sábado, 12 de março de 2011

PM prende homem em Boa Ventura por porte ilegal

O agricultor Francisco Ailton Pereira foi preso por policiais militares do destacmento de Boa Ventura quando ameaçava com uma espingarda calibre 32 sua esposa, Cristiane Paulino da Silva, após destruir alguns móveis da residência do casal. Preso por porte ilegal de arma de fogo, o infrator e a arma foram conduzidos até à autoridade policial civil para as providências cabíveis. (com 13º BPM/Itaporanga)

Advogado Adelmo Cordeiro morre afogado após carro que conduzia cair em açude na estrada de Igaracy

O advogado Boaventurense Francisco Adelmo Cordeiro morreu na tarde deste sábado (12) em um acidente automobilístico, registrado na estrada que liga a cidade de Igaracy à BR-361. Segundo as primeiras informações, o carro que o advogado conduzia seguia de Igaracy com destino à cidade de Boa Ventura e caiu em um açude próximo a uma comunidade conhecida como “Cabeludos” ainda no município de Igaracy.
Alguns populares que passavam pelo local ainda conseguiram retirar o advogado do carro, mais o mesmo já se encontrava sem vida. Adelmo era casado com a igaracyense Jacinta Vitoriano, filha do inesquecível Manezinho Buchudo e sempre estava na cidade onde tinha muitos amigos. (com Blog do Hugo de Igaracy)

Energisa projeta reajuste de tarifa elétrica até 7% para 216 municípios da PB este ano

Foto: Sede da empresa em Patos - Núcleo Regional Oeste
O reajuste da tarifa elétrica para os consumidores de 216 municípios paraibanos ficará entre 6,5% a 7%, segundo projeção da Energisa Paraíba. A tarifa, que somente faz aniversário no final de agosto, conta com a desaceleração do IGP-M (Índice Geral de Preço do Mercado) até julho, um dos indicadores mercadológicos que serve como fator de correção. Até a primeira prévia de março, o índice perdeu força e acumula aumentos de 2,29% no ano, e de 10,79% em 12 meses. Em fevereiro, o IGP-M acumulava alta de 11,3% em fevereiro.
O gerente de arrecadação e faturamento da Energisa Paraíba, Cleyson Jacomini, diz que o cenário, por enquanto, é de apenas projeção, principalmente com as medidas tomadas recentemente pelo Banco Central de reduzir a inflação. “Toda vez que sobe os juros da Selic, o IGP-M começa a cair. Consequentemente a tendência é de que o reajuste da energia sofra influência, mesmo que o índice não depende apenas do IGP-M, pois o cálculo leva uma série de fatores”, frisou.
Leia matéria completa no: Portal RPSCOM

MP vai apurar ameaças de morte a bispo e padres da diocese, com denúncias de pedofilia e prostituição

Com relação as ameaças de morte que estão sendo feitas, através de mensagens por celular e e-mails, contra o Bispo de Cajazeiras Dom José Gonzáles Alonso e seis padre da diocese o Ministério Público determinou a apuração do caso. As mensagens, além de ameaçadoras, denigrem a imagem dos padres com denúncias de pedofilia e prostituição; outras, no entanto, prometem divulgar assuntos “secretos”, caso não recebam dineiro em troca do silêncio.
As ameaças são originadas de celulares com prefixos do Distrito Federal e da Paraíba. Entre os inúmeros torpedos, um trouxe uma mensagem ameaçadora: “vou matar um dos padres da Diocese de Cajazeiras e depois me suicidar!”. Há quem diga que o caso pode ter conotações políticas devido o engajamento político de muitos padres quando assumem paróquias, às quais já vivem em constantes disputas.
Histórico de morte - A comunidade católica de Cajazeiras teme pela vida dos sacerdotes, já que tem se tornado comum nos últimos anos a morte de religiosos por motivos fúteis. Ressalta-se que há mais de três décadas, a polícia ainda não desvendou o grande mistério existente em torno da explosão do Cine Apolo XI, na cidade. O fato aconteceu em 02 de julho de 1975, deixando duas vítimas fatais. O artefato de fabricação caseira foi colocado na cadeira em que o Bispo Dom Zacarias Rolim de Moura (já falecido) frequentemente sentava.
A Polícia Federal e o Exército colheram depoimentos para tentar chegar aos autores da explosão, mais até hoje, 36 anos após, nenhum autor do atentado foi encontrado. Na época, acusaram o então deputado esquerdista Bosco Barreto de ser o autor do atentado que matou o soldado Altino Soares (Didi) e o porteiro do cine Apolo XI Manuel Severiano, mas nada ficou confirmado, o que levou o populista cogitar a reabertura das investigações.
Efervescência -Na época do atentado, Cajazeiras vivia um momento de efervescência com movimentos culturais. O Programa Discoteca Dinamite, nas noites de Cajazeiras, comandado por Zenilton Trajano e Ica Pires na Rádio Alto Piranhas era uma polêmica só, as atuações de sacerdotes com pensamentos progressistas, inclusive estrangeiros não era compreendida por algumas pessoas. (com DiáriodoSertão)

Confira mais imagens da folia 2011 em Itaporanga

Atendendo à diversos pedidos postamos agora mais um pouquinho das imagens da animação do carnaval 2011 em Itaporanga, realizado pela Prefeitura Municipal, que foi um dos mais tranquilos e alegres dos últimos anos. Lembrando, que você confere muito mais acessando o:RPSVips

12 barragens serão reparadas, dentre elas três no Vale do Piancó: Brucas, Emas e Queimadas

As vistorias realizadas por uma força tarefa em 26 barragens, no mês passado, concluíram que 12 mananciais necessitam de ações imediatas por parte do Governo do Estado. As obras nesses açudes estão orçadas em R$ 1.893.421,36.
De acordo com o Secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SERHMACT), João Azevedo Lins, o governador Ricardo Coutinho já autorizou o remanejamento de recursos, dentro do empréstimo concedido pelo BNDES, para execução dessas obras. “Ainda no mês de março, vamos abrir o processo licitatório para as empresas e logo após iniciar os reparos”, concluiu o secretário.
Os problemas mais comuns encontrados pelas quatro equipes que visitaram as barragens estão relacionados à erosão, presença de formigueiros, vegetação e manutenção dos sangradouros. O secretário João Azevedo lembra que essas ações estão precisando ser feitas imediatamente porque a gestão passada não realizou as vistorias na época de estiagem, período em que é possível verificar melhor a situação dos açudes.
Os mananciais são os seguintes: Taperoá, em Belém do Brejo do Cruz; Curimatã, em Caraúbas; Bruscas, em Curral Velho; Emas, no município de Emas; Carneiro, em Jericó; Mucutu, em Juazeirinho; Jangada, em Mamanguape; Pocinhos, em Monteiro, Farinha, em Patos; Riacho dos Cavalos, no município de Riacho dos Cavalos, Queimadas, em Santana dos Garrotes e Baião, em São José do Brejo do Cruz. (Secom)

D.O de hoje trás nomeação de Afra Pita como a nova Chefe do Núcleo de Estística da 7ª GRE

A edição deste sábado (12) do Diário Oficial trouxe dentre várias nomeações, duas para a estrutura administrativa da Sétima Gerência Regional de Ensino, sediada em Itaporanga. Foram nomeados: José Laelson Justino dos Santos para o cargo de Chefe do Núcleo de Acompanhamento da Gestão Escolar; e Josefa Afra Moura Pita para o cargo de Chefe do Núcleo de Estatística.
Ainda na mesma edição do Diário Oficial foi publicada a nomeação de Josefa Ivoneide Roque Juvito e Isabel de Sousa Alves para ocuparem os cargos, respectivamente, de Diretora e Vice-Diretora da EEEF do Chagas Soares.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Provinha Brasil de Matemática já está disponível para consulta

Professores de turmas do 2º ano do ensino fundamental público e coordenadores pedagógicos já podem consultar a matriz de referência da Provinha Brasil de Matemática, que será enviada às escolas, no início do segundo semestre deste ano, pelo MEC (Ministério da Educação).
O exame nacional de Matemática para alunos do 2º ano do ensino público fundamental não é obrigatório. Assim, a decisão de aplicá-lo cabe a cada escola. A matriz de referência da Provinha relaciona competências que os estudantes desta série devem ter adquirido. Reconhecer representações de figuras geométricas, identificar, comparar e ordenar grandezas, ler e interpretar variados dados em gráficas e tabelas são conteúdos a serem avaliados.
De acordo com a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério, Edna Martins Borges, com a Provinha Brasil de Matemática é possível fazer um diagnóstico do que a criança está aprendendo e dos conteúdos que ainda precisará desenvolver nessa área. O exame ainda permite que o professor avalie o direcionamento de seu trabalho. Além da prova, as escolas receberão o caderno do professor-aplicador, o roteiro com orientações sobre os testes e a guia de correção e interpretação dos resultados. (GazetaBrasil)

Esposa de Lindolfo Pires está cotada para ser a nova secretária estadual de Saúde

A esposa de Lindolfo Pires (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa (AL), Cecília Sarmento Gadelha Pires, pode ser nova Secretária da Saúde do Estado. Recentemente, Cecília foi nomeada diretora do hospital Arlinda Marques. A médica pediátrica tem cotação elevada para assumir a Secretaria de Saúde. O governador Ricardo Coutinho (PSB) deverá confirmar, ou não, a informação em solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que será realizada a partir das 10h. (FernandoBraz)

Dom José e padres da diocese estão sendo ameaçados de morte; CNBB levará caso ao Ministério da Justiça

Dom José durante celebração na Igreja Matriz de Itaporanga
O bispo de Cajazeiras, dom José González Alonso (foto), e vários padres da diocese sertaneja estão sendo ameaçados de morte, através de telefonemas  anônimos e por mensagens eletrônicas, via internet. Os números dos prefixos de origem das mensagens são do Distrito Federal e da própria Paraíba. Além de denegrir a imagem do grupo de católicos, as mensagens são ameaçadoras.  “Vou matar um dos padres da diocese de Cajazeiras e depois me suicidar”, anuncia uma delas. A Polícia já foi informada do caso. A CNBB pretende levar o caso ao conhecimento do Ministério da Justiça. (JP)
Leia, abaixo, notícias sobre o assunto publicadas em abril do ano passado:
Ameaças: Bispo de Cajazeiras Dom José González pode passar a ter segurança da Polícia Federal
Bispo Dom José Gonzáles está recebendo ameaças supostamente por ter afastado alguns seminaristas

OAB denuncia nepotismo ao MP nepotismo cruzado na Paraíba

A OAB denunciou hoje, via ofício encaminhado ao Procurador Geral de Justiça, a existência de nepotismo cruzado na administração estadual. O ofício encaminhado ao procurador Oswaldo Trigueiro é assinado por Leonardo Morais Vieira, Presidente do Núcleo de Apoio aos Estagiários da Ordem dos Advogados do Brasil/PB e tem o seguinte teor:

Ofício NAE/OAB/PB nº 02/2011
João Pessoa-PB, 10 de Março de 2011.
Excelentíssimo Sr. Dr.
Oswaldo Trigueiro do Valle Filho
D.D. Procurador Geral de Justiça do Estado da Paraíba.
João Pessoa - PB.

Assunto: NEPOTISMO CRUZADO
Senhor Procurador Geral de Justiça.

Servimo-nos do presente, com arrimo no direito de petição consagrado constitucionalmente, para levar ao conhecimento de Vossa Excelência que o Núcleo de Apoio aos Estagiários da Ordem dos Advogados do Brasil/PB tem acompanhado com grande preocupação os noticiários trazidos a público pela imprensa falada, escrita e televisada deste Estado, que vem repercutindo negativamente em relação a escalada do NEPOTISMO CRUZADO articulado de forma desenfreada e nociva instalado nos poderes constituídos do Estado da Paraíba.
Diante das evidentes repercussões negativas, o NAE-PB não poderia deixar de se aliar aos que repudiam tais manobras e por tais razões vem buscar o apoio dessa Procuradoria, através de Vossa Excelência, na expectativa de que providencias urgentes e cabíveis serão adotadas na salvaguarda do ordenamento jurídico pátrio (Constituição
Federal de 1988, Súmula Vinculante n°13 do Supremo Tribunal Federal, e a Resolução n° 7 do Conselho Nacional de Justiça) e na defesa e manutenção das garantias constitucionais e do direito da nossa sociedade.
Não é demais repisar que a gravidade dos fatos requer uma posição firme e enérgica por parte dessa respeitada instituição que sempre se pautou numa linha de correção e respeito aos preceitos democráticos, lastreada na transparência e nos princípios da
moralidade pública.
Assim, como não poderia ser diferente, o Núcleo de Apoio aos Estagiários da Ordem dos Advogados do Brasil/PB, sempre alerta na preservação do direito do Cidadão se alia aos reclamos da sociedade para dar um basta definitivo no NEPOTISMO CRUZADO
que ora campeia no seio dos poderes constituídos na Paraíba, na expectativa de que essa Douta Procuradoria tome as medidas corretivas que o caso requer para, desta forma, afastar a tristeza e a vergonha que foi imputada a todos nós paraibanos.
Sem mais para o momento, nesta oportunidade renovamos os nossos votos de admiração e respeito.

Leonardo Morais Vieira da Silva
Presidente do NAE-PB "

José Maranhão fez 5,9 mil novas contratações em 2010 e elevou a folha de pessoal em R$ 22,5 mi

O Tribunal de Contas do Estado divulgou nesta quinta-feira (10) os dados atualizados sobre a folha de pagamento do Executivo durante o governo de José Maranhão (PMDB) em 2010. De acordo com o Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), em apenas um ano o peemedebista conseguiu elevar a folha de pessoal em mais de R$ 22,5 milhões. Ao todo foram 5.913 novas contratações entre janeiro e dezembro.
Em janeiro eram 111.787 mil funcionários passando para 117.700 mil em dezembro. O ex-governador Maranhão abriu o ano com 31.140 mil servidores não efetivos e fechou 2010 com 36.223 mil, um aumento de 5.083 funcionários não concursados. No primeiro mês do ano eram 4.058 mil comissionados, 26.952 mil prestadores de serviço, 107 temporários e 23 estagiários. No último mês de 2010 o governo possuía 4.476 mil comissionados, 31.282 mil prestadores de serviço, 454 temporários e 11 estagiários.
Em números absolutos o maior aumento foi o de servidores prestadores de serviço. Ao todo foram contratadas 4.330 mil novas pessoas o que representa um aumento de 16,06%. Já em números percentuais o maior aumento foi na contratação de funcionários temporários, nesse caso foram 347 novas contratações o que representa um aumento de 324%. Em dezembro, de acordo com dados do Sagres, o Executivo possuía 44.858 mil servidores efetivos ativos, 2.308 efetivos comissionados, 4.476 comissionados, 22.665 efetivos inativos, 10.596 pensionistas, 31.282 prestadores de serviço, 454 temporários, 11 estagiários e 1.050 incluídos no item outros.
Em janeiro eram 44.576 mil servidores efetivos ativos, 2.322 efetivos comissionados, 4.058 comissionados, 1 CLT, 23.096 efetivos inativos, 10.305 pensionistas, 26.952 prestadores de serviço, 107 temporários, 23 estagiários e 347 no item outros.
O valor da folha – As novas contratações tiveram reflexos impressionantes no aumento do valor da folha de pessoal. Em apenas um ano o ex-governador José Maranhão conseguiu elevar de R$ 195.593.021,47 milhões, em janeiro, para R$ 218.150.071,04 milhões, em dezembro, um aumento real de R$ 22.557.049,57 milhões. Ao todo o gastou foi de R$ 2.421.926.412,64 bilhões com o pagamento de servidores em 2010. (Políticapb)

"Uz Lizo" fizeram a festa em Conceição...

Por falar em Conceição, quem fez festa a parte foi o bloco "UZ Lizo"onde os foliões brincaram e se divertiram ao som do Dj Murilo, artista local, que agitou a galera nos dias 05 e 07 no Calçadão Público da Avenida Solon de Lucena, centro da cidade.
De acordo com os componentes do bloco, em contato com o blog, a festa foi preparada com muita dedicação para todos os foliões, demonstrando "que uma cidade deste porte não pode ficar nas mãos apenas do poder público e muito menos das rinhas políticas".
Eles entendem que é muito importnte investir na cultura local e o "carnaval é uma festa tipicamente brasileira na qual não se deve passar em branco. Nosso objetivo foi trazer alegria para a população de Conceição", comenta um dos foliões. Para eles, ao não realizar a festa a prefeitura municipal acabou prejudicando os jovens e os comerciantes.
Ou seja, quando não há possibilidade de realização de qualquer festa tradicional pelo poder público uma das alternativas é esta aí: juntar a galera e fazer ela mesma a sua folia. E o bloco "Uz Lizo" deu conta do recado de maneira muito simples e fácil. 

Câmara de Conceição realiza sessão segunda-feira em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Na próxima segunda-feira (14) a Câmara Municipal de Conceição estará realizando uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado esta semana. Na oportunidade serão discutidos os direitos e as conquistas das mulheres nos últimos tempos. Quem envia convite ao blog é a vereador Nena Martins (PPS) única representante feminina na Casa. A sessão está marcada para às 9h.

Comentário de apresentadora de TV da PB ganha destaque nacional na capa do UOL

A apresentadora Rachel Sheherazade, do jornal Tambaú Notícia, afiliada do SBT na Paraíba, criticou no ar o Carnaval. Segundo ela, o Carnaval não é uma festa genuinamente brasileira - é uma festa que surgiu na Europa durante a Era Vitoriana e se espalhou pelo mundo afora.
Raquel disse ainda que o Carnaval não é uma festa popular. "Balela. O Carnaval virou negócio, e dos ricos. Que os digam os camarotes VIPs", critica. A apresentadora diz que fala "com conhecimento de causa" e não é "inimiga" da festa. "Despertar nuances"
Em entrevista ao UOL Notícias, nesta quinta-feira (10), Rachel se disse surpresa com a repercussão “totalmente inesperada” do comentário, já que, justificou, faz comentários há cerca de um ano, duas vezes por semana, em um telejornal “de público mais restrito”.
“É um público bem específico, com entrevistas de política e economia, e mesmo assim repercutiu”, diz. Apesar da polêmica, ela garante ter recebido mensagens de apoio de leitores da Bahia e até do Rio Grande do Sul. “Teve gaúcho dizendo que essa festa não o representa, por exemplo. E é claro que muita gente gosta do Carnaval mais pelo feriado”, acredita.


* Com informações de Janaina Garcia, do UOL Notícias em São Paulo
Apesar do tom editorial do comentário, a jornalista afirmou que o conteúdo, “não discutido previamente” com a equipe de jornalismo com a qual trabalha, é restrito à opinião dela. De onde surgiu o mote para a crítica? “Na Paraíba se vive o Carnaval mais nas praias, sobretudo nas prévias carnavalescas --tanto que a ‘quarta-feira de fogo’, quando fiz o comentário, é nessas prévias. E a cidade, com comércio e repartições públicas, para; são muitos contratempos”, definiu, para completar: “Eu moro nas proximidades dos desfiles. Simplesmente você não consegue chegar em casa porque o trânsito congestiona, fora que é muito barulho. E não são queixas apenas minhas”.
Indagada sobre um modelo “ideal” de Carnaval, a jornalista resumiu: “Dá para ter uma festa organizada como a do Rio de Janeiro (onde o folião, no Sambódromo, para para assistir aos desfiles). O objetivo do meu comentário era despertar nas pessoas nuances que não chegam a público, e não destruir o Carnaval ou estabelelecer uma fórmula. Quem sou eu para isso?”, questiona. (PBAgora)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Deputado Manoel Ludgério é nomeado secretário de Desenvolvimento e da Articulação Municipal

O deputado estadual Manoel Ludgério Pereira Neto (PDT) foi nomeado, nesta quinta-feira (10), pelo governador Ricardo Coutinho para ocupar o cargo de secretário da recém criada Secretaria Estadual de Desenvolvimento e da Articulação Municipal. Com a saída de Ludgério quem deve assumir o mandato na Assembléia Legislativa é o vereador pessoense Hervázio Bezerra (PSDB).

Domiciano Cabral diz que novos secretários devem fazer exames médicos antes de assumir cargos

Depois do anuncio da saída do secretário de saúde do Governo, ontem (9), o deputado Domiciano Cabral (DEM) apontou a solução para permanência de novos secretários no Estado: “exames médicos”. Mário Toscano, entregou uma carta ao governador Ricardo Coutinho pedindo afastamento do cargo de secretário devido a "problemas de saúde". A Secom informou que Toscano é hipertenso e teve substanciais elevações da pressão arterial nos últimos dois meses, período em que comandou a Secretaria.
Domiciano Cabral, lembrando que o secretário de Educação, Fernando Abath, também entregou o cargo por ter dificuldade na saúde deu sua opinião para admissão de novos secretários no Governo. “Os novos secretários devem passar por uma bateria de exames”.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Comissão do Consórcio de Turismo do Vale do Piancó é recebida pelo secretário estadual do Turismo

Uma reunião realizada semana passada, em João Pessoa, na Secretaria Estadual de Turismo e Desevolvimento Econômico teve objetivo de traçar metas e linhas de atuação do Consórcio de Turismo do Vale do Piancó e das Águas. A Comissão do consórcio, presidida pelo prefeito de Coremas Edilson Pereira contou com as presenças do seu vice-presidente, Salviano Leite, e do secretário, José Silvino (ex-prefeito de Itaporanga), que estavam acompanhados dos consultores Arimarcel Padilha e Welles Bandeira Soares. O secretário Renato Feliciano gostou do que ouviu e se prontificou a apoiar o projeto no que for necessário em prol do desenvolvimento da região. (Ascom)

Depois de Abath deixar pasta da Educação agora é Mário Toscano que deixa Secretaria da Saúde

O secretário estadual da Saúde, Mário Toscano (foto), acaba de entregar o cargo ao governador Ricardo Coutinho (PSB), através de carta, dando como justificativa "problemas de saúde". Entretanto, o motivo teria sido disputa travada nos bastidores com a secretária da Saúde em João Pessoa, Roseana Meira, que, na verdade, é quem manda na pasta.
Toscano é o segundo a deixar o Governo Ricardo Coutinho. O primeiro foi Fernando Abath, que estava à frente da Secretaria da Educação. E o próximo deve ser o Secretário da Segurança e Defesa Social, o Delegado da Polícia Federal Cláudio Lima.

PM fez buscas e prendeu homícida em Piancó

Com um intenso trabalho de buscas e transformando em valiosa a mínima pista que fosse finalmente no início da tarde de ontem (08) policiais militares conseguiram prender o homicida Mielison Carol Augustino, conhecido pela alcunha de “Xuxa”. Ele teria assassinado o jovem Luiz Fernando Soares da Silva, 19 anos de idade, que residia no bairro Belo Horizonte. Na ocasião, o criminoso foragiu à ação da polícia, porém nesta terça-feira, não teve a mesma sorte; acabou sendo localizado e preso. Agora, se encontra recolhido no presídio público daquela cidade, a disposição da Justiça local.
Luiz Fernando foi vitimado com golpes de faca. A PM chegou ao local através de denúncia feita pelo vigilante conhecido como Leudo, narrando que uma jovem o havia procurado e informado que o seu namorado se encontrava ferido. Por volta de 1h30 de ontem, precisamente à Rua Santo Antônio, em Piancó, guarnições da Polícia Militar constataram a morte do jovem.

Homem é preso em Piancó acusado de estuprar menor

Policiais militares foram acionados pelo senhor José Neto Amâncio da Silva, por volta das 20h de ontem (08), em Olho D'Água, informando que sua filha, a menor V.L.A.S, de 15 anos, havia sido levada por Vandelton Mamede de Souza, 23 anos, residente naquele município, para o "Açude dos Cegos", no município de Catingueira. No retorno a sua residência a menor informou ao pai que havia sido estuprada pelo seu acompanhante. Após vários detalhes repassados pela vítima, os policiais iniciaram diligências; e, na cidade de Piancó, localizaram e prenderam o suposto estuprador; que foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil e apresentado à Autoridade Policial, para as demais medidas com relação ao fato.

Pedro Ferreira emite Carta Aberta de Agradecimento

O ex-gerente do Escritório da Cagepa em Itaporanga envia ao blog uma Carta Aberta de Agradecimento pelo período em que esteve à frente daquele órgão. Confira, abaixo, a íntegra da carta: 

Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé...”.
      
Venho de público prestar agradecimento à população, amigos e funcionários que durante 01 ano e 10 meses colaboraram incansavelmente com a minha gestão como gerente da CAGEPA de Itaporanga, a estes devo tudo que consegui realizar dentro da empresa. Ao longo deste período enfrentei o maior desafio da minha vida, como funcionário de carreira da empresa senti na pele a crise que passa o sistema de abastecimento de água da nossa cidade e o sofrimento e os anseios de uma população que necessita urgente da construção de uma nova adutora.
Foram vários os desafios, mas precisei em primeiro lugar recuperar a auto-estima de meus companheiros pelo serviço, pois faltava a estes guerreiros condições dignas de trabalho, ao passo que nunca lhes faltou boa vontade e coragem para mudar esta situação, estes me abraçaram e empenharam todos os esforços possíveis para que conseguíssemos mudar esta situação. A base de muito trabalho e após uma distribuição da água igualitária e justa conseguimos aumentar a arrecadação e faturamento do município que era uma das piores do estado, e chegamos a estar como 2ª lugar a nível regional e entre as 10 melhores da Paraíba. Impomos à direção da empresa como resultado do árduo trabalho que desenvolvemos, que fosse investido recursos para melhoria dos serviços prestados em nosso município e de imediato fomos atendidos com a aquisição de 01 automóvel novo, 02 motos novas, kits com todas as ferramentas necessárias para manutenção, reforma e ampliação total do prédio da agência local, aquisição de fardamentos e informatização ampla dos serviços prestados no escritório local.
Em segundo lugar brigamos para transformar Itaporanga em SUBGERÊNCIA, pois com isso tínhamos a meta de atrair repasse de recursos para nossa cidade e nossa região, investimentos estes que no momento ficam todos despejados apenas na regional de Patos. Solicitamos veementemente a compra ou relocação de um caminhão de esgotos para nossa cidade, pois possuímos um sistema de esgotamento sanitário precário e que necessita de manutenção constante, e apenas o caminhão presente em nosso município diminui esta necessidade.
Em terceiro, busquei a correção de serviços mal prestados em épocas passadas e humanizei o atendimento aos consumidores, procurei ofertar aos bairros mais carentes a maior concentração de tarifas sociais e outros serviços, ao passo que executei uma cobrança mais severa aos maiores consumidores e procurei cobrar primeiro de quem tinha maior condição de pagamento e que justamente era quem possuía a maior inadimplência com a empresa. Nunca houve bandeira política e distinção de classe social enquanto estive a frente da Cagepa do nosso município, para mim todos possuíam direitos iguais, embora defendi como bandeira de luta a busca da melhoria de atendimento primeiro aos mais pobres e carentes.
Por fim, fui vencido pelas forças políticas contrárias à vontade populares, que interromperam um trabalho que vinha dando certo, um trabalho que ganhou o reconhecimento do povo que até o último instante lutou para que eu não saísse e batalhei todos os dias para que pudesse continuar nesta função atendendo ao pedido dos meus amigos de Cagepa que sentiram a minha saída tanto quanto eu senti. Mas aprendi de berço que apenas três coisas combatem e vencem as grandes injustiças da vida, são elas: o silêncio, a paciência e o tempo.Deus haverá de continuar nos protegendo e aprendi a lição de que quando se faz a coisa certa se tem a certeza do dever cumprido e este é meu grande prêmio, ter feito pelos meus irmãos de município.”Na volta ninguém se perde”.
Itaporanga, 08 de março de 2011.

Agricultor tenta matar amigo a golpes de roçadeira na zona rural de Nova Olinda

Uma tentativa de homicídio foi verificada por volta das 13h de ontem (08) na cidade de Nova Olinda tendo como vítima Francivânio Damião da Silva, 29 anos, solteiro, residente no Sítio Canto, naquele município. Segundo informações do Cabo Honorato, o agricultor Marcondes Saturnino da Silva, 40 anos, casado, residente na mesma localidade, de posse de uma roçadeira, partiu para agredir Francivânio por razões banais. Providências de terceiros evitaram o crime. A Polícia Militar foi acionada, esteve no local e efetuou a prisão do agricultor, o qual foi levado até a Delegacia de Nova Olinda para as medidas necessárias. (FolhadoSertão)

Foliões comemoraram de maneira eletrizante a última noite de folia em Itaporanga com Pegada Safada


E foi com grande público que o Carnaval 2011 em Itaporanga encerrou sua última noite de folia. Todo mundo veio, muitas crianças, muitos jovens, muitos adultos, muita paz, muita alegria, são as marcas da festa este na 'Rainha do Vale'. Embalados pelo show espetacular da Banda Pegada Safada, antecedida pelo Swingão Virado, os foliões se divertiram até as 4h da manhã de hoje. 
Além  da animação e da contagiante alegria o carvanal em Itaporanga teve mais uma marca: foi o mais seguro dos últimos anos. A Pegada Safada deu um toque todo especial em homenagem as mulheres já que a última noite de carnaval coincidiu com as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Sintonizada com os sucessos da Carnaval 2011, a banda presenteava os foliões a cada nova músicas executada.
Entre os hit's eletrizantes que estão na boca do povo, a banda tocou "Carro pancadão", "A carne é fraca", "Tô solteiro quer namorar comigo" e a música revelação deste ano, "Liga da Justiça". E quando todos achavam que o show havia terminado, veio mais surpresas ao relembrar grandes sucessos do axé imortalizados por Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Chiclete com Banana, dentre outros.
O prefeito Djaci Brasileiro recebeu muitos parabéns pela festa. Ele disse que se orgulha dos municípes, da forma como todos se comportaram com bastante alegria e paz: "Eu é que só tenho a agradecer a população que tem nos dado muita alegria", comentou.
Vereador Erivaldo, Nova, Ricardo Pinto e Dyana
Muitas jovens subiram ao palco para demonstrar a alegria que contagiou o público 
A segurança proporcionada pela Polícia Militar fez deste carnaval um dos mais tranquilos dos últimos anos
O editor, Josélia, Sônia e Nena

terça-feira, 8 de março de 2011

PB tem 146 municípios na ‘lista negra’ do governo federal; 15 deles somente no Vale do Piancó

Dos 223 municípios paraibanos, 146 possuem pendências e estão impossibilitados de se habilitarem para firmar convênio e parcerias com o governo federal. Do total de cidades, apenas, 77 estão em dia com a União e assim constam como livres de pendências no Cauc (Cadastro Único de Convênio). Isto significa que, baseado no Cauc da última sexta-feira (4), 65% das cidades paraibanas precisam atualizar seus cadastros para poder aprovar projetos/convênios com o governo federal. O Cauc consta no Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi), que é gerenciado pela Secretaria do Tesouro Nacional.
O município de Santana dos Garrotes, cidade com 7.266 habitantes, segundo o IBGE, por exemplo, possui dez pendências: não pagamento de INSS, falta Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), não recolheu FGTS, deixou de pagar tributos federais, consta no cadastrado da dívida ativa da União e está no Cadin (Cadastro de Informação dos Créditos não Quitados do Setor Público Federal). O que se pode concluir que para conseguir convênio com a União, o gestor público de Santana dos Garrotes precisa atualizar o Cauc.
Depois, com oito ocorrências, vêm os municípios de Pitimbu, Puxinanã e Santa Inês. Contra essas cidades constam pendências no INSS, FGTS, CRP e na regularidade na prestação de contas de convênios. Com sete pendências estão os municípios de Alhandra, Bom Jesus, Boqueirão e Cubati. Esses municípios estão em divída, principalmente, com o INSS e com o FGTS e não possuem CRP e regularidade na prestação de contas de convênios. 
Vinte e quatro municípios estão no Cadin (Cadastro de Informação dos Créditos não Quitados do Setor Público Federal): Baía da Traição, Bom Jesus, Boqueirão, Caldas Brandão, Cubati, Curral de Cima, Diamante, Itabaiana, Itapororoca, Itatuba, Juarez Távora, Junco do Seridó, Mamanguape, Marcação, Natuba, Nova Floresta, Pitimbu, Puxinanã, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Piranhas, São José dos Ramos e Solânea.
Pelo menos, 47 cidades possuem apenas uma pendência no Cauc. São os municípios de: Água Branca, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Amparo, Araçagi, Areial, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Bonito de Santa Fé, Borborema, Brejo do Cruz, Catingueira, Cacimba de Areia, Cacimba de Dentro, Catolé do Rocha, Conceição, Coxixola, Curral Velho, Damião, Dona Inês, Esperança, Olho D'Água, Ibiara, Ingá, Itaporanga, Lagoa, Lastro, Logradouro, Mãe D’Água, Manaíra, Matinhas, Natuba, Nova Olinda, Olivedos, Patos, Pedra Branca, Piancó, Pilar, Pilões, Pilõezinhos, Queimadas, Remígio, Riacho de Santo Antônio, Salgado de São Félix, Santo André, São José de Caiana, São João do Cariri, São José do Bonfim, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Grande, Serraria, Soledade e Tavares. A maioria desses municípios falta a regularidade na prestação de contas de convênios.
A capital - João Pessoa - e Campina Grande não têm pendências no Cauc. Junto com elas, mais 75 cidades estão aptas a fazer qualquer tipo de convênio federal. A analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Isamara Caixeta explicou que o Cauc não é um cadastro de inadimplência nem tem poderes ou atribuições legais para tornar qualquer ente inadimplente.
“O Cauc é um instrumental facilitador disponível às partes, ao concedente e ao convenente, no momento da formalização do convênio e do recebimento dos respectivos recursos. Sem essa ferramenta, o convenente teria que apresentar toda a documentação comprobatória na forma impressa, em papel, dificultando o trabalho dos gestores”, apontou Isamara. (com JP)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Veja ecos da penúltima noite de folia em Itaporanga

Abaixo você confere alguns momentos da penúltima noite de carnaval em Itaporanga, que expressou os valores locais levando ao delírio os foliões na Getúlio Vargas. Mesmo não sendo tradição na cidade, o carnaval de rua, deverá ter para os próximos anos um desafio de expansão porque o município está sendo, junto com Ibiara, o principal destino do Vale do Piancó, antes exclusividade de Coremas e Piancó.
Dyana e Ricardo Pinto conferindo a folia lá do camarote...
Tonho Modesto fazendo questão de abraçar os dois "Ricardo's"
O prefeito Djaci e a primeira dama Kátia estiveram presentes todas as noites prestigiando a folia 2011 numa clara demonstração de respeito e apreço pelos foliões itaporanguenses e visitantes...
Dyana, Ricardo, Edenilson, Prof. João, Francinete, Dr. Djaci e Kátia
Karina, Ricardo, o editor e Josélia
O editor também passou pela mesa do amigo Cícero Carneiro que se fazia acompanhado de Madalena, Deiinha e Tonho Carneiro
E todos caindo no pagodão do Swingão Virado...

Arusha Kimberly recebeu os parabéns da família e amigos pela comemoração de seus 13 anos

Este domingo (06) de folia teve um toque especial para a jovem piancoense Arusha Kimberly de Almeida Cabral pela passagem de mais um niver. A jovem está completando 13 de anos sempre irradiando beleza e alto astral. Orgulhosos estão os pais, o jornalista Antonio Cabral e da professora Lucidalva Almeida. Arusha recebeu os parabéns de toda sua família, especialmente das suas avós Anita e Nêna, além dos seus irmãos Lyandra Myrella e Thomas Patrick e todos os seus amigos (as) e familiares. Seu aniversário foi comemorado na granja Meluza, de propriedade do advogado Leornardo, na comunidade Ferrão, em Piancó.

13º Batalhão de Polícia Militar desenvolve esquema de segurança e garante tranquilidade durante carnaval

Como o carnaval é a mais tradicional festa popular e movimenta diversas cidades pelo país, sabemos que para aproveitar melhor esse feriado, segurança é fundamental. Nos municípios que compõe o Vale do Piancó, o 13º Batalhão de Polícia Militar desde sexta-feira (04) está com o esquema de segurança preparado para os dias de folia.
O Major Campos, comandante do 13º BPM, e todo o seu efetivo vem garantindo segurança e tranquilidade aos foliões no Carnaval 2011. O esquema montado pelo Cmt do 13º BPM-Itaporanga visa oferecer um bom serviço à comunidade e compromisso de policiamente eficiente. Por isso, dias atrás diante da tentativa de paralisação promovida por setores da policia com críticas o caso ão prosperou. Mas com a Justiça já tendo decretado a greve como ilegal, "A segurança no carnaval está garantida. Temos dezenas homens trabalhando para isso em todas as cidades da região", disse o major.
Inclusive, o policiamento foi reforçado nas entradas e saídas da cidade. A PM garantiu tranquilidade nos principais locais de festas: “Estou gostando muito do excelente trabalho realizado pela polícia militar. Sinto-me segura para brincar no carnaval em Itaporanga”, disse a estudante Eliane, que brincava o carnaval na  Getúlio Vargas, neste domingo...
Ou seja, na perspectiva de evitar ocorrências graves e atenuar aquelas comuns em períodos festivos, policias militares do 13° BPM trabalham de forma integrada e contínua, seguindo as orientações do comandante da Unidade, Major Campos. Utilizando um efetivo diversificado a PM distribuiu guarnições e patrulhas especializadas para atender todos os tipos de ocorrências.  Ao final, tanto de ontem como de hoje, do evento, os resultados são considerados positivos, sendo que as estratégias de atuação serão utilizadas durante todos os dias de festa.
Major Campos, Cmt do 13º BPM, soldados na plataforma e o capitão Euder
Posicionados em plataformas os policiais tem ampla visão do público
Guarnições também estão posicionadas na entrada e saída do local da festa

Mulheres Apaixonadas e Swiing Geração agitaram a galera nesta segunda noite de carnaval em Itaporanga

Com uma programação diversificada e com grandes incentivos da administração municipal às bandas locais, a alegria vem com grande expectativa quanto ao show de bola que está sendo o carnaval em Itaporanga. Nesta segunda noite de folia, a Banda Mulheres Apaixonadas e o Swing Geração deram conta do recado e levantaram a galera durante o evento. Deixamos com vocês para conferir alguns momentos da noite deste domingo:
 
 Turma do bloco Movidos à Álcool, que completa este ano 25 anos e folia