitos que já tem, mais os apoios do governador e de Cícero Lucena, Aguinaldo tem tudo para ser um dos favoritos em 2022.

Pontuando bem em pesquisas, Efraim Filho confirma pré-candidatura ao Senado: "Coragem não me falta".

Líder da bancada do Democratas na Câmara Federal, o deputado Efraim Filho confirmou sua pré-candidatura ao Senador da República nas eleições de 2022. “Coragem não me falta”, afirmou o parlamentar em entrevista nesta quarta-feira (3). Para Efraim Filho, os números de recente pesquisa de intenções (que o colocam à frente de Aguinaldo Ribeiro) de voto na Paraíba acabaram lhe credenciando para participar da disputa eleitoral do próximo ano.

“Esse amadurecimento, chegando agora aos 42 anos (de idade), nos dar sim a condição de colocar o nome à disposição para a disputa do Senado. O nome está colocado como uma pré-candidatura ao Senado. As primeiras pesquisas que alguns veículos (de comunicação) divulgaram trazem o nosso nome liderando o processo, e isso pra nós estimula, mostra que estamos no rumo certo”, pontuou o deputado.

“Eu acho que esse perfil de parlamentar realizador, um deputado que entrega obra, que entrega ações. O Hospital Metropolitano, só pra citar uma, teve a maior emenda de saúde pública da história da Paraíba, foram R$ 20 milhões…, me dão o sentimento do dever cumprido como parlamentar, e de pode sonhar sim em chegar ao Senado”, acrescentou o parlamentar, lembrando que o seu pai, Efraim Morais, disputou e conquistou um mandato de senador em 2002 largando em quarto nas pesquisas eleitorais.

Opinião: estaria Cícero Lucena pavimentando novos caminhos para Leo Bezerra trilhar?

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, seguramente é o político que mais tem gozado de prestígio na gestão de Cícero Lucena. Esta é, pelo menos, é a impressão que se tem, daqui de fora dos muros do Paço Municipal.

Pelo espaço que está ocupando – tanto na gestão, quando no noticiário acerca das ações da Prefeitura – dá pra imaginar que, com o aval de Cícero, Leo está sendo amadurecido para projetos políticos mais ambiciosos. .A disputa, por exemplo, por uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2022.

Pode não ser nada disso, mas…

No noticiário distribuído pela Secom-JP, por exemplo, o espaço e o tratamento dispensados ao vice-prefeito é quase o equivalente ao de Cícero Lucena. Maior, algumas vezes. Em todo o noticiário, que tenha a ver, ou não, com a vice-prefeitura, lá está cravada a opinião de Léo Bezerra.

E é melhor que seja assim, mesmo. Um vice-prefeito operante, afinado com a gestão, pronto para ocupar espaços e trabalhar, ao contrário de outras figuras meramente decorativas que só ganhavam salário (muito bom por sinal) e eram um zero à esquerda. (com Welllington Farias)

quarta-feira, 3 de março de 2021

Romero larga na frente na disputa por 2022 e inicia visita a prefeitos

O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), largou na frente na intenção de disputar o Governo em 2022 e já iniciou andanças pelas prefeituras da Paraíba. Nesta quarta-feira (3), por exemplo, ele esteve reunido com Vitor Hugo (DEM), prefeito de Cabedelo.

“Neste momento fazendo visita de cortesia ao Prefeito Vítor Hugo do Município de Cabedelo, uma boa conversa exclusivamente sobre administração, realizando um excelente trabalho!!! Deus abençoe a todos!”, postou Romero nas redes sociais.

Romero nunca escondeu sua pretensão de entrar na briga pela cadeira de governador na próxima eleição. No primeiro dia fora da prefeitura já disse em alto e bom som para quem quisesse ouvir que seu nome está na pista.

Observando sempre que o nome escolhido por sua base deve ser fruto de um consenso, ele começa a fortalecer sua pré-candidatura entre os gestores.

Ex-candidato a vice-prefeito pelo Cidadania em Guarabira, Beto Meireles é nomeado novo diretor da Fundac

Nesta terça-feira (03) o governador João Azevêdo (Cidadania), nomeou Paulo Roberto Agostinho Meireles “Beto Meireles” para assumir a direção da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac).

A nomeação foi anunciada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (2), Beto Meireles foi candidato a vice-prefeito (pelo Cidadania) na chapa com Roberto Paulino (MDB) e obtiveram o apoio do governador em 2020 na cidade de Guarabira.

Em meio ao agravamento da pandemia, Paraíba recebe mais 56,4 mil doses da Coronavac

A Paraíba recebeu, na madrugada desta quarta-feira (3), mais 56,4 mil doses da vacina Coronavac. O imunizante contra a Covid-19 chegou no Aeroporto Castro Pinto por volta das 2h desta manhã. As doses serão encaminhadas para as gerências de saúde e distribuídas para os 223 municípios da Paraíba. O lote deve imunizar idosos entre 70 e 75 anos.

Foram imunizados no Estado 112.401  pessoas com a primeira dose e 35.554 com a segunda dose. Os números ainda são considerados baixos. A Paraíba vive momento grave da pandemia. Ontem, foram confirmados 32 novos óbitos, sendo 20 deles nas últimas 24h. Com isso, o estado totaliza 4.558 mortes.

terça-feira, 2 de março de 2021

Paraíba registra 1.144 casos nas últimas 24 horas e supera marca de 4,5 mil óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda (1º), 1.144 casos de Covid- 19. Entre os confirmados ontem, 41 (3,58%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.272 (96,41%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 222.259 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 656.430 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 30 novos óbitos desde a última atualização, sendo 16 deles nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2021, sendo 16 deles em hospitais privados, um em residência e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.526 mortes. O boletim registra ainda um total de 158.550 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 647 novos casos, o que corresponde a 56,55% dos casos registrados neste domingo. São eles: João Pessoa, com 469 novos casos, totalizando 59.203; Campina Grande, com 80 novos casos, totalizando 20.515; Cajazeiras, com 36 novos casos, totalizando 4.791; Santa Rita, com 32 novos casos, totalizando 5.412; Bayeux, com 30 novos casos, totalizando 4.280.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 72%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 87%. Em Campina Grande estão ocupados 64% dos leitos de UTI adulto e no sertão 69% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 54 pacientes foram internados nas últimas 24h.