sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Coragem e decisão, o que sobrou a Lígia falta para Veneziano...

É preciso se destacar a postura da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) no evento do dia: o desembarque do governo João Azevêdo (Cidadania). Distantes politicamente, o filho de Lígia, o agora ex-secretário de Turismo, Gustavo Feliciano, entregou o cargo ao governador.

O próprio João destacou a conversa respeitosa que teve com Lígia e com Gustavo nesta sexta-feira (10), na Granja Santana. O grupo de Lígia está deixando o governo sem atirar em ninguém. Soube entrar, está sabendo sair. O que vai acontecer daqui a um ano não há como prever.

Lígia pode, realmente, ser candidata ao governo, ou voltar atrás, e se recompor com João Azevêdo, a exemplo do que já aconteceu em 2018. Mas a família Feliciano mostrou ao seu modo, concorde ou não com o estilo, que tem decisão, e soube antecipar uma situação já estabelecida pelo próprio governador.

João deu até janeiro para aliados se definirem a respeito das eleições de 2022. Já se pode dizer, que Lígia teve de sobra o que está faltando, por exemplo, ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB): coragem! E não é uma questão de deixar o governo. É apenas de ter decisão.

Trabalhando para juntar Ricardo e Lígia, Jackson Macêdo diz que saída do PDT do governo coloca a vice-governador como protagonista

A saída do grupo Feliciano do Governo João Azevêdo (Cidadania) fez ganhar força a tese de uma eventual composição do PDT com o PT para 2022 na Paraíba.

Para o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, “o PDT é um partido de esquerda e aliado e vai ser sempre tratado com possibilidade de compor conosco”.

– Lígia é uma companheira importante, já estávamos conversando, é uma importante protagonista no processo de 2022 – disse Jackson ao blog.

O Partido dos Trabalhadores trabalha para unir Lígia Feliciano e Ricardo Coutinho (PT) na mesma chapa.

Rômulo Polari Filho é definido para assumir Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba em substituição a Gustavo Feliciano

Rômulo Polari Filho, diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), assumirá a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, em substituição a Gustavo Feliciano, filho da vice-governadora Lígia Feliciano e do deputado federal Dr. Damião, que entregou o cargo nesta sexta-feira, causando a especulação da candidatura de sua mãe à governadora da Paraíba.

"Só tenho a agradecer ao governador pela confiança. E dizer que (há) vontade de trabalhar, de mostrar serviço e fazer um trabalho extremamente técnico, como a gente já vem fazendo com todo o time do Estado. Contribuir com o desenvolvimento do nosso estado. É um orgulho assumir um cargo de tamanha relevância. O governador tinha feito uma consulta à minha equipe mais cedo, mas eu não sabia se ia avançar. Já venho trabalhando bastante nessa área de turismo e desenvolvimento, e acho que tenho bastante a contribuir", declarou Rômulo Polari Filho ao Arapuan Verdade.

Natural de João Pessoa, Rômulo Polari Filho é graduado em Engenharia Civil pela Universidade  Federal da Paraíba (UFPB), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (UFPB) e Pós-Graduando em MBA de Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rômulo Polari Filho atuou também como assessor técnico e diretor de Planejamento de programas Habitacionais na Prefeitura de João Pessoa, consultor técnico na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, FUNASA/CORE/PB, analista de Infraestrutura, do Ministério da Integração Nacional, analista judiciário, na especialidade de Engenharia Civil, no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRF5), analista judiciário, na especialidade de Engenharia Civil, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e atualmente é professor de Pós-Graduação do IBEC, IPOG, SENAI/FIEP e UNIPÊ, nas áreas de engenharia de custos e planejamento.

Agentes da Segurança Pública da PB sugere nome de Tarcísio Jardim para deputado estadual em 2022, que diz estar a disposição da categoria.

É cada dia mais crescente o desejo em setores da segurança pública da Paraíba quanto a opção pelo nome do vereador pessoense Tarcísio Jardim (PATRI) como uma alternativa da categoria para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, nas eleições de 2022. A categoria diz que a Segurança Pública está sem uma grande representação no Parlamento Estadual. 

Tarcísio Jardim diz que seu nome está a disposição dos agentes da Segurança Pública da Paraíba e deverá ser uma alternativa em 2022 para defender as pautas da categoria.

Campeão mundial de jiu-jitsu, agente de investigação e instrutor da Academia de Polícia Civil da Paraíba, Tarcísio Jardim tem garantido, na Câmara Municipal de João Pessoa, uma representatividade na defesa do PCCR da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa; e também tem sido interlocutor junto aos agentes da Policia Civil a conquista do PCCR da Categoria. 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Executiva nacional do MDB coloca eleição na Paraíba na mesa

A executiva nacional do MDB, liderada pelo deputado federal Baleia Rossi, recebeu membros do diretório do partido na Paraíba. Dentre os presentes, o senador Veneziano Vital do Rêgo, o prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron, o deputado Raniery Paulino e o ex-deputado Benjamim Maranhão.

Na mesa, as discussões sobre a sucessão eleitoral no estado. Parte dos emedebistas do estado defende que a sigla rompa com o governador João Azevêdo (Cidadania) e lance candidatura própria ao Palácio da Redenção. Na hipótese disso acontecer, o candidato seria Veneziano Vital.

Na reunião, os paraibanos ouviram dos integrantes do diretório nacional a garantia de que estão dispostos a ajudar a decisão regional no posicionamento que venha ser tomado para a eleição vindoura.

Quem acompanhou o encontro acredita que em breve novidades deverão ser apresentadas. (Por Wallison Bezerra)

Ex-vereadora Sandra Marrocos reafirma candidatura de deputada federal durante encontro de prostitutas do Nordeste, realizado em João Pessoa.

Ex-vereadora e atual presidente municipal do PSB de João Pessoa, Sandra Marrocos reafirmou nesta quinta-feira (9) disposição em disputar mais uma vez vaga de Deputada Federal nas eleições de 2022. O anúncio aconteceu durante seminário do I Encontro Nordeste de Prostitutas, realizado no Hotel JR - centro da capital paraibana. 

Sandra é uma das mais atuantes ativistas social da Paraíba sempre à frente de muitas lutas em defesa das minorias. Teve uma atuação marcante e aguerrida quando vereadora na capital. "Reafirmo que serei candidata sim a deputada federal para lutar contra esse retrocesso de um governo negacionista, irresponsável, incompetente, preconceituoso...mas nós não recuamos", falou Sandra. Nas eleições de 2018, ela ficou numa suplência para a Câmara Federal. 

O Encontro de Prostitutas do Nordeste, realizado em João Pessoa, reuniu representantes dos estados de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Piauí, além da Paraíba. Para Luza Maria, coordenadora-geral da Associação das Prostitutas da Paraíba – Apros, o encontro serve para discutir os desafios impostos pela pandemia.

"A rotina das pessoas mudou, com a gente não foi diferente. Foi preciso ter coragem e muita ousadia para continuar trabalhando porque precisávamos de alimento, sustentar nossa família", disse.

Esposa de Ricardo Coutinho, Amanda Rodrigues deixa no 'ar' possibilidade de aliança com Cássio pra derrotar João

Esposa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), Amanda Rodrigues deixou no ar a possibilidade de aliança do seu marido com o (desafeto ?) ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) para derrotar João Azevêdo (Cidadania) em 2022.

Nas redes sociais, Amanda foi perguntada se Ricardo se uniria a Cássio novamente para derrotar o atual governador. A resposta foi uma figura que significa dúvida.

No mês passado, um assessor do ex-deputado federal Luiz Couto (PT), que é próximo de Ricardo, chegou a declarar apoio ao filho de Cássio, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), ao Governo da Paraíba.

Em 2010, Cássio apoio e ajudou a eleger Ricardo governador. Eles romperam em 2014, quando Cássio decidiu disputar o Governo contra o próprio Ricardo, que acabou sendo reeleito. 

E agora, Ricardo teria discernimento pra retribuir apoiando Pedro? Essa é mais uma ficha que pode ser lançada no tabuleiro eleitoral de 2022.

'Por toda a Paraíba': Lígia Feliciano inicia andanças pelo interior para aferir cenário quanto à sua pré-candidatura ao Governo

Enquanto os a indefinição reina nas hostes da oposição paraibana, desnorteada e sem rumo, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) inicia movimentações pelo interior do estado para viabilizar sua pré-candidatura ao governo, ano que vem. Lígia tem a preferência do PT e do ex-governador Ricardo Coutinho para ser a representante da Esquerda na disputa, se possível com a grife Cartaxo na vice.

Essa movimentação de Lígia pelo interior tem por objetivo "dialogar e ouvir os cidadãos" para aferir o o cenário quanto ao pleito vindouro e sua pretensão de disputar o governo. A jornada tem até um nome: 'Por toda a Paraíba'. "{pra] estudar soluções que venham a melhorar a vida da gente", comenta Lígia sobre o projeto. 

Em publicação recente, Lígia Feliciano fez uma constatação inicial: nessas viagens, ela sente orgulho ‘em ver mulheres ocupando espaços que antes eram apenas de homens’. “Todas são vitoriosas nos seus setores. Vocês são exemplo! Vocês fazem a diferença na nossa Paraíba”, escreveu.

Portanto, uma demonstração de que a pré-candidatura de Lígia Feliciano ao governo em 2022 já pode ser vista 'Por toda a Paraíba'.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Numa oposição dividida e sem rumo, PTB decide lançar Nilvan Ferreira ao governo; bom para os deputados federais com um competidor à menos na disputa...

Reunida ontem (7), em João Pessoa, a executiva estadual do PTB decidiu lançar Nilvan Ferreira como candidato ao Governo da Paraíba em 2022. Após análises das conjunturas nacional e estadual o partido concluiu que precisa ter protagonismo no processo eleitoral, que motivou a decisão.

A candidatura de Nilvan surge num momento onde a oposição se encontra desarticulada e sem um nome combativo ao projeto de reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania). “A oposição não pode continuar sem ter uma reação mais forte e contundente em relação ao cenário político do estado. Houve a desistência de Romero, o PSDB que tinha se retirado, agora tenta voltar com uma candidatura e a impressão que fica é de que a oposição não tem candidato porque ninguém tem coragem de enfrentar o governador”, afirmou.

O PTB faz parte da base do presidente Jair Bolsonaro (PL), e segundo Nilvan, a candidatura própria do partido garante palanque para o chefe do executivo na Paraíba durante o próximo pleito. “Agora o PTB assume essa posição até para garantir também um palanque para o presidente Bolsonaro no processo de reeleição à Presidência da República, e essa é também uma questão muito importante que o partido leva em consideração nas avaliações tanto a nível nacional, como também agora em nível de Paraíba”, disse Nilvan Ferreira.

Quem está gostando da ideia são os deputados federais que veem a saída de um competidor considerável na disputa pelas doze cadeiras na Câmara Federal. 

Deputados, prefeitos e ex-prefeitos sem dormir com delação de Waldson de Souza que decidiu entregar toda engrenagem sobre a Orcrim Girassol na Paraíba


Deputados federais e estaduais, prefeitos e ex-prefeitos, atônitos com a notícia da colaboração premiada no âmbito da Operação Calvário feita por Waldson de Souza, ex-secretário de Saúde e Planejamento nos governos Ricardo Coutinho - de 2011 à 2018. Ele teria aberto para o Ministério Público Federal (MPF) detalhes (divulgados pela Crusoé) sobre relação da Secretaria de Saúde com prefeitos da Paraíba durante a época em que a organização criminosa desbaratava pela Calvário atuava.  

Preso em 17 de dezembro de 2018 junto com Ricardo Coutinho e outros 15 integrantes da organização criminosa, como denominou o MP, Waldson detalhou a participação de deputados federais e estaduais no esquema de propinoduto. Uma parte da confissão qualificada foi revelada onde o ex-secretário assumiu como negociou contratos fraudulentos para a compra de livros e afirmou que o recebimento de propina tinha o aval do então governador Ricardo Coutinho e do irmão dele, Coriolano Coutinho.

A Operação Calvário investiga um esquema criminoso que teria se instalado durante a gestão de Ricardo Coutinho como governador da Paraíba. São investigados indícios de desvios de dinheiro em várias áreas do Estado, como Saúde, Educação, Turismo, dentre outros. Depois de Livânia Farias (então secretária de Administração) e Ivan Burity (Turismo), Waldson, compareceu à Superintendência da Polícia Federal em janeiro deste ano para dar início aos depoimentos atinentes à sua delação. 

Coutinho foi solto depois de um habeas corpus concedido pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça. Um novo pedido de prisão do ex-gestor foi formulado pelo Ministério Público, aguardando apreciação do desembargador Ricardo Vital, relator do processo no Tribunal de Justiça da Paraíba. Em um dos áudios reunidos pela Operação Calvário, Waldson aparece combinando com o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro e um empresário não identificado, como seria o procedimento para que a empresa em questão fosse a vencedora de uma licitação na área da Saúde.

A revista “Crusoé” relatou na época: “A organização criminosa comandada por Ricardo Coutinho teme pelo que Waldson possa revelar. O ex-secretário era um dos mais próximos auxiliares do ex-governador, a ponto de ter sido escalado para coordenar a campanha do PSB no Estado. Com a eleição de João Azevêdo ao governo da Paraíba, Waldson virou secretário do Planejamento. Também se tornaram delatores os servidores estaduais Leandro Nunes e Maria Laura Caldas, além do empresário Daniel Gomes, ex-operador da Cruz Vermelha Brasileira do Rio Grande do Sul”.

Confira alguns detalhes da delação premiada feita por Waldson de Souza:

Ele detalha, por exemplo, a participação da deputada estadual Estela Bezerra e da ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, na Orcrim Girassol. Ambas foram presas em dezembro de 2019, depois soltas. Estela foi secretária de Comunicação e Chefe de Gabinete do Governador. Antes de ser eleita prefeita em 2016, Márcia havia sido secretária de Educação. 

Waldson diz que Estela tinha a função de cooptar prefeitos e cabos eleitorais para o PSB, por meio do uso da máquina pública, sobretudo na troca de cargos comissionados, além da incumbência de impedir procedimentos investigatórios no Poder Legislativo. Ele afirma que ela foi demasiadamente reforçada com nomeação de sua companheira Cláudia Veras em 2016 para a pasta da Saúde, quando em verdade já comandava a CINEP, FUNESP, ESPEP, Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, grande parte da Educação, parte da Secretaria de Esporte, a Casa Civil, o IPHAEP, Gerência Regional de Saúde de Cajazeiras, Hospital de Cajazeiras, Gerência de Educação de Cajazeiras, Sudema, dentre outros espaços importantes.

Com esse poder de nomear as pessoas no Estado ela capitalizava apoios e usava a máquina pública em troca de apoio perene de lideranças do meio mais popular e outras lideranças políticas já consolidadas, também servia de sustentáculo político para barrar determinados atos legislativos da oposição e participava de forma efetiva para impedir procedimentos investigatórios do Poder Legislativo contra o governo.

Com relação à Márcia Lucena, Waldson lembra que ela ocupou a Secretaria de Educação após a saída de Afonso Scocuglia, e, posteriormente, foi escolhida por Ricardo Coutinho como candidata do PSB à prefeitura do Conde, elegendo-se em 2016.  Waldson elenca que Márcia, assim como Estela, gozava de relação extremamente próxima com Ricardo, e, ao junto com Cláduai Veras, atuava na estruturação das operações delituosas na pasta da Educação, seguindo mesmo esquema na gestão municipal do Conde.

Descrevendo Ricardo Coutinho como uma pessoa de temperamento agressivo e que sempre teve autoridade sobre seus subordinados, Waldson afirma que o ex-governador detinha o papel de realizar as negociações importantes, centralizando as tomadas de decisões sobre a atuação política da organização criminosa, sobre a parte administrativa do governo estadual, e, principalmente, a parte financeira de cada pasta do Estado — principalmente as que envolviam grandes contratos — e que, partir do ano de 2011, criou um verdadeiro propinoduto, que alimentava financeiramente seu patrimônio econômico e suas campanhas eleitorais e de seus aliados políticos, via caixa dois.

Quanto ao deputado federal Gervásio Maia (presidente da Assembleia Legislativa durante o biênio 2018/2018), Waldson diz ele era responsável pela cooptação de deputados para a base parlamentar, por meio de direcionamento de recursos e verbas de gabinete. Esquema, inclusive, utilizado para formar sua base eleitoral para a eleição de 2018, na qual se elegeu deputado federal. 

Ademais, relata Waldson, Gervásio recebia quantia periódica, repassada por Livânia Farias (então secretária de Administração) por ordem de Ricardo Coutinho, para fazer frente a gastos com deputados. Outrossim, indicava pessoas a serem contratadas pelas Organizações Sociais que atuavam em parceria com o Estado, com o único fito de receber o salário, sem a devida contraprestação.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Wallber Virgolino apresenta denúncia no TCE, pede demissão de servidores e coloca a culpa em Cícero Lucena

Após ter acionado o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) pedir a demissão de servidores da Prefeitura de João Pessoa, o deputado estadual Wallber Virgolino (PATRI) ocupa as redes sociais se contradizendo. O parlamentar tem feito um festival de ataques contra o prefeito Cícero Lucena (PP) acusando o gestor de supostamente demitir 3 mil servidores em “pleno período das festas natalinas”.

No entanto, Wallber omite a informação de que foi ele próprio que cobrou no dia 4 de junho deste ano, no TCE-PB, a demissão dos servidores, conforme comprovam documentos abaixo (Clique em cima para ampliar). Além disso, o parlamentar inflacionou os números de servidores para aumentar os ataques.

 

No Ofício 99/2001, assinado de próprio punho, Wallber pede a “rigorosa apuração acerca das excessivas contratações de prestadores de serviços e nomeação de cargos em comissão pela atual gestão municipal, em detrimento dos cargos efetivos, o que revela indícios de utilização da máquina pública para benefícios políticos, com os chamados ‘cabides de emprego’”. E prossegue: “diante da relevância da matéria e do interesse público, apresento a presente solicitação a este órgão constitucional, na expectativa de que sejam adotadas providências com brevidade”. Ao que parece, após conseguir seu objetivo de promover a demissão de servidores, Wallber resolveu “fingir” que nada tinha com as demissões.

A denúncia do parlamentar foi recebida pela Corte de Contas no dia 7 de junho. Ou seja, 3 dias depois de tê-la apresentado. O “caldo” que obrigou a gestão a afastar pontualmente alguns servidores teve ainda como base um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo ex-prefeito, Luciano Cartaxo (PV), prevendo a redução de prestadores de serviço de maneira gradativa, ano a ano.

Ou seja, apesar de cumprir apenas o que foi determinado pela Corte de Contas, a pedido de Wallber, e pela TAC de Cartaxo, Cícero virou alvo de haters que divulgam constantemente Fake News contra o gestor.

População comemora inauguração da Rodovia CE-397 que liga o Ceará ao município de Bonito de Santa Fé, na Paraíba.

A população de Bonito de Santa Fé, no Alto Sertão da Paraíba, ainda comemora a inauguração do trecho da Rodovia CE-397 que foi entregue no fim de semana, pelo Governo do Ceará, à população. A Rodovia asfaltada liga a sede do município de Mauriti ao distrito de São Miguel e à divisa com a Paraíba. A obra foi inaugurada pelo governador Camilo Santana.

O motivo da comemoração é a interligação dos dois estado, pois, a rodovia fica distante apenas 4 km da cidade de Bonito de Santa Fé, trecho esse que também já está sendo executado pelo Governo da Paraíba. Essa pavimentação asfáltica nova, com sinalização, era uma demanda antiga da região, por ser uma via que liga os estados do Ceará e da Paraíba. Autoridades políticas, religiosas e pessoas do povo de Mauriti e Bonito de Santa Fé participaram da solenidade.

O governador cearense, Camilo Santana, elencou os benefícios que uma estrada pavimentada, sinalizada e bem feita gera para quem ali vive e transita. “Tive a oportunidade de ver como ficou bonita a estrada, de qualidade. Quando se faz uma estrada, além de dar segurança, qualidade para as pessoas circularem, ela traz desenvolvimento. Vai movimentar a economia da região, trazer oportunidade”, destacou. O investimento do Estado foi de R$ 22 milhões, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Veneziano não garante apoio a João, diz esperar até março por definição e revela questionamento de Lula sobre candidatura ao governo do Estado

Em entrevista ao Frente a Frente na noite desta segunda (06), o senador e presidente estadual do MDB Veneziano Vital do Rego afirmou que não pode antecipar o anúncio de apoio à reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania) com quem, segundo ele, não conversa à sete meses. 

“Fomos os primeiros a defender o apoio à reeleição de João, mas o que eu tenho a dizer sobre a situação do MDB se não fui procurado. O MDB só não pode ser chamado nos últimos instantes para assinar uma ata”, destacou. No entanto, Veneziano disse ser razoável não só para o MDB, mas para todos os partidos, que os acertos aconteçam até o mês de março.

“Entendemos que até o final de março é o tempo mínimo para organizar as estratégias da legenda, seja na disputa proporcional ou majoritária”, afirmou.

Veneziano revelou ter se reunido por duas vezes este ano com Lula e que em um desses encontros o ex-presidente perguntou se ele seria ou não candidato ao governo da Paraíba nas eleições do próximo ano. Segundo ele, na ocasião disse ao ex-presidente que sua posição era de apoio à reeleição de Azevêdo.

“As reuniões foram públicas, uma delas inclusive aconteceu na casa do senador Eunício Oliveira, quando o presidente Lula me perguntou se era candidato e eu falei do compromisso com o governador João Azevêdo”, explicou.

O senador lembrou sua trajetória de apoio a Lula durante as tentativas do petista de chegar ao Palácio do Planalto, por quatro oportunidades. “Meu primeiro voto, ainda em 1989 foi em Lula no 2º turno, já que no primeiro, como bom brizolista que sempre fui, votei no saudoso Leonel Brizola”, ressaltou.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Em Sousa: O abraço dos afogados entre Zé Célio, Lindolfo e André pode acontecer em 2022?

Fontes revelam que o médico sousense, Dr. Zé Célio deverá disputar mesmo é uma cadeira de Deputado Estadual nas próximas eleições, e não para Federal como tinham anunciado.

Para tanto, estaria conjecturando com um Grupo de Lideranças independentes que está fazendo forças para formar uma coligação com nomes importantes em toda a Paraíba, e assim, buscar conquistar de cinco a seis cadeiras na Casa de Epitácio Pessoa.

O nome de Zé Célio fora convidado para compor essa força, e assim representar, Sousa, e Região nesta composição. Essa notícia já anda preocupando Lindolfo Pires, e André Gadelha no âmbito no Município de Sousa.

Analistas políticos fizeram uma conta rapidamente, levando em consideração, as últimas eleições estaduais, e chegam a uma conclusão catastrófica. Os 42 mil eleitores sousenses, apenas 22 mil votam em candidatos da casa, ficando 20 mil para o “rasga-rasga” dos postulantes de fora.

Portanto, e uma conta simples, regra de três, 22 mil, divididos por 3, chegamos a soma de 7.333 votos para cada postulante sousense, o que pode levar ao abraço dos “afagados”, os três não conseguindo êxito, ou vitória, mesmo alguns tendo base eleitoral fora de domicílio. É importante sair de casa com um número de votos bastante maiúsculo.

Em 2018, Zé Célio disputou para Deputado Estadual (pelo PPS, hoje Cidadania) em carreia solo, e conseguiu a 1º colocação em voto no Município de Sousa com 9.657 sufrágios, sem nenhum apoio de lideranças políticas da Cidade.

O segundo mais bem votado foi o Deputado Lindolfo Pires (Podemos), com 9.119 (ficando na primeira suplência) votos que teve o apoio do Grupo do Prefeito Fábio Tyrone. A terceira colocação foi para o então deputado estadual Renato Gadelha (PSC) com 3.576 votos que teve o apoio do ex-prefeito André Gadelha, hoje pré-candidato a Deputado Estadual.

Com esse resultado, Sousa ficou sem representação legitima na Assembleia Legislativa da Paraíba. Esse feito pode se repetir em 2022. A pergunta que não se cala é: “é isso mesmo que o eleitor sousense quer? Se houver mais consciência, e 30 mil voltassem nos representantes de casa, o cenário poderia mudar, ou não?

Há três legislaturas que Sousa não consegue um Federal, e duas que não elege legitimamente um estadual.

Tenho Dito. (Pereira Jr.)

Pr Sérgio Queiroz descarta disputar mandato de deputado mas deixa espaço para ser opção ao governo da Paraíba

Com o nome já circulando nos bastidores como forte competidor na disputa por uma vaga de deputado federal nas eleições do ano que vem, o pastor Sérgio Queiroz ainda não decidiu se entrará na disputa. Entretanto, em entrevista nesta segunda (60 ao Arapuan Verdade, ele deixou o espaço aberto para hipoteticamente concorrer ao cargo de governador com o apoio do presidente Bolsonaro (PL). 

A disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa da Paraíba foi logo descartada: "Eu não estaria num cargo de deputado federal. Não estaria em cargo de deputado estadual, por exemplo", afirmou. Em setembro, ele deixou o governo federal para se dedicar ao seu pós-doutorado. 

O pastor desde 2019 atuava na Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, que é vinculada ao ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos e, em fevereiro desse ano, assumiu a Secretaria Especial de Modernização do Estado, cargo vinculado à Secretaria Geral da Presidência da República.

Sérgio Queiroz é pastor/presidente da Igreja e Fundação Cidade Viva, com sede na Paraíba.